Vous êtes sur la page 1sur 6

Contrato de Trabalho com Vnculo Empregatcio X Contrato de Trabalho sem Vnculo Empregatcio

Os Contratos de Trabalho com vnculo empregatcio (os famosos


carteira assinada) so aqueles em que devem ser cumpridas vrias exigncias: registro na carteira de trabalho do empregado (CTPS), pagamento de salrio, concesso de frias anuais mais 1/3 do salrio vigente, pagamento de dcimo terceiro salrio, pagamento de salrio-famlia, remunerao das horas extras realizadas, depsito do Fundo de Garantia por Tempo de Servios (FGTS), recolhimento do INSS, fornecimento de Vale-Transporte, Vale Refeio, etc. Eles se dividem em: Por Prazo Indeterminado Por Prazo Determinado

Prazo Indeterminado: a regra, o contrato mais comum. O contrato por prazo indeterminado prev o dia do incio em que o empregado comea a trabalhar, mas no estabelece o prazo ou qualquer condio que determinar o trmino de sua vigncia. Este tipo de contrato presumvel. Durao: Indeterminado. Resciso (mais comuns): Dispensa sem justa causa (o empregador no declina o motivo da demisso) Direitos Rescisrios: Saldo de Salrio; Aviso-Prvio; 13 salrio proporcional; FGTS + 40 % de multa; Frias vencidas e no gozadas. Dispensa por justa causa (falta grave prevista no art.482 CLT)
Art. 482 - Constituem justa causa para resciso do contrato de trabalho pelo empregador: a) ato de improbidade - desonestidade; b) incontinncia de conduta ou mau procedimento; c) negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador, e quando constituir ato de concorrncia empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao servio; d) condenao criminal do empregado, passada em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena; e) desdia (negligncia, preguia, desleixo, desateno) no desempenho das respectivas funes; f) embriaguez habitual ou em servio;

g) violao de segredo da empresa; h) ato de indisciplina ou de insubordinao; i) abandono de emprego; j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; k) prtica constante de jogos de azar.

Direitos Rescisrios: Saldo de Salrio; Frias Vencidas e no gozadas. Demisso Direitos Rescisrios: Saldo de Salrio; Frias (na proporo de 1/12 por ms de servio ou frao superior a 14 dias)

Como ele configurado? Quando existe contratao de uma pessoa que cumpra ordens, subordinado a forma como devem ser realizadas, com cumprimento de horrio e seu comparecimento contnuo no local de trabalho, mediante salrio, numa autntica relao vivenciada por patro / empregado, onde um determina e o outro cumpre. o contrato a ser utilizado para aqueles empregados fixos, a exemplo de secretria, recepcionista, atendente etc. O registro obrigatrio. Prazo Determinado: Diferentemente do Contrato de Trabalho por Prazo Indeterminado, a contratao por Prado Determinado celebrada com fixao antecipada de seu tempo de durao, ou seja, com fixao do seu termo final. Durao: 24 (vinte e quatro) meses, desde que cumpridas as exigncias legais para sua legitimidade, exceto para o contrato de experincia que de 90 dias. Obrigatoriedade da empresa de aguardar 6 meses entre a data do trmino deste contrato e um novo contrato por prazo determinado com o mesmo trabalhador. Resciso: Cessao pelo trmino do contrato (extino natural) Direitos Rescisrios: FGTS; 13 salrio proporcional, frias vencidas e no gozadas. Resciso antecipada do contrato sem justo motivo (com previso contratual): Se houver clusula no contrato por prazo determinado que permita a ambas as partes a resciso antecipada e imotivada do contrato, sero aplicadas as mesmas regras previstas para a resciso do contrato de

trabalho por prazo indeterminado, ou seja, aviso prvio e multa de 40% sobre o montante do depsito do FGTS (parte do empregado), alm dos demais direitos trabalhistas. Resciso antecipada do contrato sem justo motivo (sem previso contratual): Inexistindo essa previso, adota-se, como regra geral, o disposto no artigo 479, da Consolidao das Leis do Trabalho, que prev indenizao no valor igual metade da remunerao a que teria direito se o contrato fosse cumprido at o final. Caso seja o empregado que rescindir o contrato antes do trmino, o mesmo dever indenizar o empregador nos mesmos moldes anteriores.

Como ele configurado? Para ser vlido o contrato, o mesmo precisa ser expresso e por escrito. Existem 3 hipteses: servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; Ex.: empresa que fabrica produtos sazonais: fogos, ovos de pscoa, natal etc. atividades empresariais de carter transitrio. Ex.: substituio de empregados em frias; contrato de experincia. O contrato tem durao de 90 dias (no 3 meses)

O que acontece se ele for prorrogado alm dos 2 anos? Ou se, logo aps o prazo mximo de 2 anos e antes do perodo de 6 meses de carncia, o trabalhador for contratado novamente?

O contrato se transforma automaticamente em contrato por prazo indeterminado. Se o empregador quiser contratar novamente o mesmo trabalhador, cujo contrato por prazo determinado encerrou-se no limite mximo de 2 anos, ter que aguardar o intervalo de 6 meses entre este e o novo contrato por prazo determinado. Para no ser obrigado a esperar o prazo de 6 meses, o empregador poder admitir o trabalhador atravs de um contrato por prazo indeterminado.

