Vous êtes sur la page 1sur 12

PROPOSTAS DE ACTIVIDADE A DESENVOLVER NOS VRIOS TEMAS:

SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CINCIA As desigualdades de gnero na realizao de tarefas domsticas Os trabalhos domsticos sempre foram uma tarefa complexa para o agregado familiar embora isso no signifique que tais responsabilidades sejam compartilhadas de forma igualitria entre os diferentes membros. Diversas pesquisas demonstram que as mulheres tendem a envolver-se mais do que os homens nas tarefas do dia-a-dia. Observa-se, no entanto, um nmero crescente de homens que partilham com a mulher ou at mesmo assumem as tarefas domsticas e a responsabilidade de educar os filhos, procurando adequarem-se s exigncias da sociedade actual. Essas situaes parecem reflectir aspectos do processo histrico que se sucedeu no decorrer do sculo XX acarretando transformaes no exerccio das tarefas domsticas e educativas nas famlias. Durante a dcada de 1930 at meados da dcada de 1980, as tarefas domsticas eram, geralmente, desempenhadas com base na tradicional diviso de papis segundo o gnero. A partir da dcada de 1980, ocorreram transformaes mais consistentes, embora ainda bastantes marcadas por modelos tradicionais. Importantes fenmenos e movimentos sociais, tais como, a entrada das mulheres no mercado de trabalho e sua maior participao no sistema financeiro familiar acabaram por imprimir um novo perfil famlia. A estrutura familiar tradicional, com o homem como nico ganha-po e a mulher como nica responsvel pelas tarefas domsticas est a cair em desuso. Actualmente, em muitas famlias j se percebe uma relativa diviso de tarefas, na qual homens e mulheres compartilham aspectos referentes organizao do dia-a-dia da famlia. Porm, essas mudanas parecem no estar a ocorrer com a mesma frequncia e intensidade em todas as famlias. O que encontramos hoje em dia so famlias com diferentes configuraes e estruturas, o que tem implicaes directas na vida domstica. Coexistem modelos familiares que seguem a tradicional diviso de papis; outros nos quais homens e mulheres dividem as

tarefas domsticas e educativas e, ainda, famlias nas quais as mulheres so o principal suporte financeiro do lar, ainda que acumulando o trabalho domstico e educao dos filhos. Neste sentido, percebe-se que a diviso das tarefas domsticas e educao dos filhos parecem no acompanhar de maneira proporcional as mudanas decorrentes da maior participao da mulher no mercado de trabalho e no sustento econmico do lar. Mesmo nas casas onde as mulheres tm um ganho financeiro maior do que os maridos, ou mesmo naquelas onde os maridos esto desempregados, elas realizam uma quantidade muito maior de actividades no trabalho domstico do que eles. Alm disso, homens e mulheres ainda desempenham tarefas distintas como se tais actividades fossem prprias de cada um dos gneros. Assim, as mulheres continuam a realizar tarefas como cozinhar, lavar e passar, enquanto os homens desempenham tarefas na rea da carpintaria, electricidade e pequenos arranjos. Um estudo norte-americano (2000), numa amostra de 2912 casais, em que se realizou uma pesquisa para comparar a quantidade de tarefas domsticas realizadas por mulheres que sustentam financeiramente as suas famlias e mulheres que so dependentes economicamente dos maridos revelou que as mulheres contribuem com 64% do total de horas de trabalho domstico e os maridos com 30%, sendo o restante desempenhado pelas crianas ou outras pessoas que vivem ou ajudam na casa. Os dados dessa pesquisa indicam que quando homens e mulheres tm aproximadamente o mesmo ordenado, as tarefas domsticas so divididas de forma mais igualitria. Entretanto, na medida em que a independncia econmica das esposas aumenta, os maridos tendem a realizar menos trabalhos domsticos. As mulheres que sustentam a famlia referem que gastam menos horas no trabalho domstico do que realmente se passa, enquanto os seus maridos que no trabalham dizem passar mais tempo nas actividades domsticas do que realmente o fazem. Ou seja, tanto uns como outros, exageram na avaliao do trabalho domstico que realizam. Alm disso, as mulheres que sustentam a casa desempenham mais tarefas domsticas do que as mulheres dependentes economicamente dos maridos, proporcionalmente ao tempo disponvel que possuem. Por outro lado, os maridos dependentes economicamente, na mesma proporo, realizam menos tarefas do que aqueles que sustentam as suas famlias. O autor deste estudo associa estes resultados a uma forma utilizada pelas famlias (em que as mulheres so o suporte financeiro do lar) de compensar a expectativa social de gnero.

