Vous êtes sur la page 1sur 33

[

Bibliografia: Curso Preliminar de Aquavirios Diretoria de Portos e Costas Ministrio da Marinha Navegar Fcil Geraldo Luiz Miranda de Barros Aprenda a Navegar Joo G. Schmidt Arte Naval Maurlio M. Fonseca Vol. I e II

Pgina |2 NOTA: Esta apostilha foi elaborada para aprimorar os conhecimentos tericos dos pilotos de lanchas do CBMERJ pelo 1 Tenente BM QOA/81 - Ivan Braz Pereira (Mestre de Cabotagem Setembro/2008.

Pgina |3 CONHECIMENTOS ELEMENTARES: EMBARCAO, DIMENSES LINEARES, DADOS NO LINEARES DIREES RELATIVAS,

EMBARCAO - toda construo, feita de madeira, ferro, ao, fibra de vidro, ou da combinao desses e outros materiais, que flutua, sendo especificamente destinada a transportar, pela gua, pessoas ou coisas.

DIREES RELATIVAS PROA - extremidade anterior do navio no sentido de sua marcha normal. A proa a origem de contagem das marcaes relativas. Corresponde aos 000 relativos. POPA - Extremidade posterior do navio. corresponde a 180 relativos. Para efeitos de marcaes relativas corresponde a 180 relativos BORDOS - so as duas partes simtricas em que o casco (corpo principal da embarcao) dividido por um plano vertical que contm a linha proa-popa. Denominamos de BORESTE (BE) a parte direita de quem olha para a proa e de BOMBORDO (BB) a parte esquerda. BOCHECHAS -partes curvas do costado de um e de outro bordo junto proa. Para efeitos de marcaes relativas a bochecha de BE est aos 045 da proa e a de BB aos 315 dela. TRAVS - no uma parte da embarcao e sim uma posio em relao a ela. Tal posio a perpendicular a linha proa-popa, aproximadamente, a meio navio. Para efeito de marcaes relativas o travs de BE est aos 090 graus da proa e o de BB aos 270 dela. ALHETAS - parte do costado de um e de outro bordo entre o travs e a popa. Para efeitos de marcaes relativas a alheta de BE est aos 135 da proa e a de BB aos 225 graus dela.

Pgina |4

DIREES RELATIVAS
PROA

000
BOCHECHA DE BB 315 045 BOCHECHA DE BE

TRAVES DE BB 270.

090 TRAVES DE BE

ALHETA DE BB 225

135 ALHETA DE BE

180
POPA

Quando um objeto entre a proa e uma das bochecha, diz-se estar ele por ANTE-A- V ANTE da bochecha (BE) ou de BB conforme esteja o objeto direita ou esquerda da proa. Semelhantemente, quando o objeto est entre uma das bochehas e o travs respectivo diz-se que o objeto est por ANTE-A-R da bochecha respectiva (BE ou BB). Quando temos um objeto entre o travs de um dos bordos e a alheta respectiva diz-se que o objeto est por ANTE-A-VENTE da alheta (BE ou BB). Quando entre a alheta e a popa o objeto estar por ANTE-A-R da alheta (BB ou BE). DIMENSES LINEARES -as principais dimenses lineares de uma embarcao so: comprimento, boca, contorno, pontal e calados (mximo e mnimo). COMPRIMENTO -existem vrias maneiras de se medir o comprimento de uma embarcao, cada uma delas destinada normalmente a um fim especfico. entendido que, quando nada mais seja especificado, o comprimento se refere ao comprimento total, distncia horizontal medida entre as perpendiculares a um plano horizontal que contm a linha proa-popa da embarcao, e que passam pelos pontos extremos da embarcao na parte de vante e na parte de r. O comprimento total tambm, comumente, denominado de COMPRIMENTO RODA A RODA.

POPA

,...

CONPRINENTO TOTAL

Pgina |5

COMPRIMENTO DE ARQUEAO -, para fins amadores, o comprimento entre a face interna da proa no encontro com o convs principal (ou seu prolongamento) e a face interna da popa no encontro com o convs principal (ou seu prolongamento).

BOCA - a maior largura de uma embarcao.

PONTAL - a distncia vertical medida do convs at um plano horizontal que passa pela quilha da embarcao.

CAlADO - a distncia vertical entre a superfcie da gua (linha de gua) e a parte mais baixa da embarcao no ponto considerado. Toda embarcao tem sempre dois calados: um, O calado mximo, ou seja, a plena carga; o outro, o calado mnimo, ou seja, o calado leve ou com a embarcao descarregada inteiramente. importante que se conhea sempre os calados da embarcao. BORDA UVRE - a distncia vertical medida entre o plano do convs e a superfcie das guas, normalmente, na parte de maior largura da embarcao. Com o deslocamento mximo a borda livre atinge seu limite mnimo. CONTORNO - a medida tomada, normalmente na parte mais larga da embarcao, de borda a borda, passando pela quilha. Quando houver bolina fixa devemos tomar essa medida, como se no houvesse tal dispositivo.

