Vous êtes sur la page 1sur 17

CONVENO COLETIVA DE TRABALHO 2011/2012

NMERO DE REGISTRO NO MTE: RS001920/2011 03/10/2011 DATA DE REGISTRO NO MTE: MR054676/2011 NMERO DA SOLICITAO: 46218.013406/2011-79 NMERO DO PROCESSO: 29/09/2011 DATA DO PROTOCOLO:

SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE DOM PEDRITO RS, CNPJ n. 89.424.808/0001-00, neste ato representado(a) por seu Procurador, Sr(a). JUCIANE CRISTINA DA SILVA GOULART; E SIND COM VAREJ VEICULOS E PECAS E ACES VEIC NO ERGSUL, CNPJ n. 92.961.523/0001-12, neste ato representado(a) por seu Procurador, Sr(a). JOSE DOMINGOS DE SORDI; celebram a presente CONVENO COLETIVA DE TRABALHO, estipulando as condies de trabalho previstas nas clusulas seguintes: CLUSULA PRIMEIRA - VIGNCIA E DATA-BASE As partes fixam a vigncia da presente Conveno Coletiva de Trabalho no perodo de 1 de junho de 2011 a 31 de maio de 2012 e a data-base da categoria em 1 de junho. CLUSULA SEGUNDA - ABRANGNCIA A presente Conveno Coletiva de Trabalho abranger a(s) categoria(s) Empregados no Comrcio, com abrangncia territorial em Dom Pedrito/RS.

Salrios, Reajustes e Pagamento Reajustes/Correes Salariais CLUSULA TERCEIRA - REAJUSTE SALARIAL Os empregados representados pela entidade profissional acordante tero, em 1 de Junho de 2011, seus salrios reajustados no percentual de 8,57% (oito inteiros e cinquenta e sete centsimos por cento), a incidir sobre os salrios percebidos em junho de 2010. CLUSULA QUARTA - REAJUSTE PROPORCIONAL Os empregados admitidos a partir de 01/06/2010, tero seus salrios reajustados conforme tabela abaixo: Admisso Junho/10 Julho/10 Reajuste 8,57 % 8,51 %

Agosto/10 Setembro/10 Outubro/10 Novembro/10 Dezembro/10 Janeiro/11 Fevereiro/11 Maro/11 Abril/11 Maio/11

8,41 % 8,31 % 7,55 % 6,39 % 5,13 % 4,33 % 3,19 % 2,47 % 1,63 % 0,74 %

CLUSULA QUINTA - COMPENSAES Os aumentos ou reajustes espontneos concedidos pelas empresas e no decorrentes de promoo, podero ser compensados. Pagamento de Salrio Formas e Prazos CLUSULA SEXTA - SALRIO MNIMO PROFISSIONAL Ficam institudos os seguintes salrios mnimos profissionais, a partir de 1 de Junho de 2011: A) Empregados em Geral e Comissionistas: R$ 685,00 (seiscentos e oitenta e cinco reais); B) Empregados em Servios de Limpeza: quarenta reais). R$ 640,00 (seiscentos e

Pargrafo nico: Os pisos pactuados no caput desta clusula, durante a vigncia da presente conveno coletiva, no sero inferiores ao Piso salarial estipulado para o RS, atravs de lei estadual, para os empregados no comrcio em geral. CLUSULA STIMA - PAGAMENTO DE SALRIOS Os salrios, as horas extras e comisses devero ser pagos de nica vez, at o quinto dia til do ms subsequente ao vencido. CLUSULA OITAVA - SALRIOS EM SEXTAS-FEIRAS Em se tratando de pagamento de salrios e rescises de contrato nas sextasfeiras, ou vspera de feriados, devero ser, os mesmos, feitos em moeda corrente nacional, salvo se a empresa adotar o sistema de depsito bancrio. CLUSULA NONA - RECIBO DE SALRIOS As empresas fornecero a seus empregados, no ato do pagamento dos salrios, discriminativos dos pagamentos e descontos efetuados, atravs de

cpia de recibos ou de envelopes de pagamento, onde conste: a) o nmero de horas normais e extras trabalhadas; b) o total das comisses e os percentuais destas. CLUSULA DCIMA - RECIBOS DE DOCUMENTOS Os empregadores fornecero a seus empregados comprovante de recebimento de quaisquer documentos que por estes lhes sejam entregues. CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - PAGAMENTO DAS DIFERENAS

As diferenas salariais decorrentes da aplicao da presente conveno devero ser pagas, em seu respectivo valor, conjuntamente com a folha de pagamento do ms de outubro de 2011. Expirado este prazo as diferenas devero ser pagas corrigidas pela tabela de dbitos trabalhistas da data do dbito at a data do efetivo pagamento.

