Vous êtes sur la page 1sur 13

27

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

a) este caderno, com o enunciado das 60 (sessenta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA Questes 1 a 10 1,0 cada MATEMTICA Bloco 1 Questes 21 a 40 Pontuao 1,0 cada CONHECIMENTOS ESPECFICOS Bloco 2 Questes 41 a 50 Pontuao 1,0 cada Bloco 3 Questes 51 a 60 Pontuao 1,0 cada

Pontuao Questes Pontuao 11 a 20 1,0 cada

b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. c) se recusar a entregar o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido. d) no assinar a LISTA DE PRESENA e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

EDITAL No 1 PETROBRAS PSP RH - 1/2011

LNGUA PORTUGUESA
Texto I As trs experincias H trs coisas para as quais eu nasci e para as quais eu dou a minha vida. Nasci para amar os outros, nasci para escrever, e nasci para criar meus filhos. O amar os outros to vasto que inclui at o perdo para mim mesma com o que sobra. As trs coisas so to importantes que minha vida curta para tanto. Tenho que me apressar, o tempo urge. No posso perder um minuto do tempo que faz minha vida. Amar os outros a nica salvao individual que conheo: ningum estar perdido se der amor e s vezes receber amor em troca. E nasci para escrever. A palavra meu domnio sobre o mundo. Eu tive desde a infncia vrias vocaes que me chamavam ardentemente. Uma das vocaes era escrever. E no sei por que, foi esta que eu segui. Talvez porque para outras vocaes eu precisaria de um longo aprendizado, enquanto que para escrever o aprendizado a prpria vida se vivendo em ns e ao redor de ns. que no sei estudar. E, para escrever, o nico estudo mesmo escrever. Adestrei-me desde os sete anos de idade para que um dia eu tivesse a lngua em meu poder. E no entanto cada vez que eu vou escrever, como se fosse a primeira vez. Cada livro meu uma estreia penosa e feliz. Essa capacidade de me renovar toda medida que o tempo passa o que eu chamo de viver e escrever. Quanto aos meus filhos, o nascimento deles no foi casual. Eu quis ser me. Meus dois filhos foram gerados voluntariamente. Os dois meninos esto aqui, ao meu lado. Eu me orgulho deles, eu me renovo neles, eu acompanho seus sofrimentos e angstias, eu lhes dou o que possvel dar. Se eu no fosse me, seria sozinha no mundo. Mas tenho uma descendncia, e para eles no futuro eu preparo meu nome dia a dia. Sei que um dia abriro as asas para o voo necessrio, e eu ficarei sozinha. fatal, porque a gente no cria os filhos para a gente, ns os criamos para eles mesmos. Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres. Sempre me restar amar. Escrever alguma coisa extremamente forte mas que pode me trair e me abandonar: posso um dia sentir que j escrevi o que meu lote neste mundo e que eu devo aprender tambm a parar. Em escrever eu no tenho nenhuma garantia. Ao passo que amar eu posso at a hora de morrer. Amar no acaba. como se o mundo estivesse a minha espera. E eu vou ao encontro do que me espera. [...]
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999, p. 101-102. Adaptado.

Texto II Pronominais D-me um cigarro Diz a gramtica Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nao Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me d um cigarro

10

ANDRADE, Oswald. Pronominais. In: MORICONI, talo (Org.). Os cem melhores poemas do sculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 35.

1
A narradora do Texto I (As trs experincias) se refere a trs experincias marcantes em sua vida, dentre as quais a de escrever. De acordo com o que se relata no 3o pargrafo, a escrita, para a narradora, baseia-se em (A) estudo (B) regras (C) adestrao (D) vivncia (E) inabilidade

15

20

2
O Texto II (Pronominais) pode ser desmembrado, conforme o seu significado, em dois blocos de sentido delimitados pela palavra mas. No primeiro, observa-se uma crtica s regras lingusticas da gramtica normativa; no segundo, uma valorizao do falar do povo. Os recursos que corporificam esse ponto de vista do eu lrico se encontram no uso (A) encltico do pronome me (verso 1) e no emprego do adjunto adverbial todos os dias (verso 7). (B) posposto do sujeito a gramtica (verso 2) e no isolamento do adjunto adnominal Da Nao Brasileira (verso 6). (C) recorrente da conjuno aditiva e (versos 3 e 4) e na falta da vrgula antes do vocativo camarada (verso 8). (D) repetitivo da contrao do (versos 3 e 4) e no uso do pronome me em prclise (verso 9). (E) irnico do adjetivo sabido (verso 4) e na repetio do adjetivo bom (verso 5).

25

30

35

40

3
Tanto o Texto I quanto o Texto II defendem, de maneira subentendida, um modo de ver a lngua, em que ela se (A) constri a partir de regras que definem as noes de certo e errado. (B) pauta em regras padres baseadas no uso individual. (C) resume s regras prescritas pela gramtica normativa. (D) constitui no uso que dela fazemos em nossa vida cotidiana. (E) forma por meio das regras estabelecidas pela norma-padro.

45

50

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

4
Segundo a gramtica do professor, do aluno e do mulato sabido a que se refere o Texto II (Pronominais), em qual das frases abaixo, todas as palavras so adequadas ortografia oficial da lngua portuguesa? (A) A discuo sobre o portugus mais correto rerpercutiu bastante da mdia. (B) A discusso sobre o portugus mais correto repecutiu bastante na mdia. (C) A discusso sobre o portugus mais correto repercutiu bastante na mdia. (D) A discuso sobre o portugus mais correto respercutiu bastante na mdia. (E) A discurso sobre o portugus mais correto respercutiu bastante na mdia.

8
Em qual das sentenas abaixo, a regncia verbal est em DESACORDO com a norma-padro? (A) Esqueci-me dos livros hoje. (B) Sempre devemos aspirar a coisas boas. (C) Sinto que o livro no agradou aos alunos. (D) Ele lembrou os filhos dos anos de tristeza. (E) Fomos no cinema ontem assistir o filme.

9
Em uma mensagem de e-mail bastante formal, enviada para algum de cargo superior numa empresa, estaria mais adequada, por seguir a norma-padro, a seguinte frase: (A) Anexo vo os documentos. (B) Anexas est a planilha e os documentos. (C) Seguem anexos os documentos. (D) Em anexas vo as planilhas. (E) Anexa vo os documentos e a planilha.

5
Em qual das frases abaixo, a palavra destacada est de acordo com as regras de acentuao grfica oficial da lngua portuguesa? (A) Vende-se cco gelado. (B) Se amssemos mais, a humanidade seria diferente. (C) importante que voc estude ste item do edital. (D) Estavam deliciosos os caqus que comprei. (E) A empresa tm procurado um novo empregado.

10
Segundo o conceito de lngua defendido pelo eu lrico do Texto II (Pronominais), deveramos colocar os pronomes oblquos tonos moda brasileira. Entretanto, em situaes formais, em que se exija a norma-padro, o pronome estar colocado adequadamente, na seguinte frase: (A) Interrogamo-nos sobre a polmica. (B) No podemo-nos dar por vencidos. (C) Me disseram que voc perguntou por mim. (D) Lhes deu o aviso? (E) Te daria um cigarro, se pudesse.

6
Observe as frases abaixo. I - Os linguistas tiveram participao na polmica. II - Caberam todos no carro. III - Quando o sol se pr, vamos embora. A(s) sentena(s) em que os verbos irregulares ter, caber e pr esto flexionados de acordo com a norma-padro (so) APENAS (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

MATEMTICA
11
Brincando de arremessar uma bola em uma cesta de basquete, Pedro e Joo combinaram que cada um faria 10 arremessos, ganhando 2 pontos por acerto e perdendo um ponto a cada erro. Quando terminaram, Joo falou: Eu acertei dois arremessos a mais que voc, mas minha pontuao foi o qudruplo da sua. De acordo com o que disse Joo, quantos arremessos Pedro errou? (A) (B) (C) (D) (E) 4 5 6 7 8

7
Por fugir norma-padro, a frase que seria provvel alvo de crticas pela gramtica do professor a que se refere o Texto II (Pronominais) est presente em: (A) (B) (C) (D) Somos todos falantes do mesmo idioma. Fazem dois meses que surgiu a polmica. Sempre h mais dvidas que certezas sobre a lngua. Sou eu que no quero mais discutir sobre esse assunto. (E) A maior parte das pessoas aceitam a variao lingustica.

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

12
Uma torta de chocolate foi dividida em 12 fatias iguais, das quais foram consumidas 4 fatias. Sendo a torta um cilindro reto de 30 cm de dimetro e 6 cm de altura, qual , em cm3, o volume correspondente s fatias que sobraram? (A) 450 (B) 900 (C) 1.350 (D) 1.800 (E) 3.600

15
Na igualdade 2x-2 = 1.300, x um nmero real compreendido entre (A) (B) (C) (D) (E) 8 9 10 11 12 e 9 e 10 e 11 e 12 e 13

16 13
O grfico abaixo apresenta o desenvolvimento do refino de petrleo no Brasil, de 2003 a 2009. Em uma loja, trabalham 8 funcionrias, dentre as quais Diana e Sandra. O gerente da loja precisa escolher duas funcionrias para trabalharem no prximo feriado. Sandra e Diana trabalharam no ltimo feriado e, por isso, no podem ser escolhidas. Sendo assim, de quantos modos distintos esse gerente poder fazer a escolha? (A) (B) (C) (D) (E) 15 28 32 45 56

17
Disponvel em: <http//www.movidospelatecnologia.com.br> Acesso em: 23 jun. 2011.

Considerando que o aumento observado de 2007 a 2009 seja linear e que assim se mantenha pelos prximos anos, quantos milhes de barris dirios sero refinados em 2013? (A) (B) (C) (D) (E) 1.978 1.994 2.026 2.095 2.228

Voltando do trabalho, Maria comprou balas para seus quatro filhos. No caminho, pensou: Se eu der 8 balas para cada um, sobraro 2 balas. Mas, ao chegar a casa, ela encontrou seus filhos brincando com dois amigos. Ento, Maria dividiu as balas igualmente entre as crianas presentes, e comeu as restantes. Quantas balas Maria comeu? (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5

14
Um cartucho para impressoras, com 5 mL de tinta, custa R$ 45,00. J um cartucho com 11 mL de tinta, para o mesmo tipo de impressora, vendido a R$ 70,40. A empresa X comprou 11 cartuchos de 5 mL, enquanto que a empresa Y comprou 5 de 11 mL. Desse modo, as duas empresas adquiriram a mesma quantidade de tinta para impresso, mas no gastaram o mesmo valor nas compras. Em relao ao valor gasto pela empresa X, a empresa Y economizou, aproximadamente, (A) (B) (C) (D) (E) 50,8% 42,4% 35,2% 28,9% 25,4%

18
Dentro de uma urna h bolas brancas e bolas pretas. Retirando-se uma bola ao acaso, a probabilidade de que ela seja preta . Se fossem retiradas da urna 5 bolas

pretas e colocadas 10 bolas brancas, a probabilidade de uma bola branca ser retirada ao acaso passaria a ser Quantas bolas h nessa urna? (A) 30 (B) 35 (C) 42 (D) 45 (E) 56 .

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

19
Ao global contra petrleo caro A Agncia Internacional de Energia (AIE), formada por 28 pases, anunciou ontem a liberao de 60 milhes de barris de petrleo de reservas estratgicas [...]. Os EUA vo entrar com metade do volume, [...] a Europa ir colaborar com , e o restante vir de

Austrlia, Japo, Coreia e Nova Zelndia.


O Globo, Rio de Janeiro, p. 17. 24 jun. 2011. Adaptado.

Suponha que os pases asiticos (Japo e Coreia) contribuam juntos com 1,8 milho de barris a mais do que a contribuio total dos pases da Oceania (Austrlia e Nova Zelndia). Desse modo, quantos milhes de barris sero disponibilizados pelos pases asiticos? (A) 5,2 (B) 5,6 (C) 6,9 (D) 7,4 (E) 8,2

rea S, e o retngulo ABCH, de rea

Observe que o segmento AH uma das alturas do tringulo MAR. A rea do trapzio ABCR (A) (B) (C) (D) (E)

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

Na figura abaixo, temos o tringulo equiltero MAR, de

20

CONHECIMENTOS ESPECFICOS BLOCO 1


21

24
Os minerais que se caracterizam por ter dureza 3, densidade baixa, clivagem rombodrica e efervescer em contato com o cido clordrico pertencem classe dos (A) (B) (C) (D) (E) carbonatos fosfatos xidos silicatos sulfetos

25
Dentre os apresentados abaixo, os minrios que so utilizados diretamente, na forma como se encontram na natureza ou aps breve tratamento, so os(as) (A) combustveis fsseis (B) minerais metlicos (C) minerais energticos (D) gemas (E) rochas e os minerais industriais

TEIXEIRA et al. Decifrando a Terra. So Paulo: Ed. Ocina de Textos, 2000, p.153. Adaptado.

O clima um dos fatores que interfere na determinao do tipo de intemperismo. Na figura acima os campos Q, T e U referem-se, respectivamente, s seguintes maiores atuaes de intemperismo: Q (A) (B) (C) fsico forte fsico forte fsico leve T fsico leve qumico moderado qumico moderado qumico leve fsico leve U fsico moderado qumico forte fsico forte qumico forte fsico moderado

26
Minerais sem interesse econmico, que esto associados ao minrio, denominam-se (A) encaixante (B) ganga (C) hospedeiro (D) misto (E) subproduto

27
Texturas dos tipos vescula e amgdala ocorrem em rochas (A) (B) (C) (D) (E) intrusivas metamrficas plutnicas sedimentares vulcnicas

(D) qumico moderado (E) qumico moderado

22
Sob as mesmas condies de clima e relevo, a rocha mais susceptvel ao intemperismo qumico (A) (B) (C) (D) (E) gabro granito quartzito quartzo-arenito sienito

28
Qual a rocha gnea vulcnica formada, caracteristicamente, nos limites convergentes de placas? (A) Andesito (B) Basalto (C) Filito (D) Gnaisse (E) Granodiorito

23
A etapa do ciclo das rochas na qual as rochas sedimentares so submetidas a condies mais elevadas de temperatura e presso, levando formao de novas rochas, sem, no entanto, ocorrer fuso, denominada (A) (B) (C) (D) (E) litificao magmatismo metamorfismo orognese plutonismo

29
Em um biotita-xisto, a presena de feldspato potssico e de sillimanita indica condies de grau metamrfico (A) mdio (B) baixo (C) alto (D) incipiente (E) reduzido

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

30

BLATT, H.; TRACY, R. J. Petrology: Igneous, Sementary and Metamorphic. Nova York: Ed. Freeman, 1996, p. 15-16. Adaptado.

Na figura acima, a forma dos corpos gneos destacados correspondem a P (A) (B) (C) (D) (E) apfise loplito dique laclito sill Q dique apfise conduto vulcnico apfise laclito R batlito laclito stock batlito stock S sill conduto vulcnico sill dique dique T laclito batlito apfise sill apfise U stock sill batlito loplito conduto vulcnico V conduto vulcnico dique laclito conduto vulcnico loplito

31
Uma rocha que apresenta pores metamrficas, recristalizadas em estado slido, e pores gneas, cristalizadas a partir de material fundido, denominada de (A) hornfels (B) gnaisse (C) granulito (D) migmatito (E) milonito

32
Dentre as rochas metamrficas que apresentam xistosidade, incluem-se (A) ardsia e quartzito (B) ardsia e xisto (C) filito e anfibolito (D) filito e quartzito (E) xisto e anfibolito

33
Dentre as rochas sedimentares siliclsticas abaixo relacionadas, as que se enquadram, respectivamente, nas classes dos ruditos e arenitos so: (A) brechas e conglomerados (B) conglomerados e arczios (C) diamictitos e brechas (D) grauvacas e arczios (E) grauvacas e diamictitos

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

34
Com relao aos parmetros texturais das rochas sedimentares siliciclsticas, analise as afirmativas a seguir. I - O arredondamento um parmetro que reete a distncia do transporte. II - O tamanho das partculas um indicador da energia do agente de deposio. III - A maturidade textural avaliada pela quantidade de cascalho. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

39
Sobre as estruturas rpteis, considere as afirmativas abaixo. I - Falhas e juntas formam-se nos limites de placas tectnicas. II - Juntas formam-se pelo resfriamento de corpos magmticos e por tectonismo. III - Falhas podem ser formadas em regimes distensivos, compressivos e transcorrentes. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

35
Uma rocha carbontica sustentada pelos gros e contendo menos de 5% de lama classificada como (A) boundstone (B) grainstone (C) mudstone (D) oomicrito (E) oncolito

40
Qual, dentre as caractersticas abaixo, est em DESACORDO com um conjunto de camadas dobradas? (A) Dobras sinclinais possuem sempre as camadas mais novas na poro interna da sua concavidade. (B) Dobras anticlinais possuem sempre as camadas mais antigas na poro interna de sua concavidade. (C) Dobras assimtricas apresentam flancos com mergulhos diferentes. (D) Domos e bacias podem originar-se de mltiplos episdios de deformao. (E) Toda dobra tem plano axial vertical.

36
O planeta Terra constitudo internamente por camadas com propriedades fsicas e/ou composicionais distintas. Dentre as principais camadas esto crosta, manto e ncleo. Que parmetro permite inferir que o ncleo externo da Terra constitudo por material lquido? (A) O aumento na densidade com relao ao manto (B) A diminuio na densidade com relao ao manto (C) A diminuio na densidade com relao ao ncleo interno (D) A no propagao das ondas ssmicas secundrias (E) A no propagao das ondas ssmicas primrias

BLOCO 2

37
O manto terrestre constitudo por material (A) menos denso que a crosta (B) mais denso que o ncleo externo (C) parcialmente lquido, na astenosfera (D) slido apenas na astenosfera (E) totalmente lquido

41
Formam, respectivamente, uma potencial combinao rocha-geradora/rocha-reservatrio: (A) (B) (C) (D) (E) arenito/calcrio calcrio/sal calcrio/arenito folhelho/arenito folhelho/sal

38
Segundo a Teoria da Tectnica de Placas, considerando-se os limites entre as placas tectnicas, tem-se que (A) no h registros, nos limites transformantes, de terremotos com magnitude suficiente para se constiturem em risco ssmico. (B) no ocorre vulcanismo, nos limites divergentes. (C) formam-se, nos limites convergentes, cintures de montanhas ou arcos de ilhas vulcnicas. (D) os limites de placas so todos caracterizados por subduco de uma das placas sob a outra. (E) os limites transformantes esto restritos aos domnios de crosta ocenica.

42
Formam, respectivamente, uma potencial combinao rocha-reservatrio/rocha-selante: (A) (B) (C) (D) (E) calcrio/arenito calcrio/sal folhelho/arenito sal/folhelho sal/arenito

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

Considere a figura abaixo para responder s questes de nos 43 e 44.

47
O meio amostral mais fortemente influenciado pela atividade humana (A) (B) (C) (D) (E) gua superficial rocha solo sedimento ativo de drenagem concentrado de minerais pesados

48
No que se refere cubagem de jazidas, considere as afirmativas abaixo.
Disponvel em: <www.natgas.info> Acesso em: 07 jul. 2011. Adaptado.

43
A figura acima representa uma estrutura de trapeamento (armadilha) de hidrocarbonetos classificada como do tipo (A) (B) (C) (D) (E) anticlinal discordncia angular domo de sal estratiforme sinclinal

44
Na figura os nmeros (1), (2) e (3) representam, em uma rocha-reservatrio, respectivamente, a distribuio de (A) (B) (C) (D) (E) gua; gs; petrleo gua; petrleo; gs gs; gua; petrleo gs; petrleo; gua petrleo; gs; gua

- Em uma rea de inuncia, o valor da varivel de interesse, em um ponto no amostrado, igual ao do ponto mais prximo. II - A cubagem de jazidas envolve o estabelecimento de parmetros, tais como teor, espessura da camada de minrio e tamanho da rea ocupada pelo depsito. III - Jazida mineral o depsito que apresenta caractersticas econmicas que compensem a sua explorao. IV - A reserva econmica recupervel de um dado recurso ir variar no tempo, em resposta atualizao tecnolgica e aos fatores econmicos e ambientais. I Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. I, II e IV, apenas. I, II, III e IV.

45
Considerando-se a propagao das ondas ssmicas P e S nas rochas, a velocidade de propagao das ondas (A) (B) (C) (D) (E) P depende apenas das propriedades fsicas da matriz. P independe das propriedades fsicas da matriz. S depende apenas das propriedades fsicas da matriz. S independe das propriedades fsicas da matriz. S depende das propriedades fsicas da matriz e dos fluidos presentes nos poros.

49
Um topgrafo usando um teodolito registrou um ngulo igual a 240o formado entre a meridiana de origem que contm os polos geogrficos, e uma determinada direo considerada. Esse ngulo registrado denominado (A) rumo (B) zenital (C) azimute (D) ngulo vertical (E) declinao magntica

46
Em diferentes tipos de rochas, a velocidade de propagao das ondas ssmicas P (A) (B) (C) (D) inversamente proporcional densidade em arenitos. independe da densidade em calcrios. diminui com o aumento da compactao em calcrios. maior nas areias secas do que nas areias saturadas com gua. (E) apresenta, na anidrita, uma variao menor do que nos arenitos.

50
Em um trabalho topogrfico no qual se faz necessrio o levantamento do relevo, deve-se utilizar o mtodo de (A) (B) (C) (D) (E) planimetria interseo irradiao altimetria reiterao

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

BLOCO 3
51

54

DAVIS, G.H; REYNOLDS, S.J. Structural Geology of Rocks and Regions (second edition). John Wiley & Sons, Inc. 1996. p.639. Adaptado.

O perfil geolgico acima representa uma seo do seguinte mapa geolgico:

(A)

RAY, R. G. Aerial photographs in geologic interpretation and mapping. Washington, Govt. Print. Off, 1960, p. 162. Adaptado.

No par estereoscpico montado acima, a estrutura identificada pela linha L-M refere-se a uma (A) (B) (C) (D) (E) dobra falha contato geolgico disconformidade laminao (B)

52
A energia nuclear pode ser considerada uma forma limpa de gerao de energia eltrica. Entretanto, alguns problemas ambientais podem ser relacionados, mesmo em uma situao de normalidade. Nesse caso, em situao de normalidade, um problema inerente a essa forma de produo de energia refere-se (ao) (A) (B) (C) (D) (E) disposio dos rejeitos radioativos gerados na usina elevao de chuvas cidas poluio das guas por resduos de hidrocarbonetos emisso de gases radioativos rompimento do reator por superaquecimento (C)

(D)

53
No que se refere a fenmenos ambientais, um fato j ocorrido, tendo sido registradas consequncias sociais e econmicas (perdas e danos) decorrentes desses fenmenos, denominado (A) acidente (B) ameaa (C) evento (D) risco (E) vulnerabilidade

(E)

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

10

55

DAVIS, G.H; REYNOLDS, S.J. Structural Geology of Rocks and Regions (second edition). John Wiley & Sons, Inc. 1996. p.627. Adaptado.

Com base no mapa geolgico acima, a sucesso, em ordem cronolgica dos eventos geolgicos observados, do mais antigo para o mais novo, : (A) intruso do granito, intruso do pegmatito, falhamento, deposio do siltito, deposio do calcrio, deposio do folhelho (B) deposio do siltito, deposio do calcrio, deposio do folhelho, intruso do granito, intruso do pegmatito, falhamento (C) deposio do siltito, deposio do folhelho, deposio do calcrio, falhamento, intruso do granito, intruso do pegmatito (D) deposio do folhelho, deposio do calcrio, deposio do siltito, intruso do granito, falhamento, intruso do pegmatito (E) deposio do folhelho, deposio do calcrio, deposio do siltito, falhamento, intruso do granito, intruso do pegmatito

56
I II

WOODCOOK, N.H; SCHUBERT, C. Continental Strike-Slip Tectonics. In: HANCOCK, P.L. (Org.). Continental Deformation. New Jersey: Prentice Hall, 1994. p.371. Adaptado.

Com base nas figuras acima, a classificao das estruturas representadas em (I) e (II) corresponde, respectivamente, s falhas I (A) (B) (C) (D) (E) normal normal em flor negativa em flor positiva em flor positiva II normal reversa em flor negativa em flor positiva em flor negativa

11

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

57

DAVIS, G.H; REYNOLDS, S.J. Structural Geology of Rocks and Regions (second edition). John Wiley & Sons, Inc. 1996. p.682. Adaptado.

Com base no mapa acima, que representa ispacas de sedimentos elicos de idade jurssica, constata-se que as(os) (A) maiores espessuras situam-se na poro leste da rea. (B) maiores espessuras esto restritas poro noroeste da rea. (C) maiores espessuras esto restritas poro sudoeste da rea. (D) sedimentos se espessam para oeste, com duas reas com maiores espessuras, uma a noroeste, e outra a sudoeste. (E) sedimentos se espessam para leste, com duas reas com maiores espessuras, uma a noroeste, e outra a sudoeste.

58

DAVIS, G.H; REYNOLDS, S.J. Structural Geology of Rocks and Regions (second edition). John Wiley & Sons, Inc. 1996. p.334. Adaptado.

A seo geolgica acima representa falhas (A) lstricas normais (B) transcorrentes normais (C) reversas (D) transtrativas (E) em flor negativas

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

12

59
Algumas variveis fsico-qumicas de guas subterrneas podem sofrer alteraes rpidas mediante exposio da amostra ao ar, ao calor ou luz, devendo ser determinadas no ato de amostragem. Dentre essas variveis inclumos (A) (B) (C) (D) (E) pH e ctions Eh e pH Eh e ctions condutividade eltrica e nions temperatura e nions

60

(A)

(B) (C)

(D)

(E)

13

TCNICO(A) DE EXPLORAO DE PETRLEO JNIOR GEOLOGIA

Qual das dobras abaixo corresponde projeo estereogrfica dos polos dos seus flancos representada na figura acima?

MARSHAK, S.; MITRA, G. Basic Methods of Structural Geology. New Jersey: Prentice Hall Inc., 1988. p.160-161. Adaptado.

Vous aimerez peut-être aussi