Vous êtes sur la page 1sur 86

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

CONHECIMENTOS GERAIS Brasil: geografia, histria, poltica, cultura, economia, esportes, sade, educao, sociedade e atualidades. Polticas pblicas. Direitos sociais. tica e cidadania. Qualidade de vida. Meio Ambiente. Ecologia. Proteo e preservao ambiental. Fauna e flora. Mundo: continentes, diviso poltica e geogrfica, pases, capitais, oceanos, mares, rios e lagos. Cenrio internacional: cultura, economia, poltica, ambiente. Tecnologia: avanos e descobertas cientficas e tecnolgicas. Globalizao. Informtica. Fenmenos recentes ligados internet: redes sociais, comunidades virtuais, novas tecnologias, equipamentos, aparelhos, formatos e padres. Interesse geral: assuntos nacionais ou internacionais, amplamente veiculados, nos ltimos dois anos, pela imprensa falada ou escrita de circulao nacional ou local, pelo rdio, televiso, jornais e/ou revistas e pela internet.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

O contedo desta apostila de uso exclusivo do aluno que efetuou a compra no site, cujo nome e dados de I.P. constam do texto apresentado em formato de cdigo de barras, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, email - no ato da compra, qualificando assim o ato de falsidade ideolgica. O descumprimento dessas vedaes implicar na imediata ao por parte de nosso conselho jurdico.

O contedo desta apostila de uso exclusivo de sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Atualmente os grandes beneficirios da globalizao so os grandes pases emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportao, grande mercado interno e cada vez maior presena mundial. Antes do BRIC, outros pases fizeram uso da globalizao e economias voltadas a exportao para obter rpido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiticos na dcada de 1980 e Japo na dcada de 1970.

Enquanto Paul Singer v a expanso comercial e martima europeia como um caminho pelo qual o capitalismo se desenvolveu assim como a globalizao, Maria da Conceio Tavares aposta o seu surgimento na acentuao do mercado financeiro, com o surgimento de novos produtos financeiros.

HISTRIA DO BRASIL

A Revoluo de 1930

A crise da Repblica Velha havia se prolongado ao longo da dcada de 1920. Os expoentes polticos da Repblica Velha vinham perdendo fora com a mobilizao do trabalhador industrial, com as Revoltas nazifascistas e as dissidncias polticas que enfraqueceram as grandes oligarquias. Esses acontecimentos ameaavam a estabilidade da tradicional aliana rural entre os estados de So Paulo e Minas Gerais - a poltica do caf com leite.

Em 1926, surge a quarta e ltima dissidncia no Partido Republicano Paulista (PRP), e os dissidentes liderados pelo Dr. Jos Adriano de Marrey Junior fundaram o Partido Democrtico (PD), que defendia um programa de educao superior entre outras reformas e a derruba do PRP do poder. Esta crise poltica em So Paulo originou-se em uma crise da maonaria paulista presidida pelo Dr. Jos Adriano de Marrey Jnior. So Paulo, ento, chegou dividido s eleies de 1930.

Entretanto, o maior sinal do desgaste republicano era a superproduo de caf, durante a crise de 1929, alimentada pelo governo com constantes valorizaes.

Assim em 1930, So Paulo estava dividido, e o Rio Grande do Sul que estivera em guerra civil em 1923, agora estava unido, com o presidente do Rio Grande do Sul, Dr. Getlio Vargas tendo feito o PRR e o Partido Libertador se unirem.

Em Juiz de Fora, o Partido Republicano Mineiro (PRM) passa para a oposio, forma a Aliana Liberal com os segmentos progressistas de outros estados e lana o gacho Getlio Vargas para a presidncia, tendo o paraibano Joo Pessoa como candidato a vice-presidente. Minas Gerais estava dividida, no conseguindo
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 17

impor um nome mineiro de consenso para a presidncia da repblica. Parte do PRM apoiou a candidatura Getlio Vargas mas a "Concentrao Conservadora" liderada pelo vice-presidente da repblica Fernando de Melo Viana e pelo ministro da Justia Augusto Viana do Castelo apoiam a candidatura oficial do Dr. Jlio Prestes para as eleies presidenciais de 1 de maro de 1930.

A Era Vargas

Governo Provisrio (1930 - 1934)

Nomeado presidente, Getlio Vargas usufruia de poderes quase ilimitados e, aproveitando-se deles, comeou a tomar polticas de modernizao do pas. Ele criou, por exemplo, novos ministrios - como o Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio e o Ministrio da Educao e Sade -, e nomeou interventores de estados. Na prtica, os estados perdiam grande parte da sua autonomia poltica para o presidente. Continuou com a Poltica de Valorizao do Caf (PVC) e criou o Conselho Nacional do Caf e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicaes das oligarquias cafeeiras.

A Getlio Vargas tambm creditado, nesta poca, a Lei da Sindicalizao, que vinculava os sindicatos brasileiros indiretamente - por meio da cmara dos deputados - ao Presidente. Vargas pretendia, assim, tentar ganhar o apoio popular, para que estes apoiassem suas decises (a poltica conhecida como populismo). Assim sendo, houve, na Era Vargas, grandes avanos na legislao trabalhista brasileira, muitos deles no devidos exatamente a Vargas - a quem cujo crdito maior o estabelecimento da CLT - mas sim por parte de parlamentares constituintes do perodo. Mudanas essas que perduram at hoje.

Revoluo Constitucionalista de 1932

Em 1931, Getlio Vargas derruba a Constituio brasileira, reunindo enormes poderes no Brasil. Isso despertou a indignao dos opositores, principalmente oligarcas e a classe mdia paulista, que estavam desgostosos com o governo getulista. A perda de autonomia estadual, com a nomeao de interventores, desagradou ainda mais. Por mais que Getlio tenha percebido o erro e tentado nomear um interventor oligarca paulista, os paulistas j arquitetavam uma revolta armada, a fim de defender a criao de uma nova Constituio.

Quando quatro jovens estudantes paulistanos (Martins, Miragaia, Drusio e Camargo) so assassinados no dia 23 de Maio de 1932, diversos setores da sociedade paulista se mobilizam com o evento, e toda a sociedade passa a apoiar a causa constitucional. No dia 9 de Julho do mesmo ano, a revoluo explode pelo estado. Os paulistas contavam com apoio de tropas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas e Rio Grande do Sul, mas Getlio Vargas foi mais rpido e conseguiu reter esta aliana, isolando So Paulo. Sem qualquer apoio, os flancos paulistas ficaram vulnerveis, e o plano de rpida conquista do Rio de Janeiro transformou-se em uma tentativa desesperada de defender o territrio estadual. Sem sada, o estado se
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 18

rende em 28 de Setembro.

O estado de So Paulo no conseguiu a adeso de praticamente nenhum outro estado brasileiro. Os paulistas, chefiados por Isidoro Dias Lopes, permaneceram isolados, sem adeso das demais unidades da federao, excetuando um pequeno contingente militar vindo do Mato Grosso, sob o comando do general Bertoldo Klinger. Claramente porque era uma revoluo que era mais basicamente encabeada pela elite do PRP - Partido Republicano Paulista - que, por meios de propagandas eficientes, conseguiu galgar apoio de diversos setores da sociedade paulista - taxando um ditador populista em uma cruel ditadura fascista.

Para reprimir a rebelio paulista, Getlio Vargas enfrentou srias dificuldades no setor militar, pois inmeros generais simplesmente recusaram a misso, tendo em vista que estes temiam a ameaa de perder os cargos. Percebendo o dbil apoio que tinha no seio da cpula do Exrcito, e a fim de conquist-lo, Vargas rompeu em definitivo com os tenentes, que no eram bem vistos pelos oficiais legalistas. Em 3 de outubro de 1932, em meio a crise militar e apesar dela, Getlio conseguiu esmagar a revolta paulista.

O Governo Constitucionalista (1934 - 1937)

Getlio Vargas convoca a Assemblia em 1933, e em 16 de Julho de 1934 a nova Constituio, trazendo novidades como o voto secreto, ensino primrio obrigatrio, o voto feminino e diversas leis trabalhistas. O voto secreto significou o fim do to famigerado voto aberto preponderante na Repblica Velha, onde os coronis tinham a oportunidade de controlar os votos. A nova constituio estabeleceu tambm que, aps sua promulgao, o primeiro presidente seria eleito de forma indireta pelos membros da Assembleia Constituinte. Getlio Vargas saiu vitorioso.

Nessa mesma poca, duas vertentes polticas comearam a influenciar a sociedade brasileira. De um lado, a extrema direita fundara a Ao Integralista Brasileira (AIB), de carter fascista e pregando um Estado totalitrio. Do outro, crescia a fora de esquerda da Aliana Nacional Libertadora (ANL), inspirado no regime socialista da Unio Sovitica, que tambm era totalitrio.

Estes partidos possuam carater nacional, diferentemente dos partidos dominantes durante a Repblica Velha, que geralmente representavam o seu estado (So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro). Essa tendncia persite at hoje.

Integralismo: Corrente que defendia o fascismo no Brasil, liderada por Plnio Salgado.

Aliancismo: Corrente que defendia a revoluo socialista no Brasil atravs da Intentona Comunista, liderada por Luiz Carlos Prestes e Olga Prestes.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

19

O Plano Cohen

Getlio Vargas sempre se mostrou contra o socialismo, e usou este pretexto para o seu maior sucesso poltico - o golpe de 1937. O PCB, que surgiu em 1922, havia criado a Aliana Nacional Libertadora, mas Getlio Vargas a declarou ilegal, e a fechou. Assim, em 1935, a ANL (segundo alguns, com o apoio da Internacional Comunista Comintern) montou a Intentona Comunista, uma revolta contra Getlio Vargas, mas que este facilmente conteve. Em 1937, os integralistas forjaram o "Plano Cohen", em que dizia-se que os socialistas planejavam uma revoluo maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da Unio Sovitica. Os militares e boa parte da classe mdia brasileira, assim, apiam a idia de um governo mais fortalecido, para espantar a idia da imposio de um governo socialista no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getlio Vargas derruba a Constituio,e declara o Estado Novo.

Estado Novo (1937 - 1945)

A constituio de 1937, que criou o "Estado Novo" getulista, tinha carter centralizador e autoritrio. Ela suprimiu a liberdade partidria, a independncia entre os trs poderes e o prprio federalismo existente no pas, Vargas fechou o Congresso Nacional e criou o Tribunal de Segurana Nacional. Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses, por sua vez, pelo presidente. Foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), com o intuito de projetar Getlio Vargas como o "Pai dos Pobres" e o "Salvador da Ptria".

Durante a Segunda Guerra Mundial, ao longo do ano de 1942, as marinhas da Alemanha Nazista e Itlia Fascista estenderam a guerra submarina s guas do Atlntico Sul, atacando os navios de bandeiras de todos os pases que haviam ratificado o compromisso da Carta do Atlntico, compromisso esse que era de se alinhar automaticamente com qualquer pas do continente americano que viesse a ser atacado por um pas de fora do continente. O que implicou alinhamento com os EUA desde que estes foram atacados em Pearl Harbor e dias depois tiveram declaraes de guerra enviada a eles pela Alemanha e Itlia. Durante todo o primeiro semestre vrios navios mercantes brasileiros foram afundados no Atlntico, no apenas no Atlntico Sul. A populao brasileira saiu s ruas para exigir que o governo, frente agresso, reagisse com a declarao de guerra.

Os EUA tinham planos para invadir o nordeste, caso o governo Vargas insistisse em manter o Brasil neutro. Mesmo com a atitude passiva do ponto de vista diplomtico, com o governo brasileiro ainda se mantendo oficialmente na neutralidade, o estado de guerra se mostrou irreversvel quando, partir de maio daquele ano, avies da FAB passaram a atacar qualquer submarino alemo e italiano que fosse avistado. Apenas entre os dias 15 e 21 de agosto de 1942, cinco navios brasileiros - Baependi, Anbal Benvolo, Araraquara, Itagipe e Arar foram torpedeados na costa nordestina (Sergipe e Bahia). No final daquele ms, o Brasil se uniu formalmente aos aliados, declarando guerra Alemanha e Itlia.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

20

Neste perodo, Vargas tambm assinou o Tratado de Washington com o presidente norte-americano Roosevelt, garantindo a produo de 45 mil toneladas de ltex para as foras aliadas, o que impulsionou o segundo ciclo da borracha, trazendo progresso para a regio da Amaznia e tambm colonizao, uma vez que s do nordeste do Brasil foram para a Amaznia 54 mil trabalhadores, destes a maioria do Cear. Em meio incentivos econmicos e presso diplomtica, os americanos instalaram bases aro-navais ao longo da costa Norte-Nordeste brasileira, sendo a base militar no municpio de Parnamirim, vizinho a capital Natal, no estado do Rio Grande do Norte, a principal dentre estas do ponto de vista militar, embora Recife tenha sido escolhida como sede do comando aliado no Atlntico Sul.

A participao do Brasil na guerra e a forma como a mesma se desenrolou, com o envio inclusive de uma fora expedicionria ao teatro de operaes do mediterrneo, acabou por ter um peso significativo para o fim do regime do Estado Novo.

O Fim

No dia 29 de outubro de 1945, Getlio Vargas foi deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exlio na sua cidade natal, So Borja. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, foram realizadas eleies livres para o parlamento e presidncia, nas quais Getlio seria eleito senador pela maior votao da poca. Era o fim da Era Vargas, mas no o fim de Getlio Vargas, que em 1951 retornaria presidncia pelo voto popular.

Na sucesso de Dutra, em 1950, o PTB lanou Getlio Vargas como candidato presidncia, numa campanha popular empolgante e vitoriosa. Getlio Vargas voltou ao poder, como se disse na poca: "Nos braos do povo"

As principais propostas de Getlio Vargas foram: A criao da Eletrobrs, fundamental para o desenvolvimento industrial e a criao da Petrobrs para diminuir a importao do produto, que consumia grande parte das divisas nacionais.

Mas havia um jornalista muito crtico chamado Carlos Lacerda, que acusava o presidente de estar em um "mar de lama", ou seja, de acumular privilgios, parentes e aliados. O chefe da guarda do presidente, Gregrio Fortunato tramou um atentado para matar o jornalista, porem no momento da execuo Carlos Lacerda estava acompanhado de um major da Aeronutica.

E quando ele estava acompanhado do oficial militar Rubens Vaz, o Fortunato matou o major. A crise ganhou dimenso e as Foras Armadas, aps prenderem Gregrio e os homens que haviam sido contratados para o atentado, pressionaram Vargas para que ele renunciasse novamente.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

21

As Constituies Republicanas

Constituio de 1891 CONTEXTO: Logo aps a proclamao da repblica predominaram interesses ligados oligarquia latifundiria, com destaque para os cafeicultores. Essas elites influenciando o eleitorado ou fraudando as eleies ("voto de cabresto") impuseram seu domnio sobre o pas ou coronelismo. CARACTERSTICAS: Nome do pas Estados Unidos do Brasil Carta promulgada (feita legalmente) Estado Federativo / Repblica Presidencialista Trs poderes (extinto o poder moderador) Voto Universal (para todos / muitas excees, ex. analfabetos) Estado Laico (separado da Igreja) Modelo externo constituio norte-americana Obs.: as provncias viraram estados, o que pressupe maior autonomia. Constituio de 1934 CONTEXTO: Os primeiros anos da Era de Vargas caracterizaram-se por um governo provisrio (sem constituio). S em 1933, aps a derrota da Revoluo Constitucionalista de 1932, em So Paulo, que foi eleita a Assemblia Constituinte que redigiu a nova constituio. CARACTERSTICAS: Nome do pas Estados Unidos do Brasil Carta promulgada (feita legalmente) Reforma Eleitoral introduzidos o voto secreto e o voto feminino. Criao da Justia do Trabalho Leis Trabalhistas jornada de 8 horas dirias, repouso semanal, frias remuneradas (13 salrio s mais tarde com Joo Goulart). Foi a de menor durao / j em 1935, Vargas suspendia suas garantias atravs do estado de stio. Obs.: Vargas foi eleito indiretamente para a presidncia.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

22

Constituio de 1937 CONTEXTO: Como seu mandato terminaria em 1938, para permanecer no poder Vargas deu um golpe de estado tornando-se ditador. Usou como justificativa a necessidade de poderes extraordinrios para proteger a sociedade brasileira da ameaa comunista ("perigo vermelho") exemplificada pelo plano Cohen (falso plano comunista inventado por seguidores de Getlio). O regime implantado, de clara inspirao fascista, ficou conhecido como Estado Novo. CARACTERSTICAS: Nome do pas Estados Unidos do Brasil. Carta outorgada (imposta) Inspirao fascista regime ditatorial, perseguio e opositores, interveno do estado na economia. Abolidos os partidos polticos e a liberdade de imprensa. Mandato presidencial prorrogado at a realizao de um plebiscito (que nunca foi realizado) Modelo externo Ditaduras fascistas (ex., Itlia, Polnia, Alemanha) Obs.: Apelidada de "polaca" Constituio de 1946 CONTEXTO: Devido ao processo de redemocratizao posterior a queda de Vargas fazia-se necessria uma nova ordem constitucional. Da o Congresso Nacional, recm eleito, assumir tarefas constituintes. CARACTERSTICAS: Nome do pas Estados Unidos do Brasil Carta promulgada (feita legalmente) Mandato presidencial de 5 anos (quinqnio) Ampla autonomia poltico-administrativa para estados e municpios Defesa da propriedade privada (e do latifndio) Assegurava direito de greve e de livre associao sindical Garantia liberdade de opinio e de expresso. Contraditria na medida em que conciliava resqucios do autoritarismo anterior (interveno do Estado nas relaes patro x empregado) com medidas liberais (favorecimento ao empresariado). Obs.: Atravs da emenda de 1961 foi implantado o parlamentarismo, com situao para a crise sucessria aps a renncia de Jnio Quadros. Em 1962, atravs de plebiscito, os brasileiros optam pela volta do
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 23

presidencialismo. Constituio de 1967 CONTEXTO: Essa constituio na passagem do governo Castelo Branco para o Costa e Silva, contexto no qual predominavam o autoritarismo e o arbtrio poltico. Documento autoritrio e constituio de 1967 foi largamente emendada em 1969, absorvendo instrumentos ditatoriais como os do AI-5 (ato institucional n 5) de 1968. CARACTERSTICAS: Nome do pas Repblica Federativa do Brasil Documento promulgado (foi aprovado por um Congresso Nacional mutilado pelas cassaes) Confirmava os Atos Institucionais e os Atos Complementares do governo militar. Obs.: reflexo da conjuntura de "guerra fria" na qual sobressaiu a "teoria da segurana nacional" (combater os inimigos internos rotulados de subversivos (opositores de esquerda) Constituio de 1988 "Constituio Cidad" CONTEXTO: Desde os ltimos governos militares (Geisel e Figueiredo) nosso pas experimentou um novo momento de redemocratizao, conhecido como abertura. Esse processo se acelerou a partir do governo Sarney no qual o Congresso Nacional produziu nossa atual constituio. CARACTERSTICAS: Nome do pas Repblica Federativa do Brasil Carta promulgada (feita legalmente) Reforma eleitoral (voto para analfabetos e para brasileiros de 16 e 17 anos) Terra com funo social (base para uma futura reforma agrria?) Combate ao racismo (sua prtica constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso) Garantia aos ndios da posse de suas terras (a serem demarcadas) Novos direitos trabalhistas reduo da jornada semanal, seguro desemprego, frias remuneradas acrescidas de 1/3 do salrio, os direitos trabalhistas aplicam-se aos trabalhadores urbanos e rurais e se estendem aos trabalhadores domsticos. Obs.: Em 1993, 5 anos aps a promulgao da constituio, o povo foi chamado a definir, atravs de plebiscito, alguns pontos sobre os quais os constituintes no haviam chegado a acordo, forma e sistema de governo. O resultado foi a manuteno da repblica presidencialista.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

24

A estrutura poltica e os movimentos sociais no perodo militar

A crise poltica se arrastava desde a renncia de Jnio Quadros em 1961. O vice de Jnio era Joo Goulart, que assumiu a presidncia num clima poltico adverso. O governo de Joo Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura s organizaes sociais. Estudantes, organizao populares e trabalhadores ganharam espao, causando a preocupao das classes conservadoras como, por exemplo, os empresrios, banqueiros, Igreja Catlica, militares e classe mdia. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste perodo, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.

Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar at mesmo preocupao nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.

Os partidos de oposio, como a Unio Democrtica Nacional (UDN) e o Partido Social Democrtico (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsvel pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.

No dia 13 de maro de 1964, Joo Goulart realiza um grande comcio na Central do Brasil ( Rio de Janeiro ), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanas radicais na estrutura agrria, econmica e educacional do pas.

Seis dias depois, em 19 de maro, os conservadores organizam uma manifestao contra as intenes de Joo Goulart. Foi a Marcha da Famlia com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de So Paulo.

O clima de crise poltica e as tenses sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de maro de 1964, tropas de Minas Gerais e So Paulo saem s ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o pas refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, decretado o Ato Institucional Nmero 1 (AI-1). Este, cassa mandatos polticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionrios pblicos.

GOVERNO CASTELLO BRANCO (1964-1967)

Castello Branco, general militar, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente da Repblica em 15 de abril de 1964. Em seu pronunciamento, declarou defender a democracia, porm ao comear seu governo, assume uma posio autoritria.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

25

Estabeleceu eleies indiretas para presidente, alm de dissolver os partidos polticos. Vrios parlamentares federais e estaduais tiveram seus mandatos cassados, cidados tiveram seus direitos polticos e constitucionais cancelados e os sindicatos receberam interveno do governo militar. Em seu governo, foi institudo o bipartidarismo. S estavam autorizados o funcionamento de dois partidos: Movimento Democrtico Brasileiro (MDB) e a Aliana Renovadora Nacional (ARENA). Enquanto o primeiro era de oposio, de certa forma controlada, o segundo representava os militares.

O governo militar impe, em janeiro de 1967, uma nova Constituio para o pas. Aprovada neste mesmo ano, a Constituio de 1967 confirma e institucionaliza o regime militar e suas formas de atuao.

GOVERNO COSTA E SILVA (1967-1969)

Em 1967, assume a presidncia o general Arthur da Costa e Silva, aps ser eleito indiretamente pelo Congresso Nacional. Seu governo marcado por protestos e manifestaes sociais. A oposio ao regime militar cresce no pas. A UNE (Unio Nacional dos Estudantes) organiza, no Rio de Janeiro, a Passeata dos Cem Mil.

Em Contagem (MG) e Osasco (SP), greves de operrios paralisam fbricas em protesto ao regime militar. A guerrilha urbana comea a se organizar. Formada por jovens idealistas de esquerda, assaltam bancos e seqestram embaixadores para obterem fundos para o movimento de oposio armada.