Isonomia Salarial CLUSULA DCIMA SEGUNDA - SALRIO DO SUCESSOR Admitido empregado para a funo de outro demitido sem justa causa, ser garantido quele salrio igual ao do empregado de menor salrio na funo, sem considerar vantagens pessoais.

Descontos Salariais CLUSULA DCIMA TERCEIRA - DESCONTO DO REPOUSO REMUNERADO As empresas no descontaro o repouso semanal remunerado do empregado, ou feriado, quando o mesmo apresentando-se atrasado for admitido ao servio naquele dia.

Outras normas referentes a salrios, reajustes, pagamentos e critrios para clculo CLUSULA DCIMA QUARTA - CHEQUES SEM COBERTURA Impossibilidade de as empresas descontarem de seus funcionrios, que exeram funo de caixa, valores relativos a cheques sem cobertura de

fundos ou fraudulentamente emitidos, desde que cumpridas as formalidades exigidas pelo empregador, para aceitao de cheques.

CLUSULA DCIMA QUINTA - COMISSIONISTAS - CLCULOS

A gratificao natalina, as frias e parcelas rescisrias dos empregados comissionistas sero calculadas com base nas comisses auferidas nos ltimos doze meses, garantida a correo monetria de cada uma das parcelas, com base na variao do INPC ocorrida no perodo.

CLUSULA DCIMA SEXTA - PAGAMENTO DO REPOUSO E FERIADO DOS COMISSIONISTAS O pagamento dos repousos remunerados e feriados, devidos aos empregados comissionistas, tomar por base o total das comisses auferidas no ms, dividido pelos dias efetivamente trabalhados e multiplicados pelos domingos e feriados a que fizer jus. CLUSULA DCIMA STIMA - RECOLHIMENTO DO FGTS As empresas recolhero o FGTS com base no total da remunerao do empregado, devendo entregar aos mesmos os extratos fornecidos pelo banco. CLUSULA DCIMA OITAVA - IGUALDADE SALARIAL No poder haver desigualdade salarial entre homens e mulheres que prestem servio ao mesmo empregador, exercendo funo idntica, com o mesmo tempo de servio.

Gratificaes, Adicionais, Auxlios e Outros 13 Salrio CLUSULA DCIMA NONA - ADIANTAMENTO DO 13 NAS FRIAS As empresas pagaro 50% (cinquenta por cento) do 13 salrio aos seus empregados que o requeiram at 05 (cinco) dias aps o recebimento do aviso de frias, salvo em caso de frias coletivas.

Gratificao de Funo

CLUSULA VIGSIMA - QUEBRA-DE-CAIXA

Concesso de um adicional de 10% (dez por cento) do salrio efetivamente percebido, a todos os empregados que exeram a funo de caixa, exclusivamente, ficando ajustado que estes valores no faro parte integrante do salrio do empregado para qualquer efeito legal.

Adicional de Hora-Extra CLUSULA VIGSIMA PRIMEIRA - HORAS EXTRAS As horas extras sero remuneradas com um acrscimo de 50% (cinquenta por cento) para as duas primeiras horas alm da jornada, e de 100% (cem por cento) para as demais.

CLUSULA VIGSIMA SEGUNDA - HORAS EXTRAS DO COMISSIONISTA

Para o clculo das horas extras do comissionista tomar-se- como base o valor total das comisses auferidas no ms, dividido pelo nmero de horas efetivamente trabalhadas, acrescentando-se ao valor da hora normal o adicional para as horas extras previstas nesta conveno.

CLUSULA VIGSIMA TERCEIRA - HORA EXTRA DO CAIXA As horas extras despendidas na conferncia de caixa, quando realizada aps a jornada normal de trabalho, devero ser pagas com a aplicao do percentual estabelecido nesta conveno.

Adicional de Tempo de Servio CLUSULA VIGSIMA QUARTA - QUINQUNIOS Aos integrantes da categoria profissional ser concedido um adicional de 3% (trs por cento) por quinqunio de servio na mesma empresa, percentual este que incidir sobre o salrio efetivamente percebido, independente da forma de remunerao.

