Vous êtes sur la page 1sur 69

Estudo dos Mercados e analise tcnica

6 de Novembro de 2004 por JacSilva

A anlise tcnica ou anlise grfica, de maneira resumida, uma abordagem que utiliza grficos como ferramenta principal para determinar o melhor momento (e preo) para comprar e vender activos. Em complemento utilizao de grficos, a anlise tcnica inclui tambm uma srie de teorias sobre como acontecem os movimentos do mercado.

Um pouco de histria
As origens da anlise tcnica moderna esto nos trabalhos de Charles Dow no incio do sculo XX. Dow junto com Edward D. Jones publicava um informativo financeiro que mais tarde seria o "The Wall Street Journal". Atravs do jornal, Dow apresentava suas observaes sobre o comportamento do mercado. O conjunto desses textos seria posteriormente reunido, gerando o que pode ser considerado o incio da anlise tcnica: a teoria de Dow.

Anlise Tcnica x Anlise Fundamental


Analise fundamental

Tenta medir o valor intrnseco de um activo, ou seja determinar um valor adequado que reflicta a situao da empresa no presente e as expectativas futuras. O valor intrnseco inclui factores difceis de quantificar como posicionamento da empresa no mercado. Anlise fundamental estuda as questes relativas economia e perspectivas do segmento a que pertence a empresa. Avalia como ocorre o gerenciamento da empresa.

Anlise tcnica

Utiliza os grficos na busca de padres. Visualiza a aco dos componentes emocionais presentes no mercado. Analisa as tendncias e busca determinar alvos (at onde os preos se podem movimentar).

As anlises tm por objectivo determinar o que comprar/vender quando comprar/vender. Contudo, utilizam abordagens claramente diferentes para atingir esse objectivo.

Importncia da anlise tcnica


A anlise tcnica funciona porque o mercado corresponde soma dos desejos, medos e expectativas das pessoas. O valor de um activo reflecte o encontro entre os que acreditam que o activo ir se valorizar (compra) versus aqueles que pensam o contrrio (venda). Essas manifestaes aparecem nos grficos. As pessoas lembram-se dos valores em que ganharam ou perderam dinheiro. Dessa maneira, comea a formao de zonas de preos difceis de ultrapassar, so as chamadas regies de suporte e resistncia como veremos ao longo deste estudo. De modo semelhante, as tendncias so formadas e a anlise tcnica oferece ferramentas que possibilitam medir a fora da tendncia e mesmo sua provvel extenso. Outro factor importante a crescente popularidade da anlise tcnica. Conforme ela ganha mais adeptos, mais pessoas passam a utilizar suas teorias e a perceber, simultaneamente, padres de compra e venda, o que acaba por impulsionar o movimento de preo. No podemos esquecer ainda o dinamismo da anlise tcnica. Durante o dia surgem diversas oportunidades de negcios, pois o mercado se repete e os mesmos padres que uma pessoa

observa em um grfico de nvel dirio pode aparecer diversas vezes ao longo de uma nica sesso. Existem diversos tipos de grficos e consequentemente diversas maneiras de representar o que aconteceu na sesso. importante que voc entenda como so formados os smbolos que formam os grficos, pois esses smbolos so a prpria linguagem do mercado.

Grfico de barras
O grfico de barras um dos tipos mais populares na anlise tcnica. Confome pode ser visto na figura ele utiliza o valor de abertura, mximo, mnimo e de fecho.

A barra oferece uma srie de informaes sobre o que acontece na sesso. O segmento de recta para a esquerda a abertura, ou seja, o valor do primeiro negcio que ocorreu no dia. O segmento para a direita o valor de fecho, representando o preo do ltimo negcio. O ponto mais alto da barra coincide com o preo mximo praticado, enquanto que a extremidade inferior corresponde ao preo mnimo. O tamanho da barra (distncia entre o mximo e o mnimo) nos oferece alguns dados, mostrando um pouco sobre como foi a batalha entre compradores e vendedores. Uma barra pequena ou mdia, normalmente, demonstra um mercado calmo, sem grandes conflitos. Mas, o que uma barra pequena? Que tamanho uma barra mdia? Isso depende do mercado/activo, o que se faz analisar o tamanho da barra em relao ao tamanho mdio das outras barras do grfico, se, por exemplo, for metade do tamanho da maioria, com certeza estamos a falar de uma barra pequena. O mesmo raciocnio vlido para identificar barras grandes, a interpretao, entretanto, completamente oposta. Barras grandes normalmente so um sinal de mercado voltil, com os preos variando fortemente durante o dia. Em sesses desse tipo, surgem vrias oportunidades de negcios (e algumas armadilhas tambm).

Conhecendo o Grfico de Candles

O Grfico de candles, tambm chamado grfico de velas ou candelabro japons popularizou-se na dcada de 90 com os trabalhos de Steven Nison, autor do famoso livro Japanese Candlestick Charting Techniques. Tambm utiliza as informaes de preo mximo, mnimo, abertura e fecho para o desenho do smbolo.

O grfico de candles composto por duas partes: corpo e sombras. O corpo a parte entre a abertura e o fecho (parte mais alargada da figura acima), caso a abertura tenha sido inferior ao fecho (um dia de alta) o corpo recebe, por exemplo, a cor branca. Se o fecho foi menor que a abertura (um dia de queda) o corpo recebe outra cor, preto por exemplo. Assim, como pode ser visto na figura, em um dia de alta a abertura delimita a parte inferior do corpo candle e em um dia de queda o contrrio. Existe uma classe de candles, contudo, que no possuem corpo so os chamados doji. Um doji formado quando a abertura e fecho coincidem. Exemplo:

As sombras, de maneira semelhante ao grfico de barras, so traos que mostram os valores mximo e mnimo que os preos alcanaram. Vale ressaltar que um candle pode no ter sobra inferior ou superior, para isso basta que a abertura/fecho seja no exacto valor da mnima/mximo. Por exemplo:

Em grficos de candles podem ser utilizados todos os preceitos da teoria de Dow e padres clssicos que veremos a seguir. Alm disso, os candles introduzem um novo conjunto de padres que ser assunto tratado neste programa. Um representado com candles abaixo:

Periodicidade dos Grficos


Os grficos podem ter diferentes periodicidades, ou seja, no precisam, necessariamente, representar 1 dia de prego. Os grficos em nvel de dias mais comuns so:

Dirio: Representando 1 sesso Semanal: Uma barra ou candle representando todos as sesses da semana. Mensal: Uma barra ou candle representando todos as sesses do ms. Anual: Uma barra ou candle por ano.

Uma outra classe, so os que mostram o que aconteceu durante a sesso, so os grficos intraday (tambm chamados intradia). Em um grfico intraday o intervalo utilizado corresponde, normalmente, a alguns minutos. Os mais comuns: 1, 5, 15, 30 e 60 minutos. A maneira como o smbolo desenhado exactamente a mesma que no caso de uma barra ou candle de 1 prego. Vamos pegar como exemplo um grfico semanal, cada semana ser representada por um nico smbolo, assim, o valor de mnimo ser o menor entre todos os preos praticados na semana, enquanto que o valor mximo ser o maior preo negociado no mesmo perodo. A abertura, nesse caso, ser a abertura do primeiro dia de prego da semana (segundafeira em nosso exemplo) e o fecho o valor de encerramento da sexta-feira. O mesmo ocorre para os grficos intraday. Em um grfico de 15 minutos o primeiro e ltimo minuto do intervalo (digamos entre 15:01 e 15:15) so a abertura e o fecho, enquanto que o mximo/mnimo entre os minutos desse intervalo ser o mximo/mnimo do smbolo. Um ponto importante que as tcnicas de anlises so vlidas em qualquer tempo grfico. As teorias so sempre vlidas quando a formao do preo livre (oferta x demanda), o que acontece algumas vezes que certas tcnicas se adaptam melhor a determinados perodos que outras. A teoria de Dow uma das principais bases da anlise grfica. A teoria composta por alguns princpios bsicos que estudaremos a seguir.

Princpio 1: Os ndices Descontam Tudo


Os ndices representam a aco conjunta de inmeros investidores, desde os melhores informados (que contam com as melhores informaes e previses) at os muito inexperientes. As variaes dirias dos preos de um ndice, portanto, j tm includas (descontadas) no seu valor os eventos que iro acontecer e que so desconhecidos pela maioria dos investidores.

Dessa forma, todo o factor que afecta a relao de oferta/demanda est reflectida no preo do mercado. Entretanto, existem os eventos que so imprevisveis e que as pessoas no tm como saber, como calamidades naturais, catstrofes como os atentados nas torres americanas, etc. Esses so os chamados "actos divinos" , quando acontecem podem gerar fortes oscilaes iniciais, mas acabam sendo absorvidos pelo mercado. Resumo do Princpio:

Todo o factor que afecta a oferta x demanda est reflectido no ndice. O ndice j possui em seu valor (j descontou) eventos futuros que a imensa maioria no conhece. Acontecimentos completamente inesperados so rapidamente avaliados e seus possveis efeitos absorvidos.

Princpio 2: As Trs Tendncias do Mercado


O segundo princpio de Dow afirma que o mercado possui trs tendncias de movimento: primria, secundria e terciria. A tendncia primria a tendncia principal de um mercado. um movimento longo que pode ser de alta ou de baixa e que leva a uma grande valorizao ou desvalorizao dos activos. No existem regras matemticas exactas para definir o tempo de durao das tendncias, entretanto, as tendncias primrias duram aproximadamente de 1 a 2 anos. Na figura abaixo, as linhas verticais esto fazendo uma separao entre trs tendncias primrias no ndice

Uma tendncia primria no se movimenta em linha recta. Ao observarmos o mercado (como no grfico acima) percebermos que o movimento acontece como um ziguezague. Em um mercado de alta, aps um impulso para cima que forma um novo topo (mais alto que o anterior), temos uma correco que forma um novo fundo (tambm mais alto que o fundo anterior). Em uma tendncia de baixa o oposto acontece, aps uma queda que forma um fundo mais baixo, acontece uma reaco que cria um topo mais baixo. O conjunto desses impulsos e correces dentro de uma tendncia primria so as chamadas tendncias secundrias. Uma tendncia secundria dura de 3 semanas a alguns meses e pode corrigir at dois teros da tendncia primria que ela faz parte. As tendncias tercirias fazem parte das secundrias. So movimentos menores de, em mdia, at 3 semanas. Elas se comportam em relao s tendncias secundrias da mesma maneira que as secundrias em relao s primrias. Quando estamos analisando o mercado interessante classificar as tendncias do movimento actual, assim, podemos avaliar melhor as aces a serem tomadas dentro de nossa estratgia operacional.

Princpio 3: As Trs Fases dos Movimentos


Dow fez uma srie de observaes sobre os movimentos de preos, tanto de alta como de baixa, caracterizando aspectos psicolgicos marcantes de cada fase: Fases do Mercado de Alta

Fase 1: No incio da alta o mercado comea a ser propulsionado por investidores mais qualificados, que percebem logo que novos ventos esto soprando. Enquanto isso, a maioria ainda acredita que o pior ainda est por vir, o que permite aos investidores de elite comprarem papis muito baratos. As notcias apresentadas pela mdia reflectem as expectativas negativas da maioria. Fase 2: A segunda parte uma acelerao mais acentuada do movimento. A presso compradora aumenta bastante. Fase 3: A terceira fase marcada por grandes altas. Os participantes do mercado, de maneira geral, esto cada vez mais seguros de seus lucros e os investidores mais bem preparados comeam a vender suas posies. A grande massa de investidores est em clima de euforia que se realimenta diariamente nos noticirios. Est aberta a possibilidade para a fase 1 do mercado de baixa.

Fases do Mercado de Baixa

Fase 1: Nesta fase os profissionais e investidores de elite vendem seus activos, iniciando a retraco. Fase 2: uma etapa marcada por um grande nervosismo, os investidores percebem o equvoco e tentam se desfazer de suas posies. Fase 3: Com as grandes perdas e activos muito desvalorizados a presso vendedora se dissipa, oportunidades para uma nova alta comeam a surgir.

Princpio 4: O Princpio da Confirmao


O princpio da confirmao afirma que para uma reverso de tendncia ou rompimento de nvel de suporte/resistncia (suportes e resistncias sero melhor explicados nos captulos seguintes) ser vlido, o facto deve ocorrer em dois ndices de composies distintas. Assim, um ndice confirma o outro, demonstrando que no se trata de uma oscilao temporria do movimento.

Para ilustrar o princpio da confirmao suponha dois ndices (A e B) de composies diferentes, mas que se comportam de maneira semelhante. O ndice A, durante uma alta, vence a zona de presso vendedora (a linha de resistncia) e parece seguir com fora em sua tendncia. O ndice B, entretanto, ao chegar pela primeira vez na linha de resistncia no consegue o rompimento da mesma forma que A. Um investidor que analisa o mercado apenas a partir do ponto de vista do ndice A pode concluir que existem boas oportunidade de compra logo aps o rompimento. Contudo, o que acontece uma retraco, pois o mercado no estava to forte como demonstrou a falha de rompimento por parte de B.

Essa a essncia do princpio da confirmao. Dois ndices so usados para que um pronuncie uma "segunda opinio" sobre o outro, de modo a validar o que est acontecendo ou indicar uma armadilha.

Princpio 5: Volume Deve Confirmar a Tendncia


Este princpio bastante simples, na teoria de Dow o volume est relacionado com as tendncias da seguinte maneira: Tendncia de Alta: Em uma tendncia principal de alta esperado que o volume aumente com a valorizao dos activos e diminua nas reaces de desvalorizao. Tendncia de Baixa: Em uma tendncia principal de baixa esperado que o volume aumente com a desvalorizao dos activos e diminua nas reaces de valorizao.

Princpio 6: A Tendncia Continua At Surgir um Sinal Definitivo de que Houve Reverso


Embora parea bvio, este princpio importante. O mercado no vai cair apenas porque atingiu um nvel "alto demais" ou subir porque "j caiu demais". Uma das tcnicas mais simples utilizadas a identificao de falhas ao formar um topo mais alto (em uma tendncia de alta) ou um fundo mais baixo (em uma tendncia de baixa). O investidor deve possuir uma metodologia de identificao de pontos de entrada e sada, existem uma srie de ferramentas de anlise tcnica que ajudam nessas decises. Neste e em outros estudos e artigos voc aprender sobre padres clssicos, candles, indicadores e muitas outras armas da analise grfica.

Para Saber Mais


Neste captulo vimos os princpios que formam a Teoria de Dow. So informaes importantes que com certeza vo ajudar muito em sua estratgia operacional. Se voc deseja saber mais, trs bons livros so: The Dow Theory de Robert Rhea, Technical Analysis of Stock Trends de Robert D. Edwards e John Magee e Techical Analysis Explained de Martin Pring.

Suportes e Resistncias
Suportes e resistncias, de maneira simples, so zonas de preos nas quais o movimento actual do mercado tem grandes chances de parar e reverter. Definies:

Suporte: Regio na qual o interesse de comprar grande, superando a presso vendedora, o movimento de queda tende a parar. Resistncia: Regio na qual o interesse de vender grande, superando a presso compradora, o movimento altista tende a parar.

No existe nada de mgico com suportes e resistncias o que existe oferta versus demanda e psicologia humana. Em uma alta, conforme os preos aumentam, os activos vo ficando naturalmente mais caros e menos compradores vo estar disponveis a pagar determinado preo. Os vendedores, pelo contrrio, vo querer vender como nunca nesses novos valores, aumentando a oferta e contribuindo para o incio da desvalorizao (queda). Podemos ver no grfico abaixo que o mercado subia at atingir um nvel de preos no qual ele parou (resistncia). Depois de encontrar a resistncia, o mercado corrigiu caindo um pouco, mas voltou a subir a alcanou a resistncia novamente, ponto no qual reverteu para uma tendncia de queda maior.

Em uma baixa o contrrio acontece, os activos tornam-se mais baratos e a demanda pelos papis comea a aumentar. Os vendedores, j no acham os preos to atractivos, diminuindo a oferta. Est aberto o caminho para a valorizao (alta). Abaixo temos um exemplo de suporte no ndice , note que o mercado vinha em queda at chegar ao valor de 15.780 pontos. A partir desse nvel, a fora compradora aumentou e a queda parou. O mercado reagiu, mas voltou a cair at a linha de suporte mais duas vezes at reverter para uma tendncia de alta de maior intensidade.

