Vous êtes sur la page 1sur 4

Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia

ADEQUAO TRAMANDA.

DAS

PORTARIAS

DE

PESCA

ATRAVS

DE

METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS NA BACIA HIDROGRFICA DO RIO


Cotrim, D.S.; Costa, F.M.; Dietz, D.A.; Francisco, P. S.; Kollet, M.; Lunardi, S.M.; Pinto, A.L.S.; Pinto, J. A. C. ASCAR-EMATER/RS e-mail cotrim@emater.tche.br. INTRODUO: A pesca realizada por pescadores profissionais tem ordenamento de seus parmetros atravs de portarias editadas oficialmente pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) que vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente. A tnica dominante na construo destas portarias a gerao de regras por profissionais da rea biolgica considerando problemas localizados em partes da Bacia Hidrogrfica (de cima para baixo). Normalmente a implementao destas portarias se faz atravs da fiscalizao atravs das Patrulhas do Batalho Ambiental. Enquanto a gerao de portarias de pesca esto a cargo do IBAMA a gesto das questes do pescador e da pesca so realizadas pela SEAP (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca) que tem status de ministrio gerando dificuldades na soluo de problemas da atividade. A experincia realizada no Litoral Norte do RS enfoca a construo de portarias de pesca a partir do pescador (de baixo para cima) utilizando metodologias participativas para sistematizar as propostas . O segundo momento do processo foi o debate com os profissionais da rea biolgica para ajustes entre o saber dos pescadores e o saber tcnico. A finalizao foi a edio de uma Portaria Interministerial (Meio Ambiente e Agricultura) que ordena a pesca em toda Bacia do Rio Tramanda. Esta experincia desenrolou-se no perodo de 2000 a 2004 nos municpios de Torres, Trs Cachoeiras, Terra de Areia, Arroio do Sal, Capo da Canoa, Maquin, Osrio, Imb e Tramanda, cidades situadas no Litoral Norte do RS . Os principais atores do processo so as comunidades pesqueiras do Litoral Norte do RS; o IBAMA atravs do Escritrio Regional de Tramanda; e a EMATER/RS atravs dos profissionais do escritrios municipais e regional. Para adequar as atuais portarias de pesca a um modelo mais democrtico de ordenamento foram realizadas, pela Extenso, reunies nas comunidades pesqueiras para levantamento das demandas dos pescadores em relao a legislao, usando para

Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007

777

Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia

isso ferramentas participativas. Aps esta fase o IBAMA analisou o resultado e construiu uma nova legislao . A constituio da Portaria Interministerial, partir do trabalho descrito, foi o resultado principal do processo, porm inmeros avanos organizacionais das comunidades pesqueiras foram obtidos durante o desenrolar da experincia, bem como, ampliao da preservao Participativas DESENVOLVIMENTO No Litoral Norte do RS encontra-se a pesca de subsistncia e artesanal realizada: nas praias da faixa litorneas entre os municpios de Tavares e Torres; nas lagoas costeiras de gua doce da Itapeva, Quadros, Malvas, Pinguela, Custdia, Patos e outras pequenas de menor importncia; e no esturio da lagoa de Tramanda. Esta atividade envolve na regio 3.664 famlias de pescadores (EMATER 2004). A pesca por ser uma atividade que explora um espao coletivo possui conflitos com diversas categorias como veranistas, proprietrios de embarcaes de lazer, surfistas, etc. Porm, talvez o principal conflito da categoria seja com os prprios pescadores, visto que, os estoques pesqueiros da regio esto sendo explorados acima da capacidade sustentvel e consequentemente os ganhos individuais por pescador diminuem gradativamente com o passar dos anos gerando pobreza. Outra caracterstica deste sistema de lagoas o contato com o mar apenas em um ponto no esturio de Tramanda. A entrada de peixes do mar para as lagoas se faz apenas atravs desta porta o que demonstra uma importante inter-relao dos pescadores do esturio com os das lagoas costeiras. As portarias que regem a pesca na regio so leis que buscam normatizar o uso do espao coletivo para possibilitar o trabalho das famlias pescadoras e manter um equilbrio ecolgico. Uma caracterstica na construo das portarias serem produzidas por profissionais tcnico da rea biolgica em um processo de cima para baixo. Outra caracterstica que as portarias so pensadas analisando uma parte da Bacia Hidrogrfica no atendendo as relaes sistmicas entre os ambientes. O problema da inadequao das portarias atingia todos os pescadores da Bacia do Rio Tramanda, tanto os de pesca de esturio prximo ao mar como os de pesca de gua doce das lagoas litorneas. As portaria que os normatizavam eram diferentes e conflituosas (Portaria 22/79 e Portaria 108/85 do IBAMA).
778 Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007

ambiental.

