Vous êtes sur la page 1sur 6

APSS Associao dos Profissionais de Servio Social

A TICA NO SERVIO SOCIAL


- PRINCIPIOS E VALORES Adaptados pela assembleia Geral da FIAS em Colombo Sirilanka, em Julho de 1994

1. INTRODUO
A conscincia tica uma componente indispensvel da prtica profissional de todos os Assistentes Sociais. A sua capacidade de proceder em conformidade com a tica um aspecto essencial qualidade do servio que prestado aos utentes. O objectivo da FIAS Federao Internacional dos Assistentes Sociais promover a reflexo e o debate sobre a TICA entre as associaes membro da FIAS, os Assistentes Sociais e os Servios Sociais. Os fundamentos da reflexo tica da FIAS, que se apresentam neste documento, tica no Servio Social Princpios e Valores, composto de dois documentos: Declarao Internacional dos Princpios ticos do Servio Social e Cdigo de Deontologia em Servio Social. Estes documentos indicam os princpios ticos base, da profisso de assistentes sociais e recomendam os procedimentos nela a adoptar, face no s s situaes problema, como ao relacionamento profissional com os utentes, assim como os colegas e outros interventores sociais. Este documento ser a base de um processo continuo de anlise, de reflexo e de reformulao entre a prtica e a teoria.

2. DECLARAO INTERNACIONAL dos PRINCPIOS TICOS no SERVIO SOCIAL


A FIAS reconhece a necessidade de uma declarao dos Princpios ticos como guia orientador para lidar com os problemas ticos no Servio Social. As finalidades da Declarao Internacional dos Princpios ticos so: 1. Formular um conjunto de princpios bsicos de Servio Social, os quais devem ser adaptados s diversas realidades socioculturais. 2. Identificar problemas ticos na prtica do Servio Social. 3. Elaborar um guia metodolgico para lidar com questes ticas/problemas ticos. A Declarao Internacional dos Princpios ticos, assume que, tanto as Associaes da FIAS, como os seus membros, aderem aos princpios aqui formulados. A FIAS espera que cada Associao apoie os seus membros na identificao e na forma de lidar com os problemas ticos no exerccio da sua profisso. As Associaes membro da FIAS e os seus associados devem informar o Comit Executivo da FIAS acerca de qualquer Associao membro que negligencie a adeso a estes princpios. As Associaes Nacionais que tenham dificuldades na adopo destes princpios notificaro o Comit Executivo, o qual poder impor os acordos e o espirito da Declarao dos Princpios ticos a uma Associao membro. Se tal no for suficiente o Comit Executivo pode, ainda, como medida seguinte, sugerir a suspenso. A Declarao Internacional dos Princpios ticos deve ser do domnio pblico. Isto capacitar os utentes, os empregadores, os profissionais de outras reas e o pblico em geral a ter expectativas de acordo com os princpios ticos para todas as Associaes membro, devido s diferenas legislativas, culturais e governamentais, existentes entre pases membro da FIAS.

APSS Associao dos Profissionais de Servio Social

2.1. Os Princpios
Os Assistentes Sociais tm como objectivo do seu trabalho o desenvolvimento dos seres humanos, vivenciando os seguintes princpios bsicos: 2.1.1. 2.1.2. Cada Ser Humano tem um valor nico em si mesmo o que justifica o respeito moral por essa Pessoa; Cada indivduo tem direito sua autodeterminao, at ao limite em que isso no desrespeite os iguais direitos dos outros e tem a obrigao de contribuir para o bem estar da sociedade; Cada sociedade, seja qual for a sua estrutura, dever proporcionar o mximo de condies favorveis de vida aos seus membros; Os Assistentes Sociais tm um compromisso com os princpios de Justia Social; Os Assistentes Sociais devem colocar os seus objectivos, conhecimentos e experincia ao servio dos indivduos, dos grupos, das comunidades e da sociedade, apoiando-os no seus desenvolvimento e na resoluo dos seus conflitos individuais ou colectivos e nas consequncias que dai advm; Espera-se que os Assistentes Sociais providenciem o melhor apoio possvel a toda e qualquer pessoa que procure a sua ajuda e conselho, sem discriminao com base na deficincia, cor, raa, classe social, religio, lngua, convices polticas ou opes sexuais; Os Assistentes Sociais respeitam os Direitos Humanos bsicos, de indivduos e grupos, consignados na Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas e em outras convenes internacionais derivadas daquela Declarao; Os Assistentes Sociais salvaguardam os princpios de privacidade, confidencialidade e uso responsvel da informao no seu trabalho profissional. Devero ainda respeitar a confidencialidade mesmo quando a legislao do seu pas contrria a esta exigncia; Espera-se dos Assistentes Sociais um trabalho de estreita colaborao com os seus utentes, na defesa do seu prprio interesse e no interesse dos outros com ele envolvidos. Os utentes so encorajados a participar e devem ser informados dos riscos e benefcios provveis no decurso do processo;

