Vous êtes sur la page 1sur 5

Regio Sul do Brasil

A regio Sul uma das cinco grandes regies em que dividido o Brasil. Compreende os estados do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que juntos totalizam uma superfcie de 576.409,6 km. A regio Sul a menor das regies brasileiras e faz parte da regio geoeconmica Centro-Sul. um grande polo turstico, econmico e cultural, abrangendo grande influncia europeia, principalmente de origem italiana e germnica. Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a regio Centro-Oeste e com a regio Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlntico ao leste. Sua histria marcada pela grande imigrao europia, pela Guerra dos Farrapos, tambm chamada de Revoluo Farroupilha e mais recentemente pela Revoluo Federalista, com seu principal evento o Cerco da Lapa. Outra revolta ocorrida na histria da regio foi a Guerra do Contestado, de carter religioso.

Histria:
Os primeiros habitantes da regio Sul foram os indgenas. Em 1626 vieram os padres jesutas espanhis para catequizar os ndios. Esses religiosos fundaram aldeias denominadas misses ou redues. Os ndios que habitavam as misses criavam gado, ou seja, dedicavam-se pecuria, trabalhavam na agricultura e aprendiam ofcios. Os bandeirantes paulistas atacaram as misses para aprisionar os ndios. Com isso, os padres jesutas e os ndios abandonaram o lugar e o gado ficou solto pelos campos. Muitos paulistas foram aos poucos se fixando no litoral de Santa Catarina e Paran. Eles fundaram as primeiras vilas no litoral. Durante muitos anos, os portugueses e os espanhis lutaram pela posse de terras do Sul. As brigas continuaram e apenas foram resolvidas com a assinatura de tratados. Esses tratados determinaram os limites das terras localizadas no sul do Brasil.

Geografia:
A Regio Sul do Brasil est situada na zona temperada do sul, com a parte norte na zona tropical. Seu clima apresenta-se uniforme, com pequenas variaes. Os outros elementos do quadro natural sulista, entretanto, quase sempre apresentam duas paisagens em contraste: relevo com extensos planaltos e estreitas plancies, hidrografia com duas grandes bacias fluviais (a do Paran e a do Uruguai) e outras menores, vegetao em que se alternam florestas e campos. A considerao dessas dualidades, de extrema facilidade para a compreenso da natureza sulista.

Relevo :
O relevo da regio Sul dominado, na maior parte de seu territrio, por duas divises do planalto Brasileiro: o planalto Atlntico (serras e planaltos do Leste e Sudeste) e o planalto Meridional. Nessa regio, o planalto Atlntico tambm denominado planalto Cristalino, e o Meridional subdividido em duas partes: planalto Arenitobasltico e Depresso Perifrica. A regio apresenta ainda algumas plancies. O ponto mais elevado da regio sul o Pico Paran, com 1922 metros de altitude, localizado no estado do Paran. Porm o Morro da Igreja est situado a 1.822 metros de altitude, sendo o ponto habitado mais alto da regio Sul e onde foi registrada, no oficialmente, a temperatura mais baixa do Brasil: -17,8 C, em 29 de junho de 1996.

Alguns dos principais acidentes geogrficos do relevo sulista so:


Planalto Cristalino: Apresenta-se bastante amplo no estado do Paran, onde sua escarpa voltada para o
oceano forma a serra do Mar, e em Santa Catarina, esse planalto estreita-se bastante. Suas elevaes

formam os "mares de morros", que caracterizam a espao da prpria forma de relevo das serras e planaltos do Leste e do Sudeste. Planalto Meridional: Recobre a maior parte do territrio da regio Sul, alternando extenses de arenito com outras extenses de basalto. O basalto uma rocha de origem vulcnica responsvel pela formao de solos de terra roxa, que so bastante frteis. Na regio Sul, excluindo-se o norte e oeste do Paran, so poucas as reas que possuem tais solos, pois muitas vezes as rochas baslticas so recobertas por arenitos

