Vous êtes sur la page 1sur 6

A Bacia Sanitria

Criada na Inglaterra no fim do sculo XIX sob o nome de water closet, a bacia sanitria, assim como as instalaes prediais de gua e de esgoto, constituiram um notvel avano tecnolgico que possibilitou ao homem deslocar-se do campo para concentrar-se nos centros urbanos. Assim como concebida nos tempos atuais, a bacia sanitria um recipiente de formato anatmico dotado de um poo de gua destinado a receber os resduos da fisiologia humana e de um dispositivo interno capaz de remov-los mediante um fluxo de gua. A energia hidrodinmica utilizada no processo provida por um dispositivo de descarga que supre a bacia sanitria com gua em volume e velocidade adequados no apenas para a remoo dos resduos depositados na bacia, mas tambm para conduz-los pela tubulao de esgoto, no sentido horizontal, at o tubo de queda das instalaes prediais. Tipos de Bacia Sanitria As bacias sanitrias podem ser configuradas para funcionar por sifonagem ou pelo principio do arraste. Por Sifonagem Bacias sanitrias convencionais que funcionam pelo principio da sifonagem, descarregam o esgoto para baixo. Bacias que funcionam pelo principio de sifonagem s podem descarregar o fluxo para baixo. Por Arraste Bacias sanitrias de sada horizontal, funcionam por arraste. o tipo de bacia utilizada em banheiros racionais, nos quais a tubulao de esgoto instalada no interior de paredes "dry wall" acima do nvel do piso. O sistema de funcionamento por arraste pode direcionar o fluxo tanto no sentido horizontal como para baixo. Bacias de sada horizontal podem ser apoiadas no cho ou suspensas, isto , fixadas na parede do banheiro. gua, um Recurso Natural Limitado As antigas bacias sanitrias necessitam de grandes volumes de gua de descarga, sendo responsveis pelo alto consumo d'gua nos domiclios. Em 1997, a exemplo do que foi feito nos pases do primeiro mundo, com a finalidade de reduzir o consumo d'gua nas instalaes sanitrias, o Ministrio do Interior, atravs do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQP-H, estabeleceu em norma, novos limites mximos de utilizao de gua para a limpeza de bacias sanitrias, a serem adotados, gradativamente, at o ano de 2002. Segundo essa determinao governamental, at o ano de 1999, as bacias sanitrias utilizadas no Brasil poderiam consumir at 12 litros de gua de descarga por ciclo. A partir do ano de 2000, o limite mximo de utilizao d'gua por bacias sanitrias passou a ser de 9 litros por descarga. A partir de 2002, esse limite passar para 6 litros, nvel j adotado pelos pases da Comunidade Europia e da Amrica do Norte. Antecipando os prazos da norma, todas as fbricas de loua sanitria tomaram a

iniciativa de antecipar o lanamento de bacias de descarga reduzida projetadas para funcionar com apenas 6 litros de gua. Para que se possa estabelecer e controlar o volume do consumo de gua das bacias sanitrias necessrio que a descarga seja provida de uma caixa de descarga, que por sua prpria natureza s pode liberar volumes de gua de acordo com o volume do seu reservatrio. Considerando-se que impossvel, na prtica, controlar o volume de descarga liberado por vlvulas fluxveis, a utilizao desse tipo de aparelho de descarga est fadado ao desaparecimento.

Um Sistema Integrado
A bacia sanitria , na realidade, apenas um dos componentes de um sistema integrado composto de: bacia sanitria caixa de descarga tubulao de esgoto Para que o sistema funcione eficazmente com os volumes de descarga reduzidos estabelecidos pela norma em vigor, necessrio que haja uma perfeita harmonia entre os trs componentes que o compe. O funcionamento do sistema se processa em 3 fases distintas. A primeira fase, que deve consumir no mais que 40% do volume de gua do reservatrio, destina-se a tirar da inrcia a carga de lquidos e slidos estacionados no poo da bacia e lan-los na rede de esgoto. A segunda fase, consumindo outros 40% do volume de gua da descarga, tem a funo de atuar como um mbolo hdrico constitudo de gua limpa que mantm o fluxo inicial da carga de efluentes em movimento no interior do segmento horizontal da tubulao de esgoto at seu ingresso no tubo de queda do edifcio. Os 20% restantes do final da descarga destinam-se a reencher o poo da bacia e recompor o fecho hdrico do sistema, impedindo o ingresso de gazes e odores no ambiente.