No dia 13 de dezembro de 1968, o governo decreta o Ato Institucional Nmero 5 ( AI-5 ). Este foi o mais duro do governo militar, pois aposentou juzes, cassou mandatos, acabou com as garantias do habeas-corpus e aumentou a represso militar e policial.

GOVERNO DA JUNTA MILITAR (31/8/1969-30/10/1969)

Doente, Costa e Silva foi substitudo por uma junta militar formada pelos ministros Aurlio de Lira Tavares (Exrcito), Augusto Rademaker (Marinha) e Mrcio de Sousa e Melo (Aeronutica).

Dois grupos de esquerda, O MR-8 e a ALN seqestram o embaixador dos EUA Charles Elbrick. Os guerrilheiros exigem a libertao de 15 presos polticos, exigncia conseguida com sucesso. Porm, em 18 de setembro, o governo decreta a Lei de Segurana Nacional. Esta lei decretava o exlio e a pena de morte em casos de "guerra psicolgica adversa, ou revolucionria, ou subversiva".

No final de 1969, o lder da ALN, Carlos Mariguella, foi morto pelas foras de represso em So Paulo.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

26

GOVERNO MEDICI (1969-1974)

Em 1969, a Junta Militar escolhe o novo presidente: o general Emlio Garrastazu Medici. Seu governo considerado o mais duro e repressivo do perodo, conhecido como " anos de chumbo ". A represso luta armada cresce e uma severa poltica de censura colocada em execuo. Jornais, revistas, livros, peas de teatro, filmes, msicas e outras formas de expresso artstica so censuradas. Muitos professores, polticos, msicos, artistas e escritores so investigados, presos, torturados ou exilados do pas. O DOI-Codi (Destacamento de Operaes e Informaes e ao Centro de Operaes de Defesa Interna ) atua como centro de investigao e represso do governo militar.

Ganha fora no campo a guerrilha rural, principalmente no Araguaia. A guerrilha do Araguaia fortemente reprimida pelas foras militares.

O Milagre Econmico

Na rea econmica o pas crescia rapidamente. Este perodo que vai de 1969 a 1973 ficou conhecido com a poca do Milagre Econmico. O PIB brasileiro crescia a uma taxa de quase 12% ao ano, enquanto a inflao beirava os 18%. Com investimentos internos e emprstimos do exterior, o pas avanou e estruturou uma base de infra-estrutura. Todos estes investimentos geraram milhes de empregos pelo pas. Algumas obras, consideradas faranicas, foram executadas, como a Rodovia Transamaznica e a Ponte Rio-Niteroi.

Porm, todo esse crescimento teve um custo altssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os emprstimos estrangeiros geraram uma dvida externa elevada para os padres econmicos do Brasil.

GOVERNO GEISEL (1974-1979)

Em 1974 assume a presidncia o general Ernesto Geisel que comea um lento processo de transio rumo democracia. Seu governo coincide com o fim do milagre econmico e com a insatisfao popular em altas taxas. A crise do petrleo e a recesso mundial interferem na economia brasileira, no momento em que os crditos e emprstimos internacionais diminuem.

Geisel anuncia a abertura poltica lenta, gradual e segura. A oposio poltica comea a ganhar espao. Nas eleies de 1974, o MDB conquista 59% dos votos para o Senado, 48% da Cmara dos Deputados e ganha a prefeitura da maioria das grandes cidades.

Os militares de linha dura, no contentes com os caminhos do governo Geisel, comeam a promover
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 27

ataques clandestinos aos membros da esquerda. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog assassinado nas dependncias do DOI-Codi em So Paulo. Em janeiro de 1976, o operrio Manuel Fiel Filho aparece morto em situao semelhante.

Em 1978, Geisel acaba com o AI-5, restaura o habeas-corpus e abre caminho para a volta da democracia no Brasil.

GOVERNO FIGUEIREDO (1979-1985)

A vitria do MDB nas eleies em 1978 comea a acelerar o processo de redemocratizao. O general Joo Baptista Figueiredo decreta a Lei da Anistia, concedendo o direito de retorno ao Brasil para os polticos, artistas e demais brasileiros exilados e condenados por crimes polticos. Os militares de linha dura continuam com a represso clandestina. Cartas-bomba so colocadas em rgos da imprensa e da OAB (Ordem dos advogados do Brasil). No dia 30 de Abril de 1981, uma bomba explode durante um show no centro de convenes do Rio Centro. O atentado fora provavelmente promovido por militares de linha dura, embora at hoje nada tenha sido provado.

Em 1979, o governo aprova lei que restabelece o pluripartidarismo no pas. Os partidos voltam a funcionar dentro da normalidade. A ARENA muda o nome e passa a ser PDS, enquanto o MDB passa a ser PMDB. Outros partidos so criados, como: Partido dos Trabalhadores ( PT ) e o Partido Democrtico Trabalhista ( PDT ).

A Redemocratizao e a Campanha pelas Diretas J

Nos ltimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vrios problemas. A inflao alta e a recesso tambm. Enquanto isso a oposio ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos. Em 1984, polticos de oposio, artistas, jogadores de futebol e milhes de brasileiros participam do movimento das Diretas J. O movimento era favorvel aprovao da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleies diretas para presidente naquele ano. Para a decepo do povo, a emenda no foi aprovada pela Cmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colgio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da Repblica. Ele fazia parte da Aliana Democrtica o grupo de oposio formado pelo PMDB e pela Frente Liberal. Era o fim do regime militar. Porm Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente Jos Sarney. Em 1988 aprovada uma nova constituio para o Brasil. A Constituio de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princpios democrticos no pas.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 28

GEOGRAFIA

A nova ordem mundial, o espao geopoltico e a globalizao

Bom, j vimos esse tpico sendo cobrado em histria. Vamos repetir ento o contedo j que ele foi cobrado novamente na matria de geografia.

Durante o perodo final da Guerra Fria o capitalismo passou por um de seus perodos econmicos de maior crescimento. Esse processo j havia comeado nos ltimos lustros do sculo XIX e, desde a I Guerra Mundial, j se pode observar que os Estados Unidos da Amrica estavam se transformando numa grande potncia, graas ao seu crescente poderio econmico-militar.

Diversas mudanas, em escala mundial, permitiram que a hegemonia norte-americana fosse se consolidando aps a II Guerra Mundial, seno vejamos:

_ Conferncia de Bretton Woods em 1944, na qual ficou estabelecido que o dlar passaria a ser a principal moeda de reserva mundial, abandonando-se o padro-ouro.

_ Crescente participao das transnacionais norte-americanas no exterior, em especial na Europa e em alguns pases subdesenvolvidos como o Brasil, o Mxico, etc.

_ Expanso dos bancos norte-americanos e sua transnacionalizao.

_ Descolonizao da frica e da sia que, criando dificuldades econmicas aos pases europeus, abriu oportunidades para os Estados Unidos da Amrica.

Bretton Woods

Durante trs semanas de julho de 1944, do dia 1 ao dia 22, 730 delegados de 44 pases do mundo ento em guerra, reuniram-se no Hotel Mount Washington, em Bretton Woods, New Hampshire, nos Estados Unidos, para definirem uma Nova Ordem Econmica Mundial. Foi uma espcie de antecipao da ONU (fundada em So Francisco no ano seguinte, em 1945) para tratar das coisas do dinheiro. A reunio centrouse ao redor de duas figuras chaves: Harry Dexter White, Secretrio-Assistente do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e de Lord Keynes, o mais famoso dos economistas, representando os interesses da GrApostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 29

Bretanha, que juntos formavam o eixo do poder econmico da terra inteira.

Acertou-se que dali em diante, em documento firmado em 22 de julho de 1944, na era que surgiria das cinzas da Segunda Guerra Mundial, haveria um fundo encarregado de dar estabilidade ao sistema financeiro internacional bem como um banco responsvel pelo financiamento da reconstruo dos pases atingidos pela destruio e pela ocupao: o FMI (Fundo Monetrio Internacional) e o Banco Internacional para a Reconstruo e o Desenvolvimento, ou simplesmente World Bank, Banco Mundial, apelidados ento de os Pilares da Paz.

Os investimentos internacionais cresceram em volume, pois, alm dos Estados Unidos, as antigas potncias europias, que estavam se recuperando da crise criada pelos desastres da guerra, tambm comeavam a se expandir.

O domnio mundial estadunidense evidenciado pelo seu controle de mais da metade dos investimentos internacionais e pelo elevado nmero de filiais das transnacionais, a tendncia de monopolizao do capitalismo foi acelerada, fato que tambm pode ser observado nos programas de privatizao que se intensificaram na dcada de 1980, envolvendo mais de 100 pases do mundo e movimentando trilhes de dlares.

Ao produzir em locais onde a mo-de-obra mais barata (tanto seu preo por hora quanto os encargos sociais) ou onde os custos de proteo ambientais so nulos ou muito baixos, as transnacionais reduzem os seus custos de produo, barateando as mercadorias. Dessa forma, podem vender seus produtos mais barato (quebrando a concorrncia), aumentar suas taxas de lucro ou obter uma combinao de ambos.

Aps a II Guerra Mundial, iniciou-se o mais longo perodo de crescimento contnuo do capitalismo, abalado apenas pela crise do petrleo, em fins de 1973. Durante os ltimos 30 anos, o valor da produo econmica quadruplicou e as exportaes quase sextuplicaram nos pases desenvolvidos. Uma das principais causas desse crescimento do capitalismo foi a expanso de um grupo bem definido de grandes empresas, das quais cerca de 500 atingem dimenses gigantescas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

30

Essas empresas, passaram a ser denominadas multinacionais, a partir de 1960, mas essa expresso se popularizou aps 1973, quando a revista Business Week publicou artigos e relatrios sobre elas. Segundo as Naes Unidas, as empresas multinacionais so sociedade que possuem ou controlam meios de produo ou servio fora do pas onde esto estabelecidas. Hoje, no entanto, toma-se conscincia de que a palavra transnacional expressa melhor a idia de que essas empresas no pertencem a vrias naes (multinacionais), mas sim que atuam alm das fronteiras de seus pases de origem.

No fim da Ordem da Guerra Fria (1989), segundo relatrio da ONU, existiam mais de 30 mil empresas transnacionais, que tinham espalhadas pelo mundo cerca de 150 mil filiais. Em 1970 elas eram apenas 7.125 empresas e tinham pouco mais de 20 mil subsidirias.

As transnacionais foram, durante o perodo da Guerra Fria, a maior fonte de capital externo para os pases subdesenvolvidos pois controlavam a maior parte do fluxo de capitais no mundo (exceto nos anos do Plano Marshall). No fim dessa ordem internacional, empresrios estadunidenses controlavam mais de 35% das empresas transnacionais do mundo.

Nas ltimas dcadas, a globalizao da economia tornou cada vez mais importante o sistema financeiro internacional. Ele formado por um conjunto de normas, prticas e instituies (que fazem ou recebem pagamentos das transaes realizadas fora das fronteiras nacionais). Dessa forma, o sistema envolve as relaes de dezenas de moedas do mundo, sendo vital para o fechamento das balanas comerciais e de pagamento dos pases do mundo. Em sntese, so trs as funes do sistema monetrio internacional: proviso de moeda internacional, as chamadas reservas; financiamento dos desequilbrios formados pelo fechamento dos desequilbrios formados pelo fechamento dos pagamentos entre os pases; e ajuste das taxas cambiais.

Sua organizao moderna teve incio em julho de 1944, em um hotel chamado Bretton Woods,
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 31

localizado na cidade norte-americana de Littleton (New Hampshire), onde 44 pases assinaram um acordo para organizar o sistema monetrio internacional.

Procurava-se tambm resolver os problemas mais imediatos do ps-guerra, para permitir a reconstruo das economias europias e japonesa, mas o acordo acabou se transformando em um reflexo do poder poltico e financeiro dos Estados Unidos. Nessa reunio tambm foram criados o Fundo Monetrio Internacional (FMI), e o Banco Internacional para Reconstruo do Desenvolvimento (Bird), hoje conhecido como Banco Mundial.

A conferncia estabeleceu uma paridade fixa entre as moedas do mundo e o dlar, que poderia ser convertido em ouro pelo Banco Central estadunidense a qualquer instante. Todos os pases participantes fixaram o valor de sua moeda em relao ao ouro, criando uma paridade internacional fixa. Todas as grandes naes da poca, exceto a Unio Sovitica, evidentemente, concordaram em criar um Banco Mundial, com a funo de realizar emprstimos de longo prazo para a reconstruo e o desenvolvimento dos pases membros; e o FMI, para realizar crditos de curto prazo e estabilizar moedas em casos de emergncia. Isso garantiu uma estabilidade monetria razovel durante 25 anos.

medida que as economias da Europa e do Japo foram se recuperando dos desastrosos efeitos da II Guerra Mundial e que os pases subdesenvolvidos se emanciparam de suas potncias imperialistas, passando a agir como entidades econmicas independentes, uma srie de deficincias do acordo de Bretton Woods foram ficando claras, gerando crises que se ampliaram desde o fim da dcada de 1960. O acordo deixou de vigorar a partir de 1971, quando o presidente norte-americano, Richard Nixon, abandonou o padro-ouro, ou seja, no permitiu mais a converso de dlares em ouro automaticamente. Com isso o sistema de cmbio desmoronou.

O que define a economia dominante que a sua moeda se torna uma moeda internacional, servindo de parmetro ou de reserva financeira para outros pases. Quando, em 1971, os Estados Unidos quebraram a converso automtica do dlar em ouro, eles obrigaram os pases que tinham dlares acumulados a guardlos (j que no poderiam mais ser convertidos em ouro) ou vend-los no mercado livre (em geral com prejuzo). Em maro de 1973 praticamente todos os pases tinham desistido de fixar o valor de suas moedas
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 32

em ouro e a flutuao cambial tinha se firmado como padro mundial.

A crise do petrleo em 1973 gerou condies definitivamente diferentes das existentes anteriormente e obrigou o conjunto de naes a tomar uma srie de medidas a respeito do papel do ouro nas relaes monetrias internacionais. Aps 1973, as taxas de cmbio de cada pas passaram a flutuar e seu valor passou a ser determinado dia a dia.

A acelerao do crescimento das transaes comerciais e o impressionante aumento do fluxo de turistas no mundo determinaram uma intensificao das trocas de uma moeda por outra (cmbio), criando uma maior interdependncia entre os pases. Dessa forma, a recesso econmica ou a crise financeira de um pas pode afetar muito rapidamente outras naes o que explica a necessidade de um sistema monetrio internacional, para servir como um amortecedor dos impactos dessas transformaes, melhorando e facilitando as relaes entre naes to interdependentes na atualidade.

O que se convencionou chamar de Neoliberalismo uma prtica poltico-econmica baseada nas idias dos pensadores monetaristas (representados principalmente por Milton Friedman, dos EUA, e Friedrich August Von Hayek, da Gr Bretanha). Aps a crise do petrleo de 1973, eles comearam a defender a idia de que o governo j no podia mais manter os pesados investimentos que haviam realizado aps a II Guerra Mundial, pois agora tinham dficits pblicos, balanas comerciais negativas e inflao. Defendiam, portanto, uma reduo da ao do Estado na economia. Essas teorias ganharam fora depois que os conservadores foram vitoriosos nas eleies de 1979 no Reino Unido (ungindo Margareth Thatcher como primeira ministra) e, de 19880, nos Estados Unidos (eleio de Ronald Reagan para a presidncia daquele pas). Desde ento o Estado passou apenas a preservar a ordem poltica e econmica, deixando as empresas privadas livres para investirem como quisessem. Alm disso, os Estados passaram a desregulamentar e a privatizar inmeras atividades econmicas antes controladas por eles.

A Globalizao

A globalizao um fenmeno capitalista e complexo que comeou na era dos descobrimentos e que se desenvolveu a partir da Revoluo Industrial. Mas o seu contedo passou despercebido por muito tempo, e hoje muitos economistas analisam a globalizao como resultado do ps Segunda Guerra Mundial, ou como resultado da Revoluo Tecnolgica.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

33

Sua origem pode ser traada do perodo mercantilista iniciado aproximadamente no sculo XV e durando at o sculo XVIII, com a queda dos custos de transporte martimo, e aumento da complexidade das relaes polticas europeias durante o perodo. Este perodo viu grande aumento no fluxo de fora de trabalho entre os pases e continentes, particularmente nas novas colnias europeias.

J em meio Segunda Guerra Mundial surgiu, em 1941, um dos primeiros sintomas da globalizao das comunicaes: o pacote cultural-ideolgico dos Estados Unidos inclua vrias edies dirias de O Reprter Esso , uma sntese noticiosa de cinco minutos rigidamente cronometrados, a primeira de carter global, transmitido em 14 pases do continente americano por 59 estaes de rdio, constituindo-se na mais ampla rede radiofnica mundial.

tido como incio da globalizao moderna o fim da Segunda Guerra mundial, e a vontade de impedir que uma monstruosidade como ela ocorresse novamente no futuro, sendo que as naes vitoriosas da guerra e as devastadas potncias do eixo chegaram a concluso que era de suma importncia para o futuro da humanidade a criao de mecanismos diplomticos e comerciais para aproximar cada vez mais as naes uma das outras. Deste consenso nasceu as Naes Unidas, e comeou a surgir o conceito de bloco econmico pouco aps isso com a fundao da Comunidade Europeia do Carvo e do Ao - CECA.

A necessidade de expandir seus mercados levou as naes a aos poucos comearem a se abrir para produtos de outros pases, marcando o crescimento da ideologia econmica do liberalismo.

Atualmente os grandes beneficirios da globalizao so os grandes pases emergentes, especialmente o BRIC, com grandes economias de exportao, grande mercado interno e cada vez maior presena mundial. Antes do BRIC, outros pases fizeram uso da globalizao e economias voltadas a exportao para obter rpido crescimento e chegar ao primeiro mundo, como os tigres asiticos na dcada de 1980 e Japo na dcada de 1970.

Enquanto Paul Singer v a expanso comercial e martima europeia como um caminho pelo qual o capitalismo se desenvolveu assim como a globalizao, Maria da Conceio Tavares aposta o seu surgimento na acentuao do mercado financeiro, com o surgimento de novos produtos financeiros.

Os principais problemas ambientais

Abertura de mercados ao comrcio internacional, migrao de capitais, uniformizao e expanso tecnolgica, tudo isso, capitaneado por uma frentica expanso dos meios de comunicao, parecem ser foras incontrolveis a mudar hbitos e conceitos, procedimentos e instituies. Nosso mundo aparenta estar cada vez menor, mais restrito, com todos os seus cantos explorados e expostos curiosidade e ao humana. a globalizao em seu sentido mais amplo, cujos reflexos se fazem sentir nos aspectos mais
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 34

diversos de nossa vida.

As circunstncias atuais parecem indicar que a globalizao da economia, com todas as suas conseqncias sociais e culturais, um fenmeno que, no mnimo, ir durar. O fim da bipolaridade ideolgica no cenrio internacional, a saturao dos mercados dos pases mais ricos e a ao dos meios de comunicao, aliados a um crescente fortalecimento do poder das corporaes e inversa reduo do poder estatal (pelo menos nos pases que no constituem potncias de primeira ordem) so apenas alguns dos fatores que permitem esse prognstico. O meio ambiente, em todos os seus componentes, tem sido e continuar cada vez mais sendo afetado pelo processo de globalizao da economia.

possvel dividir os problemas ambientais do mundo em trs nveis: a) Alteraes climticas Os efeitos de El Nio e La Nia So fenmenos que se manifestam nas guas ocenicas do Pacfico ocasionando alteraes no clima do planeta Terra e interferncias nas variaes de temperatura e na regularidade das chuvas. Geralmente seguido do El Nio ocorre a La Nia, porm com efeitos contrrios. O aumento dos ventos alsios carrega as guas quentes superficiais para a sia, e as guas frias seguem a direo inversa, chegando superfcie aos arredores do litoral peruano. Degelo no Mundo O degelo um dos efeitos do aquecimento global que vem ocorrendo em diversas partes do planeta. As grandes cordilheiras mundiais esto tendo suas massas de gelo e neve reduzidas. De acordo com os especialistas no assunto, at o ano de 1997 a regio rtica j tinha 14% de sua rea reduzida, e a Antrtica possua 3000 Km2 de degelo. b) formas distintas de poluio Poluio do ar causada principalmente pela queima de combustveis fsseis (como o carvo e o petrleo) que aumenta a concentrao de CO2 (dixido de carbono) na atmosfera terrestre.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

35

Poluio da gua As guas so contaminadas pelo lanamento de materiais poluentes nos mares, rios, lagos e represas. Lixo, produtos qumicos e esgoto sem tratamento so os principais poluentes das guas e a despoluio das guas um processo bastante trabalhoso.

Poluio do solo causada pelos lixos que so jogados em locais imprprios e que demoram se decompor, e por componentes qumicos.

Principais poluentes do solo

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

36

Poluio sonora Ocorre principalmente nos grandes centros urbanos devido s buzinas, rudos de motores e escapamentos, mquinas, e pessoas falando ao mesmo tempo, prejudicando o sistema auditivo. Poluio visual provocada por placas, propagandas, outdoors, pichaes dispostos em ambientes urbanos, que alm de poluir o visual das cidades, tiram a ateno dos motoristas contribuindo para os acidentes de trnsito. c) extino de espcies e desmatamento Muitas florestas esto sendo derrubadas para o comrcio de madeira, ou sendo queimadas para a formao de pastos e para o crescimento urbanizao. Animais esto sujeitos caa e pesca predatria para a comercializao de sua pele e carne. Com isso, muitas espcies de plantas e animais correm srios riscos de entrar em extino. Importncia das florestas As florestas so muito teis para a vida na terra, o habitat mais diversificado do planeta. A importncia das florestas est relacionada a alguns fatores:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

37

. Conservam o equilbrio entre os gases presentes na atmosfera. . Mantm o equilbrio da temperatura. . Protegem os rios, diminuindo as chances de assoreamento. . Protegem os solos da gua da chuva, evitando que ela passe pelo tronco e infiltre no subsolo. . Favorece a existncia de animais de vrias espcies, fornecendo alimento eles. Portanto, a destruio das florestas representa um grande risco ambiental.

O selo verde O Conselho de Manejo Florestal (FSC), uma ONG ambientalista internacional, representa o selo verde que apia os produtos de origem florestal de maneira sustentvel.

O lixo

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

38

Com o crescimento populacional, a quantidade de lixo produzido tambm tem aumentado. A decomposio uma forma de controlar o lixo urbano, porm grande parte desse lixo no biodegradvel, portanto, no se decompe causando a poluio. O lixo das cidades pode ser levado para os lixes, aterros sanitrios ou passam pelos processos de incinerao ou compostagem.

