Vous êtes sur la page 1sur 1

As pessoas devem, alm de aproveitar as oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela empresa, devem responsabilizarem-se por outras formas de angariar

competncias e conhecimentos, mantendo postura pr-ativa na busca de alternativas de aprendizagem dentro e fora da empresa, oferecendo se para participar em projetos (tanto internos quanto externos empresa), voluntariado, cursos, seminrios, etc.

Papel da pessoa na moderna

gesto de carreiras
Objetivos de carreira Plano de ao

O que no carreira
Uma sequncia linear deexperincias e trabalhos. Uma responsabilidade da empresa de promover as pessoas pelo seu tempo de casa independente da vontade dos seus colaboradores. Estabilidade no emprego

Plano de Ao

Utilize seu Plano de Desenvolvimento Individual para auxiliar nesta fase

Papel da Experincia Vontade de Aprender Orientao da Aprendizagem Motivao

Os adultos tm uma experincia que os distingue dos jovens. Nas situaes de aprendizado, so os prprios adultos, com a sua experincia, que constituem o recurso mais rico. Os adultos esto dispostos a iniciar um processo de aprendizagem desde que compreendam a sua utilidade para as solues do dia-a-dia. A aprendizagem orientada para a resoluo de problemas com que os adultos se confrontam na sua vida.

A diferena entre transformao acidental e programada a mesma que existe entre um relmpago e uma lmpada. Os dois fornecem iluminao, mas um perigoso e inconstante, enquanto a outra relativamente segura, tem utilidade e est disponvel.
Ferguson, M.

Cuidado com os descariladores!


Descarriladores so fatores que podem inibir o desenvolvimento de uma pessoa em sua funo em uma organizao. So Aspectos que interferem no crescimento e na performance da pessoas podendo estar relacionados a caractersticas particulares do indivduo ou da organizao.

Autoavaliao

oportunidades de carreira

De onde vem a palavra carreira?


Carreira so sequncias de posies ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma srie de estgios necessidades, motivos e aspiraes individuais e expectativas e imposies da organizao e da sociedade
Manuel London e Stephen A. Stumpf

O que quero pra minha carreira?


considerando o ambiente para atingir os objetivos, respeitando seus valores e visando cumprir seus objetivos contatos, habilidades tcnicas e comportamentais, etc). Faa um para atingir os de preferncia quando ingressar no mercado de trabalho. A pergunta-chave : onde plano de carreira, objetivos, respeitando seus valores e visando A seguinte : o que preciso fazer para alcanar esse objetivo (ps-graduao, melhorar o ingls, viver no exterior, mas o que importa ter uma espcie de bssola para saber em que direo se est indo. Como a vida dinmica graas a Deus! , o plano deve ser revisto de tempos em tempos para adequ-lo s novas realidades, pois todos mudamos ao longo de nossa vida.
Guilherme Velloso, diretor da Panelli Motta Cabrera/The Amrop Hever Group, empresa mundial no recrutamento de executivos

Os adultos so sensveis a estmulos da natureza externa (avaliaes), mas so os fatores de ordem interna que os motivam para a aprendizagem.

Implementao

"Vento algum favorvel para quem no sabe onde quer ir" Sneca

Aprender uma aventura simultaneamente dolorosa e prazerosa. Envolve o abandono de modelos que nos foram caros, desequilibra certezas e traz a ansiedade do novo.
Cludia Costin - Ex-Ministra da Administrao (Prefcio do Livro Educao Corporativa no Brasil, de Marisa boli)

Objetivos de carreira
Para o estabelecimento de seus objetivos, leve em Seus objetivos de carreira devem estar alinhados com suas crenas e valores; Pense em quem voc e o que quer deixar como sua marca no mundo; O que te inspira e motiva no dia-a-dia? Quais so seus sonhos? O que te faz sentir-se completo? O que voc pode fazer para tornar o que voc almeja

Carreira um elemento de conciliao dinmica das expectativas entre pessoas e empresas

O homem moderno passa entre 65% a 70% do seu tempo acordado, trabalhando

questo lgica. Entre o desejo e a sua efetiva realizao existem um tempo e alguns cuidados essenciais, que passam por constante preparao. Fazer o que esperam de Seja transparente nos objetivos que deseja atingir. Em geral, o brasileiro pensa: Algum tem que reconhecer que sou bom ou iro lembrar de mim numa promoo. No assim que funciona. essencial dizer ao superior aonde e em quanto tempo voc quer chegar. Caso contrrio, as expectativas nem sempre se concretizam e as frustraes aparecem.
Maria Fernanda, vice-presidente da Amrica Latina da EDS e Presidente

Adulto
tem Experincia Aprender a aprender procura Utilidade

Quais so suas aspiraes de carreira daqui para frente? O quanto voc est dispostoa alcanar seus objetivos?

Essa a lgica do momento.


Fugenio Mussak consultor educacional e escritor

Autoavaliao
Como voc v o seu desenvolvimento at hoje na sua carreira? Est adequado para suas aspiraes?

Para que tipo de oportunidade voc gostaria de ser considerado?

carreira

Motivao

para
Quais reas de melhoria voc acredita ter que enfocar para realizar suas aspiraes?

Busque oportunidades levando em considerao

provoca Liberdade proporciona Conscincia

Resolver problemas gerar

Como esto equilibrados os meus papis? Est adequado para o que eu almejo? Quais so as minhas competncias? Como est o meu desempenho? contratempo ou decepo que voc aprendeu o mximo de?
Utilize seu Plano de Desenvolvimento Individual para auxiliar nesta fase

A carreira um bem precioso demais para ser entregue a terceiros.


William J. Morin

Que competncias so necessrias para gerar resultado para organizao? Como posso agregar valor? O que esperado? Qual a complexidade das entregas? Qual o horizonte que essa oportunidade oferece para meu desenvolvimento? Qual o espao ocupacional desta oportunidade? Ateno s tendncias do mercado (Empregabilidade)

Espao Ocupacional decorrente da correlao existente entre complexidade de entrega. um processo de ampliao do nvel de complexidade de atribuies e responsabilidades de uma pessoa sem mudar de cargo ou posio na empresa. A ampliao do espao ocupacional acontece em funo de duas variveis: as necessidades das empresas e a competncia da pessoa em atend-las.
Joel Dutra (adaptado)

"Empregabilidade um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e relaes que tornam mas para toda e qualquer organizao.
Secretaria de Formao e Desenvolvimento

Vous aimerez peut-être aussi