Vous êtes sur la page 1sur 20

1

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO AOS PORTADORES DE TRANSTORNO MENTAL E SUA RESPECTIVA FAMLIA

Danila Aparecida BUSSULA2 Dayane Aparecida Lacerda OLIVEIRA3 Luci Martins Barbatto VOLPATO4

RESUMO: Este artigo visa proporcionar uma aproximao a cerca da realidade vivenciada pelo portador de transtorno mental e o trabalho realizado junto a sua famlia, cuja interveno do assistente social deve estar em conjunto com as necessidades dos usurios, de forma a proporcionar autonomia, a emancipao dos indivduos sociais na democracia e na luta pela efetivao dos direitos. Palavras-chave: Sade Mental; Famlia; Servio Social; Portador de Transtorno Mental.

INTRODUO

O presente trabalho tem como questo central a insero do Servio Social no campo de sade mental, tratando de forma mais abrangente o trabalho realizado junto aos portadores de transtorno mental e seus familiares. Alm da introduo, o trabalho encontra-se organizado em cinco itens, abordando inicialmente o significado e relevncia das relaes familiares no apenas para seus integrantes, mas tambm para os profissionais, de modo especial os assistentes sociais. Em um segundo momento, apresenta-se alguns conceitos na tentativa de oferecer as primeiras aproximaes em torno da sade mental, expondo inclusive um breve contexto histrico permitindo um entendimento sobre a realidade vivenciada em instituies de internao para portadores de transtorno mental.
Discente do 4 ano do curso de Servio Social das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente, e-mail: dani.princesa@bol.com.br 2 Discente do 4 ano do curso de Servio Social das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente, e-mail: day_lac@hotmail.com 3 Orientador. Docente do curso de Servio Social das Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente, mestre em Servio Social e Polticas Pblicas pela Universidade Estadual de Londrina, email: luci@unitoledo.br
1

Posteriormente, fala-se sobre os avanos que contemplam a sade mental, decorrentes de movimentos como a Reforma Psiquitrica que estabelece mudanas significativas em torno da loucura, sendo os Centros de Ateno Psicossocial um dos mecanismos mais conhecidos por sua eficincia, demonstrando-se a efetivao de parte das propostas de tal movimento. A seguir, coloca-se a questo da dinmica familiar a partir da presena de um membro portador de transtorno mental, como se apresentam as relaes permeadas por afetividade, culpa e vergonha entre outros sentimentos que expressam tambm os inmeros desafios colocados a esses familiares. Por fim, ressalta-se a atuao do assistente social diante da sade mental, especificamente tratando de certos equvocos concernentes a esta realidade e principalmente do fazer profissional diante das demandas trazidas pela famlia do portador de transtorno mental.

1 A RELEVNCIA DAS RELAES FAMILIARES

Famlia. Como defini - l? Existe o modelo ideal? Qual delas oferece maior satisfao a seus membros? Enfim, as indagaes so inmeras, porm jamais se obter uma resposta concreta, pois a famlia extremamente dinmica, correspondendo igualmente s transformaes colocadas na sociedade, mas diante desta versatilidade algo inquestionvel: a influncia que ela exerce sobre o indivduo, seja de forma positiva ou negativa. Embora exposta complexidade que envolve a instituio familiar, no se nega a importncia que esta tem perante seus membros e tambm sociedade como um todo, seja qual for a maneira que ela estiver constituda; por isso chamada a participar efetivamente do cotidiano de seus membros, participao esta que um processo constante pois est relacionada todos os momentos da vida do indivduo e tambm s fragilidades que traz consigo, por isso as relaes familiares so alvo de anlise ao tratar-se da criana vtima da explorao sexual, do

adolescente autor de ato infracional, do portador de transtorno mental (PTM), da pessoa com deficincia, do idoso em situao de abrigo ou de qualquer outro segmento, esteja ele em condio de vulnerabilidade ou no. Pereira (2000, p. 217) nos coloca a questo familiar na perspectiva da atuao profissional daqueles que com ela lida em seu cotidiano:

A crena de que a instituio familiar exerce grande influncia na formao e na vida do indivduo est presente em todas as categorias profissionais que se interessam por trabalhar com aquela. O que diferencia uma interveno de outra a forma como essa instituio vista pelos profissionais e como ela se insere nas diversas intervenes que a abordam.

diante desta afirmativa que cabe apresentar a viso do Servio Social perante a famlia, pois esta no apenas considerada como quem cuida, mas principalmente como merecedora de cuidados para que possa desenvolver sua funo. So constantes as crticas acerca da famlia, tida como a principal responsvel, quando em sua volta, algo se desvia do que j foi previamente estabelecido pela sociedade como correto. Evidentemente, o objetivo no est em isentar a famlia de seus compromissos junto a seus membros, mas compreend-la a partir da totalidade, sendo assim, ressaltando suas potencialidades, mas tambm as fragilidades, essas ltimas, no raramente, acabam por se sobressarem quando a famlia encontra-se desamparada material e/ou emocionalmente, refletindo intensamente em suas relaes. Dessa maneira seguir a presente pesquisa que trata da sade mental e do PTM, ressaltando suas dificuldades, o preconceito e o descaso aos quais esto submetidos, mas tambm boas experincias nesta rea e que refletem significativamente na forma como a famlia lida com esta situao.