Lixo Os Lixes so extensos terrenos a cu aberto para onde os lixos urbanos so levados. Neste local o lixo no recebe tratamento adequado, causando grandes problemas ambientais como a reproduo de moscas e a produo do chorume atravs da decomposio do lixo, substncia altamente txica que contamina os lenis freticos e o solo. Aterros Sanitrios O aterro sanitrio um local onde o lixo enterrado em camadas alternadas de lixo e terra, evitando-se assim o mau cheiro e a proliferao de insetos. Na execuo de um aterro sanitrio, importante impermeabilizar sua base para evitar a contaminao do subsolo e construir canais de drenagem para os gases e lquidos (chorume) que se formaro. O lixo que vai para o aterro sanitrio so os no-reciclveis, no entanto, comum encontrar materiais reciclveis nos aterros, pois a coleta seletiva ainda no realizada adequadamente. Incinerao Incinerao um processo que consiste em queimar o lixo em cmaras de incinerao, reduzindo o nmero de resduos e destruindo os microorganismos causadores de doenas. Compostagem Compostagem um processo na qual o lixo passa por uma triagem e divido em trs partes: material orgnico, materiais no-aproveitveis e materiais reciclveis. O material orgnico passa por um tratamento biolgico, onde produzido um composto que usado como
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 39

adubo para a fertilizao do solo. Os materiais no-aproveitveis so levados para os aterros sanitrios. Os materiais reciclveis so direcionados para determinados locais onde ele ser reaproveitado para fazer novos produtos.

Reciclagem um processo que reaproveita certos materiais com o intuito de reduzir a produo de lixos. preciso nos conscientizar de que reciclar importante para a vida do planeta, pois esta prtica traz muitos benefcios, como a economia de energia, reduo de poluio, limpeza e higiene das cidades, gerao de empregos, entre outras. Para reciclar necessrio adotar uma srie de atitudes como a coleta seletiva, ou seja, no misturar materiais reciclveis com o restante do lixo; reutilizar vasilhames, latas e sacolas, etc.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

40

Geografia do Brasil A natureza brasileira

O relevo brasileiro pode ser classificado da seguinte forma:

- Planalto: formado a partir de eroses elicas (pelo vento) ou pela gua - Plancie: como o prprio nome j diz so reas planas e baixas. As principais plancies brasileiras so as plancies Amaznica, do Pantanal e Litornea - Depresses: resultado de eroses

CLIMA

So todas as variaes do tempo de um lugar.

Atravs do conceito de massas de ar, podemos entender todas as mudanas no comportamento dos fenmenos atmosfricos, pois elas atuam sobre as temperaturas e ndices pluviomtricos nas vrias regies do Brasil. Existem massas de ar polares, equatoriais, ocenicas e continentais.

Existe uma certa movimentao de massas onde cada uma vai empurrando a outra, passando a ocupar o seu lugar. Toda essa dinmica responsvel pelas alteraes do tempo de uma determinada regio.

Quando duas massas de ar se encontram temos o que chamamos de frente.

No territrio brasileiro ocorrem as seguintes massas de ar:

- MASSA EQUATORIAL ATLNTICA (mEa): quente e mida - MASSA EQUATORIAL CONTINENTAL (mEc): quente e muito mida - MASSA TROPICAL ATLNTICA (mTa): quente e mida - MASSA TROPICAL CONTINENTAL (mTc): quente e seca - MASSA POLAR ATLNTICA (mPa): fria e mida

OS CLIMAS DO BRASIL

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

41

Clima Equatorial (mido e semi-mido): quente e mido

- pouca variao de temperatura durante o ano - compreende a Amaznia brasileira - um clima dominado pela mEc em quase toda sua extenso e durante todo o ano. Na parte litornea da Amaznia existe um pouco de influncia da mEa, e algumas vezes, durante o inverno a frente fria atinge o sul e o sudoeste dessa regio, ocasionando uma queda da temperatura chamada friagem

Clima Litorneo mido - influenciado pela mTa - compreende as proximidades do litoral desde o Rio Grande do Norte at a parte setentrional do estado de So Paulo.

Clima Tropical (alternadamente mido e seco) - o clima predominante na maior parte do Brasil - um clima quente e semi-mido com uma estao chuvosa (vero) e outra seca ( inverno)

Clima Semi-rido - serto do nordeste - clima quente mais prximo do rido - as chuvas no so regulares e so mal distribudas

Clima Subtropical - abrange a poro do territrio brasileiro ao sul do Trpico de Capricrnio. - Predomina a mTa, provocando chuvas abundantes, principalmente no vero. No inverno h o predomnio das chuvas frontais - Apesar de chover o ano todo, h uma maior concentrao no vero

HIDROGRAFIA Caractersticas da Rede Hidrografia Brasileira

- Rica em rios e pobre em lagos - Os rios brasileiros dependem das chuvas para se alimentarem. O Rio Amazonas embora precise das chuvas ele tambm se alimenta do derretimento da neve da Cordilheira dos Andes, onde nasce
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 42

- A maior parte dos rios perene (nunca seca totalmente) - As guas fluviais desguam no mar, porm podem desaguar tambm em depresses no interior do continente ou se infiltrarem no subsolo - A hidrografia brasileira utilizada como fonte de energia (hidreltricas) e muito pouco para navegao.

BACIAS HIDROGRFICAS

a rea compreendida por um rio principal, seus afluentes e subafluentes.

Principais Bacias Hidrogrficas do Brasil:

- Bacia Amaznica: considerada a maior do planeta, ela abrange na Amrica do Sul, uma rea de 6 milhes de km.

- Bacia do Tocantins: ocupa quase 10% do territrio nacional. a maior bacia localizada inteiramente dentro do territrio brasileiro.

- Bacia do So Francisco: tambm totalmente brasileira, juntamente com a Bacia do Tocantins.

- Bacia do Paran: essa bacia usada na construo de usinas hidreltricas, dentre elas, Furnas, Marimbondo e a maior hidreltrica do mundo Itaipu (entre o Brasil e Paraguai).

- Bacia do Uruguai: apesar de no ser muito usada para a fabricao de usinas hidreltricas podemos destacar as usinas Garibaldi, Socorro, Irai, Pinheiro e Machadinho.

- Bacias secundrias: formada por rios que no pertencem a nenhuma bacia principal, porm foram reunidas em 3 grupos de bacias isoladas devido a sua localizao:

- Bacia do Norte-Nordeste - Bacia do Leste - Bacia do Sudeste-Sul

VEGETAO

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

43

Vrios fatores como luz, calor e tipo de solo contribuem para o desenvolvimento da vegetao de um dado local.

A Floresta Amaznica - milhares de espcies vegetais - no perde suas folhas no outono, ou seja, est sempre verde - dividida em 3 tipos de matas: Igap, Vrzea, Terra Firme - vive do seu prprio material orgnico - a fauna rica e variada - espcies ameaadas: mogno (tipo de madeira) e a ona-pintada - Desmatamento da Amaznia

A Mata Atlntica - menos densa que a Floresta Amaznica - quase 100% dela j foi destruda, porm, antes podamos encontrar o pau-brasil, cedro, peroba e o jacarand (leia mais sobre o desmatamento da Mata Atlntica). - os micos-lees, a lontra, a ona-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pintada so originrios da Mata Atlntica, porm esto ameaados de extino vivem ainda na mata, os gambs, tamandus, preguia, mas esto fora do perigo das extino. - Em razo da Mata Atlntica tenha sido muito utilizada no passado para a fabricao de mveis, hoje calcula-se que apenas 5% de sua rea ainda permanea.

Caatinga - vegetao tpica do clima semi-rido do serto nordestino - vegetao pobre, com plantas que so adaptadas aridez, so as chamadas plantas xerfilas (mandacaru, xiquexique, faveiro), elas possuem folhas atrofiadas, caules grossos e razes profundas para suportar o longo perodo de estiagem - arbustos e pequenas rvores (juazeiro, aroeira e brana) tambm fazem parte da paisagem

Mata de Araucria - corresponde s reas de clima subtropical, uma mata homognea, pois h o predomnio de pinheiros, erva-mata, imbuia, canela, cedros e ips - Quanto a fauna, destacam-se a cutia e o garimpeiro (espcie de ave)

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

44

Cerrado

Tpica da regio centro-oeste do Brasil formada por plantas tropfilas, ou seja, plantas adaptadas a uma estao seca e outra mida. H tambm o predomnio de arbustos com galhos retorcidos, cascas grossas e razes profundas, para ajudar a suportar o perodo de seca.

Quase 50% da vegetao dos cerrados foi destruda devido o crescimento da agropecuria no Brasil. O cerrado cortado por 3 grandes bacias hidrogrficas (Tocantins, So Francisco e Prata) contribuindo muito para a biodiversidade da regio que realmente surpreendente, por exemplo, existem mais de 700 espcies de aves, quase 200 espcies de rpteis e mais de 190 mamferos.

Pantanal

Vegetao heterognea: plantas higrfilas (em reas alagadas pelo rio) e plantas xerfilas (em reas altas e secas), palmeiras, gramneas.

O Pantanal sofre a influncia de vrios ecossistemas (cerrado, Amaznia, chaco e Mata Atlntica), ou seja, o Pantanal a unio de diferentes formaes vegetais.

Por causa da sua localizao e tambm s temporadas de seca e cheia com altas temperaturas, o Pantanal o local com a maior reunio de fauna do continente americano, encontramos jacars, araraunas, papagaios, tucanos e tuiui.

Quase todas as espcies de plantas e animais dependem do fluxo das guas. Durante um perodo de 6 meses (de outubro a abril) as chuvas aumentam o volume dos rios que inundam a plancie, por esta razo muitos animais buscam abrigo nas terra firmes ocupando todas as reas que no foram inundadas, assim vrios peixes se reproduzem e as plantas aquticas entram em processo de florao.

Quando as chuvas comeam a parar (entre junho e setembro), as guas voltam ao seu curso natural, deixando no solo todos os nutrientes necessrios que fertilizaro o solo.

Os Campos - uma vegetao rasteira e est localizada em diversas reas do Brasil - a paisagem marcada pelos banhados (ecossistemas alagados) - predomnio da vegetao de juncos, gravatas e aguaps que propiciam um habitat ideal para as vrias espcies de animais (garas, marrecos, veados, onas-pintadas, lontras e capivaras)

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

45

De todos os banhados, o banhado do Taim, considerado timo para a pastagem rural, o mais importante, devido a riqueza do seu solo.

Vegetaes Litorneas

So caractersticas das terras baixas e plancies do litoral.

Formam vrios tipos de vegetao: mangues ou manguezais, a vegetao de praias, a vegetao das dunas e a vegetao das restingas.

A populao Brasileira

Conforme dados do Censo Demogrfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a populao total do Brasil de 190.732.694 habitantes. Esse elevado contingente populacional coloca o pas entre os mais populosos do mundo. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar dentre os mais populosos, superado somente pela China (1,3 bilho), ndia (1,1 bilho), Estados Unidos (314 milhes) e Indonsia (229 milhes).

A populao brasileira est irregularmente distribuda no territrio, pois h regies densamente povoadas e outras com baixa densidade demogrfica. A populao brasileira se estabelece de forma concentrada na regio Sudeste, com cerca de 80.353.724 habitantes; o Nordeste abriga aproximadamente 53.078.137 habitantes, o Sul acolhe cerca de 27,3 milhes, alm das regies menos povoadas, regio Norte com 15.865.678 e Centro-Oeste com pouco mais de 14 milhes de habitantes.

A irregularidade na distribuio da populao fica evidente quando se analisa alguns dados populacionais de regies ou Estados. Somente o Estado de So Paulo concentra cerca de 41,2 milhes de habitantes, sendo superior ao contigente populacional das regies Centro-Oeste e Norte juntas.

A populao brasileira est distribuda em um extenso territrio, com 8,5 milhes de quilmetros quadrados, em virtude disso a populao relativa modesta, com cerca de 22,3 hab/Km2, o dado apresentado classifica o pas como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do nmero da populao absoluta.

O sudeste a regio mais populosa do pas por ter ingressado primeiramente no processo de industrializao, e hoje encontra-se desenvolvida economicamente e industrialmente. O surgimento da
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 46

indstria no sudeste foi primordial para a urbanizao e a concentrao populacional na regio, pois tornou-se uma rea de atrao para trabalhadores de diversos pontos do pas.

Em relao densidade demogrfica, a regio sul ocupa o segundo lugar, as causas dessa concentrao se devem principalmente pelo fato da regio ser composta por apenas trs estados e pela riqueza contida nos mesmos que proporciona um elevado ndice de urbanizao.

O nordeste a segunda regio mais populosa, no entanto, a densidade demogrfica baixa, proveniente da migrao ocorrida para outros pontos do Brasil, ocasionada pelas crises socioeconmicas comuns nessa parte do pas.

O centro-oeste ocupa o quarto lugar quando se trata de populao relativa, isso provocado pelo tipo de atividade econmica que est vinculada agropecuria e que requer pouca mo de obra.

As atividades econmicas

O Brasil tem o segundo maior parque industrial na Amrica. Contabilizando 28,5% do PIB do pas, as diversas indstrias brasileiras variam de automveis, ao e petroqumicos at computadores, aeronaves e bens de consumo durveis. Com o aumento da estabilidade econmica fornecido pelo Plano Real, as empresas brasileiras e multinacionais tm investido pesadamente em novos equipamentos e tecnologia, uma grande parte dos quais foi comprado de empresas estadunidenses.

O Brasil possui tambm um diversificado e relativamente sofisticado setor de servios. Durante a dcada de 1990, o setor bancrio representou 16% do PIB. Apesar de sofrer uma grande reformulao, a indstria de servios financeiros do Brasil oferece s empresas locais uma vasta gama de produtos e est atraindo inmeros novos operadores, incluindo empresas financeiras estadunidenses. A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de So Paulo est passando por um processo de consolidao e o setor de resseguros, anteriormente monopolista, est sendo aberto a empresas de terceiros.

Em 31 de Dezembro de 2007, havia cerca de 21.304.000 linhas de banda larga no Brasil. Mais de 75% das linhas de banda larga via DSL e 10% atravs de modem por cabo.

As reservas de recursos minerais so extensas. Grandes reservas de ferro e mangans so importantes fontes de matrias-primas industriais e receitas de exportao. Depsitos de nquel, estanho, cromita, urnio, bauxita, berlio, cobre, chumbo, tungstnio, zinco, ouro e outros minerais so explorados. Alta qualidade de cozimento de carvo de grau exigido na indstria siderrgica est em falta.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

47

O desempenho da agricultura brasileira pe o agronegcio em uma posio de destaque em termos de saldo comercial do Brasil, apesar das barreiras comerciais e as polticas de subsdios adotadas pelos pases desenvolvidos. Em 2010, a OMS aponta o pas como o terceiro maior exportador agrcola do mundo, atrs apenas de Estados Unidos e Unio Europeia.

No espao de cinquenta e cinco anos (1950 a 2005), a populao do Brasil cresceu de 51 milhes para cerca de 187 milhes de habitantes, um aumento de mais de 2% ao ano. A fim de atender a essa demanda, foi necessrio levar o desenvolvimento dos bovinos e atividades de sensibilizao das culturas um passo alm. Desde ento, uma autntica revoluo verde teve lugar, permitindo que o pas criasse e expandisse um setor do agronegcio complexo. No entanto, isso veio custa do meio ambiente, incluindo a Amaznia.

A importncia dada ao produtor rural tem lugar na forma do Plano da Agricultura e Pecuria e atravs de outro programa especial voltado para a agricultura familiar (Pronaf), que garantem o financiamento de equipamentos e de cultura e incentivam o uso de novas tecnologias, como mostrado pelo uso de zoneamento agrcola. Com relao agricultura familiar, mais de 800 mil habitantes das zonas rurais so auxiliados pelo crdito, programas de pesquisa e extenso. A linha especial de crdito para as mulheres e jovens agricultores uma inovao, vale a pena mencionar, fornecendo um incentivo para o esprito empreendedor.

Com o Programa de Reforma Agrria, por outro lado, o objetivo do pas dar vida e condies adequadas de trabalho para mais de um milho de famlias que vivem em reas distribudas pelo Estado, uma iniciativa capaz de gerar dois milhes de empregos. Atravs de parcerias, polticas pblicas e parcerias internacionais, o governo est trabalhando para garantir infra-estrutura para os assentamentos, a exemplo de escolas e estabelecimentos de sade. A idia que o acesso terra represente apenas o primeiro passo para a implementao de um programa de reforma da qualidade da terra.

Mais de 600 000 km de terras so divididas em cerca de cinco mil domnios da propriedade rural, uma rea agrcola atualmente com trs fronteiras: a regio Centro-Oeste (cerrado), a regio Norte (rea de transio) e de partes da regio Nordeste (semirido). Na vanguarda das culturas de gros, que produzem mais de 110 milhes de toneladas/ano, a de soja, produzindo 50 milhes de toneladas.

Na pecuria bovina de sensibilizao do setor, o "boi verde", que criado em pastagens, em uma dieta de feno e sais minerais, conquistou mercados na sia, Europa e nas Amricas, particularmente depois do perodo de susto causado pela "doena das vacas loucas". O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, com 198 milhes de cabeas, responsvel pelas exportaes superando a marca de US$ 1 bilho/ano.

Pioneiro e lder na fabricao de celulose de madeira de fibra-curta, o Brasil tambm tem alcanado resultados positivos no setor de embalagens, em que o quinto maior produtor mundial. No mercado externo, responde por 25% das exportaes mundiais de acar bruto e acar refinado, o lder mundial nas exportaes de soja e responsvel por 80% do suco de laranja do planeta e, desde 2003, teve o maior
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 48

nmeros de vendas de carne de frango, entre os que lidam no setor.

Energia

O governo brasileiro empreendeu um ambicioso programa para reduzir a dependncia do petrleo importado. As importaes eram responsveis por mais de 70% das necessidades de petrleo do pas, mas o Brasil se tornou independente de energia em 2006. O Brasil um dos principais produtores mundiais de energia hidreltrica, com capacidade atual de cerca de 108.000 megawatts. Hidreltricas existentes fornecem 80% da eletricidade do pas. Dois grandes projetos hidreltricos, a 15.900 megawatts de Itaipu, no rio Paran (a maior represa do mundo) e da barragem de Tucuru no Par, no norte do Brasil, esto em operao. O primeiro reator nuclear comercial do Brasil, Angra I, localizado perto do Rio de Janeiro, est em operao h mais de 10 anos. Angra II foi concludo em 2002 e est em operao tambm. Angra III tem a sua inaugurao prevista para 2014. Os trs reatores tero uma capacidade combinada de 9.000 megawatts quando concludos. O governo tambm planeja construir mais 17 centrais nucleares at ao ano de 2020.

Os impactos ambientais O crescimento urbano, a poluio das guas, do ar e do solo, a devastao de florestas e o desmatamento da Amaznia so alguns dos grandes problemas ambientais do Brasil.

Existem dois tipos de problemas no Brasil: os problemas urbanos mais conhecidos e tambm os problemas rurais.

Os problemas urbanos so mais conhecidos porque h uma grande concetrao de pessoas nos centros urbanos.Eles acontecem pela falta de consientizao e tambm pela falta de educao daqueles que poluem.Agora vou citar e explicar alguns desses problemas.

Poluio hdrica (poluio da gua): Este tipo de poluio gerado, geralmente, em zonas industriais. Com o avano da tecnologia e da indstria, aumenta o nmero de fbricas. Muitas destas fbricas trabalham com produtos qumicos e nocivos, que depois de utilizados so geralmente deitados fora. O que h de errado o facto de rios e lagos servirem como local de depsito para esses mesmos qumicos. A principal fonte de poluio hdrica o Homem. Quer seja atravs de fbricas, quer seja atravs de simples gestos de lanar resduos na gua, o Homem o principal responsvel pela contaminao de rios, lagos e gua de consumo. No fundo, irnico que o ser humano polua algo que vai fazer parte da sua cadeia alimentar.

Mas, quais so as reais consequncias reais da poluio hdrica? A gua um ambiente de vida para muitos seres vivos. Com a poluio e contaminao da gua, vrias espcies podero morrer. Alm das consequncias para as espcies marinhas, so tambm considerveis as possveis consequncias para o Homem.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

49

Poluio (atmosfrica) do ar

A poluio gerada nas cidades de hoje so resultado, principalmente, da queima de combustveis fsseis como, por exemplo, carvo mineral e derivados do petrleo(gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lanado uma grande quantidade de monxido de carbono e dixido de carbono (gs carbnico) na atmosfera .Esta poluio tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A sade do ser humano, por exemplo, a mais afetada com a poluio. Doenas respiratrias como a bronquite, rinite alrgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Fruto desta poluio, a chuva cida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos histricos. Fontes de poluio, efeito estufa, chuva cida, combustveis fsseis, conseqncias da poluio, combustveis no poluentes, poluio ambiental e poluio atmosfrica

Lixo: Desde o surgimento dos primeiros centros urbanos, a produo de lixo se apresenta como um problema de difcil soluo. A partir da Revoluo Industrial, com a intensificao da migrao dos trabalhadores do campo para a cidade, aumentaram as dificuldades referentes produo de resduos slidos de diferentes naturezas (domsticos, industriais, servios de sade, etc), os quais constituem-se atualmente numa das principais fontes de degradao do meio ambiente.

Rurais:A poluio dos mananciais (rios, lagos, guas subterrneas,...) pode ser causada por efluentes lquidos e resduos slidos originrios dos resduos domsticos (banheiro, cozinha, lavanderia,...), das atividades agropecurias (uso de agroqumicos, fertilizantes e corretivos; bovinocultura; suinocultura e avicultura) e atividades agroindustriais (conservas, laticnios, curtumes, frigorficos).

A poluio do solo a alterao prejudicial de suas caractersticas naturais, com eventuais mudanas na estrutura fsica, resultado de fenmenos naturais: terremotos, vendavais e inundaes ou de atividades humanas: disposio de resduos slidos e lquidos, urbanizao e ocupao do solo, atividades agropecurias e extrativas e acidentes no transporte de cargas.

A contaminao do solo pode ser de origem orgnica ou inorgnica: materiais contaminados ou em decomposio presentes no lixo; substncias qumicas perigosas; pesticidas empregados na produo agropecuria. Alguns mais cedo ou mais tarde chegam ao corpo humano, no somente por respirao da poeira, como principalmente atravs da gua que se contamina pelo solo e atravs dos alimentos produzidos.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

50

Endividada, Grcia protagoniza drama fiscal na Europa

Os violentos protestos de rua na Grcia e a queda nas bolsas de valores do mundo, reflexos da crise fiscal do pas, podem ser comparados a rplicas do terremoto que devastou as finanas mundiais h dois anos. O "marco zero" dessa crise econmica mundial foi a falncia do Banco Lehman Brothers, nos Estados Unidos, em setembro de 2008.

Para evitar que a Grcia entrasse em colapso e levasse junto alguns pases da Europa, o que alastraria a crise pelo mundo, ministros das Finanas da Unio Europeia (UE) aprovaram, em 9 de maio de 2010, um fundo emergencial indito de 750 bilhes de euros (R$ 1,7 trilho). Um tero do total dos recursos proveniente do Fundo Monetrio Internacional (FMI).

