Vous êtes sur la page 1sur 3

Antes de qualquer coisa devo dizer que me sinto grato a Deus por estar aqui hoje, por participr

deste grande projeto de plantao da Igreja aqui nesta regio e tambm por este culto marcar um grande passo neste projeto. Tudo o que est acontecendo aqui prova do amor de Deus para conosco e evidncia de que este projeto no projeto de homens mas de Deus. Quero ainda parabenizar meu amigo e pastor, Rev. Luiz Martins, autor do Livro que est sendo lanado hoje; isso por pelo menos dois motivos: 1. Quem escreve expe sua alma. Expe sua alma crtica em geral, seja ela apreciativa ou no. Isso demanda ousadia e propriedade naquilo que se escreve. 2. o fato de aplicar os recursos obtidos pela venda dos livros na expanso do trabalho missionrio de plantao da Igreja. E o simples fato de dizer isto aos meus amigos j lhes constrange o corao em favor do empenho neste ministrio. Com essa atitude to nobre, todos ns, Igreja Presbiteriana Ebenzer nos sentimos fazendo parte de uma comunidade com propsitos bem estabelecidos em alto empenho. Abra sua bblia comigo em Mc. 4.24-26. Orao O mundo uma sementeira. No h um centmetro no mundo em que no esteja acontecendo neste exato momento um tipo de semeadura. Assim como no Reino Vegetal h esse constante ciclo de semeadura, cultivo e colheita; no imprio das trevas e no Reino de Deus h esses ciclos. Neste exato momento voc est semeando, cultivando ou colhendo pensamentos! , portanto, desse princpio universal que Jesus lana mo para nos trazer uma lio fundamental sobre o Reino de Deus. O texto que lemos, encontra-se numa importante circunstncia do Ministrio de Jesus. Ele comeou ensinando publicamente e sua primeira mensagem foi por meio da Parbola do Semeador que se encontra nos versos anteriores deste captulo. Na Parbola do Semeador o Mestre enfatiza a responsabilidade do ouvinte atravs dos diversos tipos de

corao. Assim tambm, haver vrios tipos de leitores do livro que hoje lanado. E a primeira lio que temos est em ambas as parbolas, e :

1. O SEMEADOR AGENTE DE TRANSFORMAES


Todo processo, de vida ou de morte, de bno ou maldio, de alegria ou tristeza, tem seu incio no semeador... Um homem lana a semente terra, de modo casual ou no ele um semeador. E ns, como semeadores do Reino, devemos saber escolher bem a semente, saber distinguir as qualidades de semente e solo, de poca e de trato. 2 - A Lei da Semeadura no Reino de Deus pressupe a plantao de uma boa semente a - Ns temos o poder de plantar aquilo que queremos b - Existe uma grande variedade de sementes: Ruins: Ira, inveja, maledicncia, dio, porfia, contendas, cimes, intrigas... Boas: bondade, mansido, misericrdia, amor, compaixo... Devemos escolher bem a semente...(v. 14) o prprio Jesus quem argumenta: Porque no se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas(Lc. 6.44b). Isto significa que ns somos os agentes de transformao em nossa gerao. Transformao para o bem ou para o mal. Isto significa que voc tem em mos a influncia de transformar seu lar em jardim ou em pntano(pro bom mineiro, brejo), em osis ou em deserto, em pomar(chcara) ou num espinheiro; e isto vale pra nosso trabalho, escola, cidade, pas, mundo. Voc o semeador, voc o agente!

2. APS A SEMEADURA O MILAGRE IMINENTE.


Quer ver um milagre? Tente este. Tome uma semente menor do que um gro de arroz. Ponha a semente debaixo de alguns centmetros de terra. D-lhe gua, luz e fertilizante, e prepare-se. Uma montanha ser removida. No importa se o cho bilhes de vezes mais pesado do que a semente. A semente o rompera. No devemos subestimar o poder de uma semente e da terra. A histria de Heinz um bom exemplo. Europa, 1934. A praga do anti-semitismo de Hitler infestava o continente. Alguns escapariam dele. Alguns morreriam em conseqncia dele. Mas Heinz, um garoto de 11 anos, aprenderia dele. Ele aprenderia o poder de semear sementes de paz. Heinz era judeu. A vila Bavria de Furth, onde Heinz morava, fora tomada pelos jovens fanticos de Hitler. O pai de Heinz, um professor, perdeu seu emprego. No havia mais atividades. A tenso nas ruas era cada vez maior. Os jovens soldados de Hitler perambulavam pela vizinhana procurando confuso. O jovem Heinz aprendeu a ficar de olhos abertos. Quando ele via um bando de desordeiros, passava para o outro lado da rua. Algumas vezes ele escapava de uma luta; outras vezes, no. Certo dia, em 1934, aconteceu um confronto crtico. Heinz se encontrou face a face com um jovem hitlerista. A surra parecia inevitvel, entretanto, ele saiu ileso, no por causa do que fez, mas por causa do que disse. Ele no brigou, apenas falou. Ele convenceu os arruaceiros de que a briga no era necessria. Suas palavras contiveram a batalha. E Heinz viu, de primeira mo, como a lngua

