Vous êtes sur la page 1sur 9

MAPEAMENTO DA ACTIVIDADE DO CREBRO APS O KRIYA YOGA

No crebro vivente, milhes de clulas nervosas comunicam entre si emitindo minsculos impulsos elctricos. Desta forma, o crebro est electricamente activo noite e dia ao longo da vida de cada um de ns. Esta actividade pode ser registada como oscilaes (popularmente chamadas de ondas cerebrais) colocando-se elctrodos no couro cabeludo, amplificando os sinais e exibindo-os num monitor de computador. Este mtodo de medio chamado de Eletroencefalografia (EEG). O crebro oscila em diferentes frequncias, dependendo do estado de conscincia, assim como a altura das ondas (amplitude) pode variar. Existe uma correlao directa entre a actividade de uma pessoa ou o nvel de ateno e a sua frequncia de ondas cerebrais (ver fig. 1). Durante estados inconscientes (por exemplo, o sono profundo), as lentas ondas delta com grandes amplitudes aparecem no EEG. No estado semi-consciente, entre a viglia e o sono, as ondas teta so muitas vezes dominantes, e durante o estado desperto, num estado mentalmente relaxado com os olhos fechados, as ondas alfa predominam na maioria das pessoas. Finalmente, as ondas de alta frequncia beta com pequena amplitude aparecem durante a actividade de viglia consciente. Assim, com as medies de EEG pode-se verificar se uma pessoa est consciente (ondas alfa e beta) ou inconscientes (ondas delta e teta). Quanto menor a frequncia do EEG mais inconsciente o Estado (fig. 1).

Os Quatro Tipos de Ondas Cerebrais: Ondas Beta (13-36 oscilaes (ou ondas) por segundo (Hz)). Este o ritmo do crebro no estado normal de viglia associado ao pensar, resoluo de problemas e ateno activa dirigida ao mundo exterior. As ondas Beta podem ser classificadas como beta 1 (13-20 Hz) e beta 2 (20-36 Hz). Tenses mentais, excitao e ansiedade podem aumentar ambas as amplitudes e frequncias dos ritmos beta. Isto pode causar uma mudana das ondas beta 1 para as ondas beta 2. Ondas Alfa (8-13 Hz). Alfa so os mais dominantes de todos os ritmos do crebro. A maioria das pessoas tm alguma actividade alfa no EEG, especialmente quando fecham os olhos, viram a sua ateno para dentro e relaxam. Isso aumenta a amplitude das ondas alfa. As ondas alfa, que significam a conscincia desperta, so a "ponte" ou "bilhete de entrada" para o inconsciente, que representado pelas frequncias ainda menores (teta e delta).

Ondas Teta (4-8 Hz). Teta o ritmo dominante do crebro das crianas pequenas. Em adultos, as ondas teta normalmente aparecem apenas durante o sonho ou sonolncia, bem como durante emoes fortes. As ondas teta so formadas nas profundezas do crebro e reflectem a actividade inconsciente associada s emoes e ao sonho. Tanto quanto se chega perto de memrias inconscientes durante a meditao profunda e perto de sentimentos reprimidos na terapia, a actividade teta tende a aumentar. Para termos acesso consciente a, e relembrana do contedo inconsciente, as ondas alfa tm de estar presentes no EEG. Sem as ondas alfa o contedo inconsciente permanece inconsciente. A presena de uma certa quantidade de ondas teta combinadas com ondas alfa registadas no EEG, durante o repouso, poder significar uma viso pessoal e criatividade. Ondas Delta (0,5-4 Hz). Delta visto em bebs recm-nascidos e em adultos durante o sono profundo. Estes ritmos lentos so associados com as funes bsicas de sobrevivncia profundamente enraizadas no crebro. Durante a psicoterapia, onde os pacientes revivem o seu prprio nascimento, o aparecimento de ondas delta tem sido observada. As ondas delta esto associadas com os mais profundos estados de conscincia. Alguns consideram que elas significam o contacto com o inconsciente colectivo. Ritmos de ondas delta combinados com ritmos de ondas alfa podero reflectir um radar compreensivo, uma intuio interior, uma espcie de sexto sentido.