Mas como um pas pequeno (pouco menor que o Estado do Amap), de 10,6 milhes de habitantes, considerado o bero da civilizao ocidental, se tornou de repente uma ameaa aos mercados financeiros internacionais?

O endividamento da Grcia resultado de duas irresponsabilidades: a fiscal, do governo, e a especulativa, dos bancos.

Um modo fcil de entender isso comparar com o oramento domstico. Qualquer dona de casa sabe que precisa equilibrar as contas entre os gastos com a famlia (alimentao, vesturio, contas a pagar etc.) e os rendimentos. A regra no gastar mais do que se ganha. Quando isso no acontece, contramos dvidas.

Foi o que aconteceu com a Grcia. O pas gastou muito alm do que seu oramento permitia nos ltimos dez anos - em programas sociais, na folha de pagamento dos servidores pblicos (um em cada trs gregos funcionrio pblico) e em penses ou outros benefcios. Para pagar as contas da casa, o Estado adquiriu emprstimos com instituies bancrias.

Para piorar a situao, a crise do mercado imobilirio dos Estados Unidos, em 2008, que afetou o mundo todo, tambm atingiu o bolso dos gregos, resultando em desemprego e na consequente queda na arrecadao de impostos.

Para reduzir os custos, o governo do primeiro ministro George Papandreou anunciou um pacote que congela os salrios, reduz as penses e aumenta os impostos. Foram essas medidas que provocaram a greve geral, manifestaes de sindicalistas e estudantes nas cidades gregas, e enfrentamentos com a polcia. No pior dia, 5 de maio, trs pessoas morreram em um banco incendiado em Atenas por manifestantes.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Europa

O dficit no oramento, isto , a diferena de quanto o pas gasta e quanto arrecada, correspondia a 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB) grego em 2009. O ndice mais de quatro vezes a porcentagem tolerada na Zona do Euro, de 3%. (A expresso "Zona do Euro" se refere a um grupo de 16 pases europeus que adotaram o euro como moeda, h dez anos.)

A dvida da Grcia, em maio de 2010, de 300 bilhes de euros (o equivalente a R$ 700 bilhes). At o final de 2010, a Comisso Europeia estima que a Grcia ter 124,9% do PIB em dvidas pblicas. Isso significa que as contas a pagar superam toda a riqueza produzida pelo pas. O limite da UE de 70% de dvida pblica.

Porm, o que tornou inevitvel a ajuda para resgatar a economia grega foi o risco de um efeito domin. A crise poderia atingir outros pases da Zona do Euro, que tambm esto em condies fiscais debilitadas, como Irlanda (dficit de14,3% do PIB), Espanha (11,2%) e Portugal (9,4%).

Os dficits oramentrios desses pases europeus, que tiveram de socorrer a economia injetando recursos pblicos durante a crise e sofreram queda de receitas, so os piores desde o perodo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Antes mesmo da crise a Europa j vinha num crescente processo de endividamento, devido aos gastos com bem-estar social e ao envelhecimento da populao, que gera despesas com sade e previdncia.

A crise financeira somente agravou a crise fiscal em curso, alm de desvalorizar o euro frente ao dlar.

Solues

O plano de ajuda para recuperar o euro foi anunciado no mesmo dia em que a Unio Europeia completou 60 anos de criao. Em 9 de maio de 1950, Frana e Alemanha assinaram um acordo para evitar novas guerras mundiais, conhecido como Plano Schuman. Hoje, a UE possui 27 pases em parcerias econmicas e polticas.

O caso da Grcia, no entanto, revelou fragilidades do bloco. Faltam mecanismos mais eficientes de controle de especulao bancria e fiscalizao das contas de pases membros. O grupo tambm levou dois meses para decidir ajudar os gregos. Em parte, isso se deve ao preo poltico cobrado dos governantes nas urnas: os europeus esto cansados de financiar, com dinheiro pblico, a m gesto de alguns governos e a irresponsabilidade de investidores.

Para a Grcia e outros pases equilibrarem as contas pblicas, no haver outra sada seno "cortar na
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 6

prpria carne", aumentando impostos e eliminando gastos (com reduo de salrios e aposentadorias, por exemplo).

Para piorar, isso ocorre no momento em que as economias esto se recuperando. Pases tambm endividados tm que assumir mais dvidas para cobrir o rombo em Atenas. como se um doente, tentando se curar de uma pneumonia, pegasse uma gripe.

Incndio no Instituto Butantan

Foi como se uma biblioteca com livros raros ou um museu desaparecessem em meio ao fogo. Na manh do dia 15 de maio de 2010, em pouco mais de duas horas, um incndio destruiu milhares de espcimes da Coleo Cientfica de Serpentes, Aranhas e Escorpies (Herpetolgica e Aracnolgica) do Instituto Butantan, localizado na zona oeste de So Paulo.

O galpo destrudo pelo fogo continha mais de cem anos de pesquisa em diversas reas. A coleo era considerada uma verdadeira memria da biodiversidade brasileira. A tragdia, porm, serviu de alerta para a preservao de outros museus de zoologia existentes no pas.

A causa do incndio teria sido um curto-circuito provocado por uma sobrecarga eltrica. Na noite anterior, a chave geral do prdio fora desligada para manuteno e religada de manh. Os animais estavam mortos e armazenados em potes de vidro, preservados com formol ou lcool. O material inflamvel contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente e destrusse completamente o local.

O acervo de aproximadamente 85 mil exemplares de cobras foi parcialmente destrudo. Era a maior coleo de serpentes do mundo. Cerca de 450 mil espcimes de aranhas e escorpies tambm foram atingidos pelo fogo. Boa parte do patrimnio, coletado desde o incio do sculo passado, no havia sido descrito pelos bilogos. Ou seja, eram animais que sequer tinham sido classificados. Estavam l tambm espcies raras, extintas ou ameaadas.

Alguns organismos eram os primeiros classificados de sua espcie - os chamados holtipos - e serviam, portanto, de referncia para pesquisadores de todo pas. Sem a coleo, cientistas perderam anos de pesquisa acadmica.

O acervo era ainda um registro da colonizao do Estado de So Paulo e da geografia do pas. As cobras, enviadas por cientistas e pela populao rural, estavam catalogadas conforme a regio em que tinham sido capturadas. Muitos animais eram provenientes de reas hoje desmatadas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Histria

O Instituto Butantan um dos maiores centros de pesquisa do pas e importante produtor de soros e vacinas. Foi criado pelo mdico sanitarista Vital Brazil (1865-1950) e instalado na Fazenda Butantan, localizada s margens do rio Pinheiros. A terra foi comprada pelo governo do Estado em 24 de dezembro de 1899.

Brazil queria fundar um laboratrio de pesquisa e produo de vacinas semelhante ao instituto de Louis Pasteur (1822-1895), na Frana. Na poca, o aumento da populao urbana e a migrao eram acompanhados de surtos de doenas em So Paulo e no Rio de Janeiro. A cincia tambm havia descoberto a causa de doenas infecciosas e surgiram as vacinas. A peste bubnica, por exemplo, chegou ao pas pelo porto de Santos, no litoral paulista, em 1899. Foi esse surto de peste que motivou a abertura da instituio.

Em 1901 foram produzidos os primeiros lotes de soro antiofdico, descoberto por Vital Brazil. O soro o nico medicamento eficaz contra picadas de cobras venenosas e salvou milhares de vidas na zona rural. Aps deixar a direo do Butantan, em 1919, o sanitarista fundou o Instituto Vital Brazil, em Niteri, no Rio de Janeiro.

Hoje, o Instituto Butantan responsvel pela produo de vacinas contra a gripe H1N1 no Brasil e desenvolve pesquisas para descobrir a cura para doenas como a Leishmaniose e o mal de Chagas.

Proteo

O prdio onde a coleo do Butantan estava armazenada havia sido construdo nos anos de 1960 e no dispunha de sistema automtico de combate a incndio, apenas extintores comuns.

A falta de cuidados com a preservao de acervos cientficos ameaa outros museus de zoologia. Segundo especialistas, o Museu de Zoologia da Universidade de So Paulo (MZ-USP), que possui um acervo estimado em 10 milhes de exemplares de animais, e o Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ) esto em situaes semelhantes.

Os curadores do Instituto Butantan chegaram a enviar Fapesp (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo), em dezembro de 2009, um projeto de melhorias avaliado em R$ 1 milho. O projeto inclua um sistema de deteco de fumaa, alarme e conteno de incndio. No houve tempo para que o processo fosse finalizado pela Fapesp.

Os pesquisadores desconhecem ainda a proporo exata do que foi destrudo no incndio. Os livros de tombo, que possuem todos os registros da coleo desde 1901, foram salvos porque estavam em outro
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 8

prdio.

Dois dias depois do acidente, estagirios descobriram espcimes da coleo de holtipos intactos em um armrio fechado dentro do galpo, assim como parte do acervo de aranhas. Mas como o prdio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, devido ao risco de desabamento, no foi possvel fazer um levantamento completo.

Ficha limpa

A aprovao do Projeto de Lei Ficha Limpa no Senado, ocorrida no dia 19 de maio de 2010, foi considerada um avano na poltica brasileira, no sentido de criar mecanismos para combater a corrupo no pas. O projeto de lei, que foi elaborado por cidados comuns, s entrou na pauta de votaes neste semestre e recebeu aval do Congresso devido presso popular, o que demonstra a rejeio do brasileiro aos polticos desonestos. O Projeto Ficha Limpa torna mais rigorosos os critrios que impedem polticos condenados pela Justia de se candidatarem s eleies. Apesar de ter recebido emendas na Cmara dos Deputados e no Senado que amenizam seu impacto, ele contribui para mudar o comportamento da classe poltica.

A medida vai atingir polticos condenados por crimes graves, cuja pena de priso superior a dois anos, e aqueles que renunciarem o mandato visando escapar do processo de cassao.

Falta definir se a norma ser vlida para as eleies de outubro deste ano, que iro eleger presidente, governadores, deputados federais e estaduais e senadores. Tambm se discute se polticos j condenados pela Justia perdero o direito de se candidatar ou se a lei s ir valer para os que receberem sentenas a partir da vigncia das novas regras.

Presso popular

A proposta chegou ao Congresso por meio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLP), que quando o projeto tem origem na sociedade civil.

Existem cinco tipos de propostas de leis que so apreciadas pelo Poder Legislativo: emenda constitucional, projeto de lei complementar, lei delegada, decreto legislativo e resoluo. Cada iniciativa possui ritos prprios dentro das Casas legislativas e depende de um nmero mnimo de votos para ser aprovada.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

No caso do Projeto Ficha Limpa, trata-se de uma lei complementar. Esse tipo de projeto feito para complementar ou regular uma regra j estabelecida pela Constituio Federal de 1988. Para ser aprovado, precisa de votos da maioria absoluta da Cmara dos Deputados e do Senado.

Os projetos de lei complementar e ordinria podem ser apresentados por um deputado ou um senador, por comisses da Cmara ou do Senado, pelo presidente da Repblica ou pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por Tribunais Superiores e pelo procurador-geral da Repblica.

Um caminho mais difcil ser apresentado pelo cidado, por meio do Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Para isso, preciso a assinatura de 1% dos eleitores brasileiros distribudo por, no mnimo, cinco unidades da Federao. Em cada Estado e no Distrito Federal necessrio o apoio mnimo de 3% do eleitorado.

A proposta do Ficha Limpa foi encaminhada Cmara dos Deputados pelo Movimento de Combate Corrupo Eleitoral (MCCE) em setembro de 2009. Foram coletadas mais de 1,6 milho de assinaturas. A campanha comeou em abril de 2008.

O que diz a lei

O Projeto Ficha Limpa altera a Lei Complementar n 64 de 1990. Esta lei, atualmente em vigor, estabelece critrios de impedimento para a candidatura de polticos, de acordo com a Constituio. O objetivo, segundo o texto, proteger a "probidade administrativa" e a "moralidade no exerccio do mandato".

O Ficha Limpa probe que polticos condenados por rgos colegiados, isto , por grupos de juzes, se candidatem s eleies. Pela lei atual, o poltico ficaria impedido de se candidatar somente quando todos os recursos estivessem esgotados, o que chamado de deciso transitada em julgado. O problema que o trmite pode demorar anos, o que acaba beneficiando os rus.

Um processo cvel ou criminal comea a ser julgado no Frum da cidade, onde acontece a deciso de primeira instncia, que a sentena proferida por um juiz. Se houver recurso, o pedido analisado por juzes do Tribunal de Justia dos Estados. H ainda a possibilidade de apelar a uma terceira instncia, que pode ser tanto o Superior Tribunal de Justia (STJ) quanto, em se tratando de artigos da Constituio, o Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a Lei Complementar n 64, somente quando esgotados todos esses recursos o poltico que responde a processo poderia ser impedido de se candidatar.

J o Projeto Ficha Limpa torna inelegvel o ru que for condenado por um grupo de juzes que mantiver a condenao de primeira instncia, alm daqueles que tiverem sido condenados por deciso transitada em
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 10

julgado.

Quando ao prazo de inegibilidade, ele varia hoje de acordo com a infrao cometida e o cargo ocupado pelo poltico. Com as alteraes do Ficha Limpa, o prazo de oito anos aps o fim do mandato, incluindo as eleies que ocorrerem durante o restante do mandato do poltico condenado, e independe do tipo de crime cometido.

Outra mudana diz respeito aos crimes que tornam o poltico inelegvel, caso condenado. O Ficha Limpa mantm todos os delitos previstos na lei em vigor (como crimes eleitorais, contra a administrao pblica e trfico), e inclui outros, tais como: crimes contra o patrimnio privado, contra o meio ambiente e sade, lavagem e ocultao de bens, crimes hediondos e praticados por organizao criminosa.

Eleies de outubro

O presidente Luiz Incio Lula da Silva tem 15 dias para sancionar o projeto. Se a lei for sancionada at dia 9 de junho, antes do incio das convenes partidrias para escolher os candidatos (10 de junho), as regras podero valer j para as prximas eleies.

No entanto, somente o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai decidir, aps (e se houver) a sano, se as regras sero vlidas para as eleies de outubro ou apenas a partir das eleies municipais de 2012.

O artigo 16 da Constituio diz que uma lei s pode mudar o processo eleitoral se ela for promulgada um ano antes das eleies. Isso quer dizer que, se o Ficha Limpa altera esse processo, ele s ser considerado para o pleito de 2012. Porm, se a sano ocorrer antes das convenes partidrias e os magistrados entenderem que, assim, a legislao no fere a Carta Magna, ser aplicado neste ano.

Polmicas

Segundo especialistas, emendas na proposta, feitas pelo Congresso, amenizaram o impacto da redao inicial do Ficha Limpa.

Talvez a alterao mais importante seja aquela referente ao dispositivo de "efeito suspensivo" de recursos. De acordo com essa emenda, um poltico condenado em segunda instncia por um rgo colegiado pode apelar junto ao STF e conseguir a suspenso do recurso. Entretanto, essa medida dar mais agilidade ao processo, que ter prioridade na tramitao.

O texto original do Ficha Limpa tambm foi abrandado na Cmara dos Deputados, no artigo relativo
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 11

condenao do poltico. De acordo com o projeto apresentado, o poltico ficaria impedido de concorrer s eleies se fosse condenado na primeira instncia. Com a emenda parlamentar, a inegibilidade aplicada somente em deciso colegiada ou de ltima instncia.

No Senado, foi apresentada uma emenda que determina que a proibio de candidaturas s vale para sentenas proferidas aps a lei ser editada. A mudana na redao substituiu o tempo verbal: de "sido condenados" para "forem condenados". Ou seja, somente polticos que forem condenados depois da Lei Ficha Limpa entrar em vigor sero impedidos de disputar as eleies, de acordo com a interpretao de alguns especialistas.

Polticos como o deputado Paulo Maluf (PP-SP), que no poderia se candidatar s eleies deste ano segundo o Ficha Limpa, podero fazer isso graas emenda feita ao projeto.

Na prtica, o Projeto Ficha Limpa afeta um quarto dos deputados e senadores que respondem a inquritos ou ao penal no STF. Porm, a lei sozinha no basta. As urnas ainda so a melhor forma de barrar os maus polticos.

Desastre ambiental

A mancha negra que se estende sobre o Oceano Atlntico, numa rea equivalente a onze vezes a cidade do Rio de Janeiro, a imagem da maior catstrofe ambiental da histria dos Estados Unidos. O vazamento de petrleo cru e de gs no golfo do Mxico causou, alm de danos ao meio ambiente, perdas econmicas e polticas para o governo de Barack Obama. E como todas as tentativas de conter o vazamento falharam, a mancha deve se alastrar por mais um ms, agravando a situao.

O acidente tambm obrigou o governo norte-americano a revisar as polticas de energia e a regulamentao do setor petrolfero que explora o leo mineral em guas profundas. uma discusso que tambm interessa ao Brasil, que deve definir em breve as regras de explorao do petrleo na camada pr-sal.

Na noite de 20 de abril de 2010, uma exploso na plataforma Deepwater Horizon, arrendada pela empresa British Petroleum (BP), matou 11 funcionrios. Dois dias depois, a plataforma afundou a aproximadamente 80 quilmetros da costa da Louisiana, sul dos Estados Unidos. O petrleo comeou a vazar da tubulao rompida a 1,5 quilmetro da superfcie do mar, formando uma enorme mancha que se aproxima do litoral americano. Desde ento, o leo vem prejudicando a fauna marinha, o turismo e a pesca na regio.

Pela sua extenso, este foi considerado o pior vazamento de petrleo da histria dos Estados Unidos. Estimativas iniciais do governo e da empresa BP apontavam o derramamento de 5 mil barris de petrleo cru por dia, o equivalente a 800 mil litros. No dia 27 de maio, porm, devido ao alerta de cientistas, foi
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 12

verificado um volume muito maior: de 12 a 25 mil barris dirios.

A quantidade acumulada quase trs vezes maior que o vazamento do navio petroleiro Exxon Valdez, ocorrido no Alasca em 24 de maro de 1989, at ento considerado o mais grave em guas norteamericanas. Na ocasio, foram espalhados 250 mil barris (40,9 milhes de litros) de petrleo cru no mar, provocando a morte de milhares de animais. Tudo indica que, desta vez, a catstrofe ser maior para o ecossistema.

Pelicanos

O Departamento de Pesca dos Estados Unidos emitiu um boletim alertando para os danos causados a animais marinhos do golfo, tanto pelo petrleo quanto por produtos txicos usados na limpeza. Segundo o documento, os componentes qumicos causam irritaes, queimaduras e infeces na pele. A ingesto pode trazer problemas ao aparelho gastrointestinal, danificar rgos e, a longo prazo, levar morte.

Entre os animais em risco est a ave-smbolo do Estado de Louisiana, o pelicano marrom. O santurio da espcie - a ave s recentemente saiu da lista de animais ameaados de extino - foi atingido pelo petrleo. Toda vez que o pelicano marrom mergulha atrs de peixes, ele fica com as penas cobertas de leo; desse modo, no consegue regular a temperatura corporal e morre de hipotermia.

Quatro espcies de tartarugas marinhas, alm de golfinhos, cachalotes, camares e outros crustceos e peixes (o golfo do Mxico um dos nicos viveiros, no mundo, do atum rabilho) esto entre as espcies ameaadas. O plncton, inclusive, organismo que est na base da cadeia alimentar marinha, no sobrevive em contato com o petrleo.

A mancha de petrleo colocou em alerta toda rea costeira de Louisiana e das regies vizinhas da Flrida, do Mississipi e de Alabama. O acidente tambm afetou a indstria pesqueira, os servios, o comrcio e at o turismo, uma vez que as praias ficaram sujas de leo. A pesca comercial e recreativa foi proibida. O motivo, segundo o governo, proteger a populao do consumo de moluscos contaminados com componentes cancergenos do petrleo.

Criadores de camaro tiveram a atividade suspensa e abriram processos judiciais contra a BP. A Louisiana o maior Estado produtor de camares nos Estados Unidos.

Somados, os prejuzos para a economia podem chegar a mais de US$ 1,6 bilho (R$ 2,9 bi), de acordo com especialistas. O Estado de Louisiana ainda gastou cerca de US$ 350 milhes (R$ 638,9 milhes) em barreiras de conteno.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

13

H 31 anos, o ecossistema do golfo do Mxico foi afetado por um acidente semelhante. Em 3 de junho de 1979, a plataforma Ixtoc I explodiu na baa de Campeche, a 100 quilmetros da costa mexicana. Foram derramados entre 10 e 30 mil barris de petrleo por dia, at que a tubulao foi tampada em 23 de maro 1980. Traos de petrleo ainda eram visveis trs anos depois da tragdia.

Explorao

Todas as tentativas da BP para conter o vazamento falharam: a empresa tentou injetar uma mistura de lama e cimento na tubulao, colocar uma capa de proteo, sugar o petrleo com mangueiras e cavar poos ao lado da plataforma submersa. Na mais recente tentativa, iniciada no dia 1 de junho, a ideia era usar robs submarinos para instalar um equipamento que pode redirecionar o fluxo para a superfcie, onde o petrleo ser recolhido em navio.

Enquanto isso, por conta do acidente, o presidente Barack Obama amarga, alm da queda de popularidade, uma crise poltica. Ele foi acusado pela oposio republicana de demorar muito para resolver o caso e de mau gerenciamento nos esforos de conteno da mancha. A situao do presidente foi comparada de seu antecessor, George W. Bush, criticado pela lentido no socorro s vtimas do furaco Katrina, que devastou New Orleans (na mesma regio) em 2005.

Em maio de 2010, pressionada pelos republicanos e contrariando ativistas ambientais, a Casa Branca deu passe livre para que as multinacionais petrolferas ampliassem a explorao em guas profundas. Agora, Obama foi obrigado a admitir o excesso de confiana na autorregulamentao das empresas e adotar medidas de cancelamento da prospeco de petrleo no golfo do Mxico, alm de prorrogar a moratria (suspenso de verbas) para a explorao na costa do Atlntico.

Como resultado do desastre em Louisiana, os Estados Unidos devem apertar o cerco s agncias reguladoras do setor e obrigar a indstria a investir em mais segurana. Assim, o custo de extrao e produo de petrleo dever sofrer aumentos, podendo afetar tambm os investimentos na camada pr-sal, no Brasil, e reorientar as metas de segurana da Petrobras.

Por fim, o acidente na costa dos Estados Unidos d novo flego ao debate sobre energias alternativas. O petrleo, que hoje a principal fonte de energia do mundo, escasso, cada vez mais caro, cria polticas de guerra (como no Oriente Mdio) e danos ao meio ambiente. Os Estados Unidos respondem por apenas 2% das reservas do planeta e a produo interna atende a um quinto do consumo domstico. Para o gigante econmico, a soluo se delineia, cada vez mais, num futuro em que o desenvolvimento do pas seja menos movido pelo "ouro negro".

