Vous êtes sur la page 1sur 22

Introduo

Aprendendo a Calcular (I)


Um bom clculo de variantes a principal qualidade necessria para o desenvolvimento de um enxadrista intermedirio. Neste nvel de jogo, apesar das eventuais deficincias posicionais, o que decide a partida o clculo bruto. A imensa maioria dos jogadores simplesmente no consegue aprofundar-se na posio e efetuar um clculo preciso, seja por certa preguia mental, por no conseguirem visualizar vrias jogadas na frente o que se resolve a partir de um treinamento especfico -, ou por simplesmente no avaliarem corretamente a importncia de uma deciso baseada alm de uma idia superficial da posio. Os russos sabem disso h muitos anos: preciso ser concreto. Se voc quiser efetuar um plano, preciso analisar concretamente se ele realizvel. Para arrematar uma partida, preciso calcular corretamente para no dar chances ao adversrio. Enfim, em todos os momentos crticos de uma partida, o clculo parte obrigatria. Analise suas partidas recentes e veja quantas delas voc perdeu por um deslize ttico ou por um clculo impreciso. Muitas, no? A grande maioria, provavelmente. Esta a apostila ideal para voc. Nos meus primeiros anos de desenvolvimento como enxadrista, a parte ttica do jogo foi a que mais trabalhei. Todo dia, invariavelmente, reservava parte do meu treinamento para exerccios de clculo. Leia bem: todos os dias! Obviamente, necessrio trabalhar nos outros aspectos de uma partida de xadrez, seja montando um repertrio de aberturas, conhecendo os finais indispensveis e idias posicionais freqentes, mas o que vai fazer voc subir de nvel ser o clculo, pois a maioria dos seus adversrios simplesmente no sabe calcular. Iniciantes sobem de nvel porque param de entregar peas e passam a recolher as que seus oponentes presenteiam. Intermedirios ganham mais partidas, pois aprendem a arrematar as posies em que tem vantagem e conseguem criar mais problemas tticos quando dominados posicionalmente. Mestres e grandes mestres simplesmente calculam melhor nos momentos crticos. Como se v, o clculo importante em todos os nveis de jogo. Muitas vezes venci partidas com posies de clara desvantagem, graas ttica. Este um recurso muito utilizado por jogadores avanados: criar problemas tticos para o adversrio quando se tem uma posio inferior. Repito: a grande maioria dos enxadristas no sabe calcular corretamente, e eles falharo ante a primeira complicao ttica. Mas para utilizar este recurso,

voc precisa aprender a guiar-se corretamente nos diversos ramos da anlise de uma posio e treinar a imaginao para encontrar recursos escondidos. Por isso, digo sempre para os meus alunos: antes de pretender ser um expert em uma abertura, aprenda a calcular. Muitos se preocupam apenas em decorar o livro mais recente de sua defesa predileta, ou estudar as novidades mais importantes do ltimo Informador. Mas de que adiantar todo este conhecimento terico se voc no conseguir analisar sequer uma variante com preciso? A conseqncia de um erro de clculo pode ser fatal. Uma abertura equivocada ou um plano infeliz em geral levam apenas a uma posio difcil, mas deixar de ver um recurso ttico do adversrio pode significar a derrota imediata. Vejamos o seguinte exemplo:

Ostos,J Leito,R
Merida ,2000

XIIIIIIIIY 9-+r+r+k+0 9+-wq-+pzp-0 9-+-+-+-zp0 9tR-+-zP-+-0 9Q+-+-+-+0 9+P+-+-zP-0 9-mKPtR-+-zP0 9+-+-+-+-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas As brancas tm dois pees de vantagem, mas a posio insegura do seu rei garante s pretas certa compensao. No momento existe um problema concreto a resolver, pois as pretas ameaam o peo de e5, assim como um xeque desagradvel em c3. hora de calcular algumas variantes. 32.Te2? Uma jogada indiferente. O mestre venezuelano prende-se defesa do peo, quando deveria ter analisado as variantes com mais cuidado. As brancas tinham duas formas de evitar a penetrao em c3: [32.Db4 Txe5 33.Txe5 Dxe5+ 34.Dd4 Da5, mas aqui as pretas tm boa compensao e podem confiar em salvar a partida.; 32.c4! Seria a jogada correta. Aps 32...Txe5 As brancas teriam duas opes: 33.Ta7 (33.Ta8 simplificando e garantindo a vantagem tambm suficiente) 33...Dc5 34.Dd7 e as brancas conseguem ativar-se, com boas chances de vitria.] 32...Dc3+ 33.Ra2? [33.Rc1 Seria a nica jogada, mas aqui o preto j tem timo contra-jogo.] 33...Ted8! Ameaando Td1, seguido de mate. Simplesmente no h defesa. 34.e6 fxe6 01

O exemplo acima representa um caso drstico de anlise superficial. As jogadas brancas pareciam naturais, mas resultaram em uma rpida derrota. Note que o clculo de variantes muito mais do que ver duas ou trs jogadas adiante, ou resolver algumas combinaes bsicas. preciso estar alerta durante toda a partida, preciso calcular variantes e saber avaliar se o resultado de uma combinao foi favorvel ou no. Ao resolvermos exemplos de alguns livros de ttica, o resultado mais ou menos matemtico, no formato jogam as brancas e ganham, mas a verdade que no mundo real as coisas no so to simples. Primeiro, no haver ningum para alert-lo com um ei, concentre-se, aqui voc tem uma combinao que ganha a dama e segundo, na grande maioria dos casos o clculo de variantes no to matemtico. Voc precisa analisar no s para dar mate ou ganhar material, mas tambm para conquistar vantagens posicionais. Por essas e outras que costuma se afirmar que a ttica anda lado a lado com a estratgia. Os softwares de anlise de certa forma revolucionaram a forma de se trabalhar o estudo de uma posio. Eles representam uma poderosa ferramenta de auxlio para aqueles que pretendem aprimorar-se no clculo. Mas tambm tm ajudado a fomentar alguns hbitos preguiosos de enxadristas que colocam qualquer posio no Fritz, sem sequer haver analisado qualquer variante. Portanto, use esta ferramenta de forma inteligente e voc perceber seus benefcios. Nos captulos seguintes darei alguns conselhos que o ajudaro a utilizar estes softwares como treinadores. A principal qualidade para um bom clculo a confiana. Jogadores que esto sempre em dvida, repassando a anlise inmeras vezes, achando que cometeram algum erro de anlise, tendem a apurar-se por tempo, alm de atrarem os erros que tanto temem. Mas claro que confiana adquire-se com treinamento. Portanto, discipline-se para treinar o clculo diariamente. Se para um atleta correr 10km necessrio para manter a forma fsica, para um enxadrista necessrio resolver exerccios de ttica para manter a forma mental. Assim voc estar alerta, treinado e confiante para a competio. A seguir um breve roteiro dos tpicos tratados nesta apostila:

Como Treinar o Clculo?

