Vous êtes sur la page 1sur 6

HISTRIA

Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginstica como atividade esportiva e no apenas como forma de treinamento militar. No Imprio Romano e durante toda a Idade Mdia, os exerccios fsicos ficaram restritos funo militar, a includos caa e os torneios. S com o Renascimento os exerccios fsicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior. No sculo XVIII, a ginstica era vista com um carisma artstico, sendo vulgares as exibies de escolas e associaes desportivas, desenvolvendo tambm a sua vertente competitiva. A organizao da ginstica nestes moldes e a criao das regras e aparelhos de ginstica aconteceu em 1811 na Alemanha, atravs da interveno do professor Friedrick Ludwig Jahn. Este abriu o primeiro campo de ginstica de Berlim e rapidamente a idia passou para outras cidades alems. O nmero de praticantes deste desporto aumentou exponencialmente, potenciando a exportao da ginstica para outros pases. A criao da Federao Internacional de Ginstica em 1881, abriu caminho para a realizao das primeiras provas internacionais da modalidade, que foram os Jogos Olmpicos de 1896. A primeira edio dos campeonatos mundiais realizou-se em Anturpia em 1903. A complexidade dos aparelhos e das modalidades foi aumentando ao longo do tempo, nomeadamente a introduo da competio olmpica feminina em 1928. No Brasil, a ginstica surgiu no incio do sculo XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dana. As aulas de dana foram o primeiro passo para a prtica de ginstica. Os homens, na mesma poca, faziam ginstica no Exrcito, com base em princpios da ginstica sueca.

PROVAS
Esta condio, varia muito de acordo com o nvel de cada competio (categorias dos atletas); porm em geral, em cada prova se realizam dois conjuntos de exerccios: um chamado de obrigatrio, que igual para todos os competidores e definido pelo rgo responsvel pela competio; e outro criado pelo atleta, chamado de livre, composto por pelo menos onze partes. O primeiro conjunto julgado exclusivamente do ponto de vista de sua execuo, ou seja, a figura do ginasta, a fluncia do desempenho e a harmonia entre as partes do exerccios. No segundo conjunto, avalia-se o grau de dificuldade dos movimentos, bem como a originalidade e a beleza da composio. Cada modalidade de exerccio tem regras e regulamentos prprios para a contagem dos pontos, que so distribudos entre as notas de Dificuldade, Combinaes/Ligaes, Execuo e Originalidade. O ginasta comete falta ao cair do aparelho, perder o equilbrio, manter as pernas e/ou os braos encurvados, executar movimentos com pouca extenso ou desenvoltura, fazer uma manobra extra para se equilibrar ou concluir subitamente um movimento.

Provas Masculinas
A ginstica masculina inclui o exerccio de solo, barra fixa, barras paralelas, cavalo com ala, cavalo sem ala e argolas. A barra fixa feito com ao polido, tem 2,4m de comprimento por 2,8cm de dimetro e fica a 2,5m de altura em relao ao solo. Diferentes exerccios so feitos de forma contnua nesse aparelho principalmente base de balano (oscilao) e retomadas. As barras paralelas so duas barras de madeira (ou fibra) com 3,50m de comprimento, colocados a uma distncia que varia de 42cm a 52cm uma da outra, a uma altura de 1,95m. Os exerccios nas paralelas combinam diversos movimentos, mas principalmente largadas e balanos. O cavalo com alas um aparelho coberto de couro, com 1,60m de comprimento, 35cm a 37cm de largura e 1,10 de altura, com duas alas de madeira de 12cm de altura colocadas a uma distncia de 40cm a 45cm uma da outra. O ginasta, seguro nas alas, faz movimentos contnuos de balanos circulares, de tesoura e com as pernas juntas (volteio). O cavalo sem ala o mesmo aparelho anterior, com quatro diferenas: retiram-se as alas, aumenta-se a altura para 1,3m, apresenta-se um trampolim ou uma cama elstica diante do cavalo, onde apoiam-se as mos para saltar e terminar em posio firme sobre um colcho posto a frente deste. Atualmente, as competies internacionais utilizam de uma plataforma de salto (Pgasus) com outras especificaes, e que tambm utilizado na ginstica feminina, em substituio ao cavalo sem alas. As argolas so aros de madeira ou de fibra de vidro, com 18cm de dimetro externo, suspensas por correias de uma altura de 5,5m, elas mesmas a 2,5m do solo, e 50cm de distncia entre si. A prova combina movimentos de impulso, fora e flexibilidade. Na ginstica de solo, os exerccios so executados numa rea quadrada, recoberta por um tatame quadrado de 12m x 12m, com mais 01 metro de faixa de segurana, em feltro ou outro material semelhante. A apresentao da srie deve durar entre 50 e 70 segundos. Os exerccios exploram velocidade, flexibilidade, fora e equilbrio na execuo de saltos, giros e provas de elasticidade

Provas Femininas
A ginstica feminina envolve exerccios em trave de equilbrio, barras assimtricas, cavalo sem ala, solo. A atleta pode iniciar os exerccios na trave de equilbrio, parada ou correndo. A trave de madeira forrada com espuma e coberta com couro ou vinil. Tem 5m de comprimento por 10cm de largura e fica a 1,2m do solo. A apresentao pode durar de 70 a 90 segundos e deve incluir movimentos em toda a extenso do aparelho. As barras assimtricas so paralelas e colocadas sobre suportes. A largura de ambas as barras semelhante, com 2,40m. A barra menor ajustvel e pode ficar de 1,4m a 1,6m do solo. A outra tem altura de 2,20m a 2,30m. Elas devem estar afastadas uma da outra

em pelo menos 1,00m. Neste aparelho predominam exerccios de suspenso e vo e so utilizados como posio passageira os movimentos de apoio. A ginasta deve trocar de barras, girando e executando movimentos elegantes e harmnicos. O cavalo sem ala igual ao dos homens, s que mais baixo (1,2m). O exerccio o mesmo, mas o cavalo colocado transversalmente. Pode-se incluir acrobacias no trampolim antes do salto. Assim como na ginstica masculina, j admite-se em competies internacionais, uma nova plataforma de salto (Pgasus). Os exerccios de solo se diferenciam dos masculinos por serem executados com msica e durarem de 70 a 90 segundos.

REGRAS
Pontuao
O juiz deve atribuir uma nota final entre 0 e 10. Para determinar a pontuao, utiliza-se uma base de 9 pontos para as mulheres e de 8,6 para os homens aos quais sero deduzidos os pontos correspondentes s faltas cometidas e aos exerccios obrigatrios no executados. Sero acrescentados os pontos correspondentes aos bnus que podem ser no total 1 para as mulheres e 1,4 para os homens. A exigncia das provas est dividida em 5 nveis, sendo A o mais simples at E o mais exigente.

Ordem dos aparelhos


Nas competies internacionais, a ordem da execuo das provas fixada pela Federao Internacional de Ginstica. Nas provas femininas ela deve ser: salto sobre o cavalo, paralelas assimtricas, trave e solo. Para as provas masculinas a ordem dever ser: solo, cavalo com alas, argolas, salto sobre o cavalo, paralelas e barra fixa.

Faltas
Existem diversos erros que podem ser cometidos ao longo da realizao de um exerccio e que daro origem a dedues na pontuao final. Alguns exemplos so: no final da execuo na chegada ao solo o ginasta d um passo frente para se equilibrar; qualquer desequilbrio resultante de uma m colocao das mos no aparelho; tocar nos aparelhos com qualquer parte do corpo durante a execuo de um elemento ou de uma sada, exceto quando isso necessrio - muitas vezes estes erros devem-se a faltas de balano ou clculos das distncias errados; falta de altura na execuo de um elemento; queda de um aparelho durante a execuo de um exerccio.

Estes so apenas alguns exemplos, pois cada aparelho e exerccio tem tambm regulamentaes muito especficas, que podero condicionar a nota final se no forem cumpridas.

Regras por Aparelhos

Femininos
Salto sobre o cavalo
Existem quatro tipos de saltos, podendo as ginastas escolher o seu preferido. No entanto, isso significa que devero cumprir as regras especficas de cada um deles quanto ao nmero de elementos executados e quanto sua correo.

Paralelas assimtricas
A execuo desta prova deve incluir uma passagem freqente entre as duas barras, rotaes, mudanas de direo e saltos. necessrio que nunca se pare entre os exerccios executados, no sendo tambm permitido suporte de mos ou ps adicionais assim como balanos que no faam parte dos elementos ou da sua preparao.

Trave
A prova na trave deve durar entre 70 e 90 segundos e toda a trave deve ser percorrida ou utilizada nos diversos elementos. Existem 6 elementos obrigatrios que devem ser executados ao longo do exerccio, mas importante tambm que se mantenha o ritmo e a harmonia dos elementos. A execuo da ginasta deve ser to segura e confiante quanto se ela estivesse realizando estes movimentos no solo.

Solo
Os exerccios no solo devem ser coreografados recorrendo ao uso de msica e durando tambm entre 70 e 90 segundos. A ginasta deve executar uma combinao de elementos de ginstica e de acrobacia, conjugando-os com diversos saltos. Esta a prova que exige grande harmonia e esforo.

Masculinos
Solo
A superfcie do solo deve ser totalmente utilizada durante a execuo desta prova, que um pouco mais curta do que a feminina, entre 50 e 70 segundos. Existe tambm um conjunto de elementos obrigatrios, sendo mais uma vez importante a harmonia e o ritmo do ginasta.

Cavalo com alas

O ginasta deve utilizar as trs pores do cavalo na execuo do seu exerccio. O ginasta deve executar continuamente movimentos circulares, exceto durante a realizao das tesouras. A nica parte do corpo que deve tocar no cavalo ou nas alas so as mos, o que dificulta bastante a realizao dos elementos caractersticos deste aparelho.

