Vous êtes sur la page 1sur 3

Questo 05 Seja r um nmero real positivo e P um ponto do espao.

O conjunto formado por todos os pontos do espao, que esto a uma distncia de P menor ou igual a r, : a) um segmento de reta medindo 2r e tendo P como ponto mdio. b) um cone cuja base um crculo de centro P e raio r. c) um cilindro cuja base um crculo de centro P e raio r. d) uma esfera de centro P e raio r. e) um crculo de centro P e raio r. Questo 06 a) Um cubo macio de metal, com 5 cm de aresta, fundido para formar uma esfera tambm macia. Qual o raio da esfera? b) Deseja-se construir um reservatrio cilndrico com tampa, para armazenar certo lquido. O volume do reservatrio deve ser de 50 m3 e o raio da base do cilindro deve ser de 2 m. O material usado na construo custa R$ 100,00 por metro quadrado. Qual o custo do material utilizado? Questo 07 Um paciente internado em um hospital tem que receber uma certa quantidade de medicamento injetvel (tipo soro). O frasco do medicamento tem a forma de um cilindro circular reto de raio 2 cm e altura 8 cm. Sero administradas ao paciente 30 gotas por minuto. Admitindo-se que uma gota uma esfera de raio 0,2 cm, determine: a) o volume, em cm3, do frasco e de cada gota (em funo de ). b) o volume administrado em cada minuto (considerando a quantidade de gotas por minuto) e o tempo gasto para o paciente receber toda a medicao. Questo 08 Deseja-se fabricar um rolim encaixando-se, sem folga, n esferas iguais de raio 1 cm entre dois anis cilndricos, tal como na figura.

Exerccio 15
Questo 01 Um plano intercepta uma esfera perpendicularmente a um de seus dimetros num ponto P distinto do centro e interior a esse dimetro. a) Provar que a interseco um crculo. b) Determinar (em funo do raio r da esfera) a distncia do ponto P ao centro, a fim de que o crculo interseco tenha rea igual metade da de um crculo mximo da esfera. Questo 02 Considere uma circunferncia C de raio r num plano e aponte a nica alternativa falsa. a) Existem superfcies esfricas cuja interseco com C. b) Existe apenas uma superfcie esfrica de raio r cuja interseco com C. c) Dentre as superfcies esfricas que interceptam segundo C, h uma de raio menor. d) Dentre as superfcies esfricas que interceptam segundo C, h uma de raio maior. e) Se t > r, h duas, e apenas duas, superfcies esfricas de raio t cuja interseco com C. Questo 03 O volume V de uma bola de raio r dado pela frmula V = 4 R /3. a) Calcule o volume de uma bola de raio r = 3/4 cm. Para facilitar os clculos voc deve substituir pelo nmero 22/7. b) Se uma bola de raio r = 3/4 cm feita com um material cuja densidade volumtrica (quociente da massa pelo volume) de 5,6 g/cm3, qual ser a sua massa? Questo 04 Uma circunferncia contida na superfcie de uma esfera diz-se circunferncia mxima da esfera se seu raio igual ao raio da esfera. Assim, pode-se afirmar que: a) Toda circunferncia contida na superfcie de uma esfera uma circunferncia mxima da esfera. b) Um plano e uma esfera que se cortam ou tm um nico ponto em comum ou sua interseo contm uma circunferncia mxima da esfera. c) Os planos determinados por duas circunferncias mximas distintas de uma mesma esfera so necessariamente secantes e sua interseo contm um dimetro comum s duas. d) Dadas duas esferas concntricas distintas, uma circunferncia mxima de uma e uma circunferncia mxima da outra so necessariamente circunferncias concntricas coplanares. e) Duas circunferncias mximas de uma mesma esfera esto necessariamente contidas em planos perpendiculares.
Aprovao em tudo que voc faz. 1
3

a) possvel construir tal pea com o raio externo R 6,5 cm e 18 esferas? Use

3,14.

b) Calcule os raios r e R dos anis em funo de n.


www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - MATEMTICA II - Mdulo 55 (Exerccio 15)

Questo 09 O trato respiratrio de uma pessoa composto de vrias partes, dentre elas os alvolos pulmonares, pequeninos sacos de ar onde ocorre a troca de oxignio por gs carbnico. Vamos supor que cada alvolo tem forma esfrica e que, num adulto, o dimetro mdio de um alvolo seja, aproximadamente, 0,02 cm. Se o volume total dos alvolos de um adulto igual a 1 618 3 cm , o nmero aproximado de alvolos dessa pessoa, considerando = 3, : a) 1 618 103. b) 1 618 104. c) 5 393 102. d) 4 045 104. e) 4 045 105. Questo 10 Um canal de televiso pretende instalar o servio de TV digital em Uberlndia e, para isso, ser necessrio a construo de uma nova antena de transmisso. A antena deve ser composta por uma base cbica, por um poste cilndrico, ambos macios e feitos de concreto, por uma haste de sustentao e por uma esfera macia feita de uma liga metlica (conforme a ilustrao a seguir).

a) Deseja-se pintar o poste cilndrico de uma cor diferente da base cbica. Considerando que a regio de contato entre a haste e a parte superior do poste tenha rea desprezvel, qual o valor da rea do poste a ser pintada? b) Se a haste da antena suporta um peso mximo de 50 kg, determine o maior valor possvel para R, deforma que o peso da esfera de raio igual a este valor no exceda o peso mximo suportado pela haste. GABARITO Questo 01
r 2 2

b) OP=

Questo 02 Letra D. Questo 03 a) 99/56 cm b) 9,9 g


3

Questo 04 Letra C. Questo 05 Letra D. Questo 06


3 cm 4

a) 5 .

b) R$ 7.512,00 Questo 07 Sejam D, d e R, respectivamente, as medidas (em metros) da diagonal da base cbica, da diagonal da face da base cbica e do raio da esfera metlica. Sabe-se que: 2 2 2 1) O valor de D excede em 16 m o valor de d . 2) O dimetro da base do poste cilndrico a metade da aresta da base cbica. 3 3) O volume do poste cilndrico 18 m . 4) 1 m da liga metlica corresponde a 300 kg (kilogramas). Com base nestas informaes, responda as seguintes perguntas:
Aprovao em tudo que voc faz. 2
3

a) V(frasco) = 32
3

cm e V(gota) = 4 /375 cm .

b) 8 /25 cm e 100 minutos. Questo 08 a) Sim b) r = cossec

-1 n +1 n

R = cossec

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - MATEMTICA II - Mdulo 55 (Exerccio 15)

Questo 09 Letra E. Questo 10 a) ( a 3 ) = a 2 = 16 a = 4cm(medida da aresta do cubo) Seja r a medida do raio da base do cilindro. 2r = 2 r = 1cm Seja h a medida da altura do cilindro.
2

( )
2

.12. h = 18 h = 18 cm

Calculando a rea do cilindro que ser pintada. A=

2 . R. h + .r 2
18 + .1 2
2

A = 2. .

A = (36 + )cm
3

b) 1m --------------300kg V ----------------50kg Logo V =

1 3 m 6
3

4 1 2 cm .r 3 = r = 3 6 2

Aprovao em tudo que voc faz.

www.colegiocursointellectus.com.br

DOMUS_Apostila 02 - MATEMTICA II - Mdulo 55 (Exerccio 15)

Vous aimerez peut-être aussi