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

14

Colmbia

No dia 20 de junho de 2010, os colombianos foram s urnas para escolher o substituto do presidente lvaro Uribe Vlez. A despeito de quem ir ocupar o cargo, as polticas mais duras contra o narcotrfico saem vencedoras no pas.

O candidato governista Juan Manuel Santos, ex-ministro da Defesa, lidera a disputa contra o candidato do Partido Verde, Antanas Mockus, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de inteno de voto. No primeiro turno, realizado em 30 de maio, Santos obteve 46,6% dos votos e Mockus, 21,5%.

Esse quadro eleitoral pode ser explicado pela relao do poder poltico com as Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc), organizao terrorista de linha comunista que surgiu em 1964, inspirada na Revoluo Cubana. A partir dos anos 1980, o grupo passou a controlar a produo e o comrcio de cocana na Colmbia. Estima-se que, de 1980 at o comeo deste sculo, trs milhes de colombianos tenham sido deslocados de suas regies por conta da guerra contra o trfico.

Outra fonte de financiamento dos guerrilheiros o sequestro. O caso mais famoso o da candidata presidencial e senadora Ingrid Betancourt, resgatada em 2 de julho de 2008, depois de seis anos em cativeiro na selva colombiana, junto com outras 14 pessoas.

Quando Uribe assumiu a presidncia, em 2002, adotou uma poltica "linha dura" contra os militantes das Farc, do Exrcito de Libertao Nacional (ELN) - o segundo maior grupo guerrilheiro do pas - e de grupos paramilitares.

A medida foi empregada depois que seu antecessor no cargo, o presidente Andrs Pastrana Arango, falhou ao tentar fazer um acordo de paz com a guerrilha. Em novembro de 1998, Pastrana concedeu uma rea do tamanho da Sua para as Farc, como um gesto de confiana. Porm, os guerrilheiros continuaram os ataques e aumentaram a produo de cocana, alm de estabelecer um poder paralelo na regio.

Mudanas na rea de segurana pblica foram decisivas para a eleio e, depois, reeleio de Uribe. Ele venceu a oposio com a promessa de desmantelar o poderio militar dos narcoterroristas.

Tenso na fronteira A represso contou com apoio financeiro e militar dos Estados Unidos, aliana que rendeu a Uribe uma posio de antagonismo poltico em relao aos governos da Venezuela e do Equador, vizinhos alinhados esquerda.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

15

Durante a crise das bases militares, o governo venezuelano "congelou" as relaes comerciais com a Colmbia, agravando a crise econmica que afetava os colombianos. A razo disso foi a inteno de Uribe de ampliar a presena de tropas americanas em bases nas fronteiras, com o motivo alegado de combater o trfico.

Acusaes do envolvimento do presidente Hugo Chvez com as Farc (baseadas na apreenso de armamento venezuelano com os guerrilheiros) tambm afetaram as relaes diplomticas entre ambas as naes.

Um ataque ao acampamento das Farc no Equador, em maro de 2008, foi outro episdio que acarretou uma crise poltica entre Colmbia, Equador e Venezuela. A ao, no entanto, resultou na morte de Ral Reyes, o segundo no comando das Farc. Outras operaes tambm contriburam para o prestgio do presidente colombiano e de seu candidato, entre elas a libertao de Ingrid Betancourt. Soma-se a isso o saldo positivo da estratgia de represso. Os ndices de homicdios caram de 66 para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2002, para 32 em 2009. Os sequestros passaram de 2.882, no ano em que Uribe foi eleito, para 86 em 2009, segundo dados oficiais.

Ao mesmo tempo, o Produto Interno Bruto (PIB) passou de US$ 232 para US$ 500 bilhes (o terceiro maior da Amrica do Sul) em quase oito anos.

Como a casa em ordem, Uribe terminou o mandato com 70% de aprovao e tentou se candidatar para um terceiro mandato. A Justia colombiana, no entanto, impediu sua candidatura com base na Constituio de 1991, que limita o mandato a oito anos consecutivos.

A primeira eleio sem a sombra das Farc, depois de 40 anos de conflitos, teve um peso na campanha: todos os candidatos prometeram dar continuidade poltica de segurana - e o herdeiro poltico de Uribe o primeiro colocado nas pesquisas.

Corrupo Mas o mesmo trunfo do presidente alimentou a oposio, tornando um candidato antes sem expresso uma fora nas urnas. Isso ocorreu por dois motivos. Primeiro, um escndalo conhecido como "falsos positivos". Em 2008, militares atraam desempregados para a selva e os executavam, para depois identificar os corpos como de terroristas mortos. Assim, eles insuflavam artificialmente as estatsticas favorveis ao governo e recebiam recompensa por supostos guerrilheiros mortos. Um grupo de 62 promotores investiga cerca de 2 mil mortes suspeitas.

O escndalo levou destituio de 40 militares, incluindo trs generais. E, como o conservador Juan Manuel Santos foi ministro da Defesa, ele agora questionado pelos assassinatos cometidos pelo Exrcito
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 16

colombiano.

Durante o segundo mandato de Uribe, um escndalo atingiu o alto escalo do Exrcito e parcela (um tero) do Congresso colombiano, incluindo aliados do presidente. Os polticos e militares foram acusados de envolvimento com narcotraficantes e paramilitares. Polticos foram presos entre 2006 e 2007 e at mesmo um senador, primo do presidente, foi investigado.

O segundo motivo desfavorvel ao candidato da situao que o combate ao narcoterrorismo, principal sucesso do governo, deixou de ser prioritrio para a maioria dos colombianos. Os eleitores esto mais preocupados com questes sociais, como, por exemplo, o desemprego, que atinge 12% da populao, uma das maiores taxas da Amrica Latina (no Brasil, o ndice de 7%), segundo dados do Departamento Administrativo Nacional de Estatstica (DANE). Outra preocupao o precrio sistema de sade na Colmbia.

Esses fatores deram fora para a campanha de Mockus, que em maro tinha apenas 9% das intenes de voto e, depois, chegou a um empate tcnico com o rival. Com um discurso contra a corrupo e focado na educao, ele acabou surgindo como o candidato que representa um avano em direo ao futuro sem as Farc. Principalmente para jovens eleitores, que o apoiam em redes sociais como Twitter e Facebook.

Mockus foi um prefeito popular da capital Bogot e ficou conhecido por aes extravagantes, como trocar guardas de trnsito por mmicos que advertiam os motoristas com cartes vermelhos e amarelos. O problema que seu partido tem apenas 5% das cadeiras do Senado e 1% da Cmara dos Deputados. Caso seja eleito, ter de fazer alianas polticas com adversrios.

Jos Saramago (1922-2010)

Provocador tanto na escrita quanto na militncia poltica, Jos Saramago morreu aos 87 anos em sua casa, em Lanzarote, nas Ilhas Canrias, no dia 18 de junho de 2010. Foi nessa ilha espanhola que o escritor, nico Prmio Nobel em lngua portuguesa, escolheu para se autoexilar de Portugal e viver com a terceira mulher, a escritora espanhola Pilar del Rio.

Saramago escreveu dezenas de livros, entre romances, poesias, ensaios, peas de teatro, dirios, crnicas e memrias. Sua obra foi traduzida para cerca de 42 lnguas. Um dos seus mais famosos romances, O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), provocou embates com a Igreja Catlica e levou o governo portugus a boicotar a indicao da obra para um prmio europeu, fato que contribuiu para que o escritor deixasse o pas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

17

Alm de escritor, Saramago tambm foi uma das vozes mais crticas do sistema capitalista e apoiou regimes comunistas, como o cubano. Ateu e comunista at o fim da vida, no se furtou, porm, de expressar uma viso quase mstica em alguns de seus livros e de apontar as mazelas do prprio Partido Comunista Portugus, do qual era membro desde o final dos anos 1960.

Segundo a Fundao Jos Saramago, a causa da morte foi falncia mltipla de rgos, decorrente de um cncer que o acometia desde 2007. O corpo do escritor foi velado em Lisboa, onde recebeu homenagens e foi cremado em 20 de junho.

No dia seguinte, jogadores da seleo portuguesa prestaram homenagens ao romancista durante a partida contra a Coreia do Norte, na Copa do Mundo da frica do Sul. A ptria, enfim, acolheu seu mais clebre escritor desde Fernando Pessoa.

Comeo difcil O reconhecimento, entretanto, chegou somente aps os 50 anos de idade. Jos de Sousa Saramago era neto e filho de camponeses. Nasceu em 16 de novembro de 1922, na aldeia de Azinhaga, na provncia de Ribatejo, a 100 km de Lisboa. Tinha dois anos de idade quando a famlia se mudou para a capital. Sem recursos, no pde cursar uma universidade.

Antes de se dedicar somente aos livros, exerceu atividades de serralheiro, funcionrio pblico, jornalista e tradutor - traduziu, entre outros, o poeta francs Charles Baudelaire e o escritor russo Lon Tosti.

Publicou seu primeiro romance, Terra do Pecado, em 1947. Neste mesmo ano, nasceu sua filha, Violante, do primeiro casamento, com a pintora Ilda Reis. Em 1970, se divorciou e iniciou um relacionamento com a escritora portuguesa Isabel da Nbrega. Em 1986 conheceu a jornalista e tradutora espanhola Pilar del Rio, com quem se casou dois anos depois - ela aos 36 e ele com quase 66 anos de idade.

O prestgio internacional como escritor viria aos 60 anos com o romance Memorial do Convento. Em 1986 publicou O Ano da Morte de Ricardo Reis, considerado por muitos crticos (e, ao que parece, pelo prprio autor) como seu melhor livro. Mas foi pelo polmico O Evangelho Segundo Jesus Cristo que ficaria mais conhecido.

O romance, que humaniza a figura de Jesus, foi condenado pela Igreja Catlica. No Brasil e em Portugal, pases catlicos, tambm houve reaes contrrias. No ano seguinte publicao, Antnio Sousa Lara, secretrio de Estado e Cultura no governo de Cavaco Silva, impediu a candidatura da obra para o Prmio Literrio Europeu. "O livro no representa Portugal nem os portugueses", disse na ocasio. Por conta do clima "inquisitorial", Saramago deixou o pas em 1993, para viver nas Canrias com sua mulher.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

18

parte as desavenas polticas e religiosas, o trabalho como romancista lhe rendeu vrios prmios. Em 1995, recebeu o Lus de Cames, considerado o mais importante em literatura portuguesa, pelo livro Ensaio Sobre a Cegueira, adaptado para o cinema pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles, em 2008. O Nobel de Literatura foi anunciado em 1998, quando Saramago tinha 76 anos, o primeiro e nico conquistado por um escritor da lusofonia, ou seja, dos pases nos quais o portugus falado: Angola, Brasil, Cabo Verde, GuinBissau, Moambique, Portugal, So Tom e Prncipe, Guin Equatorial, Timor-Leste e Macau (uma Regio Administrativa Especial da Repblica Popular da China).

Revoluo dos Cravos As desavenas com a Igreja Catlica (e com as religies crists em geral) ganhariam novo mpeto com a publicao do ltimo romance de Saramago, Caim, em 2009. No livro, o escritor analisa a histria de Caim e Abel no Antigo Testamento. Durante o lanamento mundial da obra, se referiu Bblia como "um manual de maus costumes, um catlogo de crueldade e do pior da natureza humana", o que lhe rendeu acusaes de superficialidade na leitura e intenes publicitrias com a provocao.

Como intelectual, foi um vigoroso opositor da sociedade capitalista desde os anos 1960. A militncia no Partido Comunista Portugus, ao qual tambm no poupou crticas, visando sua modernizao, o levou a defender - e, em rarssimas ocasies, atacar - governos como o de Fidel Castro.

Portugal, do mesmo modo que outros pases europeus - Alemanha, Itlia e Espanha -, foi governado por um partido fascista durante parte da primeira metade do sculo 20. A ditadura salazarista foi instaurada em 1926, depois de um golpe militar, e durou quase meio sculo.

Oliveira Salazar governou por meio de um partido nico, o Unio Nacional, de 1933 at 1968, quando se afastou por motivos de sade. Seu sucessor, Marcelo Caetano, foi deposto pela Revoluo dos Cravos, em abril de 1974. A revoluo foi um movimento pacfico simbolizado pelo cravo vermelho, flor que era colocada no cano dos fuzis dos soldados que participavam da revolta (cravos vermelhos tambm foram depositados sobre o corpo de Saramago, no velrio em Lisboa).

Numa poca de divises ideolgicas, Saramago se ops ao salazarismo e filiou-se ao Partido Comunista em 1969. Em seguida, iniciou a carreira de jornalista. Quando foi nomeado diretor-adjunto do jornal portugus Dirio de Notcias, em 1975, perseguiu e demitiu colegas que no seguiam sua linha de esquerda. No mesmo ano, saiu do jornal para dedicar-se aos livros.

A atuao poltica de Saramago, contudo, continuou rendendo polmicas. Em 2003, depois de dcadas de aprovao, ele condenou Fidel Castro pela execuo de trs cubanos que haviam sequestrado um barco para tentar fugir para os Estados Unidos. Em artigo publicado no jornal espanhol El Pas, escreveu: "At aqui cheguei. De agora em diante, Cuba seguir o seu caminho, eu fico".

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

19

No ano anterior, uma declarao provocara mal-estar entre os judeus. Durante visita cidade palestina Ramallah, o escritor comparou a ocupao de territrios palestinos na Cisjordnia com o campo de concentrao nazista de Auschwitz: " preciso dizer que o que acontece na Palestina um crime que ns podemos parar. Podemos compar-lo ao que aconteceu em Auschwitz".

No Brasil, onde sempre foi acolhido por escritores e polticos, entre eles o presidente Luiz Incio Lula da Silva, identificou-se com causas sociais. Chegou a participar como jurado, em Braslia, de um tribunal internacional simblico para julgar o massacre de trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajs (PA), ocorrido trs anos antes. Pelo mesmo motivo, recusou um doutorado honoris causa (dentre dezenas que recebeu) concedido pela Universidade do Belm do Par.

Ponto final O papel de contestador, na vida pblica, refletia, de certa maneira, a escrita de Saramago, ousada na forma e cujas histrias interagiam criticamente com seu tempo. Em obras como O Evangelho Segundo Jesus Cristo, ele usa uma pontuao peculiar: evita pontos finais, marcando o ritmo e as pausas com vrgulas, e substitui o travesso como indicativo de dilogos por uma letra inicial maiscula. Como nessa passagem:

"Disse Jesus, Estou espera, De qu, perguntou Deus, como se estivesse distrado, De que me digas quanto de morte e de sofrimento vai custar a tua vitria sobre os outros deuses, com quanto de sofrimento e de morte se pagaro as lutas que, em teu nome e no meu, os homens que em ns vo crer travaro uns contra os outros, Insistes em querer sab-lo, insisto, Pois bem, edificar-se- a assembleia de que te falei, mas os caboucos dela, para ficarem bem firmes, havero de ser cavados na carne, e os seus alicerces compostos de um cimento de renncias, lgrimas, dores, torturas, de todas as mortes imaginveis hoje e outras que s no futuro sero conhecidas (...)"

A inteno dessa escrita - iniciada com o romance Levantado do Cho - era deixar o texto mais prximo da tradio oral.

Saramago tambm misturava, em suas narrativas, fatos histricos e fico para construir parbolas, como em Memorial do Convento, A Jangada de Pedra e A Viagem do Elefante. Em Ensaio sobre a Cegueira, por exemplo, que conta a histria de uma estranha doena que deixa a populao de uma cidade cega, o escritor usa a premissa da privao do sentido para apontar os defeitos da sociedade de consumo, que coloca em primeiro plano as aparncias. Somente depois de cegos os personagens conseguem enxergar as qualidades que os distinguem como seres humanos.

Saramago deixou um livro inacabado, Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas!, que fala sobre o trfico de armas. O ttulo uma referncia a um verso do dramaturgo portugus Gil Vicente. Ainda no h previso para a publicao do romance.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

20

Livros mais importantes # Levantado do Cho (Bertrand Brasil) # Memorial do Convento (Bertrand Brasil) # O Ano da Morte de Ricardo Reis (Companhia das Letras) # Histria do Cerco de Lisboa (Companhia das Letras) # O Evangelho segundo Jesus Cristo (Companhia das Letras) # Ensaio sobre A Cegueira (Companhia das Letras) # As Intermitncias da Morte (Companhia das Letras)

Adaptaes para o cinema # A jangada de pedra # A maior flor do mundo # Ensaio sobre a cegueira # Embargo

Cuba liberta presos polticos

Pressionada por autoridades internacionais, a ditadura cubana decidiu libertar 52 presos polticos no perodo entre julho e outubro de 2010. O primeiro grupo, composto por 11 dissidentes e seus familiares, chegou Espanha entre os dias 12 e 15 de julho, onde os exilados foram recebidos como imigrantes comuns.

De acordo com dados da Comisso Cubana de Direitos Humanos, rgo independente que no reconhecido pelo governo comandado pelo ditador Ral Castro, a ilha possui 167 presos polticos, o menor nmero desde a Revoluo Cubana, em 1959. Portanto, se todos os 52 forem soltos, restaro ainda 115 pessoas encarceradas por crimes de conscincia.

Desde 1998, quando 101 presos foram postos em liberdade, por ocasio da visita do papa Joo Paulo 2, no se libertava em Cuba um grupo to numeroso.

O anncio da libertao foi feito em 7 de julho, pelo Arcebispado de Havana. As negociaes com o governo foram intermediadas pelo cardeal Jaime Ortega e pelo ministro espanhol de Assuntos Exteriores, Miguel ngel Moratinos.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 21

Todos os presos beneficiados com a medida fazem parte do "Grupo dos 75", constitudo por 75 dissidentes presos em maro de 2003 durante a "Primavera Negra", como ficou conhecido um dos muitos perodos de severa represso. Eles foram processados por atividades subversivas e condenados a penas que variam de 14 a 27 anos de priso. Alguns deles j haviam sido libertados por apresentarem graves problemas de sade.

Greve de fome A presso internacional comeou aps a morte de Orlando Zapata Tamayo, ocorrida no dia 23 de fevereiro de 2010, aps 85 dias em greve de fome. Zapata tinha 42 anos e era um dos mais importantes dissidentes polticos do "Grupo dos 75". Ele jejuava em protesto contra as condies desumanas dos crceres de Havana.

No dia seguinte morte de Zapata, outro detento, Guillermo Farias, iniciou greve de fome em homenagem ao companheiro e para pedir a libertao de outros 26 presos polticos que estavam doentes. poca, o presidente Luiz Incio Lula da Silva, em visita oficial a Cuba, foi criticado por no se solidarizar com os ativistas e por compar-los a presos comuns.

Farias interrompeu o jejum de alimentos slidos e lquidos, mantido por 134 dias, depois que o presidente Ral Castro se comprometeu a soltar os 52 presos. Mesmo assim, de acordo com os mdicos que o acompanham, ele corre risco de morrer em decorrncia de complicaes associadas ao perodo de abstinncia. "O primeiro gole de gua que deu depois de tanto tempo provocou em seu ressecado esfago a sensao de uma lngua de fogo que o queimava por dentro", disse Yoani Snchez em seu blog, o Generatin Y (ver livro indicado abaixo).

Adversrio histrico O governo dos Estados Unidos, histrico opositor do regime castrista, aprovou a operao que beneficia cubanos reconhecidos como presos de conscincia pela Anistia Internacional. Segundo Philip Crowley, porta-voz do Departamento de Estado americano, foi um "acontecimento positivo" e "um avano para um respeito maior aos direitos humanos e s liberdades fundamentais em Cuba".

A imprensa internacional, porm, foi ctica quando a uma eventual abertura do regime comunista, em vigor desde que Fidel Castro, Che Guevara e o Exrcito Rebelde tomaram a capital em 1 de janeiro de 1959, depondo o ditador Fulgencio Batista.

Em abril de 1961, os Estados Unidos fizeram uma tentativa frustrada de invaso na Baa dos Porcos, em Cuba, aumentando a tenso com a antiga Unio Sovitica. O episdio foi um dos mais emblemticos da Guerra Fria (1945-1989). Nas dcadas seguintes, Washington imps um embargo comercial ilha, cujo regime comunista resistiu at mesmo ao esfacelamento da Unio Sovitica e abertura econmica na China.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

22

Fidel deixou a presidncia em 2006, passando o cargo a seu irmo, Ral Castro. Os dilogos visando a suspenso do bloqueio foram retomados com a chegada de Barack Obama Casa Branca. Os americanos exigem, como contrapartida ao fim do embargo, avanos na rea de direitos humanos.

Prximos da lista Os 11 presos que chegaram Espanha fazem parte de uma primeira leva de 20 dissidentes que foram autorizados a deixar o pas. Outros seis cubanos consultados pela Igreja Catlica decidiram permanecer em Cuba aps serem soltos. O governo cubano, contudo, no ofereceu garantias de que eles no sofrero represlias.

Segundo o Ministrio das Relaes Exteriores da Espanha, os exilados no receberam status de asilados polticos para que possam trabalhar no pas. Outros ativistas, que continuam em Cuba, acreditam que essas medidas sejam os primeiros passos para reformas polticas.

Casamento gay - Argentina

A Argentina aprovou, em 16 de julho de 2010, o casamento gay, tornando-se o primeiro pas na Amrica Latina (o segundo no continente, depois do Canad) e o dcimo no mundo a legalizar a unio entre pessoas do mesmo sexo. A lei, que deve ser sancionada pela presidente Cristina Kirchner, um avano na defesa dos direitos dos homossexuais.

Depois de passar na Cmara dos Deputados no dia 5 de maio, a lei foi sancionada no Senado por 33 votos a favor, 3 abstenes e 23 votos contrrios. O debate entre os parlamentares durou 14 horas. Fora do Legislativo, grupos que se opunham proposta (formados por catlicos) e de apoio aos homossexuais fizeram protestos.

Diferentemente de pases como Uruguai e Colmbia, que somente autorizam as unies civis de casais gays, a nova legislao argentina reconhece tambm direitos e benefcios jurdicos e sociais. Para isso, ela substituiu, no Cdigo Civil, os termos "marido e mulher" por "contratantes", igualando os direitos de casais gays e heterossexuais.

Entre as mudanas, est o recebimento total da herana, no caso de morte de um dos cnjuges, permisso para adoo de crianas (antes, somente um dos membros da relao podia adotar), uso de sobrenome comum para crianas adotadas ou para filhos naturais de um dos parceiros, e direito, para o casal, de receber penso, pagar impostos e pedir crdito.

A capital Buenos Aires e outras quatro cidades argentinas j permitiam o matrimnio civil entre pessoas do
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 23

mesmo sexo.

Outros nove pases possuem leis especficas sobre casamento gay, vlidas para todo o territrio nacional: Holanda, Espanha, Blgica, frica do Sul, Canad, Noruega, Sucia, Portugal e Islndia. Em Portugal, a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi promulgada no dia 17 de maio de 2010. Na Islndia, a norma entrou em vigor no dia 27 de junho.