O Componente Psicolgico
Que outros factores ajudam a definir um certo preo como suporte ou resistncia? A resposta simples: memria. As pessoas lembram-se dos valores que compraram ou venderam e ganharam dinheiro, lembram-se tambm dos preos em que perderam e das emoes boas e ms sentidas durante esses eventos. Logo, o somatrio desse histrico de lembranas um dos factores que contribui para a formao dessas zonas de bloqueio.

Negociando com a Ajuda de Suporte e Resistncia


A regra para negociar usando suportes e resistncias parece simples: comprar no suporte e vender na resistncia. Essa regra sem sofisticao, mas objectiva pode tornar um investidor extremamente bem sucedido se ele conhecer o mercado e tiver uma boa metodologia de operao. Para isso o investidor deve saber que, muitas vezes ocorre o rompimento dos nveis de suporte e resistncia, sendo importante contar com estratgias para proteco do capital e tambm para aproveitar esses acontecimentos. Nesse contexto um ponto relevante a fora do suporte e resistncia. Quanto mais vezes o mercado "bater e voltar" na linha, mais forte a confiabilidade da barreira de preos. Aprenderemos a seguir um outro conceito importante relacionado com zonas de suporte e resistncia que ajuda muito em nossas estratgias de investimentos: o Princpio da Inverso.

O Princpio da Inverso
O Princpio da Inverso (tambm chamado de Princpio da Mudana de Polaridade) pode ser aplicado em suportes, resistncias e linhas de tendncia (tema a seguir). Como o nome sugere, o princpio est relacionado com a inverso de papis, ou seja, uma resistncia passa a funcionar como suporte e vice-versa. De maneira simples, suponha que determinada regio de preos uma resistncia. Se essa regio for rompida, ela tende a tornar-se uma zona de maior presso compradora, ou seja, um suporte. O raciocnio oposto tambm vlido, se uma regio de suporte for perdida, ela poder passar a ser uma resistncia. Analisemos o exemplo abaixo no ndice

A linha azul , inicialmente, um suporte, tendo funcionado diversas vezes como um local de reaco do mercado. Entretanto, o suporte acabou por ser rompido transformando-se em uma linha de resistncia. Trata-se do princpio da inverso agindo.

Linhas de Tendncia
Conforme mostrado anteriormente, o mercado no se movimenta em linha recta, mas com impulsos e correces com a aparncia de um ziguezague. As tendncias, sejam elas de alta ou de baixa desenvolvem-se de acordo com esses formatos.

O interessante sobre tendncias (mesmo as de curta durao) que a anlise tcnica fornece ferramentas para identificao de pontos de compra e venda. Para isso traamos as linhas de tendncia.

Traando a Linha de Tendncia de Alta


Para traar uma linha de tendncia de alta ligamos os pontos inferiores da srie de preos em elevao. A linha formada pela unio desses fundos tende a ser uma linha de suporte.

Traando a Linha de Tendncia de Baixa


Para traar a linha de tendncia de baixa ligamos os pontos superiores do movimento de preos em queda. A linha formada pela unio desses topos tende a ser uma linha de resistncia.

Negociando com Linhas de Tendncia


Como voc pode perceber as linhas de tendncia oferecem ptimos avisos. Em uma tendncia de alta, a linha de suporte formada pode sugerir boas oportunidades de compra. De maneira semelhante, ao se aproximar da linha de resistncia esteja preparado para sinais de venda. Outras caractersticas importantes so:

Assim como suportes e resistncias, quanto mais a linha for testada e resistir dando incio a novas reaces do mercado na direco contrria, mais forte ela . O Princpio da Inverso tambm vlido para linhas de tendncia

Outro ponto que temos de abordar a questo do volume. Em uma tendncia de alta o volume normalmente cresce medida que os preos sobem, afastando-se da linha de tendncia e decresce quando retornam a ela, em uma tendncia de baixa o volume aumenta medida que os preos caem, afastando-se da linha de tendncia e diminuem quando retornam a ela.

Alguns Exemplos

10

Nosso primeiro exemplo mostra uma linha de tendncia de alta

Observe como a linha foi uma regio de reaco por diversas vezes at seu rompimento definitivo. As linhas de tendncias de alta, muitas vezes, recebem a denominao abreviada de LTA. O grfico abaixo, tambm ilustra a utilizao de uma linha de tendncia de baixa (ou LTB):

O Poder dos Canais


Diversas vezes os preos flutuam dentro de canais, ou seja, concentram-se entre duas linhas de tendncia paralelas, uma funcionando como suporte e outra como resistncia. Essas linhas podem ser inclinadas ou horizontais conforme ilustrado na figura abaixo:

11

Uma vantagem dos canais sobre as linhas de tendncia que eles oferecem um ponto de entrada e um ponto de sada (os dois limites do canal). Um canal pode ser:

Horizontal Ascendente Descendente

O exemplo a seguir mostra um canal ascendente note que a regio inferior gerou bons pontos de compra, enquanto que a linha superior foi um ptimo alvo de preos, servindo como nvel de sada (venda).

importante enfatizar que quanto maior o tempo de durao do canal mais importante ele , contudo, como todas as formaes grficas uma hora ele ser rompido. O canal uma das tcnicas mais simples e importantes que existem, deve ser preferencialmente utilizado em conjunto com outras ferramentas tcnicas tornando-se uma arma valiosa em sua estratgia operacional.

Padres - O mercado se repete


Atravs dos anos os analistas tm realizados diversos estudos sobre os grficos e suas formaes. Dessa forma, foram identificados e classificados padres que surgem repetidamente ao longo do tempo. A explicao para a existncia de padres est relacionada ao fato de compradores e vendedores agirem de acordo com suas crenas e impulsos, tomando decises de acordo com o momento. Acontece que no mercado as circunstncias esto sempre se repetindo, levando as foras de oferta e procura representadas pelos investidores a repetirem suas decises. Nos prximos captulos, iremos estudar os seguintes padres:

Ombro-Cabea-Ombro (H&S) Tringulos

12

Topos e Fundos Duplos e Triplos Rectngulos Bandeiras e Flmulas

Ombro-Cabea-Ombro (H&S)
O ombro-cabea-ombro um dos mais importantes padres de reverso de tendncia. Vamos utilizar a figura abaixo para analisar sua formao e seus componentes.

O padro lembra, de fato, os ombros e cabea de uma pessoa. O mercado forma um primeiro topo (ombro) e retorna a linha base que ser chamada de linha de pescoo. Desse ponto, uma alta acontece superando o topo anterior e formando a cabea, at esse momento o mercado sugere a continuao da alta. Os preos, a partir da cabea, retornam uma vez mais at a linha de pescoo e voltam a subir, dando origem ao segundo ombro com tamanho muito semelhante ao primeiro. Est formado o H&S. O volume costuma decrescer conforme o padro vai sendo construdo, elevando-se rapidamente no corte da linha de pescoo.

Negociando com o H&S


Os H&S indicam reverso de tendncia. O padro da figura acima, um H&S de baixa, mas tambm existem H&S de alta como na figura abaixo.

13

Uma das caractersticas mais interessantes do padro cabea e ombros o alvo de preos que a formao sugere. Mede-se a altura da cabea at a linha de pescoo e projecta-se essa mesma altura a partir da linha de pescoo na direco de rompimento. A linha vermelha na figura acima, mostra at onde o H&S sugere que os preos subam. No exemplo a seguir temos um grfico em nvel dirio mostrando um H&S de queda. Note que a linha pontilhada vermelha indica o alvo dos preos.

Tringulos
Tringulos so classificados como padres de continuao de tendncia, eles se formam quando a flutuao dos preos comea a atingir amplitudes cada vez menores conforme o tempo passa. Existem trs tipos bsicos de tringulos: ascendentes, descendentes e simtricos. No comeo de sua formao o tringulo est em seu ponto mais largo, medida que o tempo passa os preos passam a oscilar entre duas linhas: a inferior de suporte e a superior de

14

resistncia. No existe verdade absoluta, mas a tendncia a continuao do movimento actual aps o rompimento, em especial no que se refere a tringulos ascendentes e descendentes.

Tringulo Ascendente
O tringulo ascendente possui o lado superior horizontal e o inferior como uma linha ascendente. O rompimento normalmente indica a continuao da tendncia. Uma das tcnicas para utilizar o tringulo ascendente como instrumento de operao aguardar pelo rompimento da linha horizontal com alto volume, nessa situao os analistas esperam por uma alta de pelo menos a altura do lado mais largo do tringulo.

Tringulo Descendente
O tringulo descendente o inverso, tende a ser um sinal de queda. A linha horizontal fica na parte inferior enquanto que uma linha de tendncia inclinada para baixo se forma. Como no caso ascendente, espera-se que os preos percorram uma distncia equivalente ao tamanho do lado mais largo da formao.

Tringulo Simtrico
No tringulo simtrico os preos mximos e mnimos das flutuaes atingem amplitudes cada vez menores. uma formao tpica de indeciso e a sua tendncia est mais relacionada com a continuao da tendncia corrente do que com reverso.

Outras Caractersticas dos Tringulos

15

Durante a formao do padro os tringulos, geralmente, apresentam diminuio constante do volume, havendo um aumento significativo apenas na regio de corte (rompimento), o que um sinal bastante importante. No que diz respeito a durao do padro, em um nvel dirio, o tringulo demora algo em torno de 3 ou 4 semanas para se formar e raramente mais do que 90 dias. Entretanto, sempre bom ressaltar que essa uma expectativa e no a aco que o mercado vai efectivamente tomar. O tringulo um padro de continuao de tendncia, mas importante lembrar que no necessariamente um tringulo simtrico ou ascendente vai romper para cima e um descendente para baixo. O rompimento pode ser para qualquer direco, o mais importante saber se posicionar de acordo com o movimento posterior.

Bandeiras e Pendes
Bandeiras e pendes so padres muito teis de continuao de tendncia. Elas possuem caractersticas semelhantes:

Um movimento mais forte e objectivo inicial A correco do movimento. Uma retomada do movimento na direco original.

So formaes, em geral, de curta durao (1 a 3 semanas) que surgem com mais frequncia em fases de subidas ou de quedas mais bruscas. O volume durante a formao tende a se reduzir, aumentando novamente no ponto de corte. A diferena fundamental entre uma bandeira e um pendo o formato do padro correctivo da formao. Observe nas figuras abaixo que a bandeira semelhante a um rectngulo (podendo ter inclinao), enquanto que o pendo uma bandeira pontiaguda, lembrando bastante um tringulo.

Bandeira

Pendo

16

Alvo Para os Preos


Como tcnica de clculo de alvo dos preos utilizamos o tamanho do movimento inicial at o incio do padro correctivo (primeira linha vermelha nas figuras acima). Ento, quando acontece o rompimento (geralmente com aumento de volume conforme dito anteriormente) projectamos essa mesma distncia a partir da linha base da bandeira ou flmula (dando origem a segunda linha vermelha). Alguns analistas acreditam que a projeco pode ser feita do ponto mais alto da bandeira ou flmula, entretanto, teramos um alvo optimista nesse caso. Abaixo vemos um exemplo de bandeira. Observe que conforme mencionado, o rectngulo que forma o padro correctivo da bandeira pode ser inclinado.

O que uma Opo?


De maneira simples: Uma opo representa o direito de comprar ou vender um activo a um preo preestabelecido dentro de um determinado prazo. Uma opo no existe sozinha, ela existe ligada a um activo. Isso porque uma opo um derivativo. O activo ao qual uma opo est ligada pode ser um ndice, uma aco, contratos futuros, etc. Os conceitos e exemplos apresentados neste tutorial enfatizam opes ligadas a aces, mas so perfeitamente vlidos para qualquer tipo de activo.

17

Direitos, Deveres e Prazos


O comprador de uma opo tem o direito (no o dever) de exercer a opo no tempo determinado. Exercer significa comprar/vender as aces pelo preo combinado. Caso, por alguma razo, o comprador da opo no realize o exerccio, a opo deixa de existir ao final do prazo. Nesta situao o comprador perdeu o valor previamente pago pela opo, tambm chamado de prmio. O vendedor (tambm chamado de lanador) de uma opo, ao contrrio, tem o dever de cumprir os requisitos estabelecidos em caso de exerccio. Antes de mostrar um exemplo, vamos definir as duas modalidades de opes que existem:

Opo de compra (call option): O comprador tem o direito de comprar o activo dentro do prazo, o vendedor tem a obrigao de vender pelo preo do acordo, no importando o valor actual de mercado. Opo de venda (put option): O comprador tem o direito de vender o activo dentro do prazo, o vendedor tem a obrigao de comprar pelo preo de acordo, no importando o valor actual de mercado.

Preo de Exerccio
O preo de exerccio o preo fixo estipulado para compra ou venda dos activos. Tomemos como exemplo uma opo de compra, se o dono da opo resolver exercer, ele ir pagar o preo de exerccio e o lanador da opo ser obrigado a entregar os activos. Negociar opes significa negociar valores que s sero conhecidos no futuro, assim, pode acontecer em nosso exemplo de o lanador estar tendo de vender a 40,00 activos que esto valendo 80,00 no mercado actual.

Prazo de Exerccio
Tambm chamado de tempo de vencimento ou prazo de expirao. Trata-se do tempo que o comprador da opo tem para realizar o exerccio, aps o final do prazo a opo deixa de existir.

Outros Conceitos Importantes


Para entrarmos de vez no mundo das opes existem outros conceitos e definies que temos de abordar. Primeiramente, em relao modalidade de exerccio uma opo pode ser:

Tipo americana: Este tipo de opo pode ser exercida em qualquer momento dentro de seu prazo de existncia. Tipo europeia: Este tipo de opo permite o exerccio apenas na data de expirao, ou seja, no dia do vencimento.

As opes tipo americanas so as mais comuns e possuem um valor terico normalmente maior, pois oferecem a flexibilidade de realizao do exerccio, a qualquer momento, por parte comprador da opo.

Relao com o Preo de Exerccio


Entre os factores mais importantes que o investidor de opes deve compreender est o relacionamento entre o valor de exerccio de uma opo e o valor de mercado da aco. Temos, neste contexto, trs situaes em que uma opo pode estar localizada. Suponha que uma aco esteja sendo negociada a 30,00, neste caso:

uma opo de compra com valor de exerccio menor que 30,00 classificada como inthe-money. uma opo de compra com valor de exerccio de 30,00 classificada como at-themoney. uma opo de compra com valor de exerccio maior que 30,00 classificada como outof-the-money.

18

Para opes de venda a classificao ao contrrio. A opo, por exemplo, ser in-the-money se o valor de exerccio for maior que 30,00. Mas, por que essa taxonomia importante? Como veremos adiante, de acordo com a situao da opo, factores relacionados com sua evoluo de preos (e nossas estratgias) podem mudar significativamente.

Preo da Opo: Valor Intrnseco e Temporal


O preo (P) de uma opo composto por dois componentes bsicos, o valor intrnseco (VI) e o temporal (VT): P = VI + VT O valor intrnseco corresponde parte in-the-money do preo. Assim, se a aco estiver a negociar a 30,00 e a opo de compra possuir um preo de exerccio de 26,00, o valor intrnseco da opo 4,00. Se, nessa mesma situao, a opo estiver a valer mais que 4,00 isso significa que ela possui tambm um valor temporal. O valor temporal , portanto, a parte do preo que excede o valor intrnseco. Neste nosso exemplo, se o preo da opo for 5,00, o valor temporal de 1,00. A razo de existncia do valor temporal simples, podendo ser comparada com uma compensao pelo risco. Seguindo com nosso exemplo, as aces que custam 30,00 podem cair e em certo tempo valerem 20,00 (por que no?). Neste caso o dono das aces perdeu 1/3 do valor e pode perder ainda mais se a queda continuar. O comprador da opo, ao contrrio, possui o risco nico do prmio pago pela opo e esse o mximo que ele pode perder. Dessa forma, o valor temporal reflecte um valor que o mercado coloca a mais, reconhecendo o fato de o comprador da opo estar em uma condio de risco teoricamente menor. Uma questo que vale a pena ressaltar que o valor intrnseco ou temporal podem ser zero. Se uma opo est out-of-the-money, ela no possui valor intrnseco apenas temporal. A situao ao contrrio acontece quando a opo est operando em paridade. A situao de paridade ocorre quando estamos prximos ao vencimento e uma opo est to in-the-money que o mercado sabe que apenas uma questo de mais algumas horas para que as opes transformem-se em aces. Neste caso, o valor temporal zero existindo apenas o componente intrnseco.

