Vous êtes sur la page 1sur 9

Sair

6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPSITOS

Lizabeth Grace Castellares CENPES/PETROBRS

Trabalho apresentado na 6 Conferncia Sobre Tecnologia de Equipamentos, Salvador, agosto, 2002

As informaes e opinies contidas neste trabalho so de exclusiva responsabilidade do autor.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

SINOPSE Compsitos reforados com fibra de vidro (CRFV) comerciais e produzido em laboratrio, foram caracterizados e avaliados em funo de suas propriedades mecnicas, antes e aps envelhecimento em petrleo. Tal avaliao foi baseada em dados fsico-qumicos e fsico-mecnicos. Diferentes tcnicas de inspeo foram tambm avaliadas em termos de eficincia na inspeo de dutos j revestidos (reparados) com os materiais compsitos. Os resultados experimentais mostraram que, nas condies de ensaio estabelecidas, o compsito preparado em laboratrio apresentou maior tenacidade e suas propriedades de trao no foram significativamente alteradas aps envelhecimento no petrleo. O material CRFV-3 foi o compsito comercial mais rgido e suas propriedades mecnicas foram as mais alteradas aps imerso no fluido. Dentre as tcnicas de inspeo de falhas de dutos reparados existentes, a anlise de raios-X foi a que apresentou melhor resoluo na deteco dos defeitos internos.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

1- INTRODUO Polmeros reforados com fibra so compsitos constitudos por uma matriz, que uma resina termorrgida, e um reforo estrutural, geralmente fibra de vidro. Esses compsitos apresentam elevada resistncia qumica e excelente desempenho trmico e mecnico (1-3). Tais propriedades fazem com que estes materiais encontrem uma srie de aplicaes na indstria de petrleo, especialmente como reparo estrutural de dutos danificados por processos corrosivos e/ou acidentes de campo. O uso de CRFV em reparo de dutos traz, como principais benefcios, o aumento da vida til e a diminuio dos custos de manuteno. sabido que a tcnica de reparo atravs do uso de materiais compsitos est estabelecida mundialmente para dutos contendo falhas internas, onde a corroso continua se propagando, e o reparo tornase uma alternativa provisria, isto , de durao programada, espera da substituio definitiva do duto reparado. Comercialmente, existem vrios tipos de CRFV, e suas composies variam em funo do tipo de resina base (primer), sistema de cura, cargas minerais presentes (fillers) e mtodo de preparao do compsito (impregnao dos tecidos de fibra de vidro com a resina). Dessa forma, diferentes comportamentos fsico-qumicos e fsico-mecnicos podem ser encontrados. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho mecnico de diferentes compsitos (trs comerciais e um preparado em laboratrio), alm de analisar a eficincia de trs tipos de tcnicas de inspeo, capazes de detectar falhas na parede interna dos dutos j reparados com os materiais compsitos. Essas tcnicas foram baseadas em ensaios no-destrutivos (END).

2- MATERIAIS E MTODOS Materiais Foram avaliados quatro tipos de CRFV (um preparado em laboratrio CRFV1 e trs encontrados no mercado CRFV2, CRFV3 e CRFV4). A Tabela 1 mostra, resumidamente, as caractersticas de cada material compsito analisado e os mtodos usados para a sua preparao..

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Tabela 1: Caractersticas dos compsitos analisados CRFV SISTEMA PROCESSO DE PREPARAO Mtodo Hand lay-up - Preparao da superfcie metlica -Resina tipo epxi - Aplicao de camadas de resina e de tecidos de fibra de vidro (tipo sanduche) - Fibra de vidro CRFV1 at alcanar a espessura desejada - Aplicao de camada de resina para proteo e acabamento superficial do compsito -Resina tipo epxi Mtodo Hand lay-up (resina base - primer) - Preparao da superfcie metlica - Resina base + cargas - Aplicao de uma camada de primer e cura (filler) CRFV2 - Agente de cura - Aplicao de uma camada de filler e cura - Aplicao de camadas intercaladas de -Fibra de vidro (tecido resina, tecido, resina, manta e resina at e manta) alcanar espessura desejada -Resina polister - Aplicao de uma resina de acabamento isoftlica aps cura da ltima camada de resina - Compsito (formato espiral) - Fita adesiva de dupla face (stard-pad) - Resina base + cargas (filler) -Ativador do adesivo - Ativador do filler Processo de pultruso - Preparao da superfcie metlica - Colocao do stard-pad (adesivo) sobre o duto - Mistura do filler e ativador sobre defeitos na superfcie do duto - Aplicao do compsito sobre o duto - Aplicao do adesivo sobre o compsito - Repetio do procedimento at trmino dos rolos de compsito - Aplicao de uma resina de acabamento - Preparao da superfcie metlica - Aplicao do filler e agente de cura sobre a superfcie - Imerso do compsito em gua e aplicao sobre o duto - Adio de gua durante a aplicao do material

