Vous êtes sur la page 1sur 46

Guia do Estudante

Guia do Estudante

As orientaes abaixo o ajudaro em sua trajetria de aprendizagem. O material didtico, elaborado conforme os preceitos da Educao a Distncia, autoinstrucional, e o prprio aluno determina seu ritmo de estudos. Compe-se de mdulos e unidades, com informaes e exerccios objetivos e de mltipla escolha necessrios para o cumprimento dos objetivos propostos. Prazo - O sistema considera o dia da sua matrcula como data inicial do curso. A partir de ento, voc ter 60 dias para concluso. O no cumprimento do prazo estabelecido implicar o cancelamento automtico de sua matrcula e consequente impedimento por 3 meses de nova matrcula nos cursos oferecidos pelo ILB.

Atividades de estudo - Diversas atividades iro auxili-lo, funcionando como reforo na aprendizagem. Aps o estudo do contedo de cada unidade e mdulo, voc dever realizar os Exerccios. Essas atividades foram desenvolvidas para voc mesmo verificar o progresso obtido ao longo do percurso. As autoavaliaes sero corrigidas automaticamente pelo sistema. Avaliao Final - Para concluir o curso, faa a Avaliao Final, clicando no item "Avaliaes" do menu lateral. Lembre-se de que a Avaliao Final, alm de ser o nico instrumento vlido para a certificao do curso, no poder ser refeita depois de salva. Logo, responda as questes apenas quando tiver certeza da resposta.

IMPORTANTE: Voc s pode acessar a Avaliao Final quando concludas todas as etapas do curso. O sistema no permite um segundo acesso. Ao acessar a avaliao, voc deve faz-la por completo. (Ateno: quando se passam muitos minutos sem ao do usurio, o sistema bloqueia o acesso automaticamente).

Certificao - Na Avaliao Final voc dever obter no mnimo 70 pontos (de 100 possveis). Nesse caso, ser aprovado e far jus certificao. O certificado ser disponibilizado 60 (sessenta) dias aps a data de efetivao da matrcula. Caso no tenha obtido o desempenho exigido, no desista. Voc pode inscrever-se novamente neste ou em outro de nossos cursos sem tutoria aps 3 meses. O ILB no fornece autenticao digital ou quaisquer outras comprovaes alm do certificado e da declarao emitidos eletronicamente e impressos pelo prprio aluno.

Suporte tcnico O Ncleo Web do ILB oferece apoio a problemas de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem e orientaes para a utilizao dos recursos e ferramentas de EaD. E-mail: ilbead@senado.gov.br (Identifique a mensagem, informando seu nome completo e o curso em que est inscrito.)

Telefone: (00+55) (61) 3303-1475 Horrios de atendimento ao aluno virtual: 10h s 12h e 15h s 17h (dias teis)

Sugestes para um bom estudo: As atitudes do estudante a distncia, traduzidas em hbitos de estudo, so fatores que ajudam o aluno a persistir e permanecer no curso, determinando o sucesso final. Administre bem seu tempo - assegure-se de que ter disponibilidade para se dedicar ao estudo. Execute as atividades propostas em sequncia de mdulos eles so planejados de acordo com a complexidade dos contedos.

Apresentao

Pouca importncia do, em geral, os nossos publicistas s questes de princpios. Mas os prin tudo. Os interesses materiais da nao movem-se de redor deles, ou, por melhor dizer

Rui Barbosa

O pior governo o que exerce a tirania em nome das leis e da justia.

Montesquieu

Os homens nunca usaram totalmente os poderes que possuem para promover o bem, porque esperam que algum poder externo faa o trabalho pelo qual so responsveis.

John Dewey

Apresentao (continuao)

O curso de Princpios Constitucionais do Poder Legislativo tem por objetivo disponibilizar noes e conceitos contidos na Constituio Federal sobre o papel do Poder Legislativo na sociedade brasileira. Destinado prioritariamente a servidores das Cmaras Legislativas Federal, Estaduais, Municipais e Distrital, aberto tambm aos cidados em geral. O curso, dividido em dois mdulos, trata especialmente das origens e evoluo do Poder Legislativo no Brasil e no mundo, como tambm o seu papel e funes, previstos na nossa Constituio.

O que entendemos por Princpios Constitucionais do PL? Princpios constitucionais do Poder Legislativo so normas e procedimentos estabelecidos na Constituio e que devem ser seguidos pela instituio legislativa, dentro do conjunto de regulamentos que essa mesma Constituio determina para os demais poderes e para toda a sociedade da qual fruto. A Constituio , por conseguinte, a Lei Maior que rege as relaes entre as instituies e entre estas e a sociedade. Assim, podemos definir Constituio como sendo a lei fundamental proclamada pelo pas, na qual se baseia a organizao do Direito Pblico dessa nao. As constituies, em sua grande maioria, so escritas, sendo sua compreenso acessvel a todos os cidados de sua jurisdio. No entanto, existem alguns pases em que as Constituies no so escritas, mas a observncia de seus mandamentos rigorosa, visto serem esses mandamentos constitucionais fundados nos costumes. Caso tpico de Constituio no escrita o da Inglaterra, onde a tradio faz com que as normas do senso comum sejam acatadas pelas instituies e pela sociedade inglesa como se fossem escritas. Com esse prembulo, podemos iniciar nosso curso.

MDULO I

MDULO I

O objetivo deste primeiro mdulo apresentar o conceito e as caractersticas essenciais do Pode Legislativo e sua evoluo ao longo do tempo. Definiremos, tambm, o que a separao entre os poderes polticos e a evoluo do Poder Legislativo no Brasil e no mundo. de todo conveniente lembrar que por Poderes estaremos sempre nos referindo aos poderes polticos que formam o arcabouo constitucional-jurdico em que se baseia a organizao poltica de uma nao.

No Brasil, temos trs nveis de poder: federal, estadual e municipal. Em cada um deles temos o Poder Executivo e o Poder Legislativo, sendo que o Poder Judicirio s existe no mbito Estadual e Federal.

Unidade 1 - Conceitos, caractersticas e evoluo do Poder Legislativo

Para iniciar nosso curso importante apresentarmos uma breve introduo histrica sobre o surgimento dos poderes.

Unidade 1 Conceitos, caractersticas e evoluo do Poder Legislativo Os Estados modernos so organizados em poderes. A cada poder atribuda uma parcela do poder total. Mas nos primrdios da histria poltica da humanidade no era dessa forma: o poder era exercido pelo rei, que era o senhor da lei e da ordem em suas propriedades, muitas vezes rea correspondente a um pas atual. Para se contrapor ao Poder Absoluto do monarca, que exercia de forma totalitria a funo de nico mandatrio de uma dada nao, aristocratas aliaram-se a comerciantes e, com o apoio dos outros membros menos afortunados do reino, formaram uma grande coalizo. Esse grupo de descontentes reunia-se em assemblia onde se debatiam os problemas comuns a todos, em especial os decorrentes do poder absoluto do monarca.

Pgina 2

A motivao principal e decisiva para essas pessoas se oporem ao poder absoluto foi, sem dvida, a ilimitada capacidade do monarca de instituir impostos. Como o rei era a nica autoridade em seus domnios, taxava a seu bel-prazer tudo que era produzido ou comercializado no reino. Quando os cofres da monarquia estavam vazios, seja por razes de guerras contra outros reinos ou para a manuteno da suntuosidade da corte, o monarca recorria ao expediente de elevao ou criao de taxas, aplicveis a todos os sditos. Para pr fim ao poder discricionrio do monarca, a alternativa encontrada foi a unio dos explorados, e eles eram a maioria. Os opositores do rei no tinham o propsito de derrubar a monarquia, mas to-somente limitar seus poderes. Para as populaes de ento, o monarca representava um fator de integrao do reino, o que, posteriormente, deu origem aos estados nacionais. O monarca tambm era o guardio da integridade fsica e material de seus sditos, posto que ele era o dono dos exrcitos. Assim, temos o embrio do chefe de estado ou chefe de governo, na figura do rei, que deu origem ao Poder Executivo.

Pgina 3

A assemblia que acolheu a insatisfao dos sditos evoluiu para o Parlamento ou Poder Legislativo de nossos dias. Com a separao dos poderes, o rei passa a compartilhar com o Parlamento a responsabilidade de governar. O monarca no poderia mais elevar ou instituir taxas sem o consentimento do Parlamento, a quem o rei, como chefe do reino, deveria pedir autorizao. A partir da criao do Parlamento, as vontades do rei tinham que ser debatidas nessa assemblia, que era composta, como j dissemos, por aristocratas e pela burguesia comercial, alm de outras parcelas menos afortunadas. Por meio de voto, acolhiam-se, rejeitavam-se ou modificavam-se as propostas vindas do rei. As matrias tratadas versavam, inicialmente, sobre as finanas do reino; posteriormente, incluram-se outras matrias de interesse dos sditos, como, por exemplo, a proteo s corporaes dos artesos, formadas pela populao mais pobre. Na medida em que as naes cresciam e as sociedades se tornavam mais complexas, modificavam-se as relaes polticas, econmicas e sociais.