Opes: Formao do Preo


Neste captulo vamos mostrar os elementos que influenciam o preo de uma opo. Muitos livros sobre preconizao de opes apresentam uma abordagem excessivamente matemtica com demonstraes e resoluo de equaes diferenciais. A abordagem deste estudo focada em conceitos aplicveis no dia a dia do investidor, assim no entraremos em detalhes aritmticos. O importante dominar os conceitos e entender como eles contribuem na oscilao diria dos preos.

Elementos que Compem o Preo


So cinco os elementos componentes do valor terico de uma opo: 1. 2. 3. 4. 5. Preo do activo Volatilidade do activo Preo de exerccio Tempo at o vencimento Juros

Preo do Activo
A variao do preo do activo ao qual a opo est ligada obviamente traz alteraes no valor da opo. Para demonstrar com clareza a influncia de cada elemento em separado, nesta e nas prximas anlises vamos considerar o componente sendo estudado como o nico a variar. Assim, neste caso o preo do activo est a variar, mas a volatilidade, tempo e demais factores so considerados fixos.

19

O comportamento do preo da opo em funo da variao do valor do activo simples: o valor da opo aumenta a uma taxa constante e de maneira no linear.

A curva na figura acima ilustra essa situao. Conforme o preo do activo aumenta de 30,00 para 40,00 o preo terico da opo aumenta de 1,00 at cerca de 6,50. Vale lembrar que neste exemplo est considerando uma opo de compra (call), para uma opo de venda o comportamento semelhante mas inverso, conforme o preo aumenta o valor da opo decresce de maneira constante e no linear.

Volatilidade do Activo
Embora os efeitos da variao da volatilidade no preo sejam inegveis e directos, trata-se de um dos parmetros mais difceis de analisar, pois difcil estimar a volatilidade futura de um activo. Entretanto, tenha em mente a seguinte regra : se a volatilidade aumenta, o preo da opo aumenta. Volatilidade um conceito no direccional, afinal as variaes podem ser para cima ou para baixo. Se temos uma volatilidade grande, isso significa que existe uma tendncia a ocorrer movimentos de preos mais intensos com o activo, justificando um maior valor da opo. A variao do preo de uma opo em relao volatilidade praticamente linear. A diferena que existe ocorre de acordo com a condio da opo, ou seja, se ela est in-the-money, at-themoney ou out-of-the-money. Opes in-the-money e at-the-money possuem uma reta mais inclinada do que opes out-of-the-money. Isso acontece porque uma opo tem uma probabilidade maior de ter seu valor aumentado em 1,00 do que, digamos, 5,00, ou seja, o caminho para uma out-of-the-money tornar-se in-the-money mais difcil (menos provvel de que ocorra) do que uma in-the-money ficar ainda mais in-the-money ou uma at-the-money passar a ser in-the-money.

20

Candlesticks

Artigos sobre a arte oriental de anlise de mercado utilizando grficos de candlesticks. Os candles no se popularizaram tanto por acaso, seu forte e informativo apelo visual em conjunto com seu dinamismo na gerao de sinais constituem uma grande ferramenta para o investidor.

O Padro Shooting Star


Anlise tcnica trata de probabilidades. O analista desenvolve uma estratgia com base em um certo nmero de ferramentas que so aplicadas aos grficos, quando 2 ou mais dessas tcnicas indicam a mesma direco as chances de sucesso aumentam. A maioria dos analistas que utilizam candles acaba sempre prestando ateno dobrada quando o padro Shooting Star aparece, especialmente se ele surgir em conjunto com um sinal de topo da anlise tcnica ocidental.

Caractersticas do Padro
A Shooting Star um padro de candle de 1 barra, ou seja, no um dos chamados padres compostos, os quais desenvolvem-se ao longo de 2, 3 ou at mais barras. A Shooting Star, ou estrela cadente, recebe esse nome porque ela lembra a estrela no horizonte com a cauda para cima. Ela formada por um pequeno corpo localizado na parte inferior do candle com uma grande sombra na parte superior. No existe regra definida para o tamanho da sombra, mas espera-se que seja de pelo menos 2 vezes o tamanho do corpo. Como outros padres do tipo estrela, a cor do corpo no um factor muito importante, por isso est representado em cinza na figura abaixo:

Como a maioria das formaes de candles, a Shooting vlida em qualquer tempo grfico desde uma periodicidade Intraday at mensal, semanal, etc. Sendo um padro que sinaliza topos (ou seja uma possvel queda) ela deve surgir necessariamente aps um movimento de alta. Assim, resumindo as caractersticas do padro:

Deve necessariamente vir aps um movimento altista. O corpo deve ser pequeno e na parte inferior, contrastando com uma grande sombra na parte superior. vlida em qualquer tempo grfico. Uma observao a ser feita, no entanto, que em intervalos muito curtos como 5 minutos a efectividade tende a ser um pouco menor.

Utilizao e Confluncia
No grfico abaixo est destacada uma Shooting Star:

21

O mercado reage aps chegar na regio dos 20 mil pontos. O movimento de alta estabelecido comea a ser posto em dvida com o surgimento da Shooting Star, indicando atravs de sua sombra que o mercado tentou, mas rejeitou novamente o nvel de preos de aproximadamente 23.370, confirmando a ltima resistncia alcanada. Esse, inclusive, um ponto importante. O mximo da Shooting estabelece uma nova resistncia e quando o padro se forma perto de uma resistncia j conhecida (como no exemplo mostrado) a tcnica de candles oriental est sendo confirmada por uma tcnica da escola grfica clssica, gerando uma confluncia de sinais que aumentam em muito as probabilidades de uma reverso. Na figura abaixo um novo exemplo prximo a uma Banda de Bollinger. Note que a Shooting possui uma pequena sombra inferior, por ser bastante reduzida em relao ao restante do candle ela no invalida o padro.

22

Procure sempre observar se a formao surge junto com resistncias, linhas de tendncia de baixa, limites de envelopes, bandas de bollinger e tambm em conjunto com osciladores em estado de sobrecompra como IFR, Estocstico, etc. Essas coincidncias aumentam muito a confiabilidade. O artigo que trata de trades com canais mostra uma Shooting Star confirmando o limite superior do canal, os exemplos existem em grande quantidade e o mercado vai continuar criando novos continuamente. Siga sempre trabalhando, pesquisando e aperfeioando sua metodologia. Se voc gosta de candles preste ateno nos interessantes sinais de reverso gerados pelas figuras, em especial, quando as tcnicas ocidentais e orientais indicam a mesma direco.

O Padro Engolfo
Os padres de engolfo de alta e de baixa so padres de reverso de tendncia que possuem uma confiabilidade significativa. Esto entre os padres de candles mais "famosos". Como reconhecer um engolfo? Vamos l, as caractersticas do engolfo de alta so:

Surge em uma tendncia de baixa. O primeiro dia do padro formado por um candle de baixa. No segundo dia surge um candle de alta cuja abertura est abaixo da abertura do dia anterior e o fecho acima do fecho do dia anterior. O que acontece que o corpo do segundo candle envolve (engolfa) o corpo do primeiro.

O engolfo de baixa similar com as diferenas esperadas:

Surge em uma tendncia de alta. O primeiro dia um candle de alta. O corpo do segundo dia (de baixa) engolfa o do primeiro dia.

23

Factores que Fortalecem o Padro


O engolfo um padro de confiabilidade considervel, mas claro que, como todos os padres de candles, a confiabilidade sofre influncias do momento tcnico total. Existem, no entanto, aspectos que sugerem um engolfo de maior fora:

Surgir aps movimento rpido (que pode ter deixado o mercado vulnervel a correces) ou aps uma tendncia longa (mercado sobrecomprado/sobrevendido). O primeiro dia do padro ser composto por um candle de corpo pequeno, o que pode indicar a existncia de um balano entre as foras de oferta e demanda e, portanto, o controle no mais tanto dos vendedores/compradores quanto anteriormente. Volume forte no segundo dia do padro.

O papel vinha em uma forte tendncia baixista, mesmo surgindo alguns candles de indeciso (como alguns doji) o mercado continuava em "queda livre". Mas, surgiu no incio de julho um grande candle de alta que juntamente com o candle de baixa anterior mudou a cena tcnica formando um padro engolfo de alta. Note que aps a formao do padro o papel realizou, por vrios sesses, um movimento consistente de alta.

Formao de Resistncia ou Suporte


Um engolfo de alta um excelente formador de suportes, enquanto que um engolfo de baixa um timo formador de resistncias. Quando surgir o padro selecione a mnima dos dois dias em caso de engolfo de baixa, ou a mxima no caso de alta e trace ali uma linha reta. Pronto, voc acaba de identificar uma provvel zona de suporte ou resistncia. Caso voc tenha comprado (no engolfo de alta) ou vendido (no engolfo de baixa), essa uma boa regio para o posicionamento de seu Stop. Nunca se esquea de realizar a anlise de risco/recompensa, dependendo da situao (mercado corrigiu demais em um nico dia, aproximou-se muito de uma resistncia, etc.) o trade pode deixar de ser atractivo, especialmente em curtssimo prazo.

O Martelo (Hammer): Realizando Trades


Identificar um padro de candle, como vimos no artigo introdutrio sobre o martelo, o primeiro passo. Contudo, saber como lucrar usando o padro to fundamental como reconhec-lo. Neste artigo vamos ver, de forma direta, algumas regras que podemos utilizar para fazer trades com martelos.

24

Princpio 1: O Fundo do Martelo Regio de Suporte


O mercado est confuso e voc no sabe exactamente a regio de suporte? Se existe um martelo por perto existem chances gigantescas de que suas dvidas tenham acabado. O fundo de um martelo (seu valor mnimo), normalmente, identifica um ptimo suporte. Vamos ver alguns exemplos:

Neste grfico dirio o mercado formou um martelo que colocou fim a uma queda. A partir da o mercado reagiu e passou a se movimentar de lado acima dos 14000 pontos. Em meados de Junho iniciou-se um novo movimento baixista, o qual encontrou suporte na regio do martelo que havia sido formado h cerca de dois meses e meio atrs. Ento, o fundo do martelo regio de suporte. ptimo. A prtica comum em suportes , obviamente, comprar. Uma estratgia, portanto, posicionar as ordens de compra no suporte com um stop abaixo dessa linha.

Princpio 2: Administrando Risco e Recompensa com o Martelo


Um ponto que nunca deve ser esquecido quando analisamos oportunidades de negcios com a tcnica de candles a anlise de risco/recompensa. Muitos padres, quando so formados, embora sinalizem compra, no apresentam uma boa oportunidade de investimento. Imagine, por exemplo, um martelo com uma sombra muito grande. No momento em que a figura acaba de ser formado talvez o interesse de compra seja muito pequeno, pois o papel j percorreu um longo caminho desde seu fundo (a cotao mnima do candle). Candles sinalizam antes de outros sinais da anlise tcnica ocidental as possibilidades de reverso. Entretanto, no carregam com si informaes sobre alvos de preos. Dessa maneira, interessante antes de fazer investimentos com o martelo analisar o risco/recompensa em conjunto com outras tcnicas.

25

Veja o grfico acima. O mercado vinha em queda at que um martelo foi formado. Esse martelo praticamente no tem corpo, sendo tambm um doji (mais especificamente um dragonfly doji, mas isso tema de outro artigo). Vale a pena comprar neste martelo? Observe que existe uma linha de tendncia descendente logo em cima. Essa linha tem grande potencial de ser uma resistncia, logo, talvez a recompensa seja pequena no justificando a entrada neste trade. Esse tipo de anlise no deve ser negligenciada quando nos preparamos para arriscar nosso dinheiro.

Padres de Continuao: Rising and Falling Three Methods


Embora sejam conhecidos pelo seu poder de sinalizar reverses, nem s de viradas de tendncia vivem os candles. Existem sim padres de continuao e eles podem ajudar bastante. Neste artigo vamos analisar um padro de continuao de tendncia altista chamado rising three methods, como no poderia deixar de ser, vamos dar uma olhada tambm em seu anlogo baixista o falling three methods.

Identificando o Padro
O rising three methods surge em uma tendncia de alta, formado por:

Um candle branco longo Na sequncia surge um grupo de candles de corpo pequeno. Esses candles fazem uma configurao de queda ou de movimento lateral. O ideal do padro que o grupo de candles seja composto por trs. Mas, dois ou mais do que trs no invalidam o padro desde que as outras "regras" sejam cumpridas. Os corpos dos candles pequenos devem estar dentro do espao entre a mxima e mnima do candle longo inicial. Note que no intervalo de mximo e mnimo esto includas as sombras do candle longo. As cor dos corpos dos candles pequenos pode ser branca ou preta. prefervel que seja preta, mas o contrrio no invalida o padro. O ltimo dia do padro deve ser uma figura de alta forte com um fecho acima do fecho do primeiro dia do padro.

Como voc j deve estar imaginando, as regras de formao do falling so similares, mas contrrias. Vejamos as diferenas:

26

A tendncia deve ser de baixa. O primeiro dia um candle negro longo. O ltimo dia deve ser forte, fechando bem abaixo do candle inicial.

A figura abaixo mostra o rising e o falling three methods.

Realizando Trades
Estamos diante de um padro de continuao. Se voc est posicionado (a favor da tendncia eu espero) no h muito a fazer. Posicione seu stop e observe o comportamento do mercado depois da formao do padro. Se voc no estiver posicionado hora da sempre importante anlise risco/recompensa. Note que conforme dito, o ltimo candle do padro tende a ser intenso, ou seja, o mercado pode j ter subido bastante e no ser mais atractivo do ponto de vista de compras. Obviamente, entrar ou no depende de cada situao. Existem resistncias por perto? Linhas de tendncia? Um lugar em que os traders, normalmente, posicionam seu stop em relao a este padro abaixo da mnima do primeiro candle. Voc, portanto, conhece seu risco, basta avaliar se a provvel recompensa vale a pena.

O mercado vem em sua tendncia altista. Aps um dia longo de alta surgem em sequncia trs candles de corpos pequenos com um claro aspecto correctivo. A psicologia por trs dos three methods de um mercado "tomando flego" antes de um novo movimento. Aps esses trs dias, um candle altista forte fecha bem acima do primeiro candle do padro. O mercado seguiu, assim, a tendncia de alta, conforme reforado pelo padro rising three methods. Os padres de continuao ajudam o trader a seguir com a tendncia (lembre-se ela sua melhor amiga).

27

O Martelo (Hammer): Construindo o Padro


Os padres de candles so muito bons em dar sinais rpidos sobre o movimento do mercado. Neste artigo vamos conhecer a fundo o padro martelo e, em seguida, ver como podemos utilizlo em nossos trades.

O Martelo
O martelo um dos padres mais confiveis de reverso, entretanto, para us-lo de maneira efectiva preciso conhecer suas caractersticas. Vamos a elas:

O martelo possui uma longa sombra inferior e o corpo situado na parte superior do padro. O tamanho da sombra deve ser pelo menos duas vezes o tamanho do corpo. Para ser um martelo deve surgir aps uma baixa. Se a figura aparecer aps uma alta ela provavelmente ser um outro padro chamado o enforcado. Este padro idntico ao martelo, mas indica reverso para baixa e possui suas prprias particularidades. Ser tema de outro artigo. O pequeno corpo do martelo pode ser de qualquer cor, ou seja, o candle pode ser de alta ou de baixa. Se houver sombra superior ela deve ser muito pequena, o ideal que seja inexistente.

A Fora dos Martelos


Como j foi dito os martelos so excelentes indicativos de que a queda que acontecia est por acabar. importante lembrar que na teoria de candles um padro de reverso no quer dizer que comear uma nova tendncia na direco contrria. Ao invs disso, padres como o martelo sinalizam que a tendncia provavelmente acabou, mas o lado para o qual o mercado ir seguir depende da figura tcnica total. Sejamos prticos, nem sempre o mercado vai parar em um martelo (embora seja um sinal muito bom). Muitas vezes a queda continuar, portanto, importante saber os fatores que aumentam a confiabilidade do martelo:

Tamanho da sombra: Quanto maior o tamanho da sombra em relao ao corpo melhor. Muitos analistas, classificam como martelo clssico apenas se a sombra for cerca de 2,5 vezes o corpo. prefervel, mas no uma exigncia que o candle tenha um fecho positivo (corpo "branco"). Esse tipo de martelo tambm recebe a denominao de linha de fora (power line). Proximidade com uma regio de presso compradora: A formao do padro sobre uma zona na qual existe um suporte, ou um nvel de fibonacci, por exemplo, aumenta bastante a chance de acontecer a reverso. Velocidade do movimento de queda: Se a queda foi muito rpida, o mercado pode tornarse vulnervel ao acontecimento de uma correo tcnica para cima e o martelo pode ser um bom indcio de que esse processo est em andamento.