PALAVRAS-CHAVE:

Portarias;

Pesca;

Metodologias

Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia

Devido a Bacia do Rio Tramanda ser extensa o processo de construo de uma nova portaria ocorreu em duas frentes simultaneamente: Uma na lagoas internas de gua doce envolvendo seis comunidades de diversos municpios ; e outra da regio estuarina envolvendo as comunidades dos municpios de Tramanda e Imb. A Extenso Pesqueira foi o ator que catalisou estas duas frentes do processo atravs do uso das metodologias participativas na conduo do debate com os pescadores. A presena dos extensionistas da Ascar/ EMATER-RS em todas comunidades pesqueiras foi fator preponderante para realizao desta ao. No trabalho nas lagoas internas de gua doce foram realizadas seis reunies nas comunidades pesqueiras de Barra dos Quirinos, Barra do Cornlios, Sanga Funda, Prainha, Barra do Joo Pedro e Capo da Canoa onde levantou-se em debate sistematizado por visualizao mvel os anseios e dos pescadores a partir da portaria 22/79 que regia aquele parte da bacia. Posteriormente realizou-se reunio geral das comunidades na Barra do Joo Pedro onde construiu-se a partir dos materiais da rodada inicial as demandas regionais passando por um mtodos de votao para validao. O terceiro momento deste processo foi uma reunio IBAMA (grupo tcnico) com representao comunitria dos pescadores, assessorada pela EMATER-RS , onde as demandas regionais foram discutidas e contraposto ao saber tcnico e o saber local dos pescadores. O debate envolveu os temas: malha das redes, reas de reproduo das espcies, pocas de piracema, artes de pesca, entre outros pontos. O ultimo ponto deste processo ficou a cargo do IBAMA que traduziu o resultado sistematizado do debate em uma nova portaria de pesca. A segunda frente do processo ocorreu na regio estuarina ao redor de Tramanda. Nestas comunidades havia um debate antigo que era realizado por entidades representativas como Prefeituras Municipais, IBAMA, Sindicato dos Pescadores EMATER-RS e Patrulha Ambiental sobre temas que necessariamente teriam que ser modificados na portaria que regia a regio. Este debate centrava-se principalmente no volume de arte de pesca para captura do camaro rosa e o ordenamento dos locais desta pesca. Com o andar deste grupo gerou-se uma proposta das representaes de portaria que possua muitos pontos conflituosos. O segundo momento deste processo foi a traduo da proposta (pontos chaves) em uma linguagem visual atravs de visualizao mvel que ficou a cargo da EMATER-RS. O terceiro momento foi a realizao, pela EMATER-RS, de quatros reunies comunitrias para apresentao da proposta, em visualizao mvel, e o debate com as comunidades a luz da realidade local. O ultimo momento do processo foi
Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007 779

Resumos do II Congresso Brasileiro de Agroecologia

sistematizao do obtido nos debates, pela EMATER-RS, e encaminhamento ao IBAMA para adequao da portaria. As duas frentes do processo encontraram-se neste ponto onde o IBAMA de posse das duas propostas de portaria escreveu uma nova portaria que acata as demandas comunitrias dos pescadores profissionais, resguarda os mtodos e locais de reproduo natural das espcies, busca um equilbrio sustentvel para explorao dos estoques pesqueiros e imprime uma viso de ordenamento pesqueiro da Bacia Hidrogrfica, visto que, a nova portaria rege tanto o ambiente estuarino como o das lagoas internas . Outra inovao esta nova portaria ser assinada por dois ministrios, o de Meio Ambiente e o da Pesca, proporcionando avanos na formatao da legislao e resolvendo problemas de responsabilidades mutuas.
CONCLUSES:

Os resultados obtidos a partir da experincia foram:

Constituio de uma portaria interministerial construda a partir das demandas das Aumento da conscincia de preservao ambiental por parte dos pescadores devido Constituio de rea de reproduo de espcies livre de pesca. (proposta dos Aumento da malha de redes com captura de peixes maiores porm em menor volume (proposta dos pescadores). Diminuio das artes de pesca de camaro buscando Aumento da organizao dos pescadores. Criao de associaes de pesca(sete em Aumento da cidadania do pescador atravs da possibilidade de participao. das reas e reproduo das espcies. BIBLIOGRAFIA :
1. Metodologia de diagnstico participativo para o apoio ao trabalho de Extenso Pesqueira junto as famlias de pescadores artesanais no Litoral Norte do RS. Cotrim, D. S. 2003.

comunidades pesqueiras que atinge a totalidade da Bacia do rio Tramanda. aos debates sobre o tema. pescadores)

equilbrio sustentvel. Tramanda).

Aumento da produo de pescado na Bacia devida ao aumento da malha de redes e

780

Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007

Vous aimerez peut-être aussi