Vous êtes sur la page 1sur 25

COMO FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRFICA

COMO FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRFICA

JOO J. F. AMARAL Prof. Adjunto, Doutor do Departamento de Sade Materno Infantil, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Cear. Coordenador do Ncleo de Ensino, Assistncia e Pesquisa da Infncia Cesar Victora (NEAPI)

2007

SUMRIO

Prefcio
1. Pesquisa Bibliogrfica 2. Reviso Crtica de Literatura 3. Acesso a Bibliografia 4. Pesquisa Bibliogrfica na Prtica 4. Ficha Bibliogrfica 5. Citao de Referncias Bibliogrficas 6. Literatura Recomendada 1 2 3 6 9 14 18

PREFCIO

Este manual faz parte de uma srie cientfica, com o objetivo de divulgar aspectos relacionados pesquisa cientfica. dedicado especialmente aos acadmicos, residentes, mestrandos, e todos aqueles que lidam com a pesquisa.

Os temas foram sistematizados, de modo que a pessoa possa realizar uma pesquisa bibliogrfica:

Reviso crtica de literatura Acesso bibliografia Ficha bibliogrfica

A seguir, foi apresentado s normas tcnicas internacionais para referenciar as publicaes, segundo o estilo Vancouver utilizada pela maioria das revistas.

Enfim, um trabalho conciso, mas que pretende ser muito til na difcil tarefa de realizar uma pesquisa.

Joo J. F. Amaral

Fortaleza, janeiro de 2007.

COMO FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRFICA

Joo J. F. Amaral

1. PESQUISA BIBLIOGRFICA

A pesquisa bibliogrfica uma etapa fundamental em todo trabalho cientfico que influenciar todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento terico em que se basear o trabalho. Consistem no levantamento, seleo, fichamento e arquivamento de informaes

relacionadas pesquisa.

imprescindvel, portanto, antes de todo e qualquer trabalho cientfico fazer uma pesquisa bibliogrfica exaustiva sobre o tema em questo, e no comear a coleta de dados e depois fazer a reviso de literatura, como algumas vezes se observa em alguns profissionais de sade e acadmicos no incio de formao cientfica. Essa pesquisa bibliogrfica tem os seguintes objetivos: Fazer um histrico sobre o tema. Atualizar-se sobre o tema escolhido. Encontrar respostas aos problemas formulados. Levantar contradies sobre o tema. Evitar repetio de trabalhos j realizados.

2. REVISO CRTICA DE LITERATURA


1

A reviso da literatura deve ser crtica, baseada em critrios metodolgicos, a fim de separar os artigos que tm validade daqueles que no tem. Constitui perda de tempo ler um artigo que no segue esses padres, pois sua leitura apenas confundir as respostas ao problema a ser pesquisado, a no ser para sua prpria crtica posterior ou pelo seu valor histrico. Isso no quer dizer que tais artigos no so importantes, na realidade so frutos de um trabalho que est em constante evoluo.

Toda a nfase deve ser dada na metodologia cientfica utilizada, ou seja, no rigor cientfico de como foi feito o trabalho. O item principal que deve ser analisado a parte relativa Metodologia ou Mtodos. Nesse caso importante procurar identificar: Tipo de delineamento. Populao ou amostra selecionada. Vcios ou vieses existentes. Uso adequado dos testes estatsticos. Relevncia clnico-epidemiolgica.

Esses temas sero abordados com mais detalhes em outros dois livros da Srie Pesquisa: Leitura de Artigo Cientfico bases cientficas da Epidemiologia Clnica e Planejamento de Pesquisa - Mtodo Epidemiolgico Aplicado Pediatria. Pode ser encontrado tambm em outros livros de Epidemiologia Clnica e Metodologia Cientfica, especificado nas referncias.

3. ACESSO A BIBLIOGRAFIA
2

O acesso bibliografia pode ser feito de dois modos bsicos: manualmente ou eletronicamente. O primeiro consiste em pesquisar diretamente nos livros de referncias disponveis na biblioteca como o Index Medicus, Index Medicus Latino-Americano, Review of Respiratory Disease e Current Contents in Clinical Medicine. Entretanto, este mtodo est praticamente em desuso com o advento da informtica.

