Vous êtes sur la page 1sur 13

APLICAO DE PENALIDADES AOS CONTABILISTAS DO ESTADO DO ESPRITO SANTO

RESUMO O presente trabalho realizado junto ao Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Esprito Santo buscou conhecer a existncia de casos de penalidades, tais como advertncias reservadas, censuras reservadas e censuras pblicas, aplicadas aos profissionais contbeis capixabas nos anos de 2006 e 2007, com intuito de analisar os itens do Cdigo de tica que foram feridos. Essa pesquisa foi realizada por meio de um questionrio contendo 05 perguntas a respeito das penalidades aplicadas pela fiscalizao do CRC-ES. Como resultado, observouse que a grande maioria das penalidades faz referncia a questes disciplinares, mas houve um considervel aumento das infraes ticas culminadas com a pena pecuniria (disciplinar). Com relao s penalidades relativas apenas a infraes ao Cdigo de tica, notou-se uma baixa representatividade em relao aos nmeros totais de condenaes, sendo a maioria penas disciplinares, concentradas em multas aplicadas pela fiscalizao do CRC-ES. Por fim, constatou-se que, alm da fiscalizao, o trabalho preventivo tem igual importncia nesse processo, mas preciso investir em campanhas educativas para o maior nmero possvel de profissionais, e futuros contabilistas, uma vez que muitos ainda no conhecem as penalidades s quais esto sujeitos os infratores. Palavras Chave: Contabilidade; tica; Cdigo de tica Profissional Contbil; Penalidades.

1. INTRODUO visvel o crescimento da quantidade de mecanismos e instrumentos que os diversos segmentos sociais vm criando para monitorar e exercer o controle sobre as aes das classes profissionais e organizaes pblicas e privadas, estimulando-as a buscar o bem-estar de todos os cidados brasileiros. Para reduzir os riscos de ocorrncias de atos antiticos, e ao mesmo tempo, divulgar os valores da classe contbil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) aprovou o Cdigo de tica Profissional do Contabilista (CEPC), pela Resoluo CFC n. 803/96, que contm os padres ticos importantes nas relaes entre a sociedade e a classe contbil. Segundo Alves (2005, p.08) A classe contbil precisa manter elevados padres ticos junto sociedade, como pr-requisito essencial para sua prpria sobrevivncia. Os profissionais de contabilidade devem, de forma majoritria, seguir e divulgar as diretrizes contidas no Cdigo de tica, para incio de uma mudana cultural da viso que os membros da sociedade tm a respeito do valor da classe contabilista. O contabilista que desvia seus trabalhos para interesses prprios ou da organizao para qual trabalha, fere os interesses da nao, podendo vir a ter o seu registro cassado pelos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).

Quando no so observados os itens constantes no Cdigo de tica, cabe ao Conselho Regional de Contabilidade aplicar as penalidades previstas no CEPC aos profissionais que no seguem condutas ticas. Diante do exposto, o presente trabalho busca estudar as seguintes questes de pesquisa: i) H registro de penalidades aplicadas pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Esprito Santo nos ltimos dois anos? ii) Quais os itens do Cdigo de tica foram feridos pelos profissionais penalizados? 2. CONCEITOS DE MORAL E TICA Este tpico aborda conceitos necessrios para a compreenso dos objetivos arrolados, tais como o diferencial entre moral e tica. Algumas das principais teorias que envolvem a conduta tica tambm sero contempladas no presente trabalho. Segundo Ferreira (1986, p. 231), tica "o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana susceptvel de qualificao do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente determinada sociedade, seja de modo absoluto. A conscincia moral o que faz o ser humano capaz de distinguir entre o que certo e o que errado, bom ou ruim. Com essa capacidade, todos ns avaliamos nossas aes, diante dos mais diversos cenrios aos quais estamos inseridos. Essa distino o que forma os valores, que se tornam o conjunto de deveres incorporados para cada tipo de cultura, expressa em atitudes comuns no dia-a-dia. Normalmente, os conceitos de moral e tica se assemelham, quando a questo em destaque a conduta, mas se diferenciam quando o enfoque torna-se a tica como cincia e moral considerada regra de conduta. Rosas (2008, p.1) cita a diferenciao entre tica e moral de vrios modos:
1. tica princpio, moral so aspectos de condutas especficas; 2. tica permanente, moral temporal; 3. tica universal, moral cultural; 4. tica regra, moral conduta da regra; 5. tica teoria, moral prtica.

