Vous êtes sur la page 1sur 16

REVISO DOS ESTATUTOS DA AGNCIA REGIONAL DE PROMOO TURSTICA DO ALENTEJO TURISMO DO ALENTEJO

ESTATUTOS

CAPTULO I Princpios gerais Art. 1. Denominao e natureza jurdica 1. A Associao denomina-se AGNCIA REGIONAL DE PROMOO TURSTICA DO ALENTEJO TURISMO DO ALENTEJO, utilizando nas aces de promoo turstica a forma abreviada de TURISMO DO ALENTEJO. 2. A Agncia tem a natureza de associao de direito privado, sem fins lucrativos.

Art. 2. rea de interveno A rea de interveno da Agncia coincide com a rea Regional de Turismo do Alentejo, conforme prevista na Portaria n. 1038/2008, de 15 de Setembro, abrangendo os municpios de Alandroal, Alccer do Sal, Aljustrel, Almodvar, Alter do Cho, Alvito, Arraiolos, Arronches, Avis, Barrancos, Beja, Borba, Campo Maior, Castelo de Vide, Castro Verde, Crato, Cuba, Elvas, Estremoz, vora, Ferreira do Alentejo, Fronteira, Gavio, Grndola, Marvo, Mrtola, Monforte, Montemor-oNovo, Mora, Moura, Mouro, Nisa, Odemira, Ourique, Ponte de Sor, Portalegre, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Santiago do Cacm, Sines, Serpa, Sousel, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Vidigueira e Vila Viosa.

Art. 3. Sede A sede da Agncia na Av. Jorge Nunes, Lote 1 r/c Esq., na freguesia e concelho de Grndola, podendo mudar para qualquer dos concelhos mencionados no artigo anterior, por deliberao da Assembleia Geral, tomada de acordo com a lei em vigor.

Art. 4. Objectivos 1. So objectivos da Agncia: a) A promoo externa do Alentejo como destino turstico; b) A informao e apoio aos turistas. 2. Acessoriamente, poder participar, criar ou gerir projectos ou equipamentos de interesse turstico, por si ou em associao com outras entidades e exercer actividades econmicas. 3. A Agncia poder criar ou participar em sociedades comerciais e noutras pessoas colectivas.

Art. 5. Competncias 1. Para prosseguir os seus objectivos a Agncia exercer, atravs dos seus rgos sociais, as competncias estatutariamente previstas e as que lhe sejam conferidas por lei. 2. A Agncia exercer ainda as competncias que resultem de contratos, protocolos, acordos ou quaisquer outros instrumentos jurdicos vlidos celebrados com o Turismo de Portugal, I.P. ou com outras entidades pblicas ou privadas.

Art. 6. Durao A durao da Associao por tempo indeterminado.

Art. 7. Associados 1. Podem ser associados da Agncia todas as pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam, directa ou indirectamente, actividades no sector do turismo na rea promocional do Alentejo. 2. Existem as seguintes categorias de associados: a) Fundadores: Entidade regional de turismo Turismo do Alentejo, E.R.T.; Entidade regional de turismo Turismo do Alentejo Litoral; Entidade regional de turismo TGLA - Turismo Terras do Grande Lago Alqueva; AHRESP Associao da Hotelaria, Restaurao e Similares de Portugal; APECATE Associao Portuguesa das Empresas de Congressos, Animao Turstica e Eventos;

APAVT Associao Portuguesa das Agncias de Viagens e Turismo; AHP Associao da Hotelaria de Portugal.

b) Efectivos: Pessoas colectivas de direito pblico e associaes empresariais que desenvolvam actividade relevante no sector do turismo; Pessoas colectivas que desenvolvam actividade relevante no sector do turismo, incluindo estabelecimentos hoteleiros, restaurantes, empresas de animao turstica e agncias de viagens e turismo; Outras entidades que desenvolvam actividade relevante no sector do turismo, reconhecidas como tal em Assembleia Geral. c) Aliados: todas as outras pessoas singulares ou colectivas que desenvolvam actividades de interesse para os fins e objectivos da Agncia. 3. Por deliberao da Assembleia Geral podero ser equiparados a scios fundadores, atribuindo-se-lhes o nmero de votos correspondentes, as pessoas colectivas de direito pblico e as associaes empresariais que venham a aderir Agncia aps a sua constituio.

Art. 8. Admisso de associados Adquire-se a qualidade de scio efectivo ou aliado por deliberao da Direco, nos termos previstos nos Estatutos.

Art. 9. Direitos dos associados 1. So, entre outros que resultem da lei, direitos dos associados fundadores e efectivos: a) Participar e votar nas Assembleias Gerais e eleger e ser eleito para os rgos sociais, nos termos previstos nos Estatutos; b) Participar nas actividades da Agncia, com observncia das deliberaes e dos regulamentos emanados dos rgos competentes, bem como usufruir dos servios e iniciativas desenvolvidas; c) Propor aos rgos competentes da Agncia as iniciativas que julguem adequadas ou convenientes prossecuo dos seus objectivos e fins;

d) Ser includo, com recomendao, em publicaes informativas ou promocionais; e) Beneficiar de um tratamento mais favorvel na aquisio de produtos ou servios comercializados ou geridos pela Agncia; f) Usufruir de facilidades na sua promoo em manifestaes nacionais ou internacionais que a Agncia organize ou em que participe; g) Utilizar os logtipos e placas de identificao da Agncia nos seus documentos e instalaes; h) Requerer a convocao das Assembleias Gerais extraordinrias nos termos destes Estatutos e da lei; i) Examinar as contas e quaisquer outros documentos relacionados com a Agncia nos oito dias que precedam qualquer Assembleia Geral. 2. O exerccio dos direitos dos associados depende do pagamento das contribuies e quotas a que se encontrem obrigados, e bem assim do cumprimento dos demais deveres previstos nos presentes Estatutos. 3. So direitos dos associados aliados os constantes do n. 1 do presente artigo, com excepo dos previstos nas alneas a) e h).

Art. 10. Deveres dos associados 1. So, entre outros que resultem da lei, deveres dos associados fundadores e efectivos: a) Contribuir para a prossecuo dos fins e objectivos da Agncia; b) Cumprir os Estatutos, regulamentos e deliberaes dos rgos da Agncia; c) Participar nas sesses da Assembleia Geral e aceitar os cargos para que forem eleitos, salvo por motivo justificado de escusa; d) Pagar pontualmente as prestaes a que se encontrem obrigados; e) Agir na actividade profissional ou comercial no estrito cumprimento das regras deontolgicas prprias de cada actividade; f) Assegurar a qualidade e a capacidade tcnica nas suas prticas profissionais e comerciais; g) Prestar, em tempo oportuno, as informaes solicitadas pela Direco, de modo a que o funcionamento dos servios da Agncia se torne mais eficaz; h) Manter uma conduta pessoal e profissional de acordo com os princpios ticos e deontolgicos, e que prestigie a Agncia; i) Comunicar Direco o seu pedido de exonerao com uma antecedncia mnima de dois meses; j) Conceder Agncia benefcios de utilizao de equipamentos e de aquisio de bens ou servios, nos termos e condies que forem acordados.

2. So deveres dos associados aliados os constantes do nmero anterior, com excepo dos previstos na alnea c).

Art. 11. Demisso e excluso de associados 1. Perdem a qualidade de associado: a) Os que pedirem a sua desvinculao, mediante comunicao por escrito Direco, com a antecedncia de dois meses; b) Os que cessem a actividade que fundamentou a sua admisso e aqueles que tenham sido sujeitos a declarao de falncia, ou que sejam dissolvidos ou extintos; c) Os que no regularizarem as suas contribuies, quotas e outras obrigaes financeiras, no prazo estipulado pela Direco; d) Os que forem excludos por infraco grave aos demais deveres a que esto vinculados, incluindo por causas que afectem notoriamente a viabilidade da Agncia. 2. A perda da qualidade de associado no desobriga do pagamento das prestaes devidas at data da respectiva excluso ou demisso. 3. A deciso sobre a excluso e demisso dos associados da competncia da Assembleia Geral, sob proposta fundamentada da Direco.

CAPTULO II Estrutura e funcionamento dos rgos sociais Seco I Disposies gerais

Art. 12. rgos sociais 1. A Associao realiza os seus fins e atribuies, atravs dos seguintes rgos: a) Assembleia Geral; b) Direco; c) Conselho Fiscal; d) Conselho Consultivo. 2. Os membros da Mesa da Assembleia Geral, da Direco, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo so eleitos na Assembleia Geral, por meio de lista. 3. Nenhum membro pode fazer parte, em simultneo, de mais de um rgo dos referidos no nmero um do presente artigo, com excepo do Conselho Consultivo.

Art. 13. Mandato 1. O mandato dos rgos sociais ter a durao de trs anos. 2. Os rgos eleitos asseguraro sempre o exerccio de funes at ao incio de mandato dos novos eleitos. 3. O exerccio de qualquer mandato poder ser remunerado por deliberao da Direco, nomeadamente, entre outras, por pagamento de senhas de presena em resultado da participao em reunies dos rgos sociais. 4. As pessoas colectivas devero indicar, aquando da elaborao das listas eleitorais, os seus representantes para integrar os rgos sociais os quais, uma vez eleitos, apenas podem ser substitudos se tiverem perdido a qualidade que possuam na pessoa colectiva que os indicou. 5. Em casos excepcionais, devidamente justificados, poder ser aceite, fora dos casos previstos no nmero anterior, pelo rgo social respectivo a alterao do representante da pessoa colectiva. 6. Na hiptese de algum dos rgos sociais perder o respectivo qurum, por demisso ou impedimento prolongado dos seus titulares, devero realizar-se eleies intercalares para preencher os cargos vagos. 7. O termo do mandato daqueles que forem eleitos nos termos do nmero anterior coincidir com o do mandato em curso. 8. Compete Assembleia Geral presidir ao processo eleitoral e fiscalizlo.

Seco II Assembleia Geral Art. 14. Constituio da Assembleia Geral 1. A Assembleia Geral constituda pelos associados fundadores e efectivos no pleno gozo dos seus direitos. 2. Os Associados podero fazer-se representar na Assembleia Geral. 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior, dever o representante enviar previamente ou fazer-se acompanhar de competente credencial passada pelo representado com poderes para o acto, a qual ficar arquivada na Associao durante cinco anos. 4. A Assembleia Geral presidida pela Mesa.

Art. 15. Constituio da Mesa da Assembleia Geral 1. A Mesa da Assembleia Geral constituda por um Presidente, um vice-presidente e um Secretrio.

2. Ao Presidente e Secretrio compete dirigir e assinar a acta das sesses.

Art. 16. Competncias da Mesa da Assembleia Geral Compete Mesa da Assembleia Geral: a) Convocar e dirigir os trabalhos das reunies; b) Organizar e fiscalizar o processo eleitoral; c) Conferir posse aos titulares dos cargos dos rgos sociais.

Art. 17. Competncias da Assembleia Geral Compete Assembleia Geral: a) Eleger, de entre os associados fundadores e efectivos, em lista completa, a Mesa da Assembleia Geral, a Direco, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo; b) Apreciar e votar, sob proposta da Direco, o Plano de Actividades e o Oramento anual; c) Discutir e votar, anualmente, o relatrio de gerncia, o balano e as contas do exerccio; d) Fixar as jias de admisso, bem como o valor das quotas; e) Deliberar, nos termos dos Estatutos e sob proposta da Direco, sobre a excluso de associados; f) Deliberar sobre a alterao dos Estatutos e velar sobre o seu cumprimento; g) Aprovar os regulamentos que se mostrem convenientes ao normal funcionamento da Agncia; h) Emitir as recomendaes que julgar convenientes e de interesse para a Agncia; i) Deliberar sobre a equiparao a scios fundadores das pessoas colectivas de direito pblico e associaes empresariais que venham a aderir Agncia; j) Exercer as demais competncias resultantes da lei e dos presentes Estatutos.