2 SADE MENTAL: COMO COMPREEND-LA?

2.1 Aproximaes Acerca da Sade/Doena Mental

Antes de iniciar uma discusso que nos aproxime da definio de sade/doena mental, importante apresentar o significado de sade propriamente dita, sendo assim, segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade): Sade um estado de bem-estar fsico, mental e social, ou seja, a ausncia de doenas no o nico determinante, pois tal conceito se mostra abrangente, considerando todas as relaes que os indivduos encontram-se inseridos e que rebatem em seu cotidiano, podendo resultar em conseqncias de ordem econmica, poltica ou social e que acabam por influenciarem em seu bem-estar em todos os aspectos. Tratar do assunto sade mental requer o mnimo de discernimento para no se deixar influenciar pelo intenso preconceito que o tema carrega consigo, at mesmo em questes simples como ao se referir aos PTMs que so freqentemente intitulados de louco, maluco, doente mental, retardado, entre outros termos estigmatizantes que apenas contribuem para a reproduo da discriminao. Ainda hoje, falar sobre a sade mental desconfortvel para os PTM, familiares, Estado e at mesmo alguns profissionais que atuam nesta rea, isto porque historicamente os transtornos mentais receberam as mais diferentes interpretaes, sendo que algumas delas ainda permanecem, sendo lanadas pelo senso comum. No existe uma causa nica que oferea uma explicao acerca dessa condio que acomete tantas pessoas dos diferentes nveis culturais, econmicos e sociais, causando-lhes sofrimento e tambm o desgaste e a rejeio por parte daqueles que o rodeiam, que no se sentem preparados ou se negam a aceitar esta situao. Ainda que seja imprescindvel o respeito aos valores que cada indivduo traz consigo, h de se considerar que determinadas explicaes para os

transtornos mentais esto vazias de qualquer fundamento e por mais absurdas que sejam no difcil encontrarmos quem, ainda hoje, pense dessa forma, felizmente em menor nmero, pois entendia-se que a loucura era resultante da possesso de maus-espritos que atingiam aqueles que em algum momento mereceu que isto acontecesse, como forma de pagar por algum erro, ou ento, pela falta de vontade ou fraqueza de carter do indivduo, que se v em posio favorvel para no assumir suas responsabilidades, por exemplo, com o trabalho. Phllipe Pinel um referencial ao se falar em sade mental, pois no sculo XVIII traz um entendimento diferenciado acerca do assunto, cuja loucura apresentada como um distrbio do sistema nervoso, ou seja, tratava-se de uma doena, colocando a possibilidade de cura e denunciando as barbaridades contra os pacientes no intuito de conteno das crises, e enquanto mdico psiquiatra props algumas mudanas como o treinamento para os funcionrios desses hospitais e o fortalecimento do vnculo do doente com os seus familiares. Na concepo de Spadini e Souza:

A doena mental permanece at hoje obscura perante a medicina [...], no entanto, o adoecer psquico facilmente percebido, pois em geral, so apresentados pelos indivduos que adoecem comportamentos fora daqueles normalmente aceitos pela sociedade. Assim, no sendo entendida pela comunidade como uma doena de causa j bem conhecida, tem sua definio pela determinao cultural e de valores, e no apenas por fatores biolgicos. (www.scielo.br)

Sendo assim, temos estabelecidos socialmente condutas entendidas como normais e anormais, o que nos permite diferenciar a pessoa portadora de transtorno mental, o que depender tambm da doena e do seu grau de desenvolvimento em que ela se encontra. Os comportamentos mais conhecidos vo desde alteraes de humor, manias, alucinaes at pensamentos constantes sobre a morte, o que s poder ser determinado como transtorno aps avaliao mdica e ainda assim muito complexo. Assim como os possveis sintomas que acometem o PTM, chegar a um consenso sobre o que ocasiona tais doenas ainda gera discusses, pois o que temos so possibilidades que ocorrem de maneiras diferentes e variam de acordo com o indivduo e tambm o ambiente que se encontra. Geralmente, as doenas

que so mais fceis de serem compreendidas so aquelas que j nascem com o indivduo por uma questo gentica, entretanto existem as que so provocadas por acontecimentos passados ou relacionamentos conturbados, neste caso acentuamse as polmicas por se distanciar ainda mais de uma explicao que esteja direcionada a todos os PTMs. E por se mostrar com tantas variaes que a sade mental um importante objeto de problematizaes, por envolver principalmente o receio diante do desconhecido, o que provoca tanto preconceito e isolamento para com o PTM; problematizaes que no devem se limitar apenas aos mdicos, mas que necessitam estarem presentes no universo de todos os profissionais que participam e influenciam o cotidiano do ser humano, para isso preciso conhecer ao menos os mais significativos movimentos ao longo da histria que se colocaram a favor da sade mental.

2.2 Realidade Vivenciada em Instituies de Internao: Breve Histrico

Hospcio, manicmio, hospital psiquitrico so alguns dos nomes que recebem as instituies para onde ainda so levados os PTMs a fim de trat-los e l permanecem durante longos meses, muitas vezes distantes da famlia, da residncia e at mesmo de sua cidade, reforando a concepo que devem viver isolados, evitando o incmodo da sociedade. O ambiente desses locais pouco contribuem para a melhora de quem ali se encontra, muitos vivem na ociosidade, no existe a garantia de privacidade, so ignorados a todo o momento, afinal, se ali esto porque no so normais, alm de serem submetidos a humilhaes devido ao despreparo e impacincia de muitos profissionais que atuam na rea. Para que haja maios clareza em torno dessa realidade preciso um breve conhecimento da histria que culminou na existncia de tais hospitais que ainda hoje existem com traos conservadores. Na Europa, at o sculo XVIII os

hospitais existentes no estavam voltados para a medicina, mas sim para o objetivo de retirar e isolar da sociedade aqueles que no se adequavam aos padres habituais e entre esses anormais que se encontravam os loucos, erma instituies onde a excluso social apresentava-se de forma intensa, sendo que os internados no recebiam cuidado algum, permanecendo ali at sua morte. Conforme j citado, Phillipe Pinel foi nomeado diretor de um hospital em Paris no perodo em que acontecia a Revoluo Francesa e optou por classificar os diferentes transtornos que acometiam os internados, com a finalidade maior de oferec-los tratamento digno, abandonando a tortura e os maus-tratos. Ainda se tratando de uma inovao para aquele perodo, a concepo de isolamento no foi superada, pois permaneceu como uma necessidade no processo de tratamento e possvel cura e tal situao perdurou por mais de sculos. No Brasil, o primeiro hospital psiquitrico foi inaugurado em 1852 e seguindo a mesma linha dos hospitais da Europa no contribua para a melhora de seus pacientes por no oferecer alternativas para a sada dos internos. Na contemporaneidade intensificou-se a luta para que gradualmente fossem extintas essas instituies por terem como meta indispensvel na realizao do tratamento, o isolamento, priorizando dessa forma tcnicas ultrapassadas e limitadas, sendo que a cura um dos aspectos que integram os objetivos ao se falar em sade mental, contudo h outras questes que devem ser igualmente priorizadas, como o respeito ao PTM enquanto cidado e sujeito de direitos, pois Rosa (2000, p. 281) nos traz, entre outras, uma das questes internaes no se mostram como uma alternativa eficaz: pelas quais as

O portador de transtorno mental, ao mesmo tempo em que um integrante do grupo familiar, tende, com as reinternaes seguidas, a tornar-se um estranho, um outro, em funo da prpria vida manicomial, que o mortifica e o empobrece em termos relacionais. O portador de transtorno mental adapta-se forosamente vida institucional e se torna dependente de seus muros [...]

para alcanar este objetivo que impulsionada o Movimento de Reforma Psiquitrica, que em meio a muitos desafios prope significativas mudanas a fim de transformar a segregadora realidade do PTM.