Argolas
Um ginasta deve conseguir executar vrios tipos de exerccios incluindo rotaes e elementos de fora. Estes implicam que o ginasta deve estar parado pelo menos dois segundos numa posio vertical ou horizontal em relao ao solo. Esta uma prova que exige um controle absoluto pois as argolas devem estar sempre paradas e os braos e mos no devem tremer ou mover-se.

Salto sobre o cavalo


Tal como a modalidade feminina, os saltos podem tambm ter diferentes modalidades, que cada ginasta deve executar com preciso. necessrio ter em ateno aspectos como a acelerao na corrida, colocao das mos no cavalo, altura do salto e chegada ao solo em equilbrio e alinhado com o aparelho.

Barras paralelas
Este exerccio constitudo por elementos de rotao, mudana de braos e de fora, embora os dois primeiros sejam mais freqentes. tambm necessrio executar um movimento em que ambas as mos do ginasta no estejam em contacto com o aparelho.

Barra fixa
O ginasta deve estar sempre em movimento quando executa esta prova, incluindo elementos de rotao, saltos e movimentos de largada e retomada da barra. Exerccios mais complexos com rotaes e saltos podem valer pontos de bonificao importantes. Movimentos So abundantes os movimentos que podem ser realizados pelo ginasta durante suas apresentaes na ginstica artstica. A variao se vale tanto no solo, quanto nos demais aparelhos. No entanto, tais movimentos possuem apenas duas variantes - longitudinal (onde se gira em volta de si mesmo - as piruetas) e transversal (de movimento - os mortais). Baseados nisso, seus elementos foram chamados de tcnicos, em vista dos intensos treinamentos para se atingir a perfeio da execuo dos elementos ginsticos e acrobticos. Abaixo seguem alguns dos mais conhecidos movimentos e suas descries de realizao. Movimentos no especificados com localizao de realizao so utilizados em vrios momentos. Os saltos e tomadas de equilbrio (como as paradas de mos), por exemplo, so de uso de praticamente todos os aparelhos, tanto masculinos quanto femininos:

Abertura: Ao muscular de extenso da articulao dos quadris.

Avio: Posio de equilbrio tpica da trave, em que o ginasta mantm uma perna no cho e eleva a outra para trs, com os braos abertos. Exige fora, flexibilidade e equilbrio. Carpada: As pernas estendidas formam um ngulo com o tronco. possvel tambm ter uma posio carpada de pernas afastadas. Diamidov: Movimento tpico das barras paralelas, o ginasta segura com uma mo uma das barras, e gira em torno do prprio corpo. Dos Santos (Duplo Twist Carpado): Dois giros em torno do corpo, seguido de dois mortais no ar com uma flexo no quadril levando as mos altura do joelho. Empunhaduras: So tomadas, pegadas ou presas, que representam vrias maneiras do executante segurar o aparelho e manter-se nele. Estendida: O corpo deve estar em linha reta, sem nenhum ngulo. Flic-Flac: Movimento preparatrio para acrobacias. O ginasta levanta os braos esticados ao mesmo tempo em que seus ps deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Pode ser executado para frente ou para trs. Giro de quadris para trs (oitava de apoio para apoio): O corpo executa um giro completo em torno do eixo transversal. Movimento tpico das barras assimtricas. Giro gigante: Elemento especfico das barras assimtricas. Uma rotatria em volta da barra de 360, executada com todo o corpo na posio estendida. Grupada: Todas as partes do corpo se flexionam e se aproximam de ponto central corporal. As pernas devem estar flexionadas e a testa deve tocar o joelho. Parada de mos: Exerccio mais bsico da ginstica artstica. O corpo deve permanecer na linha do pulso. Dedos afastados permitem melhor equilbrio. Parafuso: Uma rotao (em torno do prprio corpo para os lados) sem o uso das mos no solo. Roda: a chamada estrela. O ginasta passa lateralmente em apoio invertido (de ponta cabea) e retoma de p. Rondada: Semelhante a Roda, com os dois ps chegando ao solo no mesmo instante. Usada pelos ginastas para acelerar uma "passada" de movimento pontuado. Rudi: Um parafuso e meio na posio estendida aps o movimento para frente. Exemplo: flic-flac para frente, mortal simples para frente. Salto pak: Tpico das barras assimtricas. usado para passar da barra mais baixa para a mais alta. A ginasta faz um movimento semelhante com o flic-flac, pois o salto pak tambm um movimento preparatrio pontuado. Selada: Corpo forma um arco e as costas ficam "arqueadas" para trs. Sttzkehre: Movimento tpico das barras paralelas. Parada de mos; Pequena projeo dos ombros frente e as pernas descem mantendo o corpo todo firme; Passagem pelo apoio normal - As pernas devem, agora, ser chutadas para frente e para cima; O brao de apoio conduz o corpo, dando direo e altura; Queda no apoio invertido, seguido de nova parada de mos. Tkachev: Movimento usado nas barras assimtricas e na barra fixa. O ginasta larga a barra, passa de costas por cima dela na posio carpada ou com pernas separadas, e em seguida, pega a barra novamente. Tsukahara: Salto mortal duplo com um parafuso completo no primeiro salto.

Vous aimerez peut-être aussi