Vous êtes sur la page 1sur 28

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

1 TCNICAS DE EDUCAO AMBIENTAL Se planejarmos para um ano, devemos plantar cereais. Se planejarmos para uma dcada, devemos plantar rvores. Se planejarmos para toda a vida, devemos treinar e educar o homem. Kwantsu Sc. III a. C.

A educao ambiental tem apoio jurdico atravs da 1Lei n 9.795/99, e um dos componentes permanentes da educao nacional e se faz presente em todos os nveis educacionais formais e informais. Apresenta carter holstico, humanista, interdisciplinar e participativo. Trs objetivos so fundamentais na Educao Ambiental:
I. O desenvolvimento de uma compreenso integrada do meio ambiente em suas

mltiplas e complexas relaes, envolvendo aspectos ecolgicos, psicolgicos, sociais, econmicos, cientficos, culturais e ticos; II. O estmulo e o fortalecimento de uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental e social; III. O incentivo participao individual e coletiva, permanente e responsvel, na preservao do equilbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparvel do exerccio da cidadania. As tcnicas empregadas para efetividade da educao ambiental esto acopladas ao contexto onde esse tipo de educao ser utilizado. Mas necessrio que, antes da utilizao da tcnica adequada, seja repassado aos interessados um conceito que muitos desconhecem, ou se conhecem limitam-no a determinadas reas de atuao, porque muitos apontam como meio ambiente, a fauna, a flora, e ecologia e os ecossistemas. A educao ambiental no formal pode utilizar as seguintes ferramentas tcnicas: Corrida ecolgica, presente da natureza, estudos do meio, feira verde, estudo de caso, memria viva. Trilhas ou caminhadas ecolgicas so uma oportunidade de integrao entre as diferentes culturas sobre meio ambiente. O guia ou responsvel deve abordar junto aos participantes sobre a grande variedade de coisas que podero ser observadas durante o passeio; como o ecoturista deve se vestir e comportar na floresta, usar roupas leves e evitar
1

Poltica Nacional de Educao Ambiental.

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

agresses aos habitantes da floresta, alm de estabelecer para onde ir e o que observar na floresta. Pode ainda ser utilizada a 2pesquisa-ao usada na Educao Ambiental parte do dilogo entre a cincia e o senso comum, usa tcnicas de pesquisa histrica, observao participante e entrevistas [...] (VASCONCELOS, 2004). Pode-se tambm empregar as oficinas, que so atividades onde os alunos devem participar da construo de todo o processo. As atividades de jogos (quebra-cabea ecolgico, jogo de slide, etc) permitem avaliar quatro aspectos: I. A facilidade para entender o processo do jogo; II. A possibilidade de construir uma estratgia vencedora: III. A capacidade de comunicar o procedimento seguido e a maneira de atuar, e IV. A capacidade de comparar com as previses ou hipteses. Outra tcnica chamada gincana da reciclagem. Para iniciar esta atividade preciso esclarecer que lixo matria-prima fora do lugar, para estimular os participantes a reflexo crtica sobre a sociedade de consumo, envolvendo as diferentes vises que possua sobre a educao ambiental e o meio ambiente. Assim o ator principal explora as questes ligadas ao lixo. A atividade da gincana pode durar um ms e se possvel envolver todas as pessoas da comunidade, empresa, vizinhana, etc. importante reservar um local adequado para guardar os materiais reciclados, que sero usados na gincana, enfim as atividades so voltadas pra estimular a reciclagem, e despertar uma nova postura dos cidados em relao cidade e o meio ambiente. A empresa tambm pode ser alvo da educao ambiental, Pata tal, a empresa no deve incluir apenas projetos educacionais para os diferentes setores da empresa, e sim envolver todos que esto ligados direta e indiretamente a ela, os funcionrios, fornecedores, consumidores e comunidade local. Um programa bsico de educao ambiental na empresa deve ter como primeiro pblico- alvo os funcionrios, estes so os melhores multiplicadores da opinio da empresa. Em segundo plano o pblico-alvo passa a ser a comunidade vizinha, pois ela primeira a ser ouvida pela imprensa e polticos quando acontece algum problema na empresa ou imediaes.

Relaciona: Objetivos prticos, que o equacionamento do problema considerado, levantamento de solues e propostas correspondentes. Alm dos objetivos do conhecimento, que a obteno de informaes que seriam de difcil acesso por meio de outros procedimentos para o aumento do conhecimento de determinadas situaes (SOARES et al., 2010)

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

E o terceiro pblico-alvo a opinio pblica, junto qual se deve manter uma boa imagem porque a produo de notcias interessa imprensa. O quarto pblico alvo so os jornalistas e ecologistas, devido ao seu poder de influncia junto opinio pblica. 2 SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL ISO 14000
Constituio Federal - Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para s presentes e futuras geraes.

(grifo nosso) 2.1 DEFINIO As diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como, planejamento, direo, controle, alocao de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas aes humanas, quer evitando que eles surjam (BARBIERI, J.C. GESTO AMBIENTAL EMPRESARIAL Conceitos Modelos e Instrumentos). Conceito especfico para gesto ambiental (CHRISTIE et al., 1995): um conjunto de tcnicas e disciplinas que dirigem as empresas na adoo de uma produo mais limpa e de aes de preveno de perdas e de poluio. Para esses autores, o sistema de gesto ambiental deve envolver as seguintes reas de atividades das empresas: elaborao de polticas (estratgia), auditoria de atividades, administrao de mudanas, e comunicao e aprendizagem dentro e fora da empresa. A gesto ambiental, enfim, torna-se um importante instrumento gerencial para capacitao e criao de condies de competitividade para as organizaes, qualquer que seja o seu segmento econmico (TACHIZAWA, 2002).

2.2 O GOVERNO E A GESTO AMBIENTAL No caso do setor pblico, a Gesto Ambiental apresenta algumas caractersticas diferenciadas. O governo tem papel fundamental na consolidao do desenvolvimento sustentvel, porque ele o responsvel pelo estabelecimento das leis e normas que estabelecem os critrios ambientais que devem ser seguidos por todos, em especial o setor 3

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

privado que, em seus processos de produo de bens e servios, se utiliza dos recursos naturais e produz resduos poluentes.

2.3 AS FUNES DA GESTO AMBIENTAL Tomar decises organizadas para que sejam mitigados ou evitados os impactos ambientais da atividade produtiva. Portanto, nessa definio fica evidente que a gesto ambiental lida o possvel risco de 3poluio/4contaminao do ambiente. bvio que, para a poluio deve-se levar em conta que o processo s ocorrer se houver um agente chamado 5poluente, e para que haja contaminao, necessrio um agente
6

contaminante. Quando a empresa possui um departamento de meio ambiente (mnimo de gesto

ambiental), ele tem a funo de atender as exigncias emanadas dos rgos competentes que fazem a gesto do ambiente; indicam os equipamentos e dispositivos de controle ambiental que so mais apropriados empresa e que atende as normativas ambientais expedidas pelos rgos competentes e tenta mitigar ou evitar impactos ambientais. No Estado do Par, a institucionalizao da gesto ambiental pode ser dividida em trs fases: (I) Dcada de 70 - 80 Influncia do modelo conservacionista sob a gide da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e Resolues do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA); (II) Dcada de 90, criao do Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA), e implantao da Secretaria de Cincia e Tecnologia Ambiental (SECTAM); adoo do modelo de gesto ambiental descentralizado, integrado e participativo; promulgao da Lei Ambiental Estado do Par (1995); (III) Incio do Sculo XXI, institucionalizao da gesto ambiental em Belm, Barcarena, Itaituba, Marab, Parauapebas e Santarm.