Nos Estados Unidos, seis estados permitem o casamento gay: Massachusetts, Connecticut, Iowa,Vermont, New Hampshire e Washington, D.C. A Cidade do Mxico tambm aprovou recentemente uma lei semelhante.

Justia No Brasil, casais homossexuais precisam recorrer Justia para conseguir os mesmos direitos vlidos para unies heterossexuais. Com isso, ficam merc de decises pontuais de juzes de comarcas, ou seja, no h uma padronizao quanto s sentenas.

Uma das decises judiciais mais conhecidas foi a da tutela do filho da cantora Cssia Eller, aps a morte da artista, em 29 de dezembro de 2001. A Justia do Rio de Janeiro concedeu a guarda provisria da criana para a parceira da artista, Maria Eugnia Vieira Martins, que viveu com Cssia durante 14 anos.

Existem projetos de leis sobre unio estvel e direitos civis de homossexuais que tramitam no Congresso brasileiro desde 1995. O que impede que sejam votados o lobby de polticos conservadores ou ligados a setores religiosos, alm da rejeio de parcela do eleitorado.

A despeito disso, a Parada do Orgulho Gay de So Paulo reconhecida como o segundo maior evento homossexual do mundo, atrs apenas da passeata realizada em Nova York.

Minorias At meados do sculo 20, a homossexualidadeera considerada crime grave em pases da Europa, como Reino Unido e Portugal. Um dos julgamentos mais clebres da histria foi o do escritor irlands Oscar Wilde, autor de O retrato de Dorian Gray. Ele foi julgado em 1895 por sodomia e comportamento indecente, e condenado a dois anos de priso e trabalhos forados. Os homossexuais tambm sofreram perseguies na Alemanha nazista e na Rssia stalinista.

Alm de constar dos cdigos penais de alguns pases, a homossexualidade era vista como uma doena, reconhecida at recentemente pela Organizao Mundial da Sade. Em 1954, o matemtico ingls Alan Turing, precursor dos computadores, matou-se depois de ser obrigado pela Justia a fazer um tratamento mdico que envolvia a castrao qumica.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 24

A partir dos anos 1980, os gays foram estigmatizados como disseminadores da Aids, chamada na poca de "peste gay". Com o aumento de casos entre heterossexuais, foi constatado que a doena no estava relacionada natureza ou orientao sexual dos pacientes, mas, sim, a condutas de risco.

Boa parte da mudana de valores e dos avanos sociais para a minoria gay se deve aos movimentos de direitos civis. O marco dessa luta foram os conflitos de Stonewall, nos Estados Unidos, iniciados em 28 de junho de 1969. Foi a primeira vez que a comunidade gay se uniu contra a perseguio do Estado. Os distrbios entre manifestantes e policiais comeou em frente ao bar Stonewall Inn, localizado no bairro Greenwich Village.

Hoje, sabe-se que a homossexualidade, como qualquer outro comportamento humano, resulta de uma combinao de fatores genticos, sociais e culturais. Com base nisso, a maioria dos pases industrializados criou estatutos legais que garantem a unio civil de casais do mesmo sexo e leis que penalizam os crimes contra homossexuais. Apesar disso, pases como Ir, Arglia e Paquisto ainda consideram a homossexualidade crime.

Condenao de iraniana gera protestos no mundo

A condenao morte por apedrejamento da iraniana Sakineh Mohammad Ahstiani provocou uma onda de manifestaes contrrias ao presidente do Ir, Mahmoud Ahmadinejad , acusado de violao dos direitos humanos . Aps sofrer presso internacional, o governo iraniano manteve a pena capital para a mulher acusada de adultrio, mas anunciou que mudaria a execuo para enforcamento.

Sakineh, 43 anos, viva e tem dois filhos, com idades de 17 e 22 anos. Ela foi condenada em 15 de maio de 2006 por um tribunal de Tabriz, maior cidade da provncia do Azerbaijo Ocidental, por manter "relacionamento ilcito" com dois homens. O caso teria ocorrido aps a morte de seu marido. A pena imposta foi de 99 chibatadas.

Em setembro do mesmo ano, ela foi julgada novamente pelo crime e sentenciada morte por apedrejamento. Este considerado um dos mtodos de execuo mais cruis que existem. De acordo com o Cdigo Penal iraniano, a mulher enterrada de p at o peito ou o pescoo e recebe pedradas, atiradas por populares. As pedras no podem ser muito pequenas, a ponto de causarem poucos danos, nem muito grandes, de modo a prolongar a agonia do condenado. Casos de homens executados por lapidao so raros no pas.

O Ir adotou a prtica aps a Revoluo Iraniana de 1979, liderada pelo aiatol Ruhollah Khoemini (1900Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 25

1989). A revoluo deps o regime monrquico e instituiu a autoridade mxima religiosa. A Repblica Islmica do Ir o nico regime do mundo que emprega sistematicamente a lapidao como pena de morte.

Sentena de morte

Segundo dados da ONG Comit Internacional Contra o Apedrejamento, outros 24 iranianos receberam a mesma sentena e aguardam serem executados. A Anistia Internacional aponta o nmero de 11 pessoas, sendo 8 mulheres.

Em 31 anos, de acordo com a ONG, mais de 150 pessoas foram mortas no pas por apedrejamento (h uma lista de 136, no site da entidade). O nmero de mortos teria aumentado aps a coalizo conservadora que empossou o presidente Mahmoud Ahmadinejad em 2005. A entidade registrou tambm um aumento drstico das execues no perodo de oito semanas entre as eleies presidenciais de 12 de junho at a posse de Ahmadinejad para o segundo mandato, em 5 de agosto do ano passado.

Os dados no so precisos devido ao acobertamento do governo iraniano. Segundo estimativas de 2009 da Anistia Internacional, o Ir possui o segundo maior nmero de rus executados no mundo (388), perdendo apenas para a China, com mil mortes no ano (nmero que ultrapassa as 714 execues registradas pela Anistia em 18 pases, em 2009).

A regio do Oriente Mdio possui a maior taxa per capta de execues no mundo. Alm do Ir, foram registradas mortes no Iraque (120), Arbia Saudita (69), Estados Unidos (52), Yemen (30), Sudo (9), Vietn (9), Sria (8) e Japo (7). Apenas no Japo e nos Estados Unidos os nmeros so oficiais. Para os demais pases, a organizao adotou a estimativas mnimas. Os mtodos utilizados nas sentenas foram a forca, o fuzilamento, a decapitao, a lapidao, a eletrocusso e a injeo letal.

Para especialistas, a lapidao usada com fins polticos no Ir, para aterrorizar os inimigos polticos e conter protestos contra o governo. Em alguns casos, a acusao baseada em argumentos religiosos, que lembram a Inquisio. O prprio julgamento de Sakineh alvo de desconfianas por falta de provas e restries defesa. At mesmo o advogado de defesa da iraniana teve que buscar asilo poltico na Noruega para escapar da perseguio do governo.

No ltimo dia 8 de agosto, o Ir anunciou a condenao de um rapaz de 18 anos, preso h dois anos em Tabriz, por ser homossexual. A pena prevista na legislao pode ser de chibatadas ou morte por apedrejamento ou enforcamento. No dia seguinte, uma mulher afeg foi chicoteada e executada a tiros, em pblico, por cometer suposto adultrio, no Afeganisto.

Os tribunais do Afeganisto, Paquisto e Somlia tambm preveem a morte por apedrejamento. Em outubro
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 26

de 2009, islmicos somalis executaram por apedrejamento, em pblico, uma mulher de 23 anos acusada de adultrio.

Asilo poltico

Aps o anncio da pena de Sakineh, ocorreram protestos em vrias capitais europias e americanas, com simulaes de lapidaes. rgos internacionais de defesa dos direitos humanos iniciaram campanhas para reverter a condenao do governo iraniano, que signatrio de tratados internacionais.

Para justificar a pena de morte, o Estado informou que a r tambm foi condenada por assassinato - ela teria participado, segundo a Justia iraniana, da morte do marido.

No dia 31 de julho, o presidente Luiz Incio Lula da Silva, que defendeu anteriormente o polmico programa nuclear iraniano, disse que concederia asilo poltico Sakineh no pas. O Itamaraty formalizou a oferta, mas o governo do Ir rejeitou no dia 10 de agosto. A rejeio aconteceu no mesmo dia em que o governo brasileiro firmou um decreto que aprova as resolues da Organizao das Naes Unidas (ONU), com sanes contra o Ir, por conta do programa nuclear .

A legislao iraniana prev que a pena pode ser revertida para encarceramento caso a famlia do marido perdoe a condenada pelo crime. Se isso no acontecer, ela pode ser morta nos prximos dias.

Mudanas climticas: catstrofes no Paquisto e na Rssia

Qual seria a relao entre a onda de calor que cobriu Moscou, a capital russa, com uma espessa neblina de fuligem, e as chuvas que causaram inundaes no Paquisto ? Para cientistas que estudam as mudanas no clima da Terra, ambas as tragdias, ocorridas nos meses de julho e agosto deste ano, poderiam ser efeitos do aquecimento global.

No Paquisto, as piores enchentes em 80 anos deixaram mais de 1.600 mortos e afetaram 20 milhes de pessoas - aproximadamente 11% da populao do pas, que possui 177 milhes de habitantes. As inundaes destruram casas, plantaes e danificaram a infraestrutura de cidades.

Seis milhes de paquistaneses que sobreviveram s cheias (incluindo 3,5 milhes crianas) correm o risco de contrarem doenas, como a clera, devido contaminao da gua.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

27

Em visita ao pas no dia 15 de agosto, o secretrio-geral da Organizao das Naes Unidas (ONU), Ban Ki Moon , disse que o desastre o maior que j viu na vida, e autorizou o envio emergencial de US$ 459 milhes (R$ 811 milhes) para o Paquisto.

J na Rssia, a maior onda de calor em mil anos causou mortes e prejuzos ao pas. Desde o comeo da seca, em maio, 52 pessoas morreram, e a taxa de mortalidade em Moscou dobrou devido ao calor e fumaa de incndios florestais.

A temperatura na capital atingiu o recorde de 39 graus, no dia mais quente j registrado. Os nveis de monxido de carbono chegaram ao dobro do aceitvel, obrigando os russos a usarem mscaras nas ruas.

Os incndios ainda destruram um quarto das terras usadas para o cultivo de cereais (a Rssia um dos maiores exportadores mundiais de trigo, centeio e cevada). Para garantir o abastecimento domstico, o governo suspendeu as exportaes at o final do ano.

Havia tambm o perigo dos incndios chegarem usina de Mayak, nos Montes Urais, e Chernobyl , locais onde ocorreram desastres nucleares nos anos de 1957 e 1986, respectivamente. O fogo poderia espalhar partculas radioativas presentes no solo contaminado desses lugares.

O calor tambm bateu recordes e provocou incndios em pases europeus como Portugal e Grcia, alm de inundaes na China . Para especialistas, esses eventos teriam sido parcialmente provocados pelo aquecimento global, resultado do efeito estufa .

Terra mais quente O efeito estufa ocorre quando a energia do Sol se acumula na atmosfera terrestre, elevando a temperatura do planeta. Ele causado pela emisso de seis tipos de gases, como dixido de carbono (CO2) , metano (CH4) e xido nitroso (N2O) . O dixido de carbono o mais abundante e duradouro na atmosfera. Ele liberado pela queima de combustveis fsseis (petrleo, gs e carvo natural), que constituem a principal fonte de energia das economias mundiais.

O efeito estufa um fenmeno natural e necessrio para a vida no planeta, pois permite que a Terra retenha o calor indispensvel para a sobrevivncia dos seres vivos. O problema que, com o aumento da poluio a partir do sculo 19, houve um desequilbrio nesse processo, o que provocou o aquecimento global.

Alertados por cientistas, os governos mundiais comearam a se preocupar com questes ambientais nos anos 1980. O ltimo relatrio do Painel Intergovernamental sobre Mudana Climtica (IPCC, na sigla em ingls), divulgado em 2007, apontou que a temperatura no mundo subiu 0,74% no perodo de 1906 a 2005, devido atividade humana. E, se nada for feito, haver um aumento em 4 graus Celsius at 2100.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 28

Se isso acontecer, espcies de animais e vegetais sero extintas, haver prejuzo para a agricultura, falta de gua, ondas de calor e ocorrncia de tufes e furaces . O derretimento das calotas polares elevar o nvel dos oceanos, inundando as regies costeiras do planeta.

Kyoto Segundo a Organizao Meteorolgica Mundial da ONU, 2010 pode ser o ano mais quente desde o incio dos registros de temperatura em meados do sculo 19 XIX, ultrapassando o recorde de 1998.

Para os cientistas, o risco de ocorrerem ondas de calor semelhantes s que mataram 35 mil pessoas na Europa em 2003 , hoje, duas vezes maior por conta das alteraes climticas no planeta. A comunidade cientfica estuda, agora, mtodos e tecnologias mais precisas na previso de catstrofes como as ocorridas no Paquisto e na Rssia, alm de buscar acordos que permitam a reduo de poluentes.

A maior dificuldade, no entanto, contar com o consenso entre as duas maiores potncias econmicas do planeta -Estados Unidos e China -, que so, tambm, os pases mais poluidores do planeta.

Em dezembro do ano passado, foi realizado, em Copenhague, capital da Dinamarca, a Conferncia das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas (COP 15). O objetivo era estabelecer metas internacionais - que iro substituir o Protocolo de Kyoto aps 2012 - de reduo da emisso de gases causadores do efeito estufa.

Aps duas semanas de negociaes, a COP 15 terminou com um acordo tmido entre Estados Unidos, China, Brasil, frica do Sul e ndia. Os participantes concordaram com a necessidade de se limitar o aquecimento global em 2 graus Celsius. Porm, no houve avano no que concerne a metas assumidas por governos ou garantias da assinatura do documento que substituir o Protocolo de Kyoto.

De concreto, foi criado um fundo anual de 100 bilhes de dlares at 2020 para ajudar os pases pobres a colaborarem com planos de combate ao aquecimento global.

Massacre no Mxico

A fronteira do Mxico com os Estados Unidos sempre foi retratada como um territrio violento e sem regras nos filmes de faroeste. Nos ltimos anos, a ao de cartis do narcotrfico tornou a realidade muito mais dramtica que a fico, sobretudo para milharesde imigrantes ilegais que partem em busca do "sonho americano".

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

29

No dia 24 de agosto, os corpos de 72 estrangeiros (58 homens e 14 mulheres) foram encontrados pela Marinha mexicana numa fazenda situada prximo cidade de San Fernando, no Estado de Tamaupilas, ao norte do Mxico. Foi a maior chacina j registrada no pas.

Entre os mortos estavam dois brasileiros. Os demais eram cidados de Honduras , El Salvador, Guatemala e Equador . O grupo tentava cruzar a fronteira com o Texas quando foi capturado pelos traficantes.

Apenas um jovem equatoriano sobreviveu ao massacre. Luis Freddy Lala Pomavilla se fingiu de morto e, mesmo ferido na garganta, conseguiu pedir ajuda aos militares.

Ele contou que os imigrantes ilegais foram sequestrados por integrantes do grupo Los Zetas ("Os Zs"), um dos cartis de drogas que dominam a regio. Os criminosos teriam proposto aos estrangeiros que trabalhassem como matadores de aluguel por um salrio de US$ 1 mil por quinzena. Como recusaram a oferta, foram amarrados, amordaados e fuzilados contra uma parede.

Jean Charles Os brasileiros mortos moravam em cidades vizinhas a Governador Valadares (MG). A regio um dos principais plos de exportao de mo de obra para os Estados Unidos e Europa desde os anos 1960.

Hermnio Cardoso dos Santos, 24 anos, e Juliard Aires Fernandes, 20 anos, vinham de famlias pobres e deixaram o campo em busca de uma vida melhor nos Estados Unidos. Suas histrias so parecidas com a do brasileiro Jean Charles de Menezes , morto a tiros por policiais no metr de Londres em 22 de julho de 2005, aps ter sido confundido com um terrorista (veja filme indicado abaixo).

Milhares de imigrantes tentam atravessar todos os anos os 3,2 mil km de fronteira que separam o Mxico dos Estados Unidos. Para isso, precisam vencer 1,2 mil km de muro, patrulhas e obstculos naturais, como o Rio Grande e regies desrticas. Os clandestinos pagam quantias a guias chamados "coiotes", que os levam atravs da fronteira.

De acordo com dados do Pew Hispanic Center, em 2008 havia 11,9 milhes de imigrantes ilegais vivendo nos Estados Unidos. Deste total, 76% eram hispnicos, a maioria composta por mexicanos (59%). Estimativas indicam que a comunidade brasileira de cerca de 1,2 milho de pessoas, sendo 20% ilegais. No Arizona, o governo aprovou, em abril, uma lei que torna crime a imigrao ilegal. A lei foi alvo de protestos de grupos de defesa dos direitos civis e contestada na Justia. O Estado do Arizona a principal porta de entrada de estrangeiros sem documentos no pas.

Violncia
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 30

Nos ltimos anos, porm, o domnio de traficantes tem tornado a travessia ainda mais perigosa. Eles sequestram e obrigam os clandestinos a transportarem drogas ou cometerem outros crimes. Os que se recusam a prestar servios aos cartis ou a pagar o resgate por suas vidas so executados.

Em 2009, pelo menos 10 mil foram vtimas de sequestro, segundo a Comisso de Direitos Humanos . Dados oficiais do governo mexicano tambm apontam 28 mil mortes desde 2006, quando o presidente Felipe Caldern iniciou uma ofensiva contra o trfico.

A chacina de Tamaupilas foi a terceira ocorrida somente este ano. Outros 55 corpos foram encontrados em maio no Estado de Guerrero e, em julho, 51 vtimas na cidade de Monterrey, prximo ao Texas.

Ciudad Jurez, localizada na fronteira com El Paso (Texas), considerada a cidade mais violenta, onde mais de 4.500 pessoas foram mortas desde 2008.

As mortes resultam tanto do confronto de traficantes com militares como consequncia da guerra entre os cartis. Eles assumiram o controle do trfico de drogas na Amrica do Sul, um negcio estimado entre US$13,6 a US$ 48,4 bilhes anuais, com o declnio dos cartis colombianos - Medellin e Cali - nos anos 1980.

Estima-se que 90% da cocana dos Estados Unidos entre no pas atravs da fronteira mexicana. 70 % de todo tipo de droga ilegal que circula no pas provm das quadrilhas mexicanas.

Os principais cartis em atividade so: Cartel de Sinaloa, Cartel do Golfo, Famlia Michoacana, Beltrn Levya, Cartel de Juarez e Los Zetas.

O Los Zetas considerado o mais violento grupo paramilitar em atividade no Mxico. Ele foi fundado por desertores das Foras Especiais do Exrcito mexicano. No comeo, seus integrantes foram contratados como mercenrios pelo Cartel do Golfo em operaes contra os zapatistas , nos anos 1990.

Entre os crimes atribudos ao grupo est o assassinato de dois prefeitos mexicanos no ms de agosto. O corpo de Edelmiro Cavazos, prefeito de Santiago (Estado de Nuevo Leon), foi encontrado em 18 de agosto. O prefeito de Hidalgo (Estado de Tamaulipas), Marco Antonio Leal Garcia, foi executado a tiros no dia 29 de agosto. O cartel tambm foi responsabilizado por atentados a bomba na mesma regio em que ocorreu a chacina.

Para conter a onda de violncia, o governo mexicano colocou, desde 2008, mais de 30 mil soldados nas ruas. Em 2007, o presidente Caldern e o presidente George W. Bush assinaram um acordo conhecido como Iniciativa Mrida, um plano de combate ao trfico na Amrica Central de cerca de US$ 1,5 bilho, a serem
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 31

gastos em trs anos. O plano foi aprovado em junho do ano seguinte no Congresso americano. Ele inclui a compra de helicpteros, treinamento de policiais e implementao de tecnologia contra o crime organizado. At maro desde ano, apenas 9% do total destinado foi gasto.

Fim da Guerra do Iraque

Aps mais de sete anos, os Estados Unidos terminaram uma das guerras mais caras e polmicas de sua histria. No ltimo dia 31 de agosto, cumprindo uma promessa de campanha, o presidente Barack Obama anunciou o trmico da misso de combate no Iraque. Os iraquianos enfrentam agora o desafio de manter a segurana e compor um governo em meio a desavenas tnicas que dividem a nao.

A Operao Liberdade Iraquiana comeou em 20 de maro de 2003, durante o governo de George W. Bush (2001-2009). O motivo alegado para a invaso, a suposta existncia de armas de destruio em massa, nunca foi comprovado. O objetivo era destituir o ditador Saddam Hussein do poder e estabelecer um regime democrtico. Por trs disso, havia o interesse no controle das reservas de petrleo iraquianas e no domnio estratgico na regio.

Na poca, Bush tinha apoio da populao para promover sua "guerra contra o terror". A campanha foi iniciada aps osataques s torres gmeas do World Trade Center (Nova York), em 11 de setembro de 2001. Nos anos seguintes, porm, o pas se envolveu em duas guerras, no Afeganisto e no Iraque, e enfrentou a maior crise econmica desde a Grande Depresso (1929-1933).

Somente a guerra no Iraque custou US$ 744 bilhes (R$ 1,3 trilho) e matou mais de 4.419 militares (at 3 de agosto) e 100 mil civis iraquianos. A imagem dos Estados Unidos tambm foi prejudicada devido a denncias de maus tratos a presos iraquianos na priso de Abu Ghraib e operaes violentas nas ruas de Bagd.

Era, portanto, uma guerra que s acumulava despesas. Os prejuzos eram tanto financeiros quanto polticos. O desgaste de Bush, agravado pela demora ao socorro s vtimas do furaco Katrina em 29 de agosto de 2005, foi decisivo para a eleio de Obama no ano passado. Dentre os compromissos do novo presidente estavam retirar os combatentes do Iraque e concentrar esforos na economia domstica.

Para completar a retirada, no ltimo dia 1 de setembro o governo americano deu incio Operao Novo Amanhecer. Um efetivo de 49.700 soldados (dos 64 mil remanescentes) ir permanecer no Iraque para treinar a polcia e o Exrcito locais. Obama enfatizou que os soldados deixaro definitivamente o pas at o final de 2011. Para isso, pediu pressa na composio de um novo governo no Iraque.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 32

No ser fcil reconstruir o pas. O Iraque, assim como a maioria dos pases do Oriente Mdio , no possui tradio democrtica. Alm disso, dcadas de guerras destruram a infraestrutura necessria para o desenvolvimento. E h disputas entre grupos tnicos que impedem a formao de um Estado. A unificao do pas s foi possvel, at hoje, por meio da ditadura.

Era Saddam O Iraque um pas rico em petrleo, mas pouco desenvolvido devido a sculos de guerra e ocupao estrangeira. Depois de quatro sculos dominado pelo Imprio Otomano, passou a ser colnia do Reino Unido aps o trmino da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Quatro dcadas mais tarde, o perodo de transio da monarquia foi marcado por sucessivos golpes de Estado.

Os conflitos terminaram com a chegada do partido de Saddam Hussein ao poder, em 1968. O ditador assumiu a presidncia em 1979, iniciando um dos regimes mais violentos do Oriente Mdio. Na ocasio, em plena Guerra Fria (1945-1991), ele tinha apoio dos Estados Unidos. A razo disso era a rivalidade com o Ir, pas dos aiatols que pregava o fim de Israel e desafiava os americanos.

Durante o governo de Saddam, o Iraque enfrentou trs guerras do Golfo Prsico que devastaram a economia do pas: a primeira contra o Ir (1980-88), a segunda com a invaso do Kuwait (1990-91) e, finalmente, a ocupao dos Estados Unidos (2003-2010). O ditador iraquiano foi deposto e capturado ao final de 2003. Ele foi condenado morte em dezembro de 2006 pelo assassinato de 148 muulmanos xiitas na vila de Dujail, ocorrido em 1982.

A sociedade iraquiana formada por trs grupos tnicos e religiosos que brigam entre si h sculos. Os rabes perfazem entre 75% e 80% da populao, de 29 milhes de habitantes. Os curdos esto entre 15 e 20% desse total. A principal religio a muulmana, dividida entre xiitas (60 a 65%) e a minoria sunita (32% a 37%).

Os sunitas governaram o pas desde a sua criao, em 1920. Essa situao mudou a partir de outubro de 2005, quando os iraquianos aprovaram uma Constituio mediante um referendo nacional. Em dezembro foi composto o Parlamento, no primeiro governo constitucional no pas em quase 50 anos, de maioria xiita. As diferenas tnicas vieram tona em atentados violentos at 2007.

Impasse poltico Nas eleies parlamentares de 7 de maro deste ano , a coalizo xiita do primeiro-ministro Nouri al Maliki, o Estado de Direito, terminou em segundo lugar, atrs da aliana Iraqiya, do ex-premi Iyad Allawi (que tem apoio dos sunitas). A Aliana Nacional Iraquiana, de xiitas radicais, ficou em terceiro lugar na disputa.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

33

Houve denncias de fraudes e recontagem de votos, mas os nmeros permaneceram inalterados. O resultado nas urnas obrigou os partidos a negociarem a composio de um novo governo, secular e multitnico.

No entanto, passados seis meses das eleies, no foi sequer nomeado um novo primeiro ministro. Os trs blocos no se entenderam e no surgiu um outro nome, alm de Maliki, para concorrer ao cargo.

Enquanto isso, uma nova onda de violncia tomou conta das ruas de Bagd. A duas semanas da retirada das tropas, um ataque deixou pelo menos 59 mortos. Outras 12 pessoas morreram em ataques de homensbomba contra um complexo militar, depois do fim da misso. Os atentados colocam em dvida as garantias do governo iraquiano de que o pas tem condies de cuidar da prpria segurana.

O resgate que emocionou o mundo

No dia 5 de agosto, um desmoronamento deixou 33 operrios presos na mina de San Jos, situada no deserto do Atacama, no Chile . Eles ficaram incomunicveis, a 700 metros de profundidade, durante 17 dias, at serem descobertos pelas equipes de sondagem.

Comeou, ento, a ser planejada uma operao de resgate, indita em tais condies, prevista para durar at quatro meses. Entre os dias 12 e 13 de outubro, 70 dias aps o acidente, todos os mineiros foram resgatados com vida.

Da galeria onde estavam confinados, os operrios enviavam vdeos em que demonstravam otimismo e organizao. Eles cantavam o hino nacional chileno e mandavam mensagens para os familiares, que aguardavam acampados no terreno da mineradora. O resgate foi transmitido ao vivo pela internet e por canais de televises de todo o mundo.

O presidente do Chile, Sebastin Piera , em meio a uma crise de popularidade, assumiu o compromisso de salvar todos os trabalhadores presos. Ele acompanhou os trabalhos no local e recebeu os mineiros que, um a um, eram retirados de dentro de uma cpsula metlica usada para fazer o salvamento.

A eficcia do governo e a lio de solidariedade dos chilenos contriburam para compor uma imagem positiva do pas. At ento, o Chile era lembrado, principalmente, pela ditadura de Augusto Pinochet , uma das mais violentas na Amrica Latina.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

34

O acidente na mina de San Jos tambm chamou ateno para os riscos da falta de segurana nas mineradoras. O minrio uma das principais riquezas do Chile. A minerao corresponde a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e um tero de todo o cobre do mundo proveniente do pas. A tecnologia empregada no salvamento servir agora de modelo para futuros resgates.

Sobrevivncia

O perodo de 17 dias de isolamento foi o mais difcil para os 33 operrios presos na mina. Para sobreviver, eles consumiam apenas duas colheres de atum em lata e meio copo de leite por dia. A gua era retirada de mquinas de refrigerao e eles dormiam espalhados em tneis.

No refgio de 52 metros quadrados, a temperatura era de 35 graus e a umidade do ar atingia 85%. Havia pouca ventilao, poeira e ausncia de luz solar. Neste ambiente insalubre, eram grandes os riscos dos mineiros contrarem infeces e doenas respiratrias.

Alm disso, no se sabia o que poderia acontecer com um ser humano submetido a um perodo prolongado de confinamento em grupo. Eles poderiam sofrer estresse e depresso. Os efeitos s haviam antes sido estudados em astronautas em misses espaciais. Por isso, o governo chileno contou com apoio de especialistas da Nasa, a agncia espacial americana.

Depois que foram descobertos no abrigo, os trabalhadores receberam alimentos, gua e medicamentos por trs sondas de oito centmetros de dimetro. Eles tambm podiam se comunicar com familiares e serem avaliados por equipes de mdicos e psiclogos.

Resgate

Pela quantidade de pessoas, tempo de clausura e profundidade (comparvel altura de duas torres Eiffel ), o resgate no Chile foi indito no mundo. A soluo escolhida para salvar os funcionrios foi construir cpsulas de metal, que seriam inseridas na mina atravs de dutos.

Modelos de cpsulas foram usados em pelo menos duas outras ocasies, na Alemanha : no salvamento de trs mineiros em 1955, presos a 855 metros de profundidade, e em 1963, quando outros 11 foram resgatados a 58 metros abaixo do solo.

As cpsulas chilenas, porm, eram mais sofisticadas. Elas tinham rdio-comunicador, cinto biomtrico (que monitora as funes vitais) e tubos de oxignio . Foram construdas trs cpsulas de 58 centmetros de
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 35

dimetro, batizadas de Fnix: uma usada para teste, uma reserva e a que fez a retirada dos homens.

O primeiro mineiro a ser retirado, Florencio valos, saiu por volta das 0h10 do dia 13 de outubro. Em 21 horas e 44 minutos, todos os demais foram salvos. Mesmo os que saram noite tiveram que usar culos escuros para no causar danos s vistas, privadas de luz por tanto tempo.

A operao foi acompanhada pela TV e pela internet por cerca de um bilho de pessoas no planeta. Mil e quinhentos jornalistas de 33 pases cobriram o evento. A movimentao aqueceu o mercado na cidade mais prxima, Copiap, e a fama est "engordando" as contas bancrias dos familiares dos mineiros.

Heris

Os 33 mineiros se tornaram conhecidos mundialmente e foram considerados heris no Chile. Eles receberam prmios, viagens, ofertas de trabalho e venderam direitos de entrevistas exclusivas e a publicao de suas histrias em livro. Para isso, fizeram um pacto de no revelar detalhes do confinamento. Dificilmente iro voltar a exercer a antiga profisso.

A mina San Jos foi fechada pelo governo e os bens da mineradora foram bloqueados na Justia. Cerca de 300 funcionrios trabalhavam no local. As famlias pedem indenizaes de US$ 12 milhes e o governo quer que a mineradora arque com parte das despesas da operao de resgate, de custo estimado em US$ 20 milhes.

Em 2007, um trabalhador morreu no mesmo local e a mina ficou interditada por um ano. Depois do ltimo acidente, o governo prometeu aumentar a fiscalizao no setor e revisar padres de segurana na indstria mineradora do pas.

Aps o resgate no Chile, ocorreram outros trs acidentes em minas na China, Equador e Colmbia. No caso mais grave, 37 mineiros morreram numa mina de carvo em Yuzhou, na provncia de Henan, no centro da China .. A minerao no pas considerada a mais arriscada do mundo, com o registro de 2,6 mil mortes desde 2009.

No Equador, outro desmoronamento matou quatro mineiros a 150 metros de profundidade em Portovelo, na provncia de El Oro, prximo fronteira com o Peru. Na Colmbia, dois operrios foram soterrados a 60 metros na mina de carvo La Esperanza, no departamento de Boyac.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

36

Protestos na Frana

As ruas da Frana foram tomadas por estudantes e sindicalistas que protestaram contra a reforma da previdncia, proposta pelo presidente Nicolas Sarkozy .

Pela mudana, aprovada pelo Senado no dia 22 de outubro, a idade mnima para se pedir aposentadoria passa de 60 para 62 anos. Para a aposentadoria integral, a idade foi elevada de 65 para 67 anos.

Com o envelhecimento da populao causando o aumento dos gastos pblicos, devido ao pagamento de penses, a medida se tornou urgente em toda a Europa. Ainda mais depois da crise econmica mundial, que h dois anos derrubou as finanas da UE (Unio Europeia). .

Outros governos j fizeram reformas, aumentando a idade em que o trabalhador pode pedir a aposentadoria. Dessa forma, ele teria um tempo de vida profissional maior para custear o sistema previdencirio, e o governo conseguiria reduzir suas despesas.

Mas, se a reforma necessria, por que os franceses se manifestaram contra o projeto de Sarkozy? Greves afetaram os transportes, os servios, os portos e as refinarias, causando prejuzos ao pas e desabastecimento em postos de combustveis. Houve confrontos nas ruas entre polcia e manifestantes. At a cantora Lady Gaga teve que cancelar a apresentao que faria em Paris.

Maio de 68

A questo foi poltica. O presidente francs, com seu jeito arrogante, imps o projeto de reforma sem discutir com entidades de classes e outros setores da sociedade. Os sindicatos de esquerda, que so fortes na Europa, reagiram.

Para eles, a aposentadoria aos 60 anos uma conquista e praticamente um smbolo da luta de classes. O sistema previdencirio atual vigora desde 1983, perodo do governo de Francois Mitterrand , que era socialista. E, alm disso, os sindicalistas reclamam que os encargos da previdncia recaem sobre os mais pobres.

Sarkozy, que vinha num processo de queda de popularidade (com aprovao de 25% dos franceses), decidiu enfrentar a oposio. Mas ele no contava com os jovens, que so um fator de desequilbrio social desde o Maio de 68 . Os estudantes secundaristas, que ainda no entraram no mercado de trabalho, tambm foram s ruas protestar contra o projeto.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

37

Os garotos, com idades entre 16 e 18 anos, acreditam que o aumento do tempo de trabalho vai reduzir os postos para os mais jovens. Mesmo que no futuro eles sejam beneficiados com a reforma, para eles mais urgente garantir agora um emprego.

Outro motivo que eles fazem parte da parcela dos franceses que mais detestam o presidente Sarkozy. Eles o acham vaidoso, conservador e reprovam suas leis anti-imigrantes e poltica favorvel aos mais ricos.

E os estudantes no esto sozinhos. Numa consulta feita recentemente, quase 70% da populao da Frana apoia as greves e os protestos. O presidente, que deve disputar a reeleio em 2012, no teve como recuar nas reformas que, tudo indica, sero apenas as primeiras de uma srie que os Estados europeus tero pela frente.

Falncia do Estado

A expectativa de vida maior do trabalhador era para ser sinnimo de desenvolvimento e progresso. E, na verdade, . Uma populao mais velha poupa mais e melhora a economia do pas.

O problema que, na Europa, o Estado de bem-estar social paga quase todas as aposentadorias (95% contra 39% nos Estados Unidos ) e outros benefcios para o trabalhador, como generosos seguros-desemprego.

Com isso, a situao fiscal dos governos entrou em colapso. Como eles iro sustentar uma populao inativa que cresce a cada dia, ao passo que as pessoas tm menos filhos? Estimativas apontam que, daqui a trs dcadas, um tero da populao europeia vai estar aposentada, sobrando apenas dois teros de mo-de-obra no continente.

A crise econmica, que obrigou os governos a gastarem mais para salvar suas instituies financeiras, apenas apressou as reformas. Elas s no haviam sido feitas antes para evitar o desgaste poltico - afinal, nenhum europeu quer perder as garantias de proteo do Estado.

Uma soluo seria diminuir o valor das aposentadorias, mas isso deixaria os idosos mais pobres. Ento, governos como a Frana tm optado por elevar o tempo de contribuio. O Reino Unido aumentou recentemente de 65 para 66 anos a idade mnima para aposentadoria, a partir de 2020. Medidas semelhantes foram adotadas na Itlia, Espanha, Alemanha e Grcia. Todos, porm, esto enfrentando a oposio dos sindicatos e partidos de oposio.

Mais protestos

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

38

As greves francesas so um sintoma de uma mudana na economia europeia, que est transformando o Estado de bem-estar social. Ela vem acompanhada de aumento de impostos e reduo dos gastos fiscais, com corte em benefcios. Num continente de tradio de lutas sociais, ser uma tarefa rdua para os governantes. Por isso, a aprovao das reformas na Frana no foi o ltimo captulo dessa novela. O texto final da reforma foi sancionado na Assembleia Nacional no dia 27 de outubro e a lei deve ser promulgada em novembro.

Enquanto isso, a oposio, representada pelo Partido Socialista, deve recorrer Corte Constitucional para vetar o projeto. Os sindicalistas, junto com os estudantes, marcaram novos protestos, mas as paralisaes perderam fora em todo o pas.

Dilma primeira mulher eleita presidente no Brasil

Sob a gide do presidente Luiz Incio Lula da Silva, a economista Dilma Rousseff (PT) se tornou a primeira mulher eleita presidente na histria do Brasil. Ela obteve 56% dos votos vlidos no segundo turno, no dia 31 de outubro, contra 44% do ex-governador de So Paulo, Jos Serra (PSDB). Agora, a presidente tem pela frente os desafios de governar um pas emergente, que pode vir a ser uma das cinco maiores economias do mundo, mas que ainda enfrenta graves distores sociais e regionais.

A vitria da petista se deve, especialmente, popularidade do presidente que atuou como principal cabo eleitoral da campanha de Dilma. Ela foi escolhida por Lula como candidata depois que o escndalo do "mensalo" derrubou a cpula do partido, em 2006.

O maior mrito da campanha, portanto, do prprio presidente. Aps oito anos de governo, ele no somente conseguiu eleger sua sucessora no cargo como terminar o mandato como o governante mais bem avaliado desde a redemocratizao do pas. Sua gesto foi marcada por avanos sociais inditos, como a ascenso de 32 milhes de brasileiros classe mdia, e por casos de corrupo envolvendo o PT.

A disputa presidencial foi a sexta desde o fim do regime militar (1965-1985) e a primeira sem a participao de Lula como candidato. A campanha foi pontuada por escndalos, ataques pessoais, boatos na internet, debates religiosos e a neutralidade da candidata Marina Silva (PV), terceira colocada no primeiro turno.

Um dos episdios mais polmicos envolveu uma suposta agresso sofrida por Jos Serra durante uma caminhada em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. Ele teria sido atingido na cabea por um rolo de fita adesiva, em meio a uma briga entre militantes tucanos e petistas. Outros destaques foram as denncias de corrupo contra Erenice Guerra, sucessora de Dilma na Casa Civil, e contra Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, ligado a Jos Serra.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 39

Estreante Dilma uma estreante nas urnas. Antes dela, o nico candidato que conseguiu se eleger presidente sem ter disputado uma nica eleio foi o marechal Eurico Dutra, em 1945, com o apoio de Getlio Vargas.

Conhecida por ser rgida, exigente e dedicada ao trabalho, Dilma, por outro lado, contava com pouco carisma junto ao eleitorado. Sua candidatura comeou a ser construda em 2008 dentro do governo. No Planalto ela ocupou os cargos de ministra de Minas e Energia (2003-2005) e, aps a queda de Jos Dirceu, de ministra-chefe da Casa Civil. O carro-chefe da campanha foi o vnculo da candidata com programas do governo, como o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC) e o Luz para Todos. O primeiro, lanado em 2007, um pacote de investimentos em infraestrutura que visa melhorar a economia. O segundo, criado em 2003, teve como objetivo levar luz eltrica zona rural.

Mulheres Ao ser eleita presidente, Dilma Rousseff entrou para um grupo seleto de mulheres que ocupam cargos polticos de liderana no mundo. Hoje, 17 mulheres possuem o ttulo de presidente ou primeira-ministra de um total de 192 naes, segundo o estudo "As Mulheres do Mundo", da Organizao das Naes Unidas (ONU)

Entre as principais lideranas femininas est a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e a menos conhecida Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libria e a primeira eleita no continente africano. Na histria, entre as mais famosas estavam a primeira ministra britnica Margaret Thatcher, a "dama de ferro" que governou o Reino Unido de 1979 a 1990, e Indira Gandhi, primeira ministra indiana.

Na Amrica Latina, Dilma ser a 11 mulher a chegar Presidncia. Dos 33 pases latino-americanos, nove tiveram mulheres frente do Executivo: Argentina, Bolvia, Chile, Costa Rica, Equador, Guiana, Haiti, Panam e Nicargua. Oito delas foram eleitas e trs cumpriram o cargo interinamente.

Na Argentina, duas mulheres j foram presidentes. Maria Estela Martinez de Pern, a "Isabelita" Pern, foi a primeira. Ela assumiu o lugar do marido morto, do qual era vice, em 1974. J Cristina Kirchner sucedeu o marido, Nestor Kirchner, e a atual presidente do pas. Outra presidente de destaque na regio foi Michelle Bachelet, no Chile.

A costarriquenha Laura Chinchilla, eleita este ano, uma das trs mulheres (junto com Kirchner e Dilma) que hoje esto na Presidncia da Repblica, na Amrica Latina.

No Brasil, a presena feminina na poltica aumenta a cada eleio, mas mesmo assim o ndice pouco expressivo. A eleio presidencial deste ano trouxe, pela primeira vez, duas mulheres entre os candidatos
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 40

mais voltados: Dilma Rousseff e Marina Silva. Anteriormente, concorreram ao cargo Lvia Maria Pio de Abreu, em 1989 (17. lugar), e Helosa Helena, em 2006 (3. lugar).

Para o Congresso foram eleitas este ano oito senadoras - aumentando para 12 o total de parlamentares do sexo feminino no Senado (num total de 81 senadores) - e 43 deputadas federais, sendo que duas candidatas ficaram entre os cinco parlamentares mais votados no pas. O ndice, porm, um dos mais baixos no cenrio mundial.

Copa do Mundo A nova presidente ter importantes desafios pela frente para consolidar o Brasil como potncia econmica. Entre eles, manter a estabilidade econmica, herana do Plano Real, e ampliar as conquistas na rea social, legadas pela era Lula.

No caminho da petista h dois megaeventos que exigiro investimentos em infraestrutura: a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpadas, em 2016 (que, apesar de ocorrerem em outro governo, iro demandar uma preparao no mandato de Dilma). Para isso, ser preciso ampliar, por exemplo, os aeroportos do pas, para receber atletas e turistas.

Especialistas indicam tambm a necessidade de se fazerem duas reformas: uma na previdncia, ou seja, nas aposentadorias, e outra no sistema tributrio, referente aos impostos. A primeira necessria para impedir que o Brasil fique na mesma situao insustentvel da Europa, onde o envelhecimento da populao vem causando prejuzos aos cofres pblicos. A segunda reforma deve corrigir os altos impostos pagos no pas, que dificultam, por exemplo, o aumento de empregos formais.

No campo poltico, Dilma ter que fazer um governo independente do presidente Lula, cujo papel, a partir de 1 de janeiro de 2011, quando passar a faixa presidencial para sua sucessora e herdeira poltica, ainda uma incgnita.

Rio - Polcia ocupa morros e desmantela faco

Em uma operao indita, a polcia com o apoio das Foras Armadas ocupou na manh doe 28 de novembro o Complexo do Alemo, um conjunto de favelas controladas por traficantes no Rio de Janeiro. Durante uma semana, a imprensa internacional acompanhou a ofensiva do Estado para recuperar reas dominadas pelo crime organizado na cidade-sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpadas de 2016.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

41

A invaso marcou uma nova estratgia do governo. Ela consiste em reaver os territrios perdidos para as faces criminosas, depois de trs dcadas de descaso dos governantes. A inteno, no assumida pelas autoridades, deixar a cidade mais segura para receber os megaeventos.

Os traficantes se instalaram h 30 anos nos morros cariocas. A partir dos anos 1960, o crescimento urbano desordenado gerou condies favorveis para o narcotrfico. A prpria topologia dos morros favorece os bandidos, pois dificulta acesso da polcia e d aos traficantes uma viso privilegiada dos principais acessos.

A ofensiva das foras policiais comeou aps uma srie de atentados ocorridos desde 21 de novembro. A mando dos traficantes, vndalos queimaram 106 veculos em retaliao contra a instalao de UPPs (Unidades de Polcia Pacificadora) em 13 comunidades. As UPPs foram criadas h dois anos. Elas consistem em postos permanentes da Polcia Militar em favelas que antes eram domnios do narcotrfico e de milcias.

Na quinta-feira (dia 25), policiais entraram na Vila Cruzeiro, favela vizinha ao Complexo do Alemo, e expulsaram centenas de homens armados. As imagens dos criminosos correndo por uma estrada de terra foi a mais emblemtica de toda a operao. Foram mobilizados cerca de 2.600 policiais - civis, militares e federais - e integrantes das Foras Armadas. Entre os 800 soldados do Exrcito que participaram da manobra, 60% fizeram parte da misso de paz da ONU (Organizao das Naes Unidas) no Haiti.

Tambm foram usados mais de 15 veculos blindados da Marinha, para vencer barricadas nas ruas feitas pelas quadrilhas. Ao todo, 50 pessoas morreram em uma semana de ataques de bandidos e investidas policiais.

Tim Lopes

As Foras Armadas so usadas em confrontos com criminosos no Rio desde a Conferncia Mundial sobre o Meio Ambiente, a Eco-92. Em 1994, soldados do Exrcito e fuzileiros navais ocuparam morros e favelas na Operao Rio. Mas a medida nunca ocorreu na proporo atual e em uma rea to extensa.

O Complexo do Alemo o quartel-general do Comando Vermelho (CV), uma das organizaes criminosas mais temidas e antigas do pas. O complexo rene 18 favelas e quase 90 mil habitantes espalhados em uma rea de 186 hectares na Serra da Misericrdia, zona norte do Rio. A regio concentra 40% dos crimes cometidos na cidade.

