Vous êtes sur la page 1sur 8

O CONFLITO NA VISO DO BEHAVIORISMO: ANLISE DE SITUAO PROBLEMA EM EMPRESA DE JORNALISMO

Antonio Jose de Santana Marise Vilas Boas dos Santos Ozaila Matos dos Santos Almeida Priscila Leite Primo de Carvalho

INTRODUO

No mundo contemporneo as organizaes necessitam de pessoas capacitadas, objetivos concretos e solues imediatas. Os melhores cases de sucessos so analisados a partir da perspectiva do comportamento de seus lderes, e da capacidade de obter a cooperao dos seus liderados. Nessa busca por resultados e alta performance, manter o relacionamento interpessoal e os interesses individuais convergentes para os organizacionais primordial. As estratgias organizacionais esto cada vez mais voltadas para o desenvolvimento cognitivo das pessoas, atravs de tcnicas aplicadas de T&D e transformao do conhecimento tcito em explicito, num eterno sistema de feedback. O profissional de recursos humanos, no mais o administrador e sim o psiclogo que estuda o comportamento, aprimora tcnicas de relacionamento nas organizaes atravs kda criao e ou manipulao do ambiente ideal. Todavia, para se falar do comportamento nas organizaes, se faz necessrio entender como se deu sua introduo as teorias administrativas. E a partir desse contexto que se pretende desenvolver esse artigo.

BEHAVIORISMO E A ADMINISTRAO: INTRODUO A administrao foi fundamentada como teoria cientfica a partir dos postulados de vrios estudiosos do trabalho nas indstrias do incio do sculo XX. Frederick W. Taylor, engenheiro, ao estudar os movimentos repetitivos dos seus funcionrios e a partir da repetio, dividir as tarefas por sequncia lgica de movimento, fundou as bases da administrao cientfica. J para Fayol a boa organizao de uma empresa a condio indispensvel para que todo processo

de racionalizao tenha bons resultados, (MOTTA; VASCONCELOS, 2006, p.30). Sua percepo abrangia todos os setores inclusive os recursos humanos e sua obteno, as idias centrais so: A diviso do trabalho para melhor eficincia; Diviso de departamentos por semelhanas de tarefas afim da eficincia da empresa; Nmero reduzido de subordinados por superviso e uma alta direo para centralizao das decises, dessa forma obtendo um maior controle sobre todos os nveis da empresa e produo.

atravs da Escola de Relaes Humanas, iniciada atravs dos estudos de Hawthorne, em 1927, que pesquisadores e cientistas, dirigiam seus propsitos para o estudo da condio do trabalho humano, e a interferncia que o meio ambiente exerce sobre as produtividades destes. Os experimentos sobre os efeitos da luz sobre os operrios tiveram os seguintes resultados: A produtividade dos trabalhadores era determinada por comportamentos informais do grupo Os padres e normas informais dos grupos de trabalhadores so influenciados por sua cultura e hbitos prprios de sua socializao. Quando h conflito entre regra de trabalho e padres informais estabelecidos pelo grupo, a tendncia diminuir o ritmo da produtividade. (MOTTA; VASCONCELOS, 2006)

A partir do exposto fcil compreender que a evoluo do pensamento sobre o homem no trabalho, seria tendenciado para o estudo do comportamento e de suas motivaes, abrindo dessa maneiras as portas para que o estudo da mente, do aprendizado e do comportamento (em especial a teoria behaviorista) pela psicologia adentrasse a administrao, mudando sua maneira de ver e tratar as pessoas no ambiente de trabalho para o alcance de uma melhor produtividade. Segundo Chiavenato (1997) "A teoria Behaviorista da Administrao no deve ser confundida com a Escola Behaviorista que se desenvolveu na Psicologia a partir dos trabalhos de Watson." Este afirma que a psicologia objetiva de Watson, tornou prtica a viso do comportamento das pessoas no trabalho, pois saiu do subjetivismo para uma experimentao mais segura e mensurvel. A abordagem behaviorista surge como perspectiva de sintetizar, a teoria da organizao formal com foco nas relaes humanas em seu ambiente.

Fundamenta especificamente no estudo das motivaes humanas, aplicando um conceito de que necessrio conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano, e a partir da utilizar a motivao, como elemento agregador de resultados tanto para as organizaes, como para o homem vido de reconhecimento e mritos por seu trabalho. Tanto a teoria da motivao de Maslow (1954), quanto os fatores higinicos de Herzberg (1966), influencia a teoria behaviorista da administrao, justificando as motivaes humanas para o trabalho, como segue:
As necessidades humanas esto organizadas em nveis, numa hierarquia e importncia de influenciao, Maslow (1954) H dois Fatores que orientam o comportamento das pessoas: a satisfao e a no-satisfao (frustao) das necessidades humanas bsicas. Herzberg (1966)