Clima :
No Brasil, pas predominantemente tropical, somente a regio Sul dominada pelo clima subtropical (um clima de transio entre o tropical predominante no Brasil e o temperado, predominante na Argentina), ou seja, o clima tpico desta regio mais frio em comparao ao clima tropical, e onde so registradas as mais baixas temperaturas do pas. Nesse clima, as mdias variam de 16 C a 20 C, mas o inverno costuma ser bastante frio para os padres brasileiros, com geadas frequentes em quase todas as reas, e em locais de altitudes mais elevadas, queda de neve. As estaes do ano apresentam-se bastante diferenciadas e a amplitude trmica anual relativamente alta. As chuvas, em quase toda a regio, distribuem-se com relativa regularidade pelo ano inteiro, mas no norte do Paran transio para a zona intertropical concentram-se nos meses de vero. Podem-se encontrar tambm caractersticas de tropicalidade nas baixadas litorneas do Paran e Santa Catarina, onde as mdias trmicas so superiores a 20 C e as chuvas caem principalmente no vero. importante ressalvar, que as caractersticas contidas no clima da regio Sul do Brasil, tm grande influncia graas Massa Polar Atlntica (MPA) que fria e mida. A mesma origina-se no anticiclone situado ao sul da Patagnia. Sua atuao mais intensa no inverno, com presena marcante nas regies Sul e Sudeste. Pode atingir outras regies como a Amaznia, onde a mesma se enfraquecera

Hidrografia :
Tanto a serra do Mar como a Serra Geral esto localizadas prximas do litoral. Dessa forma, o relevo da regio Sul inclina-se para o interior e a maior parte dos rios que o planalto segue de leste para oeste. Concentram-se em duas grandes bacias hidrogrficas: a bacia do rio Paran e a bacia do rio Uruguai, ambas subdivises da Bacia Platina. Os rios mais importantes so volumosos e possuem grande potencial hidreltrico, o que j est sendo explorado no rio Paran, com a construo da Usina Hidreltrica de Itaipu (atualmente a segunda maior do mundo). Essa explorao permite ao Sul e ao Sudeste uma crescente utilizao de energia eltrica, tanto para consumo domstico como industrial, fazendo-se necessria a continuidade dos investimentos nesse local. Os rios sulistas que percorrem em direo ao mar fazem parte de um conjunto de bacias secundrias, conhecido como Bacias do Sudeste-Sul. Entre essas, a de maior aproveitamento para hidreletricidade a do rio Jacu, no Rio Grande do Sul. Outra, muito conhecida pelas suas imprevisveis cheias, a do rio Itaja, em Santa Catarina, que atinge uma regio bastante desenvolvida, influenciada basicamente pela colonizao alem.

Vegetao :
Quando muitos gegrafo brasileiros se referem ao sul do Brasil, comum se lembrar da Mata de Araucrias ou Floresta dos Pinhais e do grande pampa gacho, formaes vegetais tpicas da regio, embora no sejam as nicas. A Mata de Araucrias a paisagem tpica da vegetao de planalto da regio Sul.A Mata de Araucrias, bastante devastada e da qual s restam alguns trechos, aparece nas partes mais elevadas dos planaltos do Paran, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na forma de manchas entre outras formaes vegetais. A Araucaria angustifolia (pinheirodo-paran) adapta-se mais facilmente s baixas temperaturas, comuns nas partes mais altas do relevo, e ao solo de rocha mista, arenito e basalto, que se concentra no planalto Arenito-basltico, no interior da regio. Folhas de erva-mate: a erva-mate um dos principais produtos agrcolas da regio Sul.

Desta mata so extrados principalmente o pinheiro-do-paran e a imbuia, utilizados em marcenaria, e a erva-mate, cujas folhas so empregadas no preparo do chimarro. Alm dessa mata, a serra do Mar, muito mida devido proximidade com o oceano Atlntico, favorece o desenvolvimento da mata tropical mida da encosta, ou Mata Atlntica, muito densa e com grande variedade de espcies, inicia-se no Nordeste e continua pelo Sudeste at chegar ao Sul.

Distribuio populacional
Embora a oposio entre as aglomeraes urbanas e vazios populacionais, no Sul, no seja to definido como em outras regies, os centros urbanos, incluindo Curitiba, Porto Alegre e cidades do Vale do rio Itaja, apresentam altas densidades populacionais. Os trechos menos populosos do Sul localizam-se na Campanha Gacha, pois a atividade econmica dominante a pecuria extensiva, que emprega pouca mo-de-obra.

Modo de viver
A regio Sul se destaca por apresentar as mais elevadas taxas de alfabetizao e expectativa de vida do Brasil, tendo tambm o maior ndice de Desenvolvimento Humano; porm no h grande disparidade entre essa regio e outras regies do Brasil em indicadores scioeconmicos, sendo os seus ndices sociais praticamente iguais aos das regies Sudeste e Centro-Oeste. A Grande Porto Alegre a maior rea metropolitana da Regio Sul e a quarta mais populosa do Brasil superada no pas apenas pelas Regies Metropolitantas de So Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, respectivamente tendo o quarto maior PIB do Brasil e a 82 maior aglomerao urbana do mundo. A Grande Curitiba a segunda rea metropolitana mais populosa do sul do pas e a oitava do Brasil. tambm a 118 maior aglomerao urbana do mundo. Santa Catarina o estado com o maior nmero de Regies Metropolitanas do Brasil. So oito no total.

Economia:
No que se refere aos aspectos econmicos da regio Sul, a melhor maneira de explicar a distribuio das atividades primrias, secundrias e tercirias elaborando anlises desses trs setores econmicos por partes e separadamente, observando cada uma delas. A existncia de extensas reas de pastagens naturais favoreceu o desenvolvimento da pecuria extensiva de corte na regio Sul. H o predomnio da grande propriedade e o regime de explorao direta, j que a criao extensiva, exigindo poucos trabalhadores, o que explica o fato de haver uma populao rural muito pouco numerosa na regio. Devido ampliao do mercado consumidor local e extra-regional e ao surgimento de frigorficos na regio, em certas reas j ocorre uma criao mais aprimorada, pecuria leiteira e lavouras comerciais com tcnicas modernas, destacando-se o cultivo do arroz, do trigo e da batata. A agricultura, que desenvolvida em reas florestais, com predomnio da pequena propriedade e do trabalho familiar, foi iniciada pelo europeus, sobretudo alemes, que predominaram na colonizao do Sul. A policultura a prtica comum na regio, s vezes com carter comercial, sendo o feijo, a mandioca, o milho, o arroz, a batata, a abbora, a soja, o trigo, as hortalias e as frutas os produtos mais cultivados. Em algumas reas, a produo rural est voltada para a indstria, como a cultura da uva para a fabricao de vinhos, a de tabaco para a indstria de cigarros, a de soja para a fabricao de leos vegetais, criao de porcos (associada produo de milho) para abastecer os frigorficos e o leite para abastecer as usinas de leite e fbricas de laticnios. Diferente das regies agrcolas "coloniais" o norte do Paran, que est relacionado com a economia do Sudeste, sendo uma rea de transio entre So Paulo e o Sul. Seu povoamento est ligada expanso da economia paulista.

O extrativismo vegetal uma atividade de grande importncia no Sul do Brasil e o fato de a mata das araucrias ser bastante aberta e relativamente homognea facilita a sua explorao. As espcies preferidas so o pinheiro-doparan, a imbuia e o cedro, aproveitados em serrarias ou fbricas de papel e celulose. A erva-mate outro produto importante do extrativismo vegetal no Sul, e j cultivada em certas reas. A regio Sul pobre em recursos minerais, devido sua estrutura geolgica. H ocorrncia de cobre no Rio Grande do Sul e chumbo no Paran, mas o principal produto o carvo-de-pedra, cuja explorao concentra-se em Santa Catarina. utilizado em usinas termeltricas locais e na siderurgia. A regio Sul a segunda mais industrializada do pas, vindo logo aps o Sudeste. A principal caracterstica da industrializao no Sul o fato de as atividades comandarem a atividade industrial, onde se localizam indstrias siderrgicas, qumicas, de couros, de bebidas, de produtos alimentcios e txteis. J a industrializao de Curitiba, o segundo maior parque industrial, mais recente, destacando-se suas metalrgicas, madeireiras e fbricas de alimentos.

Turismo:
O Parque Nacional do Iguau, onde se localizam as Cataratas do Iguau, uma Unidade de Conservao brasileira. Est localizado no extremo-oeste do estado do Paran, tendo sido criado em 10 de janeiro de 1939 , atravs do decreto lei n 1.035. Sua rea total de 185.262,2 hectares. Em 1986 recebeu o ttulo, concedido pela UNESCO, de Patrimnio Mundial. Durante os dias quentes de vero, as praias catarinenses so procuradas e freqentadas por turistas do Brasil inteiro e de outros pases estrangeiros. Florianpolis, atrs apenas das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), uma das capitais brasileiras mais visitadas. Com o fim da crise econmica nos pases do Mercosul, parte do movimento de argentinos, uruguaios e paraguaios voltou ao proveito do turismo de vero, em cidades balnerias tais como Balnerio Cambori e Barra Velha. So pontos tursticos os patrimnios da humanidade: Cataratas do Iguau no Parque Nacional do Iguau, no Paran e as Runas Jesutico-Guaranis de So Miguel das Misses, no Rio Grande do Sul. As serras gacha e catarinense atraem turistas no inverno rigoroso, que aproveitam as temperaturas mais baixas e a neve, em cidades como Gramado (RS), a cidade turstica mais representativa do gnero no pas, Canela (RS) e Urubici (SC).Em Cambar do Sul (RS), localiza-se o Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fica o cnion do Itaimbezinho.

Infraestrutura:
Educao:
A Regio Sul do Brasil possui a maior taxa de alfabetizao do pas, com 92,2% e tambm a menor em nmero de analfabetos (7,8%). Conta com 587.853 alunos matriculados no ensino infantil, 4.380.912 no ensino fundamental, 1.202.301 no ensino mdio e 473.583 no ensino superior. Suas melhores universidades so a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Paran (a mais antiga do Brasil), a Universidade Tecnolgica Federal do Paran, a Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, etc.

Sade:
O ndice de mortalidade infantil de 20,3 por mil nascidos vivos. Evoluiu o nmero de estabelecimentos de sade entre 8.000 e 10.000, j no ano de 1999. O Paran o estado que possui o maior nmero de estabelecimentos da rede SUS com internao, com 469 lugares, ao mesmo tempo que Santa Catarina detentora do menor ndice (207); o Rio Grande do Sul tem um ndice equilibrado de estabelecimentos de SUS com internao (379).

Culinria:
O barreado o prato caboclo tpico do litoral paranaense, preparado com carne bovina, toucinho e temperos. A iguaria colocada em uma panela de barro, que enterrada e sobre a qual se acende uma fogueira. O prato assim lentamente cozido por 12 horas, at que a carne se desfaa. Muitos restaurantes de Morretes oferecem este delicioso prato gastronmico. O Boi no Rolete, o Porco no Rolete e o Carneiro no Buraco tambm so pratos tpicos do Oeste Paranaense, e contam com grandes festivais durante o ano todo. Na culinria catarinense so tradicionais o piro de peixe no sul e a marrecada no norte. Na capital, o destaque a seqncia de camaro, uma srie de vrios pratos preparados com o crustceo. Na gacha o churrasco com sal grosso e o chimarro so os mais comuns. O churrasco pode ser feito no forno de cho,na churrasqueira e em diversos lugares, consumido com muita frequncia pelos gachos mesmo em dias de semana, e geralmente nos fins de semana pelas pessoas da regio sudeste. J o chimarro no tem hora para ser consumido, e o seu sabor semelhante a um ch, porm mais forte e de sabor menos adocicado.

Cultura:
A cultura artstica da regio Sul do Brasil muito rica, justamente por ter recebido influncia de diversas colnias de imigrantes, como os alemes, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na regio anteriormente habitada pelos povos amerndios As misses jesuticas foram fundadas no oeste do Paran no sculo XVI antes dos bandeirantes expulsarem para a regio do Rio Grande do Sul e Argentina, levando a cultura do chimarro para estas regies. Se chamava Repblica Real del Guair e sua capital era Ontiveros (atual Guara - PR), a terceira maior cidade da Amrica do Sul na poca depois de Assuno e Buenos Aires.A cultura gacha muito forte e influencia toda a regio. As principais manifestaes esto na culinria, na literatura e na dana.

Vous aimerez peut-être aussi