Vous êtes sur la page 1sur 18

MDULO INTRODUTRIO UNIDADE I EDUCAO A DISTNCIA (EaD) ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE EDUCAO A DISTNCIA Vamos dar incio a nossa leitura?

No Brasil, a educao a distncia tem se difundindo de forma bastante acelerada nos ltimos anos. Certamente, voc j deve ter questionado sobre essa modalidade de ensino. Nesta unidade, ter acesso a algumas informaes a esse respeito. "Educao a Distncia uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicao" (Dirio Oficial da Unio, Decreto 2.494, de 10 de fevereiro de 1998). Podemos deduzir com isso que, com a evoluo das tecnologias, em especial da informtica, a educao a distncia foi favorecida, uma vez que pode romper as distncias, estando ao alcance das pessoas nas mais variadas regies. No entanto, vale ressaltarmos que nessa modalidade de estudo preciso ter certos cuidados, como estar sempre atento s leituras, s interaes com os colegas e tutor, questionando e sanando as dvidas permanentemente; enfim, desenvolvendo ou aprimorando o hbito de estudar. Pois uma caracterstica fundamental do estudante na educao a distncia, a de ser uma pessoa autnoma, isto , seu aprendizado se baseia no prprio esforo, busca e automotivao. CONTEDO COMPLEMENTAR O QUE EDUCAO A DISTNCIA - SALTO PARA O FUTURO Clique aqui para ver um vdeo do Youtube que discute sobre a aplicao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) na educao, e sobre o potencial que essas novas ferramentas nos propiciam no aprendizado, em especial, na Educao a Distncia.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE EDUCAO A DISTNCIA Na implantao de cursos, programas, disciplinas, treinamentos, atividade complementares etc, na modalidade de educao a distncia, questes que vo desde as referentes aos estudantes (perfil, demanda, possibilidade de acesso, entre outros) e profissionais envolvidos no processo, at as mais complexas, relacionadas s institucionais e pedaggicas precisam ser analisadas e definidas com muito cuidado. Segundo pesquisas j realizadas, fica evidente que algumas dessas questes precisam ser analisadas antes mesmo da estruturao do projeto pedaggico. Entre elas, destacamos, aqui, algumas consideradas imprescindveis para o xito nos estudos e que, de certa maneira, esto relacionadas forma de comunicao definida para o curso, como: - Material didtico; - Como se organizar para estudar; - Encontros presenciais; - Sistema de acompanhamento; - Ambiente de aprendizagem.

MATERIAL DIDTICO O Ministrio da Educao, ao propor os Referenciais para Elaborao de Material Didtico para Educao a Distncia no Ensino Profissional e Tecnolgico, afirma que, independente da mdia utilizada, esse material "deve estar em consonncia com a fundamentao filosfica e pedaggica dos cursos na modalidade a distncia e definido no projeto poltico-pedaggico do curso". Podemos observar assim que, de uma maneira geral, a definio pelo tipo de mdia a ser utilizada fica condicionada s diferentes concepes e prticas pedaggicas do curso, aos contedos, s estratgias de ensino, aos contextos socioeconmicos e culturais e infra-estrutura tecnolgica disponvel. Por outro lado, mesmo observando essa realidade, deve-se haver um esforo, no sentido de diversificao dos tipos de mdia, para garantir que os estudantes, mesmo nas diferentes realidades, possam experimentar diferentes formas de aprendizagem, e que esta possa ocorrer de forma prazerosa e produtiva. Outro aspecto considerado relevante quando se trata de material didtico para cursos a distncia, que esse material, alm de disponibilizado em diversas mdias e linguagem, deve constar no ambiente do curso (na internet) para que o aluno possa consultar na tela do computador ou imprimi-lo, se assim desejar. O ESTUDANTE NA EaD As reflexes anteriores nos remetem ao estudante como sujeito autnomo, ativo, que participa e constri seu conhecimento e, assim, o material didtico, como o mencionado, torna-se (entre outras questes) fundamental na viabilizao da aprendizagem a distncia, uma vez que poder estimul-lo a ser ativo no processo de construo do prprio conhecimento. Aqui, vale ressaltar ainda, que no mundo contemporneo em que vivemos, o conhecimento evolui de forma bastante acelerada, exigindo assim, uma educao voltada para a autonomia do aprendiz. E voc, como est se organizando para essa realidade?

COMO SE ORGANIZAR PARA ESTUDAR Bom, o primeiro passo que a todo o momento, voc esteja relacionando os conceitos tericos apresentados a situaes do cotidiano ou as que o rodeiam. Segundo, que voc tenha sempre em mente que no est em uma sala de aula presencial, e que, portanto, pode fazer opo por estudar em casa, no laboratrio da escola, na casa de um colega... Isso parece muito legal, no mesmo? Pode ser sim, mas desde que voc compreenda que essa realidade bem diferente e, portanto, precisa desenvolver ou aprimorar algumas habilidades e caractersticas e estabelecer rotinas que favoream sua aprendizagem, sem a presena e cobrana constante de um professor.

