Vous êtes sur la page 1sur 7

Artigos - RHPortal

Treinamento e Desenvolvimento Janeiro 1-, 2007 - 20: 1 Clima Organizacional A definio mais usada de Clima Organizacional a de um conjunto de propriedades mensurveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivao
A definio mais usada de Clima Organizacional a de um conjunto de propriedades mensurveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivao e o comportamento dessas pessoas. Clima Organizacional o indicador de satisfao dos membros de uma empresa, em relao a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organizao, tais como: polticas de RH, modelo de gesto, processo de comunicao, valorizao profissional e identificao com a empresa. A apurao do nvel de satisfao dos colaboradores, se faz necessria para: Indicar e apoiar as decises dos gestores; Mensurar como est a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzir alienao do empregado e insatisfao, m vontade, ao declnio da produtividade, comportamentos contraproducentes (como absentesmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militncia sindical etc.) Estabelecer referncias confiveis sobre um ambiente especfico para implementar aes, onde cresa a motivao, gerando um esprito participativo, efetivo, levando a empresa a atingir excelentes nveis de produtividade e comprometimento. O clima organizacional uma varivel que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organizao depende de sua atmosfera psicolgica. Esta atmosfera fruto do conjunto de percepes das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organizao. A pesquisa revelar a realidade percebida pelos colaboradores e no somente o que efetivamente acontece. Se a qualidade do trabalho for boa, conduzir a um clima de confiana e respeito

mtuo, no qual o indivduo tender a aumentar suas contribuies e elevar suas oportunidades de xito psicolgico e a administrao tender a reduzir mecanismos rgidos de controle social.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS

Segundo Maslow, o que propulsiona o homem so suas necessidades: to logo uma necessidade satisfeita, outra surge em seu lugar. Esse processo interminvel e contnuo, entende se como do nascimento at a morte. As necessidades humanas esto organizadas em nveis e numa hierarquia de importncia que representaremos a seguir:

1.

Necessidades Fisiolgicas

So as necessidades vitais de sobrevivncia: alimentao, descanso, proteo contra frio e calor e necessidades sexuais.

2.

Necessidades de Segurana

Quando as necessidades vitais esto razoavelmente satisfeitas, necessidades e nveis superiores, no caso as de segurana, comeam a motiv-lo. Essas so necessidades de proteo contra o perigo: seguro de vida, incndio, seguro sade, casa prpria, emprego estvel. Por exemplo: as aes arbitrrias da chefia ou um comportamento que reflita favoritismo ou discriminao, falta de clareza e objetividade, podero ativar as necessidades de segurana na relao de emprego de qualquer nvel do colaborador (ameaam a necessidade de segurana).

3.

Necessidades Sociais

Quando as necessidades de segurana esto satisfeitas e o homem no est temeroso quanto ao seu bem estar fsico, as necessidades sociais tornam-se importantes. So necessidades sociais: de participao, de associaes, clubes, aceitao por parte dos amigos, novas amizades e amor. Quando essas necessidades so frustradas na situao de trabalho, o indivduo age de modo a dificultar a consecuo dos objetivos grupais, ele se torna antagnico e no cooperativo.

4.

Necessidades de Auto Estima

So as Necessidades de respeito, autoconfiana, status, boa reputao, reconhecimento, apreciao e respeito dos amigos. Para que essas necessidades apaream de maneira significativa os nveis anteriores devem estar razoavelmente satisfeitos.

5.

Necessidades de Auto Realizao

No topo da hierarquia existem as necessidades de auto - realizao. Essas so as necessidades de dar vazo s prprias potencialidades, de um contnuo autodesenvolvimento, de ser criativo.

METODOLOGIA DE PESQUISA

A aplicao da Pesquisa de Clima Organizacional realizada semestralmente pela rea de Recursos Humanos da Interfarmacia, baseado em entrevistas individuais com os funcionrios, com durao mxima de 1 hora.

Foi apresentado aos pesquisados: os objetivos do trabalho, a definio de Pesquisa de Clima Organizacional e as caractersticas da pesquisa, assegurando os aspectos tico e sigiloso de todo o trabalho.

O questionrio aplicado em cada colaborador composto por 12 perguntas, a maioria delas de carter aberto, de modo a provocar reflexo nos participantes.

Os 5 indicadores utilizados na Pesquisa foram extrados do GUIA EXAME AS 100 MELHORES EMPRESAS PARA VOC TRABALHAR. So eles:

1. 2. 3. 4. 5.

CREDIBILIDADE JUSTIA RESPEITO ORGULHO ATITUDE POSITIVA OU CAMARADAGEM

PLANO DE AO

Considerando os itens de maior insatisfao dos colaboradores da Interfarmacia, propomos as seguintes aes:

Estudo do sistema de remunerao da empresa atravs de pesquisa salarial a fim de verificar em que faixa a remunerao definida pela Interfarmacia est localizada no mercado externo, em empresas do mesmo ramo e porte;

Formalizao do processo de avaliao de colaboradores, com prvia preparao processo; dos avaliadores envolvendo os conceitos de percepo, competncias interessantes ao negcio e outros temas relativos ao

Levantamento das Necessidades de Treinamento das equipes a fim de verificar suas carncias de conhecimentos, habilidades e atitudes coerentes com as funes exercidas.

Elaborao Gerencial;

de

Plano

Individual

de

Treinamento

Desenvolvimento

Criao / otimizao dos canais de comunicao com os associados e colaboradores onde seja estimulado o clima de contribuio para sugestes e opinies de todos.

Realizao de campanha motivacional a fim de aumentar o grau de comprometimento com a Empresa e reestabelecer o sentimento de afiliao entre as equipes.

Esclarecimento sobre as metas e objetivos a serem atingidos pela Empresa.

MODELO DE QUESTIONRIO

1.

Tenho liberdade para expressar opinies diferentes contrrias s de minha

chefia no que diz respeito ao andamento dos trabalhos na minha rea. 2. Em minha rea de atuao, existe uma constante preocupao em procurar sempre inovar mtodos e procedimentos dentro dos trabalhos executados. 3. 4. Minha equipe de trabalho motivada e sempre buscamos objetivos comuns. Gosto e procuro participar das decises que afetam o trabalho na minha rea. 5. A parcela de poder de deciso e autonomia includas em meu trabalho so suficientes para desenvolver atividades sob minha responsabilidade. 6. A produtividade quase nunca fica prejudicada por falta de organizao e planejamento entre os setores de minha rea. 7. Na rea, as pessoas se esforam para desenvolver um trabalho de qualidade. 8. 9. Sinto que meu trabalho estimulante e motivador. A comunicao verbal facilmente compreendida na rea.

10. As pessoas so envolvidas em um trabalho interdivisional, atuam de forma coesa com se no pertencessem a setores diferentes. 11. As pessoas sentem que tm seu potencial devidamente reconhecido. 12. As pessoas tm tranqilidade para executar suas tarefas dentro de um ritmo normal, com distribuio eqitativa de carga de trabalho entre os colegas. O ambiente de trabalho no tenso. 13. As tarefas que desempenho nesta organizao possuem muito significado e importncia para mim. 14. Posso dizer sinceramente que tenho uma boa viso sobre os rumos e objetivos da minha rea. 15. Os nveis de comentrios informais (fofocas) no so altos na rea.

16. O contedo das ordens que recebo em minha rea so claros. 17. Tenho absoluta certeza daquilo que esperam de mim e de onde posso chegar nessa organizao. 18. Meu superior imediato aceita facilmente as sugestes que dou. 19. Meu superior imediato se manifesta positivamente quando demonstro um desempenho acima do esperado. 20. Meu superior imediato se preocupa em manter seus subordinados informados sobre as coisas que possam afetar o trabalho na rea. 21. Pouco pode ser feito para melhorar o trabalho na rea. 22. As mudanas so comunicadas e explicadas com antecedncia. 23. As ordens recebidas vm acompanhadas da informao necessria a execuo do trabalho. 24. No tenho dificuldade em fazer que meu chefe encontre tempo para me atender. 25. Quando estou envolvido com uma srie de trabalho, posso encontrar com o auxlio e no com a crtica do meu chefe. 26. O relacionamento no ambiente de trabalho amigvel. 27. Quando necessrio mudar a poltica ou procedimento, meu chefe explica a necessidade da mudana. 28. Meus colegas da rea esto dispostos a ouvir e considerar diferentes opinies. Em situaes de conflito, por exemplo, as pessoas preferem levantar o problema em busca de solues adequadas ao invs de ignor-lo. 29. As pessoas de minha rea esto mais preocupadas com o intercmbio do que com a defesa de seus territrios. 30. Raramente percebo que existe competitividade exagerada no ambiente de trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi