Vous êtes sur la page 1sur 53

Universidade Lusada de Angola

Licenciatura em Informtica

Disciplina Arquitectura de Computadores

Docente: Eng: Estvo Arsnio Dos Santos

1- INTRODUO
A evoluo da informtica foi caracterizada pelo desenvolvimento de computadores com caractersticas as mais diversas, traduzidas pelos diferentes parmetros, cada vez mais conhecidos da maioria de usurios de computador: a CPU adotada, a capacidade de memria, a capacidade do disco rgido, a existncia de memria cache e outros menos conhecidos. A definio destes parmetros e a forma como os diversos componentes de um computador so organizados, define aquilo que conhecido por arquitectura de computador e vai determinar aspectos relacionados qualidade, ao desempenho e aplicao para a qual o computador vai ser orientado. Arquitetura de computadores a estrutura e a organizao dos hardwares e se refere ao funcionamento interno do computador, como est organizado e arranjado a parte no vista pelo usurio de computador. Objectivos de desenho Os objectivos mais comuns numa arquitectura de computador baseiam-se na relao entre os factores custo e prestao (ou seja, velocidade), apesar de outras consideraes, tais como dimenses, peso e consumo de energia, tambm serem um factor a ter em conta. Existem vrios modos de uso do termo, que podem ser usados referindo-se a: O desenho da arquitectura do CPU do computador, o seu conjunto de instrues, "addressing modes" e tcnicas, Arquitecturas de hardware mais generalizadas, tais como computao em conjunto e arquitecturas NUM (acesso no-uniforme memria). A utilizao menos formal do termo refere-se a uma descrio dos requisitos (especialmente requisitos de velocidades e interligao) ou implementao do design para as vrias partes de um computador, tais como memria, placa-me, perifricos electrnicos ou, mais frequentemente, CPU. A arquitectura frequentemente definida como o conjunto de atributos da mquina que um programador deve compreender para que consiga programar o computador especfico com sucesso, ou seja, para que consiga compreender o que o programa ir fazer aquando da sua execuo. Por exemplo, partes da arquitectura so as instrues e o raio de operadores manipulados por elas. De uma maneira semelhante, a frequncia em que o sistema opera no includa na arquitectura. Esta definio revela as duas principais consideraes dos arquitectos de computadores: (1) desenhar hardware que se comporta como o programador pensa que se ir comportar, (2) utilizar implementaes existentes de tecnologias (por exemplo, semicondutores) para construir o melhor computador possvel. A 2 considerao frequentemente referida Como a microarquitectura.

"Computador uma mquina que executa operaes matemticas e/ou lgicas em smbolos numricos, alfanumricos ou outras formas de informao, e produz resultados compreensveis pelo homem ou por outras mquinas." Contudo esta definio no suficientemente especfica e caracterizadora, pois nela pode ser englobado o homem ou uma simples mquina de tricotar. A definio seguinte apresenta outra caracterstica: as instrues.

1.1

Funcionamento bsico de um Computador

Execuo de sequncia de comandos; por razes de eficincia esses comandos devero estar j armazenados na memria rpida do computador, no formato codificado associado ao processador que o vai executar e usando o "alfabeto" do computador: a linguagem mquina. Execuo da linguagem mquina; passos que um processador faz sempre: Ir buscar uma instruo memria e actualizar o apontador para a prxima instruo; Descodificar a informao nela contida; Executar a operao especificada. "Computador um conjunto de dispositivos electrnicos capazes de aceitar dados e instrues, executar essas instrues para processar os dados, e apresentar os resultados. Assim, computador pode ser esquematicamente entendido como:

2- Constituio dos componentes e Funes


O que distingue um computador de uma outra mquina o conjunto de elementos que o constituem e a separao/ligao existente entre ambos. Basicamente um computador constitudo por dois tipos de elementos:

Software Hardware

O software a denominao para um conjunto vasto e diferenciado em funes de comandos ou instrues que definem o comportamento, actividades, a sua sequncia e os dados que intervenientes. Cada instruo composta por uma ou mais instrues bsicas de processamento de informao, como sejam operaes matemticas, lgicas, entrada/sada de informao. Estas instrues so executadas pelo hardware, e apenas as instrues por este "compreendidos" so executadas, da a forte ligao do software ao hardware. Por outro lado, como j foi referido, o software altervel e evolutivo, da a separao. Software Distinguem-se dois tipos principais de software:

Software de Sistema o elemento que faz a transio entre o hardware e as aplicaes. Este software no tem aplicao prtica, apenas fornece mecanismos de simplificao e generalizao do hardware s aplicaes. Atravs do software de sistema, a mquina (hardware) pode ser entendida pelo software de igual forma independentemente de equipamento utilizado ou pormenores de implementao. Distinguem-se dois tipos de software de sistema:

Sistema Operativo, responsvel pela grande parte das caractersticas do software de sistema. Driver's, responsvel pela simplificao da utilizao de componentes fsicos especficos. Fornece ao sistema operativo e ao software aplicacional, um conjunto fixo de formas de aceder s suas funcionalidades.

Software Aplicacional Corresponde s aplicaes que o utilizador pretende dar ao computador, e.g. processamento de texto, gesto de dados, entretenimento, etc..

Esquema bsico das principais camadas de software

Hardware

Processador Memria Sistema interno de comunicaes Sistemas de entrada e sada de dados

Os subsistemas tradicionais de um computador

2.1 Estrutura e funes da CPU de Processamento


O processador (ou CPU) uma das partes principais do hardware do computador e responsvel pelos clculos, execuo de tarefas e processamento de dados. A velocidade com que o computador executa as tarefas ou processa dados est diretamente ligada velocidade do processador. As primeiras CPUs eram constitudas de vrios componentes separados, mas desde meados da dcada de 1970 as CPUs vm sendo manufacturadas em um nico circuito integrado, sendo ento chamadas microprocessadores Denominado Unidade Central de Processamento.

Unidade porque um nico componente (chip); Central porque a unidade principal e fundamental de todo o sistema; de Processamento porque neste elemento que se realiza o processamento.

Os principais blocos que constituem um processador podem ser identificados como sendo: Conjunto de registos para armazenar temporariamente a informao que vem da memria ou os valores de variveis (da aplicao ou de gesto do sistema); Unidades funcionais (aritmticas, lgicas, de vrgula flutuante,...) para operar sobre as variveis; Unidade de controlo, que emite a sequncia de sinais adequados ao funcionamento do processador e para actuao noutros componentes do computador. A unidade de controlo tambm designada na literatura anglo-saxnica por control path, enquanto que o bloco que processa directamente a informao - e que constitudo pelos registos e unidades funcionais - normalmente designado por data path. O processador de todos o mais complexo e decisivo para o bom funcionamento do computador. aqui que a informao manipulada, as instrues e comandos do programa so executados, pela ordem correcta, e todos os outros sistemas so controlados e mantidos em sintonia. O denominao correcta Unidade Central de Processamento (em ingls CPU-Central Process Unit). No entanto os termos processador e microprocessador ( P) so vulgarmente usados para referir o mesmo elemento. O que agora se chama de microprocessador, surgiu pela primeira vez em 1971, e teve como caracterstica principal o facto de ter integrado numa nica pea (chip) vrios componentes que at ento surgiam em separados, facilitando assim a implementao, as comunicaes, diminuindo o tamanho, o consumo de energia e o preo. A empresa que desenvolveu era a ento pouco conhecida Intel, e o processador o 4004.

Basicamente, um Processador tradicional contm muitas das caractersticas que os anteriores sistemas de processamento continham, mas que para alm de estarem compactados num nico chip foram sendo desenvolvidos e aperfeioados. O CPU o elemento central de coordenao e de processamento de todo o sistema, dito o computador. O CPU, recebe instrues (as aplicaes, ou software) de manipulao dos dados. Dessa manipulao (processamento) so gerados novos dados, os resultados.

Definies: Microcomputador Computador pequeno que pode ser colocado em cima de uma mesa. Microprocessador um pequeno CHIP que pode ser chamado Crebro do Microcomputador, pois ele que executa os programas, faz os clculos e toma as decises, de acordo com as instrues armazenadas na memria. Placa Me (MotherBoard) Principal Placa do Micro, nela que esto conectados: o microprocessador, HD, drives, etc. Hard Disk (HD) Principal meio de armazenamento de dados do micro, nele que fica guardado as informaes do usurio. Principais Operaes O Microcomputador fica a maior parte do tempo realizando trs operaes: ENTRADA PROCESSAMENTO SADA 2.2 Estrutura Interna de um PC Os principais blocos funcionais que se podem encontrar num computador podem ser agrupados em apenas 3: a entidade que processa a informao, a entidade que armazena a informao que est a ser processada, e as unidades que estabelecem a ligao deste par de entidades (processador-memria) com o exterior. Mais concretamente, os blocos so: Processador(es), incluindo uma ou mais Unidades Centrais de Processamento CPU (j referida anteriormente), e eventualmente processadores auxiliares ou co-processadores para execuo de funes matemticas, grficas, de comunicaes, ... Memria principal, onde armazenada toda a informao que o CPU vai necessitar de manusear; encontra-se organizada em clulas que podem ser directa e individualmente endereadas pelo CPU (ou por outro componente que tambm possa aceder directamente memria); cada clula tem normalmente 8 bits de dimenso (todos os processadores disponveis comercialmente lidam com esta dimenso de clula);

2.3 Nveis de abstraco num computador


Na utilizao de um computador possvel identificar vrios nveis de abstraco, sendo os mais relevantes, no mbito desta disciplina:

Nvel da linguagem mquina (em binrio): instrues e variveis totalmente codificadas em binrio, sendo a codificao das instrues sempre associada a um dado processador; a sua utilizao pouco adequada para seres humanos; Nvel da linguagem assembly (traduo literal do ingls: "de montagem"): equivalente ao nvel anterior, mas em vez da notao puramente binria, a linguagem usa mnemnicas para especificar as operaes pretendidas, bem como os valores ou localizaes dos operandos; embora este nvel seja melhor manuseado por seres

humanos, ele ainda inteiramente dependente do conjunto de instrues dum dado processador, isto , no porttil entre processadores de famlias diferentes, e as estruturas que manipula, quer de controlo, quer de dados, so de muito baixo nvel; Nvel das linguagens HLL (High Level Languages, como o Java, C, Pascal, FORTRAN, ...): linguagens mais poderosas e mais prximas dos seres humanos, que permitem a construo de programas para execuo eficiente em qualquer processador .

