Vous êtes sur la page 1sur 9

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

PORTUGUS TEXTO A CARREGADORA DE PEDRAS Desde que conquistou o direito jornada dupla de trabalho, a chamada mulher moderna ainda parece estar longe de conseguir desfazer o mal-entendido que provocou ao brigar pela igualdade profissional com os homens. No era bem isso, mas no af de se libertar de outras opresses, ela acabou partindo para o mercado de trabalho como se ele fosse a soluo de todos os problemas financeiros, conjugais, maternais e muitos outros ais. E pagou o preo da precipitao, claro. Agora no adianta chorar sobre o leite derramado, at porque a maior parte das vezes continua sendo ela que vai limpar, ah, ah. Mas, falando srio, todas sabemos que h muito a fazer para promover alguns ajustes e atualizaes nessa relao de direitos e deveres de homens e mulheres. Como falar sobre isso ajuda, vamos l. Em primeiro lugar, a questo do tempo livre. Que no existe, de fato. Aquele ditado que enquanto se descansa carrega pedras foi feito para ela. Trabalhe fora ou dentro de casa, a mulher dificilmente se livra da carga das tarefas domsticas mesmo que no se envolva pessoalmente. Costuma ser dela a responsabilidade pela arregimentao de empregadas, faxineiras, babs, jardineiros, lavadeiras, passadeiras, prestadores de servios em geral, sem falar no abastecimento da casa. Quando d tudo certo, ainda vai. S que se alguma coisa der errado, a cobrana da famlia ser terrvel. No vasto histrico da luta feminina, muitas mulheres conseguiram autorizao de seus maridos para trabalhar fora com a condio de que, antes de tudo, garantissem que os afazeres domsticos seriam cumpridos sem alterao. Apesar de triste, o pacto legitimou com um preo altssimo um sem nmero de vitrias pessoais. Aquelas raras que por acaso tenham se livrado da dupla jornada costumam permanecer, por sua vez, exercendo no doce organograma do lar as funes de me-supervisora nas folgas, feriados e fins de semana. Depois, com o desaparecimento gradual da parceria patroa/empregada domstica, homens e mulheres tero, mais cedo do que se pensa, que lidar com a administrao do caos domstico. Sem privilgios. E a primeira providncia para esse futuro cor-de-rosa comea com a educao progressista dos filhos, os novos maridos e esposas que, tais quais os personagens do desenho animado Os Jetsons, contaro com uma boa ajuda de um arsenal de maravilhas eletrnicas entre elas, uma empregada-rob. Que no enguia. Porque, se enguiar, j sabem quem vai mandar consertar. Ou no? Snia Biondo, JB 12/10/96

01 Desde que conquistou o direito jornada dupla de trabalho...(L. 1); o termo jornada dupla de trabalho significa: (A) (B) (C) (D) (E) trabalhar em dias alternados; poder trabalhar de dia e de noite; ter a funo domstica e uma atividade externa; dedicar-se a duas profisses diferentes; trabalhar fora de casa em tempo integral.

05

02 O artigo intitula-se A carregadora de pedras; o fragmento do texto que NO comprova essa referncia mulher : (A) ...a maior parte das vezes continua sendo ela que vai limpar. ; (B) ...a mulher dificilmente se livra da carga das tarefas domsticas ; (C) Costuma ser dela a responsabilidade pela arregimentao de empregadas,...; (D) ...continuam exercendo (....) as funes de mesupervisora nas folgas...; (E) ... contaro com uma boa ajuda de um arsenal de maravilhas eletrnicas.... 03 mal-entendido, me-supervisora e cor-de-rosa, apresentam como formas corretas de plural: (A) (B) (C) (D) (E) mal-entendidos; mes-supervisoras; cor-de-rosa; mal-entendidos; mes-supervisora; cores-de-rosa; males-entendidos, mes-supervisoras; cor-de-rosas; males-entendidos; mes-supervisora; cor-de-rosas; mals-entendidos; me-supervisoras; cores-de-rosas.

10

15

20

25

30

04 A expresso chorar sobre o leite derramado (1o. pargrafo) significa: (A) (B) (C) (D) (E) perder algo importante; arrepender-se de ter feito algo errado; lastimar-se de algo irremedivel; administrar mal as finanas domsticas; sensibilizar-se facilmente.

35

40

05 ...todas sabemos que h muito a fazer...(L. 12); o segmento todas sabemos se refere: (A) s mulheres que assumiram a dupla jornada de trabalho; (B) a todos os leitores do texto, sejam homens ou mulheres; (C) autora do texto e s suas leitoras; (D) a todas as mulheres tradicionais; (E) a todas as jornalistas que j exploraram este mesmo tema.

45

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

06 O item que apresenta uma idia presente no texto lido : (A) as mulheres modernas pretenderam acertadamente igualar-se aos homens em termos de salrios; (B) as mulheres modernas caracterizam-se por nada saber dos servios domsticos; (C) s quando no trabalham fora, as mulheres so encarregadas de todos os afazeres domsticos; (D) o fato de trabalhar fora no livrou a maioria das mulheres das tarefas domsticas tradicionais; (E) os futuros maridos devem ser educados a fim de no mais permitirem que as esposas trabalhem fora. 07 O ttulo do texto A carregadora de pedras se refere : (A) (B) (C) (D) (E) a todas as mulheres, em geral; somente s mulheres tradicionais; somente s mulheres modernas; s mulheres de dupla jornada de trabalho; s mulheres que trabalham somente em casa.

11 Segmento sublinhado num dos itens abaixo que NO apresenta uma viso negativa do autor sobre o trabalho feminino : (A) ... a mulher dificilmente se livra da carga das tarefas domsticas...; (B) Costuma ser dela a responsabilidade pela arregimentao de empregadas,...; (C) ...exercendo no doce organograma do lar as funes...; (D) ...que lidar com a administrao do caos domstico.; (E) ...enquanto se descansa carrega pedras foi feito para ela.. 12 O item que apresenta corretamente o valor semntico do termo sublinhado : (A) Desde que conquistou o direito...(L.1) condio; (B) ...mesmo que no se envolva pessoalmente.(L.20/21) causa; (C) Apesar de triste, o pacto...(L.30) oposio; (D) ...tais quais os personagens do desenho animado...(L.42) comparao; (E) S que se alguma coisa der errado...(L.25) excluso. 13 A palavra abaixo, presente no texto, que deriva de uma classe de palavra diferente das demais : (A) (B) (C) (D) (E) desaparecimento; administrao; abastecimento; alterao; dificilmente.

08 ...muitas mulheres conseguiram autorizao de seus maridos para trabalhar fora... O termo autorizao (L.27) est destacado em itlico porque: (A) est empregado em sentido diferente do que aparece nos dicionrios; (B) contm uma referncia irnica; (C) introduz um carter legal nas relaes domsticas; (D) significa uma crtica posio do movimento feminista; (E) um termo culto em meio a um texto coloquial. 09 A expresso h muito a fazer (L.12) equivale semanticamente a: (A) (B) (C) (D) (E) h muito por ser feito; h muito tempo para fazer-se; h muitas coisas que no devem ser feitas; h muitas vitrias a serem obtidas em pouco tempo; h pouco tempo para fazer-se tanto.

14 Desfazer verbo irregular; o item abaixo que apresenta uma forma INCORRETA desse verbo : (A) (B) (C) (D) (E) desfazesse; desfizer; desfaas; desfiz; desfizera.

10 O par de palavras do texto que NO apresentam valor de oposio : (A) (B) (C) (D) (E) direitos e deveres (L.13/14) ajustes e atualizaes (L. 13) homens e mulheres (L. 14) fora e dentro (L. 18/19) certo e errado (L. 25)

15 Nos termos patroa/empregada e empregada-rob, os sinais utilizados (barra e hfen) significam, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) oposio e semelhana; oposio e unio; adio e igualdade; adio e oposio; diferena e semelhana.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

16 O item abaixo em que o pronome sublinhado tem o termo a que se refere ERRADAMENTE indicado : (A) ...conseguir desfazer o mal-entendido que provocou...- mal-entendido; (B) ...ela acabou partindo para o mercado de trabalho como se ele fosse...- mercado de trabalho; (C) Costuma ser dela a responsabilidade pela arregimentao de empregadas,... mulher; (D) ...os novos maridos e esposas que, tais quais os personagens do desenho animado...- novos maridos e esposas; (E) ...um arsenal de maravilhas eletrnicas entre elas uma empregada-rob...- maravilhas eletrnicas. 17 No composto mal-entendido, grafa-se mal porque se trata de um advrbio; o item abaixo em que a confuso entre mal e mau provocou um erro : (A) (B) (C) (D) (E) A mulher mau compreendida pelos homens; O trabalho feminino mal remunerado; O feminismo foi mal recebido pelos homens; O machismo um mau hbito; Os robs so um mal necessrio.

21 No sabemos o que queremos, mas sabemos o que no queremos.; esta frase, dita por um autor modernista, revela uma das caractersticas bsicas do movimento moderno: (A) a defesa dos valores estticos tradicionais; (B) a procura consciente de uma nova linguagem; (C) a idealizao do mundo; (D) a oposio ao status quo literrio; (E) a crtica social da realidade brasileira. 22 Minha terra tem palmeiras / Onde canta o sabi / As aves que aqui gorjeiam / No gorjeiam como l. (Cano do Exlio Gonalves Dias). A caracterstica romntica pertinente a este quarteto : (A) a depresso amorosa, fruto da procura intil de um ideal impossvel; (B) o escapismo para o passado, local de maior felicidade do que o presente; (C) o indianismo como representao da liberdade e da ptria; (D) o noturnismo, como ambientao ideal para o maior desempenho da imaginao; (E) a idealizao da ptria vista sempre como o melhor dos mundos. 23 O item cujos autores NO representam momentos estticos idnticos na produo literria brasileira e portuguesa: (A) Jos de Alencar Camilo Castelo Branco; (B) Guimares Rosa Jos Saramago; (C) Carlos D. de Andrade Fernando Pessoa; (D) Jorge Amado Fernando Namora; (E) lvares de Azevedo Antero de Quental. 24 O preo do feijo / no cabe no poema. O preo / do arroz / no cabe no poema. / No cabem no poema o gs / a luz o telefone / a sonegao / do leite / da carne / do acar / do po. (No h vagas Ferreira Gullar) Considerando as caractersticas da poesia da terceira gerao modernista, a afirmativa que melhor condiz com essa primeira estrofe : (A) o poeta defende a incluso de temas apoticos no poema moderno; (B) apesar da forma tradicional, o poema pretende ver contemplados assuntos populares; (C) o tema do poema a condenao da corrupo em nosso pas; (D) a composio do poema em redondilhas relembra a preocupao popular do Romantismo; (E) o poeta mostra a impossibilidade de o poema ser veculo de temas abstratos.

18 ... contaro com uma boa ajuda de um arsenal de maravilhas eletrnicas...; o item em que o adjetivo boa tem significado equivalente ao do fragmento destacado : (A) (B) (C) (D) (E) Uma boa mulher nem sempre boa empregada; O sculo XX foi uma boa poca para as mulheres; A mulher tem uma boa quantidade de afazeres; As boas mulheres ajudam os maridos; O trabalho domstico no uma atividade boa.

19 O item a seguir que apresenta um par de palavras acentuadas em funo de uma mesma regra de acentuao grfica : (A) (B) (C) (D) (E) rob-vitrias; eletrnicas-domsticos; babs-d; at-srio; terrvel-privilgios.

20 O trecho abaixo que NO apresenta qualquer intensificao dos substantivos, adjetivos ou advrbios nele presentes : (A) ...at porque a maior parte das vezes continua sendo ela que vai limpar.; (B) ...todas sabemos que h muito a fazer...; (C) ...o pacto legitimou, com um preo altssimo...; (D) ...tero, mais cedo do que se pensa,...; (E) ...contaro com uma boa ajuda....
APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

25 A poesia desta poca, localizada em fins do sculo XVIII e incio do XIX, caracteriza-se pelo lirismo. Fiis ao esprito buclico e pastoril, os poetas adotavam pseudnimos e, em seus textos, falavam e agiam como pastores, tratando de pastoras, suas amadas. O mundo greco-romano vem completar o quadro lrico das composies da poca. Este segmento refere-se produo potica do perodo literrio denominado: (A) Arcadismo; (B) Parnasianismo; (C) Barroco; (D) Romantismo; (E) Simbolismo. 26 Olha, Marlia, as flautas dos pastores, / Que bem que soam, como esto cadentes! / Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, no sentes / Os Zfiros brincar por entre as flores? (Bocage) A afirmao FALSA que feita sobre este primeiro quarteto de um soneto do poeta portugus Bocage : (A) o poeta chama a ateno de Marlia para alguns elementos da natureza; (B) a funo de linguagem predominante no poema a conativa ou apelativa; (C) a presena de mtrica regular e de rima so traos de preocupao formal com o poema; (D) alguns traos do poema permitem a sua incluso entre a produo rcade; (E) a viso da natureza presente no poema fruto de uma perspectiva negativa do eu-lrico.

29 A regra das trs unidades, presente no teatro clssico, diz respeito a: (A) autor obra local; (B) ao tempo lugar; (C) descrio narrao argumentao; (D) personagens enredo localizao; (E) cenrio atores texto.

30 Jos de Alencar s NO responsvel pela criao de um dos tipos de romance abaixo citados: (A) regionalista; (B) histrico; (C) indianista; (D) de tese; (E) urbano.

GEOGRAFIA

31 A atmosfera uma fina camada de gases que envolve nosso planeta. Esta camada aquecida principalmente por: (A) (B) (C) (D) (E) inverso trmica; irradiao terrestre; centros de alta presso; ventos constantes; fluxos de umidade.

27 Que s terra, homem, e em terra hs de tornar-te, / Te lembra hoje Deus por sua Igreja; / De p te faz espelho, em que se veja / A vil matria, de que quis formar-te. (Gregrio de Matos) Pelas caractersticas formais e temticas, o poema cujo primeiro quarteto dado acima filia-se ao movimento denominado: (A) Arcadismo; (B) Romantismo; (C) Barroco; (D) Simbolismo; (E) Concretismo. 28 Guimares Rosa, Jorge Amado e Jos Lins do Rego apresentam em comum: (A) a ambientao de seus romances; (B) a criatividade da linguagem empregada; (C) a preocupao com as ms condies de vida; (D) a dedicao defesa de nosso folclore; (E) a matria regional literariamente aproveitada.

32 Duas massas de ar tm grande influncia nos climas dominantes no Brasil. Umas delas se origina em latitudes elevadas e, no inverno, provoca ondas de frio no Centro-Sul e geadas nos estados sulinos. A outra se origina na Amaznia ocidental e, entre os meses de setembro e maro, provoca chuvas em vasta poro do territrio. Essas massas so, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) polar atlntica e tropical continental; polar pacfica e tropical martima; polar atlntica e equatorial continental; polar pacfica e equatorial martima; polar pacfica e equatorial continental.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

33 O horrio de vero tem sido uma estratgia utilizada por diferentes pases para economizar energia atravs do alongamento das horas de claridade. O Brasil NO adota esta prtica na metade Norte do seu territrio porque: (A) parte do norte encontra-se no hemisfrio norte, havendo diferena entre as estaes do ano, ou seja, quando vero no sul inverno no norte; (B) esta parte do pas mais pobre, com poucas atividades que utilizam energia eltrica, sendo desnecessrio economiz-la; (C) no haveria economia de energia no norte porque nas baixas latitudes a durao dos dias e das noites igual durante todo o ano; (D) no haveria economia de energia no norte porque os dias so mais curtos que as noites em todos os meses do ano; (E) os governadores dos estados do norte recusam-se a adotar o horrio de vero para evitar o aumento da criminalidade em funo do alongamento da noite. 34 O leito dos oceanos se expandem por presso do magma. Esta expanso fora o movimento das placas que formam a litosfera. Na parte superior destas placas esto os continentes e as bacias ocenicas. Essas explicaes fazem parte da teoria:

36 A Amaznia concentra um estoque de riqueza cujo valor est em seu enorme potencial como banco gentico. Este potencial constitudo por sua: (A) biotecnologia; (B) evapotranspirao; (C) riqueza mineral; (D) biodiversidade; (E) paisagem natural. 37 Construda a aproximadamente 200 km ao norte de Manaus, a usina de Balbina considerada um desastre ecolgico e social, cujos danos no so compensados nem mesmo por sua capacidade de fornecimento de energia. Possui dimenses comparveis s da represa de Tucuru, mas sua energia potencial irrisria. Isto porque foi construda em:

(A) terreno de pouca declividade; (B) rea de grande densidade florestal; (C) rea de baixos totais pluviomtricos; (D) terrenos de rochas impermeveis;
(E) rea de baixo consumo de energia.

(A) das mars; (B) da tectnica de placas; (C) do geossinclinal; (D) das bacias sedimentares; (E) da isostasia.
35 As fontes de poluio das guas dos crregos, rios, lagos, mares e do lenol fretico so vrias e esto muito dispersas pela superfcie terrestre. Os locais onde se concentram os mais importantes agentes poluidores das guas esto: (A) nas zonas de pecuria extensiva, nas lavouras de subsistncia e nas zonas industriais; (B) nas grandes cidades, nas reas de minerao e nas lavouras de subsistncia; (C) nos centros urbano-industriais, nas reas de agricultura moderna e nas reas de minerao; (D) nas florestas tropicais, nas reas de agricultura extensiva e nas encostas montanhosas; (E) nas reas de indstrias qumicas, nas lavouras de subsistncia e na pecuria leiteira.

38 As estratgias de integrao nacional intensificaram-se na dcada de 70, quando o governo federal criou condies para o desenvolvimento de grandes projetos minerais, madeireiros e agropecurios na Amaznia. Esses projetos significaram para a regio: (A) (B) (C) (D) (E) esgotamento das suas riquezas minerais; preservao das reas florestais; reduo da rea da Amaznia legal; investimentos em infra-estrutura viria e energtica; desenvolvimento auto-sustentado de sua economia.

39 Os trabalhadores de vrios pases so agrupados em uma estrutura produtiva mundialmente integrada; os capitais nacionais e estrangeiros so unificados em um mercado financeiro internacionalizado; as redes de informao ligam cidades mundiais; grande parte da populao mundial socialmente excluda dos benefcios das tcnicas modernas. Esse conjunto de condies dizem respeito ao processo de: (A) (B) (C) (D) (E) terciarizao; globalizao; informatizao; industrializao; verticalizao.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

40 O processo de urbanizao dos pases desenvolvidos apresenta importantes diferenas em relao quele que vem ocorrendo nos pases subdesenvolvidos. Entre as caractersticas do processo de urbanizao dos pases desenvolvidos, podemos destacar: (A) o menor deslocamento de populao do campo para as cidades e menor presso demogrfica, o que facilitou a expanso do emprego urbano; (B) as baixas taxas de crescimento vegetativo, permitindo que o campo permanecesse ocupado e que as cidades crescessem lentamente; (C) o rpido ritmo de crescimento das cidades pela imigrao estrangeira e pelas polticas deliberadas para atrair mo-de-obra barata; (D) a concentrao da populao urbana em grandes reas metropolitanas, com esvaziamento dos campos e das cidades mdias e pequenas; (E) o ritmo mais lento da urbanizao, a industrializao que garantiu oferta de empregos e a expanso da infraestrutura sanitria e habitacional nas cidades. 41 O desemprego reduziu os problemas de escassez de mo-de-obra causados pelo envelhecimento da populao. Por outro lado, cresceram as animosidades entre trabalhadores nacionais e estrangeiros. A situao descrita se refere ao mercado de trabalho de pases: (A) (B) (C) (D) (E) da Europa Ocidental; do Oriente Mdio; da Amrica Platina, do Extremo Oriente; do Caribe.

44 O Oriente-Mdio, na sia Ocidental, palco de grandes conflitos. Entre as razes destes conflitos podemos apontar:

(A) a pobreza de recursos; (B) a homogeneidade cultural; (C) a estabilidade poltica; (D) as disputas por territrios; (E) a ocupao recente dos territrios.

45 A Amrica Latina recebeu como herana comum os problemas do subdesenvolvimento. No entanto, determinadas situaes so prprias de alguns pases ou regies, como no caso:

(A) da Colmbia, do Peru e da Bolvia que integram o


comrcio ilcito das drogas; (B) do Caribe que agrupa pequenos Estados independentes do capital internacional; (C) do Chile e do Equador que se destacam no comrcio mundial como grandes exportadores de petrleo; (D) da Argentina e do Mxico que, apoiados na economia dos Estados Unidos, esto a salvo das crises financeiras; (E) do Paraguai e do Uruguai que usufruem de elevado padro de vida graas s vantagens que oferecem como parasos fiscais.

42 O conceito de transio demogrfica prope que a populao tende a se estabilizar quando ocorrer:

(A) queda da taxa de mortalidade e manuteno da taxa


de natalidade; (B) elevao das taxas de mortalidade e de natalidade; (C) queda da taxa de natalidade e elevao da taxa de mortalidade; (D) elevao da taxa de mortalidade e manuteno da taxa de natalidade; (E) queda das taxas de mortalidade e de natalidade. 43 O desenvolvimento da economia mundial fez surgir grandes concentraes urbano-industriais responsveis por formas especficas de agresso ao planeta. Entre os resultados desta agresso podemos apontar: (A) (B) (C) (D) a eroso das encostas e o lixo atmico; o assoreamento dos rios e a salinizao dos solos; a desertificao e a elevao da temperatura global; os desequilbrios climticos e o empobrecimento dos solos; (E) o efeito estufa e a destruio da camada de oznio.

46 O Vale do Silcio - Silicon Valley -, no estado da Califrnia, nos Estados Unidos, o mais clebre dos tecnoplos norte-americanos. Sua origem est relacionada com:

(A) a concentrao de sindicatos de trabalhadores com


grande poder de luta; (B) a proximidade das indstriais tradicionais, produtoras de ao e de automveis; (C) o desenvolvimento de armamentos de alta tecnologia na poca da Guerra Fria; (D) as formas de organizao da produo e do trabalho fordista; (E) a existncia de grandes metrpoles industriais e financeiras.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

47 A partir de 1978 o comrcio exterior da China aumentou em mdia 13,5% ao ano e hoje ela a 14 a maior nao em comrcio. Sua economia expandiu-se a uma taxa de 9% ao ano na dcada de 80 e em 1991 sua produo industrial cresceu 14%. Este desempenho econmico devese a um modelo de desenvolvimento que: (A) abriu parte do pas para o capital internacional com a criao de Zonas Econmicas Especiais; (B) eliminou as barreiras polticas com o pluripartidarismo e a liberdade sindical; (C) possibilitou a entrada de capital e tecnologia estrangeiros em todo o territrio do pas; (D) reduziu a ao diretiva do Estado na economia; (E) permitiu a iniciativa privada em todas as cidades.

50 Nas ltimas dcadas, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina originam-se importantes fluxos emigratrios responsveis pela expanso da fronteira agrcola do pas em direo ao Centro-Oeste e ao Norte. Este movimento uma decorrncia: (A) da crise da agricultura no sul pela competio das importaes dos produtos do MERCOSUL que resultou na decadncia da agricultura e na dispensa de grandes contingentes de mo-de-obra; (B) da modernizao agrcola e valorizao da terra no sul que induz os pequenos proprietrios a vender suas terras para comprar propriedades maiores, mais baratas e mais distantes; (C) do empobrecimento do campons e dos trabalhadores rurais do sul em funo da decadncia da lavoura cafeeira, grande empregadora de mode-obra; (D) do excessivo parcelamento das propriedades agrcolas no sul, levando ao empobrecimento das novas geraes e busca de emprego nas frentes pioneiras; (E) do avano da soja nas tradicionais reas de lavoura familiar do planalto gacho e catarinense que provoca o esvaziamento das propriedades rurais e dispensa de mo-de-obra.

48 A maior parte dos pases pobres do mundo atual encontram-se em um continente onde h fortes conflitos tnicos pelas heranas contraditrias da tradio e da colonizao, cujas taxas de natalidade mantm-se elevadas e cuja urbanizao crescente acumula nas cidades massas de populao pobre e sem emprego. Este continente a: (A) (B) (C) (D) (E) Amrica Latina; sia; Oceania; frica; Amrica Anglo-Saxnica.