3 AVANOS NO CAMPO DE SADE MENTAL

3.1 A Reforma Psiquitrica

A Reforma Psiquitrica no Brasil tem incio na dcada de 70 com a proposta de superar o modelo vigente de assistncia sade mental, priorizando a efetivao da cidadania do PTM, apresentando denncias das atrocidades cometidas contra os internados e tambm a precariedade das condies de trabalho dos profissionais da rea. Este movimento tem sua luta embasada no somente na

transformao das instituies que atendem o PTM, mas tambm busca por uma transformao cultural que atinja a toda sociedade de forma a modificar a concepo de doente mental para sujeito que tem o direito de usufruir com qualidade da sade, educao, habitao, cultura, lazer..., em termos simples, um cidado que deve ser atendido em suas necessidades. Vasconcelos (2000, p. 22-30) nos aponta cinco perodos histricos os quais culminaram em avanos e tambm desafios para a Reforma Psiquitrica, a chamada periodizao como ser descrito a seguir. O 1 perodo foi marcado pela emergncia de movimentos sociais, entre eles o Movimento de Trabalhadores de Sade Mental (MTSM) em 1978, que tinham por princpios a humanizao dos hospitais, melhores condies de trabalho e aumento de servios ambulatoriais em sade mental, em 1980 acontece o

Movimento de reforma Sanitria, envolvendo os profissionais da sade de forma geral. importante ressaltar que o MTSM recebeu forte influncia de Franco Basiglia, psiquiatra italiano, que em 1979 visitou trs hospitais psiquitricos implantados em trs regies brasileiras e os comparou a campos de concentrao. Franco Basiglia foi um dos responsveis, que com idias revolucionrias, conseguiram estabelecer significativas mudanas no tratamento sade mental na Itlia. No 2 perodo avana o MTSM, pois recebe espao para iniciar a reforma e humanizao dos hospitais psiquitricos, bem como sua entrada nas secretarias estaduais de sade, o que possibilitou sua interveno em hospitais pblicos e privados (1980-1987). No 3 perodo (1987-1992) destaca-se principalmente a Luta Antimanicomial que propunha servios alternativos aos hospitais psiquitricos, ou seja, a superao dos chamados manicmios. Cabe salientar que tambm neste perodo que acontecem duas grandes conquistas: Constituio Federal em 1988 e aprovao da Lei Orgnica da Sade em 1990. No 4 perodo (1992-1995) houve a consolidao da

desinstitucionalizao psiquitrica, ou seja, avanos como a implantao de servios que substituam a internao, alm de priorizar a participao dos usurios e familiares na melhoria da qualidade dos servios oferecidos na sade mental. Por fim, o 5 perodo inicia-se em 1995 no governo FHC, sendo que a partir do neoliberalismo so agravadas as expresses da questo social, como o desemprego que repercutiu de diferentes formas no cotidiano da populao, inclusive resultando em determinadas reaes/comportamentos que tornaram-se demandas para a sade mental. Conforme as pontuaes de Vasconcelos (2000, p. 22-30) tm-se na Reforma Psiquitrica um movimento revolucionrio, extremamente propositivo, que coloca a sua luta a favor dos trabalhadores da sade mental, mas principalmente pelo PTM e seus familiares que devem ser atendidos de acordo com suas necessidades, prezando sempre pela equidade.

10

Considerando as propostas colocadas pela Reforma Psiquitrica, percebe-se a estreita relao existente com os princpios norteadores da prtica profissional dos assistentes sociais, configurando-se ento a sade mental no apenas como um campo de trabalho, mas como parte da luta tambm desta categoria.

3.2 Centros de Ateno Psicossocial: Expresso das Transformaes propostas pela Reforma Psiquitrica

Deve-se contemplar os ideais da Reforma Psiquitrica no apenas como alternativas, mas como algo indispensvel poltica de assistncia sade mental. Algo que nos possibilita perceber a expanso desses objetivos a efetivao dos servios alternativos, por exemplo, os CAPS (Centro de Ateno Psicossocial) que existem em diversas modalidades de acordo com as demandas locais e regionais, tendo preparo para atender at mesmo crianas e adolescentes. Os CAPS possuem uma equipe constituda por diferentes profissionais, sendo relevante a participao tambm dos assistentes sociais, pois conforme coloca Bisneto (2007, p. 37):

Esses servios necessitam da participao do Servio Social em proporo maior do que na internao [...] o Movimento de Reforma Psiquitrica vem trazer uma abertura muito grande para a atuao do Servio Social em sade mental devido a formao social e poltica dos assistentes sociais.

Embora toda a equipe multiprofissional atue com um objetivo em comum, destaca-se o trabalho do assistente social no sentido da compreenso e fortalecimento das relaes sociais e vnculos familiares do PTM, algo que perpassa o processo de sade-doena, sendo uma das principais metas dos CAPS. Ao contrrio do que ocorre nos hospitais psiquitricos, nos CAPS o trabalho direcionado recuperao da autonomia do sujeito para que seja

11

superada a relao de dependncia entre o PTM e a instituio, sendo percebida pelas internaes que se tornam cada vez mais freqentes, ampliando-se tambm o perodo de permanncia. O principio da eqidade colocado no Sistema nico de Sade (SUS) rege da mesma forma o trabalho desenvolvido nos CAPS, onde cada usurio atendido em consonncia com as suas fragilidades, sendo assim, pode comparecer a instituio todos os dias, alguns dias da semana ou at mesmo vez ou outra apenas para uma consulta; so realizadas oficinas teraputicas, psicoterapia, visitas domiciliares que se configuram como instrumentos que possibilitam uma interveno no somente junto ao PTM, mas considerando igualmente a importncia da participao familiar. Dessa forma, o desafio consiste na superao do aprisionamento como soluo a loucura, demonstrando a sustentabilidade das respostas que so oferecidas a partir dos vrios servios alternativos, respostas que so construdas dia-a-dia contando com as mais simples aes, porm carregadas de conhecimento, compromisso, fora de vontade, profissionalismo e acima de tudo a indignao perante a opresso e discriminao contra o PTM e seus familiares

4 FAMLIA E SADE MENTAL

4.1 Apresentao da Famlia Cuidadora do Portador de Transtorno Mental

Conforme j discorrido anteriormente, tem-se na famlia uma instituio protetora, decisiva na formao do sujeito em todos os aspectos, se colocando como referencial na vida de seus membros e diante de tais caractersticas to valorizadas que se levantam polmicas diante de afirmaes como a que aparece no texto

12

intitulado de Famlia faz bem ou mal a sade mental? que coloca a seguinte realidade que deve ser considerada:

[...] a psiquiatria sabe como so e quais so as conseqncias dos complexos e dos vnculos ambivalentes que ligam filhos aos pais e viceversa, como esses relacionamentos so cheios de dios, amores, culpas e conflitos. Como os sentimentos so dissimulados sob a capa das boas intenes, mascarados por doenas psicossomticas, teatralizados nas chantagens emocionais e assim por diante. (www.psiqweb.med.br)

Ainda que seja difcil a aceitao de tal realidade por parte de significativa parcela da sociedade que se encontra presa a bases conservadoras, cabe ao assistente social compreender a instituio familiar nas diferentes maneiras que ela se apresenta, no apenas como um espao natural e harmnico imune a conflitos e desentendimentos. Mesmo que a situao acima descrita tenha sido colocada pela psiquiatria e se referindo famlia nuclear, com esta famlia que o Servio Social tambm vai se deparar, porm considerando seus diferentes arranjos, devendo o profissional estar preparado para fazer o desvelamento e enfrentamento das demandas trazidas pela mesma e no de forma a buscar culpados pela condio em que o PTM se encontra, e neste sentido que esto embasadas as crticas aos assistentes sociais que tm na realizao de um curso de terapia familiar a sua vlvula de escape para atuar no campo da sade mental, conseqentemente se desligando da luta pela efetivao de direitos. Um dos avanos que o Movimento de Reforma Psiquitrica trouxe em seu bojo a priorizao da famlia na participao das discusses que envolvem o PTM a fim de transformar a sade mental, resultando em um novo olhar acerca da loucura. Mesmo sendo de extrema importncia a participao da famlia no processo de acompanhamento, tratamento e cuidados ao PTM, preciso reconhecer que esta tambm tem suas fragilidades, pois se encontra em uma situao complexa, responsvel por uma pessoa que possui necessidades e comportamentos at ento desconhecidos, no tendo, muitas vezes, o preparo e apoio suficientes para lidar com esta tarefa. So diversos os desafios que se apresentam a famlia do PTM, pois ela tambm se encontra instvel em diferentes aspectos, principalmente pela dificuldade

13

no convvio junto a este sujeito que alterna momentos de lucidez com fortes crises e agressividade, situao agravada quando este resiste ao reconhecimento e tratamento do transtorno, o que de certa forma est relacionado ao preconceito e discriminao j to cristalizados, colocando-se como um dos obstculos na busca por apoio e orientao. Rosa (2000, p. 263) apresenta a realidade presente no cotidiano das famlias cuidadoras de PTM:

Contraditoriamente, a famlia, por partilhar os mesmos cdigos culturais da sociedade, tem tambm uma atitude reativa e segregadora em relao ao portador de transtorno mental. Apresenta sentimentos de proteo simultneos com sentimentos de rejeio, cuja ambigidade constitui fonte de angstia.

Portanto, o que muitas vezes interpretado como descaso e falta de responsabilidade por parte dos familiares, na verdade, a manifestao de suas dificuldades no cuidado ao PTM, pois como j mencionado, pertencem a uma sociedade onde ainda h muito por se fazer em relao sade mental, no somente em termos estruturais que muito j avanou, mas principalmente a construo de uma conscincia crtica que contemple a defesa dos direitos do PTM bem como de sua famlia, porm esse processo no cabe a profissional algum por se tratar de escolhas em que os sujeitos so livres para constiturem seus valores, absorvendo das informaes que lhe so repassadas aquilo que julgar relevante.

