Vous êtes sur la page 1sur 1

Tecnobrega O Tecnobrega um gnero musical popular surgido no estado do Par, no incio dos anos 2000.

. Trata-se de uma fuso da tradicional msica brega com a msica eletrnica, tendo, portanto, a tecnologia como um elemento fundamental. Deriva de ritmos como Carimb, Siri, Lundu e outros gneros populares como o calypso e guitarradas, incorporando sintetizadores e batidas eletrnicas. O estilo tambm se destaca por ter se desenvolvido independentemente das grandes gravadoras, criando um mercado com formas alternativas de produo e distribuio. O mercado tecnobrega gira em torno das festas de aparelhagens, que contam com modernos equipamentos de som, iluminao e efeitos visuais. As festas tambm servem como local de difuso dos novos sucessos - DJs recebem discos dos produtores e tocam as novas canes. Quando uma msica ou um artista se torna um sucesso em uma festa de aparelhagem, a divulgao no mercado aumenta atravs da reproduo no-autorizada dos discos. A maioria dos artistas i do mercado tecnobrega, porm, parece apoiar essa reproduo devido ao aumento da publicidade que ela acarreta.

A raiz "cafona"
Para a maioria dos artistas brasileiros romnticos populares, mesmo que grandes vendedores no mercacado fonogrfico brasileiro, sobrava a alcunha nada positiva de "cafona". O termo passou a estigmatizar artistas como Altemar Dutra, Odair Jos e Waldick Soriano. Na segunda metade dos anos setenta, uma "nova vertente cafona" surgia com destaque. Este "novo cafona" foi capitaneado por artistas como Sidney Magal e Gretchen.

Antecedentes No se sabe ao certo a origem musical do "brega", mas Crticos apontam alguns precursores do "estilo" em cantores das dcadas de 1940 e 1950 que seguiam uma temtica mais romantica, entre eles Orlando Dias, Carlos Alberto e Evaldo Braga. Durante dcada de 60, a msica romntica de artistas das classes mais populares passou a ser considerada cafona e deselegante. E foi a Jovem Guarda que abriria caminho para novos artistas que desafiaram os padres de bom gosto da classe mdia brasileira na dcada seguinte, j que alguns dos viriam a se tornar populares cantores "cafonas" na dcada seguinte. o caso por exemplo do Reginaldo Rossi.

O rtulo "brega" Embora sem uma conceituao aprofundada, a pecha servia para designar uma "msica de mau gosto, geralmente feita para as camadas populares, com exageros de dramaticidade e/ou letras de uma insuportvel ingenuidade". Era o caso por exemplo do trabalho de cantores da linha romntica "cafona", como os ainda Amado Batista e Wando. Tambm numa linha "brega-escrachada", o cearense Falco e, principalmente, os paulistas Mamonas Assassinas obtiveram grande xito comercial. Bibliografia

FONTANELLA, Fernando Israel. A esttica do brega. [S.l.]: Recife: UFPE (dissertao de mestrado), 2005. 42-43 LEMOS, Ronaldo e CASTRO, Oona. Tecnobrega: o Par reinventando o negcio da msica. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008 (Tramas Urbanas; 9) MARCONDES, Marcos Antonio. Enciclopdia da msica brasileira. [S.l.]: So Paulo: PubliFolha, 1998. 117 p.

Vous aimerez peut-être aussi