Vous êtes sur la page 1sur 10

As conseqncias da web 2.0 podem ser preocupantes em relao de como ela esta ameaando a cultura, valores e criatividade.

Qualquer um, pode publicar em um blog, postar um vdeo no YouTube ou alterar algum conceito na wikipdia. O anonimato da web pe em dvida a confiabilidade da informao. A distino entre especialista e amador esta cada vez mais difcil de ser feita.

H mais de 53 milhes de blogs na internet. Os blogs se tornaram to infinitos, que nosso senso do que verdadeiro, ou do que falso esta cada vez mais confuso. Hoje em dia, as crianas no sabem distinguir entre, notcias escritas por jornalistas profissionais e as postadas por amadores. Para esta gerao toda postagem apenas a verso da verdade de mais uma pessoa.

Desde o nascimento da wikipdia mais de 15 mil colaboradores criaram quase 3 milhes de verbetes, nenhum deles examinado ou certificado. A wikipdia tornou-se o terceiro site mais visitado em busca de informao em 2009, uma fonte de notcias com mais crdito do que os sites da CNN e BBC. Mesmo que a wikipdia no tenha nenhum reprter, nenhuma equipe editorial e nenhuma experincia na coleta de notcias.

Um exemplo o caso dos empregados annimos do McDonalds e do Wal-Mart. No verbete do McDonalds um link para o documentrio Nao Fast Food desapareceu. No verbete do Wal-Mart, algum tirou a meno sobre os empregados mal pagos que ganhavam 20% a menos do que na concorrncia.

A lgica do mecanismo de busca Google, que chamam de seu algoritmo, reflete a sabedoria das massas. Quanto mais pessoas clicam num link que resulta de uma busca, mais provvel se torna que esse link aparea em mais buscas. O google s nos diz o que j sabemos. O mesmo processo acontece em agregadores de notcias.

A revoluo da Web 2.0 disseminou a promessa de levar mais verdade a mais pessoas; Mais profundidade de informao, perspectiva global, opinio imparcial fornecida por observadores. Enquanto que o contedo gratuito produzido pelo usurio est dizimando guardies da cultura a medida que crticos, jornalistas, editores, msicos e cineastas profissionais esto sendo substitudos por blogueiros amadores, cineastas caseiros e msicos que gravam na garagem de casa.

A confiana das pessoas na publicidade convencional est sendo ainda mais comprometida pelos falsos anncios que proliferam na internet. O MySpace segundo o Wall Street Journal, hoje divulga perfis de personagens fictcios numa tentativa de vender certos produtos atravs de relaes pessoais com milhes de jovens.

Exemplo do perigo: Em Setembro de 2006, exibido na verso alem do YouTube, um vdeo mostrava um ncora profissionalmente vestido sentado a uma mesa de madeira com um mapa da Europa pendurado atrs de si; Cenrio de um noticirio de maior credibilidade na Alemanha. Segundo o ncora, o partido neonazista NPD havia obtido bons resultados nas recentes eleies locais. Muitos espectadores alemes ficaram alarmados. Este era o ensaio para um noticirio semanal na web.

Para reflexo Google Chrome: Querida Sofia http://www.youtube.com/watch?v=d5jmN-1BQsU

Vous aimerez peut-être aussi