Vous êtes sur la page 1sur 27

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES FRUM PERMANENTE - REUNIO EXTRAORDINRIA DO CONSELHO CONSULTIVO DO DESIGN

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Reunio realizada no dia 13 de setembro de 2011. O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) - Bom dia. Gostaria de agradecer a presena de todos. Sejam bem-vindos Reunio Extraordinria do Conselho Consultivo do Design do Estado do Rio de Janeiro que precede ao lanamento no Salo Nobre da Mostra de Designers do Rio de Janeiro. Uma iniciativa do Frum Permanente de Desenvolvimento Estratgico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho - em parceria com o Departamento de Comunicao e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e com a Secretaria de Desenvolvimento Econmico do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Convido para compor a Mesa a minha querida amiga, Subsecretria Estadual de Comrcio e Servios da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econmico, Dulce Angela Procpio. (Palmas) O Vice-Presidente da Firjan, meu grande amigo, Dr. Carlos Fernando Gross. (Palmas) O Diretor da Crama Design, Sr. Ricardo Leite (Palmas) O Diretor da ndio da Costa Arquitetura, Urbanismo, Design e Transportes, Sr. Guto ndio da Costa. (Palmas) Agradeo mais uma vez a presena de todos; agradeo, em especial, Diretora do Frum Permanente de Desenvolvimento, minha queria amiga Geiza, que me h to pouco tempo e interrompeu a amamentao para continuar trabalhando mesmo tendo o direito constitucional de seis meses, mas, por livre arbtrio, tem conduzido os trabalhos do Frum. Quero agradecer Luisi Carletti, Diretora do Departamento de Comunicao da Assembleia Legislativa; ao Secretrio de Desenvolvimento Econmico, na figura da Dulce, meu querido amigo tricolor Julio Bueno; Diretora do Departamento de Cultura da Assemblia Legislativa, Melissa; aos funcionrios da Assembleia Legislativa, que tiveram que chegar mais cedo no dia de hoje; ao Departamento de Segurana e a todos que contribuem para cada evento no Parlamento fluminense. Meus queridos amigos, amigas, senhoras e senhores, meu querido Gross, Vice-Presidente da Firjan, minha querida Dulce, meu querido Guto, meu querido representante da Crama Design, senhoras e senhores, vivemos um momento mpar, excepcional, no Estado do Rio de Janeiro. Logicamente, o ser humano no tem
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES vocao para disputas para o permanente contraditrio, porm se deixarmos isso de lado e olharmos no com uma viso crtica, poltica e ideolgica, mas prtica, o pragmatismo em que vive o Rio de Janeiro a cada dia, enxergamos um Rio mudado, de oportunidades, que volta a ser a capital da cultura, dos grandes movimentos e da transformao do nosso pas. O que no era possvel imaginar, aconteceu. Lembro-me quando o Governador Srgio Cabral se dirigia para representar o Rio de Janeiro, com o Presidente Lula, na escolha da sede das Olimpadas, os prprios jornalistas que foram designados, destacados para cobrir o evento, diziam que era muito difcil: No, eles aqui esto fortes, vai ser muito difcil para o Rio de Janeiro, e ns ganhamos. No podemos exigir que nos respeitem quando faltamos com o respeito a ns mesmos. Hoje, o Brasil um pas diferenciado. Falo isso com muita tranquilidade, porque poderia colocar o lado poltico, o sentimento poltico. A minha vida inteira, at a ltima eleio, no segundo turno, trabalhei contra o Presidente Lula; liderei movimentos, como poltico, contra o voto no PT. Temos que admitir que o Brasil andou, avanou e que conseguimos, mesmo com cticos pensamentos, superar crises que afundaram pases de primeiro mundo. E o Rio de Janeiro no se desassociou desse processo. Vivemos o maior boom econmico da histria do Rio de Janeiro, e nem d para comparar chegada da Famlia Real e Abertura dos Portos. O Rio de Janeiro tem uma gama de investimentos que no d para se destacar numa reunio, no lanamento de qualquer evento. Tivemos ano passado, 18 bilhes de dlares em investimentos no Estado do Rio de Janeiro, superando os Estados de So Paulo e de Minas Gerais. Temos previsto, por estudos da Firjan, mais de 180 bilhes nos prximos dois anos estamos no final de 2011. Cento e R$ 180 bilhes num Estado que tem 42 mil quilmetros quadrados uma soma fantstica de investimentos por quilmetro quadrado fruto da persistncia, da determinao, da luta, do conhecimento, da criatividade do povo do Estado do Rio de Janeiro, da f dos empresrios, mesmo diante de tantas dificuldades na tributao extremamente exagerada, na segurana pblica, problemas que estamos enfrentando de frente. Hoje, muito fcil criticar um evento isolado dentro de uma UPP, quando podemos ir, noite, ao Morro dos Cabritos, Ladeira dos Tabajaras, ao Chapu Mangueira, ao Morro Dona Marta, desfrutar de uma vista buclica fantstica da Baa de Guanabara e de todo o Rio de Janeiro, coisa inimaginvel anos atrs.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Ento, o Rio de Janeiro que avana, precisa de cores, de beleza, de criao. No adianta trazermos indstrias e indstrias para o nosso Estado, sem a devida preocupao com a esttica que tem que ser harmonizada com suas belezas naturais. O Rio, uma cidade, um Estado, que tem todas as diversidades: voc tem montanhas, cachoeiras, lagoas, praias, tudo isso em todos os lugares do Rio de Janeiro, com raras excees. por isso que a mente criativa, a capacidade artstica, coadunada com o processo de desenvolvimento fundamental. Quem no gosta de ver um prdio estilizado? Quem no gosta de ver um shopping estilizado? Quem no gosta de produtos estilizados, que transcendam as fronteiras nacionais e mostrem toda a capacidade criativa do brasileiro, mas em especial aqui do Rio de Janeiro? Ento, meu querido Gross, voc no pode apartar do processo de crescimento o design. s vezes, nem notamos, mas ele existe. como a barrilha, que voc nem imagina que ela est em todo o processo de produo. Ela no faz a menor diferena para voc. A mesma coisa o design. Ns aqui estamos num prdio histrico; um prdio construdo com a participao de todos os estados federados. Cada um contribuiu com uma madeira, com uma pedra, com um piso. S o tapete que no, pois novo - a passadeira -, mas o resto contribuio de todos os estados brasileiros. fantstico manter a cultura; fantstico manter as artes; fantstico preservar e manter a histria do nosso nascimento, da nossa existncia, mas fantstico tambm prever o futuro, ir alm, criar, ultrapassar fronteiras, criar um novo modo de vida que permita a todos ns mais conforto, mais comodidade, mais beleza. A importncia do design no Estado do Rio de Janeiro tem tudo a ver com o momento de crescimento que ns vivemos. A todos vocs, criadores, representando aqui a figura da criatura; vocs que criam todos os dias; que emprestam o conhecimento artstico vida da gente. Agradeo nas figuras do Guto; do Pedro Braga; do Ricardo Graham, da Rio 21 Design; do Srgio Rodrigues, da Zanini de Zanine; tambm nas figuras do Bernardo Senna e da Claudia Moreira Salles, a presena de vocs e a fantstica contribuio que est sendo dada, ofertada ao Rio de Janeiro. Que ns possamos nesse processo de transformao da nossa cidade caminhar juntos. O Rio que melhora o Rio de todos ns; o Rio que se aprimora o Rio de todos ns; o Rio que apresenta e esbanja beleza o Rio de todos ns. Vocs so decoradores desse espao fantstico criado por Deus. Parabns a todos vocs, Sras. e Srs., e sejam bem-vindos. (Palmas) Eu passo a palavra agora a Sra. Dulce ngela, Subsecretria Estadual de Comrcio e Servios.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES A SRA. DULCE NGELA Presidente, eu estou aqui hoje representando o meu secretrio... O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) ngela! Esse me d um trabalho depois nas votaes. Quero agradecer a presena do Deputado Paulo Ramos. O SR. PAULO RAMOS Eu vim por causa da Dulce. A SRA. DULCE NGELA Presidente, eu ento agradeo a presena do Deputado Paulo Ramos, meu querido companheiro de lutas, muitas lutas. Ns comeamos no foi, Paulo? numa campanha sua, que estava difcil de sair. Lembro-me at hoje daquela reunio. O SR. PAULO RAMOS Legenda Paulo Ramos! A SRA. DULCE NGELA Grande legenda Paulo Ramos! Estamos aqui com esse cone importante. Sr. Presidente, muito obrigada. Aos dois designers aqui presentes, tanto o Guto ndio da Costa quanto o Ricardo Leite, da Crama; meu querido amigo vice-presidente, Carlos Fernando Gross, aqui representando a grande entidade, parceira nossa, Firjan, do Governo do Estado. Eu quero falar um pouquinho da ausncia do meu secretrio, Jlio Bueno, esse que o timoneiro do desenvolvimento do Estado do Rio. Ele est na Casa, mas est numa outra reunio mais urgente, digamos assim. Estamos aqui hoje comemorando essa ligao entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder empresarial. essa grande parceria que hoje est aqui, atravs dessa exposio Rio+Design, para todos terem muito orgulho. Quero agradecer particularmente Geysa, diretora do Frum de Desenvolvimento, que nos fez esse convite tornando possvel essa parceria e essa exposio. So muitos os agradecimentos, sim, porque nesse momento, como bem destacado pelo Deputado Paulo Melo, presidente desta Casa, que to bem a dirige e preside, um momento especial de desenvolvimento. atravs desse desenvolvimento que vamos fazer, sim, a transformao. O design a economia do Sculo XXI, que vai agregar valor aos produtos e ser capaz de transformar e poder dar, nessa transformao, o lugar que cabe melhor a todo cidado fluminense. O espectro do design muito amplo. A maioria aqui presente, formada por designers, sabe bem do que estou falando. Mas queremos ser, no Governo do Estado, a concha acstica desse trabalho. atravs desse
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES desenvolvimento; atravs do design, estou segura disso, que vamos repercutir. E vamos repercutir o que tem de melhor no Rio de Janeiro. Vocs vo ver uma exposio que, sem dvida nenhuma, vai ficar para a histria do Rio de Janeiro. Antes disso eu quero chamar a ateno aqui e agradecer particularmente ao Conselho Consultivo de Design, formado por ngela Carvalho; ngelo Andrade; Cludio Magalhes; Fred Campi; Guto ndio da Costa; Dan e Ricardo. Agradecer a vocs todos pela parceria, pela dedicao. Essa foi uma obra de muita dedicao e muito trabalho, mas tenho certeza de que ser um momento tambm importante para fazermos a grande transformao do Estado. Muito obrigada a vocs e sucesso. (Palmas) O SR. PRESIDENTE (PAULO MELO) Obrigado, ngela, pela sua participao. Convido a fazer uso da palavra o vice-presidente da Firjan, Dr. Carlos Fernando Gross. Passo a Presidncia ao meu querido Presidente da Comisso de Constituio e Justia, jovem e brilhante Deputado Rafael Picciani. Dr. Carlos Fernando, V.Sa. dispe de dez minutos. O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Bom dia a todos. Fique vontade. Por favor. O SR. CARLOS FERNANDO GROSS Deputado Rafael Picciani, querida Dulce ngela, Ricardo Leite e o Guto ndio da Costa, nossa saudao aos companheiros de Mesa. Uma saudao especial ao presidente do Sebrae, aqui presente, Jsus Mendes. A Firjan apoia essa mostra de design no Rio de Janeiro e esta reunio em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econmico e com a direo desta Casa. O design uma ferramenta estratgica utilizada como fator de diferenciao e agregao de valor aos produtos e servios. Investimentos voltados para essa rea possibilitam maior racionalizao de custos de produo e gerando mais negcios para a empresa e tambm para as cidades.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES A Firjan apoia essa iniciativa que faz parte de um conjunto de aes, entre elas o Programa+ Design, desde 2009, o Sistema Firjan Realizaes e Fomentos ao Design, atravs de sua rea especfica. Em 2011, j realizamos, por exemplo, o Fashion Rio, cujo conceito do nosso lounge foi justamente o design. Ali foram expostos produtos produzidos por indstrias do Rio em parceria com os criativos cariocas. Em abril, organizamos misso internacional que levou empresrios brasileiros principal Feira Internacional de Mveis, com foco em design, no Salo de Mveis, em Milo, na Itlia. Depois de apoiarmos o Rio + Design, em Milo, e divulgarmos 29 projetos selecionados no edital de apoio ao desenvolvimento do design, com parceria com Faperj, ns realizamos, em junho ltimo, nova edio do Fashion Rio, que se tornou oficialmente uma plataforma de moda, arte e design. O Sistema Firjan apoia o evento Casa Cor Rio, 2011, que ser realizado em outubro e novembro. At o final do ano, realizaremos mais dois importantes eventos, em outubro, o lanamento do guia visual da indstria de mobilirio, na Baixada Fluminense, isso dentro do evento Morar Mais e por Menos. Em novembro, a rea de design do sistema Firjan, realizar a quarta edio do evento Rio Design Indstria, com o lanamento da revista sobre o evento anterior que teve como tema a indstria criativa. A Firjan deu um grande salto de qualidade na rea da indstria criativa, que inclui moda, design, cinema, teatro, computao, e software. A Firjan comprou o belssimo palacete de arquitetura renascentista da famlia Guinle Paula Machado, na Rua So Clemente, em Botafogo. Aps a sua restaurao, ali funcionar um importante plo de economia criativa, com foco em cultura e educao. A Firjan prioriza o tema, e est atenta ao tema. Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas) O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Obrigado, Sr. Presidente, Carlos Gross, grande prazer t-lo, hoje, nesta Casa. Grande honra poder ocupar a Presidncia deste evento, tenho certeza de que ser um marco para o Rio de Janeiro, no que diz respeito ao design e s parcerias.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Neste momento, iniciaremos as palestras. Passo a palavra ao Sr. Ricardo Leite, diretor da Crama Design, para expor sobre o tema: As tendncias do design para o mundo e para o Rio de Janeiro. Antes do incio da palestra, eu gostaria de pedir aos presentes que preencham as fichas com as perguntas, e as entreguem ao Cerimonial, para que possamos proceder s respostas, na sequncia. O SR RICARDO LEITE Eu no sei se todos vocs vo conseguir ver as imagens que projetarei ali. Quero dizer que estar num Frum to privilegiado, num espao poltico, para mim uma experincia nova e, ao mesmo tempo, me traz muita honra. Estou aqui representando todo o setor do design, e acho que ns temos um momento nico. Pensei muito em como comear a falar sobre este tema, que a importncia do design para o mundo e na Cidade do Rio de Janeiro; poderia ilustrar com uma srie de projetos desenvolvidos pela minha agncia, que a Crama, mas eu queria trazer para o ambiente poltico que ns estamos. Ns estamos dentro de uma casa poltica, embora eu no tenha o menor vis poltico. Ento, eu comecei, na verdade, trazendo emprestada uma imagem de uma pessoa poltica muito importante no mundo, independente de vis ideolgico. Trata-se de Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, que cunhou a seguinte frase em 1987: Design or decline. Era um momento em que a Inglaterra perdia competitividade, o mundo estava se globalizando, e ela teve a sensibilidade de perceber que sem investimentos em design o produto, a cultura e as exportaes ingleses seriam prejudicados mesmo para o pblico interno, em termos de autoestima. Eu poderia parar por aqui a minha fala, no precisaria nem ir adiante. J vimos o resultado que isso trouxe aos investimentos pblicos da Inglaterra e o que aconteceu com este pas. Era um pas importante, de ponta, mas vinha perdendo importncia e que, com os investimentos, hoje uma liderana na rea cultural, de comportamento; exporta imagem e cultura e tem um retorno financeiro econmico disso muito grande. Eu poderia parar por aqui, mas resolvi buscar outra pessoa para que tambm falasse por mim: um designer franco-americano que trabalho na primeira metade do Sculo XX, Raymond Lowey. Ele deixou marcos extraordinrios: foi o criador da marca da Shell, fez uma srie de projetos importantssimos e o que o deixou extremamente conhecido naquele momento de forte industrializao americana foi o desenvolvimento desses trens com cara de tubaro e com um design muito arrojado. Ele trabalhava tambm no interior dos trens, tinha uma frase muito
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES convincente tambm e que eu queria buscar emprestada: difcil vender o feio. Uma frase polmica, porque o feio para mim pode ser bonito para o outro, e vice-versa. De qualquer forma, o que ele queria dizer o seguinte: difcil vender algo mal acabado, malfeito. Isso inquestionvel. Vamos buscar uma frase de outro personagem tambm conhecido. Acho que esse todo mundo conhece, muito recente. Ele no um designer como o segundo, nem um poltico como a primeira personagem. Trata-se de um empresrio muito bem-sucedido, uma referncia no mundo hoje e que, no fundo, todos os empresrios querem ser: Steve Jobs. Ele disse que Design a alma do negcio, e se pararmos para pensar nos produtos da Apple isso fica muito claro. Est aqui o meu celular, mas mesmo que eu esconda a marca da Apple todos vo saber que se trata de um iPhone. Fazendo uma reflexo um pouco maior sobre essas trs frases, que, por mim, bastariam para defender a tese que quero defender, o fato que vivemos uma era de mudana. Produtos que usamos no dia a dia, como mquina de escrever e cmera fotogrfica analgica, esto sendo fossilizados diante dos nossos olhos. E se algum ainda tem alguma dvida, basta olhar isso: aqui tem uma revista, mdia impressa, com outra em formato digital. Estamos vivendo uma separao de duas placas tectnicas: uma era fsica, que vai continuar existindo, e uma era digital. Isso traz uma srie de dinmicas importantssimas para o mundo que vamos analisar adiante. Tudo est sendo ressignificado, jornais repensados, televises esto repensadas; empresas repensando; pases repensados; cidades repensadas. O mundo novo. Se ningum se deu conta ainda disso, ns perdemos esse trem com muita facilidade. Vamos um pouco mais para frente. Como o mundo est criativo e busca novos significados, em funo dessas possibilidades de tecnologia cada dia mais barata, mais experimental, encontramos agora cadeiras que funcionam como borboletas, como flores; mesas que andam, ou bancos que tm a funo de ser bancos, mas promovem aproximao de pessoas, interatividade das pessoas. Ou seja, so solues muito simples, todas elas muito criativas, inspiradoras, que deixam as vidas mais bem nutridas nesse aspecto que as pessoas hoje buscam: a criatividade. Para esse mundo inspirado que ns estamos vivendo, as marcas, seus produtos, seus servios, tudo o que elas podem oferecer e aqui podemos
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES entender a cidade como uma marca, o pas como uma marca elas tambm devem ser inspiradoras. Vamos passar agora a uma sequncia. Uma, duas, trs, quatro. Pronto. Repare que isso no mais to incomum de se ver, uma arquitetura um pouco mais ousada. O fato que se trabalhar com elementos fora do padro que estamos acostumados ver. O mundo est literalmente se modificando a olhos vistos. E o mundo que at ento, principalmente para ns brasileiros, era assim, muito fcil de entender esse mundo a, qualquer pessoa aqui sabe que eu estou falando de futebol, no mais assim. diferente. As marcas esto sendo customizadas. Por qu? Porque vivamos, e continuamos vivendo a era chamada da Revoluo Industrial, mas temos uma era superposta a essa: a era da revoluo digital. Na era da revoluo industrial, ns tnhamos produtos massificados, ou seja, produtos em srie, processos repetitivos. Esse era o parmetro, o paradigma. Agora estamos vivendo uma era chamada de economia criativa, em que os produtos so customizados. Vivemos uma mudana de era acelerada, porque mais do que uma mudana, importante que ela vem acelerada, cada dia mais rpido. E o que pior: perptuo. No tem a menor possibilidade de isso acabar. Meu pai que tem 80 anos fala para mim: Meu filho, quando que isso vai parar um pouquinho para eu poder entender? Eu lhe digo que no vai parar mais, que essa velocidade no vai diminuir. E o mundo ficou pequeno: tecnologia, internet, rede, globalizao, todas as partes do mundo falando com todas as partes do mundo ao mesmo tempo. No existe mais o isolamento tribal que existia antes. Existe um local como muito importante para voc ser global, para ter competitividade global, mas existe um conhecimento mtuo muito grande, uma interao muito grande no mundo. Nunca se falou tanto em inovao. o que mais se fala. As empresas falam em inovao, as revistas falam em inovao: a palavra do dia inovao. O que inovao? De certa forma, a busca pela diferenciao, trazer melhor qualidade de vida para as pessoas. Para voc ser inovador, voc tem que ter significado, tem que ser diferente, tem que fazer algo que seja novo, que nunca tenha sido feito. Desde a pr-histria, nosso crebro foi equipado para perceber as diferenas. Imaginem um homem pr-histrico, no meio da floresta, com os predadores, as ameaas, os inimigos, etc. Ele desenvolveu, durante milhares, milhares e milhares de anos, a capacidade de perceber o diferente. Reparem, fcil de perceber o diferente.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Ento, um dos pontos que, sem diferenciao, no se tem fora, no se tem valor. O Brasil foi um pas fundamentado na cultura da cpia at muito recentemente todas as empresas achavam que era mais seguro e mais barato copiar. Ao copiar, passamos a ser uma daquelas laranjinhas que esto l, deixamos de ser o que as pessoas percebem. Ento, a cultura da inovao, a cultura do design, a cultura de um design exclusivo, diferenciado, passa a ser fundamental como nao, como poltica de nao. Para sobreviver, portanto, preciso ter capacidade de perceber e adaptar-se continuamente s mudanas, seno voc perde o trem. O design de certa forma, numa viso muito simplista, junta inteligncia com tangibilidade, com aquilo que voc pode ver, pode sentir, pode experimentar. Mas ele deixou de ser o produto final. Esse entendimento que o design era um objeto, o design trabalhava o objeto ficou para trs. O mundo inteiro hoje fala num conceito muito mais amplo de design. O design transversal e, assim como a inovao, foca na melhoria das experincias das pessoas em toda cadeia, desde a hora que ela comea o processo at a hora que termina o processo e retroalimenta esse processo. Pegando uma frase, para acabarmos essa parte, de uma revista de Economia, no revista de design: Design, um poder que transforma. A mais interdisciplinar das reas da economia criativa a que passou pelas mudanas mais radicais: de simples embelezadores de mercadorias, os designs agora criam e reinventam marcas e produtos. As empresas querem aproveitar sua capacidade de olhar o mundo por outra perspectiva. A esto quatro fotos de uma empresa de design. Prxima. Essa imagem de Stanford, curso de Administrao de Empresas de Negcios. Se eu inverter, ningum vai saber qual qual. Alis, no sei nem se eu menti, no sei se vocs sabem se eu estou mostrando a imagem verdadeira ou no, mas o mundo est criativo nos negcios e em tudo. Esse paradigma de ser criativo em negcios um enorme desafio para as indstrias, porque os executivos, os industriais, os empresrios so formados para minimizar riscos. E inovao implica criar algo novo, que no foi testado. Se voc pensar, mais seguro, voltamos para a ideia do copista, mais seguro voc ficar fazendo o que todo mundo j conhece. Pego aqui uma frase do professor da Harvard Business School, que ele diz: H 15 anos as empresas competiam em preos; hoje competem em qualidade; amanh competiro em design.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES E por que esses pases como Estados Unidos, Inglaterra, Frana, a Europa de forma geral e o Japo so pases que j esto com suas economias desenvolvidas e por que apoiam tanto o design? Eles j tm isso l, todos tm programas de incentivo ao design, todos tm um foco muito grande no uso do design como uma ferramenta estratgica. Vamos tentar entender um pouquinho por que eles fazem isso. Porque eles perceberam que pases da sia esto produzindo produtos cada vez mais baratos. Os dias de competio por preos esto contados. As economias emergentes, por outro lado, alm de produzir mais barato esto se movendo no sentido de ir alm do preo baixo de produo e agregando valor cadeia. Para pases serem competitivos no futuro tero que basear o sucesso no design, na inovao, na criatividade, na explorao da tecnologia e na rapidez do mercado. Isso que eu coloquei a como tpicos de novo um statement do governo do Gordon Brown. o governo ingls dizendo, no sou eu. Ento existe uma valorizao do design, isso uma prtica mundial inquestionvel, basta se informar. Vamos em frente. A Inglaterra, pegando como exemplo um pas que investe muito, eu j citei aqui a Margareth Thatcher, o Gordon Brown, tem um investimentos e uma coordenao muito bem estruturada. O Design Country ingls uma instituio que cuida muito disso, tem como misso governamental cuidar disso, apoia a expanso do design ingls no nvel internacional. Eles conseguiram trazer, em 2002 alis, esse nmero est at bastante antigo um bilho de libras em exportao de design, de consultorias de design prestando servios fora da Inglaterra. Ou seja, na promoo dessas empresas inglesas. A poltica e os programas de apoio ao design consideram-no como a resposta para o desafio da competitividade global. Pesquisa do Design Council mostra que para cada cem libras investidas em design cerca de 225 libras geram aumento de vendas. Se pegarmos a Coria do Sul, que tambm um pas com uma economia emergente, que nos ltimos 15, 20 anos cresceu muito e que fez uma poltica de design consciente, dirigida para isso, ele fala: Poltica e programas esto transformando o cenrio do design na sia. A Coria faz altos investimentos em formao profissional, apoio e financiamento s empresas e est promovendo um rpido crescimento do design no pas e influenciando outros pases da regio, como China e Japo.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Exemplo: Samsung, com o apoio do Governo coreano, mudou seu foco e deixou de ser considerada uma empresa que copia para ser avaliada como a quinta maior geradora mundial de patentes, atrs apenas da IBM, da Canon e na frente da Sony e da Hitachi. E a, voc comea a perceber que existem Design Weeks pelo mundo todo. Aqui, tem alguns dados de Milo, que a feira mais antiga, mais tradicional, que uma Design Week, que veste Milo inteira de eventos e atraes. O nico dado aqui: os nove milhes de euros, na verdade, so nove bilhes de euros, porque aquilo em milhares de euros. Mas o nmero de visitantes impressionante: so 300 mil visitantes numa semana de Design Week em Milo. Nossa mdia de turistas estrangeiros no Carnaval de 400 mil, no Rio. Ento, imagina o que isso gera de resultados financeiros? Jornalistas que vo feira: 5.110. A London Design Festival tambm outro evento importante. Nmero de visitantes: 350 mil; nmero de jornalistas estrangeiros, 22 pases, iniciouse, diferente da outra, que comeou em 1961, est fazendo 50 anos, em 2003. A grande maioria das Design Weeks nascem no sculo XXI. Agora, vamos ver uma srie delas: os EUA tambm tm suas feiras, tanto em Nova Iorque quanto em So Francisco, quanto em Filadlfia e em outras cidades. Tquio tambm tem; Holanda tambm tem, Estocolmo, Istambul. A, no caso a Irlanda. Seul, tambm tem sua Design Week. E h mais que isso: tem cidades que hoje se trabalham como marcas, criam logos e sistemas de identidade para se mostrarem como cidades criativas. Melbourne um caso desses, muito interessante. Veste-se a cidade toda, comunicando aos seus visitantes que ela um ponto de referncia em criatividade: a Cidade do Design. Nova Iorque, recentemente, fez tambm; criou uma marca e tem tambm todo um sistema. Quando vejo o Rio de Janeiro, ele tem diversos eventos que acontecem e qual a marca do Rio de Janeiro. Hoje, tem uma campanha sendo feita,
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES que tem marca registrada, com um RJ, que eu acho que j uma iniciativa muito forte. Mas quando eu penso qual o logo da Cidade do Rio de Janeiro, como produto, como marca, como atrao, o que me vem mente so os eventos: eu consigo imaginar a marca da Rio 2016, consigo imaginar a marca agora da Bienal do Livro, que tem o Po de Acar, ou seja, tem diversos eventos, mas a cidade em si precisa de uma viso organizada, planejada, de comunicao e de marca. Ento, chegamos ao Rio de Janeiro e vamos a ele: criatividade faz parte do jeito carioca de ser. Isso um fato: somos um Pas e uma cidade, em especial, criativos. O Rio de Janeiro, seja o Estado ou a cidade, tem um enorme potencial criativo, j est no nosso DNA. O samba existe uma discusso sobre se o samba nasceu na Bahia ou aqui praticamente aqui, o carnaval aqui, a bossa nova aqui. Temos polos culturais, as gravadoras eram aqui, as televises ficavam aqui. Onde mora Joo Ubaldo Ribeiro? No em Itaparica, ele mora no Leblon. Onde mora o Alceu Valena, que deveria estar morando em Olinda? Ele mora no Leblon. Onde mora Chico Buarque de Holanda, que paulista? Ele mora no Leblon. Alis, o Leblon um ponto chave da cidade para essas pessoas. No fundo, no fundo, somos um polo de atrao de inteligncia e de criatividade sempre fomos e vamos continuar a ser. Ento, ser carioca o qu? Ser carioca viver todos os dias no cenrio mais maravilhoso do Brasil. admirar cartes-postais ao vivo e em cores no caminho de casa ou do trabalho. vestir um estilo natural de vida que virou grife quase sem querer. ter de graa e ao seu redor o sonho de consumo que mais representa o nosso Pas l fora. Ser carioca saborear experincias que no existem em nenhum outro lugar do planeta. O Rio est dentro da palavra carioca. Rio de Janeiro, mas tambm de fevereiro, de maro, de abril, o Rio do ano inteiro, o Rio de todos ns, o Rio do mundo. um Rio que identificado por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Eu viajo e vejo pessoas falando em praias, em sol, associado a esse calor. Ns fizemos a nossa Design Week. Em 2008, nasce a Design Week Rio+Desing, que um esforo muito capitaneado pela Dulce ela merece todos os nossos aplausos pelo esforo herico de conseguir capitanear isso, de
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES conseguir, na verdade, servir como catalisadora disso tudo, pelo conselho que est sentado aqui adiante, que organiza a cada ano, com uma bravura herica, a nossa Desig Week. Eu vou apresentar para vocs um pouquinho do raciocnio dessa Design Week. Nascemos do conceito do sol. O Rio de Janeiro sol, o Rio de Janeiro so curvas, borogod, ginga. Juntando os dois fatores, ns criamos uma marca chamada Rio+Design, onde o sol, que permeia o dia, desde que nasce at a hora em que se pe, nos deixa perceber que o design est todos os dias em todo lugar s olhar. Em cima desse conceito desmistificador de que o design faz parte do dia a dia, do cotidiano das pessoas e de que parte fundamental da vida, ns desenvolvemos o conceito de que o sol seria o Rio de Janeiro que projeta a sua luz sobre os objetos que, sim, tm design, mas que promovem sombras coloridas a partir do momento em que pode se mexer e entrar em alturas diferentes e deixar a vida inspirada, uma vida muito melhor. Ns temos uma srie de exemplos de aplicaes de como isso acontece na Cidade. Ns temos conseguido fazer, a cada ano, eventos no Rio no ano passado foi no Centro Cultural da Justia Federal, este ano est sendo aqui e estamos promovendo a Cidade, de certa forma. Vrias lojas ficam tematizadas num conceito muito de Design Week, de que a Cidade se vista do conceito de design. Esse um sonho que no conseguimos ainda realizar: a Design Week no seu sentido mais amplo, a Cidade ser vestida dessa comunicao, com o que isso poder atrair de turismo, de negcios e de servios para o Rio de Janeiro. Imaginem a Lagoa cheia desses sis acesos noite. Cito alguns exemplos de projetos que planejamos alguns realizamos, como em Milo. Isso Milo em 2010. Ns ocupamos essa grande varanda com um grande painel num palcio prximo a Duomo, que foi de um efeito impressionante, com as pessoas visitando; se encantando pelos produtos dos designers cariocas. Vamos em frente. Esse j foi o planejamento do que aconteceu agora, em 2011, em abril. Vai.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Aconteceu neste Palcio tambm, nessa sala. Passa para os prximos. Pessoas visitando. A era uma exposio interativa com imagens; as pessoas podendo interagir. Deu uma visitao extraordinria; um boca a boca muito grande. As pessoas muito interessadas no Brasil e no Rio de Janeiro. Existe um momento em que o Rio brilha. Vai. O Brasil levanta vo, mas quem levanta vo o Rio de Janeiro. Dois eventos acontecendo quase que simultaneamente, em sequncia, 2014, 2016, atraindo os olhos do mundo para c; atraindo negcios, investimentos, turismo. Vamos. At um filme, para nossa felicidade, foi feito, que as pessoas do mundo inteiro passaram a ter contato com a nossa cidade. Vai. E eu queria encerrar de novo convidando aquela poltica inglesa... Eu vou tomar dela as palavras para poder encerrar de um modo bem interessante. Vai em frente. Eu vou mostrar o que ela falou quando ela fez o discurso do Design or Decline! Margareth Thatcher, no dia 1 de maio de 1987. Isso tem quase 25 anos. No discurso da abertura do British Industries Design Conferency falou o seguinte: A competitividade comercial do Reino Unido comea pelo bom design. Como governo ns mostramos a direo. Criamos programas de design que ajudem aqueles que no possuam recursos para contratar designers; programas de conscientizao da qualidade do produto, do servio etc.; um oramento anual que a cada ano possa provar que ajudamos as pessoas a terem orgulho do nosso pas - ela estava melhorando a estima do povo ingls, que no estava alta naquele momento e serem confiantes no nosso pas. Pessoas, tanto visitantes quanto os prprios ingleses passavam a ter orgulho; um trabalho para dentro e para fora. E isso que ela fala a minha mensagem que estava l naquela primeira frase, que tem que ser entendida, no como uma ao de um setor do design,
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES mas uma ao de uma nao. Se ouvirmos essa mensagem que h 25 anos ela implementou na Inglaterra, e hoje colhem os frutos, ntidos, como eu mostrei, Coria e tantos outros pases fazem a mesma coisa, certamente ns iremos nos beneficiar. E o mais interessante que os nossos concorrentes diretos hoje no mundo esto prestando ateno nessa frase. Por favor, prximo slide. ndia, eu mostrei a Coria ali de novo, China, todos com seus programas de incentivo a agregar valor aos seus produtos para que eles deixem de ser produtos baratos e passem a ser produtos competitivos. E mostrando uma nao, como a Business Week faz ali, sobre a China, onde ela mostra que tem um centro global para a criao de produtos de ponta. E temos tudo a nosso favor. Podemos fazer daqui a cidade do design. Sei que tem vrias aes, junto Prefeitura. A Prefeitura tem trabalhado nesse sentido: transformar em uma capital criativa. Tem hoje a Firjan apoiando; temos diversas instituies, como o prprio Governo, Secretaria de Desenvolvimento. Isso nunca existiu no nosso setor. Mas mais importante do que um apoio a um setor; um apoio a um projeto de nao. Muito obrigado. (Palmas) O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Agradeo o Sr. Ricardo Leite pela belssima apresentao. A Presidncia gostaria de registrar e agradecer a presena do Sr. Jsus Mendes Costas, presidente CDE Sebrae-Rio; Sr. Marcos Andr Rodrigues de Carvalho, coordenador de Economia Criativa da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Rio; Maurcio Chacur, diretor-presidente da INVESTE RIO; Alexandre Andrade da Silva, vice-presidente do Sescon-Rio; Mrio Borghini, diretor do Instituto Pereira Passos; Carla Simonelli, gerente de Indstria Criativa, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro; Jos Luiz Leite, diretor da Secretaria de Estado de Cincia e Tecnologia; Dr. Ahmani, Cnsul do Egito; Dr. Eduardo Duprat, superintendente da Secretaria de Transporte; Luiz Antnio Kallut Nascimento, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, meu companheiro no Conselho Estadual de Juventude; Mauro Varejo, presidente do Sindicato da Indstria de Mrmores e Granitos e diretor da Firjan; Alex da Silva Siqueira, pr-reitor de pesquisa da Uezo; Armando Clemente, diretor do Sebrae; Paulo Roberto Silva, gerente financeiro do CIEE; Dr. Zanini Caldas, expositor; Dr. Vitor Montechiari, scio-proprietrio da
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Vnculo Design; Christian Hallot, embaixador da marca H Stern; Leonardo Tom, scio-diretor da Holos Design; Mariana Betting Ferrarezi, proprietria da EN2 Design; ngela Andrade, diretora executiva da Associao dos Joalheiros do Rio de Janeiro; Sra. ngela Carvalho, expositora; Luiz Antnio Saboya, vice-diretor da Escola Superior de Desenvolvimento Industrial; Sr. Claudio Magalhes, PUC Rio, e Ney Valle, diretor da Dupla Design. A Presidncia gostaria de cumprimentar os estudantes, representando as nossas universidades. Ao longo da nossa solenidade, ns iremos anunciando outras presenas. Gostaramos de cumprimentar a todos, agradecer a presena de todos, certamente no seremos capazes de fazer justia nominando um a um. Convido agora o palestrante Guto ndio da Costa, diretor da empresa ndio da Costa Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte, para falar sobre o valor econmico do design. Enquanto nosso palestrante se dirige ao microfone, eu gostaria de registrar um telegrama do Ministro Alosio Mercadante, do Ministrio da Cincia e Tecnologia, parabenizando e agradecendo o convite do evento, desejando sucesso a todos os presentes. O SR. GUTO NDIO DA COSTA Deputado Rafael Picciani, bom dia! Agradeo pela honra de estar aqui. Bom dia a todos! Queria pedir um favor, se aquelas televises pudessem passar as minhas imagens, porque eu gostaria que o Deputado Rafael pudesse v-las. O que eu queria lhe mostrar, antes de tudo, e tentar explicar bem o que essa tal dessa indstria criativa e como que podemos ganhar dinheiro com isso, como que o Rio de Janeiro pode se tornar um grande polo criativo. Antes disso, preciso desmistificar uma certa confuso, porque todo mundo associa design com esttica. Todo mundo acha que design aquele que faz ficar bonito o produto, e fazer ficar bonito apenas uma pequena parte do design. Eu diria que quase que a consequncia; quase que a ltima etapa. Fazemos design de diversos produtos e fazer bonito quase que a ltima parte, porque a primeira parte como fazer criativo, como fazer diferente, como fazer inovador. Ento, queria lhe mostrar um projeto que fizemos recentemente para uma indstria do interior de So Paulo que fabrica equipamentos de ginstica e acaba de entrar no segmento de equipamentos de musculao.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O que desenhamos um sistema onde as torres de peso ficam completamente separadas dos equipamentos de musculao. Por baixo do piso, passa um cabo que conecta o equipamento torre de pesos. E voc regula os seus exerccios, a sua srie, atravs de um sistema digital. Voc digita os quilos, sua srie, quantas vezes voc puxa etc., o sistema regula automaticamente a torre do lado de fora e voc faz seus exerccios, em todas as mquinas. Depois, h um carto que registra a srie de exerccios que voc fez. Isso design. A mquina ser bonita ou ser feia - claro que importante que ela seja bonita - mas um aspecto quase que secundrio em relao inovao que existe aqui. Empresas que fabricam equipamentos de musculao, no Brasil so cerca de 80. No mundo, milhares. Se formos a uma feira internacional, acompanhando a empresa Movement, veremos centenas de equipamentos de musculao. O que eles tm, que ningum tem, uma patente que defende essa ideia. Por conta dessa patente, nenhum outro fabricante no mundo pode fazer uma sala de musculao com uma torre remota controlada digitalmente. Por isso, temos um produto brasileiro, completamente inovador, diferenciado, nico. Se essa indstria, um dia, por razes econmicas, tiver que fabricar em Manaus ou na China, no haver problema algum. O interessante, o Ricardo estava falando sobre o Steve Jobs, eu gosto muito de citar uma frase escrita atrs do iPhone: Designed by Apple in California, Assembled in China. Quer dizer, feito pela Apple na Califrnia e montado na China. Quem ganha dinheiro nessa histria? No o chins. O chins tambm ganha dinheiro, mas quem realmente ganha dinheiro a Apple. A Apple, h 15 ou 20 dias foi manchete nos jornais, talvez por conta dessa crise internacional, mas hoje a maior empresa de capital aberto dos Estados Unidos. Ela acaba de ultrapassar, em valor de mercado, a Exxon. No estamos mais na Revoluo Industrial. Eu diria que a Revoluo Digital tambm j ficou para trs. Estamos vivendo, agora, a Revoluo Criativa. Pela primeira vez na Histria, uma empresa de criatividade que desenvolve produtos, que desenvolve software, iPads, iPod, iPhones de que tanto gostamos, vale mais do que a maior indstria de petrleo do mundo.