Vous êtes sur la page 1sur 2

1. Comente como aparece a educao fsica na histria da educao grega e romana.

Apareceu atravs dos termos usados pelos gregos de atletas, halteres, ginstica, pentatlo entre outros, a pratica desses esportes seguiam ate a velhice lotando os estdios onde se praticavam esportes, seus autores como Scrates, Plato, Aristteles entre outros marcaram a educao fsica, j os romanos que praticavam esportes eram apenas os militares atravs da influencia dos gregos. 2. Comente a influncia grega na educao em Roma. Apesar da contradio de opinies entre gregos e romanos a cultura grega fixou razes, contou com diversos adeptos romanos, crculos fechados da elite no deixaram os menos favorecidos terem acesso a essa cultura. A literatura grega no foi muito bem aceita, j a influencia da religio era bem aceita, no meio artstico houve uma aceitao muito boa atravs da arquitetura e esculturas.

4- Como se pode definir o docente da Idade Mdia, em comparao com o docente de hoje? Argumente.

Os docentes da Idade mdia eram os monges, suas prticas de ensino eram somente direcionadas teologia, limitando o aluno a entender a parte espiritual e aceitar o que no conseguia compreender, como um mistrio divino parte do conhecimento, considerado pela igreja como algo ameaador da ordem, era negado. As crianas eram levadas aos monastrios quando completavam sete anos, eram privadas de pesquisas, no eram instigadas suas dvidas, e o acesso a obras literrias e de arte era limitado. E apenas os que tinham poses poderiam ter acesso educao. Nos dias de hoje, acontece bem ao contrrio, as pesquisas so favorecidas, a curiosidade trs ao aluno a vontade da descoberta e as informaes no so negadas. Os docentes, ao contrrio dos da idade Mdia, auxiliam seu a alunos nas pesquisas e os incitam a faz-la.

5 - No que se refere s instituies educativas, qual a grande novidade do Renascimento, e quais so os princpios educativos que o animam? A Reforma - defendiam a educao universal e pblica, solicitando s autoridades oficiais que assumissem essa tarefa, por consider-la competncia do Estado. Propondo jogos, exerccios fsicos, msica, valorizou os contedos literrios e recomendava o estudo de histria e das matemticas.

6 - Pesquise sobre as duas concepes educativas da poca do Renascimento: uma representada por Rabelais, outra por Erasmo. Registre uma pequena sntese sobre o assunto.

Rabelais apresentava proposta de uma nova educao na qual a criana deveria participar ativamente dos contedos, a fim de no acumular conhecimentos sem ao menos coloc-los em prtica. Rabelais pleiteou uma educao fundamentada na leitura cujo
ensinar deveria ser bem assimilado e compreendido. Para ele, a educao no cingiria apenas os elementos sociais, morais, religiosos e fsicos, essa deveria ir alm, a fim de atingir a formao do indivduo pensante e livre para agir. Seguindo a mesma linha educacional de Feltre, Rabelais instrua os alunos alternando seu ensinamento com esportes e exerccios fsicos, uma proposta educacional participativa levando-os a compreenso da vida e de seus valores humanos:

Erasmo foi um grande crtico da educao de sua poca. Em todos os lugares que estudou, procurou sempre fazer admoestaes aos mtodos educacionais utilizados nestes estabelecimentos, porm sempre com objetivo de melhorar a educao, pois para ele esta torna o homem um agente participativo na construo de uma sociedade onde reinam a paz e a justia.

Vous aimerez peut-être aussi