4.2 Os Desafios Colocados a Famlia Cuidadora

Temos na sade mental um campo de atuao que no se restringe a medicina justamente por sua abrangncia, pois no est direcionada exclusivamente ao PTM, mas tambm a sua famlia que se v sobrecarregada fsica, econmica e emocionalmente, resultando na ausncia de perspectivas de transformao, sendo

14

imprescindveis outros profissionais altamente capacitados para atender esta famlia nas diferentes dimenses. As dificuldades fsicas esto relacionadas correria que integra o diaa-dia de pais, filhos, irmos, avs e cnjuges que acompanham o PTM em suas consultas e outras atividades, sendo que dependendo do grau em que se encontra o transtorno, exige-se vigilncia constante, provocando um intenso desgaste, principalmente quando tais cuidados esto sob a responsabilidade de uma nica pessoa, normalmente mulheres que dedicam grande parte de seu tempo a ateno ao PTM. Tais obstculos acentuam-se quando diz respeito famlia de baixa renda, pois aquelas que detm poder aquisitivo no enfrentam qualquer problema relacionado a aspectos materiais, podendo, por exemplo, contratar um profissional que a auxilie no cuidado ao PTM, enquanto na famlia desprovida de recursos financeiros h uma somatria de dificuldades, por se dedicarem integralmente ao PTM muitos no conseguem conciliar com um emprego, a moradia nem sempre corresponde as suas necessidades, a alimentao insuficiente, o acesso a educao e sade de qualidade torna-se um desafio diante das impossibilidades de custear por tais servios e ausncia de protagonismo para reivindicar este direito, o que compreensvel acompanhando esta rdua realidade. Emocionalmente, nem sempre nos visvel os sintomas, mas eles existem e muito prejudicam a dinmica familiar, so as frustraes e angstias geradas pela sensao de fracasso, o sentimento de culpa por se responsabilizar ou no encontrar as causas que provocaram a doena, as brigas e revoltas resultantes do constrangimento de se ter um PTM na famlia e tambm quando o sujeito acometido pelo transtorno em determinada fase da vida, sendo que anteriormente existe uma histria a ser relembrada constantemente, sendo preciso enfrentar diariamente a sensao de perda. Por isso, no raramente, percebe-se principalmente no membro que se apresenta como cuidador, as conseqncias resultantes do preconceito, despreparo e desinformao, que se manifestam no isolamento, distanciamento de amigos e familiares, enfim, compromete-se as relaes sociais, muitas vezes por opo do indivduo que prefere evitar possveis situaes e/ou comentrios vexatrios que venham a ocorrer.

15

Neste sentido, Pereira (2000, p.254) relaciona as fragilidades apresentadas pela famlia cuidadora do PTM e a atuao que o assistente social deve ter diante desta demanda:
importante que os profissionais da rea de sade mental, de modo especial os assistentes sociais em sua interveno junto famlia, atentem para esta realidade, para quer propiciem quela possibilidades de superar as dificuldades vividas no convvio com o membro portador de transtorno mental, dividindo com eles o tempo de cuidar, atravs da oferta de servios de ateno psicossocial dirio, oferecendo-lhe o apoio necessrio dos servios para lidar com o estresse do cuidado e convidando-o a participar da elaborao dos servios e de sua avaliao (e aqui no s a famlia, como tambm os prprios usurios).

5 SERVIO SOCIAL E O TRABALHO JUNTO AO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL E SUA FAMLIA

A partir da dcada de 40 o assistente social passa a integrar a equipe de profissionais que atuavam no campo da sade mental, sendo que na trajetria desse processo o Servio Social esteve desvalorizado por diversas vezes, reduzindo a relevncia da atuao do profissional. Torna-se possvel visualizar esta realidade que tanto se distancia das atuais atribuies do assistente social no campo da sade mental ao analisar, por exemplo, o fazer profissional nos anos 50, pois o Servio Social era exercido nos hospitais psiquitricos, porm em uma condio de extrema inferioridade ao saber mdico, cuja funo limitava-se a servios burocrticos e rotineiros sem nenhuma interveno transformadora no cotidiano de pacientes e familiares. Embora esta atuao em nada contribusse para a mudana da realidade dos usurios, era a prpria profisso que tinha seus valores pautados no conservadorismo prezando apenas pela manuteno e reproduo da ordem estabelecida. Porm, na dcada de 70 que emergem iniciativas que causaram grande impacto tanto para a sade mental como o Servio Social, sendo respectivamente o Movimento de Reforma Psiquitrica que estabelece a

