Vous êtes sur la page 1sur 3

Reitoria

despacho

RT-32/2005 (anexo I)

NORMAS DE FORMATAO DAS TESES DE MESTRADO E DE DOUTORAMENTO As teses de mestrado e de doutoramento, para todos os trabalhos desenvolvidos na Universidade do Minho, devem obedecer s normas definidas neste documento e ao Manual de Identidade Grfica para as Capas de Tese da Universidade do Minho (Anexo 2). 1. As capas, e respectivas contracapas, das teses de Mestrado devem ter fundo branco, possuindo o verso da capa e da contracapa a cor cinza (pantone Cool Gray 7). O lettering da capa e da lombada deve tambm ser cinza, no tipo de letra NewsGotT, e ter os tamanhos e formataes especificados no Manual. As capas, e respectivas contracapas, das teses de Doutoramento devem ter fundo cinza (pantone Cool Gray 7), possuindo o verso da capa e da contracapa a cor vermelha (pantone 1807). O lettering da capa e da lombada deve ser branco, no tipo de letra NewsGotT, e ter o tamanho e formataes especificados no Manual. Todas as capas devem ter a dimenso A4 e, de acordo com o Anexo 2, incluir: a. o logtipo da Escola/Instituto no mbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos. Este logtipo deve constar no topo da capa, ao centro da pgina. Integram o logtipo, para alm dos smbolos, o lettering identificativo da Universidade do Minho e da Escola/Instituto; b. nome completo do autor; c. o ttulo da tese; d. ms e ano de submisso da tese. As lombadas, de acordo com o Anexo 2, devem possuir: a. o logtipo em formato vertical, e sem o lettering, da Escola/Instituto no mbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos; b. nome do autor (no necessariamente completo); c. o ttulo da tese; d. a indicao UMinho e o ano de submisso da tese. Nas contracapas, no existe obrigatoriedade de constar qualquer informao podendo, no entanto, ser utilizadas para a introduo de outros elementos tais como logtipos ou os nomes de entidades que apoiaram ou financiaram os trabalhos (ex: Prodep, FCT, etc.). Estas indicaes devem, sempre que possvel, constar a uma nica cor (branco no caso do fundo cinza, cinza no caso do fundo branco) e no fundo da pgina (Anexo 2).

2.

3.

4.

5.

6.

Todas as teses devem possuir uma folha de rosto branca, tambm com lettering a cinza, tipo de letra NewsGotT, com os tamanhos e formataes especificados no Manual. Nesta folha, tambm exemplificada no Anexo 2, devem constar os seguintes elementos: a. o logtipo da Escola/Instituto no mbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos. Este logtipo deve constar no topo da folha, ao centro. Integram o logtipo, para alm dos smbolos, o lettering identificativo da Universidade do Minho e da Escola/Instituto; b. nome completo do autor; c. o ttulo da tese; d. o tipo de tese, de acordo com o grau acadmico que confere - Tese de Mestrado ouTese de Doutoramento); a rea e ramo do doutoramento (no caso das teses de doutoramento) ou a designao do mestrado (no caso das teses de mestrado); e. indicao Trabalho realizado sob a orientao do(a) Professor(a), seguida do nome do orientador; f. ms e ano de submisso da tese. No verso da folha de rosto, deve constar a declarao relativa s condies de reproduo da tese assinada pelo autor (Anexo 3). Na folha 2 da tese devem constar: a. os agradecimentos do autor, quando aplicvel; b. meno ao apoio financeiro, quando aplicvel; Na folha 3 da tese (folha dois se no houver lugar a agradecimentos ou referncia ao apoio financeiro) deve constar o ttulo e o resumo da tese. Este resumo no dever ter uma extenso superior a uma pgina, no caso das teses de mestrado, ou a duas pginas, no caso das teses de doutoramento.

7. 8.

9.

10. Na folha 4, ou 5, da tese deve constar o ttulo e resumo da tese numa lngua estrangeira de ampla divulgao. Este resumo no dever ter uma extenso superior a uma pgina, no caso das teses de mestrado, ou a duas pginas, no caso das teses de doutoramento. 11. Sempre que a tese seja redigida em lngua estrangeira, mediante autorizao expressa do Conselho Cientfico, obrigatrio incluir o ttulo e um resumo em portugus (folha 4 ou 5). 12. De seguida deve ser apresentado o ndice, ao qual se seguem as listas de abreviaturas e siglas, figuras, de smbolos, de ilustraes, de tabelas, etc., quando aplicvel. 13. Exceptuando a folha de rosto, que no deve ser numerada, mas deve ser contada, todas as pginas de texto devem ser numeradas da seguinte forma: a. as pginas iniciais ou preliminares - agradecimentos, resumos, ndice, etc.- devem ser numeradas em algarismos romanos minsculos; b. o corpo do texto e anexos devem ser numerados de forma contnua em algarismos rabes. 14. Recomenda-se ainda que o corpo do texto seja em frente e verso, que tenha uma dimenso de 12 para a letra do texto, e de 8 para a letra das notas de rodap. O espaamento entre linhas deve ser de 1,5. 15. A disponibilizao da tese para arquivo e acesso no RepositriUM (Repositrio Institucional da Universidade), atravs dos Servios de Documentao da Universidade do Minho, autorizada tambm atravs da declarao constante no Anexo 4, ps aprovao do jri. 16. A verso digital das teses e dissertaes deve obedecer s seguintes orientaes: a. Ser constituda por um nico ficheiro (se este for de dimenso igual ou inferior a 10 Mb), ou um nmero limitado de ficheiros (no caso de teses com dimenso superior a 10 Mb). No caso de teses e dissertaes constitudas por mais de um ficheiro recomenda-se a sua diviso em trs ou quatro ficheiros: Capa e pginas iniciais (Capa, folha de rosto, agradecimentos, resumos e ndice/sumrio); Corpo do Texto (o texto de tese ou dissertao); Bibliografia e Anexos (num nico ficheiro ou em dois ficheiros separados); b. Ser apresentada em formato PDF (componentes textuais). Podem ainda ser includos ficheiro(s) de imagem, udio ou multimdia, preferencialmente em formatos normalizados e no-proprietrios.

17. De modo a facilitar a concepo das capas, o Manual grfico para as Capas de Tese da Universidade do Minho disponibilizado na Intranet, mediante Login, na rea referente Identidade Grfica. Nesta rea so ainda disponibilizados outros elementos teis no mbito da preparao das capas de tese e das respectivas folhas de rosto, tais como os logtipos das vrias Escolas/Institutos ou o tipo de letra de utilizao obrigatria. 18. So tambm disponibilizados, na rea da Intranet dedicada ao Dossier de Imagem, ficheiros, em formato FH (freehand), com a matriz das capas, permitindo a edio/alterao directa do corpo do texto. So igualmente disponibilizados ficheiros com elementos grficos em que se incluem as capas para os CD`s de Teses de Mestrado e de Teses de Doutoramento, e as etiquetas para colagem nestes CD`s. Universidade do Minho, 14 de Junho de 2005. O Reitor A. Guimares Rodrigues

Vous aimerez peut-être aussi