SITUAES QUE AJUDAM "APRENDER A ESTUDAR" Vamos pontuar algumas habilidades e caractersticas (prticas) que voc precisa desenvolver ou aprimorar para se ter sucesso nesse estudo a distncia? Pesquisas realizadas apontam que, para que o estudante aprenda, preciso:

Para se obter resultados positivos num processo de estudo, recomenda-se que, primeiramente, voc faa uma leitura rpida do texto, sem se prender aos detalhes, assim ter uma ideia geral da temtica. Em seguida, uma leitura observando e sublinhando as ideias consideradas relevantes para seu objetivo. E por fim, que volte aos trechos considerados complicados, recorrendo (se ainda ficar com dvidas) a outras fontes de pesquisa: dicionrios, outros autores do assunto, etc.

ESTUDO COOPERATICO/COLABORATIVO E quais so as situaes que favorecem o estudo cooperativo/colaborativo? As situaes de aprendizagem nas quais o estudante deixa apenas de receber contedos e passa a participar, colaborar e interagir tanto com as temticas em estudo, quanto com os colegas e tutor (ou outra personagem desse contexto), ele ter oportunidade de conviver com a diversidade cultural e de ideias como com a possibilidade de expressar seu pensamento, e assim, exercer a sua autoria, e o trabalho de produo colaborativo/cooperativo. Nesse processo, voc ter contato com diversas ferramentas de interao (listas de discusso, chat entre outras) e de navegao na internet, a exemplo, de hipertextos e outros. Para tanto, voc precisa:

CONTEDO COMPLEMENTAR CRESCIMENTO DA EDUCAO A DISTNCIA Clique aqui para ver um vdeo do Youtube no qual o Secretrio de Educao a Distncia do Ministrio da Educao (MEC) fala sobre o crescimento da Educao a Distncia no Brasil. ENCONTRO PRESENCIAL Alm das oportunidades j mencionadas, o encontro presencial que ocorre no incio do curso, tem como objetivo apresentar o ambiente virtual de aprendizagem (plataforma) no qual acontecer o curso; realizar o cadastro dos estudantes nesse ambiente; repassar as informaes e orientaes necessrias para o desenvolvimento dos estudos e das reflexes relativas ao contedo, fornecendo uma viso geral dos assuntos e discutir mtodo de estudo. Nesse momento voc ter a oportunidade de saber sobre: o funcionamento do curso, o processo de avaliao que ser utilizado, bem como esclarecer dvidas, navegar e conhecer as vrias ferramentas do ambiente virtual, as quais sero utilizadas para realizar leituras e estudos dos contedos, desenvolver atividades e interagir com os colegas de turma e seu tutor. SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO Como voc j tem algumas informaes sobre caractersticas de cursos a distncia e habilidades que precisa desenvolver ou aprimorar para obter sucesso como estudante nessa modalidade, vamos conversar um pouco a respeito de uma pessoa, considerada fundamental nesse percurso: o tutor. Provavelmente, com ou sem o tutor, voc conseguir obter resultados positivos nos seus estudos, mas seguramente, com o auxlio dele, ter oportunidades de aprender de maneira mais rpida e ainda descobrir outras coisas que possivelmente sozinho poderia no conseguir. basicamente essa, a principal funo de seu tutor: propiciar o apoio necessrio

para que voc e seus colegas explorem os contedos ao mximo, estabeleam relaes com suas vidas, favorecendo o aprendizado significativo e ainda, com a possibilidade de expandir para outras reas. O TUTOR NA EaD Pelo que pode perceber, o tutor quem vai estar "bem perto" de voc at o final de seus estudos, estimulando-o sempre na superao dos desafios. Entre as atribuies prticas do tutor, destacamos algumas como:

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Como j mencionamos, a internet apresenta muitas ferramentas que podem ser utilizadas nas mais variadas formas. E a exemplo dela, tambm no ambiente e-Proinfo existem esses recursos que podem ser utilizados para comunicao/interao em tempo real e com a possibilidade de registro da mensagem para ser lida, respondida, questionada ou complementada em momentos futuros.

FERRAMENTAS DO E-PROINFO Vamos conhecer algumas ferramentas do ambiente e-Proinfo? BATE-PAPO OU CHAT Na ferramenta bate-papo, existem salas nas quais, vrias pessoas podem conversar, em tempo real, utilizando mensagens escritas e imagens. O fato de existir diversas salas permite que as pessoas, com interesses comuns, possam trocar ideias e informaes sobre um tema escolhido. Voc poder acessar essa ferramenta no ambiente, selecionando o submenu "Comunicao" e depois a opo "Bate-papo", ou atravs da aba "CHAT" abaixo.

FRUM No frum, geralmente colocada uma questo, uma ponderao ou uma opinio (geralmente pelo tutor), que pode ser comentada pelos participantes, no caso estudantes. Quem quiser pode ler as opinies e acrescentar comentrios. Um frum composto por tpicos e cada tpico pode receber vrias contribuies. Essa ferramenta pode ser acessada selecionando o submenu "Comunicao" e em seguida a opo "Frum", ou atravs da aba "FRUM" abaixo. PORTFLIO O portflio uma coletnea de materiais produzidos por cada um dos participantes de um curso e uma turma. Cada participante possui um portflio onde armazena arquivos e links pessoais e relacionados ao curso e turma. Esse portflio visualizado por todos os participantes do curso. Para acessar seu portflio, basta selecionar o menu "Meu espao" e na categoria "Contedo" a opo "Portflio", ou selecione um dos atalhos do portflio na pgina inicial, ou atravs da aba "PORTFLIO" abaixo. Para acessar o portflio de outros participantes, selecione um dos atalhos do portflio no espao da pessoa desejada. VDEO-MAIL Essa ferramenta, mensagens em vdeo, pessoal e permite a visualizao e troca de mensagens em vdeo entre os participantes cadastrados em uma turma de um curso no ambiente. Para acess-la, selecione o menu "Meu espao" e na categoria "Comunicao" a opo "Mensagens em vdeo".

E-MAIL A ferramenta mensagens em texto pessoal e permite a visualizao e troca de mensagens em texto entre os participantes de uma turma. As mensagens enviadas podero ser visualizadas no sistema e no email pessoal do participante, mas quando uma mensagem possuir anexo, este s poder ser visualizado no e-mail. Para acessar essa ferramenta, selecione o menu "Meu espao" e na categoria "Comunicao" a opo "Mensagens em texto".

AGENDA A ferramenta agenda permite que os participantes controlem seus compromissos dirios, observando desde os cronogramas para realizao de estudos/atividades at eventos e notcias gerais. Para acess-la, selecione o menu "Meu espao" e na categoria "Apoio" a opo "Agenda", ou selecione um dos atalhos da agenda na pgina, ou atravs da aba "AGENDA" abaixo. Viu que interessante? E como ser possvel construir e trocar, com os colegas, coisas fantsticas! D "asas" a sua imaginao e tenha muito sucesso.

UNIDADE II SOCIEDADE EM REDE Inicialmente, todo conhecimento e informao eram expressos oralmente, o que implicava que esses momentos fossem presenciais. Com o advento da escrita as condies bsicas para o processo de educao a distncia - EaD estavam dadas, uma vez que a escrita levaria a informao, com mais segurana, para outros locais no tempo e no espao. Mais tarde, com a tipografia, isto , com o livro impresso, avanou-se ainda mais no caminho da democratizao do conhecimento, visto que os livros poderiam ser adquiridos em livrarias e ou em outros meios de distribuio. Queremos, com isso, mostrar a voc, que vivenciamos a educao a distncia h muito tempo e em vrios momentos de nossas vidas. Assistir a um filme ou a programas de televiso, ouvir msica ou ler um livro, todos estes so eventos educativos a distncia, porm, informais. Com eles, podemos experienciar sentimentos e emoes e, claro, ampliar o nosso conhecimento de mundo. Para isso, basta que tenhamos interesse e curiosidade para aprender, perspiccia para aprimorar e crescer sempre, enfim, compromisso com o que nos propomos a fazer. Na educao a distncia formal, como o caso deste estudo, no diferente. Esperamos de voc, estudante, organizao, motivao e, acima de tudo, participao e interao, para que tenhamos um bom e bem sucedido aprendizado.

VIAS DE ACESSO AO CONHECIMENTO Em certa medida, na linha do tempo, teremos o surgimento do rdio, da televiso que, por sua vez, deram um novo ritmo de acesso ao conhecimento. Mas foi com a chegada dos computadores e das tecnologias oferecidas por eles, que a educao a distncia, de fato, passou a ser mais dinmica. Todos estes canais de informao e conhecimento carta, livro, rdio, televiso, computadores foram dinamizando gradual e consideravelmente o ritmo de ensino/aprendizagem.

A DINMICA DA EDUCAO A DISTNCIA Portanto, a dinmica da educao a distncia, proporcionada pelos suportes tecnolgicos, ressignificou nossas prticas educativas, visto que no estamos mais restritos to somente prtica de ensino tradicional da sala de aula e ou ao estudo solitrio, da leitura silenciosa e detida dos livros adotados pelas escolas. Diante das possibilidades oferecidas pelas tecnologias computacionais, temos, alm do texto, as imagens, a voz, ou seja, os denominados componentes textuais e audiovisuais.