2.4 Tradutores ou conversores de nveis


Dado que o processador apenas "entende" os comandos em linguagem mquina, necessrio converter os programas escritos em linguagens dos nveis de abstraco superiores para nveis mais baixos, at eventualmente se chegar linguagem mquina. Estes tradutores ou conversores de nveis so normalmente designados por:

Assemblers : programas que traduzem os textos escritos em assembly language para linguagem mquina, onde cada comando compreendido pelo processador se encontra codificado em binrio de acordo com um formato definido pelo fabricante do processador.

Existe ainda outro mecanismo que permitem executar programas escritos em HLL sem usar a compilao: a interpretao. Com um interpretador, as instrues de HLL so analisadas uma a uma, e o interpretador para cada instruo em HLL, gera o cdigo correspondente em linguagem mquina e executa de imediato esse cdigo, sem o guardar. No h propriamente uma traduo de um programa noutro, mas sim a anlise dum programa seguida de gerao e execuo do cdigo mquina associado. Posteriormente se ver ainda que podero existir outros nveis de abstraco num computador.

Compiladores: programas que traduzem os programas escritos em HLL para um nvel de abstraco inferior; a maioria dos compiladores existentes incluem j os dois passos da traduo para linguagem mquina, isto , traduzem de HLL directamente para linguagem mquina binria, sem necessitarem de um assembler.

A interpretao: as instrues de HLL so analisadas uma a uma, e o interpretador para cada instruo em HLL, gera o cdigo correspondente em linguagem mquina e executa de imediato esse cdigo, sem o guardar. No h propriamente uma traduo de um programa noutro, mas sim a anlise dum programa seguida de gerao e execuo do cdigo mquina associado. Dispositivos de Entrada/Sada (I/O) e respectivos controladores, incluindo:

Dispositivos que fazem interface com o ser humano: monitor, teclado, rato, impressora, colunas de som. Dispositivos que armazenam grandes quantidades de informao, tambm designados por memria secundria: disco, banda magntica, CD-ROM.

Dispositivos de interface para comunicao com outros equipamentos: interfaces vdeo, placas de rede local, modems, interface RDIS. Dispositivos internos auxiliares, como um temporizador, um controlador de interrupes, um controlador de acessos directos memria (DMA). Indispensvel ainda num computador o sistema de interligao dos diversos componentes nele presentes, que genericamente se designa por barramento (bus); este barramento constitudo por um elevado nmero de ligaes fsicas, podendo estar agrupados de forma hierrquica. As principais categorias de barramentos so normalmente designadas por: Arquitectura do Computador usa-se na descrio ou especificao das competncias dos diversos componentes do computador, a forma como se interligam, comunicam e se coordenam os diversos recursos.

Barramento (em ingls bus) um componente da arquitectura do computador, atravs do qual se realizam as comunicaes dentro do sistema. Barramento de dados, que tm por funo transportar a informao (cdigos dos programas e dados) entre os blocos funcionais dum computador; quanto maior a sua "largura", maior o nmero de bits que possvel transportar em simultneo. Barramento de endereos, que tm por funo transportar a identificao/localizao ("endereo") dos stios onde se pretende ler ou escrever dados (por ex., o endereo de uma clula de memria ou de um registo de estado de um controlador). Barramento de controlo, que agrupa todo o conjunto de sinais elctricos de controlo do sistema, necessrios ao bom funcionamento do computador como um todo (por ex., sinais para indicar que a informao que circula no barramento de dados para ser escrita e no lida da clula de memria cuja localizao segue no barramento de endereos).

Arquitectura e Barramento so portanto dois termos que identificam elementos distintos, mas que nos ltimos tempos, com a chegada da informtica a um cada vez maior nmero de leigos se foram deturpando e hoje em dia vulgar ouvi-los como sendo a mesma coisa. Existem dois problemas fundamentais associados a estes dois elementos:

Desempenho. O barramento uma factor de atraso do sistema em geral e do CPU em particular; Normalizao, pois deve ser possvel o desenvolvimento e actualizao de componentes por diferentes construtores.

- Dispositivos externos comuns em computadores pessoais

2.5 Intruduo Unidade de Controle


Os componentes fundamentais do Processador so os seguintes:

Unidade de Controlo (UC) Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) Registos Sistema de comunicaes.

- Esquema elementar de um P

Unidade de Controlo A Unidade de Controlo (UC) A unidade de controle a unidade do processador que armazena a posio de memria que contm a instruo corrente que o computador est executando, informando ULA qual operao a executar, buscando a informao (da memria) que a ULA precisa para execut-la e transferindo o resultado de volta para o local apropriado da memria. Feito isto, a unidade de controle vai para a prxima instruo (tipicamente localizada na prxima posio da memria, a menos que a instruo seja uma instruo de desvio informando que a prxima instruo est em outra posio. Unidade Lgica e Aritmtica A Unidade Lgica e Aritmtica A unidade lgica e aritmtica (ULA) a unidade central do processador, que realmente executa as operaes aritmticas e lgicas entre dois nmeros. Seus parmetros incluem, alm dos nmeros operandos, um resultado, um comando da unidade de controle, e o estado do comando aps a operao. O conjunto de operaes aritmticas de uma ULA pode ser limitado a adio e subtrao, mas tambm pode incluir multiplicao, diviso, funes trigonomtricas e razes quadradas. Algumas podem operar somente com nmeros inteiros, enquanto outras suportam o uso de ponto flutuante para representar nmeros reais (apesar de possurem preciso limitada). Registos Os Registos so clulas de memria, em nmero inconstante mas bastante limitado, e com capacidade normal de 8, 16, 32 ou 64 bits cada (consoante se trate de microprocessadores ditos a 8, 16, 32 ou 64 bits), embora no mesmo processador seja comum existirem registos com vrios destes tamanhos. Sistema de Comunicaes Para que todos estes subsistemas funcionem necessrio que haja comunicao entre eles. Para isso, existe um sistema de comunicaes interno, composto nomeadamente por barramentos, que os interliga. O largura (em bits) destes barramentos funo da capacidade da UC, dos Registos e da ALU. Apenas necessrio existir um bus de dados com a capacidade mxima igual menor dos componentes que interliga, no entanto, por vezes o barramento de dados tem maior capacidade que esses outros componentes. Em outras Categorias tambem e disignados da seguinte maneira: Estrutura do processador Os principais blocos que constituem um processador podem ser identificados como sendo:

Conjunto de registos para armazenar temporariamente a informao que vem da memria ou os valores de variveis (da aplicao ou de gesto do sistema) Unidades funcionais (aritmticas, lgicas, de vrgula flutuante,...) para operar sobre as variveis Unidade de controlo, que emite a sequncia de sinais adequados ao funcionamento do processador e para actuao noutros componentes do computador

A unidade de controlo tambm designada na literatura anglo-saxnica por control path, enquanto que o bloco que processa directamente a informao - e que constitudo pelos registos e unidades funcionais - normalmente designado por data Com o evoluir da tcnica e da necessidade crescente de mais capacidade de clculo, mais memria, etc., foram sendo introduzidos novos componentes e unidades, que esto lentamente a tornar-se standards. o caso da memria cache interna, de co-processador (unidade de vrgula flutuante), pipelines, etc.. Arquitectura do Computador Quando nos referimos aos termos chip set ou motherboard estamo-nos a referir especificamente arquitectura do computador. No entanto: A utilizao do termo chip set correcto na medida em que se refere a um conjunto de componentes micro-electrnicos que definem as caractersticas gerais do computador (competncias, organizao, coordenao, etc.). Diz-se por exemplo, que um "computador tem chip set Intel Trintron II". O uso do termo motherboard (placa me) errado, pois est relacionado com o suporte fsico de grande parte dos componentes do computador, como CPU, memria, chip set, barramento, slots de expanso, BIOS, etc.. Ou seja, o chip set apenas um dos componentes colocados na motherboard. No entanto, a motherboard construida com determinado chip set, da abusivamente dizer-se por exemplo que "se trata duma motherboard Intel Trintron II". Os computadores so organizados em mdulos que interagem entre si, de modo que cada dispositivo tenha uma finalidade especfica rigorosamente definida por diversos padres, os quais iro determinar as caractersticas mecnicas, eltricas e eletrnicas destes circuitos. Estes padres asseguram que esta interao seja possvel, proporcionando portabilidade expansibilidade e conectividade aos computadores. Esses mdulos so conectados atravs de placas, cabos ou trilhas de circuito impresso quando esto na mesma placa. Na pgina seguinte possvel observar uma placa-me, que a placa principal do computador, onde grande parte dos mdulos so conectados. Placa-me Nos computadores compatveis com o padro IBM PC, a placa-me tem um papel muito importante para o funcionamento do computador. Isso se deve porque nela esto contidos o processador, a memria, os conectores de expanso e os circuitos de apoio.

-Imagem duma motherboard e seus constituintes

Slots de Expanso do Barramento


Slots so conectores plsticos que possibilitam o encaixe de outras placas na placa-me. atravs do slot que uma placa ligada ao barramento da placa-me. Como esses slots so uma extenso do barramento e existem vrios padres de barramentos, h slots especficos para cada padro. Existem slots para os padres: Pc-XT, ISA, MCA, EISA, VLB, PCI. Mas h slots de um padro que permite a conexo de uma placa que seja de outro padro, que nesses casos o padro do barramento foi apenas uma extenso do anterior. Como exemplo, h o slot ISA, que permite a conexo de uma placa ISA ou Pc-XT, em um slot ISA, assim como um slot EISA pode conectar uma placa EISA ou ISA. J no slot VLB possvel conectar uma placa VLB ou ISA ou Pc-XT. H padres de barramento que apenas as placas especificadas para eles que podem ser conectadas aos slots. Como exemplo temos os slots MCA e PCI, que s permitem a conexo de placas MCA e PCI respectivamente. Na figura a seguir h em destaque por elpses quatro slots, sendo que os dois de cima so de um padro e os de baixo so de outro padro.