Outros Adicionais CLUSULA VIGSIMA QUINTA - VALE TRANSPORTE

As empresas ficam obrigadas a fornecer a seus empregados o vale transporte nos termos da Lei 7.619/87.

Auxlio Creche CLUSULA VIGSIMA SEXTA - CRECHES As empresas que no mantiverem creches junto ao estabelecimento ou de forma conveniada pagaro a seus empregados por filho menor de 06 (seis) anos, auxlio mensal no valor equivalente a 0,10 (um dcimo) do salrio normativo da categoria profissional, independente de qualquer comprovao de despesa.

Contrato de Trabalho Admisso, Demisso, Modalidades Normas para Admisso/Contratao CLUSULA VIGSIMA STIMA - ANOTAO DA CTPS DOS COMISSIONISTAS As empresas anotaro na CTPS de seus empregados, ou no correspondente instrumento contratual, o percentual ajustado para o empregado das comisses. CLUSULA VIGSIMA OITAVA - CONTRATO DE EXPERINCIA

O contrato de experincia no poder ser celebrado por prazo inferior a 15 (quinze) dias, devendo as empresas fornecerem cpias do mesmo ao empregado no ato de admisso.

CLUSULA VIGSIMA NONA - ANOTAO DE FUNO NA CTPS As empresas anotaro na carteira de trabalho de seus empregados a funo efetivamente por eles exercida no estabelecimento.

Desligamento/Demisso CLUSULA TRIGSIMA - JUSTA CAUSA As empresas notificaro por escrito ao empregado a justa causa invocada para a resciso contratual.

Aviso Prvio CLUSULA TRIGSIMA PRIMEIRA - OBTENO NOVO EMPREGO

O empregado que, em cumprimento do aviso prvio dado pelo empregador, provar a obteno de novo emprego, ter direito de se desligar da empresa de imediato, percebendo os dias trabalhados j no curso do aviso prvio, sem prejuzo das parcelas rescisrias

CLUSULA TRIGSIMA SEGUNDA - AVISO PRVIO PROPORCIONAL Fica assegurado aos integrantes da categoria profissional um aviso prvio de 30 (trinta) dias acrescido de mais 05 (cinco) dias indenizados por ano de servio ou frao igual ou superior a 06 (seis) meses de servio na mesma empresa, no podendo ser esta indenizao superior a 30 (trinta) dias. CLUSULA TRIGSIMA TERCEIRA - REDUO DA JORNADA NO AVISO PRVIO O empregado, durante o aviso prvio, poder escolher a reduo de 02 (duas) horas no incio ou no fim da jornada de trabalho, caso no seja dispensado do cumprimento do mesmo. CLUSULA TRIGSIMA QUARTA - DISPENSA DO CUMPRIMENTO DO AVISO PRVIO

Os empregadores que exigirem de seus empregados o cumprimento do aviso prvio, sem comparecimento ao trabalho, devero faz-lo por escrito, no verso do prprio aviso.

CLUSULA TRIGSIMA QUINTA - ALTERAES NAS CONDIES DE TRABALHO NO AVISO PRVIO Ficam proibidas alteraes nas condies de trabalho, inclusive no local de trabalho, durante o aviso prvio, dado por qualquer das partes, salvo em caso de reverso ao cargo efetivo de exercente de cargo de confiana, sob pena de resciso imediata do contrato de trabalho, respondendo o empregador pelo pagamento do restante do aviso prvio.

Estgio/Aprendizagem CLUSULA TRIGSIMA SEXTA - ESTAGIRIOS

Fica estabelecido que as empresas que contratarem estagirios devero

comunicar ao sindicato profissional tal fato, sendo que somente podero contratar estagirios no percentual mximo de 10% (dez por cento) do seu quadro de empregados. Pargrafo nico - Fica estabelecido que os estagirios contratados devero exercer atividades que esto relacionadas com a sua formao profissional e curricular.