Art. 18. Reunies da Assembleia Geral 1. As reunies da Assembleia Geral so ordinrias e extraordinrias. 2. As reunies ordinrias da Assembleia realizam-se: a) Antes de 15 de Dezembro de cada ano, para deliberar sobre o plano de actividades e oramento para o ano seguinte; b) No decurso do primeiro trimestre de cada ano, a fim de apreciar e votar o relatrio e contas do exerccio do ano anterior;

c) De trs em trs anos, a fim de proceder eleio dos titulares dos rgos sociais. 3. A Assembleia Geral rene extraordinariamente, por iniciativa do Presidente da Mesa ou sempre que lhe for solicitado pelo Presidente da Direco, pelo Presidente do Conselho Fiscal, ou a requerimento de, pelo menos, um tero dos seus associados fundadores e efectivos, os quais definiro os assuntos a tratar na reunio.

Art. 19. Convocao de reunies 1. As reunies da Assembleia Geral so convocadas com a antecedncia mnima de quinze dias seguidos, atravs de convocatria expedida atravs de carta registada com aviso de recepo, ou por qualquer meio de transmisso escrita e electrnica de dados, desde que seja obtido o respectivo relatrio de transmisso bem sucedida, devendo constar da mesma a ordem de trabalhos, dia, hora e local da Assembleia Geral. 2. Em casos excepcionais, devidamente justificados, a convocao da Assembleia Geral poder ser feita com um mnimo de oito dias seguidos de antecedncia. 3. Quando requerida a convocao da Assembleia Geral em reunio extraordinria, a mesma deve ser convocada no prazo mximo de dez dias seguidos, contados a partir da recepo do requerimento.

Art. 20. Qurum A Assembleia Geral reunir e poder deliberar hora marcada na convocatria se estiverem presentes associados que representem, pelo menos, metade dos votos correspondentes a todos os associados com assento na Assembleia Geral, ou meia hora mais tarde, com os que estiverem presentes.

Art. 21. Deliberaes 1. As deliberaes da Assembleia Geral so tomadas pela maioria absoluta de votos dos associados presentes. 2. Os scios fundadores Turismo do Alentejo, E.R.T., Turismo do Alentejo Litoral e TGLA - Turismo Terras do Grande Lago Alqueva, dispem cada um de vinte e cinco, dez e cinco votos, respectivamente. 3. Os scios fundadores ou scios equiparados a scios fundadores que sejam associaes empresariais dispem de cinco votos cada um. 4. Os scios equiparados a scios fundadores que sejam pessoas colectivas de direito pblico dispem de cinco votos cada um.

5. Cada um dos associados efectivos dispe de um voto. 6. As deliberaes referentes alterao dos Estatutos exigem o voto favorvel de trs quartos do nmero dos associados presentes. 7. A deliberao sobre a dissoluo ou prorrogao da Agncia requer o voto favorvel de trs quartos dos votos correspondentes a todos os associados com assento na Assembleia Geral.

Seco III Direco Art. 22. Composio da Direco 1. A Direco, eleita pela Assembleia Geral, composta por um Presidente, um Presidente Adjunto e onze vogais. 2. O cargo de Presidente da Direco ser sempre exercido por representante de uma entidade regional de turismo e o cargo de Presidente Adjunto por representante do sector empresarial ou associativo privado, ou vice-versa. 3. O Presidente da Direco tem voto de qualidade. 4. Nas suas ausncias, faltas ou impedimentos, o Presidente ser substitudo pelo Presidente Adjunto, e este por um dos restantes membros da Direco, por ordem de integrao na lista apresentada ao acto eleitoral.