28

Neste grfico de 30 minutos o mercado vinha caindo mais de 300 pontos. Surgiu ento o padro martelo. Aps a formao do martelo, a tendncia de queda foi interrompida e pelos 120 minutos seguintes o mercado acumulou antes de comear, efectivamente, um movimento de alta. Neste artigo, vimos como identificar o padro e factores que influenciam em sua confiabilidade. Na parte 2 deste estudo veremos algumas estratgias de utilizao do martelo em nossos trades.

Um Pouco de Curiosidade
Para aqueles que gostam de curiosidades um fato interessante a maneira como os japoneses chamam o martelo. Segundo Steven Nison em seu livro "Japanese Candlestick Charting Techinques" o termo utilizado takuri. O significado da palavra soa como "tentando saber a profundidade da gua sentindo o seu fundo". Leia o artigo Realizando Trades com o Martelo, para saber mais sobre este padro e estratgias de negociao.

Indicadores & Estudos

Artigos sobre o uso de indicadores e estudos grficos na anlise do mercado financeiro. Uma grande variedade de informaes descrevendo e exemplificando a aplicao de diferentes tcnicas de anlise.

Bandas de Bollinger
As bandas so uma ferramenta bastante interessante. Como veremos, elas mantm uma relao intensa com a volatilidade, podendo nos ajudar a antecipar movimentos fortes e identificar pontos de compra e venda. Observando o grfico de um activo ao longo do tempo possvel perceber perodos de alta volatilidade e outros nos quais parece que compradores e vendedores fizeram um trato em favor da tranquilidade e da paz de espirito. A anlise detalhada do grfico, no entanto, nos mostra mais. O preo de um ativo dificilmente foge de uma determinada regio, sendo constantemente atrado para uma zona de equilbrio. Essa zona pode ser identificada com a utilizao de mdias mveis.

29

A partir dessas observaes, o analista tcnico John Bollinger criou as bandas de Bollinger. Elas consistem em duas linhas, uma superior e outra inferior, traadas a partir de uma determinada distncia de uma mdia mvel. Esse conceito , basicamente, o mesmo de envelopes. Nos envelopes, temos tambm duas linhas as quais so calculadas a partir de um determinado percentual de distncia da mdia. A diferena introduzida por Bollinger est na utilizao do desvio padro. Vamos, ento, ver de maneira rpida alguns conceitos de estatstica.

Um Pouco de Estatstica
Uma nica medida de tendncia central nem sempre adequada para descrever, de modo satisfatrio, um conjunto de dados. No basta saber o valor em torno do qual os dados se concentram. preciso saber o grau de agregao, ou seja, definir e usar mecanismos para quantificar o nvel de disperso dos dados. O desvio padro justamente uma medida da disperso de um conjunto de dados em relao a sua mdia. Aplicando esse conceito no contexto da anlise tcnica de um activo, tem-se que o desvio padro uma medida da volatilidade, ou seja, quanto maior a volatilidade de um activo maior seu desvio padro. As bandas so, portanto, traadas a um determinado nmero de desvios padro de uma mdia. O analista sabe que na maior parte do tempo os preos estaro reclusos dentro desse limite. Como possvel constatar, existe uma relao directa entre as bandas de Bollinger e a volatilidade. Essa integrao muito interessante e pode ser facilmente percebida graficamente durante acumulaes e quando ocorrem aceleraes dos movimentos de preos.

Regras de Interpretao
Existem diversas maneiras de se observar e interpretar as bandas, vamos ver algumas delas.

Estreitamento
Muitas vezes ocorre uma diminuio na volatilidade de um activo em razo de um certo equilbrio entre demanda e oferta. Essa diminuio tem reflexo directo nas bandas, uma vez que elas se aproximam deixando um canal muito mais estreito. A melhor analogia para o que essa formao representa a calmaria que antecede uma tempestade, uma vez que trata-se de um considervel sinal de que um forte movimento est vindo.

30

Observe o grfico acima da, em final de Maio e incio de Junho de 2003 as bandas estreitaram-se, permanecendo assim at final de Agosto quando um significativo movimento altista teve incio. Ao mesmo tempo em que o rally iniciou-se as bandas comearam novamente a se afastar reflectindo o aumento de volatilidade. Dessa maneira, as bandas nos fornecem com antecedncia o sinal de que existe uma oportunidade de trade se aproximando, mas para qual lado o mercado vai? Podemos tentar descobrir essa resposta com a ajuda de alguns indicadores. Uma tcnica procurar divergncias ou avaliar a sobrecompra/sobrevenda atravs de um oscilador como o RSI, entretanto, no podemos esquecer das valiosas informaes fornecidas pelos indicadores baseados em volume. Nessas situaes, esses indicadores desempenham um papel importante, afinal o volume avalia o grau de comprometimento financeiro dos investidores. No grfico acima, vemos uma linha vermelha descendente nos preos, enquanto que o OBV desenvolve uma trajectria ascendente (divergncia altista). Com essas informaes reunidas podemos preparar o trade e fazer uma ptima entrada.

Alcanando as Bandas
Um dos aspectos fascinantes da anlise tcnica que mesmo sob as mesmas condies, muitas vezes, dois analistas enxergam o cenrio de maneira completamente diferente. A seguir, analisaremos duas regras de uso das bandas que parecem antagnicas em um primeiro momento. Uma dessas regras diz que quando o preo supera uma das bandas espera-se a continuao do movimento. Essa afirmao plenamente razovel, visto que o preo superar a banda constitui, sem sombra de dvida, uma manifestao de fora.

31

Neste grfico do final de 2003 e incio de 2004 vemos os preos superando as bandas algumas vezes em um contnuo movimento altista. Esta uma boa maneira de operar e aproveitar a tendncia, principalmente se voc gosta de administrar posies por algum tempo. Entretanto, seguidamente, ao alcanar uma das bandas o mercado reverte para a outra direco, nem que seja uma rpida pausa para "tomar ar" antes de continuar a escalada ou a queda. Isso acontece porque ao atingir a linha superior ou inferior, os preos j se distanciaram bastante de sua mdia e esto vulnerveis a correces. Sob essa viso, a superao de uma banda na verdade um alerta que sugere a liquidao de posies. A concluso que a estratgia de uso das bandas depende do plano de trade. O objectivo manter a posio por algum tempo ou realizar trades curtos? Sero trades curtos ou curtssimos como day-trade? Sob quais condies tcnicas acontecer a sada? Onde estaro os stops? Essas perguntas devem estar respondidas.

Outras Dicas de Uso


Entre outros usos, ainda podemos destacar o fato de as bandas serem bons alvos de preos. Assim, um movimento que se inicia sobre uma banda tende a percorrer todo o caminho at a outra. Outro mecanismo interessante, sugere que topos ou fundos feitos fora das bandas seguidos por topos ou fundos feitos dentro so uma boa sinalizao de mudana de tendncia. Maiores informaes sobre essa interessante ferramenta voc encontra no livro de John Bollinger, Bollinger on Bollinger Bands. timos negcios.

O Indicador Force Index


Neste artigo vamos analisar o indicador Force Index desenvolvido pelo Dr. Alexander Elder e apresentado pela primeira vez no clssico livro Trading for a Living. Em seus livros, Elder refere-se ao Force Index como uma de suas principais armas e de fato, trata-se de um indicador que possui grandes qualidades.

32

Forma de Clculo
O Force Index relaciona preo e volume. A frmula utiliza a amplitude do preo entre dois dias (ou entre duas unidades de tempo da periodicidade sendo usada) e procura medir o tamanho da movimentao e sua fora. Assim: Force Index = (Fecho (hoje) - Fecho (ontem)) x Volume (hoje) Se a variao for maior que zero o Force Index ser positivo. De maneira semelhante, se o fecho for inferior ao do dia anterior o Force Index ser negativo. O volume entra como um fator que amplifica ou atenua a importncia do dia, ou seja, ajuda a qualificar a relevncia da variao. O Force Index normalmente recebe mais um nvel de tratamento, no qual aplica-se uma mdia mvel aos seus resultados, sendo mostrado como uma linha ao invs de um histograma. Essa, alis, uma das recomendaes do criador do indicador. Dessa forma, ao longo do restante deste texto a notao Force Index [14], por exemplo, refere-se ao indicador atenuado por uma mdia mvel de 14 unidades de tempo.

Entrando em um Trade
Uma das tcnicas de utilizao emprega um Force Index [2] em combinao com um indicador de acompanhamento de tendncia. No grfico mostrado a seguir, estamos usando para acompanhar o movimento uma mdia mvel exponencial de 22 perodos. Os pontos de entrada podem ser gerados de acordo com 2 critrios:

O indicador de acompanhamento de tendncia aponta para cima. O Force Index [2] est abaixo de zero.

A idia por trs desse mecanismo identificar um pequeno momento dos vendedores dentro de uma tendncia de alta e, assim, conseguir comprar por um preo barato. Claro que os Stops devem estar posicionados, pois o momento dos vendedores pode no ser to breve como achamos inicialmente. Entretanto, esta tcnica pode gerar melhores resultados se adicionarmos um pequeno recurso extra. Alm dos itens citados acima, o ponto de compra gerado quando os preos esto prximos da mdia mvel. Este item a mais vai diminuir o nmero de sinais, mas, de acordo com nossos testes, os resultados so superiores, de modo que recomendamos sua utilizao. O grfico abaixo mostra a tcnica sendo aplicada As linhas verticais identificam claramente os pontos de entrada gerados.

33

Os mesmos conceitos podem ser usados para uma operao de venda, basta para isso, inverter as afirmaes. O Force Index [2] deve estar acima de zero e o indicador de acompanhamento de tendncia apontando para baixo.

Exausto
Muitas vezes um movimento de alta ou de baixa d um ltimo e forte "suspiro" antes de finalizar sua trajectria. Esse acontecimento chama-se exausto e pode ser identificado de algumas maneiras, uma delas utilizando-se o Force Index [2]. Observe o grfico abaixo O indicador realiza um pico muito maior do que o normal. Essa sinalizao mostra uma exausto no movimento de alta, de modo que nos dias seguintes o papel iniciou um processo de correco.

34

Divergncias
Como muitos outros osciladores procure sempre prestar ateno s divergncias entre o Force Index e o preo. Uma distino que se faz que para a observao de divergncias muito melhor trabalhar com um Force Index maior como [13] ou [22]. Assim, quando o Force Index falha ao fazer um topo mais alto, enquanto o grfico dos preos consegue, temos um indicativo de possveis problemas pela frente. O anlogo tambm verdadeiro, ou seja, se o Force Index falha ao fazer um fundo mais baixo, mas os preos conseguem atingir um nvel inferior, temos a indicao de que uma reaco altista pode estar surgindo. O Force Index um indicador sobre o qual vale a pena dar uma boa estudada. No existem regras fixas para os parmetros e com certeza cada investidor pode encontrar uma configurao ideal para seus activos. timos negcios!

O Indicador OBV
O OBV (On Balance Volume) um indicador momentum que relaciona mudanas no preo com as variaes de volume. Ele foi criado por Joe Granville e a idia detectar a direo do fluxo do volume, ou seja, se est entrando ou saindo volume do ativo. Trata-se de um indicador bastante utilizado. Sua frmula de clculo simples. Se o fecho do dia for superior ao do dia anterior todo o volume considerado volume de alta. Se o fecho for inferior ao do dia anterior, todo o volume considerado volume de baixa. Assim: Dia de alta:

OBV = OBV (ontem) + Volume (hoje)

Dia de baixa:

35

OBV = OBV (ontem) - Volume (hoje)

O OBV pode, naturalmente, ser aplicado tambm para grficos Intraday. Neste caso, o clculo no feito em termos de dias, mas sim em relao periodicidade de cada barra. A interpretao do indicador pode ser feita segundo diferentes tcnicas como divergncia, quebra de tendncia, padres, cruzamentos de mdias, etc. Veremos alguns desses mecanismos a seguir.

Divergncia
Como muitos outros indicadores o OBV permite a anlise por divergncias. Quando o preo atinge patamares mais elevados (ou mais baixos) e o OBV no acompanha trata-se de um indicativo extra de que est faltando fora ao movimento e existe probabilidade razovel de reverso. Em um situao como essa os Stops devem ser encurtados para preservar o lucro da operao ou a entrada no novo movimento deve ser planejada.

O grfico acima mostra que os preos realizaram uma perna de alta, enquanto que o OBV gerou um topo inferior. O sinal de divergncia gerado transformou-se em seguida em um movimento baixista mais amplo.

Elementos da Anlise Tcnica


Uma das grandes foras do OBV permitir que os elementos na anlise tcnica como canais, suportes e resistncias sejam aplicados directamente em seu grfico. Utilize essas tcnicas da mesma maneira como faria no grfico de preos. O grfico abaixo mostra o OBV da Cemig (CMIG4). Note como os fundos do OBV formam uma linha de tendncia de alta, a qual aps seu rompimento foi testada novamente, servindo agora como resistncia (princpio da inverso).

36

claro que seriam necessrias diversas pginas para analisar a fundo todas as caractersticas deste indicador. Entretanto, observando-o constantemente voc ir familiarizar-se e logo perceber as divergncias e as formaes mais confiveis. Existem indicadores semelhantes ao OBV, contudo mais sofisticados que sero analisados em novos artigos.

Conhea o Estocstico
O estocstico um importante indicador do tipo oscilador criado por George Lane. Ele mede a capacidade das foras compradoras de realizar o fecho prximo ao valor mximo atingido dentro de um determinado intervalo de tempo e a capacidade das foras vendedoras em trazer esse fecho para as proximidades do valor mnimo da janela de tempo. Existem algumas variaes do estocstico. A frmula do estocstico rpido pode ser vista a seguir:

Onde %K a chamada linha rpida e %D a linha mais suave. Fech representa o valor de fecho de hoje, Min(n) e Max(n) so os valores mximo e mnimo atingidos pelos preos nas ltimas n barras. O parmetro de tempo, como em outros indicadores pode ser optimizado para nossas necessidades. Uma janela grande analisa um perodo de tempo que compreende mais barras, filtrando acontecimentos menores. Um tempo pequeno, por sua vez, volta sua ateno para os ltimos preos oferecendo sinais de curto prazo.

37

Ao contrrio de seguidores de tendncia como MACD e mdias mveis (entre outros) os osciladores, normalmente, so usados em perodos menores, uma vez que so sinalizadores de reverses. Uma dica , portanto, comear a realizar seus testes com um perodo menor do que 10.

Tcnicas de Utilizao do Estocstico


Vamos ver agora diferentes situaes em que podemos usar este ptimo indicador.

Nveis Extremos
O estocstico ajuda a mostrar se um ativo est sobrecomprado ou sobrevendido. Os nveis de referncia utilizados, normalmente, so 85 para limite superior e 15 para limite inferior. Acima do patamar de 85 o ativo est mais vulnervel correes, pois houve um impulso forte para atingir esse nvel. Abaixo de 15, houve um movimento de venda acentuado, o qual pode dar lugar a boas oportunidades de compras. Uma metodologia possvel e seguida no exemplo a seguir para a Acesita (ACES4) a gerao de um ponto de compra quando o estocstico retorna de baixo de 15 para cima desse patamar. De maneira anloga, um ponto de venda surge quando o estocstico cruza de cima para baixo o patamar de 85. As linhas vermelhas horizontais no estocstico representam os nveis de 15 e 85. As linhas verticais azuis no grfico de preos mostram as sinalizaes de compras, enquanto que as linhas verticais vermelhas mostram as sinalizaes de venda segundo os critrios descritos.

Alexander Elder no clssico Trading for a Living faz uma colocao interessante. Talvez mais importante do que comprar abaixo de 15 ou vender acima de 85 seja no comprar acima de 85 e

38

no vender em um valor menor do que 15. Isso porque, apesar da vontade de aproveitar o momento forte de um dos lados, as chances de reverso so bastante grandes. Entretanto, existe uma tcnica que justamente visa explorar um movimento amplo do estocstico. Se a linha %K atingir o valor 100 (ou 0 em uma queda), e aps um pull-back o valor 100 (ou 0) for novamente alcanado um ponto de compra (venda) gerado. A teoria consiste em explorar o momento forte, pois o preo est fechando continuamente prximo do valor mximo (ou mnimo).