De acordo com Aranha e Martins (1998, p.117):


tica a parte da filosofia que se ocupa com a reflexo sobre as noes e princpios que fundamentam a vida moral, enquanto a moral corresponde a um conjunto de regras de condutas assumidas pelos indivduos de um grupo social com a finalidade de organizar relaes interpessoais segundo os valores do bem e do mal.

Portanto, enquanto a tica se dedica ao estudo dos princpios morais que orientam os grupos humanos, a moral corresponde a um conjunto de regras assumidas pelos membros de um determinado grupo social. Inicialmente, deve-se ressaltar que os indivduos so motivados a serem ticos em funo da sua busca pelo bem e pela felicidade. Por isso, a discusso sobre tica s relevante para indivduos, e no para organizaes como todo. Alves (2005, p.19) faz as seguintes consideraes:
A tica surge para as empresas como um instrumento imposto pela sociedade para restringir as aes dos agentes econmicos a fim de que faam exatamente aquilo que eleve o bem-estar de todos os indivduos, mesmo que em detrimento dos interesses da corporao.

Sendo a tica inerente vida humana, sua importncia bastante evidenciada na vida profissional, porque cada profissional tem responsabilidades individuais e responsabilidades sociais, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. Homann (1997, p. 281) apresenta o seguinte entendimento sobre a importncia da moral para as empresas:
[...] a moral aparece no como motivao, mas como restrio. Ela deve se tornar vlida mediante regras que de modo neutro obriguem a todos no que tange concorrncia, porque ela pune severamente as realizaes normalmente motivadas, sejam pagamentos para obteno de futuras vantagens, ou realizaes que vo alm do esperado por parte de empresas individualmente consideradas.

2.1 TICA PROFISSIONAL Na sociedade atual, lamentavelmente, o sucesso econmico passou a ser a medida de todas as coisas. Apenas a riqueza e o poder contam e separam os vencedores dos excludos. As pessoas so na sua maioria materialistas e individualistas e, por isso, pouco responsveis e solidrias. Muitos membros de organizaes pensam que para a tica ocorrer dentro de uma empresa, basta distribuir folhetos contendo um cdigo que todos magicamente seguiro. Para exerc-la no contexto empresarial, mais do que palavras, necessrio ao. A premissa bsica para que isso acontea responder e agir em coerncia com a resposta seguinte pergunta: o que eu estou disposto a fazer para que este grupo seja mais feliz? Pessoas ticas so antes de qualquer coisa esperanosas, acreditam em utopia, sabem que o amanh poder ser melhor que o hoje, assumem as suas escolhas e as conseqncias perante o que fazem. So livres, e usam esta liberdade de maneira adequada, acreditam que tm inteligncia suficiente para escolherem bem, sabem que se deixarem de escolher, j estaro fazendo uma escolha. No responsabilizam outros por seus atos, no se deixam escravizar. Alves (2005) cita dois fatores principais que so moderadores no processo de tomada de deciso. Ao os fatores individuais e os fatores situacionais. Em relao aos fatores individuais, eles podem ser decorrentes do nascimento (sexo, idade, nacionalidade), assim como o desenvolvimento humano e do processo de socializao (personalidade, atitudes, valores, formao educacional e profissional, religio) que o indivduo traz para o processo de tomada de deciso. Um exemplo a conscincia, que est vinculada capacidade do indivduo de reconhecer em um determinado fato o seu sentido tico. Na seqncia de seu trabalho, Alves (2005) coloca mais uma varivel de fator individual: o desenvolvimento moral cognitivo. Ela est relacionada ao processo de desenvolvimento da conscincia moral do indivduo e profundamente associada alguns modelos de tomada de deciso analisados na tese. Pensar em tica pensar de forma, antes de tudo, reflexiva. no se sentar em cima de respostas prontas. Para viver eticamente em qualquer ambiente preciso primeiro mergulhar dentro de si mesmo, assumir as escolhas e lutar por um mundo melhor. Acreditar que a felicidade possvel, j que esse o objetivo maior da tica. do interesse das empresas agirem sempre de maneira tica. Todos os melhores funcionrios e fornecedores, as melhores fontes de financiamento tendero a preferir aquelas que costumam trat-los bem. E os clientes que tm critrio, que sabem escolher, dificilmente sero leais a um produto de menor qualidade, ou um servio que seja pouco eficiente. A tica

est diretamente relacionada com valores morais, com bem e mal, o que certo ou errado; no existe um cdigo de tica dos negcios, uma srie de normas especficas para as empresas. No faz parte da finalidade das empresas, na realidade, perseguir esses objetivos. 2.2 A TICA NA PROFISSO CONTBIL Os princpios fundamentais que regem o exerccio profissional do contabilista sintetizam os valores que, de acordo com o entendimento da classe, devem nortear a conduta profissional. De acordo com Casotti (2007, p. 25):
Tal como ocorreu nos Estados Unidos, pas em que foram adotadas medidas legais visando a monitorar a atividade contbil, no Brasil foi promulgado o Cdigo Civil. No h correlao entre as duas legislaes, a no ser a preocupao comum quanto aos danos que podem ser causados sociedade por prticas contbeis inadequadas.

De acordo com Fortes (2002, p.21):


Os contabilistas, como classe profissional, caracterizam-se pela natureza e homogeneidade do trabalho executado, pelo tipo e caractersticas do conhecimento, habilidades tcnicas e habilitao legal exigidos para o seu exerccio da atividade contbil. Portanto, os profissionais da contabilidade representam um grupo especfico com especializao no conhecimento da sua rea, sendo uma fora viva na sociedade, vinculada a uma grande responsabilidade econmica e social, sobretudo na mensurao, controle e gesto do patrimnio das pessoas e entidades.

A importncia do contador para os rumos que a organizao qual ele presta seus servios o que mais motiva a manuteno de elevado padro tico, pois de acordo com informaes geradas por ele, pode-se causar grandes danos econmicos e financeiros, prejudicando entidades e pessoas, por simples inobservncia dos efeitos de se desviar sua conduta, com a finalidade de obteno de benefcios ou vantagens prprias. Em seu artigo, Farenzena (2008, p.2) fala sobre escndalos empresariais:
Nesse ilusionismo financeiro encontramos diversas modificaes (nem sempre facilmente perceptveis): oramentos falsos, dvidas milionrias escondidas em contas de empresas associadas e no includas no balano, documentos falsificados, lucros fictcios e complexas pirmides de empresas offshore, umas vinculadas s outras de modo a tornar impossvel detectar a origem do dinheiro e a anlise das contas.

Todos devemos ser ticos tanto na vida profissional como familiar, entre outras relaes em sociedade. Que nada mais do que ser honesto, responsvel, proceder sempre de forma que se no puder ajudar no atrapalhe, vamos alm. Ser tico viver sempre com a conscincia tranqila. As aes feitas com tica sempre sero uma deciso pessoal. A escolha livre para todo indivduo. Uma vez que o profissional tenha despertado para as questes ticas, mais e mais elas tendem a ser consideradas nas decises. claro que sempre estamos sujeitos a deslizes e equvocos, mas importante lembrar que esse costuma ser um caminho sem volta. O profissional contbil tem que ter um comportamento tico-profissional inquestionvel, saber manter sigilo, ter conduta pessoal, dignidade e honra, competncia e serenidade para que proporcione ao usurio uma informao com segurana e confiabilidade que ele merece, so fatores condicionantes do seu sucesso.

2.3 A PROFISSO REGULAMENTADA Segundo Sanz (2008), a profisso regulamentada surgiu da necessidade de proteger bens e valores do homem. So as atividades cuja sociedade necessita de garantia que esto tratando com profissionais tecnicamente e cientificamente aptos para desenvolv-las. Conforme estabelece o Decreto-Lei n. 9295 de 27 de maio de 1946, existem duas categorias profissionais distintas, cada qual com suas peculiaridades: Tcnico em Contabilidade e Contador. 2.3.1 Tcnico em Contabilidade So profissionais com formao tcnica em contabilidade nvel mdio oriundos de certificado de concluso do segundo grau em instituies regulamentadas no Ministrio da Educao, ou seja, aptos a exercer a profisso, que devero registrar-se perante o Conselho Regional de Contabilidade, de forma a tornar autorizado a desenvolver as atividades de forma legal. No artigo 25 do Decreto-Lei n 9295 de 27 de maio de 1946 destaca-se as atribuies profissionais dos tcnicos em contabilidade. 2.3.2 Contador So profissionais com formao Superior em Cincias Contbeis, portadores do diploma de Bacharel em Cincias Contbeis em instituies regulamentadas no Ministrio da Educao, ou seja, aptos a exercer a profisso, que devero registrar-se perante o Conselho Regional de Contabilidade, de forma a tornar autorizado a desenvolver as atividades de forma legal. No artigo 3 da Resoluo CFC 560 de 28 de outubro de 1983 destaca-se as atribuies privativas do contador. Tais atribuies, quando desenvolvidas por tcnicos em contabilidade, so designadas como exerccio ilegal da profisso, passvel de aplicao de penalidades pelo rgo de classe. 2.3.3 Os Conselhos de Contabilidade De um modo geral os conselhos so autarquias criadas por Lei Federal, com atribuies especficas de registro e fiscalizao do exerccio profissional. Eram rgos vinculados ao Ministrio do Trabalho e integravam a administrao indireta da Unio. Atravs do Decreto-Lei nmero 9.295, de 27 de maio de 1946, foram criados o Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais de Contabilidade e definidas as atribuies do Contador e do Tcnico em Contabilidade. De acordo com o Decreto-Lei 9.295 de 27 de maio de 1946, algumas finalidades dos conselhos so: Efetuar registro dos Contabilistas e cadastrar sociedades que tenham como um dos seus objetivos, a explorao de servios contbeis; Fiscalizar o exerccio da profisso, impedindo e punindo as infraes; Cobrar as anuidades, taxas, emolumentos e multas, fixadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, as quais so devidas pelo registro da profisso. Funcionar como tribunal de tica.

2.3.4 A Importncia da Fiscalizao A atuao da fiscalizao do CRC/ES de grande importncia para a classe contbil, tendo em vista que, alm de orientados, os profissionais que no se adequarem s normas e Resolues do Conselho Federal de Contabilidade, sero penalizados, defendendo tambm os interesses da sociedade. Conforme CFC (2003, p. 21):
A fiscalizao do exerccio da profisso contbil exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermdio dos fiscais designados para esta tarefa e pelas pessoas especialmente cometidas dessas funes pela Presidncia.

O CFC por intermdio da ao fiscalizadora dos Regionais, visa atingir alguns objetivos tais como a valorizao da imagem da profisso contbil, bem como seus usurios, manter profissionais qualificados a disposio da sociedade, orientar os profissionais no que tange ao Sistema CFC/CRC, dentre outros. De acordo com Sanz (2008, p.3):
Os fiscais, por serem o representante legal que esto em contato direto com os profissionais em seus escritrios, procuram demonstrar a importncia do cumprimento das normas elaboradas pelo CFC e da valorizao do rgo de classe perante a sociedade.

Quando tais normas no so obedecidas, a fiscalizao deve tomar medidas rgidas de forma a garantir proteo classe contbil e sociedade. De acordo com Sanz (2008), em decorrncia da inobservncia das normas e Resolues do Conselho Federal de Contabilidade, o fiscal, seja atravs de diligncia in loco, anlise de publicaes ou denncia (ambos devidamente fundamentados), deve lavrar o auto de infrao. 2.3.5 O Cdigo de tica do Profissional Contabilista (CEPC) A perda de credibilidade dos profissionais de contabilidade no causa danos somente aos contadores. Afeta o funcionamento do prprio sistema capitalista, conforme demonstrado no artigo de Farenzena (2008). Para Alves (2005, p.26) [...] a Contabilidade tida como uma das instituies-chave que sustentam nosso sistema econmico.. nesse contexto que se insere o Cdigo de tica Profissional do Contabilista - CEPC, um instrumento til para guiar o indivduo quando se depara com dilemas ticos em seu ambiente profissional. O mesmo cdigo sinaliza que em caso de discordncia de aes dos profissionais com seu contedo, podero ser aplicadas sanes ao profissional. A resoluo 803/96 do CFC tem como objetivo [...] fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exerccio profissional. Nota-se que o objetivo do CFC vai ao encontro da conceituao exposta no presente trabalho. Cabe ressaltar que o CEPC no tem a sua funo restrita somente ao estabelecimento de deveres, obrigaes e sanes. Conforme afirma Arruda (2002, p. 26):
Ainda que o cumprimento da legislao aparea em primeiro plano, fica claro que o intuito agir conforme as normas e requisitos governamentais com base no respeito, e no na punio [...] predomina assim o carter construtivo do cdigo de tica.

Para Barichello e Dorneles (2007, p. 15):

[...] O profissional da rea contbil deve defender os princpios e valores ticos aplicveis a sua profisso, visando a boa imagem da mesma, uma vez que os usurios, a sociedade e os prprios colegas de profisso iro aprovar ou desaprovar a conduta destes profissionais.