Observao: A vantagem de celebrar contrato por tempo determinado, quando possvel, que quando estes contratos cessam descabem pagamentos de aviso prvio e multa de 40% do FGTS, tpicos de resciso sem justa causa nos contratos de prazo indeterminado.

Os Contratos de Trabalho sem vnculo empregatcio so contratos


de trabalho que, por sua natureza, no caracterizam relao de emprego, ou seja, no trazem em seu objeto as caractersticas determinantes do vnculo empregatcio, prprias do trabalho subordinado, continuado e assalariado.

Embora nossa legislao tambm comporte o trabalho subordinado nas modalidades de trabalho sem vnculo empregatcio, como o caso do trabalhador eventual, do avulso e do temporrio, h outras caractersticas que afastam a relao de emprego.

Ateno: comum o empreendedor contratar uma pessoa com caractersticas prximas da ora tratadas, mas na verdade esto presentes os elementos que caracterizam o vnculo empregatcio.

Trabalho Autnomo Como o prprio nome sugere, trabalho autnomo aquele prestado por profissional independente no ajuste e na execuo de seu trabalho, ou seja, por pessoa que tem o poder de organizar, controlar e disciplinar suas atividades, sem qualquer subordinao hierrquica. Consiste em atividade pessoal e habitual, em que o profissional normalmente se relaciona com vrios clientes. Exemplo: Representante Comercial

Prestao de Servios x Contrato de Trabalho


O que afasta o contrato de prestao de servios da relao de emprego , essencialmente, a independncia tcnica do prestador em relao ao tomador dos servios e a impessoalidade.

Quanto sua durao. O contrato de trabalho , em regra, concludo por tempo indeterminado (princpio da continuidade da relao de emprego). J os contratos de prestao de servios tm, obrigatoriamente, um prazo determinado para acabar, j que no momento em que se cumpre o objeto considera-se encerrado o contrato. Para MARTINS (2002, p. 39) ... um dos requisitos do contrato de trabalho a continuidade na prestao de servios, pois aquele pacto um contrato de trato sucessivo, de durao, que no se exaure numa nica prestao, como ocorre com a compra e a venda, em que pago o preo e entregue a coisa. O grande marco doutrinrio que diferencia uma locao de servio de um contrato de trabalho a subordinao. Nos contratos empregatcios h uma prerrogativa diretiva do empregador. Assim, nos contratos de trabalho o empregador define a modalidade de atuao concreta do trabalhador, o que configura a subordinao deste no desenvolver de suas atividades. Esta prerrogativa no ocorre nos contratos de prestao civil de servios, onde a prestao se resume a um fazer predeterminado, cuja expectativa recai sobre o resultado. CONSIDERAES FINAIS (Coisas legais de falar) Ao contratar funcionrios para realizar um trabalho ou optar pela contratao de uma empresa prestadora de servios que execute as mesmas tarefas, o empresrio est diante de uma deciso difcil, que envolve inmeros aspectos. O primeiro deles o aspecto financeiro. Em uma anlise preliminar, pode-se imaginar que todas as contrataes diretas so mais vantajosas financeiramente, j que nos contratos de prestao de servios, o contratante pagar, alm dos custos diretos, uma margem para o administrador do servio. No entanto, nem sempre a contratao direta dos funcionrios representa um ganho financeiro. O gestor deve preocupar-se, tambm, em realizar uma anlise de risco. Antes de tomar a deciso sobre qual o tipo de contrato adotar, o contratante avalia a complexidade do servio a ser contratado, bem como os aspectos de sua legislao especfica. Aps a anlise da legislao especfica de cada um dos contratos, do risco, e de uma avaliao financeira, caberia ao gestor uma anlise final, antes da tomada de deciso. O mercado brasileiro tem demonstrado uma preferncia pelos contratos de prestao de servios. O risco jurisdicional e a complexidade da legislao trabalhista um incentivo para que as empresas busquem alternativas no momento de contratar. No entanto, nem sempre estas alternativas afastam as

empresas dos riscos jurisdicionais, uma vez que sempre h a possibilidade de equiparao relao de emprego. Assim, para realizar uma contratao de sucesso passa a ser necessria uma anlise cuidadosa de cada contratao e de cada contrato, levando-se em conta todos os aspectos legais, tributrios e financeiros. A anlise de cada clusula contratual pode ser um diferencial determinante para tomada de deciso. Cabe ao administrador, gerente ou empresrio perceber todos estes fatores no momento de decidir por um ou outro tipo de contrato, avaliando se os eventuais ganhos financeiros imediatos so relevantes diante dos riscos relacionados contratao.

Bibliografia: Anlise de Riscos em Contratos de trabalho e de prestao de servios. Leslie de Oliveira Bocchino e Lauro e Elias Neto. Utfpr. 2011 Dos direitos dos Empregados Contratados por Prazo Determinado. Igor Teixeira Braga. Juris Away. 2008 Resumo da Legislao Trabalhista. Alexandre Jos Granzotto

Vous aimerez peut-être aussi