Pgina 4

Com o Poder Legislativo no foi diferente: da funo inicial de estabelecer limites s taxaes do rei, evoluiu para a de caixa de ressonncia da sociedade, ou seja, o Parlamento repercute toda e qualquer situao vivida pela sociedade, seja para propor leis, denunciar situaes de calamidades, debater sobre temas polticos, econmicos ou sociais que afetam um dado pas. Mas nem tudo funcionava harmonicamente entre o poder executivo enfeixado pelo monarca e o poder legislativo, que representava a sociedade. Destacamos as expresses porque na verdade esses poderes ainda no estavam constitudos com os mecanismos e a representatividade que hoje possuem. Havia situaes de impasse, resultante tanto das decises tomadas pela assemblia, contrariando as propostas reais, como da tentativa dos reis de impor fora suas propostas, respaldados que estavam pelos seus exrcitos. Ora, esse confronto no era de interesse das partes, posto que poderia levar a uma situao de ruptura com conseqncias imprevisveis para os dois lados. Era necessrio um rbitro para decidir o impasse. A soluo encontrada foi a participao de um juiz mediador e com poder de deciso para solucionar tais conflitos de interesse.

Pgina 5

Pois bem: temos a o embrio do Poder Judicirio, que, do juiz utilizado para soluo dos problemas entre o rei e o parlamento, evoluiu para a corte de justia que modernamente conhecemos. Com a incluso desse terceiro elemento, estava ento constituda, ainda que de maneira incipiente, o que viria mais tarde a ser considerada a clssica organizao dos poderes do estado moderno, com suas respectivas funes: o EXECUTIVO, o LEGISLATIVO e o JUDICIRIO.

Vimos nesta primeira unidade um pouco da origem e evoluo do parlamento. Na antigidade, o poder era exercido pelo rei, senhor da lei e da ordem. medida em que as naes se configuravam e a sociedade se tornava mais complexa, as instituies evoluam a fim de atender s demandas sempre crescentes. O embrio do que seriam os trs poderes surgiu nesse perodo.

Pgina 6

Unidade 2 - A evoluo do Poder Legislativo no Mundo

Unidade 2 A evoluo do Poder Legislativo no Mundo

O objetivo desta segunda unidade mostrar a evoluo do Poder Legislativo a partir da sua criao formal, pela teoria de Montesquieu.

"Liberdade o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem.


(Montesquieu)

medida em que os Estados Nacionais se formavam, passaram a adotar o modelo descrito anteriormente. Eram as razes da tripartio dos poderes.

Pgina 2

O pensador e filsofo francs Montesquieu, estudioso e inspirador moderno desse modelo de organizao de poderes, sugeriu que no haveria melhor garantia para a liberdade dos cidados e, ao mesmo tempo, de eficincia do ponto de vista do funcionamento das instituies polticas, do que a diviso tripartite dos poderes.

Por que razo assim pensava Montesquieu? Bem, pode-se dar a resposta com base no seguinte argumento:
O poder dividido mais democrtico que o poder centralizado, e, na forma concebida por Montesquieu, cada uma das instituies Legislativo, Executivo e Judicirio seria responsvel pela conduo, de forma autnoma e independente, de tarefas de sua exclusiva competncia.

Pgina 3

O fato de executarem suas tarefas de forma independente e autnoma no significava que no devessem ter qualquer relao uns com os outros. Nesse tipo de diviso de tarefas, tanto em termos tericos como prticos, o aspecto mais interessante a estrita colaborao que existe entre esses poderes.

Valendo-se do aprendizado com a cincia econmica, pode-se dizer que, na diviso dos poderes, temos uma forma que lembra a diviso do trabalho. Cada um dos poderes tem tarefas especficas a realizar. No entanto, ajudam-se mutuamente, de modo que nenhum deles tenha mais poder que o outro. Este o princpio fundamental que rege a tripartio de poderes. A teoria de Montesquieu sofreu influncias, evoluiu, e outros cientistas polticos aprofundaram o estudo da teoria poltica dando-lhe novo enfoque, a partir do prprio processo de desenvolvimento da sociedade como novas tecnologias e evoluo das relaes interpessoais, culturais, econmicas e polticas , que trouxe como conseqncia um modelo tripartite de diviso dos poderes, de maneira mais condizente com a nova sociedade.

Pgina 4

"A liberdade um bem to apreciado que cada qual quer ser dono at da alheia. Montesquieu

Assim que os antigos governos monrquicos evoluram para as hoje conhecidas Monarquias Constitucionais representativas, como, em nossos dias, a da prpria Inglaterra, e ainda de Blgica, Espanha e Holanda, em que a Chefia do Estado exercida pelo rei ou a rainha, mas o governo, ou seja, o que elabora todas as polticas internas ou externas dessas naes, exercido pelo Primeiro-Ministro. Outros Estados evoluram para o modelo em que os poderes so exercidos por representantes eleitos pelo povo, sejam os Chefes de Estado, sejam os Parlamentos. So esses os chamados Estados Republicanos. Um estado republicano , portanto, aquele em que seus dirigentes so eleitos pelo povo, em processo direto ou indireto, por meio de eleies peridicas e por perodo estabelecido.

Pgina 5

Quer saber mais? Clique no cone abaixo e leia, na ntegra, O Esprito das Leis, de Montesquieu, obra que consolidou a teoria da repartio dos poderes

O esprito das leis (Baro de Montesquieu)

Ao longo desta segunda unidade pudemos conhecer quem foi o criador da tripartio dos poderes e como se deu a evoluo do Poder Legislativo. A teoria de Montesquieu tinha por princpio que o poder dividido mais democrtico que o poder centralizado.

Pgina 6

Unidade 3 - A evoluo do Poder Legislativo no Brasil

Unidade 3 A evoluo do Poder Legislativo no Brasil

O Objetivo desta unidade apresentar como est organizado o Estado Brasileiro, sua estrutura e a evoluo do Poder Legislativo no Brasil.

O Estado Brasileiro est organizado obedecendo forma tripartite: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judicirio. Essa estrutura est contemplada em todas as Constituies brasileiras.

1891 - Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. 1934 - Constituio da Repblica dos Estados Unidos do Brasil. 1937 - Constituio dos Estados Unidos do Brasil. 1946 - Constituio dos Estados Unidos do Brasil. 1967 - Constituio do Brasil. 1988 - Constituio do Brasil. Logo aps a transformao da Colnia em Imprio do Brasil, por meio de decreto assinado pelo Imperador, em 1823, foi convocada a 1 Assemblia Constituinte para estabelecer as bases da organizao do Estado brasileiro, que, no geral, no diferem da configurao que temos hoje. Uma assemblia constituinte um grupo de cidados eleito com o propsito e a competncia exclusiva para escrever a Constituio de um pas ou para modific-la, constando essas tarefas de ato convocatrio expedido pelo Poder Executivo. Em sua tarefa, o constituinte de 1824, alm da diviso das tarefas do Estado entre os trs poderes, criou o Poder Moderador, que servia como mediador entre as possveis desavenas entre os demais. Contudo, esse poder era enfeixado tambm pelo Imperador.

Pgina 2

Com a Proclamao da Repblica, em 1889, sua 1 Constituio (1891) aboliu o Poder Moderador, mantendo os demais com as funes como hoje as conhecemos. Instaurou-se um sistema eleitoral com maior representatividade, visto que, na Repblica, os dirigentes so eleitos pelo povo, seja pelo sistema direto ou pelo indireto. A histria poltica brasileira repleta de momentos que permitem atestar o longo processo da caminhada para a instalao e consolidao das instituies democrticas. Significa dizer que nesse processo ocorreram avanos e retrocessos, com constituies liberais e outras mais autoritrias como a de 1937, denominada Polaca, cujo texto refletia o momento poltico vivido pelo Pas. Perodos de normalidade democrtica alternaram-se com convulses que permitiram governos discricionrios, como a ditadura civil de Getlio Vargas (1930/1945) e, mais recentemente, a ditadura militar (1964/1985), para, finalmente, chegarmos Constituio de 1988, sob cuja gide governado o Brasil de hoje. O que chama a ateno que todas as constituies brasileiras, em todos os tempos, sempre contemplaram diviso dos poderes, definindo em seus dispositivos as funes que cada um deve exercer.

Pgina 3

A forma de governo republicana foi organizada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, ou seja, o Pas se tornou uma Repblica Federativa, que uma forma oposta ao que existia anteriormente, quando o Imprio do Brasil era Estado unitrio. Segundo a Constituio Republicana de 1891, o povo brasileiro era o titular de todo poder que seria exercido diretamente ou por intermdio de seus representantes. Esses princpios fundamentais sempre constaram das constituies posteriores. Assim, merecem destaque, de incio, os seguintes PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS: a) a soberania popular; b) a tripartio dos poderes; c) a eleio dos representantes do povo; d) a manuteno dos poderes da Unio divididos em Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judicirio.