Como podemos perceber mesmo explicando os fatores que conduzem o homem ao trabalho, ambos Maslow e Herzberg, concordam com a satisfao, que um sentimento de alguma necessidade atendida. Traduzir essas necessidades para atingimento de um padro comportamental organizacional o que se prope Cooperativismo nas organizaes, defendido pelos behavioristas, por fazer a organizao alcanar seus objetivos, se as pessoas nela envolvidas tambm coordenem seus esforos afins de que objetivo seja alcanado pelo grupo e em favor da coletividade. Dessa forma, fazer convergir os interesses pessoais para os organizacionais um dilema que muitos estudiosos j propuseram sanar, todavia, antes se faz necessrio, entender os conflitos na organizao e dissolvlos atravs da prtica harmoniosa ou coercitiva da administrao legal. O BEHAVIORISMO COMPORTAMENTO COMO ESTUDO PSICOLGICO DO

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano Jon B. Watson, em artigo publicado em 1913, apresentava o ttulo Psicologia: como os behavioristas a vem. O temo ingls behavior significa comportamento. Certos estmulos levam o organismo a dar determinadas respostas e isso ocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditrios e pela formao de hbitos. Hoje, no se entende comportamento como uma ao isolada de um sujeito, mas sim, como uma interao entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece. Portanto, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaes entre o indivduo e o ambiente (suas respostas) e o ambiente (as estimulaes).

Im.1 - Interaes humanas pelo Behaviorismo. Fonte: autoria prpia

Os psiclogos desta abordagem chegam aos termos resposta e estimulo para se referirem quilo que o organismo faz s variveis ambientais que integram com o sujeito. Quando um comportamento seguido da apresentao de um reforo positivo ou negativo, aquela resposta tem maior probabilidade de se repetir com a mesma funo; do mesmo modo, quando o comportamento seguido por uma punio (positiva ou negativa), a resposta tem menor probabilidade de ocorrer posteriormente. Assim, qualquer modificao orgnica resultante de um estmulo do meio-ambiente pode provocar as manifestaes do comportamento. a partir desse contexto do estudo do comportamento organizacional pela corrente behaviorista que iremos analisar o Case de conflito organizacional em Empresa X de Jornalismo, mas antes devemos entender o que conflito e suas implicaes no ambiente organizacional. O CONFLITO: UMA VISO EM MBITO ORGANIZACIONAL As relaes interpessoais desenvolvem-se no processo de interao entre os indivduos. Em ambientes de trabalho, compartilhados por duas ou mais pessoas, existem atividades pr-determinadas a serem executadas e conseqentemente interaes e sentimentos, tais como comunicao, cooperao, respeito e amizade (MOSCOVICI, 2001). O conflito considerado as divergncias de percepo e idias, as pessoas se colocam em posio opostas, caracterizando um cenrio de conflito. As situaes de conflito so componentes inevitveis e necessrias para existncia dos grupos. O conflito, em si, no considerado algo patolgico nem destrutivo, mas pode trazer conseqncias funcionais e disfuncionais, dependendo de sua intensidade, de seu estgio de evoluo, do contexto e da forma como tratado.

De acordo com Chiavenato (200,p.365), os conflitos organizacionais significa experincia de idias, sentimentos, atitudes ou interesses antagnicos e colidentes que podem se chocar. Muito tem se falado sobre a valorizao do ser humano, a preocupao em manter sua qualidade de vida e sobre sua motivao no ambiente de trabalho. Aspectos como estmulo ao raciocnio, criatividade de lidar com sentimentos e suas emoes tambm tm sido abordados. Esses fatores realmente fazem a diferena no ambiente organizacional, pois o trabalho a forma como o homem interage e transforma os ambientes, assegurando sua sobrevivncia e o estabelecimento das relaes interpessoais, que contribuem para formao e o reforo de sua identidade, e estimulam o senso de colaborao. Devemos considerar que cada pessoa tem uma histria de vida, carrega sua prpria personalidade, tem particularidades e sua maneira de pensar a vida e, nesse sentido, o trabalho tambm visto de forma especial. H pessoas dispostas a ouvir, outras nem tanto; h pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras no esto preocupadas. Enfim, as pessoas sempre tm objetivos diferenciados, e muitas vezes priorizam o que melhor lhes convm, entrando em conflito com quem convivem ou com a empresa em que atuam.

No importa quo motivado um colaborador esteja o seu desempenho sofrer se no houver um ambiente de trabalho que lhe d suporte.

Por isso, entendemos que o conflito gerado pelas percepes divergentes sobre um mesmo assunto e pela necessidade de satisfao do ego. Um ou outro indivduo sempre quer ter a razo ou ser privilegiado. Dessa forma passaremos a uma anlise prtica atravs do case da empresa X de Jornalismo que segue. CASE: O CONFLITO NA EMPRESA X DE JORNALISMO Numa empresa jornalstica, o Departamento de Redao procura reter os originais, os clichs e o noticirio o maior tempo possvel, enquanto o Departamento de Impresso quer esse material o mais breve possvel. Se este se demorar, no vai agradar ao servio de distribuio que, por sua vez, quer os jornais o mais rpido possvel nas bancas. De outro lado, o Departamento Administrativo no entende as facilidades do Departamento de artes e de Redao.