Slots de Conexo da Memria Principal Esses slots possibilitam a conexo da memria principal(DRAM) placa-me. Atualmente existem trs tipos de slots, que esto associados ao tamanho dos mdulos de memria. H slots de 30 pinos, 72 pinos, 168 pinos, e para cada tamanho de slot existe um mdulo de memria com o mesmo nmero de pinos. Em um slot de 30 pinos, 72 pinos, 168 pinos s possvel conectar mdulos de memria de 30, 72, 168 pinos respectivamente. Na foto aseguir, o maior slot o de 168 pinos e o menor o de 72 pinos.

Socket de Conexo da Memria Cache on Board


Este socket permite que seja conectado placa-me um C.I. (Circuito Integrado) de memria cache on board.

Nas placas-me mais modernas, as memrias cache vm soldadas diretamente na mesma, conforme a foto a seguir:

Slot de Conexo da Memria Cache Pipeline Este slot dedicado conexo de um tipo especial de memria cache, que a cache pipeline. Nela, os chips so fixos em uma pequena placa de circuito impresso.

Socket do Processador Este socket destinado conexo do processador (CPU) na placa-me. O mesmo tem sofrido constantes modificaes devido s alteraes de pinagens e formatos dos processadores. Atualmente, os mais adotados so: ZIF 7, ZIF super 7, ZIF 370 e Slot1.

Zero Insertion Force 7

Zero Insertion Force Super 7

Zero Insertion Force 370

Slot1

Barramento do IBM-PC Barramento o meio fsico em forma de trilhas de circuito impresso que interligam os dispositivos do computador, possibilitando a troca de dados entre eles.

O barramento de um computador composto por um conjunto de trilhas paralelas fixas na placa de circuito impresso, que so encontradas em placas de expanso, na placa-me, na memria principal, enfim, em qualquer dispositivo cuja comunicao se estabelea diretamente pelo barramento. Existem barramentos internos e externos. O primeiro encontrado no interior de um dispositivo, como por exemplo, em um processador. J o externo um meio fsico comum, em que vrios dispositivos acessam, estando externo a todos, como por exemplo o barramento da placa-me. O barramento do PC subdividido em trs tipos de barramento independentes, que operam em conjunto para realizar operaes de entrada e sada. Barramento de dados:Nas trilhas de circuito impresso, que compem este barramento, s trafegam dados, isto , neste barramento s h dados indo de um dispositivo para outro. Barramento de endereo:Nestas trilhas trafegam os endereos dos dispositivos, aos quais os dados sero enviados. O barramento de endereo informa qual ser o destino dos dados a serem colocados no barramento de dados. Barramento de controle:Nestas trilhas h apenas o trfego de sinais que informaro qual o tipo de operao a ser realizada (leitura ou escrita) no dispositivo. Circuito de Clock Na maioria dos dispositivos computacionais, podem ser encontrados, em seus circuitos, cristais de clock que so componentes eletrnicos, que geram pulsos eltricos com formato de onda quadrada em uma determinada freqncia. Por serem constitudos de cristal de quartzo, a freqncia muito precisa, sendo utilizada para determinar o ritmo de funcionamento dos dispositivos e possibilitar a sincronizao entre os mesmos. Este circuito encontrado em placasme, placas de vdeo, placas controladoras, HD e etc.

Circuto de Clock

A arquitectura de computador tem 3 objectivos fundamentais:

1-Coordenao

O princpio fundamental de coordenao dentro do sistema so os pedidos de interrupes (interrupt request-IRQ). Quando determinado dispositivo necessitava de participar no

processamento emite um pedido ao CPU (IRQ). Este por sua vez, reconhecendo o pedido (cada dispositivo emite um IRQ nico no sistema), pra por momentos as suas tarefas e inicia o processamento das tarefas requeridas pelo perifrico. Todos os dispositivos funcionam baseados neste princpio, pelo que se considera o CPU o coordenador geral entre os componentes do sistema. Como o CPU o nico coordenador das transaces no sistema no ocorrem conflitos.

2- Comunicao

As comunicaes so realizadas atravs do barramento (em ingls, bus). Alm de coordenar as actividades dos dispositivos, o CPU responsvel pela cpia de dados da memria para o perifrico e do perifrico para a memria.

3- Expanso

O computador deve ter possibilidade de evoluo ao longo do tempo. Ou seja, o sistema deve prevr o acrcimo de novos componentes. Estes devem interligar-se de forma simples e normalizada, para que as alteraes no resto do sistema sejam nulas ou mnimas. O funcionamento genrico duma arquitectura apresenta um conjunto de interfaces fsicas (slots), que permite que outros dispositivos sejam acrescentados ao sistema. Como esses novos componentes se interligam com o resto do sistema atravs dos mecanismos de interrupo, a sua implementao muito simples e normalizada, o que provoca o aparecimento de dispositivos externos variados e para os mais diversos propsitos. Vectores evolutivos No entanto, a tecnologia agora descrita bastante limitada, pelo que ao longo dos anos foram surgindo evolues. As evolues verificadas surgiram fundamentalmente em trs vectores:

Prioridades

Todos os dispositivos so tratados com a mesma importncia, o que nem sempre aconselhvel ou desejvel. Com o evoluir da tecnologia, o desempenho que era suficiente, passou a ser verdadeiramente limitativo. Continuam a existir dispositivos que necessitam do mesmo desempenho, mas outros (e.g. interface de vdeo com o surgimento das interfaces grficas) exigem novas capacidades. Assim, no faz sentido que todos os dispositivos sejam tratados e tenham a mesma importncia perante o sistema. Esta caracterstica tem sido expandida atravs da evoluo no barramento.

Desempenho

Observe-se:

O CPU, enquanto dedicado a tarefas de coordenao e comunicao no se dedica ao processamento efectivo da informao, o que faz com que a desempenho geral do sistema diminua consideravelmente. Com a evoluo tecnolgica dos processadores, a capacidade de transmisso do barramento passou a limitar a velocidade do processador. Como o CPU o responsvel pela transmisso gasta mui tempo nestas tarefas.

Torna-se portanto necessrio que os dispositivos sejam responsveis pelas suas prprias actividades no sistema, de forma a libertarem o CPU dessas tarefas. Esta caracterstica tem sido expandida atravs da evoluo no barramento.

Integrao

Cada dispositivo externo tem uma interface independente do resto do sistema, o qual obedece a regras de interligao j definidas. Com a evoluo, determinados dispositivos externos passaram a ser comuns em muitos computadores (teclado, portas srie/paralela, discos magnticos, etc.) portanto razovel que o chip set permita e disponibilize de origem, interfaces e controladores para esses dispositivos. Esta metodologia, permite o balanceamento e optimizao geral do sistema, o que seria dificl de conseguir se os dispositivos fossem integrados a postriori. Apesar de por vezes a integrao ser sinnimo de limitaes na expanso, neste caso no se verifica, pois praticamente todos os controladores podem ser "desligados" para que outros executem as suas tarefas.

Elementos Internos Avanados do Processador

Co-processador Aritmtico um pequeno processador destinado apenas execuo de clculos complexos, principalmente os de ponto flutuante (casas decimais). Com isso, o processador pode direcionar estes clculos para o co-processador aritmtico e voltar a executar outros cdigos que no dependam do resultado da execuo do que foi destinado ao coprocessador. Conseqentemente, os dois processadores trabalham em paralelo, o que eleva a performance do sistema, principalmente em aplicaes grficas.

Dos vrios elementos que compem o sistema de memria, distinguem-se dois grandes grupos:

Memria Primria, implementada em circuitos elctricos; Memria Secundria, implementada em suporte magntico, ptico ou magneto-ptico. Esta expresso vulgarmente substituda pelo termo armazenamento.

Embora a memria secundria seja estudada posteriormente, importa distinguir desde j estes dois grupos:
Velocidade Capacidade Persistncia Expanso Espao Preo Primria Secundria Alta Baixa Pequena Grande Voltil "Eterna" Dficil Grande Alto

Simples Pequeno Baixo

Principais diferenas entre memria primria e secundria

3-Memria Interna e Externa


Uma caracterstica importante que estas mquinas tm sem dvida a capacidade de armazenamento de informao, ou seja a memria. A memria armazena dados para processamento, os dados intermdios do processamento, resultados finais, ou mesmo o prprio programa que define o processamento. Podemos distinguir dois tipos de memria: a memria principal e a memria secundria. A memria primria , genericamente, memria com tempos de acessos muito pequenos mas que necessita de alimentao elctrica constante para manter a informao. A memria secundria, ao contrrio da primeira, tem tempos de acesso consideravelmente maiores, mas a sua permanncia no suporte (dispositivo) no depende de alimentao elctrica. Memrias Funo Bsica: Armazenar informaes que so, foram ou sero utilizadas; Operaes Bsicas Escrita ou gravao (Write); Recuperar (Retrieve) ou Leitura (Read); Principais Caractersticas: So identificadas atraves de endereos (Adress); Existem diversos tipos, com velocidade e capacidade de armazenamento diferentes. Alguns conceitos: Tempo de Acesso (velocidade);Tempo gasto desde o instante em que foi iniciada a operao de acesso (CPU passa o endereo) at que a informao requerida tenha sido totalmente transferida. Capacidade a quantidade de informao que pode ser armazenada em uma memria.

Em informtica, memria so todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Podemos distinguir os vrios tipos de memrias:

Memria principal: tambm chamada de memria real, so memrias que o processador pode enderear directamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento; esta informao pode ser, por exemplo, os programas em execuo. Nesta categoria insere-se a memria RAM (voltil), memria ROM (no voltil), registradores e memrias cache.

Volatilidade: No Voltil aquela que retm a informao armazenada quando a energia eltrica desligada. Voltil aquela que perde a informao armazenada quando a energia eltrica desligada.

Memrias Hierarquia

Memria secundria: memrias que no podem ser endereadas directamente, a informao precisa ser carregada em memria principal antes de poder ser tratada pelo processador. No so estritamente necessrias para a operao do computador. So geralmente no-volteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rgidos, CDs, DVDs e disquetes.

s vezes faz-se uma diferena entre memria secundria e memria terciria. A memria secundria no necessita de operaes de montagem (insero de uma mdia ou mdia em um dispositivo de leitura/gravao) para acessar os dados, como discos rgidos; a memria terciria depende das operaes de montagem, como discos pticos e fitas magnticas, entre outros. Sistema Interno de Comunicaes O sistema interno de comunicaes de fundamental importncia, pois permite que os diversos subsistemas comuniquem e transfiram informao entre eles. A este sistema, normalmente chamado de barramento de dados ou bus especfico e confunde-se com a arquitectura do computador. Duma boa comunicao entre os diversos componentes do computador, depende o bom desempenho geral, sendo portanto um factor decisivo no sistema. Memria Cache Interna (L1 Level 1) uma pequena memria que opera na mesma freqncia de operao do processador e com baixssimo atraso de propagao, incrementando a performance do processador. A Memria um dispositivo que permite ao computador armazenar dados por certo tempo. Atualmente o termo geralmente usado para definir as memrias volteis, como a RAM, mas seu conceito primordial tambm aborda memrias no volteis, como o disco rgido. Parte da memria do computador feita no prprio processador; o resto diludo em componentes como a memria RAM, memria cache, disco rgido e leitores de mdias removveis, como disquete, CD e DVD. Nos computadores modernos, cada posio da memria configurado para armazenar grupos de 8 bits (chamado de um byte). Cada byte consegue representar 256 nmeros diferentes; de 0 a 255 ou de -128 a +127. Para armazenar nmeros maiores pode-se usar diversos bytes consecutivos (geralmente dois, quatro ou oito). Quando nmeros negativos so armazenados, utilizada a notao de complemento para dois. A memria do computador normalmente dividida entre primria e secundria, sendo possvel tambm falar de uma memria "terciria". Memria principal Funo nela que os programas(e seus dados) ficam armazenados enquanto a CPU est os processando; Principais Caractersticas Mais barata e menos rpida que a memria cache; So volteis;

Normalmente medidas em MegaBytes (MB); Essencial para o funcionamento de um microcomputador; So divididas em dois tipos: RAM (Random acess memory) Permitem Leitura e Escrita; ROM (Read only memory) Permitem apenas Leitura. Memria secundria Funo Armazenar toda a estrutura de dados e programas do usurios; Principais Caractersticas Mais barata e menos rpida que a memria principal; no volteis; normalmente medidas em GigaBytes (GB); grande capacidade de armazenamento; Exemplos Hard Disk, DVD, CD-ROM, Disquete, Fitas magnticas, etc. Memrias volteis Memrias volteis so as que requerem energia para manter a informao armazenada. So fabricadas com base em duas tecnologias: dinmica e esttica.

Memria SRAM de 64MB Memria dinmica

A memria dinmica a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e so aquelas que foram popularizadas como memrias RAM. Este atributo vem do nome ingls Randomic Acess Memory (memria de acesso aleatrio), que significa que os dados nela armazenados podem ser acessados a partir de qualquer endereo. As memrias RAM se contrapem com as de acesso seqencial, que exigem que qualquer acesso seja feito a iniciar pelo primeiro endereo e, seqencialmente, vai pulando de um em um at atingir o objetivo. Na realidade, existem outras memrias de acesso aleatrio nos computadores, inclusive no volteis, portanto, importante ter o conhecimento de que o nome RAM apenas uma popularizao do nome da memria principal dos computadores, utilizada para armazenar os programas e dados no momento da execuo. O nome dinmica referente tecnologia utilizada para armazenar programas e dados e no forma de acess-los. De modo simplista ela funciona como uma bateria que deve ser recarregada sempre que apresentar carga insuficiente para alimentar o equipamento.

Todas as vezes que a CPU (unidade de processamento central) for acessar a memria, para escrita ou para leitura, cada clula dessa memria atualizada. Se ela tem 1 lgico armazenado, sua bateria ser recarregada; se ela tem 0 lgico, a bateria ser descarregada. Este procedimento chamado de refresco de memria, em ingls, refresh. Memria RAM As memrias RAM Random Access Memory (Memria de Acesso Randmico) se dividem em dois tipos bsicos: a DRAM e a SRAM. DRAM Dinamic RAM (RAM dinmica) Quando mencionada a memria RAM do computador, como sendo a memria de trabalho utilizada pelos programas, na verdade, est se referindo DRAM. SRAM Static RAM (RAM esttica) J a SRAM uma memria que tem caractersticas semelhantes DRAM, porm, mais rpida. Ela utilizada exclusivamente para acelerar o computador; no entanto, possvel colocar um PC em funcionamento sem a memria SRAM, mas seria impossvel por um PC para funcionar sem a memria DRAM. Memria DRAM: Estas memrias funcionam como uma matriz, sendo compostas por linhas e colunas, onde cada posio da matriz uma clula de memria. Cada clula de memria forma uma rea de armazenamento de sinais digitais, geralmente 8 bits por clula, que podem ser gravados ou lidos indicando-se a linha e coluna em que o dado est alocado, isto , indicando o seu endereo, cujo nmero est na base hexadecimal. Atualmente existe uma diversidade muito grande de memrias DRAM, mas possvel classificlas segundo o tipo de encapsulamento do circuito integrado, nmero de pinos de conexo e sua arquitetura. Assim como o barramento, a memria DRAM tambm tem uma largura de banda especfica, que ir variar de acordo com o nmero de pinos de conexo e outras duas grandezas importantes que so: a capacidade de armazenamento de dados da memria, que expressa em bytes e mltiplos do byte, tais como o kilo byte e o mega byte, e a sua velocidade. Esta velocidade , na verdade, o atraso de propagao do circuito integrado que compe a memria RAM, atraso este ocorre devido ao tempo transcorrido durante a comutao entre os nveis digitais dentro dos transistores. Quanto menor for o atraso, mais rpida ser a memria. A unidade de medida o nano segundo (ns), que equivale a um bilionsimo de segundo. Memria Principal Esta memria habitualmente do tipo DRAM, devido ao seus custo e caractersticas fsicas. No se trata dum tipo de memria de desempenho ptimo, mas o tipo razovel mediante custo Vs. desempenho e aplicao Vs. soluo. Este tipo, apesar da evoluo registada nos ltimos anos (sincronismo e aumento de barramento), tem um desempenho abaixo das exigncias do CPU, o que implica que o desempenho do sistema seja afectado por este baixo (relativo) desempenho. Assim sendo, acontece por vezes compassos de espera (wait states) por parte do CPU e que so inconvenientes para o bom desempenho do sistema.

Memria Cache Memria Cache Funo Agilizar o acesso da CPU memria principal; Principais Caractersticas Alto custo; Externas mais baratas / Interna mais caras; Carregam dados da Memria principal temporariamente para auxiliar a CPU; So utilizadas por todos programas; So volteis; Normalmente medidas em KiloBytes(KB). Por isso revelou-se necessrio criar sistemas de memria mais rpidos e prximos do CPU capazes de diminuir ou excluir os estados de espera. Surgiu assim o conceito de memria cache, que se caracteriza por ser em pequena quantidade mas de grande desempenho, normalmente do tipo SRAM. Esta memria pretende substituir a memria principal sempre que possvel. Assim, quando o CPU manipular informao em memria pede ao sistema de memria (via controlador de memria), que se encarrega de cumprir os pedidos do CPU. Este por sua vez, f-lo- prioritariamente na memria cache, sendo acedidos na memria principal apenas quando no existam em memria cache. Se os dados no existirem em cache ou no poderem ser escritos a, o controlador de memria encarrega-se de gerir o acesso memria principal de forma transparente para o CPU. Os valores escritos em cache sero escritos na memria principal (pelo controlador de memria), quando no existirem pedidos a satisfazer, no prejudicando por isso o desempenho do resto do sistema.

Quando a informao existe em memria cache diz-se que ocorreu cache hit; Caso no exista ocorre cache miss, o que provoca normalmente alguns wait states no CPU. Neste caso a informao lida da memria principal armazenada na cache com vista a alguns potenciais e posteriores acessos. Sistemas com cache garantem normalmente zero wait states em caso de cache hit.

Um computador actual tpico dispes de vrios tipos de cache, denominados nveis. Por norma existem trs nveis:

Nvel 1 (Level 1-L1) Situado normalmente dentro do prprio CPU; 16+16 KB no Intel Pentium II; Memria SRAM sincronizada com o relgio do sistema; Zero wait states em caso de cache hit. Nvel 2 (L2) Situado muito prximo do CPU; 512 KB no Intel Pentium II (o Intel Pentium Celeron no tem cache L2); Memria sncrona, SRAM ou BSRAM;

Zero wait states em caso de cache hit. Nos dispositivos. Existem actualmente dispositivos que dispe de cache, sendo as unidades de disco e dispositivos multimdia os casos mais tpicos. No caso das interfaces de disco a quantidade de cache chega a atingir os 16 MB.

RAM (Random Acess Memory)


Memria de acesso aleatrio; Representa a principal poro de memria primria, sendo com esta memria que o CPU se relaciona directamente e onde colocada toda a informao para trabalho imediato; Perde os valores guardados se no for constantemente alimentada electricamente (refresh); Permite o acesso directo a posies de memria, da que o seu nome correcto devesse ser memria de acesso directo.

Este mdulo comea por caracterizar e classificar alguns dos muitos tipos de RAM existentes, passando depois a explicar sucintamente a aplicao e funcionalidade dos vrios componentes do sistema de memria. Finalmente apresenta alguns termos e expresses associados a esta tecnologia. Classificao de RAM No que se refere a memria RAM a sua classificao feita segundo diferentes aspectos:

Funcionamento Interno; Assincronismo/Sincronismo; Funcionamento Interno Vs. Assincronismo/Sincronismo; Interface.