Outras normas referentes a admisso, demisso e modalidades de contratao CLUSULA TRIGSIMA STIMA - CONFERNCIA DE CAIXA Obrigao de a conferncia de caixa ser procedida vista do empregado por ela responsvel, sob pena de resultar inimputvel a este qualquer irregularidade ou diferena. CLUSULA TRIGSIMA OITAVA - CPIA DO CONTRATO DE TRABALHO As empresas fornecero a seus empregados a cpia do contrato de trabalho, desde que o mesmo no se possa conter por inteiro nas anotaes da CTPS. CLUSULA TRIGSIMA NONA - RELAO DE SALRIOS As empresas entregaro ao empregado demitido, quando requerido, a relao de salrios durante o perodo trabalhado ou incorporado, na Relao de Salrios de Contribuio (RSC) de acordo com o formulrio oficial do rgo da Previdncia Social, no prazo de 15 (quinze) dias aps o vencimento do aviso prvio. CLUSULA QUADRAGSIMA - INFORME ANUAL DE RENDIMENTOS As empresas fornecero a seus empregados o Informe Anual de Rendimentos, para fins de imposto de renda.

CLUSULA QUADRAGSIMA PRIMEIRA - DOCUMENTOS PARA HOMOLOGAO DA RESCISO CONTRATUAL

Para a homologao do termo rescisrio do contrato de trabalho, as empresas devero apresentar, no ato da homologao, os seguintes documentos previstos no artigo 22 da Instruo Normativa SRT n 15, de 14/07/2010: I - Termo de Resciso de Contrato de Trabalho TRCT, em quatro vias; II - Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS, com as anotaes atualizadas; III - Livro ou Ficha de Registro de Empregados; IV - notificao de demisso, comprovante de aviso prvio

ou pedido de demisso; V - extrato para fins rescisrios da conta vinculada do empregado no FGTS, devidamente atualizado, e guias de recolhimento das competncias indicadas como no localizadas na conta vinculada; VI - guia de recolhimento rescisrio do FGTS e da Contribuio Social, nas hipteses do art. 18 da Lei n 8.036, de 11 de maio de 1990, e do art. 1 da Lei Complementar n 110, de 29 de junho de 2001; VII - Comunicao da Dispensa CD e Requerimento do Seguro Desemprego, nas rescises sem justa causa; VIII - Atestado de Sade Ocupacional Demissional, ou Peridico, durante o prazo de validade, atendidas as formalidades especificadas na Norma Regulamentadora NR 7, aprovada pela Portaria n 3.214, de 8 de junho de 1978, e alteraes posteriores; IX - documento que comprove a legitimidade do representante da empresa; X - carta de preposto e instrumentos de mandato que, nos casos previstos nos 2 e 3 do art. 13 e no art. 14 desta Instruo Normativa, sero arquivados no rgo local do MTE que efetuou a assistncia juntamente com cpia do Termo de Homologao; XI - prova bancria de quitao quando o pagamento for efetuado antes da assistncia; XII - o nmero de registro ou cpia do instrumento coletivo de trabalho aplicvel; e XIII - outros documentos necessrios para dirimir dvidas referentes resciso ou ao contrato de trabalho. Alm desta documentao devero tambm ser apresentados os comprovantes de recolhimento da Contribuio Sindical, Assistencial e Confederativa patronal e dos empregados, relativamente aos ltimos trs anos. Pargrafo nico: Os documentos mencionados no caput da presente clusula devero ser entregues no seguinte prazo: a) at o primeiro dia til imediato ao trmino do contrato; ou b) at o dcimo dia, contado da data da notificao da demisso, quando da ausncia do aviso prvio, indenizao do mesmo ou dispensa de seu cumprimento, podendo a entrega ser realizada no prximo dia til, quando este prazo recair em dia no til.

CLUSULA QUADRAGSIMA SEGUNDA - RELAO DE ADMISSES E DEMISSES O Sindicato dos Empregados poder solicitar s empresas da categoria econmica, sempre que julgar necessrio, o fornecimento da CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), bem como a relao nominal dos Estagirios contratados. Pargrafo nico Protocolada a solicitao, por qualquer modo, a empresa fica obrigada a atend-la no prazo mximo de 10 (dez) dias.

Relaes de Trabalho Condies de Trabalho, Normas de Pessoal e Estabilidades Estabilidade Me CLUSULA QUADRAGSIMA TERCEIRA - ESTABILIDADE PARA A GESTANTE

empregada gestante ser assegurada a estabilidade no emprego durante a gravidez a at 90 (noventa) dias aps o retorno do benefcio previdencirio.

Estabilidade Acidentados/Portadores Doena Profissional CLUSULA QUADRAGSIMA QUARTA - ESTABILIDADE DO ACIDENTADO Aos empregados afastados por motivo de acidente de trabalho, ser assegurada a estabilidade provisria nos termos do artigo 118 da Lei n 8.213 de 24.07.91.

