Vous êtes sur la page 1sur 5

INTOLERNCIA

ALERGIA ALIMENTAR

Substncias presentes nos alimentos, nas poeiras domsticas e nos plens podem provocar espirros, enxaquecas ou at morte sbita. As alergias tm vindo a tornar-se cada vez mais comuns, mas no so ainda totalmente compreendidas. Os alrgenos, substncias que provocam as alergias, so minsculas partculas de matria presentes no ambiente ou nos alimentos que o organismo considera estranhas e potencialmente nocivas. Por isso, reage ameaa libertando para a circulao ou para os tecidos um exrcito de anticorpos. As reaces individuais a estes confrontos entre alrgenos e anticorpos variam de intensidade desde o corrimento nasal e os espirros que acompanham uma vulgar febre-dos-fenos at s reaces potencialmente fatais de pessoas alrgicas aos amendoins. Alrgenos diferentes podem desencadear sintomas e doenas semelhantes: a febre-dos-fenos, por exemplo, pode ser causada por plens, poeiras, penas ou plos de animais. Paralelamente, o mesmo alrgeno pode provocar reaces totalmente diversas em diferentes pessoas. 0 problema ainda agravado pela confuso entre alergias e intolerncia. Alergia ou intolerncia? As reaces alrgicas aos alimentos podem afectar quase qualquer parte do corpo, causando eczemas, asma, urticria e outros problemas de sade. Uma alergia aos amendoins pode, por exemplo, provocar em pouco tempo tumefaco da lngua ou da garganta ou uma crise sbita de asma. Nos casos mais graves, trincar um s bocadinho de amendoim ou comer uma bolacha que contenha leo de amendoim pode ser fatal. As vtimas destas alergias exacerbadas, ou reaces anafilcticas, tm uma reaco anormalmente violenta a um determinado antignio. Estas reaces podem em geral ser combatidas com uma injeco imediata de adrenalina, mas a nica forma de as prevenir evitar o alimento responsvel. Quando se verifica uma reaco adversa a um determinado alimento, mas os testes de alergia do resultados negativos, utiliza-se para descrever a situao a expresso intolerncia alimentar, em vez de alergia. Embora possa estar implicado, o sistema imunitrio no factor importante no desencadear dos sintomas da reaco a um particular alimento.

A intolerncia alimentar uma questo muito controversa. Em muitos casos, no se consegue descobrir a causa da intolerncia, embora se saiba que no devida a anticorpos responsveis. Em alguns casos, resulta de um problema identificvel. As pessoas com intolerncia lactose (o acar do leite), por exemplo, tm deficincia de lactase, uma enzima necessria boa digesto do leite; a intolerncia ao glten prejudica a absoro de nutrientes, porque o glten (uma protena do trigo, centeio e outros cereais) afecta a mucosa do intestino delgado. Histaminas hiperactivas A pele e as mucosas membranas que revestem a boca, nariz, intestinos e outras partes do corpo podem produzir um composto chamado histamina. Uma das funes da histamina estimular a produo dos sucos gstricos aps as refeies. Alm disso, alargam os capilares (finos vasos sanguneos), a fim de aumentar o fluxo do sangue. Quando alrgenos alimentares penetram no corpo ou entram em contacto com a pele, o organismo reage, libertando grandes quantidades de histamina e outros compostos. esta exploso histamnica que provoca muitos dos sintomas da reaco alrgica, entre eles comicho nos olhos e lgrimas, espirros, respirao ruidosa, erupo cutnea e diarreia. Nos casos ligeiros, pode sentir-se formigueiro na lngua ou na boca - depois de comer mas cruas ou tomate, por exemplo. Este tipo de alergia manifesta-se frequentemente nas pessoas que sofrem de febre-dosfenos provocada por rvores de florao precoce. Sintomas imediatos ou retardados Os alrgenos podem produzir reaces em qualquer parte do corpo no nariz, nos pulmes, na pele, at no crebro. Quando uma reaco alrgica surge rapidamente aps a ingesto de determinado alimento, a causa frequentemente bvia, indicando com grande probabilidade uma verdadeira alergia alimentar. Mas em alguns casos de asma, otite serosa e rinite crnica o alrgeno alimentar pode levar muitas horas, ou mesmo dias, a produzir os sintomas. possvel comer diariamente determinado alimento sem perceber que ele est a causar uma ligeira alergia. S depois de o evitar durante duas ou trs semanas desaparecero todos os sintomas por ele provocados. Se o alimento responsvel for includo novamente na dieta, ressurgiro todos os problemas anteriores. Causadores de enxaquecas H diversos alimentos normalmente citados por quem sofre de enxaquecas como causa do problema.