(RE-)PENSANDO CONCEITOS Pois bem, falamos, at agora, dos meios e suportes tecnolgicos que viabilizam a educao a distncia. Entretanto, de nada vale todo esse aparato tecnolgico se no temos por base alguns princpios norteadores dessa modalidade de educao. Desde 1996, a educao a distncia est prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), como podemos observar na transcrio a seguir:

Portanto, dada s responsabilidades institucionais, seja da Unio, do Estado ou do Municpio, cabe a ns, compreendermos agora, as principais caractersticas da educao a distncia, para podermos fazer a nossa parte para que obtenhamos xito nesta diferente modalidade de educao, legtima e amparada pela lei.

ESTUDANTE A educao a distncia caracteriza-se, primordialmente, por colocar o aluno como parte central do seu aprendizado, ou seja, o aluno tem autonomia para construir sua prpria forma de aprender, sendo autor de suas prprias prticas educativas. O estudo independente e, por isso, pode ser realizado a qualquer momento e em qualquer lugar que tenha um computador conectado a internet, ou o telefone, o fax, a televiso, o vdeo, o CDROM, dentre outras tecnologias similares. Assim, ainda que alunos e professores no estejam juntos, fisicamente, podem estar interligados por todas essas tecnologias e, portanto, com possibilidade de comunicao a qualquer momento. Aqui, neste espao, voc o protagonista de sua boa (ou no) formao e aprendizado. De certa forma, a disperso torna-se inaceitvel, invivel, uma vez que o manuseio do computador de sua responsabilidade, voc quem ir instru-lo, "dizer" o que ele deve fazer, como e quando, enfim, voc quem ir coordenar as atividades, caso contrrio, a tela estar ali, imvel, parada em sua frente. Ao passo que na sala de aula, voc prestando ateno ou no, o professor ir falar durante o tempo programado para aquela aula, podendo voc, continuar a "viajar", voar nos pensamentos, isto , estar distante, ainda que corporalmente voc esteja presente. AUTONOMIA NOS ESTUDOS Considerando que a educao a distncia, requer de voc, a autonomia nos estudos, importante tambm, que outras fontes de pesquisas sejam buscadas, a fim de expandir seus conhecimentos e ampliar seu aprendizado. Pensando nisso, seja um bom protagonista de sua formao e permita-se experienciar, aprendendo e qualificando-se com este estudo. LARGO ALCANCE DA EDUCAO A DISTNCIA A educao a Distncia alcana o seu auge, com os grandes avanos tecnolgicos, que por sua vez expandiram exponencialmente o acesso a essa modalidade de ensino. Alguns autores consideram esta fase como a terceira gerao da EaD, marcada pelos ambientes interativos dos computadores conjugados a rede de internet. Esta possibilita que informaes e conhecimentos sejam armazenados virtualmente e acessados em lugares e tempos diferentes.

A TECNOLOGIA A FAVOR DO ESTUDO Os suportes tecnolgicos que surgem com o avano das tecnologias computacionais aumentam consideravelmente nessa fase, proporcionando, s pessoas, um estudo muito mais dinmico e diversificado. Dentre estes suportes temos: chat, frum, e-mail, teleconferncia, weblogs, dentre outros, que propiciam possibilidades variadas de se interagir com outros estudantes e ou com o seu professor/tutor. UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB A educao a distncia cresce de tal maneira que, em 2005, implantada, pelo Ministrio da Educao, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que tem "como base o aprimoramento da educao a distncia, o Sistema UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educao superior. Para isso, o sistema busca fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo" (UAB/CAPES Informaes UAB). Com a UAB, cresce, portanto, o nmero de instituies pblicas e privadas parceiras desta iniciativa. Dessa maneira, as oportunidades de acesso a essa modalidade de educao aumentam, promovendo, assim, de forma mais acentuada, a incluso social. Tendo em vista que a UAB no uma universidade tradicional, mas sim um sistema que articula instituies de ensino superior, estas, por sua vez, devem ser as realizadoras dos cursos, sendo responsveis por seus planejamentos, execues e monitoramentos. Para tanto, criou-se a figura do Plo EAD, em parceria com prefeituras, com o apoio financeiro destas e do Ministrio da Educao e ou de empresas estatais e privadas. Estes plos so referncias para o acompanhamento presencial do curso e a realizao de atividades prticas. Cada plo cobre uma regio e deve estar preparado para atender as demandas dos estudantes, com tutoria presencial, biblioteca, laboratrios e conexo internet. Atualmente, so inmeras as universidades parceiras da UAB e so vrios os plos presenciais espalhados por todo o Brasil. Assim sendo, visite a pgina da UAB, agora mesmo, e procure saber qual o Plo de Apoio Presencial mais prximo de voc: "os plos esto estrategicamente localizados em microregies e municpios com pouca ou nenhuma oferta de educao superior" (UAB/CAPES Informaes UAB).

CONTEDO COMPLEMENTAR VOC SABIA? Clique aqui para ver o documentrio "Did you Know 2.0", produzido por Karl Fisch, traduzido em portugus por Marcio Lombardi e Bruno Csar dos Santos. Apresentado na reunio do Grupo de Pesquisa Cientfico-Acadmica de Televiso Educativa e Mdias Digitais do Colgio e Faculdade Eniac (Guarulhos/SP em, 12/08/2009).

UNIDADE III A EVOLUO DA INFORMTICA A EVOLUO DOS COMPUTADORES Gostaramos que voc utilizasse esta unidade para refletir sobre a variedade de tecnologias usadas para auxiliar a vida cotidiana. E observar como a disponibilidade destes recursos cresceu nos ltimos 30 anos. Provavelmente, h 30 anos voc nem tinha nascido, mas pergunte aos mais velhos como esta disponibilidade tecnolgica mudou o cotidiano... Eles, provavelmente, diro que o volume de informao e automatizao cresceu espantosamente. E quem ser responsvel por tamanho aumento? Os computadores e as redes. Mas, antes de tais mquinas - que passaram por verdadeiros "dinossauros" como o ENIAC e chegaram aos atuais microcomputadores surgiram outros equipamentos e muita gente esquentou a cabea para encontrar solues que visassem melhorar a forma de se processar as informaes. E, na atualidade, a informao, mais do que nunca, essencial. Histria da Contagem Voc j observou que quase sempre, iniciamos o dia contando... Os minutos e horas para determinada atividade, distncia de um local a outro, dias que faltam para realizarmos algo muito esperado, entre outras coisas? Mas ser como e por que iniciou esse processo de contagem? Veja, agora, um pouco sobre essa histria! Segundo a histria, a contagem nasceu da necessidade de organizar as coisas que rodeavam o homem. Era preciso ordenar os animais, a colheita, os frutos, as pessoas, enfim, tudo que se podia computar. Para tanto, era necessrio um sistema numrico, que as pessoas conhecessem. Bem, na verdade, existiram vrios, praticamente um para cada nao bem desenvolvida da Idade Antiga: fencios, rabes, gregos, sumrios, babilnios, egpcios, romanos, hebreus, maias, chineses e, por fim, os hindus. O nosso sistema de numerao atual fruto da evoluo daquele criado pelos hindus, iniciado por eles e aperfeioado ao longo do tempo por rabes, babilnios, chineses, egpcios e assim por diante. Esse sistema se baseia nos dedos das mos: o sistema decimal. baco Voc sabia que foi com o sistema decimal dos hindus que o baco se tornou uma importante ferramenta de contagem? Pois foi isso mesmo! Produzido, inicialmente, por fencios, e espalhado para todo o extremo Oriente, esse instrumento usado para ajudar no clculo mental das quatro operaes. Ele possui varetas onde so encaixadas pedrinhas que possuem um valor relativo, ou seja, cada bolinha pode receber um valor diferente conforme a posio de uma vareta em relao s outras. O baco foi adotado por vrias civilizaes, mas com o crescente uso de papel e a inveno do lpis, foi caindo em desuso.

LOGARITMOS Se dermos um salto at o incio do sculo XVII, com o desenvolvimento das cincias astronmicas, da Navegao e do Mercantilismo, constatamos que clculos muito extensos eram comuns. Levava-se muito tempo para efetuar multiplicaes e divises de nmeros grandes (com mais de 6 casas numricas) porque era necessrio que esses clculos fossem precisos. O matemtico escocs, John Napier, encontrou uma soluo para esse problema, que foi publicada em 1614. A ideia de simplificar as operaes de multiplicao e de diviso por somas ou subtraes diminuiria, e muito, o tempo gasto. Assim, surgiram os logaritmos, que foram bastante teis, porm as calculadoras acabaram por super-los.

Mquinas de Calcular Para dinamizar o processo de contagem, foram criadas as primeiras mquinas de calcular, as calculadoras. Uma das primeiras, apresentada por Blaise Pascal em 1642, era composta por oito discos ligados como engrenagens. Assim, cada disco possua dentes que se encaixavam e giravam ao ser acionado pelo menos um desses discos. Era possvel fazer somas e subtraes de at oito algarismos! Em 1694, o grande matemtico, Gottfried Von Leibniz apresenta a sua verso para a mquina de Pascal, ampliando-a, ao acrescentar a operao de multiplicao. Mas, foi com a mquina de Charles Xavier Thomas de Colmar, em 1818, que a popularidade de tais mquinas cresceu. Afinal, esta era capaz de realizar as quatro operaes aritmticas. Com o tempo, a verso Colmar foi aperfeioada, o que durou at aproximadamente a Primeira Grande Guerra (1914-1918).

Primeira Mquina Programvel Podemos perceber que as mquinas de clculo permitiram um avano, porm quando a tarefa era repetitiva, gastava-se muito tempo para oper-las manualmente, pois era necessrio efetuar sempre as mesmas operaes. Ento, em 1801, Joseph-Marie Jacquard, cria um tear que pode fabricar tecidos com desenhos complexos de acordo com modelos de cartes metlicos. Estes cartes eram introduzidos no tear e possibilitavam que somente certas hastes ligadas aos fios, uma espcie de agulhas bem grandes trabalhassem. Nos locais dos cartes, onde haviam furos, estas hastes trabalhavam e onde no havia, elas ficavam contidas. As hastes que no ficavam contidas acabavam por serem erguidas, levando fios ligados a elas. Com isso, faziam com que, entre os fios

levantados e os abaixados fossem introduzidos novos fios, fazendo o entrelao. Assim, cria-se o conceito de informao binria (com hastes e sem hastes) e propaga-se a ideia de instruir as mquinas para uma determinada tarefa.

Preocupado com erros nas tabelas de clculo de sua poca, o matemtico Charles Babbage prope a construo de duas mquinas importantssimas na histria da computao. Fabricou uma pequena verso da primeira mquina programvel, chamada de mquina diferencial, entre 1802 e 1822. Este equipamento resolveria equaes de grande aplicabilidade na cincia em geral e possibilitaria grandes avanos: as equaes diferenciais. Bastava iniciar as operaes que o equipamento fazia o resto. Depois de 10 anos trabalhando nessa mquina, equipando-a com at 6 caracteres, Babbage tem a ideia de uma segunda mquina, mais geral, que realizasse diversas tarefas: a analtica. Ele no chegou a terminar por completo nenhuma das duas mquinas, devido as suas grandiosidades - seriam mais de 50 000 componentes somente na Analtica - mas estas influenciaram e muito a computao atual. Uma das poucas pessoas a ajudar Babbage em seus estudos foi Ada Augusta, lady Lovelace, que entendeu o propsito da mquina analtica e produziu as suas primeiras instrues, tornando-se assim, a primeira programadora do mundo. Em 1889, o estatstico Herman Hollerith se inspirou em Jacquard e, assim, facilitou bastante o censo dos EUA de 1890. Ele utilizou cartes com furos em locais especficos para cada pergunta respondida, por pessoa. Ao inseri-los na mquina, um pino vinha de encontro a este carto, que s conseguia atravessar o furo. Dessa forma, o pino entrava em contato com um recipiente contendo mercrio, que um exemplo de metal, com o qual o pino podia conduzir eletricidade mais facilmente, acionando um contador que movia uma unidade a mais. O censo de 1880 levou cerca de sete anos e meio, j o censo de 1890, com os cartes perfurados, foram gastos incrveis dois anos e meio. Depois de tamanho sucesso, Hollerith fundou uma companhia para produzir mquinas que analisassem grandes volumes de informaes, como folhas de pagamento de empresas, chamada de Companhia de Mquinas de Tabulao, rebatizada em 1924 de IBM (International Business Machine). Digital e Analgico Desde que nascemos, recebemos informaes do meio em que vivemos e as interpretamos, usando-as em nosso desenvolvimento. Bem, para explicar o que seria analgico e digital faremos uma analogia com o ser humano. Isso mesmo! A criatura humana, assim como a natureza, analgica, podendo receber e transmitir informaes de

diferentes formas, e que podem tambm ser interpretadas e representadas de vrias maneiras. J no mundo digital o que acontece a representao binria (0 ou 1) do analgico, do mundo real, portanto. Os equipamentos recebem as diversas informaes, e as simbolizam em seqncias de 0 e 1, tambm chamados de linguagem de mquina. No entanto, h como tambm transformar o sinal digital em analgico. o que acontece quando a caixa de som funciona, pois um programa usa instrues na linguagem de um computador para reproduzir a voz de uma pessoa, por exemplo. A lgica na Computao Como j citamos, Babbage gostaria de fabricar uma mquina que realizasse vrias tarefas. E como bom matemtico que era, conhecia muito sobre lgica matemtica. Em 1854, o tambm matemtico George Boole publica um trabalho que relaciona lgica e equaes, o que chamado de lgebra booleana. Posteriormente, trs estudiosos deste segmento, usando os conhecimentos dos matemticos Babbage e Boole, deram contribuies fundamentais para o que chamaremos de rascunho dos computadores modernos. Bem, todos publicaram seus trabalhos em 1937. Primeiro citaremos o de Alan Marhinson Turing, que organizou de forma incrvel o que poderia ser executado por uma mquina. Esta, por sua vez, segue uma espcie de plano de execues de tarefas chamado de algoritmo. E para representar todas as mquinas que obedecem a um algoritmo, Turing inventou uma mquina imaginria - a mquina de Turing. Assim, se a mquina de Turing no conseguisse resolver determinado problema, ento no haveria algoritmo no mundo capaz de ajudar a descrev-lo. Este modelo terico o usado em programao at hoje. O segundo nome importante na caminhada para a construo dos computadores eletrnicos Claude Shannon. Ele estudou e estabeleceu uma conexo entre a lgebra booleana e os componentes eletrnicos colocados em um circuito eltrico. Assim, foi possvel produzir circuitos eletrnicos bem mais simples e baratos, usando o cdigo binrio. Shannon percebeu que a lgebra booleana era uma espcie de idioma dos circuitos. como se eles, naturalmente, se comunicassem por meio desta matemtica e, a partir do momento em que se entendesse o que eles queriam "dizer", seria possvel orden-los para a tarefa que quisesse. Ao mesmo tempo, George Stibitz, pesquisador da Bell Telephones Company, desenvolveu o primeiro circuito usando esses princpios.

Incio da Era da Computao Eletrnica A PRIMEIRA GERAO Vamos perceber que essa era teve incio em 1904, quando Jonh Ambrose Fleming cria a vlvula. Ela foi importantssima na produo das primeiras mquinas da computao eletrnica. Com a Primeira Guerra Mundial, o volume de dinheiro investido em computao cresceu muito. Mas foi com o ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator), em portugus Calculadora Numrica Eltrica Integrada lanado em 1946, que a histria comeou a mudar. O ENIAC podia realizar muitas tarefas, nas quais os dados eram inseridos via cartes perfurados (essa ideia de Jacquard!) e os programas para manipul-los eram inseridos via cabos. O ENIAC era um equipamento grandioso, potente e nada econmico, tanto que no podia funcionar seguidamente por muitos minutos, afinal sua potncia era igual a 150kW. Possua mais de 18 mil vlvulas e ocupava uma rea por volta de 93 m. Imagine um quadrado de 9,6 m de lado, esse era o tamanho aproximado do ENIAC. Destacamos ainda, que em meados de 1940, John Von Neumann lana a ideia de que tanto os dados do problema, quanto as instrues para resolv-lo, devem ser armazenadas no computador e representadas com um smbolo comum. Com isso, no seria necessrio ficar constantemente trocando cabos, como acontecia com o ENIAC. Isso revolucionou o conceito de programao em computadores, fazendo com que os programas fossem inseridos atravs de cartes perfurados, assim como eram feitos com os dados. Utilizando essas ideias inovadoras, criado, em 1952, o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer, ou em portugus, Computador Automtico Eletrnico de Variveis Discretas) e, a partir dele, os dados e instrues j estavam contidos internamente no computador. Em 1951, foi construdo o UNIVAC I (Universal Automatic Computer, que em portugus equivale a Computador Universal Automtico), primeiro computador com fins comerciais, criado para ser usado no Censo dos EUA. Nele, os dados eram inseridos em fitas magnticas, muito mais rpido de se interpretar, se comparado aos cartes perfurados. Ocupava uma rea de 32,5 m e consumia 14 kW. Os grandes inconvenientes desta gerao de computadores era a frequente reposio de vlvulas, que por dissipar calor intensamente, aqueciam demais seus circuitos internos, que deixavam de funcionar. Assim, podemos consider-los como os bisavs dos computadores atuais. A SEGUNDA GERAO Destacamos como incio desta gerao 1948, ano em que os trs fsicos John Bardeen, Walter Brattain e William Schockley, desenvolvem o transistor. Os transistores eram equipamentos bem menores, que dissipavam calor em menor quantidade, mais rpidos e confiveis do que as vlvulas e, possibilitaram ainda, a diminuio do tamanho dos computadores. No final da dcada de 1950, surgiram os Stretch da IBM, e LARC da Sperry-Rand, com esta tecnologia. Eles podiam fazer mais clculos e ajudar