Portanto, a divulgao do prprio CEPC pode implicar numa mudana de viso da sociedade a respeito do profissional contbil, tornando seu trabalho ainda mais valioso para o desenvolvimento do pas. Todo profissional contbil tem liberdade para exercer suas atividades, porm, quando seu trabalho pe os interesses de terceiros em risco, sua liberdade fica restringida, e a forma de conduzir o processo de produo de informaes fica delimitada pelo Cdigo de tica. O no cumprimento dessas limitaes est sujeito a penalidades previstas no prprio CEPC, como advertncia reservada, censura reservada e censura pblica. O CEPC est inserido em um conjunto de normas, que tem como objetivo estipular o comportamento esperado dos profissionais de contabilidade no exerccio da profisso. Esse Cdigo constitudo de cinco captulos, que prescrevem os deveres e as proibies, o valor dos servios profissionais, os deveres em relao aos colegas e classe, alm das penalidades impostas a quem descumpre as normas. Segundo Sanz (2008), o auto de infrao pode conter uma ou diversas infraes, onde dever observar os enquadramentos contidos no Manual de Fiscalizao, capitulando e tipificando, entretanto, cada infrao individualmente. 2.3.6 As Penalidades Segundo Sanz (2008, p. 13):
O CFC atravs dos Conselhos Regionais de Contabilidade, com o propsito de conscientizar permanentemente os profissionais da contabilidade quanto ao cumprimento dos deveres profissionais, e minimizar o nmero de autuaes emitidas pelo Regional, busca em primeira instncia, desenvolver uma Fiscalizao Preventiva aos profissionais nunca visitados.

Aps a orientao da Fiscalizao, os profissionais que vierem a desenvolver suas atividades em desacordo com as normas vigentes pelo CFC, quando alcanados pela Fiscalizao mediante diligncia externa ou denncias protocoladas no Regional, sem que ocorra regularizao do fato gerador ou comprovao da inexistncia do mesmo, dever ser penalizado. As penas variam conforme a tipo de infrao: Infraes Disciplinares tendo como base legal o Decreto-Lei 9295/46 c/c a Resoluo CFC 960/03, enquadram-se as seguintes penalidades: penalidade pecuniria multa no valor de 01 (uma) a 05 (cinco) vezes o valor da anuidade, ou suspenso do Exerccio Profissional de 90 (noventa) dias a 05 (cinco) anos. Infraes ticas tendo como base legal a Resoluo CFC 803/96 c/c a Resoluo CFC 960/03, enquadram-se as seguintes penalidades: Advertncia Reservada, Censura Reservada, Censura Pblica. Com o advento da Resoluo CFC 949/02, que a partir de sua revogao unificou os processos ticos e Disciplinares, em seu artigo 58 discriminado as penas previstas ao profissional da contabilidade que descumprir com seus deveres profissionais. Segundo Sanz (2008), os critrios para o agravamento das penas, variam de acordo com o tipo de reincidncia do autuado. Tratando-se de reincidncia especfica, observado os seguintes critrios para definio da pena [...]se a infrao tiver sido cometida em at 2 (dois) anos, a penalidade ser aumentada ao dobro da anterior; se a infrao tiver sido

cometida h mais de 2 (dois) e em at 5 (cinco) anos, a penalidade ser aumentada em 1/3 (um tero) da anterior.

3. ANLISE DOS DADOS Neste tpico foram organizadas as informaes repassadas pelo setor de fiscalizao do CRC-ES, conforme as respostas do questionrio que ser apresentado nesse trabalho, alm do artigo de Sanz (2008) sobre o Processo tico Disciplinar, estudo de caso no CRC-ES. 3.2 QUESTIONRIO As respostas do presente questionrio foram enviadas, via correio eletrnico, pelo setor de fiscalizao do CRC-ES, apuradas em maro de 2008. 3.2.1 Questo 1 H registro no CRC ES de penalidades aplicadas a profissionais contabilistas, nos anos de 2006 e 2007, por terem ferido o Cdigo de tica do profissional Contbil (CEPC)? Resposta do CRC-ES: Sim 3.2.2 Questo 2 Se no houver registro de penalizaes, h arquivo de abertura de processo por infrao ao CEPC? Quais as causas dos processos? Resposta do CRC-ES: Houve abertura de Processo tico, bem como, aplicao da Penalidade tica. 3.2.3 Questo 3 Quais as causas dos processos? Resposta do CRC-ES: No obedincia ao Cdigo de tica. 3.2.4 Questo 4 Qual a natureza dessas penalidades (advertncia reservada, censura reservada e censura pblica)? Resposta do CRC-ES: Processos Julgados em 2006 = 300; sendo, 152 condenaes; 148 arquivamentos; 134 multas; 07 multas e advertncias reservadas; 01 censura reservada; 0 (zero) censura pblica; e 01 suspenso. Processos Julgados em 2007 = 264; sendo, 135 condenaes; 129 arquivamentos; 116 multas; 16 multas e advertncia reservada; 01 advertncia reservada; 01 censura pblica; e 0 (zero) suspenso.

3.2.5 Questo 5 Quais artigos do CEPC foram feridos? Resposta do CRC-ES: Sem resposta. 3.2.6 Anlise das Respostas do Questionrio Observa-se pelas informaes cedidas pelo CRC-ES que o trabalho da fiscalizao intenso, e que existe um nmero considervel de casos em que o Cdigo de tica foi desrespeitado. H uma queda do nmero de processos julgados no ano de 2007 em relao a 2006, mais precisamente reduo de 36 casos, o que pode ser encarado como fato positivo, j que percebe-se uma ao constante do setor de fiscalizao do CRC-ES, no sentido de coibir a existncia de novos casos, aplicando-se penalidades. As condenaes caram 12% nos dois perodos, mas representam em 2006, 50,66% do total de processos julgados e, em 2007 esse percentual sobe para 51,11%. Em relao s multas, elas representam a maioria das condenaes nos dois anos, o que mostra maior nmero de penalidades a profissionais que cometem infraes disciplinares. Com relao s penalidades relativas apenas a infraes ao Cdigo de tica, que so: advertncia reservada, censura reservada e censura pblica, nota-se uma baixa representatividade em relao aos nmeros totais de condenaes, o que comprova o fato de haver maioria de casos disciplinares. Em relao resposta da questo 3, nota-se uma contradio, pois afirmado pelo setor de fiscalizao do CRC-ES que as causas dos processos foi a no obedincia ao Cdigo de tica, mas a resposta da questo seguinte permite observar que a maioria das penalidades fazem referncia a questes disciplinares. Uma informao relevante no informada foi sobre quais os artigos do Cdigo de tica que foram feridos, tornando o questionrio mais pobre em relao a um dos objetivos da pesquisa, que a identificao dos motivos que levaram a aplicao de penalidades. 3.3 PROCESSO TICO-DISCIPLINAR: ESTUDO DE CASO Para complementar o questionrio apresentado, sero comentados a seguir alguns dados citados por Sanz (2008) em seu artigo: Processo tico-Disciplinar: Um Estudo de Caso no CRC-ES, que teve maior abrangncia em relao ao perodo analisado, que foi de 2005 a 2007. A tabela 01 apresenta as atividades desenvolvidas pela fiscalizao do CRC-ES de 2005 a 2007.
Tabela 01 Atividades desenvolvidas pela Fiscalizao do CRC-ES ATIVIDADE DE FISCALIZAO DO CRC-ES 2005 2006 Visitas 2.403 3.028 Diligncias 9.227 12.439 Notificaes 488 1.572 Autos de Infrao 198 319 Fonte: (Sanz 2008, p. 7)

2007 2.949 12.502 1.812 421

Pode-se observar o aumento representativo de Notificaes e Autos de Infrao nos anos de 2006 e 2007, tendo como base os documentos instaurados no ano de 2005. De acordo com o Setor de Fiscalizao do CRC-ES, este aumento representativo de 61% e 112% aproximadamente em relao a 2005, para 2006 e 2007 respectivamente, originou-se pelo foco do trabalho desenvolvido pelos agentes fiscalizadores, que deixou de ser preventivo, tornando-se fiscalizao de averiguao, aos profissionais orientados anteriormente. De qualquer forma, os nmeros so alarmantes, pois a evoluo do quadro mostra aumento de casos de falta de conduta tica por parte de um nmero cada vez maior de profissionais contabilistas capixabas. A tabela 02 representa as infraes cometidas com maior incidncia no ano de 2005.
Tabela 02 Maiores Infraes cometidas em 2005 MAIORES OCORRNCIAS 2005 QUANT. Contabilista suspenso ou com o Registro baixado. 16 Inexecuo de servios contbeis obrigatrios. 14 Contabilista inadimplente com as anuidades. 41 Contabilista que explora atividade contbil sem realizar registro cadastral de 34 Escritrio Individual. Escritrio individual sem registro cadastral. 16 Escritrio inadimplente com o Regional. 11 Outros 84 TOTAL 216 Fonte: (Sanz 2008, p. 7) % 7% 6% 19% 16% 7% 5% 39% 100%