CRFV3

CRFV4

-Tecido de fibra de vidro impregnado em resina lquida -Resina tipo epxi + cargas (filler) -Agente de cura do filler

Caracterizao A identificao do tipo de resina usada nos compsitos foi atravs de anlise de infra-vermelho (FTIR), em equipamento FTIR Sistema 2000, da Perkim Elmer. As propriedades de trao dos CRFVs foram determinadas em equipamento Instron, modelo 4202, de acordo com a norma ASTM D897-95.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

As anlises avaliadas para a inspeo das falhas dos dutos reparados foram: Termografia: Cmara termogrfica, modelo Prism SP,da Flir Systems Ultra-som: USIP-12 e ECOGRAPH 1080 Raios-X: Equipamento FEDREX Para simular o efeito de possveis danos internos que possam ocorrer no duto foram confeccionados furos de diferentes dimetros e profundidades nas placas de ao usadas como padres. O compsito na forma de reparo foi aplicado sobre a superfcie das placas de ao de modo a simular, o mais prximo da realidade, o duto de petrleo com defeitos internos de corroso. Ensaio de envelhecimento O estudo da influncia do contato entre o material compsito e o petrleo foi baseado em resultados obtidos a partir de ensaios acelerados, em equipamentos adequados. A Figura 1 mostra os reatores usados e os corpos de prova devidamente dispostos no seu interior para serem submetidos aos ensaios de envelhecimento em petrleo.

Figura 1: Reatores usados no teste de envelhecimento em petrleo.

3- RESULTADOS E DISCUSSES Avaliao dos testes de inspeo Os ensaios de termografia e ultra-som usados na inspeo de falhas mostraram, de um modo geral, que no so eficientes no dimensionamento dessas falhas presentes nos dutos. A anlise de raios-X apresentou os melhores resultados para a avaliao dos defeitos internos nos dutos sendo, por isso, considerada a de maior potencial para essa aplicao. De acordo com as radiografias obtidas (Figuras 2-4) pode-se observar que possvel identificar falhas internas dos dutos atravs da tcnica em questo, e que a espessura do reparo influencia nas radiografias. Isso devido variao da densidade tica dos filmes e nvel de cinza das imagens digitais.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Figura 2: Radiografia do corpo de prova com espessura do reparo de 3 mm e dimetro de furo de 10 mm

Figura 3: Radiografia do corpo de prova com espessura do reparo de 7,5 mm e dimetro de furo de 10 mm

Figura 4: Radiografia do corpo de prova com espessura do reparo de 15 mm e dimetro de furo de 10 mm