em pesquisas bem complexas, diminuindo o tempo gasto. Alm do mais, deixou-se de utilizar aquela linguagem cansativa, com muitos nmeros, para j evoluir e utilizar uma linguagem com letras, como o assembly. Na dcada de 1950, j existiam linguagens como o FORTRAN (1954) e COBOL (1959), em que se utilizavam de sentenas com palavras, funes matemticas e funes lgicas, tornando a computao bem mais compreensvel. Essas linguagens so chamadas de linguagens de alto nvel e se assemelham ao ingls, o que facilita a programao. A TERCEIRA GERAO De incio, destacamos que essa gerao surgiu em torno de 1964, porm lembrando que o transistor da poca tambm no era l essas coisas. Claro que somos gratos a ele, mas foram os CI's (Circuitos Integrados) que possibilitaram a multifuncionalidade dos computadores, ou seja, ter capacidade de realizar vrias tarefas ao mesmo tempo. No pense que os transistores sumiram, eles apenas tiveram o tamanho diminudo e foram adicionados ao circuito integrado. Neste circuito so colocados vrios componentes eletrnicos sobre uma superfcie especial de silcio. Isso barateou a produo, diminui o tamanho e garantiu maior confiabilidade s mquinas. Ainda foi possvel manufaturar a produo, popularizando o computador. O primeiro computador, da terceira gerao, lanado foi o IBM 360, em 1964 mesmo. A famlia System 360 foi projetada para uso comercial e cientfico, em diversos tamanhos e modelos. E nesse conceito de "famlia de computadores" podia-se trocar de mquina sem ser necessrio substituir o software, conjunto de instrues lgicas do computador. Outro grande impacto que a IBM tomou foi o de vender apenas a parte fsica do computador, o hardware. Assim, o usurio podia optar que software adicionaria a seu computador. Isso impulsionou e muito a indstria de software, fazendo com que os computadores fossem inseridos no comrcio de frma intensa, especialmente, em reas de reservas e verificaes de crdito. A QUARTA GERAO Podemos perceber que apenas seis anos aps, mais precisamente na dcada de 1970, os computadores passaram por uma evoluo, no mais a revoluo que os chips trouxeram anteriormente. O que ocorreu, nessa poca, foi uma extenso da tecnologia da terceira gerao, ou seja, na primeira parte da terceira gerao, desenvolveram-se chips especficos para a memria e lgica do computador. Assim, na quarta gerao tudo foi colocado em um processador de uso geral, em um nico chip, o microprocessador. Isso alavancou o uso de computadores em todo o mundo. Surgiram, ento, o PET 2001(1976) o primeiro microcomputador pessoal/comercial; o Apple II e III (1977-1979) que proporcionavam empresa grandes lucros; o Macintosh (1984) e o IBM 386 (1985). Hoje, eles so encontrados em praticamente todas as mquinas domsticas atuais. So praticamente cem vezes menores que os computadores da primeira gerao e mais eficiente que o prprio ENIAC.

A QUINTA GERAO Nessa gerao, j contamos com a nanotecnologia, que envolve a pesquisa em estruturas que tm dimenso compreendida entre 1 e vrias centenas de nanmetros. Portanto, ela j existe em nosso cotidiano. As vacinas, compostas por protenas da ordem de um bilionsimo de metro, podem ser um exemplo dela. O tamanho cada vez menor dos microchips tambm responsvel pelo despertar deste reino de blocos de construes bsicos da matria, governado por tomos e molculas. Apesar dos vrios obstculos que a diminuio do dispositivo enfrenta como a de ter que aumentar a velocidade de processamento de informaes adicionando mais e mais componentes eletrnicos, solues baseadas na mecnica quntica so propostas. Trata-se de um ramo da fsica que estuda o comportamento dos pequenos "tijolos" da matria como os eltrons, os prtons e os nutrons. Atualmente, pode-se construir nanotubos de carbono, espcie de "rede" de tomos de carbono que formem uma estrutura bem estvel, com relevantes aplicaes industriais, como na fabricao de microchips. Mas, uma das grandes promessas para o futuro a utilizao de computadores qunticos, processariam as informaes a velocidades muito, mas muito superiores das que encontramos hoje.

Que lngua o computador entende? Um computador digital se utiliza de elementos que, agrupados em um tamanho pr-estabelecido, so interpretados e geram um caractere. Esses elementos recebem o nome de bit. Bit, que significa dgito binrio, um elemento que pode representar duas formas de um componente eletrnico, por exemplo. Assim, esse componente pode estar ligado ou desligado. Esses dois estados, ento, so representados por dois algarismos: 1 = ligado e 0 = desligado.

Para se produzir letras, nmeros e smbolos so necessrios um conjunto de Bits. Esse conjunto, chamado de byte (termo binrio) pode ser formado por 8, 16,32 ou 64 bits que dependem da mquina que se utiliza e seu sistema operacional. Assim, se um computador digital consegue processar 32 bits, porque consegue entender uma sequncia de 32 algarismos, que variam entre 0 e 1. Essa sequncia seu termo binrio, ou seja, 1 byte. Inicialmente, os computadores trabalhavam com 8 bits. Depois, passaram para 16, 32 e, atualmente, j existem alguns com 64 bits. E quanto maior o nmero de bits que um computador capaz de interpretar, maior a sua velocidade de processar informaes.

Pode-se considerar que um byte equivale a um caractere. Assim, um caractere pode ser formado por uma sequncia de 8, 16, 32 e 64 bits. Pensando em 8 bits, podemos representar a letra A, por exemplo, pela sequncia 11000001. Com isso, essa sequncia forma um termo binrio, um byte. Seguindo essa linha de raciocnio, convenciona-se que 1024 bytes equivalem a 1 Kbyte (KB). 1 MByte (MB), por sua vez, constitudo por 1024 Kbytes, 1GByte (GB) formado por 1024 MBytes, e assim por diante.

Organizao e realizao: LabTime (Laboratrio de Tecnologia da Informao e Mdias Educacionais) UFG (Universidade Federal de Gois) MEC (Ministrio da Educao)

Vous aimerez peut-être aussi