51 Segundo o ltimo Censo do IBGE, o padro de migraes internas alterou-se na ltima dcada. Entre as alteraes podemos destacar, como uma das mais significativas, a reduo do fluxo de migrantes na direo:

(A) Sul-Norte; (B) Sul-Centro-Oeste;


(C) Nordeste- Norte; (D) Nordeste-Sudeste; (E) Sudeste-Sul. 52 A atrao da indstria automobilstica para dinamizar a industrializao do pas resultou na opo rodoviria para a circulao das mercadorias no interior do territrio nacional. Esta opo tem como conseqncia(s): (A) a dinamizao da circulao dos produtos pelo baixo custo do frete decorrente da adequao do transporte rodovirio em longas distncias; (B) a decadncia do transporte ferrovirio, poucos investimentos no transporte aqutico e custos elevados do frete; (C) investimentos paralelos em outros meios de transporte para facilitar o deslocamento das mercadorias; (D) as dificuldades do escoamento da produo pela falta de rodovias e pelo pequeno nmero de caminhes disponveis; (E) a expanso da produo pela facilidade de circulao em todo o territrio, garantida pela densa rede rodoviria e baixo custo do frete.

49 A crise pela qual vinha passando a ex-URSS ficou exposta quando, na dcada de 80, foi formulado um projeto de reestruturao poltica e econmica, que tinha como objetivo: (A) (B) (C) (D) (E) centralizar o poder; fechar o mercado nacional; modernizar o sistema produtivo; unificar os mercados regionais; garantir a segurana militar.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

53 As empresas de alta tecnologia so uma realidade no mundo globalizado. As vantagens comparativas dos lugares para atrair estas empresas so bem diferentes daquelas das tradicionais indstrias motrizes do desenvolvimento de dcadas anteriores. No Brasil as empresas de alta tecnologia tm se instalado em cidades como Santa Rita do Sapuca em Minas Gerais, Ilhus na Bahia, Campina Grande na Paraba, muito diferentes das tradicionais metrpoles industriais. Os fatores locacionais para estas indstrias so:

55 O processo de industrializao brasileira marcado por importantes momentos de avano. Mas o momento que transformou o pas em exportador de produtos industrializados foi:

(A) o da criao de indstrias de base, no final do


primeiro governo Vargas, em 1945;

(B) o do grande arranco industrial, durante o governo


de Juscelino Kubitschek, entre 1956- 1961;

(C) o do milagre brasileiro, ocorrido no governo militar


de Mdici, entre 1968 e 1973;

(D) o do crescimento endividado, durante o governo


militar de Geisel, entre 1974 e 1978; (A) mo-de-obra abundante e barata, grandes investimentos de empresas multinacionais, infraestrutura de telecomunicaes para a rpida ligao entre matrizes e filiais; (B) distncia das grandes metrpoles congestionadas e violentas, disponibilidade de mo-de-obra qualificada e grandes inverses de capital estrangeiro; (C) mo-de-obra qualificada, universidades e centros de pesquisa, infraestrutura de telecomunicaes e de transporte, atuao do Estado para o intercmbio entre cincia e tecnologia e amenidades ambientais; (D) disponibilidade de matrias-primas, mo-de-obra qualificada e rpido acesso aos portos para exportao dos produtos; (E) disponibilidade de grandes capitais e de tecnologia, facilidade de acesso mo-de-obra barata e aos mercados consumidores.

(E) o do Plano Real, durante o primeiro governo de


FHC, entre 1994 e 1998. 56 A estrutura fundiria brasileira, apesar do Estatuto da Terra, ainda um dos marcos do atraso do capitalismo do pas, porque: (A) reflete o monoplio da terra por poucos, o que resulta em baixo nvel de poupana no meio rural e em conflitos para garantir maior acesso terra; (B) a concentrao de terras em grandes propriedades com baixa produtividade mdia estimula a expanso da produo agrcola para a exportao; (C) o grande nmero de minifndios que garantem a subsistncia familiar so obstculos expanso da produo; (D) o mercado consumidor no campo no tem acompanhado a expanso da indstria de insumos agrcolas, que obrigada a exportar sua produo; (E) os conflitos no campo impedem a expanso da produo agrcola em funo da insegurana para os grandes proprietrios. 57 Entre as novas tendncias da economia brasileira, podemos destacar: (A) o fechamento do mercado interno para estimular a produo industrial nacional; (B) a privatizao das empresas estatais para reduzir os gastos pblicos; (C) a regulamentao do capital especulativo para evitar crises financeiras; (D) o corte dos incentivos fiscais dados s empresas multinacionais para reduzir o dficit no balano de pagamentos; (E) a ampliao dos monoplios nos setores de energia e de telecomunicaes para garantir o desenvolvimento tecnolgico.