Qualquer tipo de contaminao do meio ambiente (gua, solo, ar, etc), causada por agentes diversos, oriundos de atividades domsticas, comerciais ou industriais [...]. (FORNARI, E. Dicionrio Prtico de Ecologia. Aquariana; So Paulo, 2001, p. 198). 4 Introduo de um agente indesejvel em um meio previamente no contaminado (ACIESP, 1987); Segundo GESAMP, a contaminao ambiental definida como poluio quando atinge nveis que causam efeitos deletrios na sade humana, ou efeitos prejudiciais nos organismos vivo 5 Qualquer substncia ou energia que, lanado ao meio ambiente, interfere no funcionamento de parte ou de todo o ecossistema (ACIESP, 1987). 6 Substncia ou composto que afeta negativamente o ecossistema, capaz de provocar alteraes na estrutura e funcionamento das comunidades (ACIESP, 1987).

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

Quanto ao municpio de Belm (1984) houve a transformao da Secretaria Municipal de Sade em Secretaria Municipal de Sade e Meio Ambiente (SESMA) onde foi criada o Departamento do Meio Ambiente (DEMA) cuja funo a fiscalizao das fontes de poluio ambiental no municpio, mas em 1988 esse departamento foi transformado em Departamento de Sade Ambiental (DESA).

2.4 SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL (SGA)

FIGURA 10: Sistema de gesto ambiental e a gesto dos recursos naturais. Fonte: Educao Ambiental.

Constitui um processo voltado a resolver, mitigar e/ou prevenir problemas de carter ambiental, com o objetivo de desenvolvimento sustentvel. O processo de implantao de um sistema de gesto ambiental compreende quatro fases distintas: I. Definio e comunicao do projeto (gera-se um documento de trabalho que ir detalhar as bases do mesmo para implementao do SGA); II. Planejamento do SGA (realiza-se a reviso ambiental inicial, planejando-se o sistema); III. Instalao do SGA; IV. Auditoria e certificao. 2.4.1 O que permite um SGA empresa? a) Segurana, na forma de reduo de riscos de acidentes, de sanes legais, etc; b) Qualidade dos produtos, servios e processos; 5

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

c) Economia e/ou reduo no consumo de matrias-primas, gua e energia; d) Mercado, com a finalidade de captar novos clientes; e) Melhora na imagem; f) Melhora no processo; g) Possibilidade de futuro e a permanncia da empresa; h) Possibilidade de financiamentos, devido ao bom histrico ambiental.

2.4.2 Componentes de um SGA a) Reconhecer que a gesto ambiental se encontra entre as mais altas prioridades da organizao; b) Estabelecer e manter comunicao com as partes interessadas, internas e externas; c) Determinar os requisitos legais aplicveis e os aspectos ambientais associados s atividades, produtos ou servios da organizao; d) Desenvolver o comprometimento da administrao e dos empregados no sentido da proteo ao meio ambiente, com uma clara definio de responsabilidades e responsveis; e) Estimular o planejamento ambiental ao longo do ciclo de vida do produto ou do processo; f) Estabelecer um processo que permita atingir os nveis de desempenho visados. prover recursos apropriados e suficientes, incluindo o treinamento para atingir, os nveis de desempenho visados, de forma contnua; g) Avaliar o desempenho ambiental com relao poltica, objetivos e metas ambientais da organizao, buscando aprimoramentos, onde apropriado; h) Estabelecer um processo de gesto para auditar e analisar criticamente o sistema de gerenciamento ambiental e para identificar oportunidades de melhoria do sistema e do desempenho ambiental resultante; i) Estimular prestadores de servios e fornecedores a estabelecer um sistema de gerenciamento ambiental. Como se verifica no contexto acima, o sistema de gesto ambiental proporciona o envolvimento da empresa como um todo no s na disseminao, mas tambm no envolvimento de todos os setores (operacional, compras, projetos, administrao, servios gerais, etc.) com a responsabilidade ambiental. 6

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

Dessa forma, todos devem ver as questes ambientais sob tica nica, e isso favorece a elaborao de solues criativas, exploram-se as oportunidades de aproveitamento de rejeitos, os insumos mais degradantes so substitudos, eliminao da perda/desperdcio nos processos produtivos, a reciclagem passa a fazer parte do cotidiano dos setores empresariais, a reduo de energia notria, passam a utilizao de combustveis alternativos nos setores onde os derivados de petrleo ou outros combustveis poluidores se fazem necessrio (MOREIRA, 2001). Mas, h uma ferramenta gerencial importante para o SGA chamada Ciclo de Deming ou PDCA: Plan (planejar); Do (realizar); Check (verificar); Action (atuar para corrigir). Esse ciclo deve ser precedido de uma atividade denominada de estabelecimento da poltica ambiental empresarial (Figura 2).

FIGURA 2: Ciclo do PDCA e o desenvolvimento de aes em cada etapa desse ciclo. Fonte: Moura, 72.

As normas da srie ISO 14000 fornecem um instrumento de orientao para que a empresa insira a varivel ambiental em seu sistema de gesto j existente. Poltica, formulaes estratgicas, objetivos e metas, opes tecnolgicas, bem como rotina operacional passam, portanto, a considerar e a incorporar as questes ambientais. As normas da Srie ISO 14000 foram desenvolvidas pelo Comit Tcnico 207 da INTERNATIONAL ORGANIZATION for STANDARDIZATION ISO -TC 2074. Trata-se

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

de um grupo de normas que fornece ferramentas e estabelece um padro de Sistema de Gesto Ambiental, abrangendo seis reas bem definidas: - Sistemas de Gesto Ambiental (Srie ISO 14001 e 14004), - Auditorias Ambientais (ISO 14010, 14011, 14012 e 14015), - Rotulagem Ambiental (Srie ISO 14020, 14021, 14021 e 14025), - Avaliao de Desempenho Ambiental (Srie ISO 14031 e 14032), - Avaliao do Ciclo de Vida de Produto (Srie ISO 14040, 14041, 14042 e 14043) e - Termos e Definies (Srie ISO 14050). No Brasil, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) oficializou as NBR5 ISO: a) 14001; b) 14004; c) 14010; d) 14011e, e) 14040. Destas, a NBR Srie ISO 14001/1996, trata dos requisitos para implementao do Sistema de Gesto Ambiental, sendo passvel de aplicao em qualquer tipo e tamanho de empresa (SILVA et al., 2003). Portanto, na Srie ISO 14000 as normatizaes existentes so dirigidas apenas para dois aspectos econmicos: a organizao e o produto. Para o produto, as normas dizem respeito determinao dos impactos ambientais de produtos e servios sobre o seu ciclo de vida, rotulagem e declaraes ambientais. Quanto s normas voltadas para a organizao, h um abrangente guia para o estabelecimento, manuteno e avaliao de um sistema de gesto ambiental (MEYSTRE, 2003).

3. NORMAS SOBRE MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO. As normatizaes ambientais foram iniciadas a partir do trmino da Segunda Guerra Mundial quando houve uma viso global do efeito devastador das bombas atmicas sobre a humanidade e o ambiente. Dois livros so constituram-se em marcos iniciais com relao a preocupao ambiental: The Limits of Earth (1953) e Silent Spring (1962) que chamavam a ateno para dois problemas srios no globo terrestre: crescimento populacional e contaminao qumica da gua e solo, respectivamente. 8

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

No Brasil, identificam-se trs momentos na normatizao da poltica ambiental: I. 1930 1971: Construo de uma base de regulao dos recursos naturais; Cdigo das guas (1934); Decreto 23.793/34 cria os Parques Nacionais e de reas Florestais protegidas (Norte, Nordeste e Sudeste); em 1937 foi criado o Parque Nacional de Itatiaia (RJ); entre 1950 e 1960 criaram-se Unidades de Conservao no Centro Oeste e efetivou-se a primeira Floresta Nacional da Amaznia (FLONA) em Caxuan (PA); criao da Fundao Brasileira para a Conservao da Natureza (1958) que defendia a fauna martima, aqutica e fiscalizava a pesca no litoral e, para normatizar a pesca no Brasil, em 1965, foi criado o Cdigo de Pesca. Nessa dcada, foram criadas, no geral, 76 unidades de diferentes naturezas pelo Governo Federal (7parques nacionais; reservas biolgicas, 8reas de relevante interesse ecolgico, 9estaes ecolgicas, etc.) II. 1972 1987: Ao intervencionista do Estado alcana o pice e aumenta a percepo de uma crise ecolgica global; III. 1988 at os dias atuais: 1981 foi criada a Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA); ocorreu a democratizao e descentralizao decisrias e rpida disseminao da noo do desenvolvimento sustentvel. Entre 1988 e 2001, no Brasil, foram criadas 119 Unidades de Conservao (UCs), sendo que 57 delas esto localizadas na Regio Norte. A
10

Constituio Federal de 1988 dedica um captulo inteiro ao meio ambiente. Nele,

foram declarados como patrimnio nacional a Mata Atlntica, a Floresta Amaznica e o Pantanal. A preocupao que a sociedade vem demonstrando com a qualidade do ambiente e com a utilizao sustentvel dos recursos naturais tem-se refletido na elaborao de leis ambientais cada vez mais restritivas emisso de poluentes, disposio de resduos slidos e lquidos, emisso de rudos e explorao de recursos naturais. Acrescente-se a tais exigncias, a existncia de um mercado em crescente processo de conscientizao ecolgica, no qual mecanismos como selos verdes e Normas,
7

Alm dos parques nacionais, as reservas ecolgicas, em conjunto, atendiam ao interesse da comunidade cientfica para avano de pesquisas na rea ambiental no Brasil. 8 Atendiam a interesses e objetivos mltiplos e necessidade de proteo de biomas diversos. 9 Foram criadas para proteo do mico-leo, ameaado de extino (Rio de Janeiro e sul da Bahia). 10 Art. 5: XXIII; LXXI; LXXIII; Art. 20: I; II; III; IV; V; VI; VII; IX; X; XI e 1 e 2 ; Art. 21: XIX; XX; XXIII a, b e c; XXV; Art. 22: IV; XII; XXVI; Art. 23: I;III; IV; VI; VII; IX; XI ; Art. 24: VI; VII; VIII; Art. 43: 2, IV e 3; Art. 49: XIV; XVI; Art. 91: 1, III; Art. 129: III; Art. 170: IV; Art. 174: 3 e 4; Art. 176 e ; Art. 182 e ; Art. 186; Art. 200: VII; VIII; Art. 216: V e 1, 3 e 4; Art. 225; Art. 231 ; Art. 232; Arts. 43 e 44 do ADCT (http://www.jurisambiente.com.br/ambiente/constituicaofederal.shtm)

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

como a Srie ISO 14000, passam a constituir atributos desejveis, no somente para a aceitao e compra de produtos e servios, como tambm para a construo de uma imagem ambientalmente positiva junto sociedade. O municpio de Belm e os demais 142 que integram o Estado do Par revelaramse em locais privilegiados para estudos e elaborao de solues dos problemas ambientais que afetam diretamente a qualidade de vida dos muncipes e que se manifestam no territrio municipal, o que torna possvel a participao popular e a democratizao da questo ambiental. No mbito estadual, a cidade de Belm deve se interessar pela manuteno das qualidades de vida e ambiental a partir do que ofertado ricamente pela natureza gratuitamente. Do ponto de vista da cincia ambiental, as cidades so ecossistemas modificados pela ao humana, que rompem os equilbrios preexistentes, provocam poluio e a necessidade de se dispor os resduos da produo e do consumo em escala distinta dos ecossistemas naturais. Por isso, o gerenciamento do meio ambiente deve programar aes articuladas e resultantes da sensibilizao que induz a mudana de hbitos e comportamentos da populao em relao ao meio ambiente. Dessa forma, as ferramentas a serem utilizadas para a gesto ambiental pelo estado devem representar uma escolha inteligente dos sistemas de servios pblicos a penalizao por disposio inadequada dos poluentes gerados nos estabelecimentos industriais, passando pela edio de leis e normas claras, simples e abrangentes sobre controle de poluio, ocupao e parcelamento do solo urbano; criao de espaos territoriais especialmente protegidos; campanhas de coleta seletiva e reciclagem de lixo; mudana de prticas da Administrao Pblica; democratizao das instituies; assimilao e gerao de informao; fomento formao da conscincia ambiental. O saneamento bsico definido, de acordo com o Ministrio das Cidades como o conjunto de aes tcnicas e socioambientais, entendidas

fundamentalmente, como de sade pblica, tendo como objetivo alcanar nveis crescentes da salubridade ambiental, e tendo por finalidade promover e melhorar as condies de vida urbana rural(http://www.creaes.org.br/downloads/cartilhas/Cartilha_Saneamento_Ambiental.pdf). e

10

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

No Brasil no estava normatizado antes de 1970, ento esse servio era executado por
11

diversos rgos. Em 1971, o governo federal criou o

12

Plano Nacional de Saneamento

(PLANASA) que atuava basicamente no abastecimento de gua e esgoto sanitrio com recurso do FGTS-13BNH, a partir desse Banco, foram criadas a Companhias Estaduais de Saneamento, cujo maior acionista o Governo Estadual.

Promover o abastecimento de gua potvel dentrodas normas ambientais vigentes;

Aes de Saneamento Ambiental

- Promover a limpeza urbana e manejo de resduos slidos atravs da coleta, tratamento e disposio final; - Realizar o manejo das guas pluviais por meio da coleta, e disposiao fnal. - Promover o controle ambiental de vetores (ratos, baratas, insetos transmissores de doenas como dengue, febre amarela, malria, filariose, etc.) e resevatrios de doenas; - Promover o controle ambiental do uso do solo; - Prevenir e controlar o excesso de rudos e emisses atmosfricas.

Elaborado a partir de: Fiorotti, 2008.

Em nvel nacional, o controle jurdico do saneamento ambiental efetuado pela


14

Lei n 11.445/07 e pela 15Poltica Nacional de Resduos Slidos. Quanto ao Estado do Par,

estudo efetuado (PEREIRA, 2005), nos 143 municpios, revelou que existem 232 distritos dos quais 32 no dispem de rede de abastecimento de gua, 217 de rede de coleta de esgoto sanitrio, 49 de coleta dos resduos slidos e 107 de drenagem urbana. Isso uma das explicaes para o baixo ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) porque esse ndice avalia os municpios paraenses com relao qualidade de vida da populao. Nesse caso, ele tambm utilizado para distribuio de verbas federais para

11 12

Fundao Servios de Sade Pblica (Fundao Sesp), rgos federais, estados e municpios. O objetivo desse plano era gerar recursos com a cobrana de tarifas para ser autofinanciado e ressarcimento dos investimentos efetuados. O critrio para esses investimentos no estava baseado no aumento da qualidade da sade da populao mais sim no retorno financeiro pela prestao do servio. 13 Extinto Banco Nacional de Habitao. 14 Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Essa lei visa a iniciativa pblica com relao aos resduos slidos. 15 Trata da coleta, destino final, e tratamento dos resduos urbanos, perigosos e industriais, etc.

11

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

implantao de programas de sade pblica e saneamento, o que colocou o Par em segundo lugar na liberao de verbas para esses programas. Mas necessrio observar a qualificao que a NBR 9648 (ABNT, 1986) expe sobre esgoto sanitrio: 1. Esgoto sanitrio o despejo lquido constitudo de esgoto domstico e industrial, gua de infiltrao e a contribuio pluvial parasitria.

2. O esgoto domstico o despejo lquido resultante do uso da gua para higiene e necessidades fisiolgicas humanas. 3. Esgoto industrial o despejo lquido resultante dos processos industriais, respeitados os padres de lanamentos estabelecidos. 4. gua de infiltrao toda gua proveniente do subsolo, indesejvel ao sistema separador e que penetra nas canalizaes. 5. A contribuio pluvial parasitria a parcela do deflvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede de esgoto.

4. TRATAMENTO DE RESDUOS Resduo qualquer material que sobra aps uma ao ou processo produtivo. No processo de extrao dos recursos naturais so gerados trs tipos de resduos (slido, lquido e gasoso), fabricao, transformao ou consumo de produtos e servios (Figura 11).

Poltica Urbana Industrial e Tecnolgica

Polticas de Comrcio Exterior

Lei dos Consrcios Pblicos

Polticas de Incluso Social

Poltica Nacional de Resduos Slidos

Lei do Saneamento Bsico

Polticas de Sade Pblica

Polticas de Educao Ambiental

Polticas dos Recursos Hdricos

Polticas Nacionais do Meio Ambiente

12

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

FIGURA 11: Interao da Poltica de Resduos Slidos com as demais polticas ambientais

O resduo slido, comumente chamado

16

lixo, gerado a partir dos domiclios,

indstrias, restaurantes, hospitais, etc. O tratamento de resduos consiste no conjunto de mtodos e operaes necessrias para respeitar as legislaes aplicveis aos resduos, desde a sua produo at o destino final com o intuito de diminuir o impacte negativo na sade humana, assim como no ambiente. Pode consistir numa deposio final, ou um tratamento intermdio, que diminua a perigosidade dos mesmos, possibilitando a sua reutilizao ou reciclagem. Eles podem ser classificados de vrias formas, porm a mais comum quanto ao risco potencial de contaminao do meio ambiente e quanto a natureza de 10.004 da ABNT: 1. Quanto ao grau de contaminao do meio ambiente: 1.1 Classe I ou perigosos inflamveis, corrosivos, reativos, txicos, ou patognicos; apresentam rscos saude pblica, podem elevar o ndice de mortalidade, provocam efeitos adversos ao meio ambiente sse manuseados de forma inadequada; 1.2 Classe III ou no-inertes apresentam combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade, com possibilidade de acarretar riscos saude e ao meio ambiente, no podendo, portanto ser classificado como Classe I ou perigosos; 1.3 Classe III ou inertes 2192 so inertes a saude e ao meio ambiente. Quando amostrados representativamente (NBR 10.007) no tiveram seus constituintes solubilidades (NBR 10.006) 2. Quanto natureza da origem 2.1 Lixo domstico ou residencial: So os resduos gerados nas atividades dirias em casas, apartamentos, condomnios e demais edificaes residenciais.
16

17

origem. A NBR

tudo aquilo que no se quer mais e se joga fora: coisas inteis, velhas e sem valor (HOLANDA. A. B. Dicionrio). Restos das atividades humanas, considerados pelos geradores como inteis, indesejveis ou descartveis, podendo-se apresentar no estado slido, semisslido ou lquido, desde que no seja passvel de tratamento convencional (ABNT). 17 o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos.

13

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

2.2 Lixo comercial: So os resduos gerados em estabelecimentos comerciais, cujas caractersticas dependem da atividade ali desenvolvida. Nas atividades de limpeza urbana, os tipos "domstico" e "comercial" constituem o chamado "lixo domiciliar", que, junto com o lixo pblico, representam a maior parcela dos resduos slidos produzidos nas cidades. Divide-se em dois grupos distintos: pequeno gerador (at 120 litros/dia) e grande geradores (1000 kg/ 50 sacos de 30 L/dia). A base para esses valores a mdia produzida pelas residncias.

2.3 Lixo pblico: So os resduos presentes nos logradouros pblicos, em geral resultantes da natureza, tais como folhas, galhadas, poeira, terra e areia, e tambm aqueles descartados irregular e indevidamente pela populao, como entulho, bens considerados inservveis, papis, restos de embalagens e alimentos. 2.4 Lixo domiciliar especial: Grupo que compreende os entulhos de obras, pilhas e baterias, lmpadas fluorescentes e pneus. Observe que os entulhos de obra, tambm conhecidos como resduos da construo civil, s esto enquadrados nesta categoria por causa da grande quantidade de sua gerao e pela importncia que sua recuperao e reciclagem vem assumindo no cenrio nacional. 2.5 Entulhos de obras: indstria da construo civil a que mais explora recursos naturais. Alm disso, a construo civil tambm a indstria que mais gera resduos. No Brasil, a tecnologia construtiva normalmente aplicada favorece o desperdcio na execuo das novas edificaes. Enquanto em pases desenvolvidos a mdia de resduos proveniente de novas edificaes encontra-se abaixo de 100 kg/m, no Brasil este ndice gira em torno de 300 kg/m edificado. 2.6 Pilhas e baterias: As pilhas e baterias tm como princpio bsico converter energia qumica em energia eltrica utilizando um metal como combustvel. Apresentando-se sob vrias formas (cilndricas, retangulares, botes), podem conter um ou mais dos seguintes metais: chumbo (Pb), cdmio (Cd), mercrio (Hg), nquel (Ni),prata (Ag), ltio (Li), zinco (Zn), mangans (Mn) e seus compostos. 2.7 Lmpadas fluorescentes: O p que se torna luminoso encontrado no interior das lmpadas fluorescentes contm mercrio. Isso no est restrito apenas s lmpadas fluorescentes comuns de forma tubular, mas encontra-se tambm nas lmpadas fluorescentes compactas. As lmpadas fluorescentes liberam mercrio quando so quebradas, queimadas ou enterradas em aterros sanitrios, o que as transforma em resduos perigosos Classe I, uma vez 14

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

que o mercrio txico para o sistema nervoso humano e, quando inalado ou ingerido, pode causar uma enorme variedade de problemas fisiolgicos. 2.8 Pneus: So muitos os problemas ambientais gerados pela destinao inadequada dos pneus. Se deixados em ambiente aberto, sujeito a chuvas, os pneus acumulam gua, servindo como local para a proliferao de mosquitos. Se encaminhados para aterros de lixo convencionais, provocam "ocos" na massa de resduos, causando a instabilidade do aterro.

Se destinados em unidades de incinerao, a queima da borracha gera enormes quantidades de material particulado e gases txicos, necessitando de um sistema de tratamento dos gases extremamente eficiente e caro. Por todas estas razes, o descarte de pneus hoje um problema ambiental grave ainda sem uma destinao realmente eficaz. 2.9 Lixo de fontes especiais: So resduos que, em funo de suas caractersticas peculiares,passam a merecer cuidados especiais em seu manuseio, acondicionamento, estocagem, transporte ou disposio final. Dentro da classe de resduos de fontes especiais, merecem destaque: lixo industrial; lixo radioativo; lixo de portos, aeroportos e terminais rodoferrovirios; lixo agrcola; resduos de servios de sade.

5 TIPOS DE TRATAMENTO 5.1 RECICLAGEM S ser vlida se houver no sistema de coleta de resduos slidos, a seletividade para os resduos perigosos (Ex.: com origem nos servios de sade). As vantagens advindas da reciclagem so: preservao de recursos naturais, economia de energia e de transporte, gerao de emprego e renda, sensibilizao da populao para as questes ambientais. Os materiais sujeitos a reciclagem so: papel e papelo, plstico duro (PVC, polietileno de altas densidade, PET), plstico filme (polietileno de baixa densidade), garrafas inteiras, vidro claro escuro e misto, metal ferroso (latas, chaparia, etc) metal no-ferroso (alumnio, chumbo, cobre, antimnio, etc). A reciclagem poder ser efetuada por meios de postos de coletas voluntrias (PEVs), nesse caso h necessidade de contineres pblicos de acordo com a resoluo CONAMA 257/01 (Tabela 1).

15

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.
TABELA 1: Cor dos contineres estabelecidas pela resoluo CONAMA 257/01. Cor dos contineres Material reciclvel Azul Papis/papelo Vermelha Plsticos Verde Vidros Amarela Metais Preta Madeira Laranja Resduos perigosos Branco Resduos ambulatoriais e de servios de sade Marrom Resduos orgnicos Cinza Resduo geral no reciclvel ou misturado ou contaminado, no possvel de separao. Elaborada a partir de MORALES, 2007.

5.2 COMPOSTAGEM Processo natural de decomposio biolgica de materiais orgnicos de origem animal e vegetal, pela ao de microrganismos. Para que ocorra no h necessidade de adio de componente qumico ou fsico a massa lixo (Figura 12).

FIGURA 12: Processo de compostagem. Fonte: MORALES, 2007

A compostagem pode ser aerbica (s ocorre na presena do gs oxignio; temperatura de at 70 C e produo de odores fortes), caso a compostagem seja de resduos orgnicos, haver gerao de hmus e nutrientes minerais que podero ser utilizados como adubo para o solo. Esse tipo de compostagem apresenta duas fases distintas: bioestabilizao (45 a 60 dias), onde a T atinge 65 C e, em seguida, estabiliza com a T ambiente ( 25 C). A maturao ocorre, em mdia, com 30 dias, e apresenta humificao e mineralizao da matria orgnica. A compostagem anaerbica ocorre na ausncia ou na presena do gs oxignio, em baixas temperaturas, com odores desagradveis fortes e demorados.

16

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

5.3 INCINERAO

5.4 OUTROS

6 CONTROLE DA POLUIO 6.1DEFINIES I. Mudana negativa na qualidade de alguma parte da (...) biosfera ou aspectos da (...) vida (Dicionrio de Cincia Ambiental, p.211. 2003).

II. Toda alterao das propriedades naturais do meio ambiente que seja prejudicial sade ou ao bem-estar da populao sujeita aos seus efeitos, causado por agentes de qualquer espcie (MANO; PACHECO; BONELLI, 2005).

6.2 TIPOS DE FONTES DE POLUIO

PONTUAL: O lanamento da carga poluidora bem definido; passivo de tratamento com rapidez, pois as aes de controle so eficazes. Ex.: Guerra no Golfo Prsico. DIFUSA: No permite definir o ponto de origem do lanamento da carga poluidora. impossvel tratamento com rapidez, pois dificilmente poder empregar aes de controle eficazes. Ex.: Lavagem de reas pela chuva.

6.3 QUANTO AO ASPECTO QUMICO

COMPOSTOS ORGNICOS: a maioria biodegradvel; a estrutura qumica no determinada fundamentalmente por ligaes entre tomos de carbono. Ex.: Plsticos, detergentes, solventes, tintas, inseticidas, herbicidas. COMPOSTOS RECALCITRANTES: Compostos persistentes e de difcil destruio mo meio ambiente.

6.4 CONTROLE

17

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

7 POLITICAS PBLICAS E PRIVADAS NAS REAS DE MEIO AMBIENTE, QUALIDADE DE VIDA, PRODUTIVIDADE, QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIOS. 7.1 UM BREVE HISTRICO Em 1968, por sugesto do empresrio italiano Aurlio Peccei, criou-se o Clube de Roma. Essa entidade lana o relatrio The limits of Growth (O limite do crescimento), tambm chamado Relatrio Meadows (coordenados por Donella e Dennis Meadows). Tal documento, pelo contedo, chocou a populao e provocou uma reao mitigatria daqueles capitalistas favorveis ao crescimento econmico. Esse relatrio j era uma advertncia, pois no fazer nada em prol do meio ambiente contribuir para o aumento do risco ambiental. Na mensagem do relatrio v-se uma mensagem quanto a um meio ambiente finito, que impe limitaes ao crescimento econmico, onde se inclui a demografia, a industrializao, a exausto dos recursos minerais e a poluio (MOTA, 2001, p. 39). Em 1972, Na cidade de Estocolmo, ocorreu a
18

Conferncia das Naes Unidas

para o Meio Ambiente com uma delegao brasileira presente mesma. Naquela ocasio os temas principais foram: poluio da gua, do ar e do solo advindas do processo de industrializao. O objetivo principal da Conferncia era estimular a ao governamental e dos organismos internacionais proteo do meio ambiente humano. O resultado dessa reunio foi a elaborao de princpios de compromisso entre as naes (assistncia tcnica, e financeira, sendo que as instituies nacionais apropriadas seriam encarregadas de elaborar planejamentos, gerenciar e controlar os recurso naturais. Vejamos a posio da delegao brasileira quanto resoluo da conferncia:
A posio do Brasil em relao s questes ambientais colocadas pela conferencia, endossada pelos demais pases do chamado Terceiro Mundo, foi bastante clara: o crescimento econmico no deveria ser sacrificado em nome de um ambiente mais puro. Os delegados brasileiros at reconheceram a ameaa da
18

A pretenso dessa reunio era propor um plano de ao para combater os diversos tipos de poluio e proteger a natureza. Pretendia desenvolver aes contra o subdesenvolvimento pro meio da transferncia de recursos tcnicos e financeiros para os pases do Terceiro Mundo. O secretrio-geral da Conferncia, Maurice Strong, recomendava uma nova estratgia, o ecodesenvolvimento, baseado na utilizao dos recursos humanos e naturais em escala local e regional. Em Estocolmo nasceu ecologia poltica em escala internacional. Alm disso, universitrios, representantes de agremiaes de defesa da natureza e cientistas demonstraram os perigos de um crescimento exacerbado que destri a fauna, a flora e os homens, e instituram a palavra de ordem: uma nica Terra, um nico povo! (MOTA, 2001, P.30)

18

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.
poluio ambiental, mas sugeriram que os pases desenvolvidos deveriam pagar pelos esforos dessa purificao. Alm disso, o Brasil discordou da relao direta entre crescimento populacional e exausto dos recursos naturais, opondo-se fortemente s propostas de medidas de controle de natalidade (DE SOUSA, 2000 [?]).

Cria-se, aps essa Conferncia, o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Programa Observao da Terra (Earthwatch). Em 1983, cria-se a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em 1987 publica-se o relatrio denominado 19Nosso futuro comum (Our common future). Em 1991, no Mxico ocorre o processo preparatrio para a Conferncia Mundial das Naes Unidas reunidas na Plataforma de Tlatelolco. Em 1992, No Rio de Janeiro ocorre a 20 ECO-92, considerado o marco na histria da discusso ambiental universal. Em 2002, ocorre a Conferncia de Johanesburgo, conhecida como o Rio +10, onde se formou a Cpula do Desenvolvimento Sustentvel.

7.2 NVEL INTERNACIONAL 7.2.1 USA Agencia reguladora: Agencia de Proteo Ambiental (Environmental Protetion Agency) criada em 1970, coma misso de proteger a sade humana e para salvaguardar o ambiente natural- ar, gua e terra sobre o qual a vida depende (EPA Up-date). Nesse mesmo ano, surge naquele pas a National Environment Policy para fiscalizar os impactos ambientais

7.2.2 EUROPA Agencia reguladora: Agencia europia ambiental (European environment Agency), criada em 1990, cuja funo fornecer informaes consistentes e independentes sobre o ambiente. Somos uma fonte de informao importante para os envolvidos na elaborao, aprovao e avaliao da poltica ambiental e tambm ao pblico em geral (The European Environment Agency EEA).
19

O relatrio priorizou diminuir o consumo dos recursos naturais, especialmente os energticos, reduzir a dvida externa dos pases pobres e reorientar os recursos destinados aos oramentos militares, objetivando modificar as relaes econmicas internacionais e diminuir as desigualdades sociais. (MOTA, 2001, p.32) 20 Principais temas abordados: interao homem-ambiente. Deveres perante a gerao futura e as demais espcies, clima e biodiversidade. Houve claras indicaes de que os pases industrializados podem se aproximar dos povos do Sul, e o ecodesenvolvimento podem preservar os recursos naturais e recusar a segregao social, em escala sociolgica e planetria. (MOTA, 2001, p.33)

19

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

7.3 NVEL NACIONAL 7.3.1 BRASIL A origem A partir dos movimentos sociais locais e presses de fomentadores internacionais (BIRD, BANCO MUNDIAL, etc). Em 1970, o relatrio do Clube de Roma em associao com Massachusetts Institute of Technology (MIT) denominado Limites do crescimento onde estavam contidos modelos relacionados com as variveis do crescimento econmico, exploso demogrfica poluio e esgotamento dos recursos naturais. A nfase centrava-se na contaminao (causado pela acelerao da

industrializao e urbanizao) e o esgotamento dos recursos naturais (devido exploso demogrfica), e os objetivos mostravam como focos principais: (I) obter uma viso mais clara dos limites do planeta e das restries impostas por este populao e as atividades destas, (II) alm de identificar os elementos que influenciavam o comportamento do sistema mundial e a interao entre eles, advertido para uma crise mundial. (DE SOUSA, 2000 [?]). Em 1973, cria-se no Brasil, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), cuja coordenao estava sob a gide do Ministrio do Interior (MI). Ela dedicava-se a promover um avano na legislao vigente no Pas (sobre a produo de detergentes biodegradveis, poluio por veculos, demarcao de reas crticas de poluio e criao de unidades de conservao). poca, tinha-se polticas brasileiras como 21Cdigo das guas (1934), Cdigo Florestal (1965) e o Cdigo de caa e pesca (1967). 1975 adotam-se no Brasil o Sistema de licenciamento de atividades poluidoras (SLAP) que tinha o apoio da Comisso Estadual de Controle Ambiental (CECA), Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA) e o Projeto Especial de Normalizao de Licenciamento (PRONOL). A emisso da licena estava a cargo do rgo emissor (SEMA). A partir daqui, o Estado, se julgasse necessrio, poderia solicitar o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA). Em 1981, entra em vigor a 22Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA) do qual faz parte a Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).

21

Segundo Abrantes (2002, p.64) este o ponto de partida da poltica ambiental brasileira. Ele tambm afirma que a nfase era direcionada a proteo da flora, fauna e dos recursos naturais. 22 Define quais os instrumentos a serem utilizados por essa poltica.

20

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

Em 1987, com o apoio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o governo brasileiro iniciou o Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMA) cuja funo mitigar a deficincia nas reas de capacitao institucional, conservao da biodiversidade e estratgias de desenvolvimento (ABRANTES, 2002, p.64). Abrantes (2002, p.63) expe que a fases da evoluo da poltica ambiental no Brasil, como nos demais pases tm seu incio a partir da Conferncia de Estocolmo, e que a primeira fase (anos 70), marcada pela reconstituio histrica de aes inerentes aos poderes pblicos quanto ao enfrentamento dos problemas ambientais e suas normatizaes. A segunda fase (anos 80), a mquina estadual cria organismos pblicos cujas funes so de gerenciamento e implementao das diretrizes legislativas inerentes ao meio ambiente. A ltima (anos 90) um prolongamento da fase anterior, mas tem um destaque: a configurao da internalizao no mbito das decises pblicas quanto conscincia globalizada dos problemas ambientais.

.3.1.1 Par A Secretaria Executiva de Cincia Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM) foi criada em 1998. Em 1990, foi criado o Conselho Estadual de Meio Ambiente. Em 1993 criam-se a Lei Ambiental e o Fundo Estadual de Meio Ambiente (DO NASCIMENTO; DRUMMOND, 2003, p.154). Em 2002, a gesto dos recursos hdricos, das florestas e demais formas de vegetao, por decreto, passa a SECTAM.

7.3.1.2 Belm Para definir e gerir o meio ambiente atravs de uma poltica municipal foi criada em 2003, a Secretaria Municipal de Meio ambiente
23

(SEMMA). A Finalidade no

comprometer as funes scio-ambientais do municpio e proteger os ecossistemas no espao do territrio municipal, buscando sua conservao e, quando degradadas, sua recuperao (SEMMA). As funes exercidas pela SEMMA, atravs da: Poltica Municipal de Meio Ambiente, que consiste em cadastrar, licenciar, monitorar e fiscalizar condutas, processos e obras que causem ou que possam causar degradao da qualidade ambiental; garantir a participao da comunidade no processo de gesto ambiental; estimular e realizar o desenvolvimento de estudos e pesquisas de carter cientfico, tecnolgico, cultural e educativo,

23

Substituiu a Fundao Verde (Funverde).