DADOS NAO LINEARES -Alm dos dados lineares da embarcao deve-se conhecer: DESLOCAMENTO -ou seja, o que ela desloca em peso de gua quando flutuando em guas tranqilas. Toda embarcao tem um deslocamento mximo quando com leo, gua, tripulantes, etc. a bordo; e um deslocamento mnimo, quando inteiramente descarregada. O deslocamento expresso normalmente em toneladas de 1000Kgs. TONELAGEM DE PORTE BRUTO -nada mais que, a diferena entre o deslocamento mximo e o deslocamento mnimo. A tpb tambm conhecida por tonelagem deadweight (tdw). PESO MAXIMO DE CARGA. a tonelagem de porte-bruto, (tpb), diminuda do peso do combustvel, da gua, generos, etc., nos dar o PMC da embarcao (em funo do qual calculada a lotao mxima).

Pgina |6

NCORAS. TIPOS DE NCORAS. PESO DAS NCORAS. AMARRAS. FUNDEAR E SUSPENDER. FUNDEADOURO. ATRACAR E DESATRACAR. ESPIAS E SEU USO. LEME E SEUS EFEITOS. SITUAES DE MANOBRA DE EMBARCAES.

NCORAS -A ncora. denominada comumente de "ferro". uma pea de ao de forma especial e peso proporcional ao deslocamento da embarcao. que tem por finalidade mant-la em um fundeadouro. As principais partes de uma ANCORA so: a haste, os braos, as patas, a cruz, o cepo (quando existente) e o anete.

NCORAALMIRANTADO

ANETE HASTE

CEPO

PATA BRAO

CRUZ

TIPOS DE NCORAS -A ncora tradicional a do tipo Almirantado sendo tambm a mais segura uma vez que possui cepo, e este facilita o "unhar" da NCORA no fundo. Entretanto, este tipo que tambm tem a maior desvantagem, pois facilmente a amarra se enrosca no cepo ou no brao que fica para cima por ocasio de rabear da embarcao em tmo do "ferro" por efeito do vento ou da mar. Atualmente usam-se "ferros" de vrios tipos, tais como o Hall, o arado, o cogumelo, o Danforth, etc. O tipo mais encontrado, hoje em dia, em embarcaes de recreio o "ferro" tipo Danforth que possui como vantagens: facilidade e rapidez em "unhar" e no possui cepo.

TIPO "COGUMELO'

Pgina |7

PESO DAS NCORAS -Os "ferros" devem ter um peso proporcional ao deslocamento mximo da embarcao. Como regra geral, para navioS de grande porte, para cada tonelada de deslocamento deve-se ter um quilo de peso para a ANCORA. Assim, um navio de 2.000 toneladas dever ter um ferro de 2.000 quilos. Porm, para as embarcaes pequenas de recreio ou pesca podemos adotar a seguinte tabela:

DESLOCAMENTO MXIMO 3 5 10 20 30 40 50

FERRO KGS 15 25 45 55 65 75 90

AMARRAS -A ligao da ncora com a embarcao se faz pela AMARRA. Esta pode ser uma corrente de elos de ao, ou um cabo de ao, fibra, nyIon, etc., o que e mais comum em embarcaes pequenas de recreio ou pesca. A AMARRA constituda de quartis, sendo um quartel o comprimento de cerca de 25 metros de amarra. Uma AMARRA possui geralmente oito quartis, ou seja, 200 metros. A cada 25 metros devemos marcar a amarra com frisos de tinta branca,de maneira a facilitar o conhecimento da quantidade de amarra que est fora da embarcao.

FUNDEAR E SUSPENDER Por ocasio de fundear devemos tomar certos cuitados: - aproximarmo-nos do local de fundeio em marcha reduzida e aproados ao vento, ou corrente se esta for mais forte. - chegarmos ao local de fundeio com as "mquinas paradas" ou os "panos abafados"e a embarcao com pouco seguimento ou quase parada. deixando-se correr uma quantidade de amarra de no mnimo, trs vezes a profundidade do local, ao mesmo tempo em que damos "mquinas atrs devagar" o necessrio para - largar o ferro ajudarmos o ferro a unhar. No devemos deixar a amarra correr livre com a embarcao parada, para evitar que ela embole sobre o ferro, perdendo assim o seu efeito. As embarcaes exclusivamente a vela, devem largar o ferro quando ainda com seguimento avante, para o mesmo fim. - para evitarnos perder o ferro devemos nos habituar a fixar a ele um cabo fino chama- do arinque que aguentado na superficie por um objeto flutuante denominado bia de arinque. - logo que a embarcao se estabilizar no fundeadouro, fazer marcaes de pontos de terra para determinarmos na carta, nossa posio. Escolher tanto quanto possvel pontos que possam ser vistos tanto de dia quanto de noite, possibilitando assim que a qualquer hora, possamos verificar se a embarcao est "garrando" no fundeadouro ou no.

Pgina |8

Quando vamos SUSPENDER, normalmente a embarcao estar sempre aproada direo em que se encontra o ferro. Procuramos manobrar com a embarcao de maneira a colocarmos o "ferro a pique" (amarra na vertical). Em seguida "arrancamos" o ferro do fundo e iamo-lo para bordo. Devemos ter cuidado ao manobrar a embarcao evitando que a amarra passe a "dizer para r" (fique no na vertical e sim enviezada na direo da popa.). preciso tambm ter cuidado na ocasio em que o ferro "arranca" do fundo, porque a partir desse momento, se o motor estiver parado ou as velas estiverem "abafadas", a embarcao fica deriva, .isto , ao sabor do vento e da corrente existentes. Deve-se pois, a partir deste momento, "manobrar com o motor" ou "caar os panos" como conveniente para iniciarmos o movimento desejado da embarcao. FUNDEADOURA Ao escolhermo um local de fundeio, deveremos ter em mente que um bom fundeadouro deve: - ser abrigado de ventos, correntes e ondas. - ter uma profundidade adequada a nossa embarcao. - ter um fundo sem grande declividade, pois em caso contrrio, facilmente a embarcao "garrar". - ter um fundo de boa "tena "(poder de prender o ferro). Os melhores fundos so os de areia, lama, cascalho ou. uma combinao deles. - ter espao suficiente que permita a nossa embarcao girar sem perigo, em um raio que ser funo da quantidade de amarra largada e do comprimento da embarcao.

Pgina |9

Ao escolhermos um local de fundeio devemos evitar o fundo de pedra, para evitarmos perder o ferro ou a prpria amarra, devido ao um provvel "entocamento" nas pedras. Se a permanncia no fundeadouro pequena largamos, como j vimos, um comprimento de amarra igual a trs vezes a profundidade do local. Mas, se a demora maior devemos largar cinco vezes a profundidade. Se previsto mau tempo, podemos ainda aumentar, por medida de segurana, a quantidade de amarra para sete vezes a profundidade do local. ATRACAR E DESATRACAR -As possibilidades de manobrar uma embarcao em um cais, quer para atrac-la quer para desatrac-la, ou simplesmente moviment-la, so quase infinitas em nmero. As caractersticas da embarcao, o vento, a corrente, o tipo do leme, o nmero de propulsores e seu passo, so as consideraes fundamentais. Voc dever pensar na manobra com antecedncia e detalhadamente mantendo durante todo o tempo a embarcao sob controle. . De uma maneira geral, para atracar, levamos a embarcao com pouco seguimento, e fazendo um ngulo de cerca de 45, em relao ao cais, de maneira a passar um cabo de proa, logo que pudermos, carregando-se o leme para o bordo oposto ao cais para fazer a popa vir a este. A embarcao deve ser mantida atracada ao cais, passando-se um cabo "dizendo" para vante e outro "dizendo" para r. Havendo corrente, facilmente verificada pela posio de outras embarcaes que filam a ela, deve-se aproveit-la. isto ', atracar contra a co"ente. Isso traz vantagem, pois a corrente, agir sobre a popa, aproximando-a do cais e facilitando a atracao. Para provermos a defesa da embarcao contra choques no cais, devemos colocar defensas, presas ao costado ou ao cais. Para desatracarmos. devemos inicialmente largar os cabos a r e manobrando com os cabos avante procurar abrir a popa. Se necessrio. usaremos ainda o motor dando atrs e manobraremos o leme como conveniente para obter tal efeito. Logo que a popa estiver safa do cais. largamos os cabos de vante e dando atrs afastamos a embarcao. dando adiante logo que julgarmos conveniente. manobrando o leme de maneira a colocarmos nossa proa na direo desejada.

Para facilitar a desatracao podemos largar o ferro, antes de atracar, quando a embarcao ainda est afastada do cais. Para desatracarmos, vmos folgando os cabos de atracao e recolhendo a amarra, at que a embarcao fique safa do cais, quando ento largamos os cabos e aps "arrancarmos" o ferro e coloc-lo a bordo manobramos como necessrio para movimentarmos a embarcao na direo desejada. Podemos ainda desatracar usando uma corrente favorvel. Se ela estiver pela proa, folgamos os cabos avante, mantendo os de r apertados. A proa se afasta do cais e a popa permanece junto a ele. Lo,gO aps folgamos os cabos a r; a popa tambm se afastar, permitindo uma desatracao sem maiores dificuldades. Se a corrente estiver pela popa, adotamos o procedimento inverso, o que nos levar tambm a uma fcil desatracao.

ESPIAS E SEU USO -Os cabos que permitem a uma embarcao "amarrar" a um cais so chamados de ESPIAS. De acordo com seu posicionamento em relao a embarcao as ESPIAS so denominadas de LANANTES, ESPRINGUES ou TRAVESES. Assim a ESPIA que "diz" para vante ou para r em relao ao seu posicionamento na embarcao um LANANTE de proa ou de popa conforme o caso. A ESPIA que "diz" para a direo de meio navio, quer a vante. quer a r, um ESPRINGUE e aquelas que so perpendiculares ao cais constituem osTRAVESES.

P g i n a | 10

Lanante de proa -Serve para evitar que a embarcao caia a r ( I ) Espringue de proa -Serve para evitar que a embarcao caia a vante. (2) Travs -Serve para impedir que a embarcao abra do cais (3). Espringue de popa ~ Serve para impedir que a embarcao caia a r. (4). Lanante de popa -Serve para impedir que a embarcao caia a vante. (5) Sempre durante as atracaes, ou muitas vezes j atracadas necessitamos manobrar nossas embarcaes ao longo do cais. Para tanto, basta manobrarmos convenientemente com as ESPIAS, fazendo com que a embarcao caia avante ou a r. Sempre que usarmos um TRAVS nas atracaes deveremos observ-lo com freqncia pois, por ser ele a espia mais curta e perpendicular ao cais, a que mais sofre com a variao das mars, podendo mesmo partir, quando demasiadamente tesado.

LEME E SEUS EFEITOS -O leme tem por finalidade dar direo a uma embarcao e mant-la a caminho, no rumo determinado. E por meio do leme que se faz o navio guinar. Ele disposto na popa e s tem ao quando a embarcao est em movimento (ressalvado os casos de correnteza), uma vez que o seu efeito resultante da fora das guas, em movimento, sobre sua porta. LEME COMUM
MADRE CANA DO LEME

PORT A

CADAST E

Teoricamente, o efeito mximo do leme obtido com 45 de inclinao da porta em relao quilha da embarcao: porm, na prtica, verificou-se que o seu efeito mximo no vai alm de 35, para cada bordo. Na marcha atrs o efeito do leme contrrio ao da marcha adiante, porm muito menor. Em uma embarcao de um s hlice o efeito do leme variar com a sua posio em relao a quilha e o sentido de rotao do hlice.

P g i n a | 11

BALIZAMENTO - o conjunto de sinais fixos ou flutuantes que indicam os canais e demarcam os perigos nos portos, baas. rios, lagos e lagoas. Os sinais podem ser cegos. luminosos ou sonoros e so caracterizados: DURANTE O DIA (simultaneamente ou alternativamente -pela forma -pela cor -pelo som emitido. DURANTE A NOITE -pelas luzes (e seu ritmo de apresentao) -pelo som emitido Os sinais segundo a forma que apresentam tm a denominao de faroletes. bias ou balizas. FAROLETE - toda armao ou coluna exibindo luz com alcance inferior a dez milhas BIA - todo dispositivo flutuante exibindo luz ou no. (bia luminosa ou cega). As bias luminosas e as cegas podem ser dotadas. ou no. de dispos;tivos para sinais de cerrao (apito. sinais. gongo. etc.). BALIZA - uma haste de ferro. ou de cimento armado. desprovida de luz. encimada por um tope que em funo do significado da baliza ter uma determinada forma (disco. tringulo, esfera, retngulo, etc.). OBSERVAES SOBRE BALIZAMENTO -

I) Os faris e faroletes que balizam portos e respectivos canais de acesso ou que demarcam perigos isolados. obedecem a mesma conveno quanto pintura e caracterstica de luz. 2) As bias cegas ou de luz podem ser equipadas com refletor radar e sinais de cerrao. tais como apito. sino e gongo. 3) A numerao dos vrios canais e alinhamentos independente entre eles. 4) A numerao dos canais uma s para todo o balizamento. quer se trate de bias cegas, bias de luz ou faroletes. O balizamento encarnado recebe nmeros mpares e o preto nmeros pares. . 5) A numerao ser sucessiva e em ordem crescente; para os canais a partir da entrada nos portos. e para os alinhamentos. a partir da bia mais prxima entrada. 6) Alm das bias. faroletes, etc.. de canais de acesso e de alinhamento de cabos submarinos. s devero ser numeradas as que de outro modo no possam ser facilmente identificadas pelo navegante, ou referidas nas cartas e publicaes. 7) As bias de balizamento. no podem ser usadas para nenhuma outra finalidade. sob qualquer pretexto. . 8) E expressamente proibido a colocao de bias e balizas por qualquer pessoa ou associao sem o prvio consentimento da Diretoria de Hidrografia e Navegao do Ministrio da Marinha.

P g i n a | 12

REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTO NO MAR.

Quando dirigimos um automvel em ruas de uma cidade ou em uma estrada, precisamos saber e seguir uma srie de regras e sinalizaes a fim de, evitarmos acidentes, que alm dos possveis danos materiais podero nos custar a prpria vida e a de outros entes queridos, ou nos transformar em eventuais assassinos. Embora as embarcaes sejam livres de se movimentar em qualquer direo e no tenham as limitaes de andar, como os automveis, em faixas especficas, existem algumas semelhanas que permitem que estabeleamos analogias entre a estrada e o mar: o Comandante de uma embarcao, semelhantemente ao motorista, necessita estar alertado para a existncia de determinadas regras. o Comandante de uma embarcao, semelhantemente ao motorista, necessita ter um quase que "intuitivo" conhecimento das regras bsicas desde que: a melhor hora para sab-las e a pior para estud-las quando estamos na eminncia de uma coliso. o Comandante de uma embarcao, semelhantemente ao motorista, necessita compreender e se conscientizar que, o nico propsito da existncia das regras evitar abalroamentos, a principal causa de acidentes no mar. o Comandante de uma embarcao, finalmente, e como o motorista, necessita reconhecer que o "bom senso" necessita sempre acompanhar a aplicao das regras. RIPEAM o REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTO NO MAR, tambm conhecido como RIPEAM, o conjunto de regras que, tendo a fora de lei, prescreve como deveremos conduzir as embarcaes na presena de outras, bem como, inform-las de nossas intenes ou aes, por sinais de apito, por luzes ou por marcas diurnas, de maneira que, possamos desenvolver manobras corretas e seguras, afastando assim, o perigo do ABALROAMENTO.

GENERALIDADES APLICAAO
O RIPEAM SE APLICA A TODAS AS EMBARCAES EM MAR ABERTO E EM TODAS AS GUAS A ESTE LIGADAS.

RESPONSABILIDADE
NADA CONTIDO NO RIPEAM DISPENSAR QUALQUER EMBARCAO OU SEU PROPRIETRIO, SEU COMANDANTE OU 'SUA TRIPULAO DAS CONSEQUNCIAS DE QUALQUER NEGLIGNCIA NO CUMPRIMENTO DESTAS REGRAS OU NA NEGLIGNCIA DE QUALQUER PRECAUO RECLAMADA ORDINARIAMENTE PELA PRTICA MARINHEIRA OU PELAS GIRCUNSTNCIAS ESPECIAIS DO CASO.

BOM SENSO

AO INTERPRETAR E CUMPRIR AS REGRAS CONTIDAS NO RIPEAM, DEVERO SER LEVADOS NA DEVIDA CONTA TODOS OS PERIGOS A NAVEGAO E DE COLISO E TODAS AS CIRCUNSTNCIAS ESPECIAIS, INCLUSIVE AS LIMITAES DAS EMBARCAES ENVOLVIDAS, OS QUAIS PODERO TORNAR UM AFASTAMENTO DESTAS REGRAS NECESSRIO PARA EVITAR PERIGO IMEDIATO.

P g i n a | 13 DEFINIES GERAIS

EMBARCAO -a palavra, designa qualquer engenho ou aparelho, inclusive veculos sem calado (hovermarines, hovercrafts, hidroflios, etc.) e hidroavies, usados ou capazes de serem usados como meio de transporte sobre a gua. EMBARCAO DE PROPULSO MECNICA - designa qualquer embarcao movimentada por meio de mquinas ou motores. EMBARCAO A VELA -designa qualquer embarcao sob propulso exclusiva a vela. EMBARCAO ENGAJADA NA PESCA -designa qualquer embarcao pescando com redes, linhas, redes de arrasto ou qualquer outro equipamento de pesca que restrinja sua manobrabilidade. HIDROAVIO -qualquer aeronave projetada para manobra sobre a gua. EMBARCAO SEM GOVERNO -designa uma embarcao que, por alguma circunstncia excepcional, se encontra incapaz de manobrar como determinado por estas Regras e, portanto, est incapacitada de se manter fora da rota de outra embarcao. EMBARCAO COM CAPACIDADE DE MANOBRA RESTRITA -designa uma embarcao que, devido a natureza de seus servios, se encontra restrita em sua capacidade de manobrar como determinado por estas Regras e. portanto. est incapacitada de se manter fora da rota de outra embarcao. EMBARCAO RESTRITA DEVIDA AO SEU CALADO -designa a embarcao de propulso mecnica que, devido ao seu calado em relao a profundidade disponvel est com severas restries quanto a sua capacidade de se desviar do rumo que est seguindo. EMBARCAO EM MOVIMENTO -se aplica a todas as embarcaes que no se encontram fundeadas. amarradas a terra ou encalhadas. EMBARCAES NO VISUAL -quando uma embarcao pode ser observada pela outra visualmente.

EMBARCAES COM CAPACIDADE DE MANOBRA RESTRITA ENGAJADAS NA PESCA . ENGAJADAS EMSERVIO DE: - Colocao, manuteno ou retiradas de sinais de navegao .Cabos ou tubulaes submarinas. - Dragagem e trabalhos submarinos. - Levantamento hidrogrfico ou oceanogrfico. .Reabastecimento no mar. - Transferncia no mar de pessoas, P.r9vises ou carga. .Lanamento ou recolhimento de aeronaves. - Operaes de varredura de minas. - Reboque. DEVIDO AO CALADO EM FUNO DA PROFUNDIDADE DISPONVEL VISIBILIDADE VISIBILIDADE RESTRITA A VISIBILIDADE PREJUDICADA POR:
- NVOA - NEVADA - NEVOEIRO - TEMPESTADE DE AREIA - CHUVAS PESADAS - OUTRAS CAUSAS SEMELHANTES

P g i n a | 14

REGRAS DE GOVERNO E DE NAVEGAO


APLICAO

AS PRESENTES REGRAS SE APLICAM EM QUALQUER CONDIO DE VISIBILIDADE


VIGILNCIA

TODA EMBARCAO DEVER MANTER PERMANENTE E APROPRIADA VIGILNCIA VISUAL E AUDITIVA E USAR ADEQUADAMENTE As CIRCUNS- T NCIAS E CONDIES EXISTENTES, OS MEIOS DISPONIVEIS A FIM DE OBTER INTEIRA APRECIAO DA SITUAO E DE EVENTUAIS RISCOS DE COLISES.

VELOCIDADE
TODA EMBARCAO DEVER NAVEGAR PERMANENTEMENTE A UMA VELOCIDADE SEGURA, O QUE SIGNIFICA: TER A EMBARCAO A POSSIBILIDADE DE ADOTAR UMA AO APROPRIADA E EFICAZ PARA EVITAR UMA COLISO, INCLUSIVE PODER SER PARADA A UMA DISTNCIA SEGURA SE NECESSRIO FOR. A VELOCIDADE DE SEGURANA FUNO: ~ Do Grau de Visibilidade Da Densidade do trfego local Da Capacidade de manobra e distncia de parada da embarcao noite, da presena de luzes . Do estado do mar, do vento e das correntes Da proximidade de perigos a navegao Do calado da embarcao em relao profundidade local Quando com radar, de suas possibilidades e limitaes

P g i n a | 15

MANOBRAS PARA EVITAR COUSO

Manobra franca e positiva, o que, normalmente, significa dizer: altere o rumo de maneira ampla. Varie a velocidade para mais ou para menos de maneira sensvel. Manobre com bastante antecedncia. Nunca espere o ltimo momento Se necessrio, pare suas mquinas, ou mesmo, inverta-as para cortar seu seguimento

CANAIS ESTREITOS Procure se manter to prximo quanto possvel e seguro da margem a seu boreste Embarcaes de menor de 20 metros ou a vela, no devero atrapalhar a passagem de outra embarcao de maior porte e portanto com possveis restries de manobra em funo do calado e da profundidade do local. Embarcaes engajadas na pesca no devero atrapalhar a passagem de qualquer outra embarcao. Cuidado para quando cruzar um canal ou via de acesso, no atrapalhar outrasembarcaes. Quando for ultrapassar use o apito e espere a resposta da outra embarcao. Manobre com cuidado e segurana Em curvas use o sinal apropriado de apito. Tenha ateno e cuidados redobrados S fundeie em canais estreitos se assim as circunstncias exigirem

ESQUEMAS DE SEPARAO DE TRFEGO

o Brasil at o momento no adota esquemas especiais de separao de trfego.

CONDUO DE EMBARCAES NO ViSUAL UMA DA OUTRA

I
As regras a seguir apresentadas se aplicam a embarcaes no visual uma da outra, ou seja, quando uma pode VER a outra.

EMBARCAOES A VELA

P g i n a | 16

Quando ambas as embarcaes tiverem o vento soprando do mesmo bordo, a embarcao que estiver a barlavento dever se manter fora do .caminho da que estiver a sotavento.

SOTAVENTO
Quando uma embarcao com o vento a bombordo avistar outra embarcao a barlavento e no puder determinar com segurana se a outra embarcao recebe o vento por bombordo ou por boreste ela dever se manter fora do caminho dessa embarcao.

P g i n a | 17

ULTRAPASSAGEM
Toda embarcao que esteja ultrapassando outra dever manter-se fora do caminho dessa outa. Considera-se como ultrapassagem toda embarcao que se aproximar de outra vinda de uma direo de mais de 22.5 para r do travs dessa ltima. A embarcao P denomina-se alcanada e a embarcao M, alcanadora.

A ALCANADORA M MANOBRA
Duas embarcaes se aproximando em rumos diretamente opostos ou quase diretamente opostos em condies que envolvem risco de coliso cada uma dever guinar para boreste. de forma que a passagem se d por bombordo uma da outra. Sempre que houver dvida sobre a existncia de tal situao a embarcao em dvida dever consider-la como existente.
I

M
.

AMBAS GUINAM PARA BORESTE

P g i n a | 18

RUMOS CRUZADOS

Quando duas embarcaes a propulso mecnica navegam em rumos que se cruzam em situao que envolve risco de coliso, a embarcao que avistar a outra por boreste dever se manter fora do caminho dessa e tanto quanto possvel, evitar cruzar sua proa.

A QUE AVISTA A OUTRA POR BE MANOBRA

Se couber a voc manobrar faa-o de maneira ampla e o mais cedo possvel, a fim de ficar bem safo da outra embarcao.

Em qualquer situao uma embarcao a MANOBRADORA e a outra a PRIVILEGIADA. Mesmo que voc seja a PRIVILEGIADA, se houver risco de coliso e lhe parea que a MANOBRADORA no manobrou apropriadamente, MANOBRE VOC MESMO.

P g i n a | 19

MANOBRADORA E PRIVILEGIADA

Voc ser sempre uma embarcao PRIVILEGIADA, exceto, quando a outra embarcao estiver sendo avistada pelo SETOR DE PERIGO da sua proa at 22.5 alm do travs de BORESTE.

RODA A RODA

ESQUEMA GERAL DE PREFERENCIA E MANOBRA

P g i n a | 20

CONDUO DE EMBARCAES EM VISIBIUDADE RESTRITA Navegue com uma velocidade prudente.. Tenha as mquinas prontas a manobrar imediatamente Redobre a vigilncia visual/auditiva Operando radarcalcule sempre que detectar outra embarcao se h risco de coliso Em caso de necessidade quebre o seguimento parando sua embarcao Navegue com extrema cautela at que passa o perigo de coliso. Evite:

Guinar para BB se outra embarcao est no ssetor de ante-avante do travs, exceto se ela for alcanada em uma ultrapassagem. Guinar em direo a outra embarcao que se encontra no setor de travs para r.

LUZES E MARCA As presentes regras se aplicam com qualque tempo. As regras referentes as luzes devem ser observadas do por ao nascer do sol, no devendo ser exibidas outras que possam originar confuso. Mesmo de dia, em caso de visibilidade restrita use as luzes indicadas nestes regras Durante o dia e com visibilidade normal use as marcas adequadas situao.

LUZ DE MASTRO Luz branca contnua, sobre a linha de meio navio visvel num setor de 225

LUZES DE BORDOS

LUZ DE ALCANADO Luz branca, contnua,to prximo quanto possvel da popa. Visvel num setor de
135

Luz verde BE - Luz encarnada BE,contnua, visvel em setores de 112,5 de cada bordo.

P g i n a | 21

EMBARCAO ENCALHADA
I -Luzes de Fundeio adequadas ao seu comprimento.
II -Adicionalmente duas luzes circulares encarnadas verticalmente. Marca: Trs esferas.

OB8: As embarcaes fundeadas ou encalhadas menores de 1m esto desobrigadas de exibir luzes ou marcas desde que fundeadas fora de canais, vias de acesso e fundeadouros ou rotas normalmente utilizadas por outras embarcaes.

SINAIS SONOROS

Sinais sonoros que devero soar e quanto tempo eles devem durar, de acordo com o tamanho de sua embarcao. Equipamentos para Sinais Sonoros Embarcao com menos de 12m Dispositivo sonoro qualquer desde que eficaz Embarcaes com mais de 12m apito e sino Embarcao com mais de 50m Apito, sino e gongo

APITO

SINO

GONGO

Apito curto Apito longo

Durao aproximada de 1 segundo Durao de 4 a 6 segundos

P g i n a | 22

SINAIS DE MANOBRA E SINAIS DE ADVERTNCIA

1 apito curto - estou guinando para Boreste.

2 apitos curtos - estou guinando para Bombordo.

3 apitos curtos - estou dando mquinas atrs.

2 apitos longos e 1 apito curto tenciono ultrapass-la por seu Boreste.

2 apitos longos e 2 apitos curtos tenciono ultrapass-lo pelo seu Bombordo.

1 apito longo, 1 curto, 1 longo, 1 curto concordo com sua ultrapassagem.

5 apitos curtos quando uma embarcao no consegue entender as intenes de manobra da outra ou quer chamar ateno da outra por ela estar fazendo uma manobra perigosa.

1 apito longo informa para as outras embarcaes que a minha embarcao est em movimento, muito usado em visibilidade restrita.

P g i n a | 23

.
1 Estrutura das embarcaes

1.1 Embarcao
Embarcao uma construo flutuante, feita de madeira e/ou ferro, que transporta com segurana, sobre a gua (salgada ou doce), pessoas e/ou carga. Navio o termo normalmente empregado para designar embarcaes de grande porte.

1.2 Classificao

a vela ~

a remo

mecnico (motor, turbina)

(*) algumas embarcaes modernas so construdas de fibra de vidro ou novos materiais compostos. (**) existem embarcaes que utilizam mais de um tipo de propulso.

Nessa disciplina vamos nos referir a pequenas embarcaes mercantes, construdas de madeira ou de ferro, com propulso a motor diesel.

1.3 Identificao de corpos e partes


Corpos -os navios so divididos ao meio formando os corpos de vante e de r

MEIA-NAU

PROA

POPA

Proa - a regio da extremidade de vante da embarcao. Estruturalmente, tem forma exterior atilada para melhor cortar a gua.

P g i n a | 24

Popa - a regro da extremidade de r da embarcao. Estruturalmente, sua forma exterior projetada para facilitar o escoamento da gua e para tornar a ao do leme e do hlice mais eficiente. Meia-nau - a parte do casco que divide os dois corpos; um referencial de uma regio da embarcao que se situa entre a proa e a popa. Bordos -so os lados da embarcao, ou seja, as duas partes em que o casco dividido por um plano que corte a proa e a popa. Um observador posicionado na linha diametral do navio e voltado para a proa, ter boreste (BE) sua direita e bombordo (BB) sua esquerda.

TRAVS DE BE AMURA DE BE (BUCHECHA) BORESTE PROA BOMBORBO AMURA DE BB (BUCHECHA)

ALHETA DE BE

POPA

ALHETA DE BB TRAVS DE BB

Bochechas- so as partes curvas do costado de um bordo e de outro, prximas proa. Amura o mesmo que bochecha, significa tambm uma direo qualquer entre a proa e o travs.

'-Travs - a direo perpendicular ao plano longitudinal que corta o navio de proa a

popa.
Alheta -so as partes curvas do costado de um bordo e de outro, prximas popa

1.4 Nomenclatura da embarcao A figura abaixo mostra algumas partes de grande importncia em uma embarcao Veremos a seguir em que consiste cada uma delas.

10

P g i n a | 25

1.5 Componentes estruturais


Casco - uma espcie de vaso que serve de base. embarcao. Em sua parte inferior corre a quilha, que acompanha todo o casco, desde a proa at a popa, servindo- lhe de pea principal de sustentao da sua estrutura. A quilha funciona no casco como a coluna vertebral no corpo humano e o divide em dois bordos. Para a sustentao do chapeamento do casco, saem as cavernas para um bordo e para outro, como se fossem as nossas costelas, que partem da coluna vertebral. O conjunto de cavernas que d forma ao casco chamado de cavername. Depois de formado o esqueleto do casco, este recebe o chapeamento ou revestimento. Chapeamento - o conjunto de chapas metlicas que compem o revestimento que envolve as cavernas (exterior) ou que dividem o espao interior do casco de uma embarcao (interior). Contribui para a estrutura resistente do casco a esforos longitudinais. Linha dgua - uma faixa pintada no casco da embarcao, que representa a regio em que ela flutua. A linha de flutuao a interseo entre o casco da embarcao e a superfcie da gua em um determinado momento em que ela flutua. Quando a embarcao est completamente carregada a linha de flutuao coincide com a parte superior da linha d'gua. Denomina-se flutuao leve a situao em que a embarcao flutua na parte inferior da linha d'gua. Na figura ao lado pode-se ver o casco na proa da embarcao, seu chapeamento e a linha d'gua pintada de amarelo

Calado a distncia vertical compreendida entre o fundo- da embarcao e a superfcie da gua onde flutua a embarcao. As embarcaes tm marcadas nos costados, a BE e a BB, as escalas numricas dos calados ou marcas de calado.

A graduao das escalas pode ser em decmetros, com algarismos arbicos de 10 cm ESCALA DE CALADO de altura (ou 5 cm em navios pequenos), ou em ps, com algarismos romanos de 12 polegadas de altura (ou 6 polegadas em navios pequenos). Muitos navios adotam a escala em decmetros e algarismos arbicos a boreste e a escala em ps e algarismos romanos a bombordo. Cada nmero indica sempre o calado que o navio tem quando a superfcie da gua est tocando o seu limbo inferior; consequentemente, quando a gua estiver no seu limbo superior acrescenta-se uma unidade ao calado. As fraes so estimada a olho