54 A urbanizao e a industrializao, no Brasil, aumentaram a demanda de energia e alteraram o balano energtico. A principal fonte de energia do pas passou a ser: (A) a hidreletricidade, graas construo de imensas represas que aproveitaram o potencial de nossos rios caudalosos e planlticos; (B) a lenha, que embora substituda no uso domstico pelo gs liquefeito de petrleo, mantm-se dominante nas indstrias; (C) o petrleo, que conheceu um declnio na dcada de 70, mas recuperou-se com a produo nacional, na bacia de Campos; (D) o urnio, por ser uma energia limpa e porque o pas detm a tecnologia de enriquecimento deste minrio; (E) o carvo, devido expanso da produo das jazidas das regies Sudeste e Sul.

APOIO NCE - UFRJ

UFRR

Vestibular 99/2

PROVA OBJETIVA DE GEOGRAFIA E REDAO - FASE II

58 No Serto Nordestino, a imagem da pobreza historicamente associada aos problemas provocados pelo clima semi-rido e pelas secas peridicas vem sendo subvertida por novas atividades econmicas que apontam o clima seco como uma vantagem para o seu desenvolvimento. Estas atividades so: (A) o extrativismo da cera de carnaba e a cultura do algodo; (B) a cultura da soja e a indstria de calados; (C) a explorao do granito e a criao de caprinos; (D) a fruticultura irrigada e o turismo; (E) a cultura da palma forrageira e a pecuria leiteira.

PROVA DE REDAO Redija um texto dissertativo, de 20 a 30 linhas, em linguagem formal, sobre um dos temas a seguir. Planeje o texto antes de redigi-lo a fim de que sua argumentao seja adequada.

TEMA 1 O mundo tem mudado velozmente e muitas das profisses de nvel superior que anteriormente atraam muitos jovens perderam hoje grande parte de seu atrativo; em compensao, h uma grande procura por cursos mais rpidos e de formao tcnica. Projetando a realidade atual no futuro, que profisses voc considera em ascenso e quais os motivos que levam prioritariamente os jovens a escolh-las?

59 Nas ltimas dcadas, a expanso do cultivo da soja tem sido responsvel por importantes transformaes na organizao do territrio brasileiro. Entre estas transformaes podemos citar a:

TEMA 2 Srgio Buarque de Hollanda, em livro clssico, Razes do Brasil, declara que o brasileiro um homem cordial, no sentido de que prefere o dilogo e a conversao a solues mais violentas. A Histria do Brasil parece confirmar o pensamento desse autor, j que grandes mudanas em nossa ptria foram realizadas sem derramamento de sangue; por outro lado, dizem alguns que essa tendncia conduz a certo conformismo, que nos faz aceitar passivamente fatos que causariam revolta em outros grupos humanos. E voc, o que acha: a cordialidade brasileira um bem ou um mal para o pas?

(A) reduo do grau de concentrao da terra nos estados


da Regio Sul;

(B) expulso das multinacionais produtoras de alimentos


do territrio nacional;

(C) reduo da rea cultivada nos estados da Regio


Centro-Oeste;

(D) substituio do acar pela soja na zona da mata do


Nordeste;

(E) interiorizao dos complexos agroindustriais.

60 Um importante sintoma da scio-espacial das cidades brasileiras :

segregao TEMA 3 Um pensador francs disse a respeito do Brasil que nossa terra jamais seria um pas de grande cultura porque a umidade de nosso clima deteriora os livros em pouco espao de tempo, o que impediria o armazenamento e o desenvolvimento do saber. Ainda que o motivo no seja esse, a verdade que o Brasil necessita de providncias urgentes, se desejamos que nossa terra cresa nesse terreno. Voc, o que acha: o que fazer para que o Brasil progrida culturalmente?

(A) a poluio; (B) o favelamento; (C) a deficincia de transportes; (D) a especulao imobiliria; (E) a falta de reas verdes.

APOIO NCE - UFRJ

10

Vous aimerez peut-être aussi