Art. 23. Competncias da Direco 1. Compete Direco: a) Elaborar e submeter apreciao da Assembleia Geral, o Plano de Actividades e Oramento anuais e suas revises; b) Elaborar o balano, o relatrio anual e as contas de exerccio, e apresent-los Assembleia Geral com prvio parecer do Conselho Fiscal; c) Orientar a actividade da Agncia; d) Dar parecer sobre a alterao dos Estatutos; e) Deliberar sobre a criao e organizao dos servios julgados necessrios; f) Requerer a convocao da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal em reunies extraordinrias; g) Aprovar o quadro de pessoal e suas remuneraes; h) Contratar o pessoal e exercer os poderes de direco e disciplinar; i) Aprovar a admisso de novos associados; j) Liquidar os direitos e obrigaes mtuos, entre a Agncia e os associados que perderam essa qualidade;

k) Celebrar contratos, protocolos, acordos ou quaisquer outros instrumentos jurdicos vlidos com qualquer organismo pblico ou entidade privada; l) Adquirir, ou locar, servios e bens, mveis e imveis, em conformidade com oramentos e planos aprovados em Assembleia Geral; m) Alienar os bens mveis e imveis da Agncia, sob parecer prvio favorvel do Conselho Fiscal; n) Deliberar sobre a criao ou participao em sociedades comerciais e outras pessoas colectivas; o) Em geral, deliberar sobre todas as matrias que no sejam da exclusiva competncia de outros rgos. 2. As competncias previstas nas alneas c), h), l) e m) do artigo anterior consideram-se delegadas no Presidente e no Presidente Adjunto, para serem por estes exercidas em conjunto. 3. Em caso de divergncia entre o Presidente e o Presidente Adjunto relativamente a alguma matria no mbito das competncias previstas no nmero anterior prevalece a deciso do Presidente, sem prejuzo da Direco poder sempre avocar a respectiva competncia. 4. Sem prejuzo da possibilidade de delegao de poderes, compete, especialmente, ao Presidente: a) Representar a Direco; b) Convocar as reunies da Direco, dirigir os seus trabalhos e executar e fazer cumprir as respectivas deliberaes; c) Presidir s reunies do Conselho Consultivo.

Art. 24. Reunies da Direco 1. A Direco rene obrigatoriamente, pelo menos, uma vez em cada ms, e extraordinariamente sempre que convocada pelo Presidente. 2. A Direco funcionar com a presena de pelo menos metade dos seus membros, sendo as deliberaes lavradas em acta, tomadas pela maioria de votos dos membros presentes tendo o Presidente, em situao de empate, voto de qualidade.

Art. 25. Forma de obrigar 1. A Associao obriga-se pelas assinaturas conjuntas do Presidente e do Presidente Adjunto, ou pelas assinaturas conjuntas de um deles com a de outro membro da Direco ou com a do Director Executivo, mandatado pela Direco. 2. Para assuntos de mero expediente, basta a assinatura de qualquer um dos membros da Direco ou do Director Executivo, mandatado pela Direco.

Art. 26. Representao Sem prejuzo da possibilidade da delegao de poderes, a Associao representada em Juzo e fora dele, em conjunto pelo Presidente da Direco e pelo Presidente Adjunto.

Seco IV Conselho Fiscal Art. 27. Constituio do Conselho Fiscal 1. O Conselho Fiscal composto por um Presidente, um vice-presidente e um Vogal. 2. O Conselho Fiscal dever ser assessorado por um Revisor Oficial de Contas externo.

Art. 28. Competncias do Conselho Fiscal 1. Compete ao Conselho Fiscal: a) Fiscalizar a escriturao de livros ou documentos, quando julgue necessrio; b) Dar parecer sobre o Relatrio de Contas de Exerccio; c) Dar parecer sobre a alienao de bens que a Direco pretenda efectuar; d) Requerer Direco a convocao da Assembleia Geral extraordinria quando, em matria da sua competncia, o julgue necessrio; e) Dar parecer sobre qualquer consulta que lhe seja apresentada pela Direco; f) Assegurar o cumprimento da Lei em matria contabilstica, financeira, oramental e fiscal, providenciando as necessrias cautelas jurdicas e procedimentos para o efeito. 2. No exerccio das suas competncias, o Conselho Fiscal pode solicitar a qualquer rgo da Associao as informaes que entenda necessrias. 3. Todos os rgos da Associao tm o dever de prestar ao Conselho Fiscal as informaes que lhe forem solicitadas no mbito das suas competncias.

Art. 29.

Reunies do Conselho Fiscal 1. O Conselho Fiscal rene sempre que necessrio e, pelo menos, uma vez por ano, sendo convocado pelo seu Presidente, por sua iniciativa ou a requerimento do Presidente e do Presidente Adjunto da Direco ou do Presidente da Assembleia Geral. 2. O Conselho Fiscal funcionar com a presena de pelo menos, dois dos seus membros, sendo a deliberao lavrada em acta tomada pela maioria de votos dos membros presentes, tendo o Presidente em caso de empate voto de qualidade.

Seco V Conselho Consultivo Art. 30. Composio 1. O Conselho Consultivo ser presidido pelo Presidente da Direco, que poder delegar a presidncia no Presidente Adjunto. 2. A composio do Conselho Consultivo ser definida pela Assembleia Geral, sob proposta da Direco.

Art. 31. Competncias O Conselho Consultivo ter as competncias que lhe forem definidas pela Assembleia Geral, sob proposta da Direco.

CAPTULO III Servios Art. 32. Servios Para o exerccio das suas actividades a Associao dispor dos servios que considere adequados, organizados de acordo com as competncias previstas nestes estatutos.

Art. 33. Direco dos servios

1. Os servios da Associao so dirigidos por um Director Executivo que poder ser coadjuvado por Directores de Departamento. 2. O Director Executivo nomeado e destitudo pela Direco e responde perante o seu Presidente e o Presidente Adjunto. 3. O Director Executivo e os Directores de Departamento podem assistir, sem direito a voto, s reunies da Direco.

Art. 34. Funes do Director Executivo 1. Compete ao Director Executivo: a) Estudar, preparar e propor os Planos de Actividades, os Oramentos e respectivas alteraes, bem como os relatrios de actividades, as contas e outros instrumentos de planeamento e financeiros; b) Executar as aces e medidas previstas nos Planos de Actividades e Oramentos em vigor; c) Executar as decises e deliberaes emanadas dos rgos competentes da Associao; d) Estudar e propor as aces e medidas que considere adequadas ao bom funcionamento e desenvolvimento da Associao; e) Assegurar o funcionamento da Associao; f) Estudar e propor a organizao dos servios e o quadro de pessoal; g) Propor a contratao do pessoal previsto no respectivo quadro e oramento em vigor, e o exerccio do poder disciplinar. 2. Os Directores de Departamento exercero as competncias que lhes forem delegadas pelo Director Executivo.

CAPTULO IV Patrimnio e finanas Art. 35. Patrimnio O patrimnio da Associao constitudo pelos bens, direitos e valores que venha a adquirir a qualquer ttulo.

Art. 36. Finanas A Agncia tem como receitas:

a) O produto de quotizaes, jias e demais prestaes dos associados; b) Quaisquer receitas que legalmente lhe sejam atribudas; c) Os rendimentos de bens e as receitas prprias provenientes das suas actividades; d) As transferncias do Turismo de Portugal, I.P. e de outras entidades, no mbito dos protocolos, acordos ou contratos que estabelea; e) As comparticipaes e financiamentos de que seja beneficiria; f) As doaes, legados e heranas de que seja beneficiria e respectivos rendimentos; g) Quaisquer outras receitas compatveis com a sua natureza.

Art. 37. Encargos e despesas Constituem encargos e despesas da Agncia: a) Todos os que resultem de compromissos regularmente assumidos em nome da Agncia pelos rgos competentes; b) Os que resultem do funcionamento dos rgos e servios e das actividades regularmente desenvolvidas pela Agncia; c) Os que resultem de pagamentos a pessoal e da aquisio, ou locao, de bens e servios; d) Os que Agncia sejam impostos por lei; e) Os que resultem de actividades e aces comuns desenvolvidas em colaborao com terceiras entidades mediante condies acordadas; f) Quaisquer outros encargos ou despesas que sejam consequncia ou necessrios concretizao dos fins da Agncia.

