Vous êtes sur la page 1sur 6

Imprimir

O meu drive de CD/DVD no funciona. E agora?


Por Eduardo Karasinski Fonte: www.tecmundo.com.br/2716 -O-meu-drive-de-CD-DVD-nao-funciona-E-agora-.htm Quarta-Feira 9 de Setembro de 2009
O meu drive de CD/DVD no funciona. E agora, o que posso fazer? Apesar de o drive de CD / DVD ser algo to simples, no to difcil que ele apresente problemas aps algum tempo de uso. Na verdade, s vezes ele j comea a ter incompatibilidades assim que voc o coloca no computador. Os problemas e as solues podem variar mais do que voc imagina. muito difcil saber especificamente qual o problema do seu drive e como resolv -lo, justamente porque tudo isso muito varivel. Nesse artigo ns vamos apresentar uma srie de problemas e as possveis solues que voc pode seguir, caso tenha algum problema com o seu drive de CD e DVD. E isso envolve tanto leituras quanto gravaes dos discos. Tento acessar a unidade no Meu Computador e nada acontece Isso bastante comum: voc coloca um disco em seu drive e simplesmente no acontece nada. Por mais que o drive continue lendo e piscando o led, o computador no reage. Ento, voc vai at o Meu Computador, d um duplo -clique na unidade e o PC comea a ler sem parar, mas sem abrir nada.

Quando isso acontece, geralmente o problema na leitura do disco, e no exatamente em seu drive. Ou seja, possvel que o disco esteja riscado, sujo, ou simplesmente seja incompatvel com o seu drive de alguma maneira (sim, isso possvel). Tente testar o disco em algum outro drive e veja se funciona. Se funcionar, o problema em seu drive. O meu drive de CD simplesmente no abre mais Alm de o disco no ter dado nenhum sinal de vida, ele emperrou o seu drive? Voc tenta apertar o boto para abrir o drive, mas nada acontece, simplesmente como se estivesse, de alguma forma, grudado. Poucos sabem, mas possvel abri-lo manualmente, utilizando para isso um clipe de papel. Basta abrir o clipe e procurar por um pequeno buraco em seu drive de CD. Coloque o arame nesse buraco e empurre com fora at que a gaveta do drive se abra. Normalmente ela s abre um pouco, mas basta puxar o resto da bandeja com a mo. Depois, tire o disco e empurre a bandeja novamente para o lugar. Se voc tentar abrir depois do modo convencional e o drive no abrir (mesmo sem nenhum disco dentro), o problema pode ser interno.

O drive parece funcionar normalmente, mas nenhum disco lido Uma tima hiptese no caso de nenhum disco estar sendo lido, mas o drive apresentar atividades normais (como abrir a gaveta normalmente), a lente estar muito suja. Voc pode fazer a limpeza com um disco prprio para isso (o que recomendado). Geralmente esses discos j vm com todas as instrues que voc precisa seguir. Caso voc queira fazer a limpeza manual, remova a unidade de disco e use um cotonete seco. Passe ele com bastante suavidade e delicadeza na lente. Porm, tome cuidado para no encostar absolutamente mais nada na lente (como o seu dedo), pois pode estrag -la.

O drive no grava mais nenhum disco Normalmente isso acontece por duas razes (ao mesmo tempo, ou no). A primeira delas acontece quando voc instala algum programa para gravar discos e ele, de alguma maneira, altera o seu registro e os drivers do Windows, impossibilitando que o gravador funcione. Alguns programas, como o Nero, podem ocasionar isso. Uma soluo tentar desinstalar o programa, reiniciar o computador e tentar novamente. A outra soluo corresponde justamente aos drivers da sua unidade de disco estarem com algum problema de compatibilidade. Se isso s apareceu quando voc instalou uma nova verso do sistema operacional, talvez seja necessrio esperar at que saia alguma atualizao. Mas voc pode tentar remover e/ou atualizar o driver por conta prpria. O Windows XP e o Vista oferecem uma soluo automtica para esse problema. Voc pode baixar o programa clicando aqui.

Atualizando e reinstalando o driver Como dito anteriormente, o problema pode ocorrer no driver da unidade de disco. A atualizao extremamente simples. Primeiro, d um clique com o boto direito em Meu Computador e selecione Propriedades. Ento, clique em Gerenciador de Dispositivos.

Voc ver que todos os dispositivos conectados em seu computador so listados ali. Clique no + ao lado de Unidades de DVD/CD-ROM para expandir a lista. Assim, o seu drive aparecer. Basta agora clicar com o boto direito sobre ele e escolher Atualizar Driver ou Desinstalar. Ao escolher atualizar, ele procurar pelo driver mais recente e o instalar. J caso voc escolha Desinstalar, o Windows vai reinstalar seu drive assim que voc reiniciar o sistema.

A minha unidade de disco simplesmente nem liga Se o seu drive no apresenta absolutamente nenhum tipo de reao, talvez haja algum problema nas conexes dele. Primeiramente, entre na BIOS do seu computador (pressionando Del antes de iniciar o sistema) e, em uma aba chamada Advanced, veja se o seu drive aparece na lista. Caso no, ele provavelmente est desligado.

Verifique ento todos os cabos que esto conectando o drive ao computador (Flat ou SATA e de fora). Se possvel, troque-os por outros e tente usar o drive novamente. Alm disso, procure no manual do fabricante se h alguma instruo no caso de o drive no funcionar. Verifique tambm se tudo nele est de acordo com o que diz no manual (como os jumpers).

No consegui resultados. Devo trocar de drive? Se tudo que foi descrito no artigo no resolveu o problema, ento voc pode tentar trocar o seu drive onde comprou (caso ainda esteja na garantia). Ou, leve em algum tcnico que realize consertos. Fora todas essas possibilidades, somente resta comprar um novo.

Imprimir

Vous aimerez peut-être aussi