Vous êtes sur la page 1sur 9

INSTALAO DO NETBEANS NO UBUNTU 8.

04 PASSO A PASSO
1 PASSO Verifique antes da instalao do Netbeans se voc j possui a maquina virtual java instalada. Como proceder, execute no terminal consola o seguinte comando: $ java -version Caso voc j tenha instalado em seu computador a JVM dever aparecer a seguinte mensagem: java version "1.6.0_07" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_07-b06) Java HotSpot(TM) Client VM (build 10.0-b23, mixed mode, sharing) Caso no aparea a verso do Java, provavelmente voc no tem instalado em computador. Para realizar a instalao automtica abra o terminal consola e digite o seguinte comando: $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install sun-java6-jdk 2 PASSO Aps ter instalado a JVM pode-se iniciar a instalao do Netbeans. Faa o download da ultima verso para o Linux em http://www.netbeans.org , se voc estiver usando neste momento o Ubuntu como seu sistema operacional o donwoad j est pr-selecionado para este sistema. At a publicao deste material a verso encontrada a 6.5.1 sendo o nome do arquivo netbeans-6.5.1ml-linux.sh. Aps ter realizado o download abra o terminal, localize o diretrio onde foi realizado o download e execute o seguinte comando: $ sudo sh netbeans-6.5.1-ml-linux.sh Ser executado 4 etapas em seu terminal windows. Configurao do Instalador Procura da JMV no sistema Extrao do dados para instalao Execuo do assistente de instalao grfica.

Neste momento a instalao ser realizada via GUI de Guilherme rsrsrsr como no

3 PASSO Seguindo com os passos mostrado uma interface com a mensagem de Bem-vindo, onde voc optar por quais pacotes e os tempos de execuo sero instalados, como mostra Figura 1 abaixo:

Figura 1: Bem-vindo a NetBeans IDE 6.5.1 Installer Nesta instalao foram instalado todos os pacotes com exceo do pacote SOA e, o Apache Tomcat 6.0.18 como Tempo de execuo. De acordo com a Figura 2. Aps ter feito sua escolha Clique OK e Proximo para continuar a instalao.

Figura 2: Seleo de pacotes e tempos de execuo Por default todos os pacotes vem selecionados e no Tempo de execuo apenas o Apache Tomcat no vem selecionado. Caso opte pela instalao do pacote SOA ser necessrio a instalao do Open ESB v2. 4 PASSO Aps o passo anterior mostrado o Contrato de Licena. Selecione o Chekbox e clique em Prximo. Feito isto mostrado o diretrio onde ser instalado o Netbeans e a opo de escolha da JVM caso voc tenha mais de uma em seu computador. Clique em Prximo para o prosseguimento da instalao. As Figuras 3 e 4 ilustram estes passos.

Figura 3: Escolha do local de instalao e JVM

Figura 4: Contrato de licena

5 PASSO Neste passo teve ser escolhido o diretrio de sua preferncia para instalao do Apache Tomcat o padro e /usr/loca/apache-tomcat-6.0.18. Aps sua escolha Clique em Prximo. Feito sua escolha ser mostrado um resumo da instalao do Netbeans e Apache Tomcat. Clique em Instalar para dar inicio na instalao. Como mostra as Figuras 5 e 6

Figura 5: Escolha do local de instalao do Apache Tomcat

Figura 6: Resumo das instalaes do NetBeans e Apache Tomcat

6 PASSO Realizao do processo de instalao e a fase de concluso onde solicitado a sua contribuio ao projeto Netbeans e o pedido de registro aps a instalao, sendo as duas informaes opcional. Clique em Terminar para concluir a instalao Nesta instalao elas foram desmarcados. Como ilustra as Figuras 7 e 8.

Figura 7: Processo de Instalao

Figura 8: Instalao concluda

7 PASSO Para realizar o seu primeiro acesso ao Netbeans no painel principal v em: Aplicaes Programao NetBeans IDE 6.5.1 .Este acesso para quem usa o Gnome como seu ambiente de trabalho.

Figura 9: Processo de inicializao do NetBeans

Figura 10: Tela inicial do NetBeans

PARABNS NETBEANS INSTALADO COM SUCESSO!!!

Belm-PA, 28 de abril de 2009.


Guilherme Boulhosa Guimares Tcnico em Informtica gboulhosa@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi