Vous êtes sur la page 1sur 5

Uma Atividade Mgica para Cultivar o Hbito da Leitura em seu filho ou aluno.

impressionante como as coisas mais simples, so verdadeiras e importantes. Veja a seguir uma atividade, absurdamente simples, que pode fazer com que seu filho ou aluno, veja com outros olhos o hbito da leitura.

Aqui vale uma interrupo para algumas observaes importantes, que vo determinar o sucesso ou o fracasso do seu plano. Veja bem, no que "pode determinar", que "vai determinar". Toda criana, com raras excees, gosta de livrinhos com:

1. 2. 3. 4.
5.

Desenhos bem feitos. Tem que ser desenhos ou ilustraes; elas acham fotografias deprimentes e sbrias demais para seu mundo, pode at ser uma fuga da realidade, mas assim, e nesse momento no adianta entender porque. Saiba apenas que fotos para elas so menos interessantes que ilustraes. Os desenhos ou ilustraes devem refletir claramente o que est no texto que ela est lendo, para que possa associar o mesmo com a idia visual da situao, j que ela sozinha ainda incapaz de fazer isso, e ainda est construindo associaes de palavras com imagens. Folhas com pouco texto. Texto claro, de preferncia com palavras que ela j conhea (isso no obrigatrio). livro com poucas pginas; mdia de 20.

Assim, chegado o momento de voc agir. De posse do livro, aps t-lo folheado, use ento o argumento mgico. PEA QUE ELA LEIA O LIVRINHO DELA PARA VOC! Ao pedir isso, demonstre que tem total confiana nela (isso se consegue com a entonao certa da voz, tom firme, normal, como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem titubear). Diga tambm que tem interesse no livro. Nesse ponto, toda insegurana comum na criana, ao oferecer ou compartilhar alguma coisa com os adultos, tende a sumir. Durante a leitura, se quiser, voc pode interromper para fazer algum comentrio com relao a histria. Tambm, antes de comear, diga-lhe que se tiver alguma dvida sobre o significado das palavras, que pergunte; ou melhor, use seu bom senso e faa comentrios complementares sem que ela pea, ao menos sobre aquelas que voc julgue mais apropriadas, e at como uma forma de enriquecer o texto. importante que voc saiba, que ela s vai perguntar se confiar em voc, ou se voc tiver lhe dado autorizao explicta para fazer isso. Est feito ento, ela est pronta e sem mais nenhuma inibio. Finalmente, seja paciente e nunca a corrija, diga apenas que no entendeu direito, algum pargrafo, etc. Nesse caso, voc pode pedir que ela comente o que entendeu... Pode ser que durante a leitura ela baixe um pouco a voz o que normal. Pea, sem mandar, com muito humor e gentileza, que ela fale um pouco mais alto. Isso, s vai significar para ela que voc est de fato interessado na leitura, e sua motivao aumentar ainda mais. Ao perceber que ela est cansada, pea para fazer uma pausa. Os sintomas de cansao so: mudana constante na posio, olhadas sutis para o lado, tentativa de deitar no cho, etc. Por fim, comente com ela a histria que foi lida. provvel que ela no tenha entendido bem o conto, j que apenas crianas maiores, conseguem ler para os outros e prestar ateno no que esto lendo. Diga que a histria foi muito boa, que voc gostou, e lhe d a sugesto de que ela deve ler quando estiver com vontade. Mesmo que ela no aceite na hora, o que mais provvel, deixe o livro em local visvel e acessvel, e incite-a outras vezes para que leia, sem forar ou exigir. Faa isso em tom de comentrio. importante que voc saiba que, ao pedir para ela ler, voc lhe deu confiana; confiou a ela uma tarefa de gente grande, e gostou do que ela fez; isso a fez se sentir importante. Melhor de tudo, essa a impresso que ela ter de voc a partir da. Os efeitos benficos disso para sua personalidade so definitivos. Assim, a semente do hbito da leitura foi plantada de forma simples, natural, sem as presses da obrigao, em clima de harmonia, como tudo que verdadeiro deve ser. Um ltimo aviso: Pea que leia para voc outras vezes. D-lhe mais livros, valorize e incentive a sugesto dela; acompanhe-a na hora de comprar ou escolher o livro. Use sua criatividade para usar essa mesma abordagem em sala de aula! (Texto revisado em Setembro de 2007) Autor: Alberto Filho Email: albjorge@yahoo.com.br