O mtodo mais prtico e simples conseguir as informaes na internet, atravs do site da BIREME (Biblioteca Regional de Medicina) - Centro Latino Americano e do Caribe em Informao em Cincias Sade

(www.bireme.br). A Bireme um centro especializado da OPAS em colaborao com o Ministrio da Sade, Ministrio da Educao e Universidade Federal de So Paulo. A Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cear funciona como um centro cooperativo desse sistema de informao estando disposio dos usurios. As principais bases de dados das cincias da sade em geral disponveis na Bireme so:

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Cincias da Sade

LILACS uma base de dados cooperativa da Rede BVS que compreende a literatura relativa s cincias da sade, publicada nos pases da Amrica Latina e Caribe, a partir de 1982. Atinge mais de 400.000 mil registros e contm artigos de cerca de 1.300 revistas mais conceituadas da rea da sade, das quais aproximadamente 730 continuam sendo atualmente indexadas e tambm possui outros documentos tais como: teses, captulos de teses, livros, captulos de livros, anais de congressos ou conferncias, relatrios tcnico-cientficos e publicaes governamentais.

MEDLINE - Literatura Internacional em Cincias da Sade

MEDLINE uma base de dados da literatura internacional da rea mdica e biomdica, produzida pela NLM (National Library of Medicine, USA) e que contm referncias bibliogrficas e resumos de mais de 5.000 ttulos de revistas publicadas nos Estados Unidos e em outros 70 pases. Contm referncias de artigos publicados desde 1966 at o momento, que cobrem as reas de: medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinria e cincias afins. A atualizao da base de dados mensal.

COCHRANE - Revises Sistemticas da Colaborao Cochrane

A Biblioteca Cochrane consiste de uma coleo de fontes de informao atualizada sobre medicina baseada em evidncias, incluindo a Base de Dados Cochrane de Revises Sistemticas - que so revises preparadas pelos Grupos da Colaborao Cochrane. O acesso Biblioteca Cochrane atravs da BVS est disponvel aos pases da Amrica Latina e Caribe, exclusivamente.

SciELO - Scientific Electronic Library Online

SciELO - Scientific Electronic Library Online um projeto consolidado de publicao eletrnica de peridicos cientficos seguindo o modelo de Open Access, que disponibiliza de modo gratuito, na Internet, os textos completos dos artigos de mais de 290 revistas cientficas do Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Venezuela e outros pases da Amrica Latina. Alm da publicao eletrnica dos artigos, SciELO prov enlaces de sada e chegada por meio de nomes de autores e de referncias bibliogrficas. Tambm publica relatrios e indicadores de uso e impacto das revistas.

Uma outra fonte de dado muito til o sistema de procura do Google Acadmico (http://scholar.google.com.br) que fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadmica de forma abrangente. Podem-se pesquisar

vrios artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadmicas, organizaes profissionais, bibliotecas, universidades e outras entidades acadmicas.

Para a pesquisa seleciona-se uma palavra chave, por exemplo, asma, que o sistema far uma busca de fontes com essa palavra. Podem-se colocar tambm duas palavras entre parnteses, por exemplo: infeco respiratria em crianas que ser selecionado o os arquivos que contenham o texto completo.

possvel tambm procurar a Seo de Assistncia ao Leitor na Biblioteca da Faculdade de Medicina e solicitar bibliotecria que faa a sua pesquisa bibliogrfica. Para isso, anota-se em um formulrio o ttulo do levantamento e a descrio do tema. A partir da, a bibliotecria monta as estratgias para conseguir uma lista de artigos relacionados ao tema em questo e informa o resultado em um a dois dias depois, dependendo do nmero de outras pesquisas solicitadas. Ao final, recebe-se uma lista dos nomes dos artigos com um resumo, podendo solicitar os de seu interesse.