Vimos aqui como est organizado o Estado Brasileiro, sua estrutura e a evoluo do Poder Legislativo no Brasil.

Pgina 4

MDULO II

MDULO II

As denominaes Poder Legislativo, Congresso Nacional e Parlamento se confundem, mas existe uma sutil diferena quando aplicamos esses termos. O Poder Legislativo exercido pelo Congresso Nacional, se temos em mente o Legislativo como um dos Poderes da Unio. Mas so igualmente Poder Legislativo as Assemblias Legislativas dos Estados, as Cmaras de Vereadores municipais, ou, ainda, a Cmara Distrital do DF, pois essas instituies exercem em seus respectivos mbitos as funes de legislar, de fiscalizar, de debater os grandes temas de interesse da nao, dos estados e dos municpios. A funo de fazer leis a prerrogativa primordial do Poder Legislativo em qualquer de seus nveis, porm essa funo atualmente compartilhada com o Poder Executivo, que tambm tem legislado em nosso sistema poltico. Ao longo de todo o processo de instaurao do Estado Brasileiro, sua organizao poltica e processo de consolidao democrtica, o Poder Legislativo esteve sempre presente, como atestam as constituies que o Pas teve at hoje.

verdade que houve avanos e retrocessos na tentativa de consolidao de um Estado Democrtico. Houve situaes em que o Poder Legislativo sofreu com a perda de poder poltico ou legiferante, ou, ainda, teve desfigurada sua representao, fruto de cada nova Constituio que se seguia a cada mudana da ordem poltica existente, com conseqente ascenso de novos grupos dominantes. Assim, nossa histria poltica permeada de um grande nmero de constituintes, correspondentes a cada alterao da ordem poltica dominante, com a conseqente edio de uma Constituio que durava at que novas foras polticas ascendessem ao poder.

Unidade 1 - Precedentes histricos

Unidade 1 Precedentes histricos O Poder Legislativo e as Constituies A primeira constituinte (1824) e, conseqentemente, a primeira Constituio resultou da ruptura poltica do Imprio do Brasil com a metrpole portuguesa. A segunda constituinte nos deu a primeira Constituio republicana, em 1891. Interessante observar que a Constituio do Imprio (1824) e a primeira da Repblica (1891) foram as de mais longa vida em nossa histria poltica. Em 1934 e 1937, outras duas constituies nos foram outorgadas, ambas refletindo mudanas na correlao das foras polticas em conseqncia do cmbio da economia agrcola pela industrial, com a ascenso poltica da burguesia ligada indstria. O golpe de 1937 instalou a ditadura civil de Vargas, conhecida como Estado Novo, que s terminou com a queda do ditador, em 1945. A seguir foi convocada nova assemblia constituinte para restaurar a democracia, dando ao Brasil a Constituio de 1946. Novo golpe poltico em 1964, desta vez levado a efeito pelo militares, outorgou ao Pas a Constituio de 1967, posteriormente modificada, por via de decreto do governo militar, pela Emenda Constitucional de 1969. Finalmente, em 1986 foi convocada uma assemblia constituinte com a finalidade expressa de escrever uma Constituio democrtica em consonncia com as idias do mundo moderno. A esta Constituio, a de 1988, que rege o Brasil nos dias de hoje, o ilustre Presidente da Assemblia Nacional Constituinte de 1986 denominou Constituio Cidad, pelas conquistas nela contidas do ponto de vista da cidadania.

Pgina 2

O Poder Legislativo e as demais instituies polticas nascem com a Constituio do Imprio do Brasil. Decreto do Imperador D. Pedro I convocou a primeira assemblia constituinte, para que desse nao sua organizao

poltica, estabelecendo, entre outros requisitos, a existncia dos Poderes e Representao Nacional. Essa exigncia est inscrita no art. 10 do Ttulo III da Constituio de 1824. Segundo esse dispositivo, os poderes polticos reconhecidos pela Constituio do Imprio do Brasil eram: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judicirio. No captulo dedicado ao Poder Legislativo e suas atribuies, dizia a Constituio que esse poder delegado Assemblia Geral com a sano do Imperador, sendo essa assemblia composta de duas cmaras, a Cmara dos Deputados e a Cmara de Senadores ou Senado (Constituio de 1824, art. 14).

Primeira Constituio Brasileira (1824)

Pgina 3

Algumas constataes merecem ser enfatizadas: 1. Desde o incio da organizao poltica da nao brasileira, sempre prevaleceu o bicameralismo em nvel federal, ou seja, o Poder Legislativo ou Parlamento Federal, ou Congresso Nacional, como comum ser designado esse Poder. formado pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal. 2. As votaes de projetos pelas duas Casas sempre foram realizadas com a presena da maioria absoluta dos membros de cada uma delas (Constituio de 1824, art. 25). 3. Nas reunies conjuntas, isto , quando a Cmara e o Senado se reunissem para decidir sobre matrias que deveriam ser votadas em sesso das duas Cmaras, caberia ao Presidente do Senado a direo dos trabalhos. Determinava, ainda, que as sesses das duas Casas seriam pblicas e estabelecia em quatro anos a durao da Legislatura (o espao de tempo durante o qual Deputados e Senadores exercem seus poderes). Por fim, a primeira Constituio atribua aos parlamentares a funo de legislar sobre a lei oramentria (Constituio de 1824, art. 15, inciso X).

Pgina 4

A Constituio republicana de 1891 manteve inalteradas as premissas da Carta anterior, mas reduziu para trs anos a durao da legislatura. Os conturbados perodos sob a regncia das Constituies de 1934 e 1937 corresponderam a profundas modificaes no Poder Legislativo, com substancial perda de funes polticas e legislativas, que passaram a ser conduzidas pelo Poder Executivo, na figura forte do Presidente da Repblica, que, posteriormente (1937), se torna ditador civil. O Senado Federal passa a ter papel secundrio, tornando-se um rgo de colaborao da Cmara dos Deputados (Constituio de 1934, art. 22) ou transformado em Conselho Federal composto por representantes dos estados e dez membros nomeados pelo Presidente da Repblica, com reduzidas funes legislativas (Constituio de 1937, art. 50).

Pgina 5

O novo ciclo de redemocratizao, com a Constituio de 1946, devolveu todas as prerrogativas do Poder Legislativo inclusive, ao Senado, as funes legiferantes perdidas, restabelecendo a eleio direta, pelo sistema majoritrio, dos trs Senadores representantes dos Estados. A prerrogativa de propor leis passa a ser exercida em igualdade de condies entre Senadores e Deputados, compartindo o Poder Legislativo com o Poder Executivo e o Poder Judicirio a tarefa da conduo dos negcios do Pas.

Comcio pela Constituinte no Largo da Carioca, Rio de Janeiro, 15/10/1945.

Pgina 6

Novo poder discricionrio se instala a partir de 1964. No perodo de exceo democrtica outorgou-se a Constituio de 1967, ou seja, os militares vitoriosos impuseram nova Constituio ao Brasil sem a respectiva aprovao por assemblia constituinte. Em 1969, a Emenda n 1/69 modificou-a, mas, desta vez, por meio de decreto-lei baixado pela junta militar que governou durante o impedimento, por motivo de sade, do ento presidente, General Costa e Silva.

Embora sob a ditadura, o Congresso Nacional permaneceu aberto. No entanto, tornou-se apenas uma instituio que convalidava todas as medidas do governo militar. Era necessrio manter o Parlamento aberto, apesar de sem nenhuma fora poltica, em virtude das presses internacionais que, no ps-Segunda Guerra, clamavam pela livre representao popular. A deteriorao progressiva do regime militar deu lugar a uma transio democrtica sem revolues ou traumas, negociada entre a sociedade civil, vida por democracia, e os prprios militares. A restaurao da democracia aconteceu com a convocao da Assemblia Nacional Constituinte de 1986, que, aps quase dois anos de trabalhos, entregou ao Pas a Constituio de 1988, considerada a mais avanada que j tivemos, e onde a cidadania e os direitos e garantias individuais tornaram-se clusulas ptreas aquelas que no podem ser extintas, mas modificadas para sua melhoria e os Poderes tiveram sua capacidade funcional plenamente restaurada.

Pgina 7

Unidade 2 - Aspectos introdutrios Carta de 1988

Conceitos e caractersticas do Poder Legislativo em nossa Constituio o que abordaremos nesta unidade.

