Vous êtes sur la page 1sur 4

Biodiesel O biodiesel um combustvel para ser utilizado nos carros ou caminhes, feito a partir das plantas (leos vegetais)

) ou de animais (gordura animal). Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). O biodiesel s pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustvel um substituto do diesel.

Para se produzir biodiesel, o leo retirado das plantas misturado com lcool (ou metanol), e depois estimulado por um catalisador. O catalisador um produto usado para provocar uma reao qumica entre o leo e o lcool. Depois o leo separado da glicerina (usada na fabricao de sabonetes) e filtrado. Existem muitas espcies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produo do biodiesel, como o leo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros. As mistura entre o biodiesel e o diesel mineral conhecida pela letra B, mais o nmero que corresponde a quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, chamada B5, se tem 20% de biodiesel, B20. A utilizao do biodiesel puro ainda est sendo testada, se for usado s biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, vai se chamar B100. Quimicamente falando o biodiesel e um composto de mono-alquilsteres de cidos graxos de cadeia longa. Ele esta sendo mais utilizado devido ser biodegradvel, no-txico e praticamente livre de enxofre e aromticos, considerado um combustvel ecolgico. Aspectos econmicos do biodiesel Em 2002, a demanda de diesel no Brasil foi a maior dos ltimos anos, alcanando 39,2 milhes de metros cbicos dos quais 76% foram consumidos em transportes. O pais importou 16,3% dessa demanda ,o equivalente a US$ 1,2 bilho.Como exemplo,a utilizao de biodiesel a 5% no pas, demandaria, portanto, um total de 2 milhes de metros cbicos de biodiesel. A reao de transesterificao O biodiesel comumente produzido por meio de uma reao qumica denominada transesterificao. No caso especfico para a reao abaixo, os

triacilglicerois de origem animal, reagem com o metanol, na presena de um catalisador, produzindo glicerol (subproduto) e o ster metlico de cido graxo (biodiesel, conhecido pelo acrnico em ingls FAME - fatty acid methyl ester). A reao de transesterificao pode ser catalisada por cido ou base.

Metanol versus etanol O uso de etanol Um mito foi criado quanto utilizao de etanol no processo de transesterio, dizendo que seu uso como reagente no adequado ao processo; neste ponto vale ressaltar que o emprego do lcool etlico na produo de biodiesel depende do tipo de tecnologia utilizada; para evitar reaes de saponificao, deve-se utilizar o lcool anidro (grau de pureza maior que 99%). Composio qumica Quimicamente, o biodiesel transesterificado compreende uma mistura de steres mono-alquila de cidos graxos de cadeia longa. A forma mais comum utiliza metanol (convertido para metxido de sdio) para produzir biodiesel de steres metila (vulgarmente designado por ster metila de cido graxo, em ingls Fatty Acid Methyl Ester - FAME), como o lcool mais barato disponvel, embora etanol possa ser usado para produzir steres etlicos (comumente referido como ster etila de cido graxo, Fatty Acid Ethyl Ester - FAEE), e lcoois superiores, como isopropanol e butanol tambm tenham sido utilizados. Usar lcoois de alto peso molecular melhora as propriedades fluidas a frio do ster resultante, custa de uma reao de transesterificao menos eficiente. Um processo de produo por transesterificao lipdica usado para

converter o leo bsico para os steres desejados. Quaisquer cidos graxos livres (em ingls free fatty acids FFAs) no leo bsico ou so convertidos em sabo e retirados do processo, ou eles so esterificados (rendendo mais biodiesel), utilizando um catalisador cido. Aps essa transformao, ao contrrio de leo vegetal diretamente usado como combustvel,o biodiesel tem propriedades de combusto muito semelhantes s do leo diesel de petrleo, podendo substitu-lo nos usos mais correntes. Separao dos steres do glicerol Aps a reao de transesterificao, os steres resultantes devem ser separados da glicerol, dos reagentes em excesso e do catalisador da reao. Isto pode ser feito em 2 passos. Primeiro, separa-se a glicerol via decantao ou centrifugao. Seguidamente eliminam-se os sabes, restos de catalisador e de metanol/etanol por um processo de lavagem com gua e borbulhao ou utilizao de silicato de magnsio, requerendo este ltimo uma filtragem, ou por destilao, que dispensa o uso de produtos qumicos para promover a purificao. O glicerol como subproduto Um subproduto do processo de transesterificao a produo de glicerol (glicerina). Para cada 1 tonelada de biodiesel que fabricado, 100 kg de glicerol so produzidos. Originalmente, havia um mercado valioso para a glicerol, que ajudou a economia do processo como um todo. No entanto, com o aumento da produo global de biodiesel, o preo de mercado para o glicerol bruto (contendo 20% de gua e de resduos de catalisador), caiu. Normalmente, este glicerol bruto tem sido purificado, tipicamente atravs de destilao a vcuo. Isto bastante intensivo energeticamente. O glicerol refinado (acima de 98% de pureza) pode ento ser utilizado diretamente, ou convertido em outros produtos.

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE Tecnologia de Processos Qumicos

BIODIESEL Professor: Saulo Acadmico: Daniel Martins dos Santos

Anpolis, outubro, 2011

Vous aimerez peut-être aussi