O desempenho satisfatrio de uma bacia sanitria de baixo consumo depende, portanto, de sua capacidade de remover a totalidade de resduos slidos com os 40% iniciais da gua descarregada pelo dispositivo de descarga para que ainda restem, no mnimo, 2,5 litros de gua limpa para carregar os resduos slidos at o tubo de queda do sistema. Considerando que, o volume, a densidade e a natureza dos slidos que so depositados nas bacias sanitrias, assim como as distncias horizontais da tubulao de esgoto variam de caso para caso, necessrio que a energia hidrodinmica aplicada no processo seja compatvel com o tipo de bacia sanitria utilizada e, suficientemente enrgico para atender s hipteses extremas.

Bacias Sanitrias de Baixo Consumo


Bacias Sanitrias de Ao Sifnica Nas bacias sanitrias de ao sifnica, a gua da descarga introduzida no interior do poo atravs de um colar de distribuio situado na parte superior do vaso. Orientado pela inclinao das paredes da bacia, o fluxo de gua converge para o fundo do poo.

A energia hidrodinmica resultante do volume e vazo da descarga pe em movimento a massa constituda por lquidos e slidos, depositada no interior da bacia transferindo-a para o sifo situado no interior da bacia. Processa-se ento o fenmeno da sifonagem segundo o qual o restante do contedo do poo da bacia sugado para baixo para o interior da tubulao de esgoto situada abaixo da laje do piso. Para que bacias de ao sifnica funcionem com volumes reduzidos de gua necessrio no apenas diminuir o tamanho do poo de gua da bacia como tambm reduzir o dimetro do sifo. Reduzindo-se o dimetro do sifo, reduz-se por conseqncia direta a capacidade da bacia de deixar passar resduos slidos de maior volume com o conseqente incremento do risco de entupimentos indesejveis. Bacias sanitrias de baixo consumo de ao sifnica acopladas a caixa de descarga de vazo reduzida (1,4l/seg) funcionam muito prximo dos limites de utilizao deixando, com irritante freqncia, resduos aps a descarga, tornando necessria uma segunda descarga para a completa limpeza do vaso. Para que esse tipo de bacia apresente um funcionamento adequado necessrio que seja abastecida por uma caixa de descarga instalada em posio mais elevada capaz de proporcionar vazo de no mnimo 1,7 l/seg.

Bacias Sanitrias de Arraste Nesse tipo de bacia, o fluxo de efluentes expulso do poo do vaso diretamente para a tubulao de esgoto atravs de um duto de grande dimetro que permite a passagem desimpedida da massa de efluentes lquidos e slidos independente da sua natureza, volume, ou densidade. A transferencia dos efluentes do poo do vaso para a tubulao de esgoto feita exclusivamente atravs da energia hidrodinmica oriunda da descarga de gua aplicada no processo. Para que esse tipo de bacia funcione eficazmente, necessrio que a velocidade da gua da descarga se situe entre 1,7 a 2,2 litros por segundo. Quanto maior a vazo, maior a capacidade de remoo de slidos do poo da bacia, melhor o fluxo do esgoto no tramo horizontal at o tubo de queda, e melhor o desempenho do sistema como um todo. Bacias sanitrias de arraste, de baixo consumo (6 litros) devem portanto serem associadas a caixas de descarga instalada em posio elevada capazes de proporcionar descargas de alta vazo (1,7 a 2,2 l/seg).

1,4 l/seg (vazo insuficiente) 1,7 a 2,2 l/seg (vazo adequada)

A Inteligncia de Colocar as Coisas Certas no Lugar Certo


A maneira mais inteligente de suprir bacias sanitrias com uma descarga mais eficiente est em instalar a caixa de descarga no interior da parede do banheiro. A instalao de caixas de descarga no interior da parede do banheiro proporciona vrios benefcios, tanto para o construtor, quanto para o usurio do banheiro. a. Possibilitam a instalao da caixa de descarga em posio mais elevada garantindo vazes e velocidade do fluxo da descarga adequadas ao bom funcionamento com todos os tipos de bacias sanitrias, sejam de sifonagem, sejam de arraste; b. Possibilitam a instalao da bacia sanitria mais prximo parede com conseqente ganho de espao til, possibilitando a construo de banheiros confortveis, mesmo que de pequenas dimenses; c. So totalmente compatveis com as bacias sanitrias de sada horizontal, assim como bacias suspensas utilizadas nas instalaes de banheiros racionais em que o segmento horizontal da tubulao de esgoto instalado no interior das paredes "drywall" e acima do nvel do piso; d. podem ser instaladas tanto no interior de paredes de alvenaria convencional como em paredes tipo "drywall.

Fonte MONTANA

Vous aimerez peut-être aussi