Vous êtes sur la page 1sur 8

41

Artigo __________________________________________________________________________ REPERCUSSO GERAL


JLIO CSAR BALLERINI SILVA ANTONIO CARLOS CAVALHEIRO DA SILVA JNIOR
1

RESUMO H repercusso geral do recurso extraordinrio, quando a matria deste e, portanto, a sua deciso afetar um nmero indeterminado de pessoas e no apenas as partes da ao judicial. Trs so os pontos de maior relevncia, nas normas que regulam esse instituto processual estabelecido pela Constituio: o juzo de admissibilidade do recurso, o qurum de dois teros que necessrio para se decretar a inexistncia da repercusso e a aplicabilidade do artigo 557 do Cdigo de Processo Civil matria. Abstract: There is public interest on a judicial appeal, when it can affect an undetermined number of people. The issue of public interest involves three main points of major importance, the previous judgement on the admission of the appeal, the quorum of two thirds, which is necessary for the Supreme Court to utter it, and the aplicability of article 557 of Brazilian Civil Procedure Codex to the subject. Palavras-chave: repercusso geral, recurso extraordinrio, juzo de admissibilidade.

A historicidade do direito a manifestao do fluxo e do refluxo das ordens jurdicas com relao axial prpria idia de justia. Todavia, exsurgem conceitos de proporcionalidade e de igualdade vivenciada no contexto de uma democracia deliberativa, criada por manifestaes de uma cultura crescentemente pluralista. Com a globalizao, o pas passou a viver uma nova situao social, econmica e poltica, necessitando de novos conceitos e de uma justia mais clere. Foi e ainda preciso romper preconceitos para se atingir uma ordem jurdica justa. Posta a premissa, vimos que o ordenamento jurdico brasileiro est em profunda transformao o que podemos constatar desde a revogao do Cdigo Civil de 1.916 pelo
1

Jlio Csar Ballerini Silva Professor do Curso de Direito da Unipinhal, Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifcia Universidade Catlica de Campinas e magistrado do Tribunal de Justia de So Paulo. Antnio Carlos Cavalheiro da Silva Jnior acadmico do Curso de Direito da Unipinhal. Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

42

Novo Cdigo Civil de 2.002, em que h o rompimento da sistemtica Bevilaquiana em busca de resolver problemas de situaes concretas e no mais dos juristas, a necessidade do direito civil atender os interesses da sociedade e no mais do indivduo e a preocupao do legislador em trazer valores ticos. Estes so os princpios, respectivamente, da operabilidade, da socialidade e da eticidade, atualmente informadores do direito civil. O Cdigo de Processo Civil segue as mudanas no intuito no s de adequ-la as necessidades da sociedade, mas de buscar a efetividade que nada mais que a consecuo do objetivo essencial do processo capaz de prover s partes a tutela jurisdicional adequada, ou em suma, um juzo axiolgico e de atendimento a finalidade para a pacificao social. Vrias foram as ondas de evoluo do direito processual civil e, podemos citar como a primeira onda a justia gratuita, como segunda, terceira e quarta, o advento dos interesses difusos e coletivos e individuais homogneos (Eca, ACP, EI etc), da efetividade processual (reformas 1.994/1.997) e por fim da efetividade dos direitos sociais. Dessa forma, o processo evolui da relao processual para um ente muito mais gil, fenmeno este que o Professor lio Fazzallari denomina de mdulo processual. O mdulo processual transcende a idia de instrumentalidade do processo remetendo ao movimento neoimamentista. Todavia, essa evoluo passa pelo processo imanentista em que o processo civil era um anexo do direito material, pela clebre polmica travada entre os romanistas Windscheid e Muther em que se determinou haver uma relao processual contra o Estado e outra em face do demandado; e chega no neoimamentismo em que ainda se reconhece a diferena entre relao jurdica material e processual, mas que tem por caracterstica bsica uma hiprbole das garantias constitucionais contraposta perda de relevo das relaes formais. Ganham, assim, relevo as garantias constitucionais procedural due process of law passando pelo grifo do pas de nulit sans grief. Deveras, estamos em transio. A hermenutica releva que estamos deixando de ser civil law para sermos common law, porm nossa Constituio Federal do tipo analtica e no amparava expressamente essa sistematizao das normas inferiores. Assim sendo, toda hermenutica oscila entre segurana e justia e, nos deparamos com o termo grego zetein, ou zettica que significa perquirir, e o termo, da mesma origem, dokein, ou dogma que significa doutrinar. Toda essa nova sistematizao do direito substantivo e do direito adjetivo, por serem normas inferiores, carecia de amparo na norma superior para respeitar uma relao de compatibilidade desta com aquelas.

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

43

Em 08 de dezembro de 2.004, com a Emenda Constitucional n.45, propalada como Reforma do Judicirio por alguns e, como Controle Externo do Judicirio por outros, foi introduzido o inciso LXXVIII no artigo 5 da Constituio Federal, de modo que esta passou a dar azo a toda sistemtica perquirida pelo direito civil e processual civil, uma vez que a Carta Magna nada mais do que um conjunto de regras jurdicas revestidas de uma caracterstica mpar de supralegalidade e que tem o nvel mximo de eficcia no mundo jurdico e, por isso na norma superior. O acrscimo ocorreu no Captulo I Dos Direitos e Deveres Individuais, no Ttulo Dos Direitos e Garantias Fundamentais e reza:
Art.5. Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: I (...); LXXVIII. A todos no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. (s)(...).

A Emenda Constitucional n.45/04 no s constitucionaliza a necessidade de uma justia clere, mas tambm demonstra a possibilidade de se responsabilizar o respectivo ente causador da demora na prestao, seja ele jurisdicional, seja administrativo. Prev, ainda, que o Estado se sujeita ao Tribunal Penal Internacional propiciando acalorados debates quanto ao conceito de soberania, que acaba por ser relativizado diante do Estado Constitucional Cooperativo. Cabe agora, sem mais delongas, analisarmos a Repercusso Geral, muito embora sem a pretenso de esgotar o tema. O escopo da repercusso geral a rpida soluo dos litgios e o desentupimento da via judiciria. A diminuio do acesso aos Tribunais Superiores pela via recursal uma tendncia que se percebe em todo mundo e o abarrotamento das pautas de julgamento dessas cortes impes, cada vez mais, a criao de requisitos que dificultem o conhecimento de recursos, com o fim ltimo de racionalizar a atividade jurisdicional. Corrobora essa necessidade as caractersticas analtica, detalhista e longa da Constituio Federal de 1.988, que em muitas de suas partes veicula matrias condizentes com a legislao ordinria.

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

44

A repercusso geral est contida na Constituio Federal, mais especificamente no artigo 102, inciso III, 3, que pedimos venia para reproduzir:
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I (...); II (...); III julgar mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou o ato do governo local contestado em face desta Constituio; d) julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. (...); 3. No recurso extraordinrio o recorrente dever demonstrar a repercusso das questes constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissibilidade do recurso, somente podendo recus-lo pela manifestao de dois teros de seus membros.

A repercusso geral foi introduzida no ordenamento jurdico pela Emenda Constitucional n.45/04 e foi regulamentada pela Lei n.11.418, de 19 de dezembro de 2.006. Foi ento que se acrescentou ao Cdigo de Processo Civil as letras A e B no artigo 543, que reproduzimos:
Art. 543-A. O Supremo Tribunal Federal, em deciso irrecorrvel, no conhecer do recurso extraordinrio, quando a questo constitucional nele versada no oferecer repercusso geral, nos termos deste artigo. 1. Para efeito da repercusso geral, ser considerada a existncia, ou no, de questes relevantes do ponto de vista econmico, poltico, social ou jurdico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. 2. O recorrente dever demonstrar, em preliminar do recurso, para apreciao exclusiva do Supremo Tribunal Federal, a existncia da repercusso geral. 3. Haver repercusso geral sempre que o recurso impugnar deciso contrria a smula ou jurisprudncia dominante do Tribunal.

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

45

4. Se a Turma decidir pela existncia da repercusso geral por, no mnimo, 4 (quatro) votos, ficar dispensada a remessa do recurso ao Plenrio. 5. Negada a existncia da repercusso geral, a deciso valer para todos os recursos sobre matria idntica, que sero indeferidos liminarmente, salvo reviso da tese, tudo nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 6. O Relator poder admitir, na anlise da repercusso geral, a manifestao de terceiros, subscrita por procurador habilitado, nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal. 7. A Smula da deciso sobre a repercusso geral constar de ata, que ser publicada no Dirio Oficial e valer como acrdo. Art. 543-B. Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idntica controvrsia, a anlise da repercusso geral ser processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. 1. Caber ao Tribunal de origem selecionar um ou mais recursos representativos da controvrsia e encaminh-los ao Supremo Tribunal Federal, sobrestando os demais at o pronunciamento definitivo da Corte. 2. Negada a existncia de repercusso geral, os recursos sobrestados considerar-se-o automaticamente no admitidos. 3. Julgado o mrito do recurso extraordinrio, os recursos sobrestados Uniformizao sero ou apreciados Turmas pelos Tribunais, que podero Turmas de Recursais, declar-los

prejudicados ou retratar-se. 4. Mantida a deciso e admitido o recurso, poder o Supremo Tribunal Federal, nos termos do Regimento Interno, cassar ou reformar, liminarmente, o acrdo contrrio orientao firmada. 5. O Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal dispor sobre as atribuies dos Ministros, das Turmas e de outros rgos, na anlise da repercusso geral.

Trata-se de um novo requisito de admissibilidade do recurso extraordinrio no controle difuso de constitucionalidade. Desse modo, recursos que a despeito de discutirem questes constitucionais se mostrarem irrelevantes, no sero nem ao menos conhecidos. A lei regulamentadora apenas revela que a repercusso geral da questo jurisdicional caracteriza-se pela existncia de relevncia econmica, poltica, social ou jurdica, que

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

46

ultrapassem os limites objetivos da causa, porm perdeu uma valiosa oportunidade de conceituar o instituto, trazendo conceitos jurdicos indeterminados ao texto, fato criticado por alguns e elogiados por outros. O legislador deixou evidente que o recurso extraordinrio deve possuir importncia geral para ser julgado. Uma causa provida de repercusso geral quando h interesse geral para o seu desfecho, ou seja, interesse pblico e no somente dos envolvidos naquele litgio. No momento em que o julgamento daquele recurso deixa de afetar apenas as partes do processo, mas tambm uma gama de pessoas fora dele, despertando interesse pblico, tem aquela causa repercusso geral. So trs os aspectos de maior relevncia a serem discutidos. O primeiro diz respeito ao juzo de admissibilidade e, logo de incio, a dvida que surge a possibilidade de o Tribunal local exercer o juzo de admissibilidade do recurso extraordinrio. No entanto, essa dvida no pode subsistir, uma vez que a primeira leitura do artigo 102, 3 da CF conduz concluso de que o juzo de admissibilidade compete privativamente ao STF, e a prpria Carta Magna nada diz a respeito do rgo a quo poder negar a subida do recurso extraordinrio. Portanto, ao que parece, isso no poder ocorrer. bom que se diga que nem mesmo o Relator do STF poder faz-lo. Essa concluso pode ser auferida do prprio dispositivo que diz que a apreciao da existncia de repercusso geral deve ser feita por rgo colegiado e por se tratar de competncia originria do Supremo Tribunal Federal. Entretanto, bom que se diga que como todo recurso interposto pelo rgo prolator da deciso recorrida, sabe-se que o primeiro juzo de admissibilidade dele prprio, se infere que o Tribunal local seria competente para analisar a admissibilidade do recurso, inclusive quanto a repercusso geral, uma vez que o artigo 542, 1 do CPC no sofreu alterao. Ademais, o que se pretende com a repercusso geral justamente o descongestionamento do STF. Assim, curvo-me aos que entendem possvel o juzo de admissibilidade do Tribunal local. Cabe ainda lembrar que, contra esse juzo de admissibilidade, cabe agravo de instrumento, que garantir que a causa seja apreciada pelo STF. O segundo ponto importante diz respeito ao quorum de dois teros dos Ministros para se definir a repercusso geral como requisito de admissibilidade no recurso extraordinrio. incongruente que oito dos onze Ministros que compem o STF tenham de se reunir em sesso plenria, para declarar a existncia ou no de repercusso geral. Trata-se de verdadeiro contra-senso, que vai de encontro celeridade jurisdicional, haja vista a necessidade de sesso plenria para a anlise da admissibilidade do recurso extraordinrio.

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

47

Somente aps a verificao da admissibilidade, teramos o julgamento do mrito do recurso pela Turma. A soluo encontrada pelo Professor Srgio Bermudes que se entenda por Tribunal no o pleno da Corte, mas o rgo competente para o recurso. Concordamos com essa posio, pois fcil perceber que a real inteno do legislador era conceder s Turmas a competncia para definir a admissibilidade ou no do recurso extraordinrio. Portanto, no seria lgico conceder ao plenrio a anlise da admissibilidade do recurso e a Turma o mrito. Essa concluso se concretiza, com a anlise do regimento interno do STF, que diz que compete s Turmas julgar o recurso extraordinrio, e tambm pelos prprios artigos 102 e 103 da CF. O terceiro ponto diz respeito incidncia do artigo 557 do CPC nos recursos extraordinrios. No h de se fazer qualquer restrio aplicao deste dispositivo ao recurso extraordinrio. A lei processual cristalina ao afirmar que o relator poder negar seguimento ao recurso. O professor Osmar Mendes Paixo Cortes, em recente estudo sobre o tema, demonstrou que o relator poderia, nos termos do artigo 557 do CPC, julgar o recurso para reconhecer a repercusso geral, mas no para neg-la, devido previso legal de dois teros do Tribunal para faz-la. Luiz Manoel Gomes Jnior, contudo, cria uma exceo no sentido de que, quando o STF j tenha, reiteradamente, decidido acerca da no repercusso geral de determinada causa, no h necessidade de o relator submeter idntica questo ao colegiado. Rodrigo Barioni posiciona-se no sentido da aplicabilidade do artigo 557 do CPC ao recurso extraordinrio, pois preciso maior celeridade ao julgamento dos recursos. Conclumos pela proposio do professor Luiz Manoel Gomes Jnior. Mas ressaltamos que, sendo o direito um exerccio de bom senso, cabe aplicar os princpios da proporcionalidade e da razoabilidade, de forma a no impedir o jurisdicionado de acalentar a sua animosidade e, ao mesmo tempo, impedir a procrastinao de demandas e o emperramento do Judicirio. BIBLIOGRAFIA ALVIM, Arruda, A Argio de Relevncia no Recurso Extraordinrio. So Paulo, Revista dos Tribunais. BARBOSA MOREIRA, Jos Carlos. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, Volume V. 9 edio, Rio de Janeiro, Forense, 2001.

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

48

BERMUDES, Srgio. A Reforma do Judicirio pela Emenda Constitucional N 45. Rio de Janeiro, Forense, 2005. GOMES JUNIOR, Luiz Manoel. A Argio de Relevncia. A Repercusso Geral das Questes Constitucional e Federal. Rio de Janeiro, Forense, 2001. WAMBIER, Teresa Arruda Alvim e outros. Reforma do Judicirio: Primeiras Reflexes sobre a Emenda Constitucional N. 45/2004. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2005.

Vox Forensis, Esprito Santo do Pinhal, v. 3, n. 2, Abr./Jun. 2010

Vous aimerez peut-être aussi