Unidade 2 Aspectos introdutrios Carta de 1988 A Constituio promulgada em 1988, que rege as relaes polticas entre as instituies e entre estas e a sociedade, dispe que o nosso Pas uma Repblica, formada pela unio indissolvel dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. Por Repblica, termo derivado da expresso latina res publica, entende-se coisa pblica. Em outras palavras, o regime poltico em que os dirigentes da Nao so eleitos, direta ou indiretamente, para exercer o mandato por tempo determinado, tendo por responsabilidade a administrao da coisa pblica e o bem comum da coletividade. Res publica, portanto, ope-se ao conceito de governo do rei, em que este, absoluto, reinava at a morte, e seus descendentes herdavam o reino e o poder.

Pgina 2

No Brasil, com o fim do Imprio, a Repblica foi a forma de governo implantada. As antigas capitanias se transformaram em estados federados. Da ser o Brasil uma Repblica Federativa, entendido o federalismo como uma aliana ou unio de estados, em que o poder constitucionalmente dividido entre autoridades diferentes os governadores , de tal forma que cada autoridade responsvel pelo exerccio de determinadas funes. O federalismo implica a existncia do poder central e dos poderes estaduais, estes conduzidos, de maneira independente, dentro das fronteiras de cada estado, permitido a cada estado membro elaborar a sua prpria Constituio. Porm, estas sero, sempre submissas Carta Magna. Dispe, ainda, nossa Constituio, na abertura de seu Ttulo I, que o povo o titular de todo poder e que este exercido diretamente ou por meio de seus representantes eleitos. Podemos ento, resumidamente, definir o Brasil como uma repblica federativa em que o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio dos representantes.

Pgina 3

Que poderes seriam esses? Segundo nossa Lei Maior, os Poderes da Unio do pas Brasil so o Executivo, o Legislativo e o Judicirio, os quais so independentes e harmnicos entre si, ou seja, sempre cooperando uns com os outros. Os titulares desses poderes so: No mbito FEDERAL do Poder Legislativo: os Deputados Federais e o Senadores; do Poder Executivo: o Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado; do Poder Judicirio: os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os Ministros dos Tribunais Superiores, os Ministros dos Tribunais Regionais Federais e os Juzes Federais. No mbito ESTADUAL do Poder Legislativo: os Deputados Estaduais; do Poder Executivo: o Governador do Estado, com a ajuda de Secretrios de Estado; do Poder judicirio: os Desembargadores dos Tribunais e os juzes estaduais. No mbito MUNICIPAL do Poder Legislativo: os Vereadores; do Poder Executivo: o Prefeito, com o auxlio dos Secretrios municipais; do Poder Judicirio: a justia do respectivo Estado.

Pgina 4

Uma situao especial ocorre com o Distrito Federal, que, embora no sendo um Estado, tem o Poder Executivo tambm sob um Governador, com o auxlio dos Secretrios do Distrito Federal; o Poder Legislativo est representado na Cmara Legislativa, e os titulares so os Deputados Distritais; e, por fim, o Poder Judicirio exercido pelo Tribunal de Justia do DF e pelos Juzes de Direito do DF.

Pgina 5

Unidade 3 - Do Congresso Nacional

Veremos aqui a natureza e as atribuies do Congresso Nacional.

Unidade 3 Do Congresso Nacional O Parlamento concentrou suas atribuies no poder fiscalizador que a Constituio lhe assegura. Para tanto, mecanismos estabelecidos na Constituio facilitam a tarefa do Poder Legislativo na fiscalizao dos atos do Poder Executivo, como o caso das Comisses Parlamentares de Inqurito (CPIs), com poderes de investigao prprios das autoridades judiciais (CF, art. 58, 3). Significa dizer que a concluso dos trabalhos desse tipo de comisso traz conseqncias jurdicas e policiais para os envolvidos em irregularidades

danosas ao interesse pblico.

Outro mecanismo disposio do Poder Legislativo para o exerccio da funo fiscalizadora est na prerrogativa de convocao de ministros de estado, ou de quaisquer titulares de rgos diretamente subordinados Presidncia da Repblica, ou de envio de requerimento de informaes a essas autoridades, para prestarem as informaes que a administrao obrigada a fornecer a qualquer parlamentar. O no atendimento da convocao ou a negativa s informaes solicitadas, bem como o envio de informaes falsas, implica processo de crime de responsabilidade ao ministro titular da pasta (CF, art. 50, 1 e 2).

Pgina 2

No mbito federal, o Poder Legislativo bicameral, composto, como j vimos, pelo Senado Federal e a Cmara dos Deputados. J nos estados, nos municpios e no Distrito Federal, o Poder Legislativo unicameral, ou seja, nessas unidades da Federao s existe uma cmara legislativa. O Congresso Nacional conhecido tambm como Parlamento, palavra de origem latina (parlare), que significa falar, pois o discurso e o debate so fundamentais nesse tipo de instituio. A ttulo de curiosidade: a Carta de 1937 utilizou a expresso Parlamento Nacional como o rgo legislativo constitudo por Cmara e Senado. A Cmara dos Deputados e o Senado Federal se renem anualmente para a realizao de seus trabalhos legislativos, que se iniciam em 02 de fevereiro e encerram-se em 22 de dezembro, havendo no ms de julho (de 18 a 31) um recesso, ou seja, uma interrupo nos trabalhos, que no ocorrer se o Projeto de Lei de Diretrizes Oramentrias no for votado. Nesse perodo de trabalhos, que chamado de sesso legislativa ordinria, as duas Casas do Congresso Nacional, separadamente ou em conjunto, deliberam sobre as matrias em tramitao. Esse perodo de sesses denominado de sesso legislativa ordinria exatamente por se realizarem dentro do prazo estabelecido na Constituio (CF, art. 57). Havendo necessidade, o Congresso Nacional pode ser convocado para sesses legislativas extraordinrias, que se realizam nos perodos de recesso de 23 de dezembro a 1 de fevereiro ou de 18 a 31 de julho. Nesses casos, as duas Casas deliberaro somente sobre matria para a qual foram convocadas. Segundo nossa Carta Magna, a convocao extraordinria pode ser feita pelo Presidente do Senado (CF, art. 57, 6, inciso I); pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; ou por requerimento assinado pela maioria dos membros de ambas as Casas (CF, EC n 50, art. 1, 6, II).

Pgina 3

Nas sesses conjuntas do Congresso Nacional so discutidos e votados projetos ou outras proposies que, constitucionalmente, devem ser objeto de deciso conjunta da Cmara e do Senado. Atualmente o Congresso Nacional se rene em sesso conjunta para: a) inaugurar a sesso legislativa (CF, art. 57, 3, I,); b) dar posse ao Presidente e ao Vice-Presidente da Repblica (CF, arts. 57, 3, III e 78); c) promulgar emendas Constituio (CF, art. 60, 3); d) deliberar sobre matria oramentria (CF, arts. 48, II e 166); e) deliberar sobre o veto presidencial aposto aos projetos (CF, arts. 57, 3, IV, e 66, 4); f) delegar poder ao Presidente da Repblica de elaborar leis (art. 68 da Constituio); g) elaborar ou reformar o Regimento Comum (CF, art. 57, 3, II).

Pgina 4

Unidade 4 - Da Cmara dos Deputados

Nesta unidade estudaremos as aes de responsabilidade da Cmara dos Deputados que influenciam a vida dos cidados.

Unidade 4 Da Cmara dos Deputados

A Cmara dos Deputados integrada por Deputados eleitos e que representam a populao de cada Estado ou do Distrito Federal. So eleitos pelo sistema proporcional em cada uma dessas unidades da federao. Os Deputados federais so eleitos em cada Estado, sendo o nmero total estabelecido em lei complementar, proporcionalmente populao de cada unidade federada, de tal maneira que nenhuma delas tenha menos de oito ou mais de setenta representantes. Vemos assim que o nmero de Deputados dos Estados e do Distrito Federal varia conforme o nmero de seus habitantes. Embora no exista atualmente qualquer territrio, a Constituio prev a possibilidade de sua criao, uma vez que o caput do art. 45 de nossa Lei Maior declara que a Cmara dos Deputados compe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. Estabelece, ainda, o 2 do mesmo art. 45 que sero quatro os Deputados representantes da populao dos Territrios; portanto, uma quantidade fixa de representantes, diferentemente dos Estados e do DF, que pode variar entre oito e setenta.

Existem requisitos para o cidado ser eleito Deputado. So condies para a elegibilidade ao cargo de Deputado federal: idade mnima de vinte e um anos; nacionalidade brasileira; pleno exerccio dos direitos polticos; domiclio eleitoral na circunscrio do candidato; filiao a partido poltico. (Arts. 14 e seus incisos, e 45 da Constituio Federal.)

Pgina 2

A inviolabilidade garantida ao Deputado pelas opinies, palavras e voto; e, desde a expedio do diploma de Deputado Federal pelo Tribunal Eleitoral do Estado que representa, se for submetido a julgamento, este caber ao Supremo Tribunal Federal, uma vez que, como representante eleito, tem direito a foro especial.

Uma vez diplomados, os Deputados no podem ser presos, salvo em flagrante de crime inafianvel. Quando houver a denncia por crimes cometidos aps a diplomao, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Cmara dos Deputados, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria dos membros da Casa, poder at a deciso final sustar o andamento da ao (art. 53, 3 da Constituio). Em caso de decretao de estado de stio, o Deputado no perde sua imunidade, salvo se pelo voto de 2/3 dos membros da Casa. E isso apenas por atos praticados pelo Deputado fora do recinto do Congresso Nacional, e que sejam incompatveis com o estado de stio.

Alm dessas prerrogativas, os Deputados so obrigados, por fora de disposio regimental, a comparecer s votaes tanto nas Comisses em que fazem parte, como nas deliberaes do Plenrio, sob pena de serem punidos com sanes administrativas. Os Deputados, desde que no interfiram na esfera legislativa exclusiva dos outros atores que podem legislar, dentro do nosso processo legislativo, so competentes para apresentar projetos que no contenham dispositivos que aumentem despesa.

Pgina 03

A Constituio estabelece, em seu art. 51, as competncias privativas da Cmara dos Deputados, tais como: autorizar, pelo voto de 2/3 de seus membros, a instaurao do processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica, e contra os Ministros de Estado; fazer a tomada das contas do Presidente da Repblica, se no forem apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias contados a partir da abertura da sesso legislativa; elaborar seu regimento interno; estabelecer sua poltica de pessoal, de cargos e salrios de seus funcionrios; organizar sua polcia interna e eleger o seu representante no Conselho da Repblica. bvio que o Deputado, alm dessas competncias privativas, tem a prerrogativa de apresentar proposies que, se aprovadas na Cmara e se for o caso tambm no Senado , sero encaminhadas ao Presidente da Repblica, que poder sancion-las ou vet-las. O representante do povo, investido como Deputado na Cmara Federal, tem, do ponto de vista poltico, outra importncia fundamental: ser o Presidente da Casa o primeiro na linha de sucesso, em caso do impedimento ou da vacncia da Presidncia e da Vice-Presidncia da Repblica (art. 80 da Constituio). Atualmente, a Cmara Federal composta por 513 Deputados, eleitos para um mandato de quatro anos, perodo correspondente a uma legislatura (CF, pargrafo nico do art. 44). Pode-se ento dizer que uma legislatura corresponde durao de um mandato legislativo de Deputado. Cada legislatura compe-se de sesses legislativas anuais portanto, em uma legislatura existem quatro sesses legislativas ordinrias. A legislatura inicia-se a 1 de fevereiro do ano que se seguir realizao das eleies, e termina quatro anos depois, em 31 de janeiro do ano que, igualmente, se seguir realizao de eleies.

Pgina 4

No inicio da legislatura, a Cmara dos Deputados, em reunio preparatria que se realiza na primeira sesso legislativa, no dia 1 de fevereiro, d posse aos novos Deputados, eleitos nas ltimas eleies gerais. Em reunio subseqente, que acontece no dia seguinte, procede-se eleio da Mesa que dirigir os trabalhos da Casa pelo perodo de dois anos, que a durao do mandato do Presidente e dos demais membros da Comisso Diretora da instituio. Se o mandato da Mesa ou Comisso Diretora da Cmara de dois anos, conclumos ento que numa legislatura com durao de quatro anos teremos duas eleies para a direo da Casa. De fato, na terceira sesso legislativa da legislatura, a Cmara novamente se rene para a eleio da nova Mesa. A Constituio estabelece competncias privativas para a Cmara, ou seja, so funes que somente essa Casa do Congresso Nacional pode realizar. Dentre elas esto:

autorizar a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado (art. 51, I, da Constituio); proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, se no apresentadas ao Congresso Nacional, dentro de sessenta dias contados da abertura da sesso legislativa (art. 51, II, da Constituio); elaborar seu Regimento Interno (art. 51, III, da Constituio); dispor sobre sua organizao e funcionamento e sobre seus quadros de funcionrios (art. 51, IV, da Constituio); eleger membros do Conselho da Repblica, de acordo com o disposto no inciso VII do art. 89 da Constituio (art. 51, V).

Pgina 5

Alm das competncias privativas, pela Cmara dos Deputados que se inicia a tramitao de projetos de lei de autoria do Presidente da Repblica, do Supremo Tribunal Federal, dos Tribunais Superiores, do Procurador-Geral da Repblica e dos cidados, conhecidos estes ltimos como projetos de iniciativa popular. Os Deputados e as comisses da Cmara dos Deputados so igualmente investidos com a capacidade de oferecer proposies sobre quaisquer assuntos, exceo feita aos projetos cuja iniciativa seja privativa do Presidente da Repblica (art. 61, 1, e 165 da Constituio), e os que competem privativamente ao Senado Federal (art. 52 da Constituio Federal). Internamente, para a conduo dos trabalhos legislativos, a Cmara dos Deputados formada por vinte Comisses Permanentes, que so instncias deliberativas da Casa, cuja funo precpua promover o estudo, a anlise e o debate sobre os projetos e os temas especficos que cada uma tem sob sua responsabilidade. As comisses so rgos, compostos de determinado nmero de Deputados, com a presuno de que um estudo ou anlise de uma proposio ser sempre melhor conduzida quando se iniciar com um nmero menor e mais especializado de parlamentares. Nas comisses especficas o pressuposto que os Deputados que as compem dominam os assuntos de sua rea de competncia. Nessas comisses, ditas comisses tcnicas, o cidado pode participar por meio de audincias pblicas, em que a sociedade civil chamada a trazer Cmara e aos Deputados seu ponto de vista sobre os assuntos em debate. Cada vez mais as comisses vm assumindo um papel relevante nos trabalhos legislativos e polticos da Cmara dos Deputados. As decises finais, as disputas polticas e regimentais para aprovar ou rejeitar proposies ficam a cargo do Plenrio, o grande palco das deliberaes da Cmara dos Deputados.

Pgina 6

Unidade 5 - Do Senado Federal

Nesta unidade estudaremos as aes de responsabilidade do Senado Federal que influenciam a vida dos cidados.

Unidade 5 Do Senado Federal A Casa do Congresso Nacional tambm denominada Cmara Alta e que representa os Estados e o Distrito Federal o Senado. Da ser ele considerado representante da Federao. Segundo nossa Carta Magna (art. 46), o Senado Federal se compe de trs representantes de cada Estado e trs do Distrito Federal, eleitos, segundo o princpio majoritrio, para um mandato de oito anos, sendo eleitos, tambm, com os Senadores titulares, dois suplentes. Em relao ao mandato de Senador, ele dura o dobro do mandato do Deputado. Enquanto para este a durao do mandato coincide com a prpria legislatura (quatro anos), o mandato do Senador tem a durao de oito anos, ou seja, correspondente a duas legislaturas.

Por que os Senadores so considerados os representantes dos Estados, e os Deputados, representantes do povo?

O nosso sistema eleitoral o responsvel por essa interpretao, dado que os Deputados federais so eleitos pelo sistema proporcional, ou seja, cada candidato, em seu respectivo Estado, ser considerado eleito se o partido a que pertencer atingir o quociente que definido pela Justia Eleitoral, levando em conta a populao de cada unidade da federao. J o Senador eleito pelo sistema majoritrio, em que o candidato de um Estado ser considerado eleito se obtiver a maioria dos votos desse Estado. A eleio para o Senado se faz de forma distinta da eleio para a Cmara. Enquanto a renovao da Cmara dos Deputados se faz por sua totalidade a cada quatro anos (durao de uma legislatura), no Senado a renovao se d tambm de quatro em quatro anos, porm alternadamente, por um e dois teros.

Pgina 2

Vale dizer que para o Senado elege-se 1/3 da composio da Casa, o que equivale a 27 Senadores, numa eleio, e 2/3 (54 Senadores) na eleio seguinte, quatro anos depois. Os Senadores so eleitos com dois suplentes, que sero convocados para assumir a representao do Estado, na ordem crescente isto , o primeiro suplente assume, se for o caso, nas hipteses de renncia, impedimento ou licena por mais de 120 dias do titular. Se for necessrio tambm ao 1 suplente, aps a posse, afastar-se, o segundo suplente convocado. Da mesma forma estabelecida para os Deputados Federais, a Constituio exige o atendimento de determinados requisitos para que o cidado possa ser eleito Senador: a) nacionalidade brasileira; b) exerccio pleno dos direitos polticos; c) alistamento eleitoral; d) domiclio eleitoral definido; e) filiao partidria; e f) idade mnima de trinta e cinco anos.

Pgina 3

So os Senadores tambm inviolveis na manifestao de suas idias, palavras e votos, tendo, igualmente, direito a foro privilegiado, no Supremo Tribunal Federal, em caso de cometimento de crime inafianvel, se a priso for em flagrante. Em caso de guerra, Senadores e Deputados somente podero ser incorporados s Foras Armadas mediante licena prvia da respectiva Casa. Como os Deputados, os Senadores s perdem a imunidade durante a vigncia do estado de stio pelo voto de 2/3 dos membros do Senado, por infrao cometida fora do recinto do Congresso Nacional e que contrarie a execuo da medida do estado de exceo. Os Senadores, assim como os Deputados, podem apresentar proposies, dentro das competncias estabelecidas na Constituio, sobre quaisquer assuntos, exceto aquelas matrias que so da exclusiva responsabilidade do Presidente da Repblica, como, por exemplo, matrias oramentrias, financeiras e fiscais. Senadores e Deputados no podem apresentar propostas que aumentem despesas para a Unio. Tanto quanto os Deputados, os Senadores no podem se abster de votar nas deliberaes das comisses e do plenrio, quando elas ocorrerem, se estiverem presentes no recinto, salvo se tiverem interesse particular na matria, devendo assim se declararem impedidos. A Constituio estabelece (art. 52) quais so as competncias privativas do Senado:

processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica, nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os comandantes das trs Armas: Exrcito, Marinha e Aeronutica, nos crimes da mesma natureza, conexos com aqueles. A nossa histria poltica recente vivenciou o julgamento poltico do Presidente da Repblica quando, pela primeira vez em todos os modelos de governos presidencialistas, o Chefe do Poder Executivo foi submetido ao processo de impeachment;

processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio, nos crimes de responsabilidade, so tambm atribuies privativas do Senado;

Pgina 4

aprovar o nome de autoridades, como Ministros do Supremo Tribunal Federal, Ministros do Tribunal de Contas, Governador de Territrio, presidente e diretores do Banco Central, Procurador-Geral da Repblica e Embaixadores brasileiros, est dentro da competncia do Senado, que efetiva a escolha ou no por meio de voto secreto; autorizar a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios a realizarem operaes financeiras; suspender, no todo ou em parte, lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exonerao do Procurador-Geral da Repblica antes do trmino de seu mandato; elaborar seu regimento interno; dispor sobre sua organizao, funcionamento, polcia, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para a fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; e

eleger os membros do Conselho da Repblica. Outras atribuies legislativas exercidas pelo Senado Federal, como a aprovao de matrias de autoria do Poder Executivo e a de autoria de outros atores que participam do processo legislativo, so conduzidas de maneira cooperativa, permitindo que essa Casa do Congresso Nacional, por meio de emendas, possa interferir na feitura de leis originadas fora do Parlamento. O Presidente do Senado Federal, de acordo com nossa Constituio, ser chamado para o exerccio da Presidncia da Repblica, no caso de vacncia ou de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica, e do Presidente da Cmara dos Deputados, que o primeiro na linha de sucesso.

Pgina 5

Unidade 6 - Das reunies

Nesta unidade estudaremos as normas usadas por ocasio das sesses e das reunies de cada uma das Casas e das Comisses do Congresso Nacional.

Unidade 6 Das reunies A Constituio Federal dispensa, em seus dispositivos, uma Seo, a VI, do captulo que trata do Poder Legislativo, para disciplinar as sesses de cada uma das Casas do Congresso, em separado e em conjunto, alm de dispor sobre as reunies de suas comisses (art. 57 da Constituio). Como j vimos, a Carta Magna estabelece que o Congresso Nacional se rene, anualmente, de 02 de fevereiro at 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro. Quando esses dias carem em sbados, domingos ou feriados, as sesses marcadas para essas datas so transferidas para o primeiro dia til subseqente, mas fixa o dia 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, no importa em que dia caia, para a posse dos novos Senadores e Deputados.

Estabelece, ainda, a Constituio, a data de 1 de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, onde sero realizadas sesses preparatrias destinadas, alm da posse dos Deputados e Senadores, eleio das mesas do Senado e da Cmara (art. 57, 4 da Constituio). Por Mesa, deve ser entendido o rgo de direo suprema da Cmara e do Senado, que dirigir os trabalhos legislativos e administrativos dessas duas Casas pelo perodo de dois anos. Tanto a mesa da Cmara como a do Senado so compostas de um Presidente, dois Vice-Presidentes, quatro Secretrios e quatro suplentes de Secretrio. Os Regimentos Internos de cada Casa estabelecem a competncia de cada um deles, reservando, por razes bvias, o papel mais importante para os respectivos Presidentes. Vale lembrar que, no caso do Senado, o seu Presidente tambm o Presidente da Mesa do Congresso Nacional, portanto, do Poder Legislativo.

Pgina 2

Veja, por exemplo, a composio da Mesa do Senado Federal:

Pgina 3

O mandato de uma Mesa de dois anos. Significa dizer que numa legislatura haver duas eleies para a escolha das Mesas. A primeira, no incio da legislatura, ou seja, na primeira sesso legislativa da legislatura que se inicia. A segunda, dois anos depois, ou seja, na terceira sesso legislativa da legislatura. A Constituio define como sesso legislativa o perodo em que o Congresso Nacional est em funcionamento, excludo o perodo destinado s sesses preparatrias. Cada uma das Casas do Congresso, isto , a Cmara dos Deputados e o Senado Federal, funcionam separadamente, realizando, cada uma, suas sesses plenrias, que podem ser ordinrias ou extraordinrias. Podem essas Casas realizar sesses conjuntas, nas ocasies e circunstncias estabelecidas no Regimento Comum, que a norma que regula as sesses conjuntas do Congresso Nacional.

Pgina 4

Pgina 5

Qual o horrio das sesses? As sesses plenrias, assim chamadas por se realizarem no Plenrio de cada uma das Casas, tm dias e horrios estabelecidos nos Regimentos Internos respectivos. No Senado, podem ser: 1 deliberativas; 2 no-deliberativas; 3 especiais.

As deliberativas podem ser ordinrias e extraordinrias. As sesses deliberativas ordinrias e as no-deliberativas se realizam de segunda a sexta-feira, na sede do Palcio do Congresso, em Braslia. As sesses ordinrias da Cmara dos Deputados tm incio s 14h, e as extraodinrias sero convocadas e

realizar-se-o em horrios distintos dos das ordinrias. J no Senado, as sesses deliberativas ordinrias e as no-deliberativas acontecem de segunda a quinta-feira s 14h, e s sextas-feiras iniciam-se s 9h. Sendo convocada sesso extraordinria, esta ser realizada em horrio distinto. As sesses do Congresso Nacional so denominadas sesses conjuntas, e acontecem, geralmente, no Plenrio da Cmara dos Deputados. As sesses do Congresso sero sempre convocadas pelo Presidente da Mesa do Congresso, que , como sabemos, o Presidente do Congresso e do Poder Legislativo federal. As sesses conjuntas do Congresso acontecem para: inaugurar a sesso legislativa; elaborar o regimento comum e regular a criao de servios comuns s duas Casas; receber o compromisso de posse do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica; deliberar sobre matria oramentria; e conhecer e deliberar sobre os vetos apostos pelo Presidente da Repblica aos projetos de lei aprovados pelas duas Casas do Congresso Nacional.

Unidade 7 - Das comisses

Nesta unidade estudaremos as funes das comisses, rgos tcnicos de cada Casa e do Congresso Nacional. Basicamente, cabe a elas deliberar ou analisar e emitir parecer sobre as matrias que lhes so distribudas.

Unidade 7 Das comisses

A Constituio brasileira faz referncia a dois tipos de comisses: permanentes e temporrias (art. 58 da CF). As COMISSES PERMANENTES, referidas na Carta Magna, so aquelas estabelecidas nos respectivos regimentos de cada uma das duas Casas do Congresso, ou no Regimento Comum do Congresso Nacional, integradas por determinado nmero de Senadores ou de Deputados, escolhidos pelos lderes dos partidos polticos existentes na Cmara e no Senado (Captulo IV do Regimento Interno da Cmara e Ttulo VI do Regimento do Senado). Embora as comisses tenham o carter tcnico-legislativo ou especializado, suas decises, tomadas pelo voto, tambm tm matiz poltico. Os critrios segundo os quais os lderes fazem a escolha dos membros de sua bancada para compor uma comisso geralmente baseiam-se no conhecimento do parlamentar sobre o assunto objeto da competncia da comisso. Assim, sendo o senador ou Deputado um advogado, por exemplo, habilita-se a ser indicado para compor a Comisso de Constituio, Justia e Cidadania; ou, tendo o parlamentar a formao de economista, estar mais preparado para compor a Comisso de Finanas ou de Economia, na Cmara, e na Comisso de Assuntos Econmicos, no Senado. Esse critrio, porm, no obrigatrio. A composio de uma comisso - ou seja, o nmero de parlamentares, por partido poltico, que vo formar uma comisso - est diretamente ligada proporcionalidade partidria, conforme previsto na Constituio, aplicando-se essa regra, tanto quanto possvel, para a composio da Mesa das duas Casas (art. 58, 1, da Carta Maior). Com essa constatao j ficamos informados que o partido com maior nmero de integrantes ter o maior nmero de cadeiras nas comisses.

Ao serem eleitos os Presidentes e Vice-Presidentes das comisses, a proporcionalidade partidria dever ser observada de tal modo que ao partido majoritrio caber a direo de uma maior nmero de comisses. A escolha de qual comisso ficar sob a "presidncia" de que partido uma deciso poltica.

Pgina 2

As atribuies regimentais dos presidentes de comisses lhes assegura um papel crucial no processo legislativo, visto ser de sua competncia, por exemplo, a designao dos relatores das matrias afetas s respectivas comisses. Significa dizer que as proposies polmicas e as de grande interesse pblico sero relatadas por parlamentar escolhido pelo presidente da comisso, o que representa um grande poder poltico no mbito do parlamento. A Constituio de 1988, diferentemente das anteriores, atribuiu s comisses poderes para deliberar terminativamente sobre determinados projetos de lei, na forma estabelecida no regimento interno das respectivas Casas do Congresso Nacional. Dispositivo constitucional, (art. 58, 2) elenca as competncias das comisses, inclusive a competncia terminativa, como diz o Regimento do Senado (art. 91), e conclusivamente, conforme dispe o Regimento da Cmara (art. 24, II). Em sntese: tais matrias podem ser aprovadas ou rejeitadas definitivamente pelas comisses, sem necessidade de tramitar por instncias superiores. As comisses permanentes possuem atribuies especficas, de acordo com sua rea de atuao, sendo, portanto, comisses temticas abrangentes que instruem todos os projetos a elas despachados, para votao pelos Senadores, membros da prpria comisso, ou pelo Plenrio da Cmara ou do Senado como um todo. Alm das funes legislativas propriamente ditas, as comisses permanentes, pela competncia que possuem de propor audincias pblicas, criaram um canal de comunicao com a sociedade, possibilitando o convite aos cidados, entidades da sociedade civil ou autoridades para discutirem temas e contriburem com o aprimoramento dos projetos sob exame, alm de buscarem solues e darem respostas sociedade sobre determinado assunto. A audincia pblica das comisses das duas Casas do Congresso tem tambm funo educativa, pois a participao popular contribui para a conscientizao sobre os diversos aspectos ligados ao exerccio da cidadania.

Pgina 3

As comisses permanentes e respectivos campos temticos ou reas de atividade so, na Cmara dos Deputados (clique abaixo para ver): Comisses Permanentes da Cmara dos Deputados

No Senado, o nmero de comisses menor, mesmo porque so somente 81 Senadores, enquanto a Cmara abriga 513 Deputados. Mas as comisses so igualmente temticas: CAE - Comisso de Assuntos Econmicos CAS - Comisso de Assuntos Sociais CCJ - Comisso de Constituio, Justia e Cidadania CE - Comisso de Educao CMA - Comisso de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalizao e Controle CDH - Comisso de Direitos Humanos e Legislao Participativa CRE - Comisso de Relaes Exteriores e Defesa Nacional CI - Comisso de Servios de Infra-Estrutura CRD - Comisso de Desenvolvimento Regional e Turismo CRA - Comisso de Agricultura e Reforma Agrria CC - Comisso de Cincia, Tecnologia, Inovao, Comunicao e Informtica Alm das comisses permanentes, o Senado e a Cmara tm a prerrogativa de criar tambm comisses temporrias, que podem ser internas ou externas. As comisses temporrias internas so criadas para apreciar ou se manifestar sobre determinado assunto e se extinguem: a) pela concluso da sua tarefa; b) pelo trmino de seu prazo; ou c) ao final da legislatura ou da sesso legislativa em que foram propostas. As comisses externas tm o carter de representar a Cmara ou o Senado em eventos, solenidades ou atos pblicos em que as Casas devam ser representadas.

Pgina 4

Finalmente, outro tipo de comisso temporria, e muito conhecida do grande pblico, a Comisso Parlamentar de Inqurito (CPI) (art. 58, 3 da Constituio).

A Carta Magna de 1988 deu a essa comisso poderes de investigao prprios das autoridades judiciais, o que vale dizer que as concluses contidas no relatrio de uma CPI devero ser encaminhadas, conforme o caso, ao Ministrio Pblico para promover a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

Pgina 5

Unidade 8 - Do Processo Legislativo

Nesta unidade estudaremos conceitos, etapas e procedimentos relativos tramitao de proposies.

Unidade 8 Do Processo Legislativo

A Constituio brasileira determina que o processo legislativo compreende a elaborao de emendas constitucionais, leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues. Como podemos definir o que seja processo legislativo? Segundo um conceito clssico, processo legislativo o conjunto de atos realizados pelos rgos legislativos, tendo por objetivo a formulao de leis. De acordo com essa definio, v-se que somente os atos elaborados pelo Poder Legislativo Senado Federal, Cmara dos Deputados, Assemblias Legislativas, Assemblia Distrital e Cmaras de Vereadores e que tenham por objeto a criao de norma legal, podem ser considerados como integrantes do processo legislativo. Como exceo, nossa Carta Magna dispe que as medidas provisrias, proposies integrantes do processo legislativo, so editadas exclusivamente pelo Presidente da Repblica, e no por rgos do Poder Legislativo (art. 62 da Constituio).

Pgina 1

Parece, primeira vista, que o legislador cometeu um equvoco ao enumerar, entre as matrias que integram o processo legislativo, as medidas provisrias. Porm, no Congresso Nacional elas incorporam-se quele processo, quando tramitam para transformar-se no chamado projeto de lei de converso. Quem pode propor leis ao Congresso Nacional? A Constituio brasileira estabelece quem pode desencadear o processo legislativo, isto , quem pode propor projeto de lei ao Congresso Nacional. Assim, a iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos na Constituio (art. 61). Vemos, portanto, que do processo legislativo brasileiro podem participar uma grande gama de personagens e instituies, o que permite ampla participao democrtica de nossa sociedade como agente do processo legislativo.

Pgina 2

Embora todas as leis constituam normas a serem seguidas, a Constituio enumera as proposies dando-lhes, de fato, um carter hierrquico:

1) emendas Constituio; 2) leis complementares; 3) leis ordinrias; 4) leis delegadas; 5) medidas provisrias; 6) decretos legislativos; 7) resolues. Essa a ordem decrescente de importncia das matrias que compreendem a elaborao legislativa (art. 59 da Constituio). Em relao s emendas Constituio, a mais alta categoria na hierarquia das leis, podem prop-las: 1/3, no mnimo, de Senadores ou de Deputados; o Presidente da Repblica; e mais da metade das Assemblias Legislativas, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. Por maioria relativa entende-se a maioria de votos favorveis, presentes sesso a maioria dos Deputados de cada assemblia. Uma proposta de emenda Constituio dever ser discutida e votada em dois turnos, tanto na Cmara como no Senado, considerando-se aprovada se, nesses dois turnos, em cada uma das Casas do Congresso, obtiver o voto favorvel de, no mnimo, 3/5 dos membros da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (art. 60, 2 da Constituio).

Pgina 3

Em relao s leis, complementares ou ordinrias, a iniciativa de propor prerrogativa daqueles agentes j antes referidos (relembrando: qualquer membro ou comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, Presidente da Repblica, Supremo Tribunal Federal, Tribunais Superiores, Procurador-Geral da Repblica e cidados, na forma e nos casos previstos na Constituio), respeitadas as competncias privativas, como as do Presidente da Repblica para os projetos de lei que fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas, que criem cargos na administrao direta e aumentem vencimentos de seus servidores (art. 61, 1 da Constituio), e as leis oramentrias (art. 165 e 166). Se a iniciativa desses projetos privativa do Presidente da Repblica, no podem ser propostos por qualquer parlamentar, nem pelo Supremo Tribunal Federal, Tribunais Superiores ou qualquer outro agente. Os Tribunais Superiores, o Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da Repblica e o Ministrio Pblico podem apresentar projetos, cuja tramitao inicia-se, como os de autoria do Presidente da Repblica, pela Cmara dos Deputados, mas sobre matria de interesse privativo de cada uma dessas instituies (arts. 93; 96, II; 125; 127, 2 e 3; e 128, 5, da Constituio). Quanto iniciativa popular, a Constituio prev que a proposta para projetos de lei dessa natureza exige a assinatura de um por cento do eleitorado nacional, distribudo, pelo menos, por cinco Estados, com no mnimo trs dcimos por cento dos eleitores de cada um deles. E, ainda, que o projeto seja apresentado Cmara dos Deputados (art. 61, 2 da CF). As leis complementares, como o prprio nome indica, complementam o texto constitucional e so consideradas

hierarquicamente superiores s leis ordinrias. So, naturalmente, tambm superiores s leis delegadas. Em vrias passagens, recomenda a Constituio que determinado preceito seja objeto de lei complementar ou, simplesmente, de lei. Neste ltimo caso, so as leis ordinrias que iro regular o que determina a Lei Maior. Os projetos de lei complementar so outro tipo de proposio. Exigem um qurum qualificado, isto , um nmero especfico de votos para sua aprovao neste caso, necessrio o voto da maioria absoluta dos membros da Cmara e do Senado. Ademais, uma lei complementar s pode ser modificada por outra lei complementar.

Pgina 4

No caso de lei ordinria, sua aprovao dar-se- pela maioria simples; mas, por determinao constitucional, as deliberaes de cada Casa e de suas comisses sero tomadas por maioria de votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Portanto, a diferena bsica entre uma lei complementar e uma lei ordinria o qurum para sua aprovao:

As medidas provisrias vieram, na Constituio de 1988, com nova roupagem e especificidades, ocupar o lugar anteriormente destinado aos decretos-lei. So elas de autoria exclusiva do Presidente da Repblica, que dever submet-las ao Congresso Nacional para sua converso em lei, devendo vigorar por sessenta dias, podendo ter sua vigncia prorrogada por igual perodo. Se esgotado esse prazo sem sua converso em lei, perdem sua eficcia desde sua edio, cabendo ao Congresso Nacional, nesse caso, disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes (art. 62 da Constituio).

Pgina 5

Leis delegadas so aquelas cuja competncia cabe ao Congresso Nacional, mas este delega ao Chefe do Poder Executivo o direito de faz-las em seu lugar (art. 68 da Constituio). A delegao solicitada ao Congresso Nacional pelo Presidente da Repblica, e a Constituio veda que sejam

objeto de delegao algumas matrias, entre as quais as que devam ser tratadas em lei complementar, as de competncia exclusiva do Congresso Nacional (art. 49 da Carta Magna), e as de competncia privativa da Cmara dos Deputados e do Senado Federal (arts. 51 e 52 da Constituio). Um exemplo de exclusiva matria do Congresso Nacional so os projetos de decreto legislativo, cuja norma resultante o decreto legislativo. No so objeto de delegao. Esses projetos podem ter sua tramitao iniciada tanto na Cmara como no Senado, sendo que a iniciativa cabe ao parlamentar ou s comisses das duas Casas do Congresso. O importante de observar nesse tipo de proposio que sua tramitao inicia-se e termina no mbito do Congresso Nacional. Essas proposies, quando aprovadas nas duas Casas, so promulgadas pelo Presidente do Senado. So objeto de decreto legislativo as matrias constantes do art. 49 da Lei Maior. Finalmente, constantes tambm do art. 59 da Constituio, esto as resolues, que contm matrias privativas da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. Essas proposies s tramitam em uma Casa, ou seja, se o projeto de resoluo for de autoria de Senador ou de Comisso do Senado, ele somente tramitar no Senado; o mesmo acontecer se de autoria de Deputado ou de comisses da Cmara, determinando sua tramitao somente naquela Casa. As duas Casas, em sua atuao em conjunto, podem tambm apresentar projeto de resoluo do Congresso Nacional.

Pgina 6

Como o Poder Legislativo interfere na vida dos cidados?

Podemos, com as informaes anteriores, ter uma idia de o quanto as atividades legislativas realizadas pelo Congresso Nacional, em sesso conjunta ou por meio de cada uma de suas Casas (Senado e Cmara), interferem na vida do cidado. Lembremos que pelas leis que governo e Congresso estabelecem os impostos que todo cidado tem que pagar, como o caso do Imposto de Renda. Nas contas de luz ou de telefone, ou na compra de um simples botijo de gs, todos pagamos impostos, arrecadados pelo governo com o objetivo de revert-los em benefcio da sociedade.

O Legislativo moderniza-se no compasso da evoluo da sociedade.

At bem poucos anos, o meio ambiente no era objeto de preocupao da sociedade e dos governantes. Hoje, vemos sua importncia para a prpria sobrevivncia da espcie humana, da a necessidade de leis que preservem o ecossistema e prevejam penalidades aos infratores. Outro exemplo de instrumento de que a sociedade dispe, e com origem no Legislativo, o Cdigo de Defesa

do Consumidor, uma lei relativamente recente e que tem prestado inegveis servios populao. Mas esses so apenas alguns dos tpicos tratados pelo Legislativo. Se pensarmos que dele deriva toda a legislao sobre sade, educao, pesquisa cientfica, cultura, segurana e tantas outras reas, veremos a importncia da atuao desse Poder em seus trs nveis federal, estadual (e do DF) e municipal. O que enfatizamos aqui que as leis elaboradas no Congresso Nacional, e nos outros nveis do Legislativo, por mais simples que paream, interferem nas nossas relaes pessoais e institucionais. E ainda: a existncia de um Parlamento livre a garantia da consolidao de uma sociedade democrtica e justa.

Pgina 7

Unidade 9 - Da Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria

Nesta unidade vamos analisar panoramicamente os processos pelos quais o Congresso Nacional exerce sua atribuio fiscalizadora.

Unidade 9 Da Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria H, tanto na Cmara como no Senado, uma comisso denominada Comisso de Fiscalizao e Controle, criada com atribuio especfica: exercer a fiscalizao e o controle dos atos do Poder Executivo, includos os da administrao direta e indireta. Alm das atividades deferidas a essa comisso, qualquer uma das Casas do Congresso Nacional ou suas comisses tem poderes para convocar Ministros de Estado ou quaisquer titulares de rgos subordinados Presidncia da Repblica para prestarem informaes sobre assuntos previamente determinados (art. 50, CF).

Pgina 1

Senado e Cmara ainda podem requerer informaes aos Ministros de Estado ou quaisquer titulares de rgos subordinados Presidncia da Repblica (art. 50, 2 da Constituio), cabendo sano de imputao de crime de responsabilidade no caso de informaes no dadas ou de informaes falsas, ou se a autoridade no comparecer perante o Congresso, quando convocada. A fiscalizao dos atos do Poder Executivo tambm atribuio da comisso mista permanente (comisso de oramento a que se refere o art. 166, inciso II, 1, da Constituio), responsvel por emitir parecer sobre as contas apresentadas, anualmente, pelo Presidente da Repblica. Finalmente, a Carta Magna ainda estabelece que a fiscalizao quanto legalidade e legitimidade da aplicao das subvenes ser exercida com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, rgo auxiliar de controle externo do Poder Legislativo. Esses mecanismos, juntamente com as comisses de inqurito, constituem poderoso aparelhamento do Congresso Nacional para o desempenho de sua funo fiscalizadora.

Pgina 2

Pgina 3

Concluso do Curso Pudemos ver a importncia do papel do Poder Legislativo a partir dos princpios estabelecidos pela Constituio Federal, nossa Lei Maior. Esperamos que os conhecimentos adquiridos por voc auxiliem-no tanto em sua vida pessoal quanto em suas aes coletivas, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania em nosso Pas. A equipe de Educao a Distncia do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) agradece a voc pela participao.

Agora, leia atentamente as instrues seguintes.

Avaliao Final
Para concluir o curso, faa a Avaliao Final, clicando no menu esquerda, no item "Avaliaes". Lembre-se que a Avaliao Final, alm de ser o nico instrumento vlido para a certificao do curso, no poder ser refeita. Logo, responda s questes apenas quando tiver certeza da resposta. ATENO: Uma vez aberta a avaliao final voc tem 60 minutos para finaliz-la e salv-la. Passado esse prazo, o sistema fechar automaticamente, salvando o que foi feito. Essa avaliao no poder ser acessada novamente. Boa sorte! Se voc fizer jus ao certificado, o sistema lhe possibilitar imprimi-lo. Nesse caso, ele poder ser obtido, de imediato, em sua tela inicial do curso, no mesmo local onde constam seus dados, quadro de avisos e acesso. L surgir um cone que lhe permitir imprimir seu certificado e, se necessrio, uma segunda via. Caso no tenha obtido o desempenho necessrio, no desista. Procure inscrever-se futuramente neste ou em outro de nossos cursos. At breve.

Crditos

Crditos

Conteudista Maria Carmen Castro Souza Desenho instrucional Akemi Kawagoe Reviso Lngua portuguesa Marcelo Larroyed Coordenao Polliana Alves Ncleo pedaggico Claudia Pohl Jenifer de Freitas Lucas Machado Marcelo Larroyed Polliana Alves Simone Dourado Tatiana Beust Valria Maia e Souza Vincius Henrique

William Robespierre Athanazio Ncleo web Alessandra Brando Bruno Carvalho Carlos Inocente Francisco Wenke talo Fernandes Snia Mendes Ncleo administrativo Luciano Marques Maxlano Cardoso

Vous aimerez peut-être aussi