CAPTULO V Processo eleitoral Art. 38. Convocatria Compete ao Presidente da Mesa de Assembleia Geral fixar o dia de eleio e convocar a Assembleia Geral Eleitoral com a antecedncia mnima de vinte dias seguidos, atravs de convocatria a enderear para o domiclio ou sede dos associados por meio de registo postal.

Art. 39. Processamento das listas 1. As listas candidatas so presentes ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral at cinco dias antes do dia marcado para a eleio.

2. As listas devero ser completas indicando, para cada rgo social, as pessoas colectivas que os integram e os respectivos representantes. 3. O Presidente da Mesa da Assembleia Geral, logo que recebida a lista regularmente elaborada, atribuir-lhe- uma letra do alfabeto latino, de acordo com a ordem de entrada, correspondendo primeira, a letra A. 4. No caso de serem detectadas deficincias na elaborao da lista, o Presidente da Mesa de Assembleia Geral notificar, no prazo de vinte e quatro horas, o mandatrio da lista para suprir tais deficincias. 5. No caso previsto no nmero anterior o mandatrio dispor do prazo de vinte e quatro horas para suprir as deficincias. 6. Dois dias antes da data marcada para as eleies, o Presidente da Assembleia Geral manda afixar as listas candidatas na sede da Associao.

Art. 40. Identificao dos candidatos 1. As listas para cada um dos rgos sociais tm de ser completas e com a identificao dos cargos a que os seus elementos se candidatam. 2. No caso de pessoa colectiva, alm da identificao desta, deve constar da lista o nome da pessoa que a representa e o cargo que exerce no seu mbito.

Art. 41. Votao presencial 1. Haver uma nica mesa de voto, presidida pela Mesa da Assembleia Geral, com quatro urnas, destinando-se cada uma, respectivamente, aos associados com direito a vinte e cinco, dez, cinco e um votos. 2. A votao inicia-se hora para que estiver convocada a Assembleia Geral Eleitoral e encerra decorridas duas horas. 3. Encerrada a votao proceder-se- de imediato ao escrutnio proclamando o Presidente da Mesa, como vencedora, a lista que obtiver a maioria de votos validamente expressos.

Art. 42. Votao por correspondncia 1. Podem votar antecipadamente, por correspondncia, os associados que no dia da realizao da eleio estejam absolutamente impedidos de se deslocar Assembleia Geral eleitoral. 2. O voto remetido, por correio registado com aviso de recepo, para a sede da Agncia, dentro de um envelope opaco fechado, por sua vez inserido num envelope opaco fechado exterior com a indicao expressa de que a correspondncia respeita ao acto eleitoral, e deve ser

acompanhado de justificao escrita sucinta do impedimento referido no nmero anterior. 3. S so considerados os votos recebidos na sede da Agncia at ao dia anterior ao de realizao do acto eleitoral. 4. hora em que se iniciar a votao no dia de realizao da eleio, a Mesa da Assembleia Geral procede abertura dos envelopes fechados exteriores, analisar a validade das justificaes apresentadas para o exerccio do direito de voto por correspondncia e deposita na urna, de entre as quatro existentes, que em cada caso seja adequada, os envelopes fechados que contm os votos dos associados.

CAPTULO VI Disposies finais Art. 43. Liquidao 1. A Assembleia Geral que deliberar a extino da Associao deliberar igualmente quanto ao destino dos seus bens e eleger a comisso liquidatria. 2. Os poderes da comisso liquidatria ficam limitados prtica de actos conservatrios e necessrios liquidao.

Art. 44. Lei aplicvel Em tudo o que no estiver previsto nestes Estatutos, aplicar-se-o subsidiariamente o Decreto-Lei n. 594/74, com a redaco em vigor, e as disposies sobre associaes constantes do Cdigo Civil.

Vous aimerez peut-être aussi