Estabilidade Aposentadoria CLUSULA QUADRAGSIMA QUINTA - ESTABILIDADE APOSENTANDO Fica assegurada a estabilidade no emprego no perodo de 12 (doze) meses anteriores aposentadoria por velhice, por tempo de servio especial, desde que haja comunicao escrita empresa, pelo interessado.

Outras normas referentes a condies para o exerccio do trabalho CLUSULA QUADRAGSIMA SEXTA - MAQUILAGEM As empresas que exigirem que as empregadas trabalhem maquiladas, fornecero o material necessrio adequado tez da empregada.

Outras normas de pessoal CLUSULA QUADRAGSIMA STIMA - DEVOLUO DA CTPS As empresas devolvero a carteira de trabalho do empregado devidamente anotada, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas de sua entrega ao empregador.

Jornada de Trabalho Durao, Distribuio, Controle, Faltas Durao e Horrio CLUSULA QUADRAGSIMA OITAVA - BALANOS E INVENTRIOS

Quando a empresa realizar balanos ou inventrios, dever faz-los dentro do horrio normal de trabalho, ou quando realizados fora do horrio normal, as horas correspondentes devero ser pagas com o adicional previsto nesta conveno. CLUSULA QUADRAGSIMA NONA - INTERVALO DE DESCANSO NA COMPUTAO Fica assegurado a todos os integrantes da categoria profissional que trabalhem em computao, a cada 90 (noventa) minutos de trabalho, um intervalo de descanso de 10 (dez) minutos, sem compensao da durao da jornada normal. CLUSULA QUINQUAGSIMA - HORRIO DE FIM DE ANO Ser assegurado a toda a categoria profissional suscitante um expediente nico nos dias 24 e 31 de dezembro de 2011, horrio este que no poder exceder das 18 (dezoito) horas.

Compensao de Jornada CLUSULA QUINQUAGSIMA PRIMEIRA - COMPENSAO HORRIA Fica convencionada a possibilidade da adoo da compensao da jornada de trabalho de que trata o art. 59 da CLT, no mbito das categorias convenentes, visando compensao horria a qual funcionar respeitada a seguinte sistemtica: a) O empregador poder aumentar ou reduzir a jornada diria legal de trabalho visando compensao com aumento ou reduo posterior, no podendo o aumento da jornada de trabalho exceder a 02 (duas) horas dirias; b) O nmero mximo de horas a serem compensadas dentro do respectivo ms ser de 30 (trinta) horas por trabalhador; c) As horas excedentes ao limite previsto na letra b da presente clusula, sero pagas como extras e acrescidas do adicional previsto nesta conveno; d) As empresas que se utilizarem da compensao devero adotar controle de carga horria do empregado; e) A compensao dar-se- sempre entre segunda-feira a sbado pela parte da manh; f) O pagamento de eventuais horas extras se dar sempre com a folha de salrios do ms. Pargrafo Primeiro - As horas de trabalho reduzidas na jornada, para posterior compensao, no podero ser objeto de descontos salariais caso no venham a ser compensadas com o respectivo aumento de jornada dentro do mesmo ms, e nem podero ser objeto de compensao nos meses

subsequentes. Pargrafo Segundo - Havendo resciso de contrato e se houver crdito a favor do empregado, as respectivas horas sero computadas e remuneradas com o adicional de horas extras previsto nesta conveno. Se houver dbitos de horas do empregado para com o empregador, as horas no trabalhadas sero abonadas, sem qualquer desconto nas verbas a que o trabalhador tiver direito na resciso de contrato de trabalho. Pargrafo Terceiro - A faculdade estabelecida no caput desta clusula se aplica a todas as atividades inclusive aquelas consideradas insalubres, independentemente da autorizao a que se refere o artigo 60 da CLT.

Controle da Jornada CLUSULA QUINQUAGSIMA SEGUNDA - LIVRO PONTO As empresas que possurem mais de 05 (cinco) empregados sero obrigadas a utilizar livro ponto ou carto mecanizado, com a obrigatoriedade de o empregado registrar sua presena ao trabalho.

Faltas CLUSULA QUINQUAGSIMA TERCEIRA - ABONO DE FALTA PARA CONSULTA MDICA As empresas obrigam-se a abonar as faltas ao servio do pai ou me, no caso de consulta mdica ou internaes hospitalares de filhos menores de 07 (sete) anos de idade ou excepcionais, mediante comprovao mdica. O benefcio fica limitado a 06 (seis) faltas ao ano.