O Objectivo deste estudo: Queramos estudar os efeitos do Kriya Yoga na actividade cerebral (EEG). Na literatura cientfica existem frequentemente relatrios de um aumento das ondas alfa e teta durante e aps vrias formas de meditao. O Kriya Yoga um mtodo poderoso de despertar e expanso da conscincia, bem como para o reforo da energia vital e psquica. Por isso, antecipamos que as medies no EEG, antes e aps uma nica sesso de Kriya Yoga, apresentassem alteraes significativas. Alm disso, queramos fazer um mapa da actividade cerebral em mapas do crebro coloridos (ver fig. 4 e 5) durante as alteraes distintas na conscincia que ocorrem nas conexes com o Kriya Yoga.

Resultados:

Professores de Yoga de uma Escola de Yoga escandinava - todos com uma pratica de muitos anos no Kriya Yoga - participaram nesta pesquisa. As medies no EEG foram registadas imediatamente antes e aps duas horas de pratica de Kriya Yoga a partir de oito elctrodos, quatro sobre o lado esquerdo do crebro e quatro sobre o direito, colocados sobre o couro cabeludo com a ajuda de bandas elsticas. Os sinais no EEG amplificados foram transmitidos para um computador, exibidos num monitor e simultaneamente armazenados num disco rgido. Posteriormente, os dados no EEG foram analisados para a distribuio dos ritmos delta, teta, alfa e beta no EEG. Aps a meditao, um aumento significativo de ritmos alfa e teta no crebro foi observado em dez dos onze indivduos. Para alguns, as ondas alfa passaram para mais do dobro. O aumento destes ritmos foi maior na parte posterior do crebro (regio parietal), onde ambos os ritmos alfa e teta aumentaram numa mdia de 40% (ver fig. 2). Houve uma tendncia geral para estes ritmos se espalharem da parte de trs do crebro para a frente. Em dez dos onze indivduos destros, as ondas alfa aumentaram mais direita do que no lado esquerdo das regies temporais (fig. 3). O significado destas alteraes sero discutidos a seguir. Todos os resultados mencionados de seguida so estatisticamente significativos e, portanto, no podem ser considerados uma coincidncia.

Um melhor contacto com as emoes e com o subconsciente: O aumento considervel na actividade das ondas alfa e teta na maioria das regies do crebro aps a meditao (fig. 4) indica que o crebro est profundamente relaxado e concentrado na pratica do Kriya Yoga. Mostra-nos tambm que atravs da meditao os indivduos obtiveram um melhor contacto com o seu subconsciente e suas emoes.

O grande aumento de ondas alfa no lobo temporal direito um dado interessante. As pesquisas recentes nos EUA mostraram-nos que na depresso as pessoas introvertidas tm mais ondas alfa na regio fronto-temporal esquerda, enquanto que as optimistas e extrovertidas tm mais ondas alfa no lado direito. Segundo as pesquisas americanas, um aumento de ondas alfa no lado direito do crebro, como foi encontrado neste estudo de Kriya Yoga, neutraliza o stress e a depresso. Vrios estudos cientficos demonstraram que o ritmo das ondas teta no electroencefalograma (misturado com ondas alfa) se correlacionam com o aparecimento prvio de sentimentos inconscientes, imagens e memrias. Os investigadores do crebro alegam que uma pessoa em estados elevados de ondas alfa/teta capaz de confrontar e integrar os seus processos inconscientes. Este conhecimento das pesquisas modernas corrobora a experincia que os iogues tm tido a partir do Kriya Yoga durante milhares de anos, que o estado meditativo, caracterizado por elevadas frequncias de actividade de ondas alta/teta, poder proporcionar uma libertao ou uma "limpeza" do material inconsciente numa pessoa. Este estudo demonstra que o Kriya Yoga um sistema extremamente eficaz que nos eleva activamente a frequncias alfa/teta (constado no EEG) e, portanto, tambm refora os efeitos positivos associados.

Artigo extrado e traduzido a partir do website da Escola Escandinava de Yoga e Meditao; escrito originalmente pelo Dr. Erik Hoffmann.

Vous aimerez peut-être aussi