Vous êtes sur la page 1sur 12

Tipos de Redao

I- NARRAO
Narrar contar um fato, um episdio; todo discurso em que algo CONTADO possui os seguintes elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado: onde ? | quando? --FATO | como? A representao acima quer dizer que, todas as vezes que uma histria contada ( NARRADA), o narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com quem ocorreu o episdio. por isso que numa narrao predomina a AO: o texto narrativo um conjunto de aes; assim sendo, maioria dos VERBOS que compem esse tipo de texto so os VERBOS DE AO. O conjunto de aes que compem o texto narrativo, ou seja, a histria que contada nesse tipo de texto, recebe o nome de ENREDO. As aes contidas no texto narrativo so praticadas pelas PERSONAGENS, que so justamente as pessoas envolvidas no episdio que est sendo contado ("com quem?" do quadro acima). As personagens so identificadas (=nomeadas) no texto narrativo pelos SUBSTANTIVOS PRPRIOS. Quando o narrador conta um episdio, s vezes( mesmo sem querer) ele acaba contando "onde" (=em que lugar) as aes do enredo foram realizadas pelas personagens. O lugar onde ocorre uma ao ou aes chamado de ESPAO, representado no texto pelos ADVRBIOS DE LUGAR. Alm de contar onde , o narrador tambm pode esclarecer "quando" ocorreram as aes da histria. Esse elemento da narrativa o TEMPO, representado no texto narrativo atravs dos tempos verbais, mas principalmente pelos ADVRBIOS DE TEMPO. o tempo que ordena as aes no texto narrativo: ele que indica ao leitor "como" o fato narrado aconteceu. A histria contada, por isso, passa por uma INTRODUO (parte inicial da histria, tambm chamada de prlogo), pelo DESENVOLVIMENTO do enredo ( a histria propriamente dita, o meio, o "miolo" da narrativa, tambm chamada de trama) e termina com a CONCLUSO da histria ( o final ou eplogo). Aquele que conta a histria o --- com quem?

NARRADOR, que pode ser PESSOAL (narra em 1a pessoa : EU...) ou IMPESSOAL (narra em 3a. pessoa: ELE...). Assim, o texto narrativo sempre estruturado por verbos de ao, por advrbios de tempo, por advrbios de lugar e pelos substantivos que nomeiam as personagens, que so os agentes do texto, ou seja, aquelas pessoas que fazem as aes expressas pelos verbos, formando uma rede: a prpria histria contada.

II - DESCRIO
Descrever CARACTERIZAR algum, alguma coisa ou algum lugar atravs de caractersticas que particularizem o caracterizado em relao aos outros seres da sua espcie. Descrever, portanto, tambm particularizar um ser. "fotografar" com palavras. No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados (mais comuns) so os VERBOS DE LIGAO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR, CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as caractersticas - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS. Ex. O pssaro azul . 1-Caractarizado: pssaro / 2-Caracterizador ou caracterstica: azul / O verbo que liga 1 com 2 : Num texto descritivo podem ocorrer tanto caracterizaes objetivas (fsicas, concretas), quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descreve e que se referem s caractersticas no-fsicas do caracterizado). Ex.: Paulo est plido (caracterizao objetiva), mas lindo! (carcterizao subjetiva).

III- DISSERTAO
Alm da narrao e da descrio h um terceiro tipo de redao ou de discurso: a DISSERTAO. Dissertar refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relao a esse tema. Dissertar, assim, emitir opinies de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor ; e isso s acontece quando tais opinies esto bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentao o elemento mais importante de uma dissertao. Embora dissertar seja emitir opinies, o ideal que o seu autor coloque no texto seus pontos de vista como se no fossem dele e sim, de outra pessoa ( de prestgio, famosa, especialista no assunto, algum...), ou seja, de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade ("encher lingia"): que a dissertao seja elaborada com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e, como j citado, fazer crer um dos objetivos de quem disserta.

Na dissertao, as idias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira LGICA: a) o elo de ligao entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lgica atravs das CONJUNES (=conectivos) - coordenativas ou subordinativas, dependendo da idia que se queira introduzir e defender; por isso que as conjunes so chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS. b) todo texto dissertativo composto por trs partes coesas e coerentes: INTRODUO, DESENVOLVIMENTO e CONCLUSO. A introduo a parte em que se d a apresentao do tema, atravs de um CONCEITO ( e conceituar GENERALIZAR, ou seja, dizer o que um referente tem em comum em relao aos outros seres da sua espcie) ou atravs de QUESTIONAMENTO(s) que ele sugere, que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e de seu ARGUMENTO PRINCIPAL. Para que a introduo fique perfeita, interessante seguir esses passos: 1. Transforme o tema numa pergunta; 2. Responda a pergunta ( e obtm-se o PONTO DE VISTA); 3. Coloque o porqu da resposta ( e obtm-se o ARGUMENTO). O desenvolvimento contm as idias que reforam o argumento principal, ou seja, os ARGUMENTOS AUXILIARES e os FATOS-EXEMPLOS ( verdadeiros, reconhecidos publicamente). A concluso a parte final da redao dissertativa, onde o seu autor deve "amarrar" resumidamente ( se possvel, numa frase) todas as idias do texto para que o PONTO DE VISTA inicial se mostre irrefutvel, ou seja, seja imposto e aceito como verdadeiro. Antes de iniciar a dissertao, no entanto, preciso que seu autor: 1. Entenda bem o tema; 2. Reflita a respeito dele;3. Passe para o papel as idias que o tema lhe sugere; 4. Faa a organizao textual ( o "esqueleto do texto"), pois a quantidade de idias sugeridas pelo tema igual a quantidade de pargrafos que a dissertao ter no DESENVOLVIMENTO do texto.

O Processo de Redao
No processo de redao existe um plano estruturado para ligao lgica do que o emissor codificador quer transmitir ao receptor ou decodificador da mensagem, ou melhor, temos uma sequncia de idias que geram um dilogo entre duas pessoas (escritor e leitor/ vestibulando e examinador) por meio de idias que so tecidas por meio do tema proposto e delimitado.

Formamos um plano de trabalho lgico ao leitor: a Introduo, que o incio de uma idia geral e importante (objeto principal do trabalho). Construmos o ncleo-frasal que ser desenvolvido; o Desenvolvimento que a manifestao do tema em todos os seus elementos "actions" (afirmao ou negao). Nele se desenvolvem os elementos extrnsecos ou formais e os intrnsecos (conceitos e argumentos) observando a clareza e a conciso do pargrafo. Concluso o sintetizador do desenvolvimento e criador do elo final com a idia geral mencionada na introduo. Ordene esta redao e veja se uma dissertao. Voc somente aprende escrevendo e sendo examinador do texto mas nunca deixe de consultar seu professor de redao e gramtica. No se esquea de visitar as Dicas de Portugus e Literatura. As minhas Dicas nada valem sem o entendimento da Gramtica e dos estilos de redao.

FORTALECENDO IDIAS
Usando a idia de processos de expressividade, o professor e conferencista ALPHEU TERSARIOL dedica ao leitor um excelente roteiro de trabalho em sua obra: Manual Prtico de Redao e Gramtica, da LI-BRA Empresa Editorial Ltda. Para trazer curiosidade leitura, busco seu conceito sobre as formas de redao: "... Dissertar tem por objetivo instruir e instruir-se, atravs de raciocnio e reflexo..."; "...narrao uma sequncia de episdios... colocar os fatos numa devida ordem, sem repetir os acontecimentos e circunstncias..."; "...Descrio a reproduo visual da natureza, dos fenmenos dos fatos, objetos e sensaes..."Ela abrange diversos aspectos no mundo exterior e s vezes do ntimo..." Aconselho aos vestibulandos ler este manual, principalmente, nas observaes e conselhos sobre recursos de expressividade que enriquecem sua redao dissertativa como o exemplo que o autor expe sobre desarmamento infantil. Na prxima vamos falar sobre dissertao e aprender mais tcnica de redao com algumas dicas de Magda Becker Soares e Nelson do Nascimento que importante estudar e Ter como manual de redao na cabeceira da cama como livro de leitura. A ordenao no Desenvolvimento do Pargrafo pode acontecer: a) por indicaes de espao : "... no muito longe do litoral...".Utilizam-se advrbios e locues adverbiais de lugar e certas locues prepositivas, e adjuntos adverbiais de lugar; b) por tempo e espao: advrbios e locues adverbiais de tempo, certas preposies e locues prepositivas, conjunes e locues conjuntivas e adjuntos adverbiais de tempo; c) por enumerao: citao de caractersticas que vem normalmente depois de dois pontos;

d) por contrastes: estabelece comparaes, apresenta paralelos e evidencia diferenas; Conjunes adversativas, proporcionais e comparativas podem ser utilizadas nesta ordenao; e) por causa-consequncia: conjunes e locues conjuntivas conclusivas, explicativas, causais e consecutivas;
f) por explicitao: esclarece o assunto com conceitos esclarecedores, elucidativos e justificativos dentro da ideia que construda.

Como Melhorar Sua Redao


Diante dos exames vestibulares, oferecemos alguns procedimentos para que o estudante faa um bom texto na prova de redao. 1. Pense no que voc quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construo das sentenas. 2. Corte palavras sempre que possvel. Use a voz ativa, evite a passiva. 3. Evite termos estrangeiros e jarges. 4. Evite o uso excessivo de advrbios. 5. Seja cauteloso ao utilizar as conjunes "como", "entretanto", "no entanto" e "porm". Quase sempre so dispensveis. 6. Tente fazer com que os dilogos escritos (em caso de narrao) paream uma conversa. Uso do gerndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vai-se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro... 7. Adjetivos que no informam so dispensveis. Por exemplo: luxuosa manso. Toda manso luxuosa. 8. Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz perodos longos. Prefira frases curtas. Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdo-los no parece que seja certo. 9. Evite clichs (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "subir os degraus da glria", "fazer das tripas corao", "encerrar com chave de ouro", "silncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima". 10. Verbo "fazer", no sentido de tempo, no usado no plural. errado escrever: "Fazem alguns anos que no leio um livro". O certo "Faz alguns anos que no leio um livro". 11. Cuidado com redundncias. errado escrever, por exemplo: "H cinco anos atrs".

Corte o "h" ou dispense o "atrs". O certo "H cinco anos..." 12. S com a leitura intensiva se aprende a usar vrgulas corretamente. As regras sobre o assunto so insuficientes. 13. Leia os bons autores e faa como eles: trate a vrgula com bons modos. 14. Nas citaes, use aspas , coloque a vrgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: "O que escrito sem esforo geralmente lido sem prazer.", disse Samuel Johnson. 15. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe parea agradvel. Escreva dirios, cartas, e-mails, crnicas, poesias,

Para Uma Boa Redao


Extenso
Escreva sempre frases curtas, que no ultrapassem duas ou trs linhas, mas tambm no caia no oposto, escrevendo frases curtas demais. Seu texto pode ficar cansativo. Uma frase de boa extenso evita que voc se perca. Seja objetivo. Quanto mais voc se alonga, mais a frase ramifica-se em muitas outras sem chegar a lugar algum. Exemplo: A crise de abastecimento de lcool no apenas resultado da incompetncia e irresponsabilidade das agncias governamentais que deveriam tratar do assunto, pois ela tambm foi causada por um outro vcio de origem que foi no primeiro caso os organismos do governo encarregados de gerir os destinos do Prolcool que foram pouco a pouco sendo apropriados pelos setores que eles deveriam controlar, se transformando em instrumentos de poder desses mesmos setores que atravs deles passaram a se apropriar de rendas que no lhes pertenciam. Quando chegamos ao final da frase, no lembramos o que estava no seu incio. O que fazer? Antes de tudo, ver quantas idias existem e separ-las. Uma possvel redao para esse texto seria: A crise de abastecimento de lcool no resulta apenas da incompetncia e da irresponsabilidade do governo. Ela tambm causada por certos vcios que rondam o poder. Os rgos responsveis pelo destino do Prolcool se eximem de control-lo com rigor. Disso resulta uma situao estranha: os rgos do governo passam a ser dominados justamente pelos setores que deveriam

controlar. Transformam-se assim em instrumentos de poder de usineiros que se apropriam do Errio.

Fragmentao
A fragmentao um erro muito comum em textos produzidos por alunos. Nunca interrompa seu pensamento antes de pronomes relativos, gerndios e conjunes subordinativas. ERRADO: O carro ficara estacionado no shopping. Onde tnhamos ido fazer compras. O Detran tem aumentado sua receita. Multando carros sem nenhum critrio. Ele tem lutado para manter o status. Uma vez que perdeu quase toda a fortuna. CERTO: O carro ficara estacionado no shopping onde tnhamos ido fazer compras. O Detran tem aumentado sua receita, multando carros sem nenhum critrio. Ele tem lutado para manter o status, uma vez que perdeu quase toda a fortuna.

A conjuno POIS
No use POIS assim que comear um texto. Pois uma conjuno explicativa ou conclusiva, e ningum deve explicar ou concluir nada logo no primeiro pargrafo. As explicaes s aparecem quando seu processo argumentativo est em andamento. Lembre-se de que, no primeiro pargrafo, deve-se apenas situar o problema.

Onde
Ateno para o emprego de onde. S deve ser usado quando se referir a lugar. O pas onde nasci fica muito distante. Nos demais casos, use em que: So muito convincentes os argumentos em que voc se baseia. No use onde para se referir a datas. Ocorreu nos anos 70, onde houve uma verdadeira revoluo de costumes. (Errado) Melhor dizer:

Ocorreu nos anos 70, quando houve uma verdadeira revoluo de costumes. (Certo)

O VOCABULRIO
Escreva com simplicidade. No empregue palavras complicadas ou supostamente bonitas. Escrever bem no escrever difcil. O vocabulrio deve adequar-se ao tipo de texto que pretendemos redigir. No nosso caso, s trabalhamos com a linguagem padro, aquela que a norma culta exige quando vamos tratar de algum problema de grande interesse para leitores de bom nvel cultural. Dela devero estar afastados erros gramaticais, ortogrficos, termos chulos, gria, que no condizem com a boa linguagem. Observe as inadequaes neste exemplo: Os grevistas refutam o aumento proposto pelo governo. Enquanto o lder da situao fazia na Cmara os prolegmenos dos novos ndices, os trabalhadores faziam do lado de fora o maior au, achando que o governo no estava com nada. preciso ter muito cuidado com as palavras. Nem sempre elas se substituem com preciso. Empregar refutar por rejeitar, prolegmenos por exposio no torna o texto melhor. No s palavras bonitas prejudicam um texto, mas tambm a gria (au) e expresses coloquiais (no estava com nada). O texto poderia ser escrito da seguinte forma: Os grevistas rejeitaram o aumento proposto pelo governo. Enquanto o lder da situao fazia na Cmara a exposio dos novos ndices, os trabalhadores faziam do lado de fora uma grande manifestao..

Adjetivos certos na medida certa


O emprego indiscriminado de adjetivos pode prejudicar as melhores idias. Para que dizer um vendaval catastrfico destruiu Itu quando vendaval j traz implcita a idia de catstrofe? Outro mau uso do adjetivo ocorre quando empregado intempestivamente, como se o autor quisesse embelezar o texto. Diante do mundo incomensurvel, incgnito e desmedido que nos cerca, o homem se sente minsculo, limitado, inepto, incapaz de compreender o menor movimento das coisas singulares, magnticas e imprevisveis com que se depara em seu cotidiano impregnado e assoberbado de interrogaes. Entendeu? Nem ns. O adjetivo pode ser empregado, sim, mas quando traz uma informao necessria ao fato, notcia.

O estresse, a fadiga crnica acompanhada de mos geladas, insnia e irritabilidade atribuda em geral correria da vida urbana, talvez s perca para o colesterol alto quando se trata de arranjar um culpado pelo surgimento de doenas. Os adjetivos a empregados no so suprfluos. Se forem retirados, vo fazer falta informao, pois: a) b) c) a fadiga, alm de crnica, pode ser passageira; geladas imprescindvel a mos, por ser um sintoma de fadiga crnica; vida precisa do qualificativo urbana para evitar a generalizao.

Evite usar adjetivos que j se desgastaram com o uso como: calor escaldante, saudosa memria, longa jornada, doce lembrana, emrito goleador, grata surpresa, frio siberiano, inquietante silncio, lauto banquete, ltimo adeus, providncias cabveis, vibrante torcida.

Lugares-comuns e modismos
Evite palavras, frases, expresses ou construes vulgares. A renovao da linguagem deve ser uma preocupao constante de quem escreve. No h boa idia que sobreviva num texto cheio de lugares-comuns. Abandone: agradar a gregos e troianos; arrebentar a boca do balo; botar pra quebrar; chover no molhado; deitar e rolar; dar o branco, correr solto; dizer cobras e lagartos; estar em petio de misria; estar com bola toda; estar na crista da onda; ficar literalmente arrasado; ir de vento em popa; passar em brancas nuvens; ser a tbua de salvao; segurar com unhas e dentes; ter um lugar ao sol. A palavra mais simples Entre duas palavras, escolha a mais simples. Por que dizer auscultar em vez de sondar? Obstncia em vez de empecilho? Siga sempre o conselho do grande escritor francs Paul Valry: Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples; entre duas palavras simples, escolha a mais curta. Evite tambm duas ou mais palavras quando uma capaz de substitu-las. Use: o governador em vez de chefe do executivo; o presidente em vez de o chefe da nao.

Pleonasmos
Alguns pleonasmos passam despercebidos quando escrevemos. Veja os mais comuns e troque-os pela forma exata: a cada dia que passa (a cada dia); acabamentos finais (acabamentos); continua ainda (continua); elo de ligao (elo); encarar de frente (encarar); h doze anos atrs (h doze anos); justamente com (com); monoplio exclusivo (monoplio); repetir de novo (repetir). PARTICULARIDADES LXICAS E GRAMATICAIS

Desde
Nunca escreva desde de. No o vejo desde 1980. (E no desde de 1980)

Junto a
Junto a significa adido a. Ele nosso representante junto FIFA. J esta frase no est correta: Voc tem de se explicar junto ao banco. O certo abandonar a palavra junto e usar a preposio exigida pelo verbo: Voc tem que se explicar ao banco. . medida que/na medida em que No confunda medida que com na medida em que. A primeira locuo d idia de proporo e a segunda de causa. Voc vai melhorar medida que ( proporo que) for tomando esse remdio. Vamos seguir o regulamento na medida em que (uma vez que) ele foi aprovado.

Face a/ frente a
Nunca use. Substitua por diante de, em face de, ante, em vista de, perante, em frente de. Inauguraram uma padaria em frente de nossa casa. Acerca de/ a cerca de/ h cerca de Acerca de sobre: No disse nada acerca do plano econmico que elaborou. A cerca de aproximadamente. Minha casa fica a cerca de cem metros da praia. H cerca de faz aproximadamente. H cerca de dez anos que eles estudam esse assunto.

H/a
No troque a por h e vice-versa. Use a para exprimir idia de FUTURO. Daqui a cinco anos estarei formado. Minha escola fica a duzentos metros da casa. Use h para tempo passado. Para saber se seu emprego est correto, substitua o verbo haver por fazer: H (faz) oito anos que no o vejo.

Veja a diferena entre a tempo e h tempo. Chegou a tempo de fazer as malas. Ele est na Austrlia h (faz) tempo. O estudo tem como base Roteiro de Redao, de Antnio Viana.

20 Erros Comuns em Redaes


1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal ope-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar. 2 - "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois sculos. / Fez 15 dias. 3 - "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, tambm invarivel: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais. 4 - "Existe" muitas esperanas. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanas. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peas. / Restaram alguns objetos. / Sobravam idias. 5 - Para "mim" fazer. Mim no faz, porque no pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer. 6 - Entre "eu" e voc. Depois de preposio, usa-se mim ou ti: Entre mim e voc. / Entre eles e ti. 7 - "H" dez anos "atrs". H e atrs indicam passado na frase. Use apenas h dez anos ou dez anos atrs. 8 - "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundncias: Sair fora ou para fora, elo de ligao, monoplio exclusivo, j no h mais, ganhar grtis, viva do falecido. 9 - "Venda prazo". No existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto (moda de) Lus XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a p, a esmo, a cavalo, a carter. 10 - "Porque" voc foi? Sempre que estiver clara ou implcita a palavra razo, use por que separado: Por que (razo) voc foi? / No sei por que (razo) ele faltou. / Explique por que razo voc se atrasou. Porque usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trnsito estava congestionado.

11 - Atraso implicar "em" punio. Implicar direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicar punio. / Promoo implica responsabilidade. 12 - Vive "s custas" do pai. O certo: Vive custa do pai. Use tambm em via de, e no "em vias de": Espcie em via de extino. / Trabalho em via de concluso. 13 - Todos somos "cidades". O plural de cidado cidados. Veja outros: caracteres (de carter), juniores, seniores, escrives, tabelies, gngsteres. 14 - O ingresso "gratuto". A pronncia correta gratito, assim como circito, intito e fortito (o acento no existe e s indica a letra tnica). Da mesma forma: flido, condr, recrde, avro, ibro, plipo. 15 - A ltima "seo" de cinema. Seo significa diviso, repartio, e sesso equivale a tempo de uma reunio, funo: Seo Eleitoral, Seo de Esportes, seo de brinquedos; sesso de cinema, sesso de pancadas, sesso do Congresso. 16 - Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, so a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc. 17 - "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de. 18 - No viu "qualquer" risco. nenhum, e no "qualquer", que se emprega depois de negativas: No viu nenhum risco. / Ningum lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confuso. 19 - A feira "inicia" amanh. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanh. 20 - Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunes subordinativas e os advrbios: No lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro.

Vous aimerez peut-être aussi