Turnos Ininterruptos de Revezamento CLUSULA QUINQUAGSIMA QUARTA - ABONO EMPREGADO ESTUDANTE

Os empregados estudantes matriculados em escolas oficiais ou reconhecidas, em dia de realizao de provas finais de cada semestre ou quando da prestao de exames vestibulares sero dispensados de seus pontos durante meio turno, desde que comunicado o empregador, com 48 (quarenta e oito) horas antes e comprove a realizao da prova at 48 (quarenta e oito) horas aps.

Jornadas Especiais (mulheres, menores, estudantes) CLUSULA QUINQUAGSIMA QUINTA - PRORROGAO DA JORNADA DO ESTUDANTE O empregado estudante poder rejeitar a prorrogao da jornada, caso ela venha a prejudicar-lhe a frequncia s aulas e/ou exames escolares.

Outras disposies sobre jornada CLUSULA QUINQUAGSIMA SEXTA - LANCHE As empresas que no dispensarem seus empregados pelo perodo necessrio para lanche, mantero local apropriado e em condies para tal fim. CLUSULA QUINQUAGSIMA STIMA - ABONO DE PONTO PARA EMPREGADA GESTANTE A empresa abonar a falta ao trabalho da empregada gestante, no caso de consulta mdica no limite de 01 (uma) mensal, mediante comprovao, declarao mdica ou apresentao da carteira de gestante devidamente anotada. CLUSULA QUINQUAGSIMA OITAVA - ABONO PARA SAQUE DO PIS

As empresas dispensaro seus empregados durante 02 (duas) horas do expediente para recebimento das parcelas do PIS, e durante 01 (um) dia quando o domiclio bancrio for fora da cidade, sem prejuzo salarial.

CLUSULA QUINQUAGSIMA NONA - CURSOS E REUNIES Os cursos e reunies promovidos pela empresa e quando de comparecimento obrigatrio, sero realizados durante a jornada normal de trabalho, ou as horas correspondentes sero pagas como extraordinrias.

Frias e Licenas Durao e Concesso de Frias CLUSULA SEXAGSIMA - FRIAS PROPORCIONAIS

Ao empregado que rescindir espontaneamente seu contrato de trabalho antes de completar 1 (um) ano de servio, sero pagas frias proporcionais razo de 1/12 avos da respectiva remunerao mensal por cada ms completo de trabalho, nos termos do Enunciado 261 do TST.

Remunerao de Frias CLUSULA SEXAGSIMA PRIMEIRA - PAGAMENTO DAS FRIAS As empresas, ao concederem as frias a seus empregados, pagaro a remunerao destas conforme estabelece o artigo 145 da CLT.

Sade e Segurana do Trabalhador Condies de Ambiente de Trabalho CLUSULA SEXAGSIMA SEGUNDA - ASSENTOS As empresas colocaro assentos nos locais de trabalho, para uso dos empregados que tenham por atividade o atendimento ao pblico, nos termos da Portaria n 3.214/78, do Ministrio do Trabalho.

Uniforme CLUSULA SEXAGSIMA TERCEIRA - UNIFORMES As empresas que exigirem o uso de uniformes se obrigam a fornec-los sem qualquer nus para os empregados, ao nmero de 02 (dois) por ano.

Insalubridade CLUSULA SEXAGSIMA QUARTA - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE O pagamento do adicional de insalubridade devido aos integrantes da categoria profissional suscitante ser calculado com base no salrio mnimo oficial. CIPA composio, eleio, atribuies, garantias aos cipeiros CLUSULA SEXAGSIMA QUINTA - ELEIES DAS CIPAS As empresas devero comunicar entidade suscitante, com antecedncia de

30 (trinta) dias, a eleio das CIPAS.

Aceitao de Atestados Mdicos CLUSULA SEXAGSIMA SEXTA - ATESTADOS As empresas aceitaro atestados de doena fornecidos por mdicos particulares, desde que conveniados com o SUS, para a justificativa de falta ao servio.