Funcionamento Interno A memria RAM caracterizada por necessitar de "alimentao" contnua de forma a no perder os valores a registados. Este tipo de memria constitudo por capacitadores (tipo bateria) que mantm determinada carga durante um curto espao de tempo. Este processo denomina-se "refresh" e ocorre todos 15 microsegundos (valor de referncia em 1998). Alm desta caracterstica, so distiguidos dois tipos fundamentais de memria quanto ao seu funcionamento interno: DRAM (Dynamic RAM) Memria dinmica. Caracteriza-se pelo facto de perder os valores sempre que lida. Os valores so perdidos e tm de ser reescritos, o que faz aumentar os tempos de acesso. Funcionalmente caracteriza-se por:

Grandes tempos de acesso (30 80 nanosegundos (ns));

Pequeno espao requerido; Baixo custo;

SRAM (Static RAM) Memria esttica. A sua denomino surge por contraponto com a DRAM, pois esta conserva os seus valores aquando da leitura, no sendo necessrio perder o tempo de reescrita dos valores, aumentando por isso o seu desempenho. Funcionalmente caracteriza-se por:

Pequenos tempos de acesso (5-25 ns); Quatro vezes mais espao requerido que DRAM; Custo elevado;

Assincronismo/Sincronismo Este aspecto relaciona a forma como a RAM comunica com o sistema e especialmente como responde ao CPU. Existem duas formas: Assncrona

Significa que existem mecanismos de coordenao (para elm da sinal de relgio do sistema), tipicamente um protocolo de comunicao, entre o barramento, CPU e RAM,(e.g IRQ's); O CPU faz o pedido memria e espera que esta devolva os valores, o que faz com que o processamento efectivo do processador diminua; Desempenho deste tipo de memria mede-se em funo dos tempos de acesso, ou seja em nanosegundos (ns); Tipo de memria mais comum at h pouco tempo (1997), mas hoje em est obsoleto (2000); Referida habitualmente pela sigla DRAM; A memria DRAM e SRAm referidas anteriormente, so do tipo assncrona.

Sncrona

Significa que a velocidade de relgio do sistema o mecanismo de coordenao entre CPU, memria e barramento; O CPU faz o pedido memria, que internamente trata o pedido e o disponibiliza em posteriores pedidos, libertando o CPU para outras tarefas; Desempenho desta memria medido em ciclos de relgio, ou seja MHz; Vulgarmente referida pela sigla SDRAM (Syncronous DRAM); Existe memria sncrona do tipo static, embora pouco usada; Por exemplo, determinada memria sncrona com o (relgio de) sistema e funciona a 66 MHz; Velocidades tpicas so hoje em dia de 100 MHz, 133, 166 e um standard emergente que trabalha a 400MHz.

*No entanto, a propriedade da persistncia da informao no generalizvel a todo o tipo de memria primria, pois existem vrios tipos caracterizveis segundo essa propriedade: Memria esttica A memria esttica no necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Fabricada com circuitos eletrnicos conhecidos como latch, guardam a informao por todo o tempo em que estiver a receber alimentao.

Memrias no volteis So aquelas que guardam todas as informaes mesmo quando no estiverem a receber alimentao. Como exemplos, citam-se as memrias conhecidas por ROM, FeRAM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rgido, CDs e disquetes. As memrias somente para leitura, do tipo ROM (sigla de Read Only Memory), permitem o acesso aleatrio e so conhecidas pelo fato de o usurio no poder alterar o seu contedo. Para gravar uma memria deste tipo so necessrios equipamentos especficos.

ROM (Read Only Memory)


Memria apenas de leitura; Conserva os dados mesmo quando a corrente elctrica deixa de alimentar o sistema; A informao a existente definida aquando do fabrico, pelo que utilizada apenas em situaes para que foi construda;

PROM (Programmable Read Only Memory)


Memria programvel, apenas de leitura; Permite ser programvel (escrever) atravs de dispositivos apropriados; Comporta-se como ROM depois de programada; No est dependente das especificaes de fabrico;

EPROM (Erasable Programmable Read Only Memory)

Memria programvel, apagvel, apenas de leitura;

Pode ser apagada atravs de raios ultravioleta. Para isso faz-se incidir a radiao ultravioleta durante alguns segundos sobre uma janela de quartzo que o circuito integrado possuiu. Depois de apagada a janela deve ser tapada com uma etiqueta opaca; Comporta-se como PROM depois de apagada; Tem mltiplas utilizaes ao longo do seu ciclo de vida; Algo complicado de apagar/programar.

EEPROM (Electronically Erasable Programmable Read Only Memory)


Memria apagvel electronicamente, programvel, apenas de leitura; apagvel electronicamente. Para isso emite-se uma descarga de energia por uma das portas do circuito, que apaga a informao; Comporta-se como PROM depois de apagada; Tem mltiplas utilizaes ao longo do seu ciclo de vida; Processo de apagar/programar facilmente automatizvel.

4. Sistemas de Entrada e Sada de Dados


Como evidente, os computadores tm necessidade de interagirem com o homem ou outras mquinas:

Sada dos resultados do processamento (imperativo); Entrada de dados que podero ser sujeitos a processamento (opcional).

Exemplo: No caso da gerao de nmeros aleatrios, ou clculo dos nmeros primos, no necessrio a introduo de dados pelo utilizador. Por outro lado, se no houver a sada (ou utilizao posterior) dos resultados, o seu clculo no faz sentido. Basicamente, tudo o que mensurvel e que possa ser convertido para sinais digitais, pode ser usado pelo computador. Por outro lado, o que usado pelo computador, deve poder ser convertido para formas compreensveis pelo Homem ou por outras mquinas. Existem portanto dois tipos de dispositivos:

Dispositivos de entrada; Dispositivos de sada.

BIOS (Basic Input Output System) o sistema bsico de entrada e sada de um computador. um programa contido em um circuito integrado. Ele gerencia a entrada e a sada de dados do hardware do computador. Este C.I. pertence classe das memrias ROM, porque esse programa fica gravado no C.I. mesmo sem alimentao, isto , mesmo com o computador desligado o programa no perdido. Aplicao e Funcionalidade Distinguem-se fundamentalmente 2 aplicaes ao sistema de memria:

Arranque Operao Arranque Na altura em que o computador ligado, necessrio que algum dispositivo saiba o procedimento de arranque, que dispositivos existem, como se interligam com os outros, como se deve verificar a sua validade e funcionalidade, etc. Esta funcionalidade est dependente de instrues e dados inseridos em memria. Tal dispositivo o BIOS (Basic Input/Ouput System), que no mais do que uma ROM, PROM, EPROM ou EEPROM (cada vez mais so EEPROM), na qual existem vrios programas que permite ao sistema auto-verifiar-se, auxiliar a configurar, agrupar informao de coordenao, arrancar o sistema operativo e posterior operao. Quando o CPU recebe energia, transfere o comando do sistema para o BIOS, que posteriormente lho devolver atravs do Sistema Operativo. Cada dispositivo exterior poder dispor de um BIOS particular. Os programas a existentes, denominadas habitualmente rotinas de E/S, sero transferidas para memria central e agrupada com as rotinas do BIOS de sistema. Desta forma os dispositivos externos podem evoluir sem que o BIOS do sistema seja alterado. Por exemplo a unidade de disquetes completamente dependente da BIOS do sistema, pelo que no possvel alter-la sem disponibilizar um BIOS particular. Os programas do BIOS de cada dispositivo, serviro posteriormente para que o S.O. aceda e disponibilize para as aplicaes, os recursos de cada um. A fase de arranque composta por trs passos:
POST; Configurao; Carregamento do Sistema Operativo

POST

O primeiro procedimento de arranque o POST (Power-On Self Test), auto-teste no arranque. Tem por misso executar procedimentos de teste dos componentes fundamentais instalados do sistema, tal como BIOS (nome e verso), CPU (tipo e quantidade), Memria (tipo e quantidade), Barramento E/S, etc. Neste momento no entanto, no h garantias de que qualquer dispositivo E/S esteja a funcionar correctamente, pelo que este no deve recorrer ao monitor para apresentar as mensagens de erro. Assim, se ocorrer algum erro estes sero apresentados sobre a forma de som emitido pelo altifalante (nem sempre presente e nem sempre operacional!...). Para cada programa de POST existe no manual uma tabela com o nmero de sons emitidos e a respectiva descrio do erro.

Depois de todos os testes serem realizados, o BIOS organiza informao de coordenao dos vrios componentes do sistema, nomeadamente IRQ's, prioridades, endereos de E/S, que sero posteriormente passados para arranque e operao do S.O..
Configurao

No entanto, o BIOS no auto-suficiente em informao acerca do sistema, pois este pode evoluir ao longo da vida. Por exemplo, a data e hora, unidades de discos, dispositivos externos, disco primrio, etc. so evolutveis. Estas caractersticas so necessrias aquando do arranque, mas no devero ser constantemente definidas pelo utilizador.

Representao da agregao de chips em mdulos

Como que tudo isto fica armazenado de uma sesso para outra? Existe um componente do sistema de memria que mantem esses dados ao mesmo tempo que permite alter-los. Este componente pode ser de dois tipos:

CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor) que uma memria que tem a particularidade de necessitar de muito pouca energia para manter os dados. O termo CMOS corresponde tecnologia empregue no fabrico deste tipo de memria, no sendo portanto correctamente utilizado; EEPROM, que se comporta como uma ROM mas tem a capacidade de ser apagada e reescrita electronicamente, no necessitando portanto de ser alimentada nos perodos em que no existe corrente elctrica exterior.

Nota: Em qualquer dos casos dever existir uma bateria, capaz de fornecer corrente elctrica ao relgio do sistema, para que os valores se mantenham actualizados. A alterao dos valores a existentes realizada a comando do utilizador por um aplicao existente no BIOS, que se designa Configuration Setup. Para se executar essa aplicao devem seguir-se as instrues que aparecem no ecran, sendo necessrio carregar numa tecla (normalmente DEL) em determinado momento do arranque.

4.1 Dispositivos de Entrada /Saida


Entende-se dispositivo de entrada como um sistema que permite introduzir dados do exterior num computador ou outro sistema informtico com o intuito de os processar ou de servirem para controle do processamento. Ao contrrio, dispositivo de sada qualquer sistema que permite ao computador disponibilizar informao para o exterior para que seja posteriormente utilizada. No entanto, por esta definio considerar-se-ia um interface de rede ou um modem como um dispositivo de introduo e sada de dados. Na realidade, considera-se que um dispositivo de entrada ou sada de dados traduz (converte) elementos fsicos utilizados pelo ser humano ou mquina, em informao digital utilizvel pelo computador propriamente dito. Considera-se por exemplo um teclado, ou um sensor de temperatura como um dispositivo de introduo de dados. O teclado, converte a aco do utilizar sobre determinada tecla num sinal digital correpondente. O sensor de temperatura converte uma grandeza mesurvel em graus (celcius ou fernheit) num valor digital correspondente.

Dispositivos
Divendem-se os dispositivos em trs grupos fundamentais:

Dispositivos de Introduo; Dispositivos de Sada; Dispositivos de Entrada e Sada

Apresentam-se em muitos tipos e funes, as abordagens de estudo poderiam ser muitas e complexas, mas neste caso faremos talvez a mais simples e menos complexa e que enumerar alguns e descrever a seu funcionamento genrico e situaes de utilizao. Tambm chamados de perifricos, so responsveis por abastecer a maquina com dados e mostrar o resultado do processamento ao Usurio. Exemplos: Entrada: Teclado, Mouse, Scanner, etc. Sada: Monitor, impressora, etc. Entrada e Sada: Modem, disquete, HD, etc. CPU Unidade Central de processamento (Microprocessador) quem faz todo processamento de informaes alm de controlar os dispositivos de E/S. A comunicao entre a CPU e os dispositivos de E/S feita atravs de interfaces.

Exemplo: Mouse - interface Serial Impressora - Interface Paralela Microfone - conversor Analgico/Digital (placa de som)

4.2 Componentes de um computador de Entrada/ Saida


Se utilizar um computador de secretria, provvel que j saiba que no existe um s componente chamado "computador". Na realidade, um computador um sistema que consiste em vrios componentes que trabalham em conjunto. Os componentes fsicos, que pode ver e tocar, so colectivamente chamados hardware. (Por outro lado, software refere-se s instrues, ou programas, que comandam o hardware.) A ilustrao abaixo mostra o hardware mais comum presente num sistema informtico de secretria. O seu sistema pode ter um aspecto ligeiramente diferente, mas ter provavelmente a maior parte destes componentes. Um computador porttil tem componentes semelhantes, mas combina-os num sistema de dimenses reduzidas.

Vamos observar cada um destes componentes.

Unidade de sistema
A unidade de sistema o ncleo de um sistema informtico. Normalmente, trata-se de uma caixa rectangular colocada em cima ou em baixo da sua secretria. No interior desta caixa encontramse vrios componentes electrnicos que processam informaes. O mais importante destes componentes a CPU (central processing unit), ou microprocessador, que funciona como "crebro" do computador. Outro componente a RAM (random access memory), que armazena temporariamente as informaes utilizadas pela CPU enquanto o computador est ligado. As informaes armazenadas na RAM so apagadas quando o computador desligado.

Praticamente todos os outros componentes do computador esto ligados por cabos unidade de sistema. Os cabos encontram-se ligados a portas (aberturas) especficas, que se encontram normalmente na parte posterior da unidade de sistema. O hardware que no faz parte da unidade de sistema , por vezes, chamado dispositivo perifrico ou dispositivo.

Unidade de sistema

Armazenamento
O computador tem uma ou mais unidades de disco (dispositivos que armazenam informaes num disco de metal ou plstico). O disco preserva as informaes mesmo quando o computador est desligado.
Unidade de disco rgido

A unidade de disco rgido do computador armazena informaes num disco rgido, um disco ou uma pilha de discos rgidos com uma superfcie magntica. Visto que os discos rgidos podem conter grandes quantidades de informaes, estes servem normalmente suporte de armazenamento principal do computador, contendo praticamente todos os programas e ficheiros. A unidade de disco rgido encontra-se normalmente no interior da unidade de sistema.

Unidade de disco rgido dispositivo de Saida Unidades de CD e DVD

Praticamente todos os computadores actual esto equipados com uma unidade de CD ou DVD, normalmente localizada na parte frontal da unidade de sistema. As unidades de CD utilizam lasers para ler (obter) dados num CD; muitas unidades de CD tambm podem escrever (gravar) dados em CDs. Se tiver uma unidade de disco gravvel, pode guardar cpias dos ficheiros em CDs vazios. Tambm pode utilizar uma unidade de CD para reproduzir CDs de msica no computador.

CD dispositivo de Saida As unidades de DVD podem fazer tudo o que as unidades de CD fazem e, para alm disso, podem ler DVDs. Se tiver uma unidade de DVD, pode ver filmes no computador. Muitas unidades de DVD podem gravar dados em DVDs vazios. Unidade de disquetes

As unidades de disquetes guardam informaes em disquetes, tambm chamadas discos flexveis. Comparativamente aos CDs e DVDs, as disquetes s permitem armazenar pequenas

quantidades de dados. As disquetes tambm obtm informaes mais lentamente e so mais susceptveis a danos. Por estes motivos, as unidades de disquetes perderam a popularidade que tinham h alguns anos atrs, apesar de alguns computadores ainda as inclurem.

Disquete dispositivo de Saida

Porque que as disquetes so "flexveis"? Apesar da superfcie exterior ser feita de plstico rgido, o disco existente no interior fabricado em vinil fino e flexvel.

Rato
Um rato um pequeno dispositivo utilizando para apontar e seleccionar itens no ecr do computador. Apesar de os ratos terem vrias formas, o rato tpico tem um aspecto que lembra um rato propriamente dito. pequeno, oblongo e est ligado unidade de sistema por um cabo comprido que lembra uma cauda. Alguns ratos mais recentes no tm fios.

Rato dispositivo de Entrada

Normalmente, um rato tem dois botes: o boto principal (normalmente o boto esquerdo) e um boto secundrio. Muitos ratos tambm tm uma roda entre os dois botes, o que lhe permite deslocar facilmente ecrs de informaes.

Quando move o rato com a mo, um ponteiro existente no ecr move-se na mesma direco. (O aspecto do ponteiro pode mudar, dependendo do respectivo posicionamento no ecr.) Quando pretender seleccionar um item, aponte para o item e, em seguida, clique (prima e solte) o boto principal. Apontar e clicar com o rato o modo principal de interaco com o computador.

Teclado
O teclado principalmente utilizado para escrever texto no computador. Tal como o teclado de uma mquina de escrever, o teclado do computador tem teclas para letras e nmeros, mas tambm possui teclas especiais:

As teclas de funo, localizadas na linha superior, efectuam funes diferentes dependendo do local onde so utilizadas. O teclado numrico, localizado do lado direito da maior parte dos teclados, permite-lhe introduzir nmeros rapidamente. As teclas de navegao, tais como as teclas de seta, permitem-lhe mudar o posicionamento num documento ou pgina Web.

Teclado, dispositivo de Entrada

Tambm pode utilizar o teclado para efectuar muitas das funes que pode efectuar com um rato. Para obter mais informaes,

Monitor
O monitor apresenta informaes de forma visual, utilizando texto e grficos. A parte do monitor que apresenta as informaes chamada ecr. Tal como o ecr de um televisor, o ecr do computador pode mostrar imagens fixas ou em movimento. Existem dois tipos bsicos de monitores: Monitores CRT (cathode ray tube) e monitores LCD (liquid crystal display). Ambos os tipos produzem imagens ntidas, mas os monitores LCD tm a vantagem de ser muito mais finos e leves. No entanto, os monitores CRT so menos dispendiosos, de uma maneira geral.

Monitor LCD ( esquerda); monitor CRT ( direita) Dispositivos de Saida tambem considerados.

Impressora
Uma impressora transfere dados do computador para papel. No necessita de uma impressora para utilizar o computador, mas se tiver uma poder imprimir mensagens de correio electrnico, cartes, convites, anncios e outro material. Muitas pessoas tambm apreciam a possibilidade de poderem imprimir fotografias em casa. Os dois tipos principais de impresso so as impressoras de jacto de tinta e as impressoras laser. As impressoras de jacto de tinta so as impressoras domsticas mais populares. Estas impressoras permitem imprimir a preto e branco ou a cores e podem produzir fotografias de alta qualidade, quando utilizadas com papel especial. As impressoras laser so mais rpidas e suportam melhor uma utilizao intensiva, de uma maneira geral.

Impressora de jacto de tinta ( esquerda); impressora laser ( direita)

Altifalantes
Os altifalantes so utilizados para reproduzir som. Os altifalantes podem estar integrados unidade de sistema ou ligados a esta por intermdio de cabos. Os altifalantes permite-lhe ouvir msica e efeitos sonoros produzidos pelo computador.

Altifalantes do computador

Modem dispositivo de Saida


Para ligar o computador Internet, necessita de um modem. Um modem um dispositivo que envia e recebe informaes atravs de uma linha telefnica ou cabo de alta velocidade. Os modems esto por vezes integrados na unidade de sistema, mas os modems de velocidades mais elevadas so, normalmente, componentes separados.

Modem de cabo dispositivo de Saida

5. Sistema Operativo ou sistema operacional


Um sistema operativo ou sistema operacional um programa ou um conjunto de programas cuja funo gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe ateno do processador, gerenciar memria, criar um sistema de arquivos, etc.), alm de fornecer uma interface entre o computador e o usurio. o primeiro programa que a mquina executa no momento em que ligada (num processo chamado de bootstrapping) e, a partir de ento, no deixa de funcionar at que o computador seja desligado. O sistema operacional reveza sua execuo com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.

pela perspectiva do usurio ou programador (viso top-down): uma abstrao do hardware, fazendo o papel de intermedirio entre o aplicativo (programa) e os componentes fsicos do computador (hardware); ou numa viso bottom-up, de baixo para cima: um gerenciador de recursos, i.e., controla quais aplicaes (processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memria, disco, perifricos) podem ser utilizados.

Sistemas Operacionais Modernos

Um sistema computacional moderno consiste em um ou mais processadores, memria principal, discos, impressoras, teclado, mouse, monitor, interfaces de rede e outros dispositivos de entrada e sada. Enfim, um sistema complexo. Um dos conceitos mais fundamentais dos Sistemas Operacionais Modernos a distino entre o programa e a atividade de execut-lo. O programa apenas um conjunto esttico de diretrizes e sua execuo uma atividade dinmica Outra das diferenas que podemos observar entre um sistema operacional e aplicaes convencionais a forma com que suas rotinas so processadas em funo do tempo. Um sistema operacional no executado de forma estruturada. Suas rotinas so executadas concorrentemente em funo de eventos assncronos. Em outras palavras, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.

Funcionamento
Um sistema operacional possui as seguintes funes: 1. 2. 3. 4. gerenciamento de processos; gerenciamento de memria; sistema de arquivos; entrada e sada de dados.

Gerenciamento de processos O sistema operacional multitarefa preparado para dar ao usurio a iluso que o nmero de processos em execuo simultnea no computador maior que o nmero de processadores instalados. Cada processo recebe uma fatia do tempo e a alternncia entre vrios processos to rpida que o usurio pensa que sua execuo simultnea. So utilizados algoritmos para determinar qual processo ser executado em determinado momento e por quanto tempo. Os processos podem comunicar-se, isto conhecido como IPC (Inter-Process Communication). Os mecanismos geralmente utilizados so:

sinais; pipes; named pipes; memria compartilhada; soquetes (sockets); trocas de mensagens.

O sistema operacional, normalmente, deve possibilitar o multiprocessamento (SMP ou NUMA). Neste caso, processos diferentes e threads podem ser executados em diferentes processadores. Para essa tarefa, ele deve ser reentrante e interrompvel, o que significa que pode ser interrompido no meio da execuo de uma tarefa. Unix foi o primeiro sistema operacional moderno Visando o problema da incompatibilidade de SOs de mquinas distintas, um grupo de desenvolvedores da AT&T criaram o Unix em 1969, sendo o primeiro sistema operacional moderno da computao. Sua primeira verso foi escrita em linguagem Assembly, sendo posteriormente reescrita em C no ano de 1973, linguagem que utilizada at os dias de hoje. Este sistema introduziu conceitos muito importantes para a computao: portabilidade, multi-usurio, multi-tarefas e compartilhamento de tarefas. Durante a dcada de 70, o Unix foi distribudo gratuitamente (incluindo seu cdigo fonte) para universidades e rgos governamentais norte-americanos, o que conferiu muita popularidade a este sistema. Sua interface era totalmente em modo texto sem interface grfica. Em 1977 foi lanado o BSD, sistema operacional fortemente baseado no Unix, focado principalmente para a execuo em mquinas especficas de alto desempenho, como o famoso computador VAX, o qual foi uma referncia de hardware na poca.

Atualmente, a grande maioria dos sistemas operacionais so baseados no Unix, tanto em desktops quanto em servidores e em dispositivos mveis, sendo o Windows - lder absoluto no mercado de desktops - a mais notvel exceo.

Os sistemas operacionais mais utilizados no Mundo


Nome Ano de Fundao/Empresa lanamento 1993 2001 Verso mais Percentagem Utilizadores recente Windows 7 88.90% 400 milhes Mac OS X 5.54% 22,5 milhes v10.7 "Lion" Linux 2,13% 8,5 milhes Kernel 3.0.4

Windows Microsoft Mac OS Apple X Linux

Linux Foundation 1991

Viso geral Existem vrios sistemas operativos; entre eles, os mais utilizados no dia a dia, normalmente utilizados em computadores domsticos, so o Windows, Linux e Mac OS X. Um computador com o sistema operativo instalado poder no dar acesso a todo o seu contedo dependendo do utilizador. Com um sistema operativo, podemos estabelecer permisses a vrios utilizadores que trabalham com este. Existem dois tipos de contas que podem ser criadas num sistema operativo, as contas de Administrador e as contas limitadas. A conta Administrador uma conta que oferece todo o acesso mquina, desde a gesto de pastas, ficheiros e software de trabalho ou entretenimento ao controlo de todo o seu Hardware instalado. A conta Limitada uma conta que no tem permisses para aceder a algumas pastas ou instalar software que seja instalado na raiz do sistema ou ento que tenha ligao com algum Hardware que altere o seu funcionamento normal ou personalizado pelo Administrador. Para que este tipo de conta possa ter acesso a outros contedos do disco ou de software, o administrador poder personalizar a conta oferecendo permisses a algumas funes do sistema como tambm poder retirar acessos a certas reas do sistema. O sistema operativo funciona com a iniciao de processos que este ir precisar para funcionar correctamente. Esses processos podero ser ficheiros que necessitam de ser frequentemente actualizados, ou ficheiros que processam dados teis para o sistema. Poderemos ter acesso a vrios processos do sistema operativo a partir do gestor de tarefas, onde se encontram todos os processos que esto em funcionamento desde o arranque do sistema operativo at a sua utilizao actual. Pode-se tambm visualizar a utilizao da memria por cada processo, no caso de o sistema operativo comear a mostrar erros ou falhas de acesso a programas tornando-se lento, pode-se verificar no gestor de tarefas qual dos processos estar bloqueado ou com elevado nmero de processamento que est a afectar o funcionamento normal da memria

6. Endereo de (memria)
Em Cincia da Computao, um endereo de memria um identificador nico para um local de memria no qual um processador ou algum outro dispositivo pode armazenar pedaos de dados. Em computador modernos com endereamento por byte, cada endereo representa um byte distinto de armazenamento. Dados maiores que um byte podem residir em mltiplos bytes, ocupando uma sequncia de bytes consecutivos. Alguns microprocessadores foram desenvolvidos para trabalhar com endereamento por word, tornando a unidade de armazenamento maior que um byte. Tanto memria virtual quanto memria fsica utilizam endereamento de memria. Para facilitar a cpia de memria virtual em memria real, os sistemas operacionais dividem a memria virtual em pginas, cada uma contendo um nmero fixo de endereos. Cada pgina armazenada em disco at que seja necessria, sendo ento copiada pelo sistema operacional do disco para a memria, transformando o endereo virtual em endereo real. Tal transformao invisvel ao aplicativo, e permite que aplicativos operem independente de sua localizao na memria fsica, fornecendo aos sistemas operacionais liberdade para alocar e realocar memria conforme necessrio para manter o computador executando efecientemente. Freqentemente, ao citar tamanho de word em computadores modernos, citado tambm o tamanho de endereos de memria virtual em tal computador. Por exemplo, um computador de 32 bits geralmente trata os endereos de memria como valores inteiros de 32 bits, tornando o 32 espao de endereamento igual a 2 = 4.294.967.296 bytes de memria, ou 4 GBs.

6.1 Modos de endereamento de memria


Os modos de endereamento permitem que as instrues especifiquem de que modo acedem a clulas de memria, com endereos que podem ser calculados durante a prpria execuo das instrues.

|codigo|modo|enderecos|

Tm os seguintes principais objectivos:


para ter acesso eficiente a certas estruturas de dados: matrizes, estruturas ou records, listas, pilhas; para especificar um endereo completo de memria, mas usando um menor nmero de bits no campo de endereo da instruo

para calcular endereos relativos posio da instruo corrente ou a outra posio de base, permitindo assim que um programa fique independente da zona de memria central onde carregado pelo Sistema de Operao.

Os modos de endereamento especificam como se calcula o endereo efectivo

H, habitualmente, uma grande variedade de modos de endereamento, com o objectivo de facilitar o acesso s constantes, s variveis simples, s estruturas, bem como a gerao de endereos relativos, que permitam ao programa ficar independente da posio real de memria onde carregado. Podemos distinguir dois aspectos principais:

o primeiro aspecto refere-se aos modos de endereamento tal como so utilizados pelo programador ou pelo compilador, mas ainda assumindo uma memria cujo endereo inicial 0; o segundo aspecto refere-se ao modo como o Sistema de Operao, uma vez determinado o endereo real inicial do programa em memria, permite que, a partir do momento em que carrega o programa em memria, as suas instrues possam ser executadas sem ter de alterar o programa.

Os dois aspectos podem ser esquematizados do seguinte modo

7. Arquitectura dos conjuntos de instrues


7.1 O conjunto de instrues Arquitectura do conjunto de instrues: a parte de um computador que o programador/compilador manipula e controla. Inclui: as instrues e seus modos de endereamento; a arquitectura de registos (homognea ou no); atendimento de interrupes; modelo de interaco com o exterior (E/S). Actualmente, os conjuntos de instrues dos trs sectores (desktop, servidor e embutido) so basicamente semelhantes. Os processadores para processamento digital de sinal (PDS) so os que apresentam maiores diferenas, quer devido rea de aplicao, quer devido a uma cultura prpria dessa rea, que ainda recorre frequentemente programao em assembly. medida que tambm a os programas ficarem mais complexos e o recurso a compiladores for mais alargado, assistir-se- provavelmente a uma homogeneizao dos conjuntos de instrues. Os conjuntos de instrues evoluem historicamente: a compatibilidade de cdigo binrio simultaneamente uma beno (serve para manter a base de clientes e de aplicaes) e uma maldio (impede o aproveitamento total dos avanos tecnolgicos ou arquitecturais)

8. Computao com conjuntos de instrues reduzidos (RISC)


Qualquer processador tem capacidade para efectuar operaes aritmticas e lgicas com valores do tipo inteiro. Na especificao de uma dessas operaes, a realizao fsica dos processadores (i.e., os circuitos digitais) impem normalmente algumas limitaes: os processadores apenas efectuam operaes a partir de, no mximo, 2 operandos fonte. Por outras palavras, as instrues que so utilizadas para a realizao de operaes no processador precisam de especificar normalmente 3 operandos: 2 para fonte e um para destino. N de operandos em cada instruo Quando o formato de instruo o permite, a especificao dos 3 operandos - para a realizao de operaes no processador - vm directamente na prpria instruo. Assim, se a operao pretendida "a= b+c", uma instruo em linguagem mquina poder ser "add a, b,c". A maioria das arquitecturas de processadores existentes actualmente (e normalmente designadas por arquitecturas RISC, Reduced Instruction Set Computers) suporta este tipo de operao com especificao explcita de 3 operandos, mas com uma restrio: todos esses operandos devero estar em registos. O motivo para esta limitao est relacionado com a prpria filosofia RISC: as instrues devero ser simples e rpidas. Operandos em memria introduzem aces extras no processador que podem conduzir a atrasos significativos na execuo da instruo e comprometem o seu funcionamento interno em modo encadeado (pipeline na terminologia anglo-saxnica).

As arquitecturas processadores de baixo custo de geraes anteriores tinham limitaes para representar os 3 operandos na instruo. As mais antigas - os microprocessadores dos anos 70 apenas especificavam 1 operando, sendo o 2 operando fonte e o destino alocado implicitamente a um mesmo registo, designado por acumulador; a operao efectuada pelo CPU do tipo "Acc= Acc <op> x". Outras, mais recentes (famlia Intel x86 e Motorola 68k, no incio dos anos 80), especificam normalmente 2 operandos: um deles simultaneamente fonte e destino (a= a+b). introduzem a notao assembly a usar ao longo deste curso, bem como instrues para adio e subtraco de inteiros (add e sub).

Localizao dos operandos Variveis escalares


Para que as instrues sejam executadas com rapidez e eficincia, os operandos devero ser acedidos velocidade de funcionamento do processador. Idealmente, todos os operandos - que incluem as variveis dos programas desenvolvidos pelo utilizador - deveriam assim estar disponveis em registos. Para que tal acontea necessrio um n. bastante elevado de registos. Contudo, com a evoluo da tecnologia dos compiladores, tornou-se possvel representar a maioria das variveis escalares de qualquer programa usando apenas os 32 registos genricos que as arquitecturas contemporneas disponibilizam.

Variveis estruturadas
Na representao de variveis estruturadas tal situao j se torna mais impraticvel. As variveis estruturadas so mantidas na memria. Dado que cada clula de memria de 8 bits, convm no esquecer que quase todas as variveis numricas ocupam mais que uma clula: os inteiros nas arquitecturas RISC ocupam 32 bits, enquanto os reais ocupam 32 ou 64 bits, consoante so de preciso simples ou dupla. Os exemplos na seco 3.3 ilustram a utilizao das instrues assembly para leitura/escrita dessas posies de memria. Mais concretamente, introduzem as instrues de leitura para registo de uma palavra de 32 bits (lw) e de escrita do contedo dum registo na memria (sw).

Formato das instrues


A codificao das instrues assembly para linguagem mquina dever ser compacta para que as instrues ocupem pouca memria e para que a sua transferncia para o CPU seja rpida.

Comprimento das instrues


Quando o custo das memrias e dos processadores era considervel, os instruction sets dos processadores eram compactados para pequenas dimenses (8 bits), custa de compromissos com o n. de operandos a incluir e com a utilizao de instrues de comprimento varivel (com consequncias nefastas para um funcionamento em pipeline). Processadores projectados

nos anos 70 e incios de 80, considerados de processadores de 16-bits, centraram neste valor (16 bits) a dimenso mnima e/ou bsica para o formato de instruo, mas incluindo sempre a possibilidade de conterem extenses de vrias palavras extra. As arquitecturas RISC tiveram como um dos seus objectivos a definio de formatos de instruo de comprimento fixo, e de dimenso tal que permitisse especificar os 3 operandos: 32 bits CISC/RISC Estes termos referem-se arquitectura do processador. Podem ser:

Complex Instruction Set Code (CISC), em portugus Conjunto de Instrues de Cdigo Complexo. Reduced Instruction Set Code(RISC), em portugus Conjunto de Instrues de Cdigo Reduzido.

mais comum, em vez de Code, usar o termo Computer ou Computing. Desde o surgimento do conceito de RISC (em 1974), que existem apologistas e cpticos em relao ao conceito. Mas pior do que isso a falta de consenso em relao s caractersticas. As caractersticas mais importantes associadas ao conceito RISC so:

Nmero pequeno e limitado de instrues, todas as instrues complexas so realizadas pela juno em software de instrues simples, aumentando o desempenho do processador; Instrues de formato fixo, cujo cdigo tem sempre o mesmo tamanho, o que facilita a descodificao da instruo; Instrues simples com tempo de execuo constante, permite diminuir a complexidade e tamanho do processador e consequentemente aumentar a velocidade de execuo; Instrues de manipulao registo-registo. As outras instrues resumem-se a buscar e colocar nas posies de memria valores existentes em registos. Esta caracterstica facilita a manipulao de memria.

No entanto, estas caractersticas no so suficientes para definir o tipo de processador, pois da conjugao destas, alguns processadores so considerados simultaneamente CISC e RISC como o caso do Pentium. Para alguns este processador um processador RISC para outros um processador CISC.

Termos e Expresses:
Ciclos de Relgio a dimenso em que se mede a velocidade do processador, quanto maior for a velocidade maior o desempenho. No existe uma relao directa entre o nmero de ciclos de relgio e o nmero de instrues

por segundo. N de bits de endereamento o nmero de bits com que os dados (informao) representada. Assim, quanto maior for o nmero de bits que representa os dados maior facilidade e maior a complexidade de clculo do processador. Normalmente este valor refere-se ao processamento interno do processador e no ao sistema. o nmero de bits com que as instrues e dados circulam no sistema, quer interna quer externamente ao processador. Como nos outros casos, quanto maior for a largura do barramento, maior informao transmitida, logo maior a performance. Acrnimo de Complex Instruction Set Computer, que genericamente significa que o conjunto de instrues admitidas substancialmente grande, complexo, de formato e durao diferentes. Internamente, o processador subdivide instrues complexas em instrues mais simples, o que obriga a aumentar a complexidade do chip (microcdigo) e nesses termos diminuir a velocidade de relgio para no surgirem problemas electrnicos, com as resultantes e inconvenientes perdas de desempenho. Este termo corresponde unidade de vrgula flutuante (em ingls FPU-Floating Point Unit) existente dentro ou externamente ao processador, mas directamente interligado com este. De base, o processador apenas tem capacidade de processamento de nmeros inteiros (sem vrgula), sendo necessrio implementar esse processo ao nvel de software, com a consequente degradao de desempenho e de aumento da complexidade de software. Assim, foi desenvolvido o co-processador, que permite a interligao com o processador e realiza por este as operaes relacionadas com nmeros com vrgula. Million Instructions Per Second, ou em portugus, Milhes de Instrues Por Segundo.

N de bits de barramento

CISC

Co-processador

MIPS

RISC

Reduced Instructions Set Computer, o oposto de CISC, visto que a tecnologia pressupe que cada instruo no seja sub-divisvel, tenha um tamanho fixo e seja exequvel num nmero fixo de ciclos de relgio. Desta forma a complexidade do processador menor e torna-se mais simples aumentar a velocidade de relgio e de processamento. Tecnologia usada no desenho de processadores, que possibilita atravs da utilizao de dois ou mais pipelines (nveis de processamento) a execuo de mais do que uma instruo por ciclo de processamento

(Super)Escalar

9. Introduo ao processamento paralelo


O processamento paralelo consiste em dividir uma tarefa em suas partes independentes e na execuo de cada uma destas partes em diferentes processadores. O objectivo de um cluster de workstations possibilitar o uso de computadores ligados em rede para execuo de processamento com alto desempenho, permitindo a realizao de simulaes avanadas. Sistema Paralelo a ligao de vrios computadores para realizar uma tarefa, tecnicamente um sistema de inter-conexo de vrios ns de processamento, de maneira que um processo de grande consumo, seja executado no n mais disponvel ou mesmo subdividido por vrios ns. O Processamento Paralelo distribui as tarefas para cada processador envolvido nesta interconexo de ns. O objectivo de um sistema de Processamento Paralelo obter agilidade, ganho de tempo na realizao de uma grande tarefa no qual ser feita uma diviso na distribuio das tarefas para cada n. importante ressaltar que, o Processamento Paralelo nada mais que uma rede de vrios computadores interconectados, utilizada em diferentes tipos de topologia a qual permite adicionar ou desfazer a conexo com um dos ns, logicamente a retirada de um dos ns ocorre quando h danos ou interferncias. A vantagem de usar um processamento Paralelo obter um

alto desempenho em tarefas que so consideradas pesadas na realizao de computadores individuais.

9.1 Funcionamento do Processo Paralelo Em uma rede na qual trabalha usando sistema de Processamento Paralelo permitido a instalao de um nico tipo de Sistema Operacional, sendo assim se em um computador for instalado o Linux, ento ser necessrio que todos demais computadores operem com o mesmo software,] isto porque existe particularidades em cada sistema operacional que poderiam impedir o bom funcionamento do cluster. O software instalado ter a funo: Detectar erros e defeitos; Oferecer meios de reparos; Realizar a distribuio do processamento. O computador principal chamado de Gerente de Tarefas, que tem a funo de distribuir as tarefas para os ns ou nodos, que por sua vez processam as informaes e o resultado obtido retorna para o Gerente de tarefas.

9.2 Os trs tipos de Processamento Paralelo


So trs os tipos de processamento Paralelo, com Swar (Simd Withn a Register), SMP (Symetric Multiprocessador) ou com cluster Beowulf. 1- Swar (Simd Withn a Register) Trabalha com programa de baixo nvel; Usa processador MMX; Trabalha com apenas um processador.

2- SMP (Symetric MultiProcessor) So computadores com mais de um processador em uma mesma placa me; Compartilham o mesmo BUS e a mesma memria. Arquitectura de Processamento Paralelo SMP)

3- Processamento Paralelo com cluster Beowulf


Esse modelo de processamento com Beowulf caracterizado pelo agrupamento de vrios computadores individuais denominados ns escravos sendo gerenciados pelo computador

Funcionamento
Ocorre atravs da instalao de um conjunto de computadores sem teclado, rato e monitor, conectados em uma rede por meio de Switch e uma Linguagem de instrues que far a troca de dados, rodando em uma plataforma GNU/Linux, conectados a um servidor que ser o gerenciador que ir distribuir tarefas, conforme ilustra figura abaixo.

As vantagens
Capacidade de processamento de grandes tarefas; Agilidade no processamento; Bom desempenho e performance nas atividades; Baixo custo (utilizao de hardware popular e software aberto).

Vous aimerez peut-être aussi