Podemos constatar que a maioria dos casos em 2005 so referentes inadimplncia com as anuidades do CRC-ES e a explorao da atividade contbil sem realizar registro cadastral de escritrio individual. A tabela 03 representa as infraes cometidas com maior incidncia no ano de 2006.
Tabela 03 Maiores Infraes cometidas em 2006 MAIORES OCORRNCIAS 2006 Deixar de apresentar prova de contratao de servios profissionais. Deixar de elaborar escriturao contbil. Contabilista que explora atividade contbil sem realizar registro cadastral de Escritrio Individual Contabilista que firma declarao comprobatria de percepo de rendimentos sem base em documentao Outros TOTAL Fonte: (Sanz 2008, p. 8) QUANT. 44 117 65 123 76 425 % 10% 28% 15% 29% 18% 100%

De acordo com dados da tabela, a maioria das ocorrncias se concentra em deixar de elaborar escriturao contbil e de contabilistas que firmam declarao comprobatria de percepo de rendimentos sem base em documentao. A tabela 04 representa as infraes cometidas com maior incidncia no ano de 2007.

Tabela 04 Maiores Infraes cometidas em 2007 MAIORES OCORRNCIAS 2007 Diplomado sem registro no CRC. Contabilista suspenso ou com registro profissional baixado. Contabilista que no cumpre prazo estabelecido por determinao do CRC. Contabilista inadimplente com as anuidades. Deixar de apresentar prova de contratao de servios profissionais. Deixar de elaborar escriturao contbil. Contabilista que explora atividade contbil sem realizar registro cadastral de Escritrio Individual Contabilista que explora atividade contbil em Escritrio Individual com registro cadastral baixado. Contabilista que firma declarao comprobatria de percepo de rendimentos sem base em documentao Outros TOTAL Fonte: (Sanz 2008, p. 9)

QUANT. 18 13 19 17 125 197 61 13 113 65 641

% 3% 2% 3% 3% 20% 31% 10% 2% 18% 10% 100%

Analisando a tabela, observa-se maiores ocorrncias de falta de elaborao da escriturao contbil e deixar de apresentar prova de contratao de servios profissionais. Fazendo um comparativo entre as maiores incidncias de infraes nos trs anos, temos uma espcie de rodzio da natureza das ocorrncias. Esse fato demonstra que, quando h a percepo do trabalho de fiscalizao por parte dos profissionais contabilistas, a tendncia diminuir a quantidade de infraes que tiveram penalidades aplicadas. Com o intuito de prevenir a ocorrncia de infraes, Sanz (2008) prope medidas que podem contribuir para o exerccio da profisso contbil de forma tica e disciplinada. Pode-se destacar as seguintes medidas propostas por Sanz (2008, p. 13):
O CRC, por intermdio do Setor de Fiscalizao, poderia desenvolver um trabalho de orientao em parceria com as faculdades do Estado, aos futuros profissionais da contabilidade, no que tange as prticas obrigatrias que atendam a legislao vigente, em consonncia com as exigncias do Conselho Federal de Contabilidade, atravs de palestras expositivas.

Com certeza o investimento em informaes para o futuro profissional deve ser um caminho para conscientizao em relao s questes ticas. A exemplificao de casos de aplicaes das penalidades em palestras expositivas pode ser uma boa tcnica nesse tipo de trabalho Outra medida proposta por Sanz (2008, p.13) a criao de um informe peridico jornal, revista para tratar de assuntos voltados a classe estudantil ligados a contabilidade, alm de divulgao das aes desenvolvidas pelo Regional. A informao uma poderosa ferramenta para a preveno de infraes. Criando-se veculos para tal, pode-se chegar a bons resultados.

4. CONCLUSO No incio da pesquisa, sugeriu-se identificar e analisar os casos de penalidades aplicadas aos profissionais contabilistas no Estado do Esprito Santo, pelo Conselho Regional de Contabilidade, com base em infraes que tenham ferido o Cdigo de tica do Profissional Contbil.

No decorrer do estudo, de acordo com as informaes enviadas pelo setor de fiscalizao do CRC-ES, e pelo estudo de caso elaborado por Sanz (2008), constatou-se que, a grande maioria das penalidades fazem referncia a questes disciplinares, mas que houve um considervel aumento das infraes ticas culminadas com a pena pecuniria (disciplinar). Outro registro importante foi a grande variao da natureza das penalidades aplicadas, que promove a constante mudana de foco para a fiscalizao do CRC-ES. Nota-se a grande importncia dos trabalhos do setor de fiscalizao, que objetiva a coibio de ocorrncias de infraes cometidas na classe contbil, bem como a valorizao da imagem da profisso contbil, seus usurios, manter profissionais qualificados a disposio da sociedade, orientar os profissionais no que tange ao Sistema CFC/CRC, dentre outros. Alm da fiscalizao, constatou-se que o trabalho preventivo tem igual importncia na manuteno de uma boa viso da sociedade em relao ao profissional contbil. Para isso, preciso investir em campanhas educativas, alm da divulgao da legislao vigente, como o prprio Cdigo de tica, para o maior nmero possvel de profissionais, e futuros contabilistas, uma vez que muitos ainda no conhecem as penalidades s quais esto sujeitos os infratores.

5. REFERNCIAS ALVES, Francisco Jos dos Santos. Adeso do contabilista ao cdigo de tica da sua profisso: um estudo emprico sobre percepes. Tese apresentada ao Departamento de Contabilidade da Universidade de So Paulo, 2005. ARANHA, Maria Lcia A.; MARTINS, Maria Helena. Temas de filosofia. 2. ed. So Paulo: Ed. Moderna. 1998. ARRUDA, Maria Ceclia Coutinho. Fundamentos de tica empresarial e econmica. 2.ed. So Paulo:Atlas 2003. BARICHELLO, Stefania Euugnia e DORNELLES, Joaquim Luiz Rodrigues. Cdigo de tica contbil no contexto da sociedade contempornea. Disponvel em < http://hera.ucs.br:8080/ucs/tplJovensPesquisadores/pesquisa/jovenspesquisadores/trabalhos_p df/humanas/stefania_barichelo.pdf> acessado em 12/11/2007. CASOTTI, Anderson Geraldo Zanotelli. tica profissional: um estudo sobre a importncia do cdigo de tica profissional para o contador do plo comercial da glria. Monografia apresentada ao Departamento de Cincias Contbeis da Universidade Federal do Esprito Santo, 2007. COIMBRA, Jos A. Aguiar. Fronteiras da tica. So Paulo: SENAC. 2002. COMISSO DE VALORES MOBILIRIOS CVM. Instruo CVM 308/1999. Disponvel em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/cvm308_1999.htm. Acesso em 10 jun. 2008. CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC. Cdigo de tica profissional do contabilista: Resoluo n. 803/96. Disponvel em: http://www.cfc.org.br. Acesso em 01 nov. 2007.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Manual de procedimentos processuais: sistema CFC/CRCs. Braslia: CFC, 2003. ______. Decreto Lei n. 9295 de 27 de maio de 1946. Disponvel http://www.cosif.com.br/mostra.asp?arquivo=dl9295. Acesso em 25 mar. 2008. em:

FARENZENA, Jos Antnio. tica na contabilidade: escndalos empresariais. Disponvel em:www.artigocientifico.com.br/pesquisadores/?mnu=2&mnu=5&id=7380. Acesso em 10 jun. 2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 2. ed. Revista e ampliada. FORTES. Jos Carlos. tica e responsabilidade profissional do contabilista. Fortaleza: Fortes, 2002. HOMANN, Karl. tica da economia. Vale dos Sinos: Editora Universidade do Vale dos Sinos, 1997. ______. Resoluo CFC n. 803, de 10 de outubro de 1996. Dispe o Cdigo de tica do profissional contabilista. Disponvel em <www.cfc.com.br> acesso em: 05 mai. 2008. ROSAS, Vanderlei de Barros. Afinal, o que tica? Disponvel http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei18.htm> Acesso em 05 mai. 2008. em:

SANZ, Rodrigo dos Santos. Processo tico-disciplinar: um estudo de caso no CRC-ES. Artigo apresentado no Frum dos Estudantes de Contabilidade do Esprito Santo 2008. VIEIRA, Maria das Graas. A tica profissional exercida pelos contadores. Disponvel em: http://www.classecontabil.com.br/trabalhos/390.doc. Acesso em 12 mai 2008.

Vous aimerez peut-être aussi