pode promover a paz. Ele desenvolveu a habilidade de usar palavras para evitar conflitos. E para um jovem numa Europa dominada por Hitler, essa habilidade teve muitas oportunidades de ser usada. Felizmente a famlia de Heinz fugiu da Bavria e veio para a Amrica. Mais tarde ele falava do impacto dessas experincias na adolescncia sobre seu desenvolvimento. de admirar. Depois que Heinz cresceu, seu nome se tornou sinnimo de negociao de paz. Seu legado se tornou o de um construtor de pontes. Em algum lugar ele aprendeu o poder da palavra de paz dita na hora certa, e algum pode perguntar se o seu treinamento no ocorreu nas ruas da Bavria. Voc no o conhece pelo nome de Heinz. Voc o conhece pelo nome anglicizado de Henry. Henry Kissinger. Nunca subestime o poder de uma semente. O que voc me responderia se eu tivesse uma semente na minha mo e lhe perguntasse: "O que tenho aqui?" Talvez me respondesse, obviamente: "Tem uma semente. Entretanto, se voc entende a natureza da semente, a sua resposta seria um fato e no uma verdade. A verdade que posso ter na minha mo uma floresta, por qu? Porque em cada semente h uma rvore, em cada rvore h frutos com sementes e nessas sementes tambm h rvores com frutos e, sementes que germinaro em outras rvores com frutos, sementes etc. Em sntese, o que voc v no tudo o que existe. Isto potencial. No se trata do que , mas do que poder vir a ser. Tudo na vida tem um potencial.

No verso 29 lemos que

3. A COLHEITA CHEGAR(OU NAS PALAVRAS DO REV. JEREMIAS PEREIRA, QUEM SEMEIA VAI COLHER).
Tudo que o homem plantar, isto tambm ceifar... Conseqncia: Semear na carne: - "Conforme tenho visto, os que lavram iniqidade e semeiam o mal segam o mesmo" (J 4.8). - "O que semeia injustia segar males..." (Pv 22.8). - "Porque semeiam ventos e segaro tormentas..." (Osias 8.7). Conseqncia: Semear no esprito - "Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltar com jbilo, trazendo os seus feixes" (Salmo 126.6). - "Os justos..., na velhice daro ainda muitos frutos, sero cheio de seivas e verdor" (Salmo 92.14) Noutras palavras 1 LANA o teu po sobre as guas, porque depois de muitos dias o achars. 2 Reparte com sete, e ainda at com oito, porque no sabes que mal haver sobre a terra. A Lei da Semeadura aponta para o bvio a - Quem semeia pouco - colhe pouco b - Quem semeia muito - colhe muito c - o contrrio da poupana: Na poupana, "quanto mais guarda mais tem'. Na semeadura, "quanto mais semeia, mais colhe'. e - A Lei da Semeadura infalvel. Nunca se colhe apenas o que se plantou. Planta-se um gro de milho, colhe-se uma espiga com centenas de gros ou mais. Planta-se uma mudinha de abacate, colhe-se fruto por muitos anos. H um ditado popular que diz: "quem planta vento, colhe tempestade". Portanto, ningum colhe apenas o que plantou, mas, muitas vezes mais.

Na Teoria dos caadores de tornados, h um efeito, chamado Efeito Borboleta, que trata da sensibilidade do nosso planeta, alegoricamente eles dizem que o bater de asas de uma simples borboleta l na savana africana poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tornado do outro lado do mundo. O convite de Jesus nesta noite para que todos ns, juntos, escolhamos as melhores sementes e a semente a Palavra de Deus e sincronizadamente a lancemos na terra dos coraes dos homens, mulheres e crianas e assim teremos uma colheita abundante.

Vous aimerez peut-être aussi