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES O que isso tem a ver com o Rio de Janeiro? Tem a ver porque, curiosamente, neste momento, o Rio de Janeiro est inteiro focado no boom que teremos nos prximos anos, a indstria de petrleo. Fora o crime ambiental que certamente ajudaremos a cometer, e possivelmente o crime humanidade que tambm ajudaremos, porque a indstria do petrleo mata indiretamente quase um milho de pessoas por ano por conta de poluio e problemas de doenas, fora esse lado, ningum contra a explorao e que se ganhe muito dinheiro explorando petrleo. Acontece que poucos pases no mundo, que exploraram petrleo durante sua Histria, conseguiram transformar a riqueza do petrleo em educao, em cultura. Fora a Inglaterra, fora a Noruega, todos os outros grandes produtores de petrleo no conseguiram fazer suas civilizaes vencedoras, civilizaes dignas, em que a populao tenha conseguido acesso educao, cultura, competitividade internacional. Vamos viver esse paradigma aqui no Rio de Janeiro. Se as estimativas estiverem certas, em 2015 o Brasil vai exportar dois milhes de barris de petrleo por dia. O Rio tem grande fatia disso. Dois milhes de barris de petrleo, se a gente fizer uma mdia de cem dlares o barril, ns estamos falando de duzentos milhes de dlares por dia. O que isso muda a vida da gente? Ns seremos um pas, finalmente, rico. Teremos um novo plo petrolfero bacana. Mas, se esse dinheiro no for revertido em educao, em melhoria de vida e da qualidade de vida e da cultura das pessoas esse petrleo acaba em vinte, trinta anos como vamos ficar? O que vai sobrar? Assim, enquanto o mundo todo, que hoje valoriza mais uma Apple do que uma Esso, enquanto o mundo todo entende agora que futuro est na indstria criativa, que o petrleo uma indstria do passado, a gente precisa ter muito claro, neste momento de Brasil e de imenso boom do petrleo, que ns estamos explorando uma indstria do passado e que a indstria do futuro a indstria criativa. Eu queria mostrar, Deputado, depois da superabrangente e internacional palestra do Ricardo, alguns exemplos aqui da esquina, de enorme relevncia. Acho que so um bom exemplo de como o design pode, realmente, fazer uma grande diferena na economia do nosso Estado.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Vou pedir de novo para reproduzir a imagem na tela ali, por favor. timo. Est ali um ventilador Spirit. Esse produto desenhado no Rio de Janeiro, fabricado no Rio de Janeiro. O design tem importncia nele, no porque ele mais ou menos bonitinho. No a questo esttica que faz a diferena. O que faz diferena que o produto usa quatro peas em vez de sete ou oito, como a maioria dos outros ventiladores. um produto que usa plstico de engenharia, chamado policarbonato, plstico que encapsula diretamente o motor: o motor diretamente encapsulado na carenagem plstica. De novo, um produto que tem sua patente e, por conta dessa patente, nico. Foi exportado e um grande sucesso do Rio de Janeiro, hoje, no mercado brasileiro inteiro. Em 2010, quase dez anos depois de ter entrado no mercado, conseguiu recorde absoluto de venda. Esse produto faz uma indstria, que fabricava fitas cassete h dez anos, viver de fabricar ventilador de teto. Esse produto faz com que centenas de distribuidores, representantes de venda e varejistas vivam dele. Um nico produto de design pode gerar uma economia imensa ao seu redor. Recentemente, essa empresa aqui do Rio teve oportunidade de exportar para os Estados Unidos, uma venda to grande que triplicaria o faturamento e a produo anual da Spirit. S que para conseguir exportar para os Estados Unidos, possivelmente eles esto sendo obrigados a fazer fora do Brasil, porque o custo de fabricar no Rio de Janeiro inviabiliza que o produto entre nos Estados Unidos com um custo competitivo. Possivelmente, eles vo fabricar na China, o que no um grande problema, porque se a patente brasileira, se os royalties da venda desse produto vm para um empresrio brasileiro, dono dessa patente, ns estamos falando de uma pequena Apple. A Apple fabrica na China, mas o dinheiro est na Califrnia. Se precisarmos fabricar na China ou no Vietn, no interessa. Evidentemente, o mundo gil e vai correr atrs da melhor oportunidade. Se amanh o Vietn fabricar mais barato e melhor do que a China as indstrias todas vo fabricar no Vietn. Mas onde est a propriedade intelectual? De quem a marca Spirit, de quem o produto, o direito de fabricar aquele produto? Esse o valor da indstria criativa. Esse o valor, e no interessa se vai ser fabricado aqui ou se vai ser fabricado fora porque a maior fatia vai sempre vir para o dono da marca e para o dono da patente. Eu queria mostrar alguns outros exemplos, Deputado. Por exemplo, ns trabalhamos muito tempo em uma grande multinacional, a GE, que
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES produz tambm em algumas fbricas do mundo uma delas fica em Campinas, outra em Ortolndia, h fbricas no Mxico um produto desenvolvido aqui no Brasil e exportado para mais de 60 pases. De novo, esse o poder do design. O produto ser vendido em 60 pases, agradar consumidores de 60 pases tem um valor muitssimo maior do que onde ele fabricado. Eu queria, atravs desses exemplos, mostrar que o mundo corre do tangvel para o intangvel. Aqui o exemplo que eu j mostrei, da Movement. Quanto eu falo do tangvel para o intangvel, o que eu quero dizer? Que no interessa onde esto as minhas mquinas, no interessa onde est a minha fbrica. Interessa onde est a minha criao, onde est registrada a minha criao. Vou dar um ltimo exemplo aqui, tambm de um empresrio paulista, que detm a patente de inveno dessa banheira que funciona atravs do telefone: voc liga para a banheira e ela prepara o seu banho; quando o banho est pronto, ela liga de volta. Parece uma brincadeira, mas uma nova forma de nos comunicarmos com os produtos que nos cercam. Em vez de apertar boto, voc conversa com a banheira amanh, certamente, vamos conversar com o automvel, com a geladeira, com os outros produtos todos. Esse empresrio hoje fabrica em Santa Rita do Sapuca, em Minas. A empresa dele no tem nenhuma mquina, no tem nenhuma fbrica, no tem nada, tudo terceirizado. Mas ele tem a patente de inveno da ideia do projeto dele, ele tem os registros de design do produto que desenhamos, ele hoje tem um showroom de vendas em Miami e um showroom de vendas em Dubai. Ele est entrando no processo de vender a banheira dele e os outros produtos da marca internacionalmente atravs desses showrooms. Se o produto de Dubai vai ser fabricado no Brasil eu no sei, e isso tambm no relevante. Possivelmente, ele vai acabar tendo um segundo polo de fabricao. Mas, de novo, ele o dono do produto, ele o dono da marca. para ele que vir o fluxo financeiro importante. Eu no vou me alongar, mas o que eu queria realmente explicar que o mundo da revoluo criativa, o mundo da indstria criativa, completamente livre. Ele pode estar em qualquer lugar, no precisa estar ao lado da mquina, no precisa estar ao lado da fbrica. Eu vejo com tristeza e curiosidade a notcia de ontem no jornal: o Brasil est disputando quem vai sediar a fbrica da Foxconn.