Entretanto, esse no o melhor mtodo de pesquisa bibliogrfica. possvel que muitos artigos importantes no sejam selecionados e outros sem interesse so listados. Isso ocorre principalmente porque a bibliotecria faz essa pesquisa sem a presena do leitor, e nem sempre a mesma conhece todos os problemas relacionados pesquisa.

fundamental, portanto, que a prpria pessoa saiba como recuperar a informao usando a base de dados existente em CD-ROOM disponvel na biblioteca. No incio, deve-se procurar a bibliotecria e marcar um horrio para que a mesma o ensine como fazer isso, o que bastante simples. Depois, naturalmente fazer a sua prpria pesquisa bibliogrfica. Se ocorrer alguma dvida, certamente sempre haver uma bibliotecria disposta a orient-lo.

Ao entrar nesses bancos de dados devem-se colocar as palavras-chaves e os limites ao tema de interesse, por exemplo, infeco respiratria/crianas. A seguir ser feito a interseco desses dois itens e listado todos os artigos em uma lngua selecionada. A pessoa poder ler o resumo dos artigos na tela, selecionar, gravar ou imprimir somente os de seu interesse.

Geralmente essa pesquisa feita no mnimo durante os cinco anos anteriores. Entretanto, algumas vezes, dependendo da raridade do problema escolhido esse tema pode ser pesquisado em um perodo bem maior. Podese tambm no colocar nenhum limitador ao assunto de interesse o que permite no deixar passar nenhum artigo relacionado ao tema. um processo mais lento, mas que permite selecionar muito mais artigos.

4. PESQUISA BIBLIOGRFICA NA PRTICA

Podem-se pesquisar diretamente na Bireme (www.bireme.br) informaes na Biblioteca Virtual em Sade (BVS). Para isso, basta entrar com uma ou mais palavras-chave. feita a pesquisa bibliogrfica em diversas bases de dados, aparecendo ao lado o nmero de artigos identificados.

Pesquisa na BVS

Parte superior do formulrio Entre com uma ou mais palavras


Pesquisar

mtodo:

por palavras

por relevncia

google

Pesquisa Bibliogrfica
Cincias da Sade em Geral LILACS, MEDLINE, COCHRANE, SciELO reas Especializadas ADOLEC, BBO, BDENF , DESASTRES, HISA,

HOMEOINDEX, LEYES, MEDCARIB, REPIDISCA


Organismos Internacionais PAHO, WHOLIS. 6

Cincias da Sade em Geral

LILACS - Literatura Latino-Americana e do Caribe em Cincias da Sade: MEDLINE - Literatura Internacional em Cincias da Sade COCHRANE - Revises Sistemticas da Colaborao Cochrane SciELO - Scientific Electronic Library Online

reas Especializadas

ADOLEC - Sade na Adolescncia MEDCARIB - Literatura do Caribe em Cincias da Sade

Organismos Internacionais

PAHO - Acervo da Biblioteca da Organizao Pan-Americana da Sade WHOLIS - Sistema de Informao da Biblioteca da OMS

Uma outra opo clicar na base de dados, por exemplo, LILACS, e acessar o formulrio livre, bsico e avanado. Isso permite pesquisar por palavras, descritor de assunto, limites, autor, palavras do ttulo, revista, monografia em srie, tipo de publicao, idioma, pas e ano de publicao.

Base de dados :

WHOLIS

Formulrio livre Formulrio avanado

Pesquisar por : Formulrio bsico

Entre uma ou mais palavras

Todas as palavras (AND)

Qualquer palavra (OR)

Nota:

Esta opo recupera palavras do ttulo do artigo, palavras do resumo, nome de substncias, nome de pessoas como assunto, e descritores de assunto.
Idioma da pesquisa:

- para pesquisa em palavras do ttulo e palavras do resumo, use preferencialmente os idiomas portugus, espanhol ou ingls, pois a maioria dos artigos LILACS esto em um destes idiomas. Exemplo: retalho cutneo ou skin flaps. - para pesquisa em descritores de assunto, nome de substncias, a pesquisa deve ser feita em portugus. Exemplo: retalhos cirrgicos

Use o smbolo de truncagem $(cifro) para pesquisar palavras com mesma raiz. Exemplo: educ$ recupera educacin, education, educao, etc.

No digite operadores booleanos (AND, OR ou AND NOT) entre as palavras. Selecione a opo Todas as palavras (AND) para relacionar as palavras (restringe o escopo da pesquisa), ou a opo Qualquer palavra (OR) para somar as palavras (amplia o escopo da pesquisa).

Para pesquisar em outros campos ou para especificar o campo de pesquisa use o Formulrio Bsico ou o Formulrio Avanado.

Uma

outra

fonte

de

pesquisa

bibliogrfica

Pubmed

(www.pubmed.com.br) que um site em portugus que usa o acesso base bibliogrfica Medline, desenvolvida pela National Library of Medicine (NLM). Existe tambm uma verso em ingls (www.ncbi.nlm.nih.gov), mas a verso em portugus satisfaz plenamente.

Para a pesquisa completa necessrio que a pessoa se cadastre no site, o que feito de forma gratuita. Apresenta em sua pgina inicial o acesso direto a revistas, consensos e artigos, alm de links para artigos grtis, tutorial e referncias armazenadas.

Revistas Frum Consensos

Artigos Galeria Residncia

Pesquisar no PubMed/Medline:

Apenas Artigos em Portugus

A pesquisa bibliogrfica auto-explicativa e pode ser limitada pelo tipo de publicao (ensaio clnico, editorial, carta, meta-anlise, consensos e diretrizes, controle randomizado e reviso), faixa etria, idiomas, gnero, data de publicao e se o estudo em humano ou animal.

Na medida em que a pessoa faa a pesquisa bibliogrfica, aprender formas de acesso e rapidez na coleta de informaes. Ambos as estratgias de busca possuem disponveis um tutorial para tirar as dvidas e aprimoramento na pesquisa bibliogrfica.

Uso dos operadores boleanos

O uso de operadores boleanos AND, OR , NOT muito til na prtica. Na Bireme no precisa escrever as palavras entre as palavras, basta selecionar as opes logo abaixo do quadro de pesquisa. No caso da pesquisa no Pubmed necessrio especificar as palavras.

Ao especificar AND, a pesquisa refinada para a combinao das palavras pesquisadas. Por exemplo, fazendo a pesquisa no Pubmed:

Asthma isoladamente 98.113 artigos Asthma AND child: 26.189 artigos Asthma AND child AND Brazil: 92 artigos.

O operador OR permite rastrear todos os artigos sobre um determinado assunto,

colocando as diversas palavras que possam ter sido utilizadas em diversos artigos. Ao contrrio do AND, h uma tendncia de ter mais artigos. Por exemplo:

Asthma isoladamente: 98.113 artigos Asthma OR child: 1.357.678 artigos Asthma OR child OR Brazil: 1.385.883 artigos

O operador boleano NOT elimina termos que no nos interessa na pesquisa.

Asthma isoladamente 98.113 artigos Asthma AND child NOT Brazil: 26.097 artigos.

possvel tambm colocar ampliar a pesquisa no formulrio avanado limitando a pesquisa para: autor, palavras do ttulo, idioma, pas de publicao, revista, tipo de publicao, ano de publicao e texto completo no Scielo.

5. FICHA BIBLIOGRFICA

Na medida em que estiver lendo um artigo cientfico fundamental que se faa uma ficha resumo do artigo. Isso tem as seguintes vantagens na: Sistematizao na coleta das informaes. Recuperao desse artigo posteriormente. Seleo dos artigos de excelncia. Identificao dos problemas metodolgicos. Comparao com outros trabalhos. A seguir apresentado um modelo para ficha resumo baseado em uma proposta modificada de um abstract mais informativo de artigos clnicos. Esse modelo baseado em um resumo estruturado, mas acrescentando ao final comentrios pessoais do leitor.

10

Depois ser muito mais fcil comparar estes artigos e relacion-los ao problema de estudo em questo. Aps a ficha resumo encontra-se um modelo dessa reviso bibliogrfica sobre estudos de Infeco Respiratria Aguda.

11

REFERNCIA:

PALAVRAS-CHAVE:

OBJETIVOS:

DELINEAMENTO:

LOCAL:

PARTICIPANTES:

MEDIDAS E PRINCIPAIS RESULTADOS:

COMENTRIOS:

12

REFERNCIA: colocar as referncias bibliogrficas segundo as normas da ABNT ou do estilo Vancouver, de modo que possa referenciar em seu trabalho, quando necessrio. PALAVRAS-CHAVE: anotar as palavras chaves (key words) do trabalho. Pode usar as do prprio artigo ou acrescentar as suas, de maneira que permita posteriormente encontrar tal artigo. OBJETIVOS: Identificar precisamente os objetivos do trabalho. DELINEAMENTO: descrever o delineamento utilizado na pesquisa e o perodo em que foi realizado. LOCAL: anotar o local onde foi realizado, incluindo cidade e pas. PARTICIPANTES: escrever o nmero de participantes e como eles foram selecionados para a pesquisa. MEDIDAS E PRINCIPAIS RESULTADOS: descrever as medidas e a definio das principais variveis. Os resultados relevantes devem ser anotados, como as medidas de associao (risco relativo, razo de prevalncia ou odds ratio), com seus respectivos intervalos de confiana ou nvel de significncia (p valor). Quando o trabalho for descritivo anotar as principais caractersticas do problema ou do caso clnico. Nos casos de trabalho qualitativo narrar os achados e as concluses do autor. COMENTRIOS: fazer comentrios pessoais sobre a qualidade do artigo lido, como as suas principais concluses, a importncia desse estudo para o desenvolvimento cientfico e o impacto desse artigo na comunidade. Comentar os problemas metodolgicos existentes, como erro na seleo da amostra, vcios ou vis de seleo, erro de aferio ou falta de controle dos fatores de confuso. Ao final procurar qualificar este artigo em termos de excelncia e sugerir possveis outros trabalhos. Vale ressaltar que esta uma das etapas mais importantes, pois refletir uma leitura crtica e participativa do artigo e no a sua mera leitura.

13

Exemplo de Ficha Bibliogrfica

REFERNCIA: Tupasi TE et al. Patterns of acute respiratory tract infection in children: a longitudinal study in a depressed community in Metro Manila. Rev Inf Dis 1990;12 (sup 8): 940-49. PALAVRAS-CHAVES: Infeco respiratria aguda Fatores de risco Incidncia OBJETIVOS: Identificar agentes etiolgicos e determinar fatores de risco. DELINEAMENTO: Coorte visita semanal, 1985 a 1987. LOCAL: Alabang, Metro Manila. PARTICIPANTES: 1978 crianas menores que 5 anos. MEDIDAS E PRINCIPAIS RESULTADOS: IRA: dois ou mais dos seguintes sintomas: coriza, dor de garganta, tosse e/ou dor de ouvido. IRA complicada severa: tosse associada a dispnia. IRA severa: TIC na ausncia de sibilo. IRA moderadamente severa: taquipneia com FR >= 50 rpm. Incidncia: 6,1 episdios criana/ano

Anlise bivariada: Fator de risco Aglomerao Fumo passivo < -3 DP RR bruto 1,12 (1,05-1,20) 1,09 (1,03-1,16) 1,24 (1,13-1,35) RR ajustado 1,08 1,12 1,24

COMENTRIOS: O dado relevante que crianas de maior risco encontram-se na faixa etria de 6 a 23 meses. Entretanto, no foram pesquisados outros fatores de risco importantes.

14

Exemplo de Reviso Bibliogrfica: Estudos sobre IIRA em Crianas


Autor Pas Ano Cooley Inglaterra 1974 Fergunson Nova Zelndia 1981 Gardner EUA 1984 Tipo de estudo coorte N Critrio Principais Resultados Efeito doseresposta para fumo Fumo passivo: evidente no 1 ano Maior risco para classe socioeconmica baixa 60% dos casos duram < 1 semana Maior risco para DPC*** e ordem de nascimento Observao

2205

Pneumonia nos ltimos 12 meses ou tosse usualmente no inverno Bronquite e pneumonia diagnosticada por mdico IRS*:febre ou otite. IRI**: Laringotraqueobronquite bronquiolite, pneumonia Tosse ou coriza

Sem controle de fatores de confuso Regresso logstica. Sem controle de fatores de confuso.