Como os Bebs Realmente Aprendem a Falar:


Voc certamente j ouviu que, quando esto aprendendo, crianas so como esponjas; Eles absorvem

tudo. Mais ainda, aprendem atravs da imitao! No h como ser de outra forma; s podemos aprender imitando! Nas primeiras seis semanas de um beb, ela comear a reconhecer quem sua me; ser estimulada pelos sons mais altos e audveis, e escutar as vozes das pessoas mais prximas. Durante os trs primeiros meses de uma criana, ela aprender a sorrir; mostrar interesse pelas coisas sua volta, se divertir observando o rosto das pessoas, e comear a acompanhar o movimento de coisas ou pessoas com seus olhos. Assim no surpresa, que os bebs aprendam os fundamentos da linguagem durante seus primeiros nove meses; mesmo que eles no falem palavra alguma. A Atividade a seguir, um bom exemplo de como voc pode ajudar seu beb a desenvolver as bases elementares da linguagem.

Esconde-esconde na Banheira
Como vamos precisar de um personagem fictcio para descrever nossa atividade, Este ser uma menina que vai se chamar Vitria. Vitria est em sua banheira batendo na gua com as duas mos. Sua Me ou Pai, est sentado ao lado da banheira, cuidando de sua segurana. "Vitria, Vitria," se diz enquanto se pega uma toalha de banho. "Voc est pronta para nossa brincadeira especial?" Vitria olha para cima e v o sorriso estampado no rosto do adulto ali presente. Ela sorri para ele e d uma gargalhada. Ele diz: "Vamos brincar de Cad-voc," e coloca a toalha na frente do seu rosto, de modo a escondlo dela. Vitria estende a mo e toca no alto da cabea dele. O adulto diz, "Cad-voc, Vitria, no consigo ver voc." Ele baixa um pouco a toalha de modo que seus olhos fiquem vista. Vitria d um grito de alegria. Ele cobre seus olhos outra vez e diz, "Cad-voc, Vitria... ainda no consigo ver voc." O Adulto pega a toalha e leva na direo dela dizendo, "Agora sua vez Vitria." Ela pega a toalha e coloca-a na frente do seu prprio rosto, imitando-o. O adulto ento dir: "Onde est Vitria?" Vitria derruba a toalha na banheira deixando-se ver, e bate com as mos agitando a gua. Ela balbucia para o adulto: "Dadadada. Dabababa." Ele diz, "Acho que voc est dizendo que est cansada de brincar de Esconde-esconde. Vamos brincar com seu Patinho e sua esponja?" Como muitos bebs, Vitria est aprendendo sobre linguagem, da seguinte forma:

Ela sabe que divertido brincar com outra pessoa. Ela levanta os olhos quando o adulto diz o seu nome. Ela sorri quando o adulto sorri para ela.

Eis como o responsvel pela criana, ajuda no desenvolvimento de sua linguagem:

Falando com ela durante uma atividade diria - Que pode ser A hora do banho;

Dizendo seu nome vrias vezes, de modo que ela se familiarize com o mesmo e aprenda a reconhec-lo quando algum o pronunciar; Repetindo vrias vezes a brincadeira, e ento encorajando ela quando diz, "agora a sua vez de jogar!" Respondendo aos seus balbucios como se soubesse o que ela est dizendo.

Autor: Site de Dicas


Copyright 2000-2011 - http://www.sitededicas.com.br - Todos os direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial de Qualquer contedo deste site para fins COMERCIAIS.

Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avs, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar asCrianas a aprenderem e a criar gosto pela leitura.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento at os seis meses, ele provvelmente no vai entender nada do que voc est lendo, mas tudo bem assim mesmo. A idia que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros. Para comear, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criana coisas que mais tarde vo ajud-la a aprender a ler. Por exemplo, ela aprender sobre a estrutura da linguagem - que existem espaos entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita. Conte Histrias. Encoraje sua criana a fazer perguntas e a falar sobre a histria que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a histria, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Voc lembra do macaco que vimos no Circo?" Procure por Programas de Leitura. Se voc no for um bom leitor, programas voluntrios ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe daro a oportunidade de melhorar sua prpria leitura ou ento ler para seu filho. Amigos e parentes podem tambm ler para seu filho, e tambm pessoas voluntrias que na maioria dos centros comunitrios ou outras instituies esto disponveis e gostam de fazer isso. Compre um Dicionrio Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Ento comee a desenvolver o hbito de brincando com a criana, provoc-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?" Faa com que Materiais de Escrever, tais como lpis, giz de cera, lpis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponveis e a vista de todos. Procure assistir programas Educativos na TV e Vdeo. Programas infantis onde a criana possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra. Visite com frequencia uma Biblioteca. Comee fazendo visitas semanais biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possvel cuide para que ele tenha seu prprio carto de acesso e emprstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianas tenham seus prprios cartes personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsvel e assine por ela. Leia voc mesmo. O que voc faz serve de exemplo para o seu filho.

Fonte: U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series Traduo: Ester de Cartago, para o Site de Dicas.

Anuncie Aqui - Copyright 2000-2011 - http://www.sitededicas.com.br - Direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial de Qualquer contedo deste site para fins COMERCIAIS.

E se as crianas pudessem ler para os adultos, o que aconteceria...? Uma Atividade Mgica para Cultivar o Hbito da Leitura em seu filho ou aluno. impressionante como as coisas mais simples, so verdadeiras e importantes. Veja a seguir uma atividade, absurdamente simples, que pode fazer com que seu filho ou aluno, veja com outros olhos o hbito da leitura.

Fbulas para Download

uma atividade que vai estimular, firmar ou mesmo fazer com que seu filho ou aluno, tome gosto de vez pela leitura. O primeiro passo conversar com a criana e descobrir seu gosto literrio. Gosto literrio aqu significa, saber de que tipo de histria ela mais gosta. Feito isso, provoque ela leitura. Isto feito do seguinte modo: Primeiro leia voc mesmo um livro, sobre o assunto do qual ela gosta. Deixe que ela veja voc lendo. Se fizer isso sutilmente, ser melhor ainda. No tente chamar ateno para o fato de estar lendo, especialmente se voc no tem o hbito de ler regularmente, pois ela pode perceber o artifcio e estragar a ttica. Se o adulto do tipo que gosta de ler e ela j sabe disso, ento pode agir de forma natural. Ao ler o livro, procure demonstrar as emoes que sente a partir do que est lendo. Isto , ria, faa comentrios baixinho como se estivesse falando szinho etc., Isso vai deix-la bastante curiosa. Ao perceber que voc gosta da mesma coisa que ela, sua auto-confiana, vai receber uma enorme injeo de nimo. Imagine s, um adulto que gosta do mesmo que eu - pensar ela - e sem ningum pedir para que ele fizesse isso! Quando terminar de ler, no lhe oferea o livrinho. Ao invs disso, coloque-o em lugar visvel, converse com ela sobre outros assuntos, e finalmente sobre histrias do tema que ela prefere; ento comente sobre o que acabou de ler. Como isso feito por partes, a pressa pode estragar tudo. Assim, em outra ocasio, diga que comprou um livro para ela ver, e que muito bom. Importante: Em momento algum a obrigue a ler. D-lhe o livrinho e pronto. Pode ser que no primeiro contato, ela apenas v folhear as pginas para explorar o terreno onde vai pisar. Aqui vale uma interrupo para algumas observaes importantes, que vo determinar o sucesso ou o fracasso do seu plano. Veja bem, no que "pode determinar", que "vai determinar". Toda criana, com raras excees, gosta de livrinhos com:

1.