Movimento Atenuado
Outra tcnica que merece ser descrita explora a indicao de reverso gerada pelo estocstico quando seu traado perde a inclinao e fica achatado.

Observe a figura acima. Na primeira situao o estocstico vinha em trajetria ascendente. Contudo, o movimento comea a desacelerar e a angulao perdida. Nesse momento o mercado est propcio a uma reverso. Esse mtodo pode ser empregado principalmente para operaes de curto prazo. A linha descendente na figura acima ilustra a mesma situao com a diferena que est sendo gerada uma possibilidade de compra.

Divergncias
Como em outros osciladores, divergncias no estocstico so uma ptima maneira de observar o comportamento do mercado. Quando o grfico de preos do activo sucessivamente alcana topos mais altos e o estocstico no acompanha esse movimento entre em estado de alerta. O mesmos e aplica para quando os preos fazem fundos mais baixos, mas o estocstico falha em fazer um fundo mais baixo que o anterior criando a divergncia. No exemplo abaixo os preos estavam em movimento baixista acentuado, mas o estocstico parou de acompanhar o movimento possibilitando que se traasse uma linha altista unindo dois fundos. No demorou para o grfico mudar o sentido e iniciar uma trajectria altista.

39

Como em todas as outras situaes procure otimizar os parmetros para sua metodologia. Antes de aplicar na prtica realize testes e conhea bem o indicador, estar familiarizado com a ferramenta fundamental.

No Mundo das Mdias Mveis


O uso de mdias mveis na anlise tcnica como jogar futebol ou ir ao cinema, nunca sai de moda. Mas, isso tem um motivo e ele bastante simples: mdias mveis so teis. Existem diversos tipos de mdias como aritmtica (ou simples), exponencial, ponderada, Welles Wilder, etc. Nosso foco neste artigo estar nos dois primeiros tipos, visto que so os mais utilizados e produzem ptimos resultados. Uma mdia, como o nome diz, mostra o valor mdio de uma amostra de determinado dado. Uma mdia mvel aritmtica (MMA) uma extenso desse conceito, representando o valor mdio, normalmente dos preos de fecho, em um perodo de tempo.

Na frmula acima, V representa os diferentes preos, enquanto que N a janela de tempo sobre a qual se constri a mdia. O parmetro N muito importante quando trabalhamos com mdias mveis na anlise grfica, pois a varivel que iremos ajustar para obter melhores resultados. Modificando seu valor, a mdia ir responder mais ou menos rapidamente s variaes de preos. Mas, por que mdia mvel? A palavra mvel est presente pelo fato de que quando uma cotao entra no clculo outra cotao sai. Por exemplo, se estamos usando uma mdia de 20 barras e surge uma nova cotao a ltima dessas 20 cotaes excluda do clculo, enquanto que a mais recente entra. Assim, a mdia "movimenta-se" atravs do grfico.

40

Abaixo temos a frmula da mdia mvel exponencial (MME). Preo representa o fecho do dia de hoje e MMEontem o valor anterior da mdia mvel exponencial e K uma varivel dependente do perodo N como pode ser visto.

Ao contrrio da mdia simples, na exponencial os dados mais novos possuem uma importncia superior. Alm disso, os valores mais antigos no so diretamente descartados quando passam a constar fora da janela de clculo. Eles mantm uma participao no valor da mdia exponencial que vai ficando cada vez menor com o tempo.

Que Tipo de Mdia Utilizar?


A resposta para esta pergunta no simples. Em seu livro "Techical Analysis Explained" Martin Pring apresenta dados estatsticos que mostram uma maior efetividade das mdias aritmticas sobre as exponenciais no mercado acionrio americano entre 1968 e 1987. Os critrios utilizados para esse estudo esto alm do escopo deste artigo. Alexander Elder, em seus clssicos "Trading for a Living" e "Come Into My Trading Room" defende o uso preferencial de mdias exponenciais. O principal argumento apresentado por Elder que a mdia simples muito sensvel s variaes do mercado, pois seu valor recebe uma influncia dupla quando um novo dado chega: a incluso do novo preo e o descarte do mais antigo. Em uma mdia exponencial o efeito dos preos antigos permanece e vai desparecendo com o tempo, alm disso o dado mais recente possui um peso maior, fazendo com que a mdia reflita de maneira mais adequada o humor atual do mercado.

Usando Mdias Mveis


Existem indicadores chamados seguidores de tendncias e as mdias mveis pertencem a esta classe. Esses indicadores possuem uma inrcia natural, ou seja, no foram projetados para apontar reverses rapidamente. Para sinalizar mudanas rpidas aconselhvel o uso de osciladores como IFR, estocstico e outros. A primeira informao importante fornecida por uma mdia mvel sua inclinao. Uma mdia mvel ascendente mostra um mercado comprador, enquanto que uma mdia descendente indica um mercado vendedor. Posicione-se de acordo com o que a mdia indica, pois ela tende a refletir de maneira adequada o comportamento dos investidores. Por ser um indicador seguidor de tendncia existe um momento no qual no devemos usar as mdias mveis. Que momento esse? O mercado seguidamente se coloca em acumulao, movendo-se lateralmente entre limites de preo. Nesses movimentos, a aplicao das mdias s possvel em perodos muito curtos e mesmo assim existe uma chance considervel de obteno de sinais errados, pois no h uma tendncia definida a ser seguida.

Mdias Mveis Como Suporte e Resistncia


A mdia mvel uma representao suave da tendncia, uma vez que ela filtra oscilaes menores. A mdia uma regio de suporte/resistncia natural e uma de suas principais tcnicas de utilizao formao de posio nas proximidades da mdia em uma tendncia de alta. Nessa regio o mercado tende a buscar foras para uma nova subida.

41

Observe o grfico acima entre Maro e Junho de 2003. Uma mdia exponencial de 22 dias nos sinalizou 5 oportunidades de compra at perder a inclinao ascendente. No preciso dizer que essa tcnica de operao vlida tambm para mercados em queda, nos quais devemos vender quando acontece o repique at a mdia mvel descendente. Para a aplicao dessa tcnica o analista pode utilizar-se de outros recursos como comprar na vizinhana da mdia apenas quando aparecer um candle de reverso. Note no grfico que no quinto toque na mdia aparece tambm a figura de um martelo. Qual mecanismo auxiliar utilizar em conjunto com a mdia fica a critrio de cada trader, de acordo com sua metodologia e ferramentas.

Cruzamentos (Crossovers)
Uma outra classe de mtodos de utilizao das mdias mveis atravs de cruzamentos. Quando os preos cruzam a mdia mvel de baixo para cima dado um sinal de compra e quando cruzam de cima para baixo uma venda sinalizada. Veja o grfico abaixo os preos partem para a parte superior da mdia em uma nova tendncia de alta.

42

Uma importante questo saber quando o cruzamento verdadeiro. Algumas vezes, os preos rompem a mdia e em seguida retornam de volta ao lado original, gerando um sinal falso. Novamente, no existe regra fixa para identificar a validade dos cruzamentos. Alguns traders definem que o rompimento verdadeiro quando os preos superam por um percentual a mdia (por exemplo, 3%). Outros preferem aguardar 1 ou mais fechos na nova regio, se o mercado consegue manter-se acima/abaixo aps o cruzamento o sinal ganha fora. Alm do cruzamento dos preos outra tcnica usada o cruzamento entre duas mdias, uma longa e uma curta. Suponha que a mdia longa seja de 22 barras e a curta de 11. Quando a mdia de 11 superar a de 22 cruzando para cima, tem-se um sinal de compra, de maneira semelhante, cruzando para baixo um sinal de venda caracterizado. Nesta variao, importante que ambas estejam inclinadas na mesma direco.

Adaptando a Janela de Tempo


Conforme dito anteriormente, a janela de tempo do clculo da mdia mvel o parmetro a ser ajustado em busca de melhores resultados. Como na maior parte das ferramentas da anlise tcnica no existe regra exacta para dimensionar a mdia, mas preciso buscar o equilbrio para o mercado, o activo e tempo de operao visados. Esse equilbrio importante pois:

Quanto maior o perodo mais suave o comportamento da mdia e mais imune a rudos e movimentos curtos ela estar. No entanto, se for grande demais pode responder de maneira muito lenta mudanas significativas no mercado. Quanto menor o perodo de maneira mais prxima a mdia seguir os preos. Contudo, se o perodo for pequeno demais a mdia estar excessivamente exposta s variaes de preos, perdendo sua utilidade como seguidora de tendncias.

Como descobrir ento com qual mdia operar? Trabalhando e utilizando a tcnica de tentativa e erro. Comece, por exemplo, com um perodo como 22 (aproximadamente o nmero de sesses em um ms) ou 30 para um grfico dirio. Varie o valor e veja se a resposta do indicador foi superior ou inferior do que no teste anterior. O processo semelhante a sintonizar um rdio com aqueles antigos sistemas analgicos nos quais era preciso girar um boto.

43

Boa sorte, bons estudos e timos negcios.

Usando Fibonacci Fan


A maioria dos traders tm entre seus "truques para ganhar dinheiro" a aplicao de tcnicas de Fibonacci. Na realidade, surpreendente a maneira como esses nmeros aparecem na natureza. As relaes de Fibonacci manifetam-se em inmeros fenmenos como na geometria de conchas, forma geral de furaces e galxias, etc. O mercado financeiro decorrncia do comportamento humano e, portanto, tais foras matemticas possuem uma grande influncia. Vamos ver agora um dos usos mais interessantes do poder desses nmeros: Fibonacci Fan.

Traando o Fibonacci Fan


A receita para desenhar o Fibonacci Fan comea com a escolha de dois pontos significativos. Um fundo (ponto 1) e o prximo topo (ponto 2) um bom exemplo. O passo seguinte calcular a diferena de "altura" entre os pontos 1 e 2. Na figura abaixo, a altura aparece ilustrada por uma linha vertical vermelha. Essa linha, na verdade, no faz parte da tcnica, ela est no desenho apenas para mostrar como acontece a "mgica". O passo final para a criao do Fibo Fan traar a partir da origem (ponto 1), linhas que cruzam a linha da altura nos pontos de 38,1%, 50% e 61,8%. Mas, voc no precisa se preocupar com tudo isso, o ProfitChart da Nelogica inclui uma ferramenta de Fibonacci Fan automtica, basta clicar nos dois pontos desejados.

O que o Fibonacci Fan tem a nos dizer?


O Fibonacci Fan uma ferramenta que une preo e tempo, pode ser um ptimo conselheiro, mostrando onde escondem-se possveis suportes e resistncias. Vejamos o grfico do IBOVESPA abaixo:

Foi traado um Fibo Fan entre o ponto 1 (fundo) e o ponto 2 (topo). A partir da aplicao da tcnica nessa perna de alta, surgiram trs linhas de tendncia. A primeira foi suporte durante diversas vezes, como no final de Setembro e novamente no final de Outubro. Alguns sesses aps o ponto 2 o mercado sofreu uma correco parando na regio da linha de 38,2% do Fibo Fan (final de Setembro). A partir da tivemos uma nova alta, a qual mais tarde veio

44

a retornar para a linha que tnhamos desenhado h cerca de 1 ms atrs e por um bom tempo no se separaram (os preos voltavam insistentemente para o Fibo Fan). Com certeza muitos traders fizeram boas compras com as indicaes do Fibonacci Fan. Essa uma das situaes em que as oportunidades de negcios aparecem para os olhos daqueles que praticam a arte da anlise tcnica. Bons negcios!

RSI - ndice de Fora Relativa


O RSI um dos indicadores mais utilizados, sendo extremamente til em diversas situaes. Ele pode ser usado sozinho ou em conjunto com outras tcnicas de anlise (o que sempre recomendado). Criado em 1978 por Welles Wilder, o RSI mede a "fora" de um activo. Ele oscila entre 0 e 100 e pode ser utilizado em seus trades de 4 maneiras principais, vamos a elas.

Topos e Fundos
Tambm conhecida como condio de compra ou venda excessiva. O IFR, normalmente, faz um topo acima do valor 70 e um fundo abaixo de 30. Esses topos/fundos formados no IFR, muitas vezes, so muito mais claros de serem visualizados do que no prprio grfico de preos do ativo. A interpretao feita que acima de 70 o activo est em uma condio de compra excessiva, ou seja, os preos esto altos, levando a presso compradora a tornar-se fraca e abrindo espao par uma correco. De maneira semelhante, abaixo de 30 aconteceram muitas vendas e o activo est barato, sugerindo oportunidades de compra que podem dar origem a um movimento altista. Alguns autores acreditam que em uma tendncia grande de alta o valor de 80 mais adequado para sinalizar a condio de compra excessiva, enquanto que em um mercado de baixa o limite inferior pode ser ajustado para 20.

Formaes Grficas
O I RSI FR forma padres como OCO ou tringulos que, muitas vezes, no aparecem no grfico dos preos, mas que so perfeitamente vlidos, podendo indicar continuao ou reverso de tendncia. O exemplo abaixo, mostra destacado um OCO anunciando queda no IFR que no aparece no grfico de preos.

Suporte e Resistncias

45

Linhas de suporte e resistncia so perfeitamente vlidas no RSI, sugerindo, respectivamente, regio de presso compradora e vendedora.

Divergncias
A procura por divergncias um dos principais usos do RSI. A divergncia acontece quando o movimento do IFR "discorda" do que est acontecendo com o preo. Como um exemplo, algumas vezes o grfico dos preos faz um novo topo mais alto que o anterior, enquanto que o RSI no acompanha este movimento ficando abaixo de seu ltimo topo. O que est acontecendo? O RSI est apresentando a voc um sinal de fraqueza do mercado de alta e talvez seja uma boa chance de vender. No preciso dizer que o contrrio tambm vlido, se os preos fazem um novo fundo e o RSI no, pode estar surgindo fora compradora.

Acima podemos ver que o ndice fez um fundo mais baixo, sugerindo a continuao da queda, o RSI, entretanto, divergiu apresentando nas mesmas posies fundos sucessivamente mais altos. Logo em seguida, aconteceu a reverso de tendncia e os preos acompanharam o RSI.

Outras Caractersticas
O RSI pode ser calculado sobre diferentes perodos de tempo, os mais comuns so 9, 14 e 25. No existe uma regra formal para o nmero de dias a ser usado, alguns funcionam melhor para certos mercados, deve-se ento testar e encontrar o que se adapta melhor para os papis e ndices que voc analisa. O clculo do RSI feito da seguinte maneira: Nota ( RSI = IFR )

Na frmula, "A" representa a mdia dos preos de fecho dos dias de alta do perodo, enquanto que "B" a mdia dos preos de fecho dos dias de baixa. Como j foi dito, no existe regra bem determinada para o perodo de clculo das mdias, mas quanto menor o perodo maior a volatilidade do indicador, ou seja, o IFR ir oscilar mais. O RSI bastante verstil e pode ajudar muito em seus trades. Muitos analistas concordam que o RSI muito eficiente auxiliando na confirmao de uma ideia ou hiptese sobre o mercado.

46

possvel realizar negcios baseando-se unicamente nesse indicador, mas essa prtica no a ideal. O importante possuir uma metodologia que combine algumas tcnicas de anlise, podendo ser o IFR mais uma importante arma em seu arsenal.

Descobrindo Suportes e Resistncias com Andrew's Pitchfork


Andrew's Pitchfork? Que isso? Muitas vezes essa a reaco que escuto em conversas sobre nveis ocultos de suportes e resistncias. Isso plenamente justificvel, pois Andrews Pitchfork no uma das ferramentas tcnicas mais populares. Entretanto, esse mtodo desenvolvido pelo Dr. Alan Andrews uma ferramenta til para detectar zonas "escondidas" de presso compradora e vendedora.

Criando o Pitchfork
De maneira simples, o Pitchfork formado por trs pontos. Em nosso exemplo, os trs pontos sero um fundo (ponto 1), um topo (ponto 2) e novamente um fundo (ponto 3). A partir do ponto 1 traa-se uma linha at o ponto 2 e do ponto 2 at o 3. Linhas rectas projectadas a partir desses locais geram o pitchfork. O ProfitChart possui uma ferramenta especfica que gera pitchforks.

Utilizao
Conforme dito, o pitchfork mostra suportes e resistncias potenciais. No grfico abaixo um "R" mostra cada ponto no qual o pitchfork traado foi resistncia e o "S" locais onde foi suporte.