Coorte 3 anos Coorte

1180 1156 1143 131

Wafula Kenia 1986 Lang Bukina-Faso 1986

Coorte

470

Curta durao dos episdios 10% de perdas

Coorte

151

IRS:amigdalite,coriza, faringite IRI: tosse com anormalidades na ausculta IRA leve IRA moderada IRA grave Dois dos seguintes sintomas: coriza, dor de ouvido/otorria, tosse de menos de trs semanas com ou sem dificuldade respiratria. bitos diagnosticados como pneumonia

Benguigui Brasil 1987 Tupasi Filipinas 1988

Transversal

1605 12

Leve: 74% Mod:23,8% Grav:2,2% Fatores de risco: classe socioeconmica e idade menor que 1 ano

21% no retornaram para avaliao Regresso logstica stepwise

Coorte 2 anos

2965 3180

Victora Brasil 1989

Casocontrole

127 ca 254 co 340

Fatores de risco: leite artificial, n de crianas < 5 anos, baixo peso. Maior incidncia nos primeiros 6 meses. FR > 50 rpm: valor preditivo para pneumonia

Controle dos fatores de confuso

Borrero Colombia 1990

coorte

IRS: tosse, dor de garganta ou dor de ouvido sem secreo. IRI: FR > 50 rpm, retrao, sibilos, crepitaes, estridor ou cianose.

* IRS: Infeco Respiratria Superior ** IRI: Infeco Respiratria Inferior

15

6. CITAO DE REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

A referncia bibliogrfica a lista dos trabalhos cientficos citados no texto, na medida em que forem apresentados. Distingue de bibliografia que a lista dos trabalhos consultados, mas nem todos citados. Permite a identificao e a fonte de onde o autor pesquisou dados anteriores.

Existem diversas normas tcnicas para referenciar essas publicaes. No Brasil proposto s normas da ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Entretanto, prefervel usar normas internacionais que permite divulgao em um maior nmero de revistas.

Um grupo de editores das principais revistas mdicas internacionais (Norwegian Medical Journal, Annals of Internal Medicine, British Medical Journal, Lancet, New England Journal of Medicine, Danish Medical Bulletin, New Zealand Medical Journal, Canadian Medical Association Journal, Journal of the American Medical Association e Finnish Medical Journal) reuniu-se em Vancouver-Canad em 1978 e elaboraram normas padronizadas para referncias bibliogrficas, formas de apresentao, abreviaes e contedo do texto. Essas normas passaram a ser revisadas periodicamente e adotadas por mais de 150 revistas internacionais como Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals, mais conhecido como estilo Vancouver, disponvel no site www.bireme.br

muito mais prtico, portanto, adotar tais normas que permite uma abrangncia muito maior do que as normas locais. Entretanto, ao enviar artigos para uma revista nacional sempre prudente ler as normas para publicaes desta revista que geralmente se encontra na primeira ou ltima pgina.

16

5.1. REFERNCIAS EM REVISTAS

a) AUTORES

Listar todos os autores quando seis ou menos; quando sete ou mais, listar somente os primeiros trs seguidos da expresso latina et al. que quer dizer outros. A seguir citar a revista consultada que deve ser abreviada de acordo com a lista editada anualmente na edio de janeiro do Index Medicus. Quando o ttulo do peridico constar de apenas uma palavra no se faz necessrio fazer abreviatura. Os outros itens na ordem em que aparecem incluem o ano da revista, ponto e vrgula, o volume da revista, dois pontos e o intervalo da pgina.

Exemplo: To T, Dick P, Feldman W, Hernandez R. A coohort study on childhood asthma admissions and readmissions. Pediatrics 1996;98:91-5.

b) AUTORES ASSOCIADOS

Citar o nome do grupo, a sociedade ou a instituio que fez o trabalho cientfico no lugar dos autores.

Exemplo: Centers for Disease Control. Zidovudine for the prevention of HIV transmission from mother to infant. Morb Mortal Wkly Repo 1994;43:285-7.

c) AUTOR DESCONHECIDO

Colocar a palavra Annimo no lugar dos autores. muito utilizada em referncias de editoriais, nesse caso citar a palavra Editorial entre colchetes aps o ttulo da revista.

Exemplo: Annimo Reporting child abuse [Editorial]. Lancet 1996;348:557.

17

d) SUPLEMENTO DE REVISTA

Citar os autores e o ttulo da revista como anteriormente, exceto que aps citar o volume da revista colocar entre colchetes o suplemento da revista consultada.