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES A Foxconn a empresa que fabrica produtos licenciados da Apple. Estava ontem no jornal que Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paran, se no me engano, esto disputando a tapas a fbrica da Foxconn. So 20 mil empregos; os estados esto dando os terrenos, esto ajudando com todo tipo de subsdio. Eu no sou contra, evidentemente. timo ter uma fbrica da Foxconn no Brasil. Mas o nosso foco tinha que estar no em atrair as Foxconns. O nosso foco tinha que estar em atrair as Apples, porque o dinheiro e o resultado econmico que pode trazer uma Apple so infinitamente superiores a quem fabrica. Ento, acho que o Rio de Janeiro, como o Ricardo maravilhosamente mostrou, tem todo potencial de se tornar um grande plo criativo, porque somos realmente uma cidade linda; temos realmente oportunidade de atrair capital criativo e intelectual para c e quero lembrar o exemplo de Barcelona, que to citado nesse momento de pr-olimpadas. Barcelona tambm passou por uma olimpada e renovou completamente a sua cidade. As pessoas falam isso como se fosse a maior vitria de Barcelona, mas no . Alm de Barcelona ter renovado a sua cidade, ser hoje uma cidade agradvel, humana, limpa, bonita, arrumada, uma cidade excelente de se morar e de se trabalhar, o grande trunfo de Barcelona foi ter conseguido atrair, depois das olimpadas, para si a indstria criativa. O nmero de designers hoje em Barcelona, que trabalham para o mundo todo, o nmero de empresas que fazem produtos em Barcelona, na Catalunha, e que exportam para o mundo todo... Barcelona conseguiu reformular, atravs das Olimpadas, completamente a sua parte urbanstica, as suas polticas pblicas e atrair um grupo de criativos to importantes, que se tornou um grande plo criativo internacional. Eu encerro ento, torcendo para que o Rio de Janeiro consiga aproveitar essa onda to fantstica que estamos vivendo; essa oportunidade de renovao urbana para as olimpadas; essa oportunidade de riqueza enorme do petrleo e que consigamos transformar o Rio, quem sabe, no maior plo de atrao e de indstria criativa do Hemisfrio Sul pelo menos. Muito obrigado. O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Parabns, Guto, pela belssima apresentao. Por essa mensagem otimista que o Rio de Janeiro. um estmulo para que todos ns, a partir de hoje, saiamos daqui com uma nova ideia e um novo empenho no que diz respeito ao design e cadeia criativa no nosso Estado.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Quero anunciar as seguintes presenas: Sr. lvaro Macedo, Diretor da Totvs; Isabela Figueiredo, Diretor da Brasilidade Eventos; Srgio Malta, da Firjan; Sra. Camila Penteado, do Instituto Pereira Passos; Lena Lundgren, Oficial de Chancelaria do Consulado da Sucia; Guilherme Faria, Modo Design; Roberto Hirth, scio da Mendes Hirth; Luci Rosane Dutra, da Deco Sustentvel; Tereza Trinckquel, Coordenadora de Projetos da Rede de Tecnologia; Dominique Magalhes, da Dom Dilogo; Sr. Leonardo Eyer, da Bold; Billy Bacon, Diretor de Criao da Bold; Sr. Rodrigo Westing, expositor; Elisa Taunay, designer; Gilson Martins, da Gilson Martins designer; Arthur Cesar Menezes, Diretor da Fetranspor; Jorge Lima, do Clube de Engenharia; Renato Valente Pimentel, Diretor do Banco Bonsucesso S.A. e o Sr. Luiz Freixo, Presidente da Cmara Municipal de Santa Maria Madalena, cidade pela qual tenho um carinho enorme. Peo desculpas pela pronncia de alguns nomes, alm da dificuldade natural. s vezes, h uma dificuldade na leitura. Passamos s perguntas. Vejo que os presentes, de maneira muito acanhada, iniciaram o envio das perguntas. A primeira pergunta destinada a voc, Ricardo, do Sr. Celso Carvalho, analista: Como o design pode aumentar a produtividade de uma empresa, considerando que o design transversal? O SR. RICARDO LEITE O design pode aumentar a produtividade das empresas por meio de seus produtos, de servios e de muitas formas. Como tentei dizer antes, como o design transversal, de alguma forma ele atua hoje no entendimento do negcio. A primeira fase analtica, profunda, onde precisamos entender as necessidades daquele negcio, seu pblico, quais so os objetivos estratgicos daquela empresa para ento, depois, definir qual seria a soluo adequada no existe soluo boa ou ruim; existe a adequada s necessidades, e ento, implement-las. Como o Guto disse, a etapa final onde voc vai desenvolver a forma, a parte esttica, que vai resolver e comunicar aquilo de forma expressiva. Dando um exemplo: quando a Crama teve o desafio de desenvolver lojas para a Oi - uma empresa enorme daqui do Rio de Janeiro tnhamos que fazer quarenta lojas que iriam ser abertas simultaneamente, o grande desafio no era fazer uma loja bonita arquitetonicamente, o grande desafio era como
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES poderamos fazer uma soluo modular que pudesse ser construda em escala industrial, ou seja, haveria uma fbrica produzindo as peas separadamente, com uma forma de montagem que barateasse o custo. Trabalhamos pensando o tempo todo em menor obra civil, jogando todos os elementos para as paredes das lojas, deixando pouca parte de obra civil para que diminusse o custo. Pensamos em sistema de painis. O pblico no percebe, mas so sistemas de painis que podem ser customizados de acordo com o local daquela loja. Ento, se estivermos num shopping de alto valor, a oferta, o mix de produtos a ser vendido pode ser um; se estivermos num shopping de baixo valor ou numa loja de rua de uma cidade do interior a oferta pode ser diferenciada. A percepo de qualidade do ambiente da loja a mesma, ou seja, com isso a Oi transmite respeito ao seu cliente. Ele no trata de modo diferente um cliente de maior ou de menor renda. Ento, esse era um desafio que tnhamos. O nosso objetivo principal fez com que as lojas pudessem ser implementadas num prazo muito menor. Isso gera, logicamente, resultado financeiro para a empresa. Ao se padronizar e tornar essa montagem modular se ganha velocidade e reduo de custo, porque se pode produzir em escala. Este s um exemplo de como o design trabalha junto. O design no trabalha de modo isolado. Trabalhamos em conjunto com os executivos, com as empresas. muito importante esse dilogo. Trabalhar de modo colaborativo fundamental para que se consiga esse resultado. A oferta do mix de produtos, tudo isso tem que ser planejado, tem que ser entendido, e ningum melhor do que o prprio cliente para saber os seus objetivos. Tentando responder, e nem sei se consegui responder exatamente sobre esse mtodo transversal, onde voc no est s entrando na etapa final de embelezamento que estaria meio relacionada ao que se chama de styling, porque o designer era aquele sujeito de muito bom gosto que deixava as coisas bonitas; o Guto falou muito sobre isso. Mas quando voc entra na compreenso do negcio, evidentemente voc pode atuar de modo eficiente que gera resultado financeiro. O designer pode atuar inclusive na prpria concepo do produto, criando o produto, antes de ele existir. J tivemos caso, tambm, de trabalhos em que fomos chamados para fazer uma coisa e, ao longo do desenvolvimento do projeto, praticamente se