Assim, na realizao de trades temos regies nas quais a possibilidade de reverso de tendncia maior. Tambm possumos melhores condies de avaliar os valores para colocao de ordens stop.

O Indicador MACD
O MACD um indicador popular desenvolvido por Gerald Appel. Embora sua utilizao seja bastante difundida, nem todos conhecem suas verdadeiras caractersticas e assim desperdiam uma tima ferramenta tcnica. Neste artigo voc vai entender como o MACD formado e, principalmente, como utiliz-lo como um fiel ajudante no acompanhamento de tendncias.

Entendendo o MACD

47

A primeira coisa a observar sobre o indicador so as informaes fornecidas pelo seu nome, MACD (Moving Average Convergence/Divergence) uma sigla para convergncia/divergncia de mdias mveis, j indicando que outros indicadores (mdias mveis) so usados em sua composio. A construo do MACD utiliza, portanto, trs elementos principais:

Mdia mvel exponencial de 26 dias do preo (mdia longa) Mdia mvel exponencial de 12 dias do preos (mdia curta) Mdia mvel exponencial de 9 dias do prprio MACD (chamada de linha de sinalizao)

Agora que temos os elementos, vamos calcular a linha do MACD. Para isso, basta subtrairmos a mdia mvel longa (26 dias) da mdia mvel curta (12 dias). O resultado ser um nmero que ir oscilar em torno de zero, vamos analisar os possveis resultados:

MACD maior que zero: Neste caso a mdia mvel de 12 dias maior que a mdia de 26, isso significa que as expectativas mais recentes so mais favorveis para alta que as anteriores. MACD menor que zero: Neste cenrio a mdia de 12 dias menor que a de 26, mostrando um panorama mais relacionado a uma situao de baixa.

No grfico acima, vemos na parte superior os preos e na parte inferior o MACD. O zero no MACD representa uma regio na qual a oferta e demanda esto em equilbrio. Entretanto, ainda no utilizamos um dos elementos que formam o MACD que a linha de sinalizao. Atravs dela iremos identificar melhor as oportunidades de compra e venda.

Sinais de Compra e Venda


A figura abaixo mostra um exemplo do MACD com sua linha de sinalizao

48

A linha de sinalizao nos ajuda a identificar pontos de entrada e sada do mercado, o procedimento o seguinte:

Sinal de compra: Um sinal de compra gerado sempre que o MACD cruza para cima sua linha de sinalizao. Sinal de venda: gerado sempre que o MACD cruza para baixo sua linha de sinalizao.

No grfico, a linha vertical vermelha mostra o ponto no qual o MACD gerou um sinal de venda. Apesar de no ter sido no topo, a tendncia de queda prosseguiu ainda por cerca de 20 sesses. A linha verde mostra um sinal de compra, note que o sinal no surge no fundo exato (embora prximo), neste caso ele demorou dois sesses. Enquanto o MACD permanecer sobre/sob sua linha de sinalizao a posio de compra/venda deve ser mantida.

Confiabilidade dos Sinais


Existem diversas ferramentas de anlise tcnica que podem (e devem !) ser utilizadas para reforar uma sinalizao de compra ou venda gerada pelo MACD. Uma dessas maneiras observar a condio de compra ou venda excessiva do MACD. Conforme dito anteriormente, a regio da linha zero do MACD representa uma rea de equilbrio entre oferta e demanda. medida que o indicador se afasta dessa regio (seja para cima ou para baixo) maior a quantidade de compras ou vendas sobre o ativo ou ndice. Ao realizarmos uma inspeo histrica dos pontos mximos e mnimos que o MACD atingiu ao longo do tempo, podemos ter uma boa idia se estamos alcanando uma posio de compra ou venda excessiva, o que facilita a ocorrncia de movimentos corretivos. Assim, se um sinal de compra (venda) surgir prximo a uma regio de venda (compra) excessiva, temos um indicativo mais confivel do que se manifestado em reas prximas ao nvel zero.

Outras Caractersticas Importantes do MACD


Estudamos as principais questes relacionadas ao MACD , como ele indica o momento do mercado e como podemos utiliz-lo em conjunto com sua linha de sinalizao para identificar pontos de compra e venda. Contudo, para a melhor utilizao da ferramenta existem fatores extras que temos de levar em considerao e assim garantir o uso adequado da tcnica. Lembre-se sempre que o MACD bastante eficiente para acompanhar tendncias. Isso significa que ele demora para mostrar reverses nos preos ou oportunidades de compra e venda prximas aos fundos e topos, sua funo primordial simplesmente indicar o que est acontecendo,

49

possibilitando que voc fique junto com a tendncia atual do mercado e por consequncia minimize os riscos dos seus investimentos.

A Sabedoria de Jesse Livermore


Muito poucos traders fizeram (e perderam) fortunas no mercado financeiro como Jesse Livermore. Cerca de um sculo atrs, ele se tornou um dos mais celebrados especuladores de todos os tempos. Reminiscences of a Stock Operator, um livro que conta a trajetria de Livermore no mercado financeiro. Atravs de um texto de fcil leitura, oferece ao leitor uma rpida visita mente de um dos grandes traders de todos os tempos. possvel aprender junto com Livermore enquanto ele ganhava e perdia milhes no mercado de aes americano. Abaixo esto algumas citaes de Jesse Livermore. Esses conselhos representam a experincia de um trader que enfrentou diversas situaes, inclusive o famoso crash de 1929:

Nunca opere baseado em dicas; Use um sistema e no saia dele; Nunca compre uma ao porque ela teve uma grande queda da sua ltima alta; Se uma aco no agir correctamente no toque-a; porque, no podendo dizer precisamente o que est errado, voc no pode dizer para que lado ela ir; No culpe o mercado pelas suas perdas Nunca aumente uma posio perdedora. Uma posio perdedora significa que voc est errado; Aces nunca esto muito altas para comear a comprar nem muito baixas para comear a vender. Mas depois da primeira transaco, no faa uma segunda a no ser que a primeira mostre lucro; Sempre venda o que mostra um prejuzo e mantenha o que est dando lucro; No discuta com o mercado. No procure recuperar o prejuzo. Saia enquanto a sada boa - e barata; Existe somente um lado no mercado financeiro. E no o lado bull (alta) e nem o lado bear (baixa) mas o lado certo; O maior inimigo de um especulador sempre o tdio. Um homem deve sempre confiar em si mesmo e no seu julgamento se ele espera ganhar a vida com essa profisso; Sempre use gerenciamento de capital; Estabelea o seu plano de trade antes que o mercado abra; Detalhe o seu plano para cada trade; Estabelea pontos de entrada e sada e entenda a relao entre risco e recompensa; Aceite pequenas perdas como parte do jogo se voc quiser vencer; Desenvolva um plano de trade para cada situao que voc pode vir a enfrentar; No concentre-se no valor em que voc empata quando estiver perdendo No liquide uma posio vencedora para manter uma perdedora; Desenvolva e mantenha um plano de sada. Siga esse plano com rgida disciplina; Tenha pacincia. Grandes movimentos demoram para se desenrolar; No fique curioso demais sobre a lgica por trs de um movimento. A chave para a fortuna no mercado a simplicidade.

A trajectria e o conhecimento dos grandes traders so uma ptima fonte de aprendizado. Podemos entender melhor o mercado atravs da sabedoria que eles adquiriram durante crises assustadoras e altas espectaculares.

50

Trading

Estratgias e metodologias que iro ajud-lo a aplicar de maneira mais eficiente suas tcnicas de anlise. Alm de conhecer os mtodos, importante que o investidor esteja atento para as diferentes maneiras de alavancar ganhos e tambm preservar o capital.

Planejamento de Trades
A melhor maneira de se atingir um determinado objectivo , antes de colocar qualquer estratgia em aco, identificar os passos verdadeiramente necessrios para a obteno dos resultados desejados. dessa maneira que agem as empresas de sucesso e assim agiram os generais vitoriosos nas batalhas da histria. A questo que fica a seguinte: por qual razo a maioria dos traders no faz o mesmo para a guerra do mercado financeiro? A razo passa por falta de disciplina, mas os principais motivos so desinformao e tambm o fato de que muitos no encaram o ato de operar com a seriedade necessria. No podemos negar que existem aqueles que querem mais se divertir com o sobe e desce das aes. Para esses, bolsa de valores um tipo sofisticado de brinquedo. No entanto, os demais participantes do mercado que realmente desejam viver de renda varivel ou alavancar seus ganhos mensais devem adotar a postura adequada para alcanar o sucesso. O planejamento fundamental para evitar o repetimento de erros e para controlar o intenso fluxo de emoes que surgem a cada momento. Um bom plano de trade deve evoluir com o tempo e ser constantemente reavaliado. A seguir, esto relacionadas um conjunto de regras que visam ajudar na construo de seu planejamento.

1. Considere os Aspectos Pessoais


O plano de trade seu no de seu amigo ou vizinho. Ele deve refletir o seu estilo e seu perfil de investidor. No adianta utilizar o plano "testado" de um conhecido baseado em venda a descoberto e day-trade se voc prefere operaes um pouco mais longas e no se sente confortvel ou no domina os conceitos envolvidos.

2. Preparao Mental
Como foi sua noite de sono? Existe alguma coisa perturbando voc? Est se sentindo bem para o esforo intelectual do dia? Somos seres humanos e para enfrentar o mercado temos de estar em boas condies mentais. Caso contrrio, prefervel deixar o computador de lado por um tempo. melhor deixar de operar um dia do que permitir que um mau momento cause um grande dano em sua conta de investimentos.

3. Teste Seu Sistema


Antes de, efetivamente, lanar suas ordens no mercado simule suas operaes. O teste virtual com cotaes reais recebe o nome de paper trading e pode ajud-lo a identificar falhas graves. Nesse ponto comum descobrir que determinadas tcnicas so muito mais eficientes em alguns ativos do que em outros e assim acabamos refinando e aperfeioando nossas estratgias.

4. Gerenciamento de Risco e Objetivos


Quanto de seu capital estar sendo arriscado? Qual o percentual de perdas mximo aceitvel de sua conta de investimentos por ms? Essas questes dependem de sua tolerncia ao risco e de seu perfil. Existem regras que ajudam o trader a administrar esses fatores, como a regra do 2% e 6%.

51

Seus objetivos tambm devem estar na ponta da lngua. Quando atingir um determinado percentual de ganhos vai sair incodicionalmente? Vai esperar o mercado virar? Tenha de maneira clara essas respostas e no se esquea que quando entramos em um trade extamos em uma situao de risco/recompensa. Qual relao est boa para voc? 2:1? 3:1? Este tpico tem forte relao com o prximo.

5. Defina Regras Claras de Sada


Muitos traders (a maioria) passam a maior parte do tempo procurando pontos de entrada, deixando o estabelecimento de como e quando sair em um segundo nvel de importncia. Muitos, inclusive, no aceitam uma posio perdedora e continuam comprados ou vendidos na esperana do mercado virar. No torne o trade algo pessoal, se seus stops foram atingidos voc estava errado. Traders profissionais bem sucedidos perdem muitas vezes, mas o gerenciamento de risco faz com que o saldo no final do ms seja extremamente positivo. Antes de entrar na operao saiba onde esto suas sadas. Uma delas seu stop. Um stop mental no tem a fora de um stop escrito junto ao planejamento de trade, portanto, anote-o em seu caderno ou computador. A outra sada pode ser seu alvo de lucro, quando chegar l liquide uma parte e levante o stop com o restante. Seja qual for sua estratgia o importante neste ponto no devolver o que j ganhou, voc j venceu o trade, cuide para no entregar seu prmio.

6. Defina Regras Claras de Entrada


Suas condies de entradas podem ser subjetivas, mas procure torn-las as mais objetivas possveis. A interpretao parte importante, mas quando existem 20 condies diferentes e todas dependem de sua avaliao as coisas ficam difceis e pouco claras. Um exemplo de regra de entrada a seguinte: "Se o sinal X for disparado em uma regio de suporte e o alvo de preos for 3 vezes maior que meu stop, ento comprar".

7. Auto-avaliao e Registros
Durante nossa vida escolar, acadmica e profissional passamos por diversas avaliaes. Elas permitem que identifiquemos os pontos falhos a serem melhorados. No mercado, temos de ter uma maneira de qualificar a nossa atuao em cada trade. Eventualmente, descobrimos que fazemos timas entradas e pssimas sadas. Essa informao muito preciosa, pois mostra, claramente, o ponto correto de interveno. Para uma avaliao correta preciso registrar cada passo tomado. Por qual motivo a entrada foi feita dessa maneira? Qual era o cenrio tcnico? Bons traders mantm sempre bons registros de suas operaes. Escreva tudo que considerar importante e tambm alguns detalhes. Exemplos so: entrada e sada do trade, padro e/ou condio tcnica utilizada, nveis de suporte e resistncia, status psicolgico, descrio da abertura do mercado, etc. O mercado financeiro como outras profisses e competies gera, diariamente, vencedores e perdedores. O planejamento fundamental para encarar as adversidades de maneira adequada e assim ter uma grande vantagem. Uma ltima dica, mas to importante quanto as outras a seguinte: de nada adianta fazer um planejamento e no segu-lo. Ele no pode ficar na gaveta, seu lugar necessariamente ao seu lado ou ocupando um espao de destaque na sua tela. Como dito anteriormente, ele pode e deve ser modificado, aprimorado e evoludo. Contudo, essas alteraes devem acontecer aps o fecho do mercado. Durante o prego o planejamento a lei.

A Fsica do Mercado
A fsica procura e tem conseguido ao longo dos sculos equacionar diversos aspectos naturais. No surpresa, portanto, a existncia de pesquisas que visam explicar a dinmica do mercado financeiro atravs de teorias matemticas e com analogias s leis que regem os fenmenos do universo. Neste artigo, apresentamos algumas situaes do cotidiano da anlise tcnica sob o ponto de vista dos preceitos da fsica do mercado. A inteno deste texto no descrever detalhadamente todos

52

os conceitos, mas sim apresentar uma viso geral desta interessante maneira de explicar os padres e movimentos dos activos.

A Inrcia nos grficos


Um corpo em movimento tende a manter-se em movimento. Imagine uma tendncia de baixa, os preos vm oscilando e dia aps dia fazendo fundos e topos mais baixos. Contudo, nada cai ou sobe para sempre, eventualmente a fora baixista de nosso exemplo comea a diminuir e fora compradora surge no sentido oposto. Durante essa fase inicial da nova tendncia a volatilidade aumenta, mas a inrcia tende a desacelerar a movimentao dos preos. O resultado uma srie de acumulaes e movimentos laterais que se manifestam enquanto o activo tenta livrar-se da influncia da tendncia anterior. Quando o efeito da inrcia finalmente vencido, o rally est pronto para acelerar. O analista tcnico conhece esse fenmeno. No grfico abaixo (30 min do IBOVESPA), aps a queda, os preos lutam para vencer a inrcia e testam diversas vezes a parte superior de uma zona de congesto. Quando essa regio de resistncia finalmente vencida os preos esto livres da inrcia para finalmente iniciar a alta. Muitos analistas posicionam uma ordem de entrada ligeiramente acima da zona de congesto quando observam essa formao.

Retroalimentao
Muitas vezes um movimento de preos parece que no vai parar mais. Sob a ptica da fsica dos mercados este um processo de retro alimentao, uma vez que conforme os preos sobem ou descem existe a entrada de energia nova, representada pelos compradores/vendedores que estavam de fora e decidiram aproveitar o movimento. Para que ocorra a reverso existe a necessidade de uma fora oposta externa, maior do que a fora que movimenta a tendncia.

53

Centro de Gravidade
Artigos e livros especficos sobre fsica dos mercados mencionam o centro de gravidade de cada activo. O centro de gravidade seria um intervalo de preos com a capacidade de exercer uma espcie de atraco gravitacional, ou seja, os preos teriam dificuldade de se afastar dele. Os analistas tcnicos podem medir e se aproveitar dessa fora atravs de bandas de bollinger, sabendo que quando os preos tocam em um das extremidades das bandas esto razoavelmente afastados de sua zona de gravidade. Uma outra maneira utilizando envelopes (determinado desvio padro ou percentual de distncia de uma mdia mvel) como no exemplo abaixo.