Desenhos bem feitos. Tem que ser desenhos ou ilustraes; elas acham fotografias deprimentes e sbrias demais para seu mundo, pode at ser uma fuga da realidade, mas assim, e nesse momento no adianta entender porque. Saiba apenas que fotos para elas so menos interessantes que ilustraes. Os desenhos ou ilustraes devem refletir claramente o que est no texto que ela est lendo, para que possa associar o mesmo com a idia visual da situao, j que ela sozinha ainda incapaz de fazer isso, e ainda est construindo associaes de palavras com imagens. Folhas com pouco texto. Texto claro, de preferncia com palavras que ela j conhea (isso no obrigatrio). livro com poucas pginas; mdia de 20.

2.

3. 4.
5.

Assim, chegado o momento de voc agir. De posse do livro, aps t-lo folheado, use ento o argumento mgico. PEA QUE ELA LEIA O LIVRINHO DELA PARA VOC! Ao pedir isso, demonstre que tem total confiana nela (isso se consegue com a entonao certa da voz, tom firme, normal, como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem titubear). Diga tambm que tem interesse no livro. Nesse ponto, toda insegurana comum na criana, ao oferecer ou compartilhar alguma coisa com os adultos, tende a sumir.

Durante a leitura, se quiser, voc pode interromper para fazer algum comentrio com relao a histria. Tambm, antes de comear, digalhe que se tiver alguma dvida sobre o significado das palavras, que pergunte; ou melhor, use seu bom senso e faa comentrios complementares sem que ela pea, ao menos sobre aquelas que voc julgue mais apropriadas, e at como uma forma de enriquecer o texto. importante que voc saiba, que ela s vai perguntar se confiar em voc, ou se voc tiver lhe dado autorizao explicta para fazer isso. Est feito ento, ela est pronta e sem mais nenhuma inibio. Finalmente, seja paciente e nunca a corrija, diga apenas que no entendeu direito, algum pargrafo, etc. Nesse caso, voc pode pedir que ela comente o que entendeu... Pode ser que durante a leitura ela baixe um pouco a voz o que normal. Pea, sem mandar, com muito humor e gentileza, que ela fale um pouco mais alto. Isso, s vai significar para ela que voc est de fato interessado na leitura, e sua motivao aumentar ainda mais. Ao perceber que ela est cansada, pea para fazer uma pausa. Os sintomas de cansao so: mudana constante na posio, olhadas sutis para o lado, tentativa de deitar no cho, etc. Por fim, comente com ela a histria que foi lida. provvel que ela no tenha entendido bem o conto, j que apenas crianas maiores, conseguem ler para os outros e prestar ateno no que esto lendo. Diga que a histria foi muito boa, que voc gostou, e lhe d a sugesto de que ela deve ler quando estiver com vontade. Mesmo que ela no aceite na hora, o que mais provvel, deixe o livro em local visvel e acessvel, e incite-a outras vezes para que leia, sem forar ou exigir. Faa isso em tom de comentrio. importante que voc saiba que, ao pedir para ela ler, voc lhe deu confiana; confiou a ela uma tarefa de gente grande, e gostou do que ela fez; isso a fez se sentir importante. Melhor de tudo, essa a impresso que ela ter de voc a partir da. Os efeitos benficos disso para sua personalidade so definitivos. Assim, a semente do hbito da leitura foi plantada de forma simples, natural, sem as presses da obrigao, em clima de harmonia, como tudo que verdadeiro deve ser. Um ltimo aviso: Pea que leia para voc outras vezes. D-lhe mais livros, valorize e incentive a sugesto dela; acompanhe-a na hora de comprar ou escolher o livro. Use sua criatividade para usar essa mesma abordagem em sala de aula! (Texto revisado em Setembro de 2007) Autor: Alberto Filho Email: albjorge@yahoo.com.br Notas: O Autor professor de educao infantil, desenvolvedor de softwares educacionais e pesquisador de atividades recreativas para crianas. um dos eventuais colaboradores do nosso Site.

Anuncie Aqui - Copyright 2000-2011 - http://www.sitededicas.com.br - Direitos reservados. proibida a reproduo total ou parcial de Qualquer contedo deste site para fins COMERCIAIS.

Vous aimerez peut-être aussi