Vous êtes sur la page 1sur 6

CADEIA PRODUTIVA DA PECURIA BOVINA FAMILIAR DO MUNICPIO DE MONTE ALEGRE - PA1

Miquias Freitas Calvi


Lic. Cincias Agrrias, M.Sc., Professor da Universidade Federal do Par, Campus de Altamira, Faculdade de Engenharia Florestal, Rua Cel. Jos Porfrio, 2515, So Sebastio, CEP: 68.371-030, mcalvi@ufpa.br.

RESUMO A pecuria bovina desempenha grande importncia econmica e social na regio do Baixo Amazonas no Estado do Par, principalmente no municpio de Monte Alegre o qual possui o maior rebanho daquela regio. Objetivou-se diagnosticar a situao da cadeia produtiva da pecuria bovina familiar destinada ao corte e leite, sua capacidade produtiva, fluxos de produtos, potencialidades e entraves existentes. Utilizou-se amostragem estratificada escolhidos aleatoriamente, com amostra de 10% do nmero de estabelecimentos produtores de leite, resultando em 44 questionrios abertos aplicados agricultores familiares de 20 comunidades rurais. Constatou-se que os sistemas produtivos so pouco diversificados, desenvolvem pecuria de baixo padro gentico, que resulta em animais de baixa produo de carcaa e leite. Por ser uma regio de alto risco para a febre aftosa, este setor tm enfrentado forte limitao econmica desde 2004, quando foi constatado ltimo foco desta doena. PALAVRAS-CHAVE: Bovinocultura, Baixo Amazonas-Par, Produo Familiar. ABSTRACT The livestock industry plays an important economic and social development in the Lower Amazon region in Para State, mainly in the municipality of Monte Alegre, which has the largest herd in that region. The objective was to diagnose the situation of the productive chain of family bovine livestock court and for the milk, its production capacity, product flows, potentials and barriers. We used a stratified sample randomly chosen sample of 10% with the number of establishments producing milk, resulting in 44 open questionnaires applied to farmers in 20 rural communities. It was found that the systems are relatively undiversified, develop livestock low genetic pattern, resulting in low production of animal carcass and milk. Being a high risk region for foot-and-mouth disease (FMD), this sector has faced strong economic limitation since 2004, when it was noticed last outbreak of this disease. KEYWORDS: Bovine culture, Family production, Low Amazonas area (Brazil).

INTRODUO

O primeiro rebanho bovino foi introduzido em Belm em 1622, procedente de Cabo Verde. A pecuria ficou por cerca de dois sculos contida s regies do arquiplago do Maraj e Baixo Amazonas, com produo centrada na criao extensiva em condies de liberdade em reas de vrzeas e campos naturais, cercados por rios e florestas densas (POCCARD-CHAPUIS, 2003). A partir de meados do Sc. XX as florestas que circundavam as vrzeas foram rapidamente convertidas a pastos cultivados, acompanhando a evoluo que a pecuria bovina tinha em outras regies do Par.

Trabalho parte integrante do projeto Fortalecimento de Cadeias Produtivas Sustentveis do Oeste Paraense do Instituto de Tecnologias Sustentveis para a Amaznia TESAM.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Segundo o IBGE (2008), o municpio Monte Alegre possui o maior rebanho bovino do Baixo Amazonas, com 191,6 mil cabeas. O objetivo da pesquisa foi caracterizar a Cadeia produtiva da pecuria familiar no municpio de Monte Alegre.

MATERIAL E MTODOS

A pesquisa de campo foi realizada em dezembro de 2009. Realizou-se reunies com agricultores, lideranas comunitrias e servidores pblicos do municpio com intuito de mapear comunidades e agricultores familiares que desenvolviam pecuria de leite e corte. Foi utilizada amostragem estratificada com os agricultores escolhidos aleatoriamente dentro do estrato (aptido da vicinal na produo de gado de leite ou corte) de modo que o municpio foi representado, com amostra de 10%, baseado nos dados do Censo Agropecurio de 2006, de nmeros de estabelecimentos produtores de leite. Foram aplicados questionrios abertos com 44 agricultores familiares de 20 comunidades rurais. A sistematizao dos dados foi realizada atravs de planilhas do software Excel, utilizando filtros e tabelas dinmicas. RESULTADOS E DISCUSSO

As propriedades rurais dos agricultores familiares de Monte Alegre apresentam tamanhos diversos. Nas vrzeas, agroecossistema caracterstico do municpio, comum as famlias utilizarem estas reas de forma comunitria, portanto, difcil definir o tamanho das reas utilizadas. Deste modo, a caracterizao do tamanho das propriedades limita-se s informaes das reas que os agricultores possuem na terra firme, propriedades que variam 3 a 200 hectares (ha). Observou-se que 65% das propriedades tm reas de no mximo 50 ha, 22% entre 51 e 100 ha. Constatou-se que o principal motivo da predominncia de pequenas propriedades so as sucessivas divises das reas para os herdeiros das famlias. De modo geral, a atividade agropecuria pouco diversificada em Monte Alegre, sendo a pecuria de corte a de maior importncia econmica para os agricultores estudados (68,2%), seguida da pecuria leiteira com 11,4% e a mista (corte e leite) 6,8%. As demais atividades constatadas foram os cultivos de lavouras anuais e a pesca.

Plantel e Raas - O tamanho do rebanho nos estabelecimentos varia de 4 a 400 cabeas, com maior expresso (52,3%) os de at 50 cabeas, 13,6% entre 51 e 100 cabeas, 13,6% entre 101 e 200 cabeas e 20,5% acima de 200 cabeas. Produtores que dispem de maiores reas de vrzea e campos nativos apresentam maiores possibilidades de ampliar os rebanhos, dada a reduo dos custos com manejo destas pastagens, que em alguns casos inexiste. 10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

O rebanho predominantemente sem raa definida (SRD). Os criadores que produzem ou pretendem produzir leite tm introduzido reprodutores de raas Simental, Gir, Holands e Indubrasil. Em 11% dos casos, os produtores tm adquirido matrizes de cruzamento com raa Holandesa, Gir, Girolanda e Indubrasil, sejam atravs do crdito agrcola ou troca. No entanto, por falta de opo ou de conhecimento, tais matrizes esto sendo acasaladas com reprodutores Nelores ou SRD, comprometendo a aptido leiteira de suas crias. Os reprodutores SRD so utilizados em 61% dos rebanhos, fato que contribui para a produo de animais com baixa qualidade gentica, gera descendentes sem aptido para leite e/ou corte, dada a qualidade das carcaas, cujo resultado produto de pouca aceitao no mercado.

Pastagens - Os sistemas de criao de bovinos em Monte Alegre incluem desde as pastagens introduzidas em reas de terra firme, ao pastejo em campos nativos e em reas de vrzeas. No caso das reas de terra firme, onde de desenvolve a pecuria com maior freqncia no perodo de estiagem, as espcies de gramneas mais utilizadas so a Brachiaria brizantha (38%), Brachiaria humidicola (37%) e Panicum maximum cv. Mombaa (11%). O tamanho mdio das pastagens na terra firme de 29 ha por propriedade (mn. 2,5; mx. 110 ha), no entanto 36% dos estabelecimentos possuem reas de pasto de at 20 ha. A qualidade das pastagens geralmente baixa; a falta de manejo adequado uma das principais limitaes nas propriedades, seja por excesso de taxa de lotao animal, ou pela falta de controle nos rodzios entre os piquetes ou pelo manejo inadequado no controle de ervas daninhas, principalmente palmeiras. A conseqncia destes fatores a baixa capacidade de produo de biomassa das pastagens, fato que contribui diretamente para eroso dos solos arenosos caractersticos da regio de estudo.

Sanidade do rebanho - Constatou-se que todas as famlias entrevistadas executam vacinao contra brucelose e febre aftosa. Estas vacinas so obrigatrias e tem sido fortemente monitoradas pela Agncia de Defesa Agropecuria do Estado do Par ADEPARA, principalmente a partir de junho de 2004 quando foi confirmado o diagnstico positivo febre aftosa, vrus O, em amostras de epitlio de bovinos localizados no Municpio (CPAFA, 2005). A ocorrncia da febre aftosa no municpio teve forte impacto na economia da cadeia produtiva da pecuria do Estado do Par, cujos primeiros resultados foram queda do preo do boi, resistncia de alguns nichos de mercados carne bovina paraense e conseqente saturao dos mercados locais. Na regio do Baixo Amazonas, este impacto foi ainda maior s famlias que tinham a pecuria bovina sua principal ou nica atividade produtiva.

Produo leiteira - A produo de leite do municpio de Monte Alegre de aproximadamente 2,1 milhes de L/ano, pouco mais de 5,7 mil L/dia (IBGE, 2008), mdia de 1 L/vaca/dia, ou seja, 10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

produtividade muito baixa. Mesmo neste estudo que investigou os produtores familiares que desenvolvem a pecuria leiteira como atividade econmica a mdia de produo aproximadamente 1,6 litro de leite/vaca/dia, com variao de 0,4 a 4,5 L. Dentre os produtores que iniciaram a melhoria gentica do rebanho leiteiro (15%), alguns atingiram mdia diria de 2,6 L. Nos demais casos a produtividade leiteira algo intrigante. Por exemplo, foi constatado um produtor que possui 50 vacas em lactao e obtm cerca de 30 L de leite dirios; mdia de 0,6 L/vaca/dia. Apenas um produtor possui mdia acima de 3 L/vaca/dia. Aproximadamente de 60% dos produtores praticam pecuria leiteira de subsistncia, com baixas produtividades e remunerao do trabalho. Nesses casos, a insero no mercado atravs da atividade leiteira pouco provvel dada as caractersticas do rebanho e propriedades. Para isso, seriam necessrios investimentos, principalmente em gentica. A produo total de leite/dia nas propriedades estudadas baixa e no ultrapassa 70 L; em 39% a produo diria de no mximo 30 L, em outros 39% varia entre 31 e 60 L. Mesmo com baixa produo diria, a comercializao do leite ocorre de maneiras distintas, desde a venda direta aos consumidores das comunidades rurais e na sede municipal; venda para proprietrios de laticnios, ou para intermedirios que vendem para agroindstrias ou comrcios da cidade (Fig. 1). A maior parte dos agricultores estudados (84%) trabalha apenas com a produo de leite, comercializa ou consomem in natura. Verificou-se que 16% das famlias fabricam derivados do leite, sendo queijo (9%) e doce de leite (7%).

Intermedirios Laticnio em Alenquer-PA (com inspeo estadual) Pequenas agroindstrias lcteas (sem inspeo)

Produo Familiar

Comrcio local Monte Alegre

Agricultores familiares circunvizinhos


Fluxos: Leite in natura;

Prefeitura de Monte Alegre; Merenda escolar


Leite, queijos e doces;

Consumidores urbanos
Leite processado e derivados diversos.

Figura 1 - Subcadeia do leite bovino da produo familiar do municpio de Monte Alegre, PA, 2009.

Produo de carne - Em Monte Alegre no h frigorficos para processamento de carnes, o abate dos animais para consumo na sede do municpio realizado em um matadouro que no possui servio de inspeo. O gado de corte produzido tem como principais destinos cidades
10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

de maior porte, principalmente Santarm (PA) e as capitais Macap (AP) e Manaus (AM), sendo transportados por barcos ou balsas. O peso mdio do gado comercializado internamente 145 kg/cabea (carcaa); quando destinado s outras regies o peso mnimo de 180 kg/cabea.
A comercializao realizada principalmente por atravessadores, que compram animais para outros atravessadores, fazendas de engorda, aougues e supermercados. A baixa qualidade gentica do rebanho compromete a comercializao do gado de muitos produtores. Constatou-se em vrias localidades que o nico canal de comercializao so os aougues das vilas, locais onde a demanda por carne reduzida. O peso mdio dos animais abatidos nestes locais de 150 kg (carcaa). A Figura 2 ilustra estrutura da subcadeia da carne bovina.

Marchantes em Santarm

Intermedirio transportador

Fazendas de engorda em Monte Alegre

Matadouro Mdios produtores; Cria e engorda

Produo Familiar; Cria e engorda


Intermedirios Aougueiros e marchantes de Monte Alegre Venda no varejo de carne Frigorficos em Manaus e Macap (Boi vivo)

Aougueiros de Santarm

Venda no varejo de carne


Fluxos:

Abate (machos e fmeas);

Recria, engorda (bezerros, novilhas, matrizes);

Cortes de carne.

Figura 2 - Subcadeia de carne bovina da produo familiar do municpio de Monte Alegre, PA, 2009.

CONCLUSES

A pecuria bovina a principal ou nica atividade econmica desenvolvida em 79,6% dos casos. O manejo alimentar dos rebanhos de baixa qualidade. Os pastos naturais ou cultivados no so manejados adequadamente, resulta em baixa capacidade de produo de forragem. A qualidade gentica do rebanho fraca e compromete tanto a produo de leite como carne. A produo total de leite em Monte Alegre muito baixa para justificar a realizao de investimentos em estruturas de processamento de leite de mdio a grande porte. Por ser uma regio de alto risco para a febre aftosa, este setor tm enfrentado forte limitao econmica desde 2004, quando foi constatado ltimo foco desta doena.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

LITERATURA CITADA

POCCARD-CHAPUIS, R. Seguindo os caminhos do gado numa estrada de colonizao. Cadeias produtivas bovinas e viabilidade da agricultura familiar na Transamaznica. In. TOURRAND, J. F.; VEIGA, J. B. (Ed. Tc.). Viabilidade dos sistemas agropecurios agricultura familiar da Amaznia. Belm: EMBRAPA Amaznia Oriental, 2003. IBGE. Pesquisa agropecuria municipal 2008. Rio de janeiro: IBGE, 2008. CD-ROM. CENTRO PAN-AMERICANO DE FEBRE AFTOSA - CPAFA. Situao dos programas de erradicao da febre aftosa. Amrica do Sul, 2004. Rio de Janeiro: PANAFTOSA, 2005.

10 Semana de Integrao das Cincias Agrrias SICA: 15 a 19 de Novembro de 2010

Vous aimerez peut-être aussi