21

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.
objetivando a produo de conhecimento e a difuso de uma conscincia de preservao ambiental. (SEMMA)

Aps todos os relatos acima, cabe uma pergunta: Quais os objetivos da poltica ambiental? A melhor resposta a esta questo est descrita abaixo (nossa opinio):
Os objetivos da poltica ambiental incidem sobre todos os aspectos econmicos, sociais e ambientais. Na esfera governamental, ela parte do conjunto de polticas pblicas; mesmo tendo seus prprios objetivos (...) com a finalidade de garantir a qualidade do meio ambiente, a conservao da biodiversidade e o desenvolvimento sustentvel (PHILIPPI JR; MAGLIO. 2005, p.219):

8 POLTICAS AMBIENTAIS E OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS Para Nogueira e Pereira (2004, p.2) a preservao da qualidade ambiental, os instrumentos dessas polticas so dividas em dois grupos: 8.1 Instrumentos de poltica Apresenta quatro subgrupos: I. 1. Persuaso moral, ou seja, publicidade, presso moral e educao ambiental. Instrumentos de persuaso (IP) levam as aes individuais, grupais ou empresariais quanto proteo do ambiente. Algumas aes so implantadas pela mquina estatal. Ex.: Difuso de informaes; educao ambiental. I. 2. Controles diretos (CD) envolvem: limite de poluio, especificao de processos ou equipamentos. Limitam os nveis quanto emisso de poluentes, ou podem especificar quais os equipamentos ou processo produtivos adequados para esse controle. Tem como componente bsico o chamado 24padro ambiental. I. 3. Processo de mercado. Os instrumentos econmicos (IE) buscam alcanar metas ambientais via incentivos e desincentivos atravs do sistema de preos. Utiliza para tal: (I) taxas, impostos, multas, subsdios, licenas comercializveis de poluio e depsitos reembolsveis.
TABELA 1: Caractersticas dos instrumentos econmicos (IE). IE Taxas Impostos Multas Subsdios Caractersticas Impe ao agente econmico um custo sobre o uso de um bem ambiental. Aplicvel sobre a quantidade de poluentes emitidos; coleta/tratamento de lixo/efluente; uso de produto ou bem que cause dano ambiental. Auxilia a o poluidor quanto aos custos do processo de poluio. reverso a taxas, impostos, multas. Tem duas formas para ocorrer: (I) pagamentos especficos por unidade de reduo de emisses para o poluidor; (II) pagamentos dos custos dos

24

Nvel estabelecido de desempenho que se aplica atravs do instrumento legal, e que limita um determinado nvel que nunca deve ser ultrapassado (NOGUEIRA;PEREIRA, 2004, p.4-5)

22

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.
equipamentos de controle dos poluentes. Licenas Determina o nvel mximo de poluio/degradao desejado para uma determinada comercializveis de regio. Quando no for atingido, sero liberadas licenas para que o nvel seja poluio alcanado. Depsitos Sobretaxa no preo de produto potencialmente poluidor ou para os resduos que ele reembolsveis produz ou para o sistema de coleta desses resduos. Elaborao: O autor. Dados obtidos em Nogueira & Pereira, 2004, p.5-6.

Na tabela da pgina anterior, o item sobre licena comercializvel de poluio carece de uma explicao mais detalhada: Cada unidade de licena concedida permite que ao interessado na mesma, uma determinada liberdade quanto quantidade de poluentes que ele pode emitir at que o mximo desse poluente seja atingido para aquela determinada regio. O que isso permite? Segundo, Nogueira; Pereira (2004, p.5-6) Isso permite que: a) no caso em que uma firma lanasse menos poluio que os limites por ela adquiridos, ela poderia comercializar a diferena com outra firma que precisasse emitir alm da sua quota adquirida; b) a comercializao das licenas poderia ocorrer dentro de um mesmo conglomerado, dentro de uma mesma firma ou entre firmas diferentes; c) os crditos de emisso poupados poderiam ser utilizados num momento oportuno, conforme os interesses comerciais das firmas; e d) os agentes econmicos poderiam optar em adquirir as licenas de poluio ou fazerem controles diretos conforme o custo de cada opo, o que, por sua vez, poderia incentivar o uso de novas tecnologias. O programa de emisses, quando das negociaes, utiliza trs polticas (PHILIPPI JR; MAGLIO, 2005, p.347) (I) Direito de emisses, que uma soluo para conflitos entre crescimento econmico e observao dos padres ambientais quando fora dos padres. Permite implantao de novas fontes de poluio, e operam e reas onde no h padres de qualidade, desde que adquiram crditos para reduo de emisses de fontes existentes; (II) Conceito bolha, que permite as fontes poluidoras, uma adequao aos

planos estaduais de controle. Atender aos padres desejados via tecnologia de controle das emisses a um nvel menor, atravs da aquisio de crditos de reduo de emisso compensem a diferena.

23

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

(III)

Conceito Malha. Os crditos de reduo de emisso ganhos com o

controle de outras fontes de poluio na mesma fbrica sejam utilizados no controle de suas emisses. I. 4. Investimentos governamentais que contempla a preveno de danos, atividade regenerativas, disseminao de informaes, pesquisa. 8.1.1 Princpio Poluidor-Pagador (PPP) Estabelecido como instrumento econmico (IE) de poltica ambiental como diretriz pelos pases-membros da Organizao para a Cooperao do Desenvolvimento Econmico (25OECD), apresenta a seguinte definio: Princpio a ser aplicado para a imputao de custos das medidas de preveno e de controle da poluio, que favorecem o emprego racional de recursos limitados do meio ambiente, evitandose as distores do comrcio internacional (PHILIPPI JR; MAGLIO, 2005, p.243)

8.1.2 Mecanismos administrativos So divididos em trs subgrupos: II. 1 Unidades administrativas como as agencias locais e nacionais; II. 2. Funcionamento, ou seja, os recursos originados a partir daqueles que casaram danos ao ambiente em detrimento daqueles que so beneficiados das melhorias e rendas em geral; II. 3. Mecanismos de reforo da efetividade, ou seja, o poder de polcia ou uma organizao de vigilncia que regulassem as aes populares ou outras quaisquer aes.

8.2 INSTRUMENTOS DE COMANDO E CONTROLE (CC) Apoiam-se na regulamentao direta, so submetidas aos processos de fiscalizao alm das sanes quando no h cumprimento das regulamentaes. Esses instrumentos so:
25

Organization for Economic Co-operation and Development

24

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

I. 26Estudo de impacto ambiental (EIA) Conjunto de atividades, pesquisas e tarefas tcnicas. Finalidade: Avaliar as principais conseqncias ambientais pontecializadas por um projeto, para que atenda a regulamentao vigente, culminando com a liberao ou no da implantao do mesmo. II. 27Licenciamentos (LIC) No Brasil, regulamentada pela CONAMA (28Resoluo 237/97). Instrumento para a preservao dos recursos naturais, cujos focos principais so as atividades agropecurias, florestais, exploratrias ou conservativas da biodiversidade. uma autorizao concedida pelo rgo competente para que haja explorao em propriedades privadas, que estabelece os padres de explorao e uso dos recursos naturais, e a reabilitao das reas exploradas. Tem carter preventivo em trs modelos diferentes: II. 1 Licena-prvia (LP) Planejamento e viabilidade. Tem sua cesso na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade. Se concedida, estabelece a aprovao da localizao e concepo, atesta a viabilidade ambiental e estabelece requisitos bsicos condicionantes para serem executados nas prximas fases da implantao. II. 2 Licenciamento de instalao (LI) - Projeto executivo e 29PBAs. Autoriza a instalao do empreendimento ou atividade desde que haja contemplao das especificaes descritas no plano, programa e projeto aprovado, o que inclui medidas de controle ambiental e as outras condicionantes do motivo determinante. II. 3 Licena de Operao (LO) Operacionalizao e regularizao. Autoriza o incio da atividade operacional do empreendimento, aps verificao do efetivo cumprimento constante das licenas anteriores, onde todas as medidas ambientais (controle e condio) determinantes para a operao foram obedecidas. III. Zoneamentos (ZON).

26

As anlises do EIA devem ser consolidadas em um Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), documentosntese que deve ser apresentado de forma didtica, pois se destina a um pblico em geral leigo e com diversas formaes profissionais (NOGUEIRA; PEREIRA, 2004, p.4). 27 Instrumento preventivo criado para a execuo dos objetivos da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81) para harmonizar o desenvolvimento econmico e social com a proteo do meio ambiente, atravs do uso racional dos recursos ambientais ((MORALES, 2006, p.24) 28 Define o procedimento administrativo pelo qual o rgo ambiental competente licencia a localizao, instalao e a operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daqueles que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental, considerando as disposies legais e regulamentares e as normas tcnicas aplicveis ao caso. 29 Projeto Bsico Ambiental.

25

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

Mecanismo protetor, assim como o licenciamento. Regula o uso de reas naturais privadas ou pblicas ou de domnio pblico/privado, atravs da determinao de reas reservas ecolgicas (RE) ou reas de proteo permanente (APP). Em uma determinada proporo dessa rea, haver proteo as nascentes de rios, vegetao, encostas, etc. Atravs desses mecanismos criam-se as Unidades de Conservao (UCs), onde o processo de atividade econmica restrito. Vela ressaltar que, segundo DA SILVA (2009), o primeiro movimento internacional de criao de rea natural protegida ocorreu quando da publicao do livro intitulado 30Mapa Florestal do Brasil.. Uma rea de terra e/ou mar dedicada especialmente proteo e manuteno da diversidade biolgica, dos recursos naturais e dos recursos culturais associados, e manejados atravs de meios legais ou outros meios efetivos. (Unio Mundial para a Conservao da Natureza - IUCN). No Brasil reas de preservao permanente; Reserva legal; Terras indgenas; UCs, Reserva da Biosfera, Stios Ramsar, Jardins Zoolgicos, Jardins botnicos, Cavidades Naturais e Patrimnio Nacional. (DA SILVA, 2009).

REFERNCIAS ABRANTES, J.S. Bio (scio) diversidade e empreendedorismo ambiental na Amaznia. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. CASCINO, F. Educao ambiental. Princpios, histria, formao de professores. 4 ed. So Paulo: Senac, 1999 CHRISTIE, I.; ROLFE, H.; LEGARD, R. Cleaner production in industry: integrating business goals and environmental management. London: Policy Studies Institute, 1995. Educao Ambiental. Disponvel em: http://lindataua.blogspot.com/2010/05/sga-sistemade-gestao-ambiental.html>. Acesso em: 21 abr.2011 EPA Up-date. Disponvel em: <http://www.sla.org/content/SLA/advocacy/EPA/epaupdate. cfm>.

30

So Paulo: SEMA, 1987, 102 p:il

26

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

FIOROTTI, L. Compreenda o saneamento bsico. 2008. Disponvel em: http://www.creaes.org.br/downloads/cartilhas/Cartilha_Saneamento_Ambiental.pdf. Acesso em: 22. Abr2011. PEREIRA, J.A.R. Saneamento em reas urbanas. In: PEREIRA, J.A.R. (org). Saneamento ambiental em reas urbanas. Belm-PA: NUMA-UFPA/EDUFPA, 2003, p. 23 36. MEYSTRE, J. de A. Acompanhamento de Implementao da Certificao Ambiental pela Norma NBR ISSO 14001/96 em uma Micro-Empresa de Consultoria Ambiental. In: SEMINRIO ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE, 3., 2003, Campinas. Regulao estatal e auto-regulao empresarial para o desenvolvimento sustentvel. Campinas: Instituto de Economia, UNICAMP, 2003. GA-06. CD-ROM. MORALES, G.P. Elaborao de EIA/RIMA. Belm-PA: Universidade Federal do Par. I Curso de Especializao em gesto hdrica e ambiental. Mdulo II, 2006.

MOREIRA, M. S. Estratgia e implantao do Sistema de Gesto Ambiental (Modelo ISO 14000). Belo Horizonte MG: Desenvolvimento gerencial, 2001 MOTA, J.A. O valor da natureza: Economia e poltica dos recursos ambientais. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

MOURA, L. A. A. de. Qualidade e gesto ambiental. 4 ed, So Paulo: Juarez de Oliveira. 2004. NASCIMENTO, E. R; DRUMMOND, J.A. Amaznia. Dinamismo econmico e conservao ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2003. NOGUEIRA, J. M; PEREIRA, R.R. Critrios e anlises econmicos e escolha de polticas ambientais. 2004 Disponvel em: <http://www.unb.br/face/eco/jmn/publicacoes/04CriterioseAnalise.pdf> PHILIPPI JR, A. et al. Educao ambiental e sustentabilidade. Barueri-SP: Manole, 2005 SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE (SEMA). Disponvel em <http:// www.sectam.pa.gov.br/> SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE (SEMMA). Disponvel em: <http://www.belem.pa.gov.br/new/index. php> SILVA, B. E. B. Polticas de proteo ambiental (reas protegidas). Belm-PA: Universidade Federal do Par. Seminrio sobre Desenvolvimento sustentvel e sociedades na Amaznia. Setembro 2009. SILVA, V. A. R. et al. Aproximando ISO 14001 aos objetivos ambientais pblicos. In: SEMINRIO ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE, 3., 2003, Campinas. Regulao estatal 27

GRUPO EDUCACIONAL GENOMA Docente: Professor Msc. Antnio Jr. Disciplina: Gesto ambiental.

e auto-regulao empresarial para o desenvolvimento sustentvel. Campinas: Instituto de Economia, UNICAMP, 2003. EI12. CD-ROM SOARES, A. M. D. et al. Educao ambiental: construindo metodologias e prticas participativas, 2010. Disponvel em: http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT10/ana_maria_dantas.pdf. Acesso em: 21 abr.2011 SOUSA, A.C.A. A evoluo da poltica ambiental no Brasil no Sculo XX. Disponvel em: http://www.achegas.net/numero/vinteeseis/ana_sousa_26.htm TACHIZAWA, T. Gesto ambiental e responsabilidade social corporativa: estratgias de negcios focadas na realidade brasileira. So Paulo: Atlas, 2002. THE EUROPEAN ENVIROMENT <http://www.eea.europa.eu/about-us/who> AGENCY. EEA. Disponvel em:

VASCONCELLOS, M. das M. N. Educao ambiental: ponte entre diferentes reas do conhecimento. 1994. 78 f. Dissertao (Mestrado em educao ambiental). Pontfice Universidade Catlica (PUC), Rio de Janeiro, 1994. BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA CARSON, R. Silent spring. Acesso: http://rachelcarson.org CUNHA, S.B.; GUERRA, A.J.T. A questo ambiental. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. INTERNATIONAL STANDARTIZACION ORGANIZATION (ISO). Acesso: http://www.iso.org/ isso/em/1so9000-14000/iso14000/iso14000index.html

28

Vous aimerez peut-être aussi