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Identificao das resinas dos compsitos analisados por FTIR A Tabela 2 mostra os tipos de resina usados em cada compsito analisado. Tabela 2: Resinas presentes nos compsitos por FTIR CRFV TIPO DE RESINA Resina ster vinlica epoxdica CRFV1 Resina epxi convencional CRFV2 CRFV3 Polimetacrilato de metila Poliuretano CRFV4 No material CRFV1 identificou-se como resina base uma do tipo ster vinlica epoxdica, que uma resina epxi modificada para adquirir maior flexibilidade em relao convencional. Tal resina comumente utilizada no mercado atual, onde se requer resinas termorrgidas flexveis. O compsito CRFV2 possui uma resina epxi convencional, com caractersticas mais rgidas. O material CRFV3 possui como resina base uma do tipo polister (polimetacrilato de metila PMMA). O compsito CRFV4 apresenta um processo de aplicao (cura) muito peculiar, base de gua, o que levou a desconfiar de que se tratava de uma resina do tipo poliuretano. Isso foi confirmado na anlise de FTIR. Propriedades de trao dos compsitos analisados A Figura 5 mostra o comportamento mecnico dos CRFVs, antes e aps processo de envelhecimento em petrleo.
1600 PROPRIEDADES MECNICAS 1400 1200 1000 800 600 400 200 0 Tenso Mxima (MPa) - Antes envelhecimento Deformao Mxima/100 (%) - Antes do envelhecimento Mdulo de Elasticidade (GPa) - Antes do envelhecimento Tenso Mxima (MPa) - Depois do envelhecimento Deformao Mxima/100 (%) - Depois do envelhecimento Mdulo de Elasticidade (GPa) - Depois do envelhecimento CRFV-2 CRFV-3 CRFV-4 COMPSITO

Figura 5:
CRFV-1

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

Figura 5: Propriedades de trao dos CRFVs antes e aps envelhecimento em petrleo A Figura 5 mostra que o compsito CRFV1 trata-se de um material de maior flexibilidade. Isso corrobora os resultados obtidos por FTIR, onde foi identificada a presena de uma resina tipo ster vinlica epoxdica, que apresenta caractersticas flexveis. Aps a imerso em petrleo, foi verificado que as propriedades mecnicas do CRFV1 no foram afetadas significativamente, sendo observado apenas um pequeno decrscimo dos valores. O material CRFV2 mostrou ser um material rgido e sua rigidez sofreu decrscimo aps sua imerso em petrleo. A caracterstica rgida do compsito em questo devese presena de uma resina epxi convencional, como observado na anlise de FTIR. O material CRFV3 foi o compsito comercial de maior rigidez e aps envelhecimento foi observado um decrscimo significativo dessa propriedade. A elevada rigidez deve-se ao fato da resina base ser polimetacrilato de metila. O compsito CRFV4 apresentou uma menor rigidez em relao aos demais compsitos comerciais analisados (CRFV2 e CRFV3). Tal fato corrobora os resultados de FTIR obtidos, onde identificou-se o poliuretano como resina base deste material. O poliuretano do tipo politer, contm ligaes qumicas poliuretnicas, que conferem caractersticas elastomricas ao produto final. Alm disso, o grau de variao das propriedades de trao foi menor em relao aos outros materiais comerciais, aps envelhecimento em petrleo. Pode-se tambm verificar que as propriedades de trao deste compsito similar ao CRFV1, porm, com um nvel de rigidez um pouco superior.

4- CONCLUSES Comportamentos mecnicos diferenciados podem ser alcanados em funo do tipo de resina base presente no material compsito; O compsito CRFV1, confeccionado em laboratrio, mostrou ser o mais flexvel; enquanto que o material comercial CRFV3, base de polimetacrilato de metila, apresentou elevada rigidez. Entretanto, esta propriedade foi significativamente afetada aps sua imerso em petrleo; O compsito CRFV4 apresentou menor rigidez em relao aos demais produtos comerciais. Isso se deve presena de poliuretano como resina base; Dentre as tcnicas de inspeo analisadas, a anlise de raios-X mostrou ser a mais eficiente na deteco de falhas presentes em dutos reparados.

Sair
6 Conferncia sobre Tecnologia de Equipamentos

5- REFERNCIAS 1. Silva A L. N., Teixeira S. C. S., Widal A. C. C., Mechanical Properties of Polymer Composites Based on Commercial Epoxy Vinyl ster Resin and Glass Fiber, Polymer Testing, 20 895-99 (2001). 2. Nicholson C. M., Patrick A. J., BP Uses Clock Spring System to Repair Crude Oil Pipe Line, Pipe Line & Gas Industry, 75-79 (March) 2001. 3. True W. R., Composite Wrap Approved for U.S. Gas-Pipeline Repairs, Oil & Gas Journal, 9 67-71 (Oct) 1995.

Vous aimerez peut-être aussi