Vous êtes sur la page 1sur 6

Fora Peso

Por Thiago de Freita Na linguagem cotidiana comum algum dizer que est pesando 60 kg para designar a massa de seu corpo. Na fsica no podemos cometer tal equvoco, pois peso e massa so grandezas distintas. O peso como veremos abaixo um tipo de fora, e a massa uma caracterstica dos corpos. Corpos conseguem interagir mesmo quando eles no esto em contato atravs de um transmissor de fora, que mais em especfico os fsicos classificam como campo. Todo corpo com massa m gera ao seu redor um campo. As interaes a distancia so chamadas de foras de campo, analisaremos a seguir a interao gravitacional, ou seja o campo gerado pela Terra. A fora com a qual os astros atraem os corpos denominada de peso ou fora peso. Resumidamente e desconsiderando os efeitos ligados a rotao da Terra, podemos considerar que o peso de um corpo a atrao que a Terra exerce sobre ele. Ao se abandonar um corpo nas proximidades do solo o mesmo cai sofrendo uma variao em sua velocidade, o corpo em questo fica sujeito a uma fora atrativa, pois a Terra interage com o mesmo. A direo de atrao dessa fora radial, ou seja, est apontada para o centro da terra. Como a velocidade do corpo sofre variaes surge o que chamamos de acelerao da gravidade que representamos pelo vetor (g); vale salientar que (g) orientado de modo igual ao peso e tambm radial (para o centro do planeta). Considerando a equao fundamental da dinmica conseguimos entender melhor essa conceito de fora peso, pois a fora resultante ser indicada por P j que o corpo em movimento fica sobre a ao da fora peso conforme descrito anteriormente, (m) continua sendo a massa do corpo e a acelerao da gravidade (g) far o papel da acelerao (a). Assim podemos calcular a fora peso atravs do produto entre a massa do corpo e a acelerao da gravidade da seguinte forma:

A massa de um corpo uma caracterstica sua, sendo constante em qualquer ponto do universo, mas, no entanto o peso que funo do local depende de (g) e o mesmo depende da altitude e longitude conforme a figura abaixo. Sendo o peso uma fora, sua unidade no Sistema Internacional (SI), o Newton (N).

Trabalho e Energia
Os objetos de estudo da mecnica
Paulo Augusto Bisquolo* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao A energia algo com que convivemos constantemente. Para nos mantermos vivos, precisamos nos alimentar e, para isso, extrair a energia dos alimentos. Historicamente, o homem se encontra em uma busca constante por formas de energia. A queda das guas para gerar energia eltrica, a queima de combustveis para a gerao de movimento e mais um enorme nmero de exemplos. Desses todos, importante observar que em nenhum deles ocorreu criao de energia, mas sim a sua transformao. Um caso clssico que pode ser citado o de uma usina hidreltrica, onde ocorre a transformao da energia mecnica em energia eltrica. Aqui vamos explicar as formas de energia que so estudadas na mecnica, como o trabalho e as energias cintica, potencial e mecnica. Trabalho Para se colocar algum objeto em movimento, necessria a aplicao de uma fora e, simultaneamente, uma transformao de energia. Quando h a aplicao de uma fora e um deslocamento do ponto de aplicao dessa fora, pode-se dizer que houve uma realizao de trabalho. Note que, para realizar-se um trabalho, existe a necessidade de um deslocamento. Caso algum objeto esteja sob a ao de uma fora, mas em repouso, no haver a realizao de trabalho. As foras que atuam sobre uma pessoa parada segurando uma mala no realizam trabalho pois no h deslocamento do ponto de aplicao dessas foras.

Considere um objeto que est submetido a uma fora sofre um deslocamento , como se v abaixo:

e, devido a essa fora, esse objeto

A fora

pode ser dividida em dois componentes,

, como se mostra a seguir:

Observe que o componente de

que realiza o trabalho

, pois o que tem a mesma

direo do deslocamento. O componente no realiza trabalho, pois perpendicular ao deslocamento e, por isso, no interfere diretamente no movimento.

O trabalho definido como sendo o produto do componente pelo objeto e como

pelo deslocamento sofrido

, teremos a seguinte definio matemtica para o trabalho:

No Sistema Internacional, a unidade de trabalho o joule (J). No exemplo citado, a fora mostrada causadora do movimento do objeto, mas existem casos em que a fora de oposio ao movimento, como por exemplo o atrito. Nessas situaes o trabalho ser negativo. Observe o quadro abaixo:

Uma fora que merece uma ateno especial, ao realizar trabalho, a fora da gravidade. Considere um corpo que abandonado de certa altura. Durante o movimento de queda temos um deslocamento para baixo e uma fora, a gravidade, que tambm direcionada para baixo. Sabemos que, se h uma fora e um deslocamento do ponto de aplicao, haver a realizao de trabalho. Nesse caso o trabalho ser determinado pelo produto da fora da gravidade pela altura de queda do objeto:

importante salientar que o trabalho da fora da gravidade independe da trajetria descrita durante o movimento e por isso ela classificada como fora conservativa. A fora da gravidade tambm conhecida como fora peso que constante quando se est prximo da superfcie da Terra e calculada com o produto da massa do objeto pela a acelerao da gravidade local.

Em uma descida, o trabalho da fora da gravidade positivo, pois ela est contribuindo com o movimento, mas, em uma subida, o trabalho da fora da gravidade ser negativo, pois agora ela de oposio ao movimento.

o vetor que indica deslocamento. Energia Cintica Considere um corpo inicialmente em repouso, como por exemplo, uma bicicleta. Para colocla em movimento ser necessria a aplicao de uma fora e, com isso, a realizao de

trabalho. Se essa fora for paralela ao deslocamento, o trabalho ser determinado pelo produto da fora pelo deslocamento.

A fora aplicada determinada pela Segunda lei de Newton, ou seja:

Considerando que a fora aplicada foi constante e que a bicicleta partiu do repouso, ento a ela realizar um movimento uniformemente variado e o seu deslocamento e a sua velocidade sero determinadas da seguinte forma:

Substituindo as equaes de fora e deslocamento na definio de trabalho, teremos:

Lembre que v = a.t e ento chegaremos equao que determina o trabalho realizado pela fora aplicada a essa bicicleta, para que ela atinja a velocidade v.

A expresso acima definida como energia cintica, e expressa a capacidade de um corpo em movimento para realizar trabalho.

Energia potencial gravitacional Estamos todos submetidos a uma fora da gravidade e essa fora praticamente constante quando se est prximo superfcie do planeta. Agora, imagine-se segurando uma pedra a

certa altura do solo. Para faz-la entrar em movimento, basta larg-la e durante a queda haver a realizao de trabalho pela fora gravitacional. Observe que quanto maior for a altura inicial da pedra, tanto maior ser o trabalho realizado pela fora da gravidade, pois maior ser o deslocamento realizado por ela. importante perceber que a pedra entra em movimento espontneo, ou seja, voc no precisa forar o movimento. Se isso ocorre, porque na pedra existe uma energia armazenada que ser utilizada na realizao de trabalho. Essa energia definida como energia potencial e, no caso descrito, isto , em que a fora da gravidade realiza trabalho, essa energia definida como energia potencial gravitacional. A energia potencial depende da posio do objeto. No caso da energia potencial gravitacional a posio definida pela a altura em que o objeto se encontra de um nvel horizontal definido como nvel de referncia.

Para determinar o valor da energia potencial gravitacional, basta sabermos o valor do trabalho realizado pela fora peso, ou seja, a energia potencial gravitacional numericamente igual ao trabalho da fora peso.

Vous aimerez peut-être aussi