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES reescreveu o briefing, porque detectamos necessidades que no estavam claras e que percebemos a empresa, junto com nossa equipe de especialistas ao longo das pesquisas, das observaes. Ento, revimos, revisamos muito do que estava sendo feito, fazendo ajustes esse processo de vai e vem natural , mas o que o designer faz, no fundo, pensar de modo inteligente os negcios. O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Obrigado, Ricardo. Anuncio a presena do Deputado Dionsio Lins, Presidente da Comisso de Cincia e Tecnologia desta Casa, e passo prxima pergunta, que direcionada aos nossos dois palestrantes. A pergunta do Gamba Jnior, coordenador do programa de ps-graduao da PUC-Rio: O primeiro programa de ps-graduao em designer da Amrica Latina do Rio de Janeiro. Dos 13 programas de psgraduao do Brasil, dois esto na Cidade do Rio de Janeiro. Como vocs veem a participao das pesquisas acadmicas nesse contexto de incentivo ao design? O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Ricardo prefere? Ou Guto? O SR. GUTO NDIO DA COSTA Eu comeo e, se quiser, depois o Ricardo complementa. Vejo mais at do que isso. Acho, como eu mesmo expliquei o tempo todo, que para conseguirmos ser um polo criativo precisamos de pessoas muito bem formadas. S vai ser um grande player do design internacional se houver no Rio de Janeiro excepcionais designers. Vinte anos atrs um pouco mais at do que isso , quando eu resolvi estudar design, as faculdades e o ensino de design no Brasil eram extremamente distantes do que existia fora do Pas. O que aconteceu nesses 20 anos foi um passo tremendo da academia. Acho que o Rio de Janeiro tem uma enorme relevncia nesse processo. Cito a Esdi, a prpria PUC, as outras faculdades de design. No s na ps-graduao, acho que houve uma melhoria imensa da formao do designer no Rio de Janeiro. Sem isso, no possvel imaginar um Rio de Janeiro criativo. Acho isso da maior importncia. O SR. RICARDO LEITE Eu queria s complementar com um dado que acho que cabe aqui. Em janeiro, fui convidado a participar de um evento na ndia sobre empreendedorismo, mas que tinha um nome que algumas pessoas aqui talvez conheam, Design Thinking. Era um congresso sobre o raciocnio do negcio, ou seja, empreendedorismo atravs da metodologia do design. L, conheci pessoas do
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES mundo todo que esto interessadas nesse tema. O mais curioso ainda que fui convidado a falar vou semana que vem, no dia 22 na Parsons, The New School for Design, em Nova Iorque. O que eles querem saber? Na verdade, existe um grupo de pesquisadores nessa universidade americana uma das maiores do mundo, mais importante interessado em saber o que est acontecendo com o design no Brasil neste momento de crescimento econmico. Esse o objetivo deles: esto tentando entender, esto querendo saber o que est acontecendo na China, na ndia, no Brasil e at em outras economias que no fazem parte do Brics, como o Mxico. Esto convidado pessoas desses locais e eles so pesquisadores. Na verdade, esses grandes centros econmicos esto muito interessados em saber como ns, pases de economia emergente, estamos lidando com isso. Acho que isso responde a importncia que existe da pesquisa, tanto aqui quanto no mundo. Ento, essa rea de pesquisa, capitaneada aqui no Rio, com brilhantismo, pela PUC e outras instituies Fundao Getlio Vargas mas, na rea de design a PUC realmente um expoente, eu acho que isso tem que ser incentivado e continuado, porque exatamente dessa reflexo que ns vamos construir um capital humano, como diz o Guto, qualificado, e uma nao competitiva. O SR. PRESIDENTE (Rafael Picciani) Obrigado, Ricardo. Bom, eu queria agradecer a todos e dizer que, havendo outras perguntas, os formulrios sero encaminhados aos palestrantes e o grupo do Cerimonial est disposio para receber esses questionamentos e encaminh-los. Eu gostaria de parabenizar o Departamento de Comunicao e Cultura da Alerj pela belssima iniciativa; o Frum Permanente de Desenvolvimento Econmico da Alerj, Frum Roberto Marinho, na figura da Geiza. Quero agradecer Secretaria de Desenvolvimento Econmico e, com isso, simbolizar a parceria do governo do Estado neste evento. Agradecemos ao sistema Firjan o apoio e suporte; aos designers; aos demais convidados e participantes, Guto, Roberto, Dulce, todos que certamente representam um divisor de guas na indstria criativa. Eu sou um aprendiz neste Parlamento, meu 1 mandato, mas dedico entusiasmo ao meu mandato e esse entusiasmo aumenta com esse belssimo momento que o Estado do Rio de Janeiro vive, em todos os segmentos. Tenho certeza de que o design no ficar fora desse momento, desse campo de oportunidades que vivemos.
____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

ASSEMBLIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA E DEBATES Espero, sim, que nossos produtos possam agregar valor, permitam gerao de renda em todos os segmentos, no s dos produtos a que estamos habituados, como tambm, atravs da formao que o Rio de Janeiro tem oferecido a quem busca essa carreira, o desenvolvimento de novos produtos, de novas tecnologias que marquem, de fato, a capacidade da nossa populao e do nosso Estado de produzir. Quero parabenizar o Presidente desta Casa, Deputado Paulo Melo, que tem aberto as portas do Parlamento para a sociedade, para os setores desenvolvimentistas de nosso Estado, porque tem apoiado todas essas iniciativas. Parabenizo a todos. Espero que o Rio de Janeiro busque, atravs dessa parceria com a Alerj, avanar numa legislao que estimule e proporcione mais segurana e comodidade queles que buscarem esse vis de atuao e, com isso, termos aqui um celeiro de produes. Agradeo a presena de todos e os convido para a abertura da Mostra de designers do Rio de Janeiro, a se realizar no 3 andar desta Casa. Espero que essa seja a primeira de muitas vezes que ns nos encontraremos na Alerj, para avanar e tornar esse trabalho um trabalho permanente no Estado do Rio de Janeiro. Muito obrigado a todos. Boa tarde. Fiquem com Deus. (Palmas)

____________________________________________ A Taquigrafia responsvel pela produo escrita e revisada de sesses plenrias, solenidades, seminrios, conferncias, fruns, reunies de comisses permanentes, especiais e de inqurito, audincias pblicas, reunies da mesa diretora, reunies da corregedoria, conselhos e disponibilizao de textos na internet.

Vous aimerez peut-être aussi