O queijo, o chocolate, os citrinos e o caf so os culpados clssicos. Outros so o lcool, particularmente o vinho tinto, o xerez e o Porto; os cubos de caldo; os nitratos, em carnes processadas, e alimentos diversos, do leite s leguminosas. Fadiga excessiva A sonolncia por vezes devida a uma intolerncia alimentar. Embora seja natural sentir sono depois de uma refeio - o repouso assegura um fornecimento adequado de sangue ao intestino, e no aos msculos - , certas pessoas queixam-se de letargia quase permanente. Em muitos casos, verifica-se que essas pessoas so sensveis aos cereais, em particular ao trigo. Durante o processo de digesto do trigo, podem libertar-se certos compostos para o crebro, induzindo uma sonolncia excessiva. Nesses casos, excluir o trigo da dieta pode melhorar a sade em geral e aumentar o nvel energtico. Por que razo o leite causa problemas? Nove em cada 10 adultos sofrem de carncia de lactase, uma enzima do revestimento intestinal que decompe a lactose e um acar presente no leite e na maioria dos lacticnios. Esta enzima s est presente em quantidades apreciveis nos bebs durante o perodo de aleitao, desaparecendo habitualmente quando o leite deixa de ser a base da alimentao - tal ausncia provoca intolerncia lactose, que, por sua vez, pode causar diarreia. Na Europa Ocidental, porm, cerca de 95% dos adultos cuja alimentao inclui leite, queijo e outros lacticnios conservaram a enzima, tendo portanto poucos problemas. Reaces na infncia Habitualmente, a intolerncia alimentar torna-se aparente quando os bebs deixam de mamar e passam a leite de bibero, pois a intolerncia mais comum no Ocidente ao leite de vaca. O leite e os ovos so frequentemente causa de eczema infantil (eczema atpico). Algumas crianas reagem muito depressa, chorando sem parar ou apresentando sintomas de clicas, diarreia ou eczema. Noutras, a reaco aos alimentos pode surgir horas depois ou mesmo no dia seguinte. Usualmente, os sintomas desaparecem logo que os alimentos responsveis so excludos. Alguns bebs reagem ao leite materno, que contm vestgios de componentes dos alimentos que a me ingeriu, mas tais casos so raros. Uma imunoprotena protectora, presente no leite da me, ajuda

a criana a adaptar-se a novos alimentos, que de outro modo poderiam provocar uma reaco alrgica. Dietas de privao A maioria dos mdicos concorda que as intolerncias alimentares podem estar na origem de doenas crnicas, como a artrite, a doena de Crohn, a sndroma do clon irritvel e a hiperactividade. Estas so, contudo, apenas algumas das situaes que se diz terem respondido a dietas de privao. Estas dietas baseiam-se num mtodo sistemtico de descobrir se certo alimento provoca sintomas, eliminando-o da dieta e verificando o que acontece. um processo cansativo de resultados nem sempre claros, mas o mais fivel mtodo de diagnstico de que se dispe. Como um grande leque de sintomas pode responder excluso de certos alimentos da dieta, os doentes que se sentem melhor com um regime alimentar podem ser tentados a aumentar o nmero de alimentos eliminados. Mas tal no deve ser feito, pois pode perturbar o equilbrio das vitaminas e minerais essenciais; aconselhvel consultar o mdico ou um nutricionista antes de eliminar quaisquer alimentos da dieta. Como uma dieta pode ajudar Um dos distrbios digestivos mais vulgares a sndroma do clon irritvel, com os numerosos sintomas que a acompanham - entre eles a flatulncia, o abdmen inchado e a irregularidade dos hbitos intestinais, que podem alternar entre a diarreia e a priso de ventre. Pelo menos metade das pessoas nesta situao sofre de intolerncia alimentar, sendo o trigo a principal causa, e, em muitos casos, a alterao do regime alimentar alivia os sintomas. Metade das pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais so sensveis ao trigo, segundo relatrios de revistas mdicas. Uma ateno especial dieta aliviaria os sintomas de quase todos esses doentes. Trs em cada 10 pessoas com artrite reumatide podem at certo ponto ser ajudadas pela dieta. Tambm pessoas com enxaquecas crnicas reagem bem a alteraes na dieta. Mais de metade das pessoas que sofrem da doena de Crohn podem melhorar aps uma dieta de privao. O efeito dos medicamentos Alguns medicamentos predispem certas pessoas intolerncia alimentar. Os adolescentes, por exemplo, podem desenvolver distrbios digestivos aps um tratamento prolongado com antibiticos base de tetraciclinas no tratamento da acne; outros tm reaces alrgicas depois de tomarem esterides ou contraceptivos orais. Assim, como os sintomas so idnticos, o diagnstico torna-se por vezes difcil.

FONTE: Seleces Readers Digest Portugal

Vous aimerez peut-être aussi