Im.2 - O conflito entre as reas de apoio na Empresa X de Jornalismo Fonte: autoria prpia

Esse conflito reflete a necessidade da empresa em alcanar resultados financeiros, atravs do seguimento de sua viso que entregar jornais at as 06:30h da manh, com qualidade e a preo acessvel. Embora as palavras tempo e qualidade sejam para muitos antagnicos, elas refletem a necessidade de uma sociedade cada vez mais dinmica, aonde as notcias chegam numa velocidade como nunca antes apresentada atravs de outras mdias como televiso, rdio, internet e celular. Portanto, estar adequado a essas realidades de concorrncia o maior desafio para empresas de Jornalismo: chegar na frente e dar o furo de notcias. Essas divergncias podem-se avolumar at um montante tal que cria impasse na empresa. Pesquisas revelam que o descontentamento e a competio dos grupos, uma vez iniciados, tendem a se estabilizar. Enquanto que o comportamento cooperativo fica sempre instvel. Est sujeito a desarmonia. O mais leve sinal ou suspeita de desconfiana, ou coisa parecida, pode fazer desaparecer a cooperao. Para que dois grupos trabalhem cooperativamente preciso haver um objeto relevante e superior, que no pode ser alcanado por um s dos grupos, isoladamente. Hoje em dia, com equipes cada vez mais enxutas, extremamente comum trabalhar em um ambiente no qual a presso faz parte do cotidiano. Existem pessoas que lidam muito bem com o fato de estar pressionadas, e outras, acabam se prejudicando tanto no pessoal como no profissional. O equilbrio ideal est no equilbrio global de todos os setores da vida de cada individuo. Os funcionrios hoje reclamam cada vez mais que a linha entre o tempo de trabalho e de no-trabalho tem se tornado imperceptvel, criando conflitos pessoais e stress. Alcanar a qualidade de vida o grande anseio do ser humano, que busca tudo que possa proporcionar maior bem estar e o equilbrio fsico, psquico e social, uma regra para se obter uma vida mais satisfatria. Profissionais de diversos segmentos dedicam-se a arte de descobrir novas formas e maneiras de obterem-se estes anseios. 6

Como soluo para o conflito a empresa procurou por apoio de uma empresa de consultoria que segue a corrente do behaviorismo e esta implantou duas novas diretrizes de T&D na empresa: 1. Treinamento de administrao do tempo para todos os funcionrios e monitoria do tempo de execuo do trabalho por um supervisor do tempo. A funo desse funcionrio lembrar o prazo de cada atividade para a Redao, a impresso e distribuio, e em casos extremos de no atingimento, negociar prazos com a gerncia, ou partir para o segundo plano de divulgao do jornal. 2. Instituiu uma campanha motivacional e de relacionamento entre as reas voltadas para o comportamento adequado. Onde voc meu cliente e eu preciso de voc. As reas internas passam a tratar o outro como cliente e a interagir de maneira respeitosa nos prazos. CONCLUSO

O behaviorismo nos traz a idia clara sobre o que e o que causa o comportamento. Atravs dele podemos afirmar que o comportamento pode ser controlado, se um ambiente de trabalho for agradvel lgico que o individuo se sentir bem, mais se no for pode-se melhorar o ambiente. O behaviorismo acusado de enxergar a prtica administrativa a partir dos objetivos dos dirigentes da empresa, mas o objetivo do administrador sempre manter um bom relacionamento com seus funcionrios, ele ter que tornar seu ambiente de trabalho agradvel para que ambos se sintam vontade para exercer suas funes com prazer. Portanto, estudar o comportamento nas organizaes pode corroborar com prticas que elevem o desempenho de seus funcionrios, promovendo o equilbrio entre necessidade e objetivo, estimulado pelo relacionamento e a interao entre as prticas pedaggicas organizacionais (os treinamentos e a maneira como a organizao aprende) e seu fim-objetivo de sobreviver ao longo dos tempos.

REFERNCIAS BRUNETTA, Ndia Relaes Interpessoais: Recursos Humanos/ Ndia Brunetta, Regiane ribeiro.- So Paulo: Peason Education do Brasil. 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Introduo a Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Makron Books, 1997. MOTTA, Fernando C. Prestes. VASCONCELOS, Isabella F. Gouveia de. Teoria geral da administrao. 3 ed. rev. So Paulo - SP. CENAGE Learning. 2006 TELES, Antnio Xavier, Psicologia Moderna. 19 ed. - So Paulo, Ed. tica, 1979.

Vous aimerez peut-être aussi