2.1.3. 2.1.4. 2.1.5.

2.1.6.

2.1.7.

2.1.8.

2.1.9.

2.1.10. Os Assistentes Sociais, geralmente, esperam que os utentes assumam em colaborao com eles a responsabilidade de decidir a orientao a dar aos seus problemas que afectam as suas vidas. A presso que venha a ser necessrio exercer para resolver os problemas de uma parte custa dos interesses das outras partes envolvidas, s deveria acontecer depois de uma aprofundada avaliao das reclamaes das partes em conflito. Os Assistentes Sociais devem evitar o recurso coaco jurdica; 2.1.11. O Servio Social incompatvel com o apoio directo ou indirecto a grupos de indivduos, foras polticas ou sistemas de poder que dominem os Seres Humanos, pelo uso da fora, tais como: a tortura ou meios violentos; 2.1.12. Os Assistentes Sociais tomam decises e eticamente justificadas apoiando-se na Declarao Internacional dos Princpios ticos e nas Normas ticas Internacionais para os Assistentes Sociais, adaptadas pela sua Associao Profissional Nacional.

2.2. reas Problema / Zonas de Conflito

APSS Associao dos Profissionais de Servio Social

2.2.1.

As reas problema que levantam questes ticas especficas no so necessariamente universais, devido s diferenas socioculturais e polticas. Cada Associao Nacional dever promover o debate e a clarificao de questes importantes e dos problemas particularmente relevantes para o seu pas. Contudo, as reas problema, que se seguem, so por regras as reconhecidas universalmente: 1) Quando a lealdade do Assistente Social se confronta com interesses contraditrios entre: - os do prprio Assistente Social e os seus utentes; - os interesses incompatveis de utentes individuais e outros indivduos; - os interesses contraditrios de grupos de utentes; - grupos de utentes e o resto da populao; - o funcionamento da instituio, o empregador e os Assistentes Sociais; - grupos de profissionais diversos. 2) O facto de o Assistente Social apoiar e controlar ao mesmo tempo (funo de apoio e de controlo), coloca a questo da escolha de valores, a fim de evitar a confuso ou a falta de clarificao nas aces e suas consequncias. Quando se espera que os Assistentes Sociais desempenhem um papel no controlo dos cidados, eles so obrigados a clarificar as implicaes ticas desta funo e em que medida este papel aceitvel relativamente aos Princpios Bsicos ticos do Servio Social. 3) O dever do Assistente Social de proteger os interesses do utente facilmente entram em conflito com exigncias de eficincia e de rentabilidade, o que leva este problema a assumir importncia com a introduo e o uso da tecnologia da informao no mbito da Aco Social.

2.2.2.

Os princpios expressos em 2.1. devero estar sempre na base de qualquer deliberao apresentada ou de qualquer escolha feita, pelos Assistentes Sociais ao tratar situaes/problema.

2.3. - Metodologia para a Soluo das Situaes/Problema


2.3.1. As diferentes Associaes Nacionais de Assistentes Sociais so obrigadas a tratar os assuntos de tal maneira que as situaes problemas/ticos possam ser tidas em considerao e tentada a sua resoluo em fruns colectivos dentro da organizao. Estes fruns deveriam possibilitar, ao Assistentes Social um espao para debater, analisar e reflectir as situaes problemas/ticos em colaborao com os colegas, com outros grupos de especialistas e outras partes afectadas pelo assunto em debate. Mais ainda, tais fruns deviam dar oportunidade aos Assistentes Sociais de receber conselho e apoio de colegas e de outros tcnicos. A anlise e debate da tica deveria procurar criar sempre oportunidades e opes. 2.3.2. s Associaes membro exigido que produzam e/ou adaptem directrizes ticas para os diversos campos da Aco Social, especialmente para aqueles onde existem situaes problema/ticos complicados, assim como para reas onde os princpios ticos do Servio Social possam entrar em conflito com os sistemas legais ou a poltica das autoridades do respectivo pas. Quando os Princpios ticos esto definidos, compete s Associaes ajudar os Assistentes Sociais a analisar e a reflectir sobre as questes ticas das situaes problema, na base de: 1) Os Princpios bsicos da Declarao (2.1.);

2.3.3.

APSS Associao dos Profissionais de Servio Social

2) O CONTEXTO tico/moral e poltico das aces, isto a anlise dos valores e poderes que constituem o enquadramento das condies da aco; 3) Os MOTIVOS da aco, quer dizer, antes de se iniciar um processo, de agir, devero ser clarificadas as motivaes e os objectivos da Aco Social; 4) A NATUREZA da aco, isto , a anlise do contedo moral da aco, por exemplo, o uso de coaco como oposto cooperao voluntria, tutela versus participao, etc.. 5) As CONSEQUNCIAS que a aco pode ter para os diferentes grupos, isto , uma anlise das consequncias das diversas formas de aco para todas as partes envolvidas, tanto a curto como a longo praz 2.3.4. As Associaes membro so responsveis por promover o debate, o ensino e a pesquisa relativas s questes ticas.

3. NORMA TICAS INTERNACIONAIS para os ASSISTENSTES SOCIAIS


(Esta parte baseada no Cdigo Internacional de Deontologia para o Assistente Social, adaptado pela FIAS em 1976, mas no inclui os princpios ticos visto que estas esto agora includos no ponto 2.1. Declarao dos Princpios ticos do Assistente Social no presente documento).

3.1. Prembulo
O Servio Social tem a sua origem nos ideais e filosofias humanitrias, religiosas e democrticas. Tem como objectivo responder s necessidades humanas que resultam das interaces pessoa/sociedade e ainda ao desenvolvimento do seu potencial humano. Os Assistentes Sociais tm como objectivo o bem-estar e a auto-realizao dos seus utentes; o desenvolvimento e o uso disciplinado do conhecimento a respeito do comportamento humano e social; o desenvolvimento de recursos para ir ao encontro das necessidades e aspiraes, tanto dos indivduos, como dos grupos e da sociedade, em ordem a uma maior Justia Social. O Assistente Social obrigado a reconhecer e a aplicar estas normas de conduta tica, baseadas na Declarao Internacional dos Princpios ticos de Servio Social.

3.2. Normas Gerais de Conduta tica


3.2.1. Procurar entender cada utente, individualmente, o sistema social em que est envolvido, as condicionantes que afectam o seu comportamento e acompanhamento, assim como os servios que lhe deveriam ser prestados; Preservar, afirmar e defender, os valores, conhecimento e metodologia do Servio Social, abstendo-se de qualquer comportamento que prejudique o exerccio da profisso; Reconhecer as limitaes profissionais e pessoais; Encorajar a utilizao de todo o saber e experincia prtica importantes; Inovar e aplicar os mtodos relevantes no desenvolvimento e validao dos seus conhecimentos tericos e prticos; Contribuir com a sua assessoria tcnica para o desenvolvimento de polticas e programas que promovam uma melhor qualidade de vida na sociedade;

3.2.2.

3.2.3. 3.2.4. 3.2.5. 3.2.6.

APSS Associao dos Profissionais de Servio Social

3.2.7. 3.2.8.

Identificar e interpretar as necessidades sociais; Identificar e interpretar a causa e a natureza dos problemas sociais, do indivduo, do grupo, da comunidade e do pas, tanto a nvel nacional como no contexto internacional; Identificar, interpretar e dar a conhecer o trabalho e as actividades desenvolvidas pelos Assistentes Sociais;

3.2.9.

3.2.10. Esclarecer se as declaraes pblicas ou as aces realizadas so feitas numa base individual ou como representante de uma Associao Profissional ou outro qualquer grupo.

3.3. Normas de Servio Social em Relao com os Utentes


3.3.1. 3.3.2. Aceitar a responsabilidade em relao aos utentes, mas dentro das limitaes estabelecidas pelos direitos ticos dos outros e os objectivos dos servios; Preservar o direito do utente a um relacionamento de confiana, privacidade e confidencialidade, e ao uso responsvel da informao. O utente dever estar informado da necessidade e do uso da recolha e da partilha da informao dos dados adquiridos enquanto profissional. Nenhuma informao dever ser cedida sem o conhecimento do utente, excepto nos casos em que este no possa ser responsvel ou em que outros possam ser colocados em risco. O utente dever ter acesso aos registos do trabalho social que a ele se refiram; Reconhecer e respeitar as opes, responsabilidades e diferenas individuais dos utentes. Dentro do mbito do servio e do meio social do utente, o Assistente Social dever ajudar os utentes a assumir a responsabilidade pelas suas aces, apoiando todos de igual maneira. Se o servio no poder ser efectuado desta forma, os utentes devero ser informados disso, para que possam ficar livres para agir; Ajudar o utente ou sociedade a alcanar a auto-realizao e atingir o mximo potencial dentro dos limites dos respectivos direitos, seus e dos outros. O servio deve ajudar o utente a entender e a usar o relacionamento profissional, promovendo as suas aspiraes e interesses legtimos.

3.3.3.

3.3.4.

3.4.

Normas de Servio Social Relativas a Instituies / Servios Organizaes


3.4.1.

Trabalhar e/ou cooperar com aquelas Instituies / Servios e Organizaes, cujas polticas, actividades e funcionamento tenham como objectivo prestar um servio adequado, respeitando uma prtica profissional compatvel com os princpios ticos da FIAS; Executar, responsavelmente, os objectivos e funes fixados pela Instituio / Servio ou Organizao, contribuindo para o desenvolvimento de polticas, processos e prticas correctas a fim de obter os melhores resultados possveis; Manter a responsabilidade para com o utente, desencadeando alteraes desejveis de polticas, de processos e de prticas atravs de organizamos responsveis. Se as solues necessrias no forem conseguidas aps terem sido esgotados todos os canais, devero iniciar-se apelos adequados s autoridades responsveis ou a uma comunidade de interesses mais amplos; Assegurar ao utente e comunidade a responsabilidade profissional pela eficincia atravs da avaliao do processo em curso;

3.4.2.

3.4.3.

3.4.4.

APSS Associao dos Profissionais de Servio Social

3.4.5.

Usar todos os meios para acabar com as polticas, os processos e as prticas, em conflito directo com os princpios do Servio Social;

3.5. Normas do Servio Social Relacionadas com os Colegas


3.5.1. Respeitar o saber, a experincia e a prtica dos colegas, Assistentes Sociais e dos profissionais de outras reas, alargando toda a cooperao necessria que possa intensificar a eficincia dos servios; Reconhecer as diferenas de opinio e de prtica dos colegas, Assistentes Sociais e outros profissionais, expressando as crticas de uma forma responsvel; Promover e partilhar as oportunidades de estudo, experincias e ideias com todos os colegas Assistentes Sociais, profissionais de outras disciplinas e voluntrios, com o objectivo de aperfeioamento mtuo; Comunicar aos corpos gerentes das Associaes Profissionais quaisquer violaes da tica e das normas profissionais e assegurar-se que os utentes esto protegidos; Defender os colegas contra aces injustas.

3.5.2.

3.5.3.

3.5.4.

3.5.5.

3.6. Normas Relativas Profisso


3.6.1. 3.6.2. 3.6.3. 3.6.4. 3.6.5. Manter os valores, princpios ticos, conhecimentos e metodologia da profisso e contribuir para a sua clarificao e aperfeioamento; Promover o nvel da prtica profissional e o emprego dos Assistentes Sociais; Defender a profisso contra a crtica injusta e trabalhar para desenvolver a confiana na necessidade da prtica profissional; Realizar uma critica construtiva da profisso, suas teorias, mtodos e prticas; Encorajar novas abordagens e metodologias necessrias para ir ao encontro das necessidades existentes.

(Nota: Traduzido do Ingls pela Assistente Social, Isabel Maria Cabral Adaptado e corrigido pelas Assistentes Scias, Maria Teresa Abrantes e Maria Madalena Almeida)

Vous aimerez peut-être aussi