Exemplo: Frumin AM, Nussbaum J, Esposito M. Functional asplenia: demonstration of splenic activity by bone marrow scan [Abstract]. Blood 1979;54 (suppl I):269.

5.2. REFERNCIAS EM LIVROS E MONOGRAFIAS

a) AUTORES

Citar na seguinte ordem os itens: autor ou autores, a edio do livro (se for a primeira no citar), a cidade, dois pontos, o nome da editora sem escrever antes editora, o ano seguido de dois pontos e o intervalo de pginas.

Exemplo: Hilman BC. Pediatric Respiratory Disease - Diagnosis and Treatment. Philadelphia:W.B. Saunders Company, 1993:953.

b) EDITOR, ORGANIZADOR COMO AUTOR

Citar logo aps o nome dos editores ou organizadores a abreviatura eds.

Exemplo: Zimmerman SS, Gildea JH, eds. Tratamento Intensivo em Pediatria. Rio de Janeiro:Medsi,1988:642

18

c) CAPTULO DE LIVRO

Citar o nome do autor ou autores e o ttulo do captulo consultado. A seguir colocar a expresso In seguido de dois pontos e listar os autores e o livro de onde consta o captulo.

Exemplo: Canny GJ, Levison H. Asthma. In: Loughlin GM, Eigen H. Respiratory Disease in Children. Baltimore: William & Wilkins, 1994: 870.

d) PUBLICAES DE ANAIS

Citar o nome dos autores e o ttulo como anteriormente. Colocar a expresso In seguido de dois pontos e citar o resumo dos anais.

Exemplo: DuPont. Bone marrow transplantation in severe combined imunmodeficiency with na unrelated MLC compatible donor. In White HJ, Smith R, eds. Proceedings of the third annual meeting of the International Society for Experimental Hematology. Houston:International Society for Experimental Hematology,1974:44-6.

e) MONOGRAFIA COMO SRIE

Citar o nome dos autores e o ttulo com as mesmas regras anteriores, exceto que no final colocar o nome da srie da monografia e o volume entre parnteses.

Exemplo: Sampaio PL. Afeces do Trato Respiratrio Superior. In: Rozov T. Afeces Respiratrias No Especficas em Pediatria. So Paulo: Sarvier, 1986;7-20. (Srie Pediatria; vol XVIII).

19

f.

PUBLICAO DE INSTITUIO OU AGNCIA

Citar na seguinte ordem: autor ou autores, ttulo, cidade, dois pontos, agncia ou instituio, ano, ponto e vrgula, o nome do peridico e o nmero da publicao. Se srie colocar entre parnteses o nome e o nmero da srie.

Exemplo: Barreto ML et all. Avaliao da eficcia da segunda dose de BCG na idade escolar. Braslia - Distrito Federal: Ministrio da Sade, 1996;IESUS n 1.

g. DISSERTAO OU TESE

Citar o autor, o ttulo da dissertao ou tese, a cidade e Estado, dois pontos, a Universidade, o ano e o nmero de pginas. No final colocar a palavra dissertao ou tese, se mestrado ou doutorado respectivamente.

Exemplo: Costa NSS. Alteraes Pulmonares Intersticiais na Leishmaniose Visceral: Avaliao pela Tomografia Computadorizada de Alta Resoluo. So Paulo, SP: Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo, 1996. 73 p. Dissertao.

7. LEITURA RECOMENDADA

Para maiores esclarecimentos e informaes cientficas ler:

1. International Comittee of Medical Journal Editors. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Brit Med Journ 1982;284:176670. 2. Ad Hoc Working Group for Critical Appraisal of the Medical Literature. A proposal for more informative abstracts of clinical articles. Ann Int Med 1987;106:598-604.

20

3. Marcantonio AT, Santos MM, Lehfeld NAS. Elaborao e divulgao do trabalho cientfico. So Paulo: Atlas, 1993:92. 4. Oliveira TFR. Pesquisa Biomdica - da procura, do achado e da escritura de tese e comunicaes cientficas. So Paulo: Atheneu, 1995:237.

21

Vous aimerez peut-être aussi