Relaes Sindicais Contribuies Sindicais CLUSULA SEXAGSIMA STIMA - DESCONTO ASSISTENCIAL DOS EMPREGADOS As empresas representadas pelas Entidades Sindicais acordantes recolhero no exerccio de 2011/2012, a contribuio para o custeio do Sistema Confederativo de Representao Sindical, a que alude o artigo 8, inciso IV, da Constituio Federal, bem como a Contribuio Assistencial, segundo critrios fixados pelas Assembleias Gerais das entidades, bem como a Contribuio Assistencial, sendo que as empresas ficam obrigadas a descontar de todos os seus empregados, sindicalizados ou no, beneficiados ou no com as clusulas da presente conveno, qualquer que seja a forma de remunerao, valor equivalente a 01 (um) dia de salrio do ms de outubro de 2011, recolhendo as respectivas importncias aos cofres do Sindicato dos Empregados no Comrcio de Dom Pedrito, at o dia 10 (dez) do ms subsequente ao desconto. O no recolhimento na forma e data que vier a ser definida para pagamento sujeitar ao infrator as penalidades previstas no artigo 600 da CLT. Pargrafo nico - Fica desde j convencionado entre as partes que a Justia do Trabalho o Foro competente para dirimir dvidas e cobranas das contribuies no pagas.

CLUSULA SEXAGSIMA OITAVA - CONTRIBUIO ASSISTENCIAL PATRONAL As empresas representadas pelo Sindicato do Comrcio Varejista de Veculos e de Peas e Acessrios para Veculos no Estado do Rio Grande do Sul (SINCOPEAS-RS) ficam obrigadas a recolher aos cofres da entidade o equivalente a 2,5 (dois e meio) dias do total da folha de pagamento j reajustada e vigente no ms de Junho de 2011, ficando instituda uma contribuio mnima de R$ 80,00 (oitenta reais) por empresa. O recolhimento dever ser feito at o dia 21 de novembro de 2011 na conta

bancria indicada em documento de cobrana remetido, sob pena de, no o fazendo dentro do prazo, incidir atualizao monetria acrescida de juros de 1% (um por cento) ao ms e multa de 10% (dez por cento) a incidir sobre o dbito corrigido.

Pargrafo Primeiro - As empresas que no possuem empregados recolhero a importncia mnima estabelecida no caput na mesma conta bancria, no mesmo prazo e com as mesmas cominaes.

Pargrafo Segundo - Ficam as empresas tambm obrigadas a remeter ao Sindicato Patronal convenente, relao nominal dos empregados com data de admisso, salrio anterior reviso, salrio revisado e valor do recolhimento.

Pargrafo Terceiro - A obrigao acima nus do empregador, constituindo-se em Contribuio Assistencial e ser aplicada em benefcios assistenciais categoria.

Outras disposies sobre relao entre sindicato e empresa CLUSULA SEXAGSIMA NONA - QUADRO MURAL As empresas permitiro a divulgao em quadro mural, com acesso aos empregados, de editais, avisos e notcias sindicais editadas pelo sindicato suscitante, ficando vedada a divulgao poltico-partidria ou ofensiva a quem quer que seja. CLUSULA SEPTUAGSIMA - GUIAS DE CONTRIBUIO SINDICAL E CONFEDERATIVA As empresas encaminharo entidade sindical suscitante cpias de contribuio sindical e do desconto confederativo acompanhadas da relao nominal dos empregados, no prazo mximo de 30 (trinta) dias aps o respectivo recolhimento.

Disposies Gerais Regras para a Negociao CLUSULA SEPTUAGSIMA PRIMEIRA - NEGOCIAO As partes empreendero negociao coletiva no ms de Maio de 2012.

Descumprimento do Instrumento Coletivo CLUSULA SEPTUAGSIMA SEGUNDA - MULTAS As empresas que descumprirem qualquer das clusulas da presente conveno, que contenha obrigao de fazer, exceto aquelas que j tenham multa especificada, e uma vez notificadas para cumprimento, no o fazendo no prazo de 72 (setenta e duas) horas, sofrero uma multa de 8% (oito por cento) do piso salarial da categoria, por empregado prejudicado, pagas atravs da entidade profissional acordante.

JUCIANE CRISTINA DA SILVA GOULART Procurador SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMERCIO DE DOM PEDRITO RS JOSE DOMINGOS DE SORDI Procurador SIND COM VAREJ VEICULOS E PECAS E ACES VEIC NO ERGSUL

A autenticidade deste documento poder ser confirmada na pgina do Ministrio do Trabalho e Emprego na Internet, no endereo http://www.mte.gov.br .

Vous aimerez peut-être aussi