Depois de dar um ultimato para que os traficantes se entregassem, os policiais entraram nas comunidades e vasculharam casas a procura de drogas, armas e suspeitos. No houve resistncia. Foram apreendidas toneladas de drogas, mais de cem armas e centenas de motos. Oito pessoas foram presas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

42

A priso mais importante foi a do traficante Elizeu Felcio de Souza, conhecido como "Zeu", um dos homens condenados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, da TV Globo. Ele foi denunciado pelos prprios moradores. Tim Lopes foi sequestrado em 2 de junho de 2002 na Vila Cruzeiro por traficantes da quadrilha de Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco. O jornalista foi esquartejado e teve o corpo queimado em pneus.

Presos polticos

O Comando Vermelho surgiu durante o regime militar, em 1979, quando presos polticos se misturaram com presos comuns no presdio Cndido Mendes, na Ilha Grande, aprendendo os mtodos de organizao dos grupos de esquerda clandestinos e da guerrilha urbana. De incio, o objetivo era organizar a vida nas celas e impedir roubos e estupros por parte de outros detentos.

Fora das grades, os presos comearam a empregar as mesmas tcnicas para promover roubos a bancos e sequestros. Eles tambm instituram uma caixinha que as quadrilhas eram obrigadas a dar aos lderes, para financiar fugas e subornar carcereiros. O prximo passo foi assumir o controle da venda de drogas nos morros. O Comando Vermelho fez acordos com carteis colombianos para distribuir cocana, acompanhando o aumento do consumo da droga no pas.

Ao mesmo tempo, os lucros provocaram desavenas internas na faco. Entre os anos 1980 e 1990 surgiram grupos rivais, como o Terceiro Comando e os Amigos dos Amigos (ADA). A disputa pelo negcio de venda de drogas gerou uma onda de violncia que tornou o Rio uma das cidades com os maiores ndices de criminalidade no pas. Hoje, a maioria dos lderes do CV est presa ou morta. Entre os lderes mais conhecidos esto Fernandinho Beira-mar, Marcinho VP e Elias Maluco.

Milcias

Aps a ocupao do morro, o governador Srgio Cabral deu um prazo de sete meses para a instalao de uma UPP e pediu ao Ministrio da Defesa que os militares permaneam no local at outubro de 2011. O presidente Luis Incio Lula da Silva garantiu apoio.

O que o episdio deixou claro que o Estado, apesar de ter deixado a populao pobre abandonada por dcadas, pode desarticular o trfico nos morros. Isso foi feito com a retomada dos territrios, a transferncia de detentos perigosos para presdios federais, a priso de familiares de traficantes e o bloqueio de suas contas bancrias.

A operao tambm contribuiu para mudar a imagem da polcia do Rio, reconhecida como a mais violenta do mundo. Mesmo com as denncias de abusos de poder por parte dos policiais, a populao aprovou a
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 43

invaso das favelas.

O prximo desafio do governo ser estender a estratgia para outras comunidades, inclusive aquelas sob o controle de milcias. As milcias apareceram no final dos anos 1970, quando comerciantes da zona oeste passaram a pagar proteo a policiais contra traficantes. No comeo de 2000, as milcias se tornaram grupos paramilitares formados por policiais na ativa ou na reserva. Eles expulsaram os traficantes e implantaram um esquema de cobrana por proteo e servios clandestinos de luz, gs e TV a cabo.

Hoje, as milcias dominam 41,5% das 1.006 favelas cariocas, contra 55,9% do trfico e 2,6% das UPPs, de acordo com levantamento do Nupevi (Ncleo de Pesquisas das Violncias) da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Na ltima semana, o Rio mostrou que possvel mudar esta estatstica.

Tragdia no Rio

Chuvas intensas que caram na regio serrana do Rio de Janeiro provocaram o pior deslizamento da histria do Brasil. At o ltimo dia 18 de janeiro, o nmero de mortos chegava a 710 em quatro cidades. Outras 7.780 pessoas esto desalojadas morando em casa de vizinhos ou familiares e 6.050 desabrigadas. Um total de 207 esto desaparecidas.

A tragdia foi causada por um fenmeno raro que combina fortes chuvas com condies geolgicas especficas da regio. Porm, ela foi agravada pela ocupao irregular do solo e a falta de infraestrutura adequada para enfrentar o problema, que se repete todos os anos no pas.

O nmero de vtimas superou o registrado em Caraguatatuba, em 1967. Na poca, tempestades e deslizamento de terra mataram 436 pessoas na cidade do litoral norte de So Paulo. Nesse mesmo ano, uma enchente deixou 785 mortos no Rio.

Na madrugada do ltimo dia 12 de janeiro, uma enxurrada de toneladas de lama, pedras, rvores e detritos desceu a montanha arrastando tudo pelo caminho. Os rios se encheram rapidamente, inundando as cidades.

A destruio foi maior nas cidades Nova Friburgo e Terespolis, que contabilizam o maior nmero de mortos. Essas cidades tursticas recebem visitantes na temporada, que aproveitam o clima ameno da serra.

Ruas foram cobertas por um mar de lama, com corpos espalhados, casas destrudas e carros empilhados. A
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 44

queda de pontes em rodovias deixou cidades isoladas, e os moradores ficaram sem luz, gua e telefone.

Em Nova Friburgo, o rio subiu mais de cinco metros de altura e a enchente derrubou casas. Em Terespolis, o cenrio era devastador. Condomnios, chcaras, pousadas e hotis de luxo foram arrasados pelas avalanches de terra.

A estrutura de atendimento s vtimas entrou em colapso. O IML (Instituto Mdico Legal) e os cemitrios ficaram lotados. Parentes das vtimas tiveram que fazer enterros s pressas em covas rasas.

Uma das imagens mais impressionantes foi a de uma mulher sendo salva da inundao. Ela foi iada por uma corda do alto de um prdio, enquanto o cachorro que trazia nos braos era arrastado pela enxurrada.

Causas

O ar quente e mido vindo da Amaznia gerou nuvens carregadas no Sudeste. Na regio serrana do Rio, as montanhas formaram uma espcie de barreira que impediu a passagem de nuvens e concentrou a chuva numa nica rea.

Somente em Nova Friburgo, onde a chuva foi mais intensa, em 12 dias o volume foi 84% a mais do que o previsto para todo ms de janeiro.

A gua da chuva foi responsvel por dois fenmenos distintos. Primeiro, a cheias nas nascentes dos rios, no alto das montanhas, que causou as enchentes. O sistema de drenagem dos municpios era obsoleto e no conseguiu escoar as guas.

E, mais grave, os deslizamentos. O solo das encostas constitudo por uma camada fina de terra e vegetao sobe a rocha. Quando fica encharcado, se descola da montanha, descendo feito uma avalanche. A grande inclinao das montanhas fez com que o deslizamento atingisse at 150 quilmetros por hora, aumentando a potncia de destruio.

Boa parte das mortes, contudo, poderia ter sido evitada com polticas pblicas. Durante dcadas, os governos foram omissos quando no estimularam os loteamentos em reas de risco permanente. Na rota da lama que desceu das encostas havia dezenas de imveis, desde favelas at hotis e casas de alto padro.

Aquecimento global

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

45

O aquecimento global est por trs das mudanas climticas que explicam os contrastes de seca e enchentes em vrias partes do mundo. No Brasil, os prejuzos financeiros e as mortes se acumulam a cada vero.

No ano passado, 283 pessoas morreram no Estado do Rio entre os meses de janeiro e abril. As catstrofes aconteceram em Angra dos Reis, Niteri (Morro do Bumba), na capital e em outras cidades. Em So Paulo, a chuva destruiu a cidade histrica de So Luiz do Paraitinga. Em 2008, houve 135 mortes em Santa Catarina.

Compete aos governos municipais regulamentar e fiscalizar o uso do solo. O objetivo impedir a construo de moradias nas encostas e zonas de risco. J os governos estadual e federal precisam investir em programas preventivos e encontrar solues menos burocrticas para garantir que os recursos cheguem at as cidades.

Um exemplo foi a liberao imediata de R$ 780 milhes da Unio para ajudar na reconstruo dos municpios afetados pelas chuvas deste ms. A verba foi liberada por meio de uma medida provisria assinada pela presidente Dilma Rousseff. O valor gasto com a recuperao, todavia, superior ao que seria gasto com preveno. Sem falar nas vidas perdidas.

Crise na Tunsia

Pela primeira vez na histria, um lder rabe foi deposto por fora de movimentos populares. Isso aconteceu na Tunsia, pas mulumano localizado ao norte da frica. O presidente Zine Al-Abdine Bem Ali renunciou em 14 de janeiro aps um ms de violentos protestos contra o governo. Ele estava h 23 anos no poder.

H dcadas que governos rabes resistem a reformas democrticas. Agora, analistas acreditam que a revolta na Tunsia pode se espalhar por pases do Oriente Mdio e ao norte da frica. O Egito foi o primeiro a enfrentar manifestaes inspiradas pela revoluo do jasmim (flor nacional da Tunsia).

O novo ativismo no mundo rabe explicado pela instabilidade econmica e pelo surgimento de uma juventude bem educada e insatisfeita com as restries liberdade

Na Tunsia, os protestos comearam depois da morte de um desempregado em 17 de dezembro do ano passado. Mohamed Bouazizi, 26 anos, ateou fogo ao prprio corpo na cidade de Sidi Bouzid. Ele se autoimolou depois que a polcia o impediu de vender frutas e vegetais em uma barraca de rua.

O incidente motivou passeatas na regio, uma das mais pobres da Tunsia, contra a inflao e o desemprego. A partir da, o movimento se espalhou pelo pas e passou a reivindicar tambm mudanas polticas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

46

O governo foi pego de surpresa e reagiu com violncia. Estima-se que mais de 120 pessoas morreram em confrontos com a polcia. Na capital Tunis foi decretado estado de emergncia e toque de recolher. Mesmo assim, milhares de manifestantes tomaram as ruas.

Ben Ali foi o segundo presidente da Tunsia desde que o pas se tornou independente da Frana, em 1956. Ele ocupava o cargo desde 1987, quando chegou presidncia por meio de um golpe de Estado. Em 2009, foi reeleito com quase 90% dos votos vlidos para um mandato de mais cinco anos.

Depois de dissolver o Parlamento e o governo, Bem Ali deixou o pas junto com a famlia, rumo Arbia Saudita. No seu lugar, assumiu o primeiro-ministro Mohammed Ghannouchi, um aliado poltico. Por isso, na prtica, o regime foi mantido, e os manifestantes continuam em frente ao Palcio do Governo. Eles exigem a sada de todos os ministros ligados ao ex-presidente, que ainda ocupam cargos-chave no governo de transio.

Egito

Sob certos aspectos, a Tunsia o pas mais europeu do continente africano, com classe mdia e liberal, alta renda per capta e belas praias mediterrneas. Mas tambm possui um dos governos mais corruptos e repressivos de toda a regio. A histria do pas parecida com as demais naes rabes: foi domnio otomano, colnia europeia e, depois, ditadura. A falta de liberdades civis em pases como a Tunsia sempre foi compensada por progresso econmico. Crises recentes como a do Ir, desencadeadas por jovens descontentes com os rumos econmicos e polticos do pas, mostram que a populao chegou ao seu limite.

H o risco da revolta se espalhar por pases vizinhos como Egito, Lbia, Sria, Imen, Om, Jordnia, Arbia Saudita e Emirados rabes Unidos. Na Lbia e em Om, por exemplo, o ditador Muammar Gaddafi e o sulto Qaboos bin Said, respectivamente, esto no poder h mais de 40 anos.

Os primeiros protestos inspirados pela Tunsia aconteceram no Egito. Em 25 de janeiro, policiais e manifestantes entraram em choque nas ruas da capital Cairo. Eles pediam a sada do presidente Hosni Mubarak, h 30 anos no comando. Pelo menos quatro pessoas morreram.

O movimento, chamado "dia da revolta" foi inspirado pela "revoluo do jasmim" e organizado por meio do Twitter e do Facebook, a exemplo dos protestos iranianos, ocorridos em 2009.

No se sabe, por enquanto, quais as consequncias destes distrbios em pases como o Egito. O impasse tambm persiste na Tunsia, onde, at agora, o regime persiste, mesmo com a sada do presidente. A ausncia de lideranas polticas deixa o pas sem alternativas para compor um novo governo. Mas pelo
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 47

menos um tabu foi quebrado, numa regio em que ditadores s eram depostos mediante golpes de Estado ou invases estrangeiras.

Tenso no Egito

Depois de 18 dias de manifestaes populares, o presidente egpcio Hosni Mubarak renunciou ao cargo no dia 11 de fevereiro de 2011, encerrando trs dcadas de ditadura. O feito, considerado histrico, foi comemorado em todo o mundo.

O Egito o mais populoso e influente pas rabe. Nunca antes um governante havia sido deposto por fora de um movimento popular. A primeira vez que isso aconteceu no mundo rabe foi na Tunsia, em 14 de janeiro. Na ocasio, o presidente Zine El Abidine Ben Ali tambm cedeu aos protestos e renunciou, aps 23 anos no poder.

Rapidamente, a onda de protestos pr-democracia se espalhou por outros pases do Norte da frica e do Oriente Mdio. Os especialistas, entretanto, eram cticos quando possibilidade de queda do ditador egpcio. Isso porque o Egito possui o maior aparato policial da regio, financiado pelos Estados Unidos.

Porm, os manifestantes desafiaram o toque de recolher imposto pelas autoridades e transformaram a praa Tahrir (libertao, em rabe), localizada no centro do Cairo, num monumento de resistncia ao regime. No local, eles confrontaram a polcia e simpatizantes de Mubarak. Mais de 300 pessoas morreram em duas semanas de distrbios.

O presidente tentou de todas as formas evitar a renncia. Ele prometeu que no iria concorrer s prximas eleies, marcadas para setembro, trocou o ministrio e indicou um vice. Menos de 24 horas antes da renncia, anunciou na TV que delegaria alguns poderes ao vice-presidente, Omar Suleiman, e faria reformas constitucionais.

Nada disso adiantou. O ltimo discurso do presidente somente serviu para revoltar mais a populao, que exigia sua sada. Nos bastidores, os Estados Unidos faziam presso diplomtica para que fosse feita a transio de poder. Sem apoio das Foras Armadas, que sustentou sua ditadura por trs dcadas, s restou a renncia, que foi festejada nas ruas do pas.

No lugar de Mubarak assumiu o Conselho Militar do Egito. Os militares dissolveram o Parlamento e o gabinete ministerial, ambos ligados ao ex-presidente. Em seguida, prometeram revogar a Lei de Emergncia que h 30 anos restringe as liberdades civis e fazer um referendo para mudar a Constituio. A Carta vigente d plenos poderes ao presidente.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

48

As Foras Armadas devem permanecer por seis meses no controle, at a formao de um novo governo.

Ditadura

Hosni Mubarak chegou Presidncia em 14 de outubro de 1981, oito dias depois do assassinato do presidente Anwar Al Sadat por extremistas islmicos. Na poca, os radicais estavam descontentes com o acordo de paz assinado com Israel em 1979.

Nos anos seguintes, com a justificativa de conter o terrorismo, Mubarak adotou medidas cada vez mais restritivas s liberdades polticas e civis. Ele tambm foi reeleito sucessivas vezes em eleies fraudulentas e com apoio das potncias ocidentais.

A situao do Egito no diferente dos demais Estados rabes. Eles so governados por monarquias absolutistas, ditaduras militares ou teocracias. Por isso, as revoltas atuais so comparadas quelas que levaram queda dos regimes comunistas no Leste Europeu, no final dos anos 1980.

Durante dcadas, os rabes toleraram a falta de liberdade em troca de estabilidade econmica. A alta do preo dos alimentos e o desemprego mudaram este quadro nos ltimos meses. Outro fator que originou o movimento foi o crescimento da populao mais jovem e mais instruda, que reivindica abertura democrtica. Os jovens usam a internet e as redes sociais para praticarem ativismo poltico, o que levou os Estados rabes a aumentarem a censura rede.

As lideranas jovens, por outro lado, resistem alternativa de um Estado mulumano. Por isso, h chances de que, aps a queda dos ditadores, haja uma indita transio democrtica nestes pases, como vem ocorrendo na Tunsia.

Futuro

A sada de Mubarak no resolveu os problemas no Egito. Os protestos prejudicaram a j debilitada economia, baseada no petrleo e no turismo. Vrias categorias continuam em greve por melhores salrios.

Alm disso, dcadas de ditadura deixaram um vazio poltico no pas, com ausncia de lideranas polticas para disputar eleies livres. Um movimento influente entre as camadas mais pobres a Irmandade Mulumana, de carter religioso, que representar risco ao Ocidente (sobretudo a Israel) caso conquiste espao no novo governo. A irmandade, fundada em 1928, o grupo fundamentalista islmico mais antigo.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

49

Outra questo em aberto o peso que a queda de Mubarak vai provocar nos pases vizinhos. Nos ltimos dias, manifestaes ganharam fora no Imen, na Arglia, na Lbia e em Bahrein, no Golfo Prsico.

No Ir, voltaram a ocorrer protestos, mesmo com a proibio do governo. Em 2009, o regime iraniano reprimiu com violncia protestos contra a reeleio do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Alguns pases anunciaram medidas econmicas, em benefcio da populao, e de segurana, com o objetivo de prevenir levantes populares. As revoltas rabes podem ainda alterar a geopoltica da regio e a diplomacia com os Estados Unidos e pases europeus, que antes toleravam ditaduras para conter o avano dos radicais islmicos.

Gaddafi pode ser o prximo a cair

Muammar Gaddafi considerado o pior ditador no mundo rabe. Ele est h 41 anos no poder o mais longevo entre os governantes e no hesitou em usar as Foras Armadas para reprimir protestos, que so proibidos na Lbia.

Agora, cada vez mais isolado, ele pode ser o prximo lder mulumano a deixar o cargo por conta das manifestaes pr-democracia que se espalharam pela frica do Norte e o Oriente Mdio. O movimento j derrubou dois presidentes, da Tunsia e do Egito, em menos de dois meses.

A queda de ditadores algo indito na histria da regio. Os pases rabes so governados por monarquias ou ditaduras. O aumento no preo dos alimentos, o desemprego e a insatisfao dos jovens deram incio s revoltas por abertura poltica. Os levantes chegaram a Bahrein, Marrocos, Imen, Jordnia, Ir e Arbia Saudita.

Na Lbia, o governo reagiu com violncia. Quase 300 pessoas morreram em conflitos com foras de segurana desde o dia 16 de fevereiro. O ditador lbio chegou a usar avies e tanques contra as multides.

Os protestos comearam aps a priso de um advogado ligado causa dos Direitos Humanos. O maior foco dos distrbios Benghazi, segunda maior cidade, localizada na regio leste.

A cada dia a situao fica mais difcil para Gaddafi. Dentro do pas, os revoltosos assumiram o controle de cidades no leste. Na regio nordeste, militares aderiram "revoluo do povo". No exterior, a presso diplomtica a cada vez maior para que ele deixe o poder.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

50

Em um pronunciamento raivoso na TV, em 21 de fevereiro, o lder lbio, de 68 anos, desafiou os revoltosos e disse que iria morrer como um mrtir. Antes, seu filho Saif al-Islam advertiu para o risco de guerra civil.

No dia 22 de fevereiro, o Conselho de Segurana da ONU condenou o uso da violncia contra manifestantes na Lbia e pediu a responsabilizao dos culpados. A deciso deve ser seguida se novos embargos contra o regime.

Petrleo

A Lbia um pas rico em petrleo. o quarto maior produtor da frica, depois da Nigria, Arglia e Angola, com reservas estimadas em 42 bilhes de barris (para efeito de comparao, as reservas brasileiras so de 14 bilhes de barris). A maior parte da produo exportada para a Europa.

O pas, de 6,4 milhes de habitantes (equivalente populao do Rio de Janeiro), tem ainda o maior ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) da frica. A riqueza, porm, no bem distribuda entre a populao. A despeito das melhorias em relao ao perodo anterior Gaddafi, um tero vive na pobreza e a taxa de desemprego de cerca de 30%. Esse um dos principais motivos dos protestos.

A Lbia foi provncia romana, domnio do Imprio Otomano e colnia italiana. Aps a Segunda Guerra Mundial, o territrio foi repartido entre a Frana e o Reino Unido. Em 1 de janeiro de 1952, a ONU aprovou a independncia, reunindo os territrios no Reino Unido da Lbia. O emir Sayyid Idris al-Sanusi foi coroado rei Idris I, primeiro e nico monarca a governar a nao.

Nos anos seguintes, Estados Unidos e Reino Unido instalaram bases militares em solo libans. Mas a descoberta de petrleo levou o governo a pedir a retirada das tropas estrangeiras. O minrio tambm mudou o perfil econmico e social do pas, que at ento era um dos mais pobres do continente africano.

Um golpe de Estado deps a monarquia em 1 de setembro de 1969, sem derramamento de sangue. Gaddafi, com apenas 27 anos, assumiu o comando. At hoje, a Lbia no tem Constituio ou partidos polticos, e a oposio proibida.

Nas dcadas seguintes, o ditador se tornou inimigo do Ocidente, comparvel ao iraquiano Saddam Hussein. Nos ltimos anos, entretanto, conseguiu se reaproximar das potncias ocidentais.

Terrorismo

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

51

Gaddafi ficou conhecido pelo jeito extravagante de se vestir, os discursos incoerentes e a habilidade diplomtica. Nos anos 1980, foi monitorado pelos servios de inteligncia por ligaes com grupos terroristas.

O governo da Lbia foi responsabilizado por atentados na Europa e no Oriente Mdio. O mais conhecido foi o ataque bomba no voo da Pan Am sobre Lockerbie, na Esccia, que matou 270 pessoas em 1988.

Dois anos antes, em 1986, o ex-presidente americano Ronald Reagan (que chamou Gaddafi de "cachorro louco) autorizou um ataque areo capital Trpoli. A investida ocorreu em represlia a um atentado contra uma discoteca em Berlim Ocidental, que matou dois militares americanos. Entre os mortos no ataque Trpoli estava a filha adotiva de Gaddafi.

Depois do 11 de Setembro, Gaddafi passou a colaborar com os americanos na guerra contra o terrorismo. Em 2003, ele assumiu a autoria do atentado de Lockerbie e pagou uma indenizao bilionria s famlias das vtimas.

A estratgia visava suspender as sanes impostas pela ONU. Deu certo. Nos ltimos anos, Trpoli reatou legaes diplomticas e comerciais com a Europa e dos Estados Unidos, atraindo investidores estrangeiros. A crise atual mudou o panorama. Os governos ocidentais agora pedem a sada do ditador e fazem a retirada em massa de estrangeiros.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

52

Vous aimerez peut-être aussi