Nesta seo indicarei algumas regras gerais para o treinamento de clculo, abordando questes genricas como quantas horas dedicar-se, que livros estudar, que softwares utilizar e como resolver exerccios de anlise. Aps estudar este captulo, o leitor ter uma boa idia do trabalho necessrio para aprimorar-se na rea mais importante para um enxadrista moderno.

Quando Calcular?

No somos computadores, capazes de calcular milhes de jogadas por segundo.

Devemos, portanto, ser seletivos em nosso esforo. O clculo desordenado, alm de desnecessrio, pode causar apuro de tempo e cansao. Uma habilidade muito importante saber reconhecer os momentos em que realmente necessrio aprofundar-se no clculo de variantes. Neste captulo ajudaremos a reconhecer quais so estes momentos.

Temas Tticos

Parte importante de uma viso combinatria aguada reconhecer os temas tticos presentes em uma posio. Esta habilidade desenvolve-se resolvendo exerccios destes principais temas. Aqui abordaremos temas tticos recorrentes, mostrando como o treinamento pode ajud-lo a utilizar a viso combinatria para vencer partidas.

Imaginao

Encontrar recursos tticos escondidos uma das tarefas mais importantes para acumular vitrias. Para tanto, fundamental desenvolver a imaginao. Veremos a importncia de resolver composies e como este trabalho pode ajud-lo na prtica.

Lances Candidatos

Na minha opinio, este o tema mais importante para aprimorar o clculo de variantes. Muitos jogadores calculam de maneira desorganizada, sem dar ateno para seus recursos ou os do adversrio. Elaborar uma lista de lances candidatos o ajudar a descobrir a essncia da posio, tornando seu clculo mais preciso. Acima de tudo, o leitor atento encontrar aqui uma nova forma de pensar durante as partidas. Este pode ser o captulo mais importante para sua carreira enxadrstica.

Intuio

Algumas posies so impossveis de calcular precisamente. So as que chamamos irracionais. Neste tipo de jogo, somente enxadristas com uma intuio apurada sobrevivem. Mas ser a intuio algo que pode ser treinado? Tentarei responder a esta pergunta, alm de oferecer alguns exerccios para ajud-lo a avaliar a fora de sua intuio.

Concluses

Aqui faremos um breve resumo dos principais tpicos abordados nesta apostila.

II - Como Treinar o Clculo?


Nesta seo, indicarei algumas regras gerais para o treinamento de clculo, abordando questes genricas como quanto tempo dedicar-se, quais livros estudar, quais os principais mtodos de treinamento e como utilizar os softwares de anlise. Aps estudar este captulo, o leitor ter uma boa idia do trabalho necessrio para aprimorar-se na rea mais importante para um enxadrista moderno. Conforme j escrevi por diversas vezes, o clculo de variantes incorreto a principal deficincia dos enxadristas medianos, juntamente com o desconhecimento dos clssicos. Sobre como sanar a segunda fraqueza, os leitores devero investigar a apostila sobre jogo posicional. Mas, se o seu maior problema for o clculo de variantes fraco, espero que este material oferea um guia completo para corrigi-lo. Desde j, adianto que a apostila, infelizmente, no contm uma poo mgica que far com que o leitor fiel saia por a analisando variantes de dez lances na frente, sem cometer deslizes. O xadrez um jogo difcil, e voc j deve saber disso. O sucesso vem para aqueles que gostam do jogo e se dedicam. Neste captulo, mostrarei o caminho que tracei para conseguir um nvel de grande-mestre no clculo, assim como algumas sugestes para que voc possa conseguir o mesmo. Porm, o trabalho ser rduo e voc dever esforar-se para adquirir essa maestria. Mas podemos chamar a anlise de belas partidas de xadrez, de posies com inmeros mistrios, de trabalho rduo? Para mim isso mais se assemelha a uma grande diverso!

Treinando a habilidade ttica

Revelo ao leitor um pequeno segredo do meu treinamento. Desde bem jovem, at finalmente obter o ttulo de grande-mestre, no houve sequer um dia de treinamento sem que eu reservasse uma parte do tempo para o clculo de variantes. De forma semelhante ao alongamento para um atleta, iniciar o estudo com a resoluo de problemas de clculo, ajuda-o a esquentar a mente, a entrar em um estado de disposio para o trabalho, alm de melhorar imensamente suas anlises. Imagine isso repetido por anos e anos? Portanto, eis aqui minha primeira sugesto: toda vez, ao iniciar a sesso de treinamento, comece com a resoluo de combinaes, independentemente do que vir depois. Repita este processo at transform-lo em uma rotina indispensvel. Mas quais tipos de exerccios devem ser resolvidos? Esta uma indagao importante e aqui comearei a fazer algumas sugestes bibliogrficas (a lista completa estar ao final da apostila). Antes de tudo, preciso saber que existe uma progresso a ser feita para se atingir o domnio do clculo. A fase inicial a obteno de uma boa viso combinatria e saber reconhecer os principais temas tticos com rapidez. Para isso preciso resolver combinaes relativamente

simples, divididas por temas, para que voc comece a aumentar seu arsenal de padres tticos e seja capaz de reconhecer os elementos da posio instantaneamente. Vejamos duas posies em um mesmo tema, mostrando como importante reconhecer as nuances tticas.

Pinski,J- Leito,R
Guarapuava, 1995

XIIIIIIIIY 9-+rtr-+k+0 9zpp+-vlp+-0 9-+-+p+pzp0 9+-+lzP-+-0 9n+q+NvL-+0 9zP-zP-+Q+-0 9-+R+-zPPzP0 9+L+-tR-mK-0 xiiiiiiiiy
Jogam as pretas e ganham

No existe qualquer dvida em relao vantagem preta, mas uma rpida percepo dos temas tticos pode fazer a tarefa de arrematar a partida bem mais fcil. Um jogador bem treinado deve ser capaz de encontrar a seguinte combinao em menos de 10 segundos... 25...xe4 26.xe4 xe4! Utilizando o tema de mate na primeira fila, que de agora em diante chamarei de "mate da gaveta" afinal, veja s se o rei branco no est engavetado!- as pretas decidem a partida imediatamente. 01

Claro que este um exemplo bem simples. Ainda assim a partida tinha imensa importncia (foi disputada em um Campeonato Mundial sub-16) e uma habilidade ttica bem treinada fez a diferena. Toda vez que estudarmos um tema, devemos comear pelos exemplos mais simples e gradualmente aumentar a dificuldade. Aqui vale a pena ter um bom livro, repleto de exerccios. Continuemos com outra posio de mate da gaveta. Qualquer livro de ttica est repleto de exemplos neste tema, em ordem crescente de dificuldade. Pode comear com um exerccio fcil, como seria o caso da partida acima, at evoluir a uma posio bem mais complexa, que exija um clculo de vrias jogadas frente e muita ateno aos recursos adversrios, ainda que o tema central seja o mesmo.

Adams,E Torre,C

Nova Orleans, 1920

XIIIIIIIIY 9-+r+r+k+0 9+p+qvlpzpp0 9-+-zp-sn-+0 9zp-+P+-vL-0 9-+-wQ-+-+0 9+-+-+N+-0 9PzP-+RzPPzP0 9+-+-tR-mK-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas Este um exemplo clssico, vastamente publicado. A posio parece bem calma e seria esperado que nas prximas jogadas todas as torres fossem trocadas na coluna "e", com um empate rpido. Entretanto, graas percepo de um tema ttico, o mate da gaveta, Adams encontrou uma combinao que garantiu sua imortalidade no xadrez. 1.xf6 xf6 2.g4! O primeiro de uma srie de golpes tticos. A dama branca invulnervel graas fraqueza da oitava fila, mas, por enquanto, as pretas conseguem manter a defesa da casa e8. 2...b5 Nos prximos laces as brancas tentam desviar a dama preta da diagonal a4-e8. 3.c4!! No satisfeito em colocar a dama no raio de ao de uma pea preta, Adams faz melhor e a oferece a duas peas! Novamente as pretas so foradas a fugir com sua dama. 3...d7 4.c7! A perseguio continua! 4...b5

XIIIIIIIIY 9-+r+r+k+0 9+pwQ-+pzpp0 9-+-zp-vl-+0 9zpq+P+-+-0 9-+-+-+-+0 9+-+-+N+-0 9PzP-+RzPPzP0 9+-+-tR-mK-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas At aqui os lances brancos no foram difceis de encontrar e so bvios para um

enxadrista de razovel domnio ttico. Mas agora as brancas devem prosseguir com cuidado. Uma habilidade fundamental para o domnio do clculo ver os recursos do adversrio. Perdi as contas de quantas vezes mostrei esta posio para alunos que me sugeriram 21.xb7?? como soluo. Para vencer, o branco deve ver o contra-jogo das pretas e utilizar a ttica para evit-lo. 5.a4! 5.xb7?? xe2! 6.xe2 (6.xc8 xe1+ 7.xe1 xc8) 6...c1+ e as brancas experimentariam uma dose do seu prprio veneno. 5...xa4 6.e4! Este o lance mais difcil da combinao. Ele muito difcil de ver, pois parece que o branco no tem ameaas. Mas um olhar mais atento mostra que a idia no capturar a dama preta imediatamente, mas sim jogar 7.xc8. E aps 6...b5, possvel explorar a sutil diferena entre a torre em e2 e a em e4. 6...b5 7.xb7! Agora as pretas no podem jogar xe2 e perdem material. 1-0 Um exemplo brilhante. Com o treinamento adequado, esse tipo de combinao no apresenta grandes dificuldades, mas ainda assim produz um imenso prazer esttico e mostra a importncia de estar atento aos recursos do adversrio.

Exerccios de aquecimento mental

Exerccios simples de ttica tambm servem para preparar a mente para o trabalho, antes de uma rdua sesso de treinamento. Recomendo a todos que comecem o estudo com pelo menos uma hora de exerccios simples de clculo. Livros para isso no faltam. Recomendo o Test Your Chess IQ, do Livshitz, e problemas do Informador. Da mesma forma, esse tipo de treinamento benfico imediatamente antes de uma partida, para aquecer a mente. Geralmente iniciamos nossas partidas com um estado de nimo relativamente preguioso (principalmente quando temos que jogar em horrios matinais bizarros!). Ao resolver alguns exerccios de ttica simples, entramos em um estado de alerta que pode ser til para um jogo mais enrgico desde a abertura. Mas vale a nfase que estes devem ser exerccios simples. No v tentar resolver problemas complexos, que podem deix-lo frustrado e cansado.

Finais de rei e pees

Uma forma de treinamento de clculo bastante interessante e desprezada consiste na utilizao de finais de rei e pees. Nesse tipo de final no possvel fazer uma avaliao do tipo: as brancas tm leve vantagem. Finais de pees so matemticos, e temos que avaliar como vitria, empate ou derrota, sem meio termo. Ao resolvermos esse tipo de exerccio, treinamos uma qualidade fundamental para o clculo, que a preciso em variantes longas. Mas em alguns desses finais outras qualidades tambm so exercitadas:

Laveryd Wikstrom
Umea, 1997

XIIIIIIIIY 9-+-+-+-+0 9+-+-+pzpp0 9-+-+p+-+0 9+-mk-zP-+-0 9-zpP+p+-+0 9+K+-zP-+-0 9-+-+-zPPzP0 9+-+-+-+-0 xiiiiiiiiy
Jogam as pretas. Como deve terminar esta partida?

No difcil de ver que esta ser uma luta por tempos. primeira vista, aquele que ficar sem lances de peo primeiro, perder. Portanto, a resposta correta - que a posio empatada parece paradoxal. A primeira pergunta : como as pretas evitam a derrota imediata? 1...f6? (ou 1...f5?) sem esperana, devido a 2.exf6 gxf6 3.g4! 1...h5! Ocorre que aps o natural 2.h4? o branco colocado em zugzwang de forma inusitada: 2...g5! 3.hxg5 h4+. Curiosamente, a partida seguiu: 1...h6?? 2.h3?? (2.g4! g6 3.h4+-, ou 2...f5 3.exf6 gxf6 4.h4+-) 2...h5!+ 3.h4 g5! 4.g3 g4 e as brancas abandonaram. 2.h3! Lance nico! J sabemos que 2.h4? no funciona. 2.f4? exf3 3.gxf3 h4 4.h3 f6+ e 2.g3? f6+ tambm no serviriam. Mas agora as pretas novamente tm uma difcil tarefa. 2...g5? perde imediatamente para 3.g3 e 2...f5? para 3.h4+-; 2...h4? 3.g3! hxg3 (3...g5 4.g4) 4.fxg3 f5 5.exf6 gxf6 6.h4+- e 2...g6? elegantemente refutado aps 3.g4! (3.h4? g5!) 3...hxg4 4.h4!+-. Portanto, s resta uma jogada. 2...f6! 3.h4! Claro que no 3.exf6? gxf6+. Mas agora o que as pretas podem fazer?

XIIIIIIIIY

9-+-+-+-+0 9+-+-+-zp-0 9-+-+pzp-+0 9+-mk-zP-+p0 9-zpP+p+-zP0 9+K+-zP-+-0 9-+-+-zPP+0 9+-+-+-+-0 xiiiiiiiiy


Jogam as pretas 3...fxe5 respondido com 3.g4!; e se 3...f5, ento 4.f4! exf3 5.gxf3 g5 (5...f4 6.exf4 g6 7.f5) 6.hxg5 h4 7.g6 h3 8.g7 h2 9.g8 h1 10.f8+ c6 11.d6++-, com um final de damas facilmente ganho. preciso um talento especial para encontrar a idia de afogado no meio do tabuleiro! 3...fxe5! 4.g4! g6 [4...hxg4? 5.h5+-] 5.g5 b6! [5...d6!] 6.xb4 c6 7.c5 d5!! 8.b5

XIIIIIIIIY 9-+-+-+-+0 9+-+-+-+-0 9-+-+p+p+0 9+KzPkzp-zPp0 9-+-+p+-zP0 9+-+-zP-+-0 9-+-+-zP-+0 9+-+-+-+-0 xiiiiiiiiy
Afogado

Neste exemplo pudemos praticar a preciso na anlise de uma variante longa, a ateno aos recursos do adversrio e a imaginao para encontrar o tema do afogado. Estes finais tambm so excelentes para o treino de visualizao, conforme veremos mais tarde. Para bons exemplos de finais de rei e pees e tambm para exerccios de clculo em outros finais, recomendo o excelente livro Test Your Endgame Ability, de Livshits e Speelman.

Treinando a imaginao

O desenvolvimento da imaginao fundamental para calcular variantes corretamente. Em muitas posies, a soluo correta ser uma idia escondida, um tema paradoxal, que s ser encontrado por quem estiver muito bem treinado nesta busca. Calcular variantes diretas com preciso far do leitor um analista mediano. Mas encontrar lances espetaculares e calcul-los at sua concluso o levar a uma outra categoria. Mas como treinar a imaginao? Aqui entra a importncia da resoluo de composies. Este tema merecer uma ateno especial e um captulo prprio nesta apostila, mas desde j adianto que este um dos segredos da escola russa. Muitos enxadristas no tm em conta a importncia deste trabalho na prtica. Mais tarde explicarei com mais detalhes como voc pode utilizar o desenvolvimento da imaginao para conseguir pontos nos torneios, mas aproveito a ocasio para estimular a vontade do leitor, que provavelmente j teve seu senso esttico aguado pelo final de pees visto acima.

Gurvich 1927

XIIIIIIIIY 9-+-+-+-+0 9mK-+-+-+N0 9-+-+-+-+0 9+-sN-+-+-0 9-sn-+-+-+0 9+-+-+-wQ-0 9-+-+-+psn0 9+-+-+-+k0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas e ganham

Parece que o branco no poder evitar a coroao do peo de g. Entretanto... 1.e4! Com a idia de responder 1...g1 com 2.f2+, ganhando a dama. Mas as pretas encontram uma defesa melhor. 1...d3! Agora 2.xd3 g1+ deixa as brancas com material insuficiente para a vitria. O caminho para a vitria inacreditvel: 2.f2!! xf2 3.g3+!! g1 4.g5 Um zugzwang fenomenal. A posio final deixa uma impresso de encantamento difcil de esquecer. No difcil encontrar livros com diversas composies a serem resolvidas. A obra com as principais prolas de Kasparian sugesto obrigatria, mas existe um livro bem menos conhecido

e que uma verdadeira jia: Secrets of Spectacular Chess, de Levitt e Friedgood, que traa a semelhana entre belssimas composies e exemplos prticos. Nas edies mais recentes do Informador pode ser encontrada, ao final, uma seo reservada a estudos e composies, que tambm servem como exerccios. Material para trabalho no falta. O importante que o leitor reconhea a importncia deste esforo e incorpore-o programao de treinamento.

Analisando partidas

A anlise de partidas, sejam prprias ou de outros enxadristas, parte fundamental de qualquer treinamento. Mas muitos pecam pela superficialidade com que abordam esta tarefa. Em relao s nossas partidas, importante analisar as complicaes tticas com grande profundidade e tirar concluses dos erros mais freqentes e deficincias que devem ser trabalhadas. Digamos que voc perceba, atravs das anlises de suas partidas nas trs ltimas competies, que est omitindo importantes recursos tticos do adversrio. Apenas por este diagnstico, j valeu a pena todo o tempo gasto com a anlise de suas partidas. Ento o passo seguinte montar uma rotina de treinamento especfica para sanar essa deficincia, resolvendo inmeros exerccios de clculo em que se deve estar atento aos lances candidatos do adversrio (novamente composies servem muito bem a este propsito). Gradualmente, suas principais deficincias sero reduzidas. Vale lembrar que a anlise de suas partidas servir no apenas para diagnosticar erros de clculo, mas tambm para melhorar deficincias em outras reas. Mas inicialmente os erros de clculo sero os mais transparentes e voc ficar chocado com a quantidade de imprecises tticas que descobrir em uma anlise mais profunda de suas partidas. A superficialidade tambm o principal erro ao analisar partidas de outros enxadristas. No podemos simplesmente olhar partidas e aceitar as anlises do comentarista. preciso pensar ativamente para melhorar. Para melhorar o clculo preciso escolher um livro com partidas bem comentadas (isso o que no falta para uma pequena lista, basta ler a bibliografia sugerida, ao final da apostila) e parar em todas as posies crticas, que sero facilmente reconhecveis, pois provavelmente estaro antecedidas por um diagrama. Ento feche o livro, coloque um tempo no relgio (em mdia uns vinte minutos) e comece a calcular a posio, como se fosse sua prpria partida. Ao final anote suas concluses e tenha bem claro qual lance considera o melhor. s vezes o tempo no ser suficiente para uma anlise precisa da posio, mas tudo bem, neste caso voc ter treinado a intuio. Em seguida, compare suas anlises com as do livro e cheque-as tambm com os programas de anlise. Este trabalho igualmente prazeroso e benfico. E mais uma vez repito: leitura passiva no funciona no treinamento enxadrstico. Seja crtico e sempre faa suas prprias anlises.

Melhorando a visualizao

Muitos enxadristas tm grande dificuldade em visualizar algumas jogadas adiante. Isto ocorre por falta de prtica, pois preciso estar constantemente calculando variantes para adquirir a maestria nessa rea. A conseqncia disso catastrfica, gerando um clculo impreciso e insegurana. E, como j sabemos, mesmo se tivermos uma compreenso de jogo superior a do adversrio, sem o clculo preciso que implica uma boa visualizao -, os resultados ficaro aqum do esperado. O primeiro passo reconhecer se voc realmente tem esta deficincia e quo problemtica ela realmente . Se voc no consegue ser preciso em variantes de cinco ou mais jogadas na frente, tudo bem, no se desespere, no existe nada de grave aqui. Mas, caro leitor, responda a seguinte pergunta: voc consegue visualizar o tabuleiro de xadrez nitidamente, ao ponto de saber dizer imediatamente qual a cor de cada uma de suas casas com os olhos vendados? Se algum lhe perguntar qual a cor da casa f5 e voc precisar de mais de cinco segundos para responder que pergunta essa, claro que a casa f5 branca!, ento voc est com problemas de visualizao (vamos ignorar o fato de voc pensar quinze segundos e responder que a casa f5 preta, pois espero que o diagnstico seja bvio neste caso). Pois bem, suponhamos que voc no consiga visualizar bem o tabuleiro, o que fazer? Tive um aluno que criou uma frmula matemtica para saber rapidamente a cor de cada casa. Tive alguma dificuldade em explicar-lhe a inutilidade deste sistema. Estamos treinando visualizao, no lgebra! Primeiro, reitero: trabalho rduo. Voc ter que resolver inmeros exerccios diariamente, at melhorar gradualmente. Nada de novo por aqui. Mas tenho algumas sugestes extras a fazer. Jamais, em hiptese alguma, mova as peas quando estiver fazendo um exerccio de clculo. Parece bvio, mas muitos enxadristas, quando no conseguem ver a soluo, comeam a mexer as peas. No cometa este erro. Tente o seu mximo para visualizar toda a variante. Se no conseguir dentro de um tempo estipulado, confira a soluo do autor. Somente depois de ter visualizado e entendido toda a soluo, voc deve mexer as peas e conferir se est tudo certo. Existe um treinamento de anlise em que recomendvel que voc mexa as peas. Mas este sistema s recomendado para jogadores avanados, que no tenham qualquer problema em enxergar vrias jogadas frente. Se voc no tem boa visualizao, nunca analise movendo as peas. Um mtodo efetivo para quem j tem certa noo do tabuleiro, mas ainda derrapa em variantes longas, resolver alguns exerccios s cegas. Voc pode adicionar esse sistema sua programao de treinamento e os resultados no tardaro a aparecer. Evidentemente, ao menos em um primeiro momento, as posies no podem ser muito complexas. Exemplos com poucas peas e com uma soluo curta so os mais recomendados. Em geral um livro de ttica com poucas peas o mais adequado (mais uma vez recomendo o Test Your Endgame Ability). A posio seguinte o tipo de exerccio ideal para ser resolvido sem olhar para o tabuleiro:

Otten,H
1892

XIIIIIIIIY 9-+-+-+-+0 9+-+-+-vl-0 9-+-+-mk-+0 9+-+-+-+-0 9P+-+K+P+0 9+-+-+-+-0 9-+-+-+-+0 9+-+-+-+-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas e ganham 1.a5 f8 2.d5 h6 3.g5+! xg5 4.e4 h4 5.f3+ Poucas peas, uma soluo curta e simples, com um detalhe ttico sutil (3.g5+!). Tudo o que procuramos na fase inicial do treinamento de visualizao. Em um segundo momento, quando j tivermos resolvido um grande nmero de exemplos dessa forma, vale a pena tentar algo um pouco mais ousado. Por que no jogar algumas partidas de treinamento s cegas? Pergunte a um enxadrista mais ou menos da sua fora se ele no aceita o desafio (se voc tiver um treinador, melhor ainda) e joguem uma vez por semana, por exemplo. No incio ser uma experincia difcil, mas em pouco tempo voc ter um excelente domnio do tabuleiro, sem vacilar quando tiver que calcular vrias jogadas frente.

Como utilizar os programas de anlise

A utilizao de computadores revolucionou a forma de se estudar xadrez. Hoje em dia no existe um estudante srio do jogo que no conte com os principais softwares de anlise disponveis. Entretanto, a imensa maioria utiliza esta ferramenta de forma equivocada, muitas vezes analisando de forma preguiosa, apenas deixando a mquina fazer todo o trabalho, o que, alm de no contribuir para uma melhora no seu jogo, geralmente culmina em anlises no mnimo imprecisas. O fato que no haver um computador para ajud-lo durante a partida, portanto aprenda a confiar em voc mesmo e na qualidade de suas anlises. Alm do mais, a mquina no entende e no avalia corretamente muitas posies, precisando de interferncia humana para produzir anlises de qualidade. A verdade que este um tema bastante complexo e merece uma ateno especial. Provavelmente aprofundarei mais no assunto em um futuro artigo ou na prxima apostila de clculo, mas no momento preciso ao menos apresentar alguns pontos importantes. Existem muitos benefcios em utilizar as engines. Em um pas como o Brasil, onde temos

grande dificuldade em encontrar parceiros de estudo, os computadores podem auxili-lo imensamente, principalmente em anlises de aberturas. Alm do mais, a prtica de jogar contra os programas, apesar de um tanto masoquista, pode ser til. Mas abusar da ajuda da mquina pode ser muito prejudicial. No se torne um escravo do computador. Aprenda a us-lo como um parceiro, no como um mestre infalvel. Muitos enxadristas da nova gerao vm abusando das anlises com o Fritz e programas semelhantes, e comeam a absorver alguns dos aspectos negativos do jogo da mquina, principalmente avaliaes totalmente incorretas. E nem preciso dizer que no chegam nem perto do seu ponto forte, que so as anlises perfeitas de posies matemticas. H pouco tempo enfrentei um jovem e promissor MI brasileiro. Venci uma partida que me pareceu bem complicada e interessante, inclusive com valor terico. Mas a partida foi decidida basicamente por um erro de clculo do meu adversrio, em uma posio complexa, mas que eu julgava um pouco superior para mim. Qual no foi minha surpresa quando no dia seguinte o jovem mestre me disse que teria vantagem decisiva se no houvesse errado no momento decisivo. J sabia que toda sua avaliao havia sido baseada na idia do computador sobre a posio, que, alis, muito contrariava a avaliao de vrios grandes-mestres, aos quais eu havia mostrado a partida. Alguns meses depois, analisei a posio crtica, tambm com computadores, e anlises cuidadosas mostraram que a avaliao humana era a correta. Portanto, no deixe a mquina dominar sua mente. Confie em suas anlises e avaliaes e saiba utilizar esta ferramenta de forma equilibrada. Minha recomendao sempre reservar algum tempo para analisar sozinho uma determinada posio. Reserve ao menos meia hora para esta tarefa. Faa uma avaliao de quem est melhor. Formule planos, analise algumas jogadas na frente, conclua como jogaria. Apenas depois deste trabalho inicial, coloque a posio no computador, de preferncia utilizando vrias engines simultaneamente (eu costumo utilizar trs). Muitas idias novas aparecero neste momento. Compare sua avaliao com a das engines, separe suas principais sugestes e depois volte a analisar a posio sozinho, acrescentando as idias do computador. Repita este processo at sentir que as anlises esto bem feitas. um processo demorado, mas assim voc ter anlises mais precisas, ter progredido como jogador e utilizado o computador da forma mais efetiva possvel. Mesmo alguns dos mais fortes enxadristas do mundo cometem srios deslizes nessa rea. Este erro quase custou o ttulo mundial a Kramnik recentemente.

Kramnik,V Leko,P
Brissago (m/8), 2004 1.e4 e5 2.f3 c6 3.b5 a6 4.a4 f6 5.0-0 e7 6.e1 b5 7.b3 0-0 8.c3 d5 9.exd5 xd5 10.xe5 xe5 11.xe5 c6 12.d4 d6 13.e1 h4 14.g3 h3 15.e4 g5 16.f1 h5

17.d2 f5 18.f3 f6 19.e1 ae8 20.xe8 xe8 21.a4 Um mtodo tpico para neutralizar a vantagem de desenvolvimento das pretas. As brancas ativam sua torre atravs da coluna "a". 21...g6 22.axb5 Em uma entrevista aps o match, Kramnik criticou este lance e revelou que sua inteno inicial era seguir com 22.e4, devolvendo material para completar o desenvolvimento. Este um tratamento bem humano e correto da posio. Entretanto, logo sua equipe de analistas descobriu que as pretas teriam boas chances de se defender. As seguintes anlises comprovam este ponto de vista: 22...xe4 23.fxe4 xe4 24.xg5! (24.axb5? permite que as pretas comecem um ataque decisivo aps 24...d3 25.xf7+ xf7 26.xd3 e1+ 27.g2 d5+ 28.h3 g1+) 24...bxa4! 25.c4 (25.xa4? enfraquece a primeira fila, permitindo 25...b8 com forte ataque) 25...d5 (25...b8!? uma sugesto do Leko e leva a uma posio complicada aps 26.e1 d5 27.xd5 cxd5 28.c1 h5) e aps 26.xd5 cxd5 a atividade das peas pretas compensam sua debilidade estrutural, mas ainda existe muita luta na posio. 22...d3

XIIIIIIIIY 9-+-+r+k+0 9+-+-+p+p0 9p+pvl-snq+0 9+P+-+-zp-0 9-+-zP-+-+0 9+LzPl+PzP-0 9-zP-sN-+-zP0 9tR-vL-+QmK-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas Existe uma diferena significativa na forma em que os dois grandes-mestres encaravam esta posio. Kramnik a havia estudado com seus segundos e principalmente com o computador, enquanto para Leko a posio era desconhecida de longa data, tanto que ele j se encontrava em apuro de tempo. Seria de se esperar que as pretas perdessem sem luta, mas surpreendentemente este era o destino reservado para Kramnik... 23.f2? Com esta jogada as brancas sacrificam a dama, acreditando na fora do seu peo de "a", mas o contra-jogo no flanco dama no chega a tempo. Apesar do lance do texto ainda ser parte da preparao do Kramnik, ele leva derrota. Neste caso o computador, ao invs de ser usado como uma ferramenta de auxlio nas anlises, convenceu toda uma equipe de grandes-mestres de que seu lance era vencedor, o que quase custou o ttulo mundial a Kramnik. 23.d1 ainda teria salvado a partida. 23...e2! (no caso de 23...axb5 24.a7 a torre branca entra em jogo, reduzindo o

potencial do ataque preto.) 24.c2 (24.c2? h5 25.e1 xf3 e as pretas teriam um ataque decisivo.) 24...d3 (24...h5? 25.f5!) 25.d1 com empate. 23...e2 As pretas conseguiram caar a dama branca, mas a situao no to clara, pois aps bxa6 o peo de a torna-se muito perigoso. 24.xe2 Em seu excelente livro Secrets of Attacking Chess, Marin comenta de forma muito interessante este momento da partida, tentando entender o motivo pelo qual os analistas de Kramnik foram ofuscados pelas concluses do computador. Reproduzo as palavras de Marin: Tive a curiosidade de repetir o que pode ter sido o processo de pesquisa de Kramnik e cia. Funcionando em um computador razoavelmente potente (Pentium Centrino de 1.8 GHz), a opinio inicial do Fritz sobre a posio do texto que 24. xe2 seguido de 25.bxa6 leva a uma clara vantagem. Em seguida, comea a gostar ainda mais desta opo. Geralmente essa crescente na avaliao da mquina considerada convincente, mas este precisamente o problema: tendemos a esquecer que jogamos xadrez principalmente para testar nossa fora mental e que o processo de anlise deve ter um propsito similar. Acredito que se os segundos do Kramnik tivessem estudado a posio com um pouco mais de cuidado no tabuleiro, teriam sentido que as coisas no eram to claras. Ironicamente, aps 3-4 minutos a avaliao do computador repentinamente muda de quase ganha para perdida. H alguns anos, li em algum lugar que Kramnik antes de perguntar a opinio do computador sobre uma certa posio, ou mesmo antes de olhar as partidas crticas em uma variante que esteja interessado, sempre tentava formar opinio sobre o que estava acontecendo no tabuleiro. Entretanto, parece que ele parcialmente perdeu este hbito. Uma excelente descrio do provvel erro dos analistas. Muito cuidado com essas avaliaes rpidas do computador. Nas posies crticas, deixe-o analisando ao menos uma hora antes de tentar sacar qualquer concluso. A mquina avalia muito mal as posies de desequilbrio material, como a deste exemplo. Para avaliar corretamente alguns sacrifcios a longo prazo, voc dever confiar no velho e bom crebro humano. 24.bxa6 era uma opo crtica, mas tampouco salvaria as brancas. 24...xf2 25.xf2. Agora as pretas tm duas formas de continuar, igualmente efetivas. 25...h5 sugesto do Leko. (25...h6 sugesto do Marin. 26.e3. As opes so igualmente perdedoras: a) 26.g2 g4! 27.fxg4 e3+; b) 26.g1 g4 (26...xg3+) 27.e4 (27.f4 xf4! 28.gxf4 g3! 29.hxg3 g4+) 27...h3+; 26...b5 27.c4 (27.a7 f4+! 28.gxf4 gxf4+ 29.f2 xh2+ 30.e1 e2#; 27.c4 g4+ 28.d3 g6+ 29.e3 xc4 30.xc4 b8+) 27...d5+! 28.cxd5 (28.d3 xa6+) 28...g4+ 29.f4 xh2 30.c4 xg3+ 31.e2 xc4+ 32.xc4 f3+ 33.d2 xf4+ 34.c2 xd5 35.a7 (35.b3

b8+) 35...xc4+ 36.b1 xc1+ 37.a2 c4+ 38.b1 d3+ 39.a2 a6+ 40.b1 xa7 41.xa7 g3+) 26.e3 a) 26.g2 g4+; b) 26.f1 e4+! 27.e3 xf1 28.a7 xh2 29.a8+ g7+; c) 26.g1 xg3! 27.hxg3 h3 28.a7 xg3+ 29.h1 g4!! 30.a8+ g7 31.b7 (31.a7 e1+ 32.g2 gxf3++) 31...e1+ 32.g2 gxf3+ 33.xf3 (33.xf3 e2+ 34.g3 h5+ 35.h4 h2+ 36.g4 g3+ 37.xh5 g6#) 33...f1+ 34.g3 h5+ 35.h4 h1+ 36.g4 g2+ 37.xh5 h3+ 38.h4 (38.g5 g3+ 39.h5 g6#) 38...e2+ 39.g5 g4#; 26...xa6 27.xa6 xh2 28.xc6 xg3+] 24...xe2 25.bxa6 d3!-+ O computador comea avaliando essa posio como vantagem decisiva branca, mas gradualmente vai mudando de opinio. Repito: muito cuidado com avaliaes rpidas. Deixe o computador analisando e d uma olhada na posio no tabuleiro por alguns minutos. Na maioria das vezes voc ter uma avaliao mais precisa depois disso. 26.f2 O computador demora um certo tempo para entender que as brancas tomam mate depois de 26.a7 e3+ 27.g2 xf3+! 28.xf3 e2+ 29.g1 g4! 30.a8+ g7.

XIIIIIIIIY 9-+-+-+k+0 9+-+-+p+p0 9P+pvl-sn-+0 9+-+-+-zp-0 9-+-zP-+-+0 9+LzPq+PzP-0 9-zP-sNlmK-zP0 9tR-vL-+-+-0 xiiiiiiiiy
Jogam as pretas e ganham 26...xf3! 27.xf3 e4+ 28.e1 xc3! 29.bxc3 xc3+ 30.f2 xa1 31.a7 h6! 32.h4 g4 0-1 Uma dura derrota para Kramnik, mas provavelmente ele aprendeu uma lio que jamais esquecer.

Uma forma muito interessante de se treinar a utilizao do computador jogar partidas por correspondncia. H alguns anos, fiquei fascinado por esta prtica. No meu caso, tecnicamente, no se tratava de xadrez por correspondncia, mas passei a jogar partidas em alguns sites, com o

tempo de reflexo de trs dias por jogada. O grande valor desta prtica que seu adversrio, por mais fraco que seja, far uso dos principais programas de anlise, portanto voc no vencer se simplesmente jogar as sugestes da mquina. Ser preciso interagir e descobrir idias humanas. Recomendo jogar em sites desse tipo para qualquer jogador que queira desenvolver sua anlise e aprimorar-se no uso do computador. Eis um exemplo interessante da poca em que eu disputava vrias partidas pela internet:

Rafpig ChessStar
Gameknot, 2004 Antes, uma pequena explicao. Rafpig era o meu nickname no site (por que ser?), Chess-Star era o nick do meu adversrio. Gameknot um dos sites que promove esse tipo de partida. O tempo de reflexo era 3 dias por lance. 1.e4 c5 2.f3 d6 3.d4 cxd4 4.xd4 f6 5.c3 g6 6.e3 g7 7.f3 c6 8.d2 d7 9.c4 c8 10.b3 a5 11.a4 0-0 12.0-0-0 e5 13.g4 c4 14.xc4 xc4 15.b3 c8 16.h4 h5 17.gxh5 xh5 18.hg1 e8 19.b1 h7 20.f4 e6 Meu adversrio jogou a abertura de forma imprecisa e no h dvida a respeito da vantagem branca. Entretanto, preciso jogar corretamente para no dar chances ao meu adversrio, que iria se defender com lances de computador. As sugestes do Fritz no me pareciam convincentes aqui, Ento, decidi olhar a posio com olhos humanos por algum tempo.

XIIIIIIIIY 9-+rwqr+-+0 9+p+l+pvlk0 9-+-zpp+p+0 9zp-+-+-+n0 9P+-sNPzP-zP0 9+PsN-vL-+-0 9-+PwQ-+-+0 9+K+R+-tR-0 xiiiiiiiiy
Qual o melhor lance para as brancas?

As engines recomendavam trs lances: 21.f5 ou um salto de cavalo a b5, seja com o de d4 ou com o de c3. Aps 21.f5, conclu que as pretas no teriam problemas: 21...exf5 22.exf5 xf5 23.xf5 xc3 24.d5 f6. Os saltos a b5 pareciam mais interessantes. Mesmo assim, sentia que poderia encontrar uma soluo talvez mais precisa, ou no mnimo mais original. Afinal, no queria simplesmente reproduzir as concluses da mquina. E encontrei uma jogada muito interessante. 21.g5!

Uma idia bastante direta, mas impossvel de ser encontrada pelo computador. O plano branco sacrificar a qualidade em h5 no momento oportuno, abrindo linhas de ataque ao rei preto. Como escrevi anteriormente, as engines tm muita dificuldade em avaliar corretamente sacrifcios posicionais. No surpresa que nenhum dos programas entendeu minha jogada, sugerindo s pretas 21... f6 ou 21... h6, forando a torre intrusa a retroceder. Era justamente com isso que eu contava. 21...f6? Meu adversrio confia cegamente nessa sugesto, mas este lance permite o sacrifcio decisivo. O mesmo resultado ocorreria aps 21...h6: 22.xh5! gxh5 23.e5! O computador a partir deste momento comea a reconhecer o perigo e vai mudando a avaliao, se bem que continua a gostar da posio preta. 23...f5 Uma tentativa desesperada, mas as opes no so melhores. (23...c6 24.xc6 xc6 25.e4+-; 23...xc3 24.xc3 xh4 25.c7 d8 26.xb7+-; 23...d5 24.d3+ h8 25.f5+-) 24.exf6! O computador tem dificuldade para encontrar este lance. 24...xf6 25.d3 (25.e4 e7 26.d3 tambm daria um ataque decisivo s brancas) 25...h8 (25...g6 26.e4+-) 26.e4 f8 27.f3 com ataque decisivo.

A nica forma de complicar a partida seria 21...e5! Agora as brancas teriam duas opes: A) 22.fxe5 escolha mais posicional. 22...dxe5 (22...xe5 23.f3) 23.f3 com vantagem. B) 22.f5!? que leva a grandes complicaes onde o preto est beira do precipcio, mas ainda no vi como arrematar a partida contra a melhor defesa. 22...exf4! (22...xf5 23.exf5 f6 (23...h6 24.fxe5 xg5 25.xg5; 23...exf4 24.d4) 24.xh5+ gxh5 25.e2 xc3 26.g1 h6 27.fxe5+ xe3 28.xe3+ h7 29.e2! h6 30.d2+ h7 31.d1! com esta manobra as brancas protegem a primeira fila, preparando o arremate. 31...h6 32.exf6 xf6 33.g5+-) 23.d4 xd4 24.xd4 f6 A posio parece horrvel para as pretas, mas elas escapam por um fio nas variantes que seguem. 25.xh5+

(25.xg6!? xg6 26.g1+ g3 (26...h7? 27.d1+-) 27.xg3 fxg3 28.xg3+ h7 (28...f7 29.d5+ e6 30.h5++-) 29.d5 h6 com empate) 25...gxh5 26.d5 e5 27.xd6 g4! 28.xc8 xd1 com boas chances de salvar a partida, por exemplo: 29.ce7 g7 30.f5+ xf5 31.exf5 g4 32.xf4 xd4 33.e6+ f7 34.xd4 e7 com contra-jogo suficiente para o empate. 22.xh5+! O sacrifcio que eu havia preparado descaradamente e que foi subestimado por meu adversrio. O ataque branco demolidor. 22...gxh5 23.e2 h8 23...g8 perderia para 24.xh5 g7 25.g1+O arremate mais bonito ocorreria aps 23...xc3 24.g1 h6 25.d2! xd4 26.f5+ e3 27.xe3+ xe3 28.xe3+ h7 29.g5 f6 30.xh5+ g8 31.g3+ f8 32.xd6+ e7 (32... e7 33.e5+-)

XIIIIIIIIY 9-+-+rmk-+0 9+p+lwqp+-0 9-+-wQp+-+0 9zp-+-+P+R0 9P+-+P+-zP0 9+P+-+-+-0 9-+P+-+-+0 9+K+-+-+-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas e ganham 33.f6! xd6 34.h8# 24.g1 g7

XIIIIIIIIY 9-+rwq-+-tr0 9+p+l+pvlk0 9-+-zpp+-+0 9zp-+-+-+p0 9P+-sNPzP-zP0 9+PsN-vL-+-0 9-+P+Q+-+0 9+K+-+-tR-0 xiiiiiiiiy
Jogam as brancas e ganham

25.f5! Este elegante sacrifcio decide a partida. 25...exf5 26.d4 xh4 26...f6 27.g2 f8 28.g6+ g8 29.d5+27.xg7+ h6 28.g2 1-0 As pretas no tm defesa satisfatria contra a ameaa 29. g5. Acredito que nesta partida consegui mesclar as anlises humanas com as de computador de forma quase ideal.

Esta introduo mostrou a importncia de dedicar vrias horas dirias ao aperfeioamento do clculo, assim como os principais mtodos de treinamento. Nos captulos seguintes, veremos temas mais especficos.

O clculo de variantes o maior defeito de 90% dos enxadristas. Nesta apostila voc tem um guia completo do que fazer para super-los. Mas no se esquea, o clculo como manter a forma fsica. Voc deve pratic-lo continuamente.

Todos os direitos reservados contato@academiarafaelleitao.com endereo eletrnico: www.academiarafaelleitao.com Rafael Leito

Vous aimerez peut-être aussi