Neste grfico vemos um envelope configurado para ser plotado a uma distncia de 16% de uma mdia mvel exponencial de 26 perodos. Note que conforme os preos se afastam da mdia mvel e tocam no envelope eles tendem a retornar prontamente para a regio da mdia. Uma outra ferramenta que visa identificar reas de equilbrio (centros de gravidade) a regresso linear, tcnica que ser discutida em outro artigo. Os conceitos apresentados so apenas um pequeno exemplo de aspectos fsicos cuja aplicabilidade est sendo investigada em mais detalhes. Entretanto, inegvel a influncia das leis naturais no sobe e desce dos grficos e fascinante a maneira como as novas descobertas interagem com a anlise tcnica.

Gaps
Gaps no so apenas espaos vazios nos grficos. Eles trazem uma srie de informaes importantes que podem influenciar directamente a percepo do trader sobre o movimento. A sua interpretao pode variar de um claro indicativo de fora at uma expectativa de reverso dependendo do contexto no qual o gap se manifesta.

Quando surge um gap?


Assumindo um perodo de tempo dirio, um gap acontece quando o mximo do dia atual inferior ao mnimo do dia anterior (gap de baixa) ou quando o mnimo do dia actual superior ao mximo

54

anterior (gap de alta). Observando um gap no grfico ele um espao vazio entre barras consecutivas. Obviamente, um gap pode surgir em outras periodicidades alm de em nvel dirio, como intraday, semanal, mensal, anual, etc. Contudo, conforme o intervalo de tempo aumenta os gaps so cada vez mais raros. Para que ocorra, por exemplo, um gap no grfico semanal no pode haver interseco dos preos dos 5 dias de uma semana com os preos de nenhum dos 5 dias da semana seguinte.

O Fecho de um Gap
Existe a idia de que um gap ser sempre fechado. Entretanto, na anlise tcnica, no h espao para certezas e, por consequncia, no podemos confiar que determinado gap ser prontamente preenchido. Mesmo porque o fecho pode ocorrer semanas, meses e at anos depois. De qualquer maneira inegvel a observao de que a maioria dos gaps so fechados de maneira relativamente rpida. Mas, o que significa fechar um gap? O fecho ou preenchimento acontece quando os preos passam novamente e cobrem o espao vazio, veja a figura abaixo.

A principal causa do fecho o aspecto fortemente emocional dos gaps. Eles mostram fora para um dos lados, muitas vezes so gerados a partir de notcias surgidas durante a noite. Muitos traders possuem um relacionamento extremamente emocional com seus activos e operaes e tomam decises pouco racionais. Entretanto, quando a situao comea a normalizar e os fatos so analisados de maneira mais racional, muitos percebem que a deciso foi incorrecta e comeam a desfazer a posio equivocada. Esse comportamento inicia a reaco que muitas vezes culmina com o fecho total ou parcial do gap.

Tipos de Gap
A anlise tcnica classificou os gaps em trs tipos bsicos: gaps de rompimento, gaps de continuao e gaps de exausto. Vamos conhecer as diferenas entre cada um deles.

Gaps de Rompimento

55

Este tipo de gap formado quando o preo rompe um padro de preos ou acumulao. Ele enfatiza a fora compradora ou vendedora do novo momento.

No grfico acima o gap de rompimento confirma a superao de uma resistncia. desejvel que o gap seja acompanhado por um aumento de volume no caso de gap de alta, condio no necessria para rompimentos de baixa.

Gaps de Continuao
Os gaps de continuao surgem quando os preos esto fazendo um movimento claro em uma direo e com rapidez. Dessa maneira, este um tipo de gap bastante emocional que encontramos, normalmente, em rallys ou em quedas bruscas.

56

Neste grfico da ELET6 vemos dois gaps de continuao. Um cuidado a ser tomado que o surgimento do segundo ou terceiro gap sinaliza perigo, pois o movimento pode estar usando de suas ltimas foras. A seguir discutimos o gap de exusto.

Gaps de Exausto
O gap de exausto est associado ao final do movimento. Conforme dito, o segundo ou terceiro gap de continuao pode ser na verdade um sinal de exausto. Cuidado especial deve ser tomado caso o gap seja grande em relao a outros gaps ou caso ocorra um gap de queda no dia seguinte deixando uma barra de preos isolada. Neste caso, temse uma ilha de reverso. Para os japoneses trata-se de uma padro de candles de reverso tipo estrela bastante forte chamado de beb abandonado.

Suporte/Resistncia
Vale ressaltar tambm que um gap tende a tornar-se uma zona de suporte/resistncia. Para os japoneses um gap uma janela (Window) um padro de continuao e toda a rea da janela considerada um nvel potencial de presso compradora ou vendedora. Existem tcnicas de explorao de gaps que sero analisadas em outros artigos. Observe os gaps e tambm o contexto no qual eles aparecem. Eles tm muita informao para ajudar em seus trades.

No Mundo das Mdias Mveis


O uso de mdias mveis na anlise tcnica como jogar futebol ou ir ao cinema, nunca sai de moda. Mas, isso tem um motivo e ele bastante simples: mdias mveis so teis. Existem diversos tipos de mdias como aritmtica (ou simples), exponencial, ponderada, Welles Wilder, etc. Nosso foco neste artigo estar nos dois primeiros tipos, visto que so os mais utilizados e produzem timos resultados. Uma mdia, como o nome diz, mostra o valor mdio de uma amostra de determinado dado. Uma mdia mvel aritmtica (MMA) uma extenso desse conceito, representando o valor mdio, normalmente dos preos de fecho, em um perodo de tempo.

Na frmula acima, V representa os diferentes preos, enquanto que N a janela de tempo sobre a qual se constri a mdia. O parmetro N muito importante quando trabalhamos com mdias mveis na anlise grfica, pois a varivel que iremos ajustar para obter melhores resultados. Modificando seu valor, a mdia ir responder mais ou menos rapidamente s variaes de preos. Mas, por que mdia mvel? A palavra mvel est presente pelo fato de que quando uma cotao entra no clculo outra cotao sai. Por exemplo, se estamos usando uma mdia de 20 barras e surge uma nova cotao a ltima dessas 20 cotaes excluda do clculo, enquanto que a mais recente entra. Assim, a mdia "movimenta-se" atravs do grfico. Abaixo temos a frmula da mdia mvel exponencial (MME). Preo representa o fecho do dia de hoje e MMEontem o valor anterior da mdia mvel exponencial e K uma varivel dependente do perodo N como pode ser visto.

57

Ao contrrio da mdia simples, na exponencial os dados mais novos possuem uma importncia superior. Alm disso, os valores mais antigos no so diretamente descartados quando passam a constar fora da janela de clculo. Eles mantm uma participao no valor da mdia exponencial que vai ficando cada vez menor com o tempo.

Que Tipo de Mdia Utilizar?


A resposta para esta pergunta no simples. Em seu livro "Techical Analysis Explained" Martin Pring apresenta dados estatsticos que mostram uma maior efectividade das mdias aritmticas sobre as exponenciais no mercado acionrio americano entre 1968 e 1987. Os critrios utilizados para esse estudo esto alm do escopo deste artigo. Alexander Elder, em seus clssicos "Trading for a Living" e "Come Into My Trading Room" defende o uso preferencial de mdias exponenciais. O principal argumento apresentado por Elder que a mdia simples muito sensvel s variaes do mercado, pois seu valor recebe uma influncia dupla quando um novo dado chega: a incluso do novo preo e o descarte do mais antigo. Em uma mdia exponencial o efeito dos preos antigos permanece e vai desaparecendo com o tempo, alm disso o dado mais recente possui um peso maior, fazendo com que a mdia reflicta de maneira mais adequada o humor actual do mercado.

Usando Mdias Mveis


Existem indicadores chamados seguidores de tendncias e as mdias mveis pertencem a esta classe. Esses indicadores possuem uma inrcia natural, ou seja, no foram projetados para apontar reverses rapidamente. Para sinalizar mudanas rpidas aconselhvel o uso de osciladores como IFR, estocstico e outros. A primeira informao importante fornecida por uma mdia mvel sua inclinao. Uma mdia mvel ascendente mostra um mercado comprador, enquanto que uma mdia descendente indica um mercado vendedor. Posicione-se de acordo com o que a mdia indica, pois ela tende a reflectir de maneira adequada o comportamento dos investidores. Por ser um indicador seguidor de tendncia existe um momento no qual no devemos usar as mdias mveis. Que momento esse? O mercado seguidamente se coloca em acumulao, movendo-se lateralmente entre limites de preo. Nesses movimentos, a aplicao das mdias s possvel em perodos muito curtos e mesmo assim existe uma chance considervel de obteno de sinais errados, pois no h uma tendncia definida a ser seguida.

Mdias Mveis Como Suporte e Resistncia


A mdia mvel uma representao suave da tendncia, uma vez que ela filtra oscilaes menores. A mdia uma regio de suporte/resistncia natural e uma de suas principais tcnicas de utilizao formao de posio nas proximidades da mdia em uma tendncia de alta. Nessa regio o mercado tende a buscar foras para uma nova subida.

58

Observe o grfico acima entre Maro e Junho de 2003. Uma mdia exponencial de 22 dias nos sinalizou 5 oportunidades de compra at perder a inclinao ascendente. No preciso dizer que essa tcnica de operao vlida tambm para mercados em queda, nos quais devemos vender quando acontece o repique at a mdia mvel descendente. Para a aplicao dessa tcnica o analista pode utilizar-se de outros recursos como comprar na vizinhana da mdia apenas quando aparecer um candle de reverso. Note no grfico que no quinto toque na mdia aparece tambm a figura de um martelo. Qual mecanismo auxiliar utilizar em conjunto com a mdia fica a critrio de cada trader, de acordo com sua metodologia e ferramentas.

Cruzamentos (Crossovers)
Uma outra classe de mtodos de utilizao das mdias mveis atravs de cruzamentos. Quando os preos cruzam a mdia mvel de baixo para cima dado um sinal de compra e quando cruzam de cima para baixo uma venda sinalizada. Veja o grfico abaixo. Os preos partem para a parte superior da mdia em uma nova tendncia de alta.

59

Uma importante questo saber quando o cruzamento verdadeiro. Algumas vezes, os preos rompem a mdia e em seguida retornam de volta ao lado original, gerando um sinal falso. Novamente, no existe regra fixa para identificar a validade dos cruzamentos. Alguns traders definem que o rompimento verdadeiro quando os preos superam por um percentual a mdia (por exemplo, 3%). Outros preferem aguardar 1 ou mais fechos na nova regio, se o mercado consegue manter-se acima/abaixo aps o cruzamento o sinal ganha fora. Alm do cruzamento dos preos outra tcnica usada o cruzamento entre duas mdias, uma longa e uma curta. Suponha que a mdia longa seja de 22 barras e a curta de 11. Quando a mdia de 11 superar a de 22 cruzando para cima, tem-se um sinal de compra, de maneira semelhante, cruzando para baixo um sinal de venda caracterizado. Nesta variao, importante que ambas estejam inclinadas na mesma direco.

Adaptando a Janela de Tempo


Conforme dito anteriormente, a janela de tempo do clculo da mdia mvel o parmetro a ser ajustado em busca de melhores resultados. Como na maior parte das ferramentas da anlise tcnica no existe regra exacta para dimensionar a mdia, mas preciso buscar o equilbrio para o mercado, o activo e tempo de operao visados. Esse equilbrio importante pois:

Quanto maior o perodo mais suave o comportamento da mdia e mais imune a rudos e movimentos curtos ela estar. No entanto, se for grande demais pode responder de maneira muito lenta mudanas significativas no mercado. Quanto menor o perodo de maneira mais prxima a mdia seguir os preos. Contudo, se o perodo for pequeno demais a mdia estar excessivamente exposta s variaes de preos, perdendo sua utilidade como seguidora de tendncias.

Como descobrir ento com qual mdia operar? Trabalhando e utilizando a tcnica de tentativa e erro. Comece, por exemplo, com um perodo como 22 (aproximadamente o nmero de sesses em um ms) ou 30 para um grfico dirio. Varie o valor e veja se a resposta do indicador foi superior ou inferior do que no teste anterior. O processo semelhante a sintonizar um rdio com aqueles antigos sistemas analgicos nos quais era preciso girar um boto.

60

Realizando Trades com Canais


Canais oferecem ptimas oportunidades de negcios aos traders que sabem aproveitar seus sinais. A maioria das situaes descritas neste artigo utilizar como exemplo um mercado em tendncia de alta. Entretanto, todos os conceitos so tambm perfeitamente vlidos para um mercado em queda. Um canal formado por duas linhas. Uma primeira linha conecta uma srie de fundos, enquanto que uma segunda linha, paralela primeira, conecta uma sequncia de topos. A inclinao do canal pode ser ascendente, descendente ou mesmo horizontal. Canais so formaes mais completas do que linhas de tendncia. Uma primeira vantagem dos canais que eles definem limites bastante objectivos de preos, tanto para entrada quanto para sada. Conforme esperado, a tcnica de canais pode ser aplicada em qualquer tempo grfico, utilizandose da caracterstica fractal dos mercados. Assim, um canal traado to vlido em grfico semanal quanto em em um grfico de 15 minutos. Um ponto interessante, contudo, que quanto maior a durao do canal mais significativo ele . Um canal activo por um tempo considervel e conectando diversos topos e fundos, tem uma importncia grande e tanto o teste de um dos seus extremos quanto seu eventual rompimento representam eventos considerveis na anlise do ndice/activo. No grfico abaixo temos em um canal ascendente iniciado em Maio de 2004. Observe como a linha inferior serviu diversas vezes como suporte, enquanto que a linha superior foi resistncia em vrias oportunidades.

Tcnicas de Operao
Existem diversas estratgias de operao de canais e com certeza um analista que estude essas formaes perceber outras maneiras e variaes para explorar a tendncia. A seguir alguns mecanismos operacionais so apresentados. Lembre-se, no entanto, de sempre utilizar Stop e adoptar uma poltica de gerenciamento de seu capital.

Suporte e Resistncia em Canais


Conforme mencionado, a linha inferior em um canal tende a ser uma zona de presso compradora e a linha superior uma regio de presso vendedora. Dessa observao, uma das maneiras mais

61

diretas de operar canais comprar prximo ao suporte (linha inferior) e vender quando nos aproximamos da resistncia (linha superior). Analisando esses topos e fundos dentro de um canal com o auxlio de outros indicadores, em especial osciladores, como IFR e estocstico voc perceber que, muitas vezes, os indicadores sinalizaro um estado de sobrecompra ou sobrevenda. Essa indicao refora as chances de revero na extremidade do canal. Uma outra tcnica interessante a conjuno de candles com canais. Note no grfico acima que na ltima vez em que a GGBR4 testou a parte superior do canal, ela o fez atravs da sombra de uma Shooting Star, um padro de reverso de candles. Dessa forma, encontrar um padro de reverso nas proximidades de uma extremidade refora a chance de que o suporte/resistncia se manter.

Falsos Rompimentos
As vezes durante a evoluo de um canal acontece um falso rompimento, ou seja, um dos extremos perdido temporariamente, apenas para em seguida os preos retornarem para o interior do canal. Um exemplo pode ser visto tambm no canal mostrado e reproduzido abaixo, veja o falso rompimento circulado em vermelho.

Esses falsos rompimentos, muitas vezes fazem com que o Stop do trader seja accionado. Mas, de forma alguma isso deve servir de desculpa para o no posicionamento da ordem. Um rompimento verdadeiro de um canal, frequentemente, acontece com rapidez e com grande volume, ou seja, a no utilizao do Stop pode significar um prejuzo considervel para a carteira. Contudo, vamos analisar o significado de um falso rompimento com o exemplo acima. Os compradores conseguiram levar o preo at a zona de resistncia. Para vencer essa zona necessrio, normalmente, uma nova leva de compradores para combater a fora vendedora existente naquele nvel. Os bulls conseguem vencer a barreira em um primeiro momento e contam com a ajuda de alguns Stops accionados de investidores que estavam na venda e agora esto cobrindo posies, entretanto, a fora vendedora mostra-se mais consistente e empurra os preos de volta. O raciocnio aplicado aqui simples, mas eficiente: se os compradores no conseguem passar deste ponto a alta no tem como continuar, a fora dos vendedores foi superior. O mercado ento realiza um recuo e acumula at o outro extremo do canal. Um falso rompimento, portanto, demonstra que a fora de um dos lados chegou ao seu limite, o que indica uma boa possibilidade de realizar bons negcios agindo pela ponta vencedora, pelo

62

menos em um prazo curto. Quando acontece um falso rompimento o alvo de preos (target) o lado oposto do canal.

Aproveitando o Rompimento Verdadeiro


O canal oferece oportunidades de trades tambm quando ele efectivamente rompido. Observe o grfico abaixo, 60 minutos.

Durante o percurso do canal de baixa acontece um falso rompimento que leva, na sequncia, teste da regio de suporte. Entretanto, quando os preos voltam a testar a linha superior, compradores conseguem levar os preos para alm da linha de fronteira. Acontece a reaco volta linha (pull-back) para, finalmente em seguida, superar o topo formado no candle rompimento com um forte candle branco e pr um final definitivo no canal de baixa.

ao os de de

Uma boa estratgia para operar rompimentos de canais , portanto, esperar o acontecimento de retorno linha rompida. Se a linha segurar, a ordem pode ser posicionada ligeiramente acima do topo gerado no rompimento inicial. Essas so algumas tcnicas para explorar os canais. Voc os encontrar com frequncia nas suas anlises. Teste as tcnicas e defina a estratgia ideal para seus activos, seus mercados e seu perfil. O sucesso e a recompensa viro para aqueles que unirem estudo, metodologia e disciplina. Bons negcios!

Tcnicas de Utilizao do Volume


O volume, muitas vezes, uma informao negligenciada pelo analista, contudo, ele pode fornecer muitos dados importantes sobre a evoluo de uma tendncia. Primeiramente, deve-se ressaltar que existem duas maneiras principais de quantificar o volume:

Volume Financeiro: o volume expresso em reais, dlares ou qualquer moeda. Mostra o valor financeiro total gerado pela compra e venda de um determinado activo. Volume por Quantidade: Nesta situao temos duas subcategorias mais comuns, pode ser a quantidade de ttulos negociados de um determinado activo ou o nmero de negcios realizados.

O tipo escolhido para acompanhamento no tem grande importncia, pois a nica informao que o volume nos fornece de maneira absoluta a indicao sobre a liquidez do papel. O principal e mais relevante para a anlise a comparao relativa do comportamento do volume de um activo ao longo do tempo.

63

O volume reflecte o grau de comprometimento financeiro e emocional dos investidores e, portanto, torna-se um factor muito interessante de anlise. O primeiro princpio sobre a evoluo do volume nos diz que ele deve estar de acordo com a tendncia. Existem diversos fenmenos observados em relao ao comportamento dos preos e sua relao com o comprometimento financeiro dos participantes do mercado. Vamos analisar alguns conceitos que servem como regras de operao auxiliares quando consideramos uma anlise conjunta preo-volume: 1. 2. Volume alto e volume baixo so conceitos relativos . Eles referem-se principalmente performance do passado recente do ativo. Volume confirma a tendncia . Considere que um movimento de alta acontece e leva o mercado at um novo topo. Durante essa alta o volume tambm atinge um novo patamar mais alto. O esperado, ento, que os preos retestem ou excedam o pico formado, uma vez que o aumento de volume significa a entrada de novos traders reforando a fora compradora. De maneira semelhante, se o mercado constri um novo fundo e o volume atinge um patamar mais alto, provavelmente, o fundo criado ser atingido novamente e at superado. Se dentro de uma tendncia de alta ocorre uma nova elevao e o volume no acompanha esse acontecimento, um sinal de alerta gerado. A tendncia pode estar prxima de seu final. Esse conceito mais relevante para movimentos altistas, uma vez que o mercado pode manter uma tendncia de queda com baixo volume. Se o mercado est em negociao lateral dentro de um rectngulo (Box range) esperado que a direco do prximo movimento defina-se a partir de um rompimento com alto volume. Um rompimento com baixo volume indica que existem grandes chances de os preos retornarem aos limites de movimentao lateral. Existem diversas formas de operar rompimentos (breakouts) de formaes de acumulao e elas sero abordadas em outros artigos sobre Swing Trading e tcnicas de Wyckoff.

3.

4.

No grfico acima da Avipal ON (AVPL3) note como o volume aumenta de maneira considervel no candle branco ainda dentro da congesto. Esse comportamento um primeiro indcio de que o teste da extremidade superior do canal pode levar ao rompimento. Na sesso seguinte o rompimento confirmado tambm com alto volume, a fora do impulso levou formao de um gap.

64

5.

Muitas vezes preo e volume expandem-se lentamente e em concordncia, culminando com um ou mais dias de altssimo volume (blowoff). Essa grande manifestao final gera a exausto do movimento e, na sequncia, preo e volume tendem a cair rapidamente.

Esses cinco comportamentos descritos so apenas a ponta do iceberg de informaes que a anlise de volume oferece. Obtm-se ainda muitos resultados de qualidade quando estudamos e inclumos na metodologia os indicadores baseados em volume como OBV, Chaikin Money Flow, Force Index, etc. Esses indicadores fornecem indicaes de fraqueza ou fora atravs de divergncias e frequentemente sinalizam com antecedncia a vinda de uma reverso. Cada um deles ser analisado de maneira individual em artigos futuros. Bons negcios.

10 Atitudes para Perder Muito Dinheiro na Bolsa


Aprender com os erros uma virtude. Se forem os erros dos outros melhor ainda. Assim, abaixo esto 10 conselhos sobre o que no se deve fazer quando o assunto investir em bolsa de valores: 1. Seja completamente emocional. Comemore ao extremo cada centavo de alta e entre em depresso profunda com cada centavo de baixa. 2. No utilize Stops travas ou qualquer estratgia de proteo. 3. Siga todos os conselhos que ouvir e no forme a sua prpria opinio. 4. Opere baseando-se unicamente em notcias (bem, se voc for um insider isso talvez funcione). 5. Compre papis de baixssima liquidez. O volume deve ser suficientemente pequeno para voc no conseguir vender quando precisar. 6. Se o mercado estiver indo contra voc faa preo mdio. 7. Se voc estiver passando por um mau momento pessoal, aumente o nmero de trades , especialmente com opes. 8. Nunca admita que errou, se o mercado estiver se movimentando para o "outro lado", tenha a confiana de que logo ele perceber o equvoco. 9. No registre seus trades vitoriosos e muitos menos os perdedores. Afinal, quem quer ficar revendo as condies sob as quais errou? 10. Pare de gastar tempo aprendendo. Tudo o que voc precisa antecipar se vai subir, cair ou andar horizontalmente. Seguindo cuidadosamente esses 10 conselhos tenha certeza de que o seu cardiologista ganhar bastante dinheiro, isso se voc ainda puder pagar um. Mercado metodologia e gerenciamento. Estude as ferramentas, e aja objectivamente. Se o seu sistema falhar, registre bem as condies sob as quais o erro aconteceu e tente refin-lo. O trader consicente aumenta de maneira exponencial suas chances de sucesso.

Os Factores Psicolgicos por Trs de Suportes e Resistncias


Suportes e resistncias esto entre os primeiros conceitos que aprendemos quando comeamos a estudar anlise tcnica. Eles reflectem, directamente, a ideia de "comprar barato e vender caro" que habita os sonhos e intenes de qualquer investidor. Mas, como se formam esses nveis? O que faz com que determinado papel no consiga romper uma resistncia antiga? A resposta para essas questes ao mesmo tempo simples e complexa, assim como so os seres humanos.

Comprometimento, envolvimento e orgulho


Uma das frases mais notrias e felizes usadas para diferenciar envolvimento e comprometimento diz que a galinha est envolvida com a omelete enquanto que o porco est comprometido com a feijoada. A distino possui esse nvel de grandeza mesmo, quando estamos verdadeiramente

65

comprometidos nos esforamos, torcemos, enfim, fazemos tudo ao nosso alcance para que as coisas aconteam conforme o planejado. Quando olhamos os grficos na tela do computador e formulamos uma estratgia de trade passamos a ter um envolvimento com nossa hiptese. Quando decidimos dar o passo seguinte e a ordem enviada, querendo ou no, passamos a possuir um compromisso financeiro com a operao. A partir desse momento, o trader precisa saber gerenciar suas emoes, caso contrrio uma srie de pensamentos destrutivos podem por tudo a perder. Quando o investidor est comprometido, muitas vezes o orgulho o impede de admitir que est errado. Quanto dinheiro j foi perdido com a ideia de que "o mercado vai virar a qualquer momento". O primeiro factor, portanto, que torna to poderosas as zonas de suporte e resistncia o comprometimento comum. Vendo os grficos, o analista sabe que muitos investidores esto dispostos a se comprometer, comprando ou vendendo, em determinado nvel, o que aumenta muito a confiana no trade . Se, por acaso, o suporte ou resistncia falhar ele sabe que muitos outros analistas erraram tambm o que leva a um impacto menor em sua auto-estima. Assim, mais do que zonas de presso compradoras ou vendedoras, suporte e resistncias so nveis de maior segurana psicolgica. Abaixo algumas zonas de suporte e resistncia no ndice durante o movimento lateral de Fevereiro/Maro de 2004.

Alvio e arrependimento
Suponha que voc acompanha em sua carteira o papel X. Por um bom tempo ele vem oscilando em torno de 30,00. Repentinamente, uma alta rpida acontece e, por uma razo qualquer, voc acaba no entrando no trade. O papel hoje est valendo 56,00 e voc fica imaginando o bem que esse lucro faria para sua carteira de investimentos. Se voc permitir, o arrependimento ir assombr-lo por alguns dias. Entretanto, uma srie de correces acontece. Conforme os sesses vo se sucedendo, X vai caindo at chegar bem prximo do nvel de 30,00. Neste momento, na sua cabea e na de muitos outros investidores uma voz ir repetir "de novo no". Dessa vez, voc sente que tem uma segunda chance e compra no valor de 30,00, o qual tende a se perpetuar como um ptimo nvel de suporte. Imagine agora que o papel Y, est valendo 40,00. Ele faz parte de sua carteira e voc j ganhou algum dinheiro com ele. Contudo, dessa vez ele est com um desempenho ruim, de 40 j passou para 38.. 36...32 e agora est em 16! Todo o dia voc se faz as mesmas perguntas: por que no vendi antes? E agora seguro ou lquido de uma vez? O mercado, no entanto, comea a subir. O papel Y volta para perto de 40,00. Voc sente que vendendo agora ser dado fim ao doloroso trade . Voc coloca sua ordem de venda e sente todo o alvio que o momento traz. Voc e o mercado esto quites e o valor de 40,00 torna-se uma resistncia forte.

66

O mercado o encontro de uma srie de emoes. Medo, angstia, orgulho, arrependimento, alvio, ganncia e muito mais. O trader metdico e com um bom gerenciamento emocional possui uma grande vantagem. Lembre-se que existem nveis nos quais as pessoas iro comprar sem pensar e em outros nos quais elas iro derramar ordens de vendas. Olhe o volume e indicadores que utilizam o volume para medir a fora de compradores e vendedores. Suportes e resistncias sempre existiro, aprender a trabalhar com eles traz ptimos resultados. Bons negcios!

O Martelo (Hammer): Realizando Trades


Identificar um padro de candle, como vimos no artigo introdutrio sobre o martelo, o primeiro passo. Contudo, saber como lucrar usando o padro to fundamental como reconhec-lo. Neste artigo vamos ver, de forma directa, algumas regras que podemos utilizar para fazer trades com martelos.

Princpio 1: O Fundo do Martelo Regio de Suporte


O mercado est confuso e voc no sabe exactamente a regio de suporte? Se existe um martelo por perto existem chances gigantescas de que suas dvidas tenham acabado. O fundo de um martelo (seu valor mnimo), normalmente, identifica um ptimo suporte. Vamos ver alguns exemplos:

Neste grfico dirio do ndice Bovespa o mercado formou um martelo que colocou fim a uma queda. A partir da o mercado reagiu e passou a se movimentar de lado acima dos 14000 pontos. Em meados de Junho iniciou-se um novo movimento baixista, o qual encontrou suporte na regio do martelo que havia sido formado h cerca de dois meses e meio atrs. Ento, o fundo do martelo regio de suporte. timo. A prtica comum em suportes , obviamente, comprar. Uma estratgia, portanto, posicionar as ordens de compra no suporte com um stop abaixo dessa linha.

Princpio 2: Administrando Risco e Recompensa com o Martelo


Um ponto que nunca deve ser esquecido quando analisamos oportunidades de negcios com a tcnica de candles a anlise de risco/recompensa. Muitos padres, quando so formados, embora sinalizem compra, no apresentam uma boa oportunidade de investimento.

67

Imagine, por exemplo, um martelo com uma sombra muito grande. No momento em que a figura acaba de ser formado talvez a atratividade de compra seja muito pequena, pois o papel j percorreu um longo caminho desde seu fundo (a cotao mnima do candle). Candles sinalizam antes de outros sinais da anlise tcnica ocidental as possibilidades de reverso. Entretanto, no carregam com si informaes sobre alvos de preos. Dessa maneira, interessante antes de fazer investimentos com o martelo analisar o risco/recompensa em conjunto com outras tcnicas.

Veja o grfico acima O mercado vinha em queda at que um martelo foi formado. Esse martelo praticamente no tem corpo, sendo tambm um doji (mais especificamente um dragonfly doji, mas isso tema de outro artigo). Vale a pena comprar neste martelo? Observe que existe uma linha de tendncia descendente logo em cima. Essa linha tem grande potencial de ser uma resistncia, logo, talvez a recompensa seja pequena no justificando a entrada neste trade. Esse tipo de anlise no deve ser negligenciada quando nos preparamos para arriscar nosso dinheiro. Bons negcios!

Regras de Proteco
Todo investidor sabe que, eventualmente, ter prejuzo com um trade. Perder dinheiro sempre desagradvel, entretanto o trader disciplinado sabe que uma ptima oportunidade para aprender. Algumas perguntas que devem ser feitas nesse momento so:

Ser que fui levado pela emoo? Fui influenciado por opinies de outras pessoas (e com as quais eu no concordava)? A tcnica de investimento utilizada foi mal aplicada?

O importante melhorar sempre detectando os pontos falhos. Mas, para continuar investindo preciso tomar cuidado para no comprometer todo ou a maior parte do capital em um trade perdedor. Para isso, existem algumas tcnicas de limitao de perdas que podem ser utilizadas.

Sistema de Proteco
Um sistema de proteco simples, mas funcional definir, antes da realizao dos trades, um mximo valor de perda aceitvel em determinado perodo de tempo. Assim, ao atingir esse valor a

68

pessoa deve de maneira mecnica, sem hesitaes, encerrar suas posies perdedoras. Os usurios de ordens Stop, normalmente, tm mais facilidade em aplicar esse tipo de estratgia do que os investidores que utilizam apenas ordens de mercado. A regra de 2% Muitos livros e artigos referem-se regra de 2%. Essa regra diz que 2% da sua conta de investimentos em renda varivel o mximo que deve ser arriscado em cada trade individual. Seguindo essa estratgia, quando a diferena entre os valores de compra e venda no trade perdedor atingirem 2% do montante da carteira o melhor a fazer zerar a posio. Dependendo do perfil, alguns investidores podem achar esse valor pequeno, uma vez que excluiria oportunidades de trades com uma recompensa potencial alta e consequentemente com um risco maior. Cada investidor deve analisar sua situao, de seu mercado e taxas de corretagem antes de determinar um nmero com o qual se sinta confortvel. Os defensores da regra de 2%, no entanto, lembram que muitos profissionais acham 2% um valor muito elevado e utilizam percentuais bastante inferiores como 0,5%. A regra de 6% Uma vez tendo determinado o percentual mximo de prejuzo por trade, necessrio identificar o total de perdas admitido dentro de um perodo de tempo. O intervalo normalmente utilizado de um ms. Isso necessrio, pois mesmo sabendo qual o limite de perdas aceitvel por investimento, preciso considerar que as perdas podem ocorrer em sequncia e ter uma aco devastadora no capital de investimentos. Dessa maneira, uma regra utilizada a regra de 6%. Se as perdas de um ms atingirem 6% da carteira de investimentos as posies devem ser zeradas e novos trades no devem ser realizados (no ms inteiro). No importa se estamos na primeira ou ltima semana. Regras de limitao de perdas so muito importantes. Os traders que possuem um alto envolvimento emocional com suas carteiras devem, especialmente, determinar claramente quais so os valores aceitveis. tambm importante que uma vez criada a poltica de proteco ela seja, efectivamente, cumprida. Deve-se evitar pensamentos e atitudes do tipo: "Tudo bem, aceito uma perda de 15%, mas s este ms".

* (nota eu no sou o autor deste estudo simplesmente o pesquisei e preparei para mim e agora o disponho para a comunidade do caldeiro) Bons Negcios JacSilva

69

Vous aimerez peut-être aussi