Outros estudos revelam que apesar de algumas mudanas, 68,7% dos homens, face a 92,7% das mulheres, concordam que as tarefas domsticas deveriam ser divididas de forma igualitria entre os dois sexos. Outros resultados demonstraram que a diviso do sustento da famlia entre marido e mulher uma varivel que contribui para uma diviso do trabalho domstico mais igualitria. Esse fenmeno pode ser compreendido tendo em considerao que as tradies polticas, culturais e sociais extremamente mulher enraizadas tm dificultado conseguir equilibrar

responsabilidades familiares e profissionais e atingir paridade com o homem no mercado de trabalho. As mulheres ganham em mdia, um a dois teros menos do que os homens, tm menos acesso promoo e consequentemente a cargos de gerncia e poder e tm maior acesso a profisses menos valorizadas socialmente. Essa diviso de papis e funes no se restringe somente ao mbito profissional e domstico. A tarefa educativa que, historicamente, tem sido atribuda s mulheres, tambm tem acompanhado tais transformaes. No possvel construir um modelo ideal, igualitrio e equilibrado. fundamental conhecer o contexto de cada famlia e o impacto que as suas crenas, valores e atitudes tm na definio e distribuio das tarefas e papis familiares. 1- Aps a leitura do texto anterior, reflicta sobre a problemtica apresentada focando entre outros, os seguintes tpicos: - Concorda com a realidade descrita no texto que acabou de ler? - Verifica no seu quotidiano situaes semelhantes s referidas? - Que tipo de tarefas domsticas realiza? - No contexto domstico, observa utilizaes diferenciadas de electrodomsticos por mulheres e homens? Em caso afirmativo, identifique essas utilizaes; - Concorda com essa diferenciao? Qual(ais) considera ser(em) a(s) sua(s) causa(s)?

- Admite que as tarefas domsticas possam ser divididas de forma igualitria entre os dois sexos?

2- Elabore uma sntese sobre as concluses a que chegou.

http://efa-stc.blogspot.com/2009/01/as-desigualdades-de-genero-na.html

Aquecimento Global

O modelo econmico seguido pelas sociedades dos pases industrializados tem criado uma enorme diversidade de actividades que so responsveis pela produo e emisso de gases poluentes para a atmosfera. Estas emisses, cada vez mais intensas, tm provocado impactes muito significativos ao nvel dos mecanismos reguladores do clima do planeta. Qual a importncia das actividades humanas nas alteraes climticas? Que impactes podem resultar do aumento do efeito de estufa?

Sugestes de Explorao: Em que consiste o efeito de estufa? Refira o fenmeno, que devido s actividades humanas, pode amplificar o efeito de estufa. Faa uma pesquisa rpida na Net, e refira qual a temperatura mdia nos ltimos dois sculos. Tem vindo a aumentar em que razo? Qual o gs presente na atmosfera que contribui mais para o efeito de estufa? Indique as actividades humanas que mais contribuem para o aumento do efeito de estufa. (Faa uma pesquisa na Net para retirar dados que apem a resposta)

Relacione a variao da concentrao do CO2 na atmosfera com a variao da temperatura no planeta. Com base nos dados fornecidos, sugira algumas consequncias que podem ocorrer face s previsveis alteraes dos padres climticos do planeta. Faa uma previso relativa aos problemas que podem surgir em pases como a Holanda, Maldivas e Itlia (Veneza) se houver uma subida do nvel das guas do mar superior a um metro. Sugira, medidas que podem ser tomadas no sentido de evitar o aquecimento global, referindo o papel da evoluo tecnolgica na reduo das emisses de gases com efeito de estufa.

http://efa-stc.blogspot.com/2008_01_01_archive.html

Automvel versus Transporte Pblico O automvel um dos grandes smbolos do sculo XX industrial e do consumo de massas. Inicialmente objecto de luxo, quase exclusivo de elites, depressa se fez acessvel s massas, ainda que em verses diversas de carros para o povo, legitimando a tcnica como fonte original de benefcios para todos. E os benefcios do automvel incidem sobre duas das dimenses fundamentais da nossa experincia: espao e tempo. Mais longe, mais rpido, afectando a experincia de tempo e espao, num mundo em acelerao, o homem moderno passou a deslocar-se preferencialmente sobre rodas. No entanto, no dealbar do sculo XXI, o automvel comea a revelar-se surpreendentemente tambm uma incomodidade, e, quase to grave como isso, uma incomodidade tanto com custos econmicos como ambientais. O trnsito, a sinistralidade, a poluio (sonora, atmosfrica, visual ou global) e o prprio espao que a sua presena e utilizao exigem no servio ao cidado individual esto a torn-lo insustentvel e alvo de uma necessria, qui inevitvel, obsolescncia enquanto modo de transporte preferencial em meio urbano. Das instncias internacionais em que se debate o problema da alterao do clima at gesto autrquica do espao da cidade, o automvel aparece j hoje como pretexto para uma movimentao, embora talvez ainda dispersa e no generalizada, no sentido de encontrar novas estratgias, tcnicas ou formas de mobilidade, que se articulam ao modelo estabelecido de predomnio do transporte individual, o qual, inevitavelmente, ter de ser reconvertido tanto tecnologicamente como nos seus regimes de uso. As novas concepes de polticas dos transportes para os espaos urbanos comeam a apontar para mudanas de fundo nos padres de mobilidade. Mas como que os cidados, utilizadores dirios do automvel, percepcionam esta mudana? Qual a sua conscincia dos problemas gerados pelo uso quotidiano e indiscriminado do automvel e quais as suas atitudes perante as mudanas que se anunciam? Em Lisboa e no Porto comeam a surgir medidas, talvez ainda desconexas e pouco integradas, mas ainda assim que mostram se no vontade poltica, ao menos a conscincia da inevitabilidade de encarar o automvel como uma fonte de problemas e de promover o uso do transporte pblico. Igualmente, por fora dos compromissos que decorrem do Protocolo de Quioto, adivinham-se novas medidas penalizadoras do uso do automvel e de incitamento a um maior recurso a formas alternativas de transporte individual e colectivo. Mas as viragens de orientao que despontam na poltica de transportes implicam aceitao social e uma efectiva mudana de comportamento na relao como o automvel, mormente por parte dos que, adultos e jovens, todos os dias se deslocam, volante nas mos, para chegar a um local de trabalho, estudo ou lazer. Ora, mesmo no

pressuposto de que na vertente poltica e organizacional esta viragem seja feita de forma consistente, exemplar e coerente, estas mudanas raramente so pacficas ou isentas de confronto de interesses, desejos, alternativas e percepes diversas. Afinal, o automvel desempenha uma funo social especfica e est profundamente enraizado no nosso quotidiano e, se os seus usos viraram 'desusos', no fim de contas, as atitudes e comportamentos dos cidados so o elemento fulcral de qualquer mudana que v ao encontro da ideia de desenvolvimento sustentvel. Adaptado, O Automvel - Usos e Desusos do Transporte Individual Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa

Actividade: 1- Aps a leitura do texto anterior, realize uma pesquisa sobre a problemtica apresentada, tendo em conta os seguintes aspectos: mudanas dos padres de utilizao no transporte pblico e privado, observadas em Portugal; motivaes para o uso dirio do automvel em detrimento do uso dos transportes colectivos pblicos; impacto da utilizao crescente de transportes individuais (no ambiente, na sade pblica, na qualidade de vida, ); eficcia das polticas urbana e de transportes, na substituio do transporte individual pelo transporte pblico; principais factores a ser melhorados para incentivar o uso do transporte colectivo pblico. 2- Elabore um texto (2 a 3 pginas) com os resultados da pesquisa efectuada.

Links para sites que abordam a temtica dos Transportes e da Mobilidade Sustentvel:
http://observa.iscte.pt/docs/relatorio%20final%20automovel.pdf http://www.quercus.pt/scid/webquercus/defaultArticleViewOne.asp?categoryID=683&articleID=1910 http://www.bcsdportugal.org/files/600.pdf

http://efa-stc.blogspot.com/search?updated-min=2009-0101T00%3A00%3A00Z&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00Z&max-results=8

Organograma O Organograma um grfico que representa a estrutura formal da organizao, ou seja, o Organograma de uma empresa a estrutura real da empresa representado graficamente e hierarquicamente. O Organograma deve ser construdo a partir de um mapa da organizao da empresa e pode ser feito da seguinte forma: Nvel 1 Direco Geral, Directoria, Presidncia, Dono, Chefe Nvel 2 Gerente, Chefe de Departamento Nvel 3 Chefe de Sector, Sectores da Empresa. Por outro lado, a diviso d-se em trs reas: Administrativa Comercial Financeira 1 Elabore um organograma aplicado a uma organizao, no Word, e identifique os elementos que fazem parte dele. 2 Numa organizao, por vezes, necessrio melhorar a estrutura hierrquica. Com base na afirmao atrs referida, diga quais as formas para esse mesmo melhoramento. 3 Explore formas de reestruturao organizacional em termos de recursos humanos e estratgias para aumento da produtividade da empresa. 4 Explique qual a relao existente entre Inovao Tecnolgica e excedentes de recursos humanos (exemplos concretos). 5 Com base na fotocpia do recibo do ordenado, (trabalho por conta de outrem), identifique e explique as suas componentes.

http://efa-stc.blogspot.com/2009/01/organograma.html

Oramento Familiar A elaborao do oramento familiar mensal no uma tarefa fcil, porque este envolve planejar, eleger prioridades e controlar o fluxo de caixa. Ou seja, a elaborao do oramento familiar ajuda-o a entender os seus hbitos de consumo, garantindo a estabilidade das finanas no presente e visando prevenir o futuro. Os rendimentos e as despesas so considerados durante um perodo especfico, so confrontados num oramento e geralmente numa base mensal. Relativamente s despesas irregulares, estas so divididas numa base mdia mensal. O oramento deve ser feito com exactido, honestidade e estimativas realistas. Assim, a elaborao do oramento familiar mensal deve seguir os seguintes passos: 1 Discriminar as despesas mensais regulares: renda, prestao do crdito habitao, seguros, custos de electricidade, gua, gs, telefone, telemvel, Internet, condomnio, alimentao, roupa, transporte, etc.

2 Discriminar as despesas eventuais, tais como frias presentes, reparaes ou compras de grande valor (atribuir um determinado valor).

3 Discriminar as receitas, tais como rendas, juros de depsitos a prazo e salrios (valor lquido recebido).

4 Fazer o balanceamento das receitas e despesas mensais (receitas despesas). Aps ter elaborado o oramento familiar, pondere se o que est feito o certo, podendo pensar nos gastos que podem ser eliminados ou reduzidos. 1- Os rendimentos mdios das famlias portuguesas variam em funo das actividades profissionais. Explique e identifique essas diferenas. 2 Existem diferentes formas de combater a evaso fiscal, sendo um dos males da economia portuguesa. Quais so essas formas. 3 - Crdito significa ter dinheiro disposio sempre que o prprio no consiga obter esse dinheiro no imediato, mas que saiba que pode pag-lo mais tarde. Com base na afirmao atrs referida, que tipos de crdito existem e quais os organismos que os promovem. 4 - Elabore o seu oramento familiar mensal (no Excel) e faa uma reflexo sobre as despesas que poderiam ser eliminadas ou reduzidas. http://efa-stc.blogspot.com/2009/01/orcamento-familiar.html

10

Promove comportamentos saudveis e medidas de segurana e preveno de riscos, em contexto profissional

1. Verifique que o cdigo do trabalho dedica alguns captulos s situaes relativas


a doenas profissionais. Indique quais.

2. Explicite o conceito de doena profissional recorrendo ao site da Segurana


Social.

3. Explorando o link anterior, justifique a preferncia da generalidade da populao


por empregos no sector dos servios.

4. Interprete as condies dos contratos de trabalho (por exemplo, salariais, de


acidentes de trabalho, de resciso, etc.) relacionando-as com as ocupaes profissionais e os vnculos contratuais dos trabalhadores.

5. Explore as diferenas existentes nos sistemas de proteco social (pblico e


privado) relativamente aos modos de accionamento e actuao em situaes de doena profissional nas vrias categorias socioprofissionais e aprofunde o conhecimento das melhores opes para uma assistncia mais adequada.

6. Refira alguns smbolos e sinais relacionados com preveno e segurana no


trabalho (qumicos, mecnicos, radiaes, biolgicos, elctricos).

7. Refira-se importncia das regras de segurana no trabalho, em particular,


interpretando a informao relativa a procedimentos de interveno em situaes de emergncia e de manipulao de materiais perigosos.

11

http://stcx.blogspot.com/

12

Vous aimerez peut-être aussi