Vous êtes sur la page 1sur 2

A GLOBALIZAO IRREVERSVEL? Como isso afeta a Administrao de Vendas?

Antes de responder esta pergunta, preciso analisar os seguintes fatores: 1) As distncias culturais e geogrficas entre os pases esto reduzidas graas ao desenvolvimento da rea de telecomunicaes. 2) Para operar globalmente irrelevante a origem da tecnologia, do capital, da matria-prima ou do trabalho. Basta que o custo do produto ou servio seja baixo e a sua qualidade seja alta. 3) A criao da riqueza est baseada no tempo, ou seja, nas economias avanadas a alta tecnologia acelera a produo, os investimentos, as idias e, conseqentemente, a riqueza. 4) Cada vez mais a qualidade prioridade para os consumidores. Est claro que os prximos anos continuaro a ser muito competitivos, caracterizados pelas exigncias de adaptao de produtos e servios, produo em pequenos lotes, diminuio do ciclo de vida dos produtos, diminuio da fidelidade dos clientes, maior conscientizao de seus direitos por parte dos clientes, menor confiabilidade dos fornecedores e maior influncia de governos nos negcios da iniciativa privada. No processo de globalizao, o esforo pela competitividade no mais orientado por mercados e compradores, mas sim pelas oportunidades e necessidades do negcio, as quais esto espalhadas por todo o planeta, j que as fronteiras nacionais no representam mais um obstculo a ser quebrado. Porm, isso tem um custo para as empresas. A globalizao traz conseqncias s atividades, causando perda ou dificuldade de criar e manter vantagens competitivas. Veja algumas conseqncias crticas desse processo: 1) intensificao da concorrncia local e internacional; 2) profuso de lanamentos e conseqente reduo do ciclo de vida dos produtos; 3) aumento da percepo de produtos como semelhantes devido acelerao da transferncia tecnolgica e rapidez dos lanamentos; 4) maior insatisfao do cliente e aumento da sua sensibilidade relao custo/benefcio; 5) elevao dos custos de comunicao e promoo e diminuio de sua eficincia. Um outro problema que podemos apontar como decorrente da globalizao a commoditizao, ou seja, a maioria dos produtos vm tendo uma vida til cada vez menor, j que novas invenes ocorrem a toda hora e em todos os setores. Veja alguns exemplos: O constante avano tecnolgico exerce um grande impacto sobre os aspectos especficos do marketing estratgico. bvio que nossa vida ficou mais prtica, porm, mais cara tambm. H menos de 15 anos, celulares, Internet de alta velocidade, TV a cabo, exames de medicina preventiva etc., no passavam de possibilidades. Hoje, estes produtos e servios compem nosso cotidiano e tm um preo que, na maioria das vezes, alto. 1.1 - Orientaes empresariais de marketing Pensando no ambiente competitivo e mutvel dos negcios, podemos afirmar que o marketing estratgico s ser assertivo se suas polticas forem consistentes.

Sabe o que isso quer dizer? Quer dizer que, nos ltimos anos, muitas empresas se dedicaram ao marketing de massa, ou seja, as aes eram planejadas pensando-se no todo e no na individualidade. Agora, o que se busca so aes que foquem a qualidade do relacionamento, as necessidades individuais dos clientes. Esta a tendncia atual. O segredo do sucesso! Essa poltica deve contemplar resultados a mdio e longo prazos, que tenham maior sustentao e previsibilidade. Para isso, requer-se competncias especficas das empresas, dos seus colaboradores e parceiros, porque, seno, todos os esforos podem no trazer resultado positivo. Estatsticas mostram que a expectativa de vida das empresas no mundo capitalista vem diminuindo e no passa de 45 anos. A guerra pela sustentao dos mercados, travada pelas empresas, mostra que nenhuma delas possui compradores cativos. Enfim, vemos a problemas decorrentes do mundo moderno, que vm atacando as empresas de forma bastante agressiva. E, para sobreviverem, elas precisam fazer alguma coisa, e rpido. Infelizmente, o que muitas empresas tm feito no est dando certo. Pelo contrrio, chegam a ser patticos os seus esforos para assegurar sua presena no mercado. Veja alguns exemplos: Algumas empresas foram flagradas em prticas ilegais ou no mnimo no ticas de manuseio dos lanamentos contbeis em seus demonstrativos econmicofinanceiros. Outras reduziram o tamanho, o peso ou a metragem de seus produtos, sem o devido esclarecimento para o mercado, com o intuito de aumentarem sua margem de lucro. Alguns provedores de Internet distribuem CDs de instalao de seu browser que so muito difceis de serem desinstalados depois. Alguns bancos distribuem cartes de crdito com limites pr-aprovados sem a prvia solicitao do cliente. Montadoras de veculos promovem o fim de semana do milnio todo fim de semana, recomendando at que os consumidores aguardem e no comprem carros durante a semana.

Obviamente, no podemos desconsiderar os casos de marketing bem sucedidos em diferentes setores, nunca registrados anteriormente na histria do capitalismo moderno. So empre sas que desenvolveram o que se pode chamar de marketing da conquista

Vous aimerez peut-être aussi