Vous êtes sur la page 1sur 7

PLANEJAMENTO ESTRATGICO RESUMIDO 2011

RELATRIO

Perspectiva do Aprendizado e Crescimento 1. Desenvolver poltica de reteno de talentos com objetivo de reduzir em 50% a rotatividade de colaboradores em relao a 2010.
Rotatividade em 2010

14,6 %

20,9%

Apesar da Cooperativa ter sido eleita uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, pela da revista VOC S/A, diferentemente do esperado, a rotatividade at novembro/2011 foi de 20,9% dos colaboradores. Nenhuma das aes previstas no planejamento para este item foi concluda

7,3% Meta Realizado (at 11/2011)

2. Qualificar permanentemente os gerentes e colaboradores com capacitao ao ano.


3%

colaboradores tendo 100% dos

Colaboradores com capacitao Colaboradores sem capacitao 97%

3. Preparar 10 (dez) novos gerentes. Foi revisado o programa de formao de gerentes. Foram recebidos e selecionados 09 currculos. A partir de Janeiro os candidatos sero convocados para entrevistas.

Perspectiva dos Processos Internos 4. Aprimorar o processo de crdito com o objetivo de manter a inadimplncia acima de 45 dias menor que 1,5% e as perdas nos processos de crdito em at 4% da carteira.
Inadimplncia acima de 45 dias 2,00% 1,50% 1,00% 0,50% 0,00% 1,50%

0,50%

Realizado Percentual Mximo Perdas nos processos de crdito (% sobre carteira) 5,00% 4,00% 3,00% 2,00% 1,00% 0,00% Percentual Mximo Realizado 4,00% 3,19%

Aes desenvolvidas, com exceo de treinamento especfico para gerentes, mesmo assim a meta foi alcanada.

5. Desenvolver estratgia de comunicao e marketing, melhorar os canais de comunicao com os cooperados e divulgar o sistema cooperativista. Ao no desenvolvida. Perspectiva dos Cooperados 6. Melhorar a qualidade do atendimento, ampliando o horrio de atendimento dos PACs e fortalecendo o relacionamento com os cooperados. O horrio de atendimento foi padronizado (das 9 s 14 horas). Foi desenvolvida ferramenta de controle e acompanhamento das visitas gerenciais aos cooperados.

7. Preparar novas lideranas para os postos de dirigentes e conselheiros da Sicoob Credip. No foi definido programa de educao continuada como ao prevista no Planejamento, mas Colaboradores, diretores e conselheiros participaram de cursos e visitas tcnicas para capacitao em organizao do quadro social. Trs membros do conselho de administrao participaram do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros pela Fundao Dom Cabral para se prepararem para o novo modelo de governana. A Cooperativa oferecer, em janeiro de 2012, um curso preparatrio para conselheiros fiscais. O Consad estabeleceu entre suas pautas mensais de 2012, momento para tratar da identificao de novas lideranas.

8. Ampliar a conscientizao dos cooperados objetivando uma presena mnima de 20% nas pr-assembleias.
Evoluo da participao dos cooperados nas pr-assembleias. 20% 15% 10% 5% 0% AGO 03/2010 AGO 03/2011 AGE 11/2011 13% 13,86% 17,06%

As mensagens via celular foram aperfeioadas. Houve maior empenho dos gestores e colaboradores para elevar a participao dos cooperados. Especificamente a ao de palestras de conscientizao no foi desenvolvida. Mesmo assim, houve ampliao na participao.

Perspectiva do Mercado 9. Aumentar os canais de atendimento avaliando a capacidade de todos os PACs de receberem terminais de autoatendimento, estabelecendo parcerias para o aumento de 10 correspondentes Sicoob e ampliando o uso do Sicoobnet para 30% dos cooperados.
Dados Sicoobnet em set/2011

20%

Cooperados com SicoobNet Cooperados sem SicoobNet

80%

Foram firmadas 10 parcerias para Correspondente Sicoob, sendo: 7 em Cacoal, 1 em Rolim de Moura, 1 em Nova Brasilndia e 1 em Espigo D'oeste. Foram levantados os PACS com potencial de receber ATM, mas a viabilidade no foi avaliada. Com relao divulgao do uso do Sicoobnet e dos terminais eletrnicos nenhuma ao foi desenvolvida, mas observa-se 20% dos cooperados utilizando a internet.

10.

Ampliar a ocupao do mercado conquistando 100% da fatia at dez/2015. As informaes sobre a fatia de mercado de todos os PAC foram levantadas, analisadas e consideradas para a elaborao das metas para 2012. A pesquisa de satisfao com cooperados para subsidiar o plano de ao de fidelizao no foi realizada.

11. Liberar os gerentes para aes de mercado. Foi iniciado trabalho de identificao de rotinas que podem ser delegadas pelos gerentes e atividades que podem ser centralizadas na matriz. J esto centralizados os processos de cobrana de cartes de crdito em atraso e os registros contbeis de trs PACs.

12. Ampliar a oferta de produtos e servios com o objetivo de cobrir 15% das despesas administrativas com a venda de produtos e servios.
Houve campanha de marketing especfica para ampliar o numero de cooperados com cartes ativos. Houve elevao de 50% no nmero de contas com cartes de crdito ativos. Os servios de seguro passaram a cargo de corretora do prprio sistema, melhorando a corretagem da Cooperativa. Foram realizadas somente aes pontuais. Aes especficas previstas no planejamento no foram realizadas.

Valores acumulados at out/2011 Despesa Administrativa Receita com servios % 10.736.629,32 1.224.255,62 11,40

Perspectiva da Sociedade 13. Fortalecer o cooperativismo realizando 01 palestra por PAC trimestralmente, distribuindo 5.000 cartilhas sobre o tema e realizar um curso por PAC at dez/2011. As 5.000 cartilhas j foram confeccionadas, faltando apenas a sua distribuio. As demais aes no foram desenvolvidas.

14. Desenvolver poltica de apoio s entidades sociais, investindo 0,1% do Patrimnio Lquido anualmente. Ao no desenvolvida.

Perspectiva da Gesto de Sistema 15. Articular a centralizao, na Sicoob Norte, dos servios do setor de marketing, recursos humanos e contabilidade. Foi apresentada demanda a Central, que exibiu na ltima reunio de Presidentes proposta para iniciar a centralizao da contabilidade, iniciando pela filiada PortoCredi. No h previso para marketing e recursos humanos. 16. Melhorar a gesto do Planejamento Estratgico tendo o andamento monitorado bimestralmente pelo CONSAD e distribudo semestralmente relatrio de acompanhamento aos participantes do planejamento. O CONSAD tem acompanhado bimestralmente a execuo do planejamento.

17. Ampliar o nvel de segurana da Sicoob Credip, alterando, de 10% para 30%, a destinao estatutria das sobras ao fundo de reserva. Estabelecer como meta, sobras de 3% dos ativos. Na assembleia geral extraordinria de 19/11/2011 foi aprovada alterao estatutria que prev a destinao de 30% das sobras ao fundo de reserva. O objetivo de sobra de 3% dos ativos foi levado em considerao na elaborao das metas para 2012.

CONSELHO DE ADMINISTRAO Oberdan Pandol Ermita PRESIDENTE E-mail: oberdan@metodoconsultoriaro.com.br Celso Klein E-mail: nipponmoveis@hotmail.com Clvis Jos Lopes E-mail: clovisjoselopes@hotmail.com Edson Quevedo Soares E-mail: edsonqs@uol.com.br Joo Carlos Volpato E-mail: joaocvolpato@casadoprodutor.com Lucia Setsuko Ohara Yamada E-mail: ohara@nettravel.com.br Osvaldo Jose Zucatelli E-mail: osvaldoescritorio@hotmail.com CONSELHO FISCAL HUGO MAURICIO DA CRUZ ESTROZI - COORDENADOR E-mail: Hugo_estrozi@hotmail.com ALEX SANDRO GUAITOLINI E-mail: aguaitolini@hotmail.com ALEXANDRE FORONI E-mail: alexandre@metodoconsultoriaro.com.br CLEMAIR PILONETO E-mail: clemair1@hotmail.com ELISON MARCOS LIMA CAMPOS E-mail: marcos-escritorio@hotmail.com VILMAR SCHMITZ E-mail: vilmar2021@hotmail.com ou vilmarschimitzz@hotmail.com DIRETORIA EXECUTIVA Jonas Alves da Costa - DIRETOR PRESIDENTE E-mail: jonas@credip.com.br Pedro Severino da Costa - DIRETOR ADMINISTRATIVO E-mail: pedrinho@credip.com.br Fabio Correia da Silva - DIRETOR OPERACIONAL E-mail: fabio@credip.com.br

OUVIDORIA SICOOB - 0800 725 0996

Vous aimerez peut-être aussi