16

transformao do modelo de tratamento psiquitrico, colocando a exigncia de superao da privao de liberdade para os servios de ateno psicossocial diria de acordo com as necessidades de cada indivduo e tambm a busca pela construo de um Projeto Profissional embasado na teoria social crtica de Marx, so as primeiras aproximaes junto ao marxismo, momento em que parte da categoria profissional questiona a sua atuao com vistas transformao social. Assim como em qualquer campo de trabalho do assistente social, a sua atuao no deve limitar-se ao atendimento isolado de determinado segmento, mas deve haver a compreenso das relaes sociais em que o sujeito est inserido, sendo o espao familiar um dos aspectos a serem priorizados para que haja continuidade das aes realizadas. Bisneto (2007, p.120) aponta algumas variveis tpicas na

caracterizao dos usurios de estabelecimentos psiquitricos que podem trazer implicao para a prtica do Servio Social, sendo levantadas questes como a predominncia de usurios pertencentes a classe dominada, moradores de rua, assim como sujeitos com baixo nvel de escolaridade, sendo que apesar das instituies psiquitricas no fazerem distino de classe social, so os empobrecidos que prevalecem trazendo consigo no apenas as demandas emergenciais decorrentes de sua condio social, mas principalmente questes implcitas que cabe ao assistente social desvel-las, pois neste sentido a Lei n. 10.216 de 6 de Abril de 2001, dispe em seu Artigo 1:

Os direitos e a proteo das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, so assegurados sem qualquer forma de discriminao quanto raa, cor, sexo, orientao sexual, religio, opo poltica, nacionalidade, idade, famlia, recursos econmicos e ao grau de gravidade ou tempo de evoluo de seu transtorno, ou qualquer outra.

preciso ressaltar que ainda existindo assistentes sociais que no sabem definir os objetivos de seu trabalho na sade mental, algo pode ser definido com preciso: o objeto do profissional no se esgota no PTM e na busca por sua cura, mas tambm as fragilidades e a importncia de sua famlia nesse processo, sendo destacada por diversas vezes por ser o foco do presente estudo.

17

O trabalho do assistente social com as famlias dos PTM deve estar direcionado ao fortalecimento dos vnculos para com o membro que necessita de ateno e cuidados especiais, o que inmeras vezes resulta no distanciamento e rejeio, prejudicando ambas as partes. Se colocar a disposio da famlia para escut-las, demonstrando ateno e importncia para os diversos problemas que ela apresenta, algo aparentemente simples e que poderia ser realizado por qualquer outra pessoa mesmo sem formao acadmica, na verdade uma etapa do caminho a ser percorrido na busca de algo maior, cujo diferencial est na intencionalidade do assistente social que pode se deixar levar pelos limites institucionais e outros desafios a serem superados ou ento propor e efetivar mudanas na realidade dessa famlia vtima da excluso social. Bisneto (2007, p. 145) coloca com exatido o que cabe ao profissional para superar determinadas fragilidades ainda existentes no campo de sade mental:
necessrio ao assistente social reconhecer seu prprio valor, saber o que est fazendo, criar um discurso profissional, publicar idias, lutar por seus princpios, fazer alianas, se expor profissionalmente em Sade Mental. claro que o profissional de campo precisa contar com a colaborao de seus colegas de academia: a universidade tambm deve desenvolver esse discurso profissional com pesquisas, aulas, extenso, publicaes, conferncias entre outros recursos.

Dessa forma, inadmissvel, mas tambm preocupante, presenciar falas de assistentes sociais que ainda hoje afirmam com convico que o seu trabalho resume-se a visitas domiciliares, entrevistas e encaminhamentos, reduzindo a importncia e necessidade da profisso perante a sociedade, pois tais atribuies citadas so instrumentais que se no estiverem acompanhados de uma intencionalidade, de fato no faro sentido algum. Como bem aponta Bisneto (2007) o profissional ao se apropriar de tcnicas da medicina, psicologia ou at mesmo terapia familiar, de certa forma acaba confundindo-se como pertencente a estas profisses, desviando-se dos objetivos colocados pelo Servio Social e, portanto distanciando-se da luta pela efetivao de direitos sociais que contemple a transformao da realidade. Outra questo que se faz necessria, porm no aprofundada na presente pesquisa, a interdisciplinaridade, ou seja, profissionais de diferentes reas do conhecimento cujas aes so articuladas com um objetivo em comum e

18

no como forma de sobrepor saberes, pois cada qual tem sua valiosa contribuio a oferecer ao PTM e sua famlia, nos mais diferentes aspectos, considerando que o assistente social jamais construir respostas sustentveis priorizando aes isoladas. Por fim, o empowerment ou empoderamento, um conceito que deve ser levado prtica tambm quando se trata do PTM e sua famlia, empoder-la significa, em termos simples, oferecer as condies para que ela possa prestar esse cuidado ao PTM de forma digna correspondendo a perspectivas dos direitos sociais, trata-se tambm do empenho em no incentivar uma relao de dependncia e subalternidade, cabendo ao assistente social disponibilizar mecanismos para que essa famlia to vitimada pela dominao e excluso possa de fato se ver como provedora, para isto primeiramente o profissional deve em seu cotidiano materializar os seus princpios ticos que priorizam a emancipao, autonomia, luta contra o preconceito e discriminao, busca ao acesso a servios e programas de qualidades provenientes das polticas sociais, entre outras questes que tanto se aproximam da realidade do PTM e suas famlias. Entretanto, felizmente ou infelizmente a frmula exata de atuao no existe, mas as possibilidades de transformaes mencionadas por vezes, dependero em grande parte do perfil do profissional, pois ainda que existam os limites institucionais, um Estado ausente perante as suas responsabilidades, famlias vencidas pelas constantes decepes, neste contexto que destaca-se a necessidade e importncia do Servio Social, porm o assistente social que determinar, a partir de sua concepo da realidade e interveno na mesma, se tal importncia e necessidade sero reforadas ou rapidamente eliminadas.

CONSIDERAES FINAIS

A partir da pesquisa realizada percebe-se o quanto ainda tem que se avanar no que diz respeito sade mental, principalmente quando o assunto

19

relaciona-se ao preconceito e discriminao aos quais esto submetidos a pessoa portadora de transtorno mental. Ainda que a Reforma Psiquitrica traga em seu bojo uma srie de medidas que devem ser aplicadas com seriedade e compromisso nos visvel que seus princpios no foram integralmente materializados, cabe ressaltar a ausncia de vontade poltica, principalmente por questes de ordem financeira, que impossibilita a implantao dos chamados servios alternativos em detrimento das longas internaes, servindo mais uma vez como exemplo os Centros de Ateno Psicossocial que contribuem para a cidadania do PTM bem como auxilia a famlia em seus cuidados. Porm, h de se reconhecer que a sade mental nos moldes em que se apresenta atualmente traz consigo o resultado de inmeras lutas de profissionais e usurios que buscam pela efetivao de direitos e atendimento digno e de qualidade, entretanto no se aderiu a esta concepo de forma majoritria, pois ainda hoje esto presentes, e com certa fora, os grandes hospitais psiquitricos que prezam pelo isolamento e segregao do paciente como forma de tratamento. O PTM assim como sua famlia, devem ser contemplados enquanto sujeito de direitos que podem e devem participar e opinar sobre os servios que lhe so prestados, exigindo respeito perante sua condio, todavia essa reivindicao nem sempre possvel, pois a famlia muitas vezes encontra-se tomada pelo desgaste decorrente do difcil cotidiano que enfrentam, geralmente acompanhado pela falta de apoio, desinformao, dificuldades financeiras, estando submetidas a todo momento ao julgo da sociedade. neste contexto que se faz necessria a interveno do assistente social enquanto um profissional que contempla a importncia da famlia em todos os momentos de sua atuao, vislumbrando a famlia como um espao de cuidados e proteo que deve ser merecedora de ateno e investimentos, pois mesmo sendo grande a sua responsabilidade, sem contar com o apoio do Estado, profissionais e sociedade civil, sozinha no conseguir promover todos os cuidados ao seu PTM.

20

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BISNETO, Jos Augusto; PEREIRA, Ivana Carla Garcia; ROSA, Lcia Cristina dos Santos. VASCONCELOS, Eduardo Mouro (org). Sade Mental e Servio Social: O desafio da subjetividade e interdisciplinaridade. So Paulo: Cortez, 2000. BISNETO, Jos Augusto. Servio Social e Sade Mental: uma anlise institucional da prtica. So Paulo: Cortez, 2007. Famlia faz bem ou mal sade mental? Disponvel www.psiqweb.med.br> Acesso em 01 de Novembro de 2008. em <http:

Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001. In: Legislao brasileira para o Servio Social: coletnea de leis, decretos e regulamentos para instrumentao da (o) assistente social. So Paulo: Conselho Regional de Servio Social do Estado de So Paulo, 2006. SOUZA, Maria Conceio Bernardo de Mello; SPADINI, Luciene Simes. A doena mental sob o olhar de pacientes e familiares. Disponvel em: <http: www.scielo.br> Acesso em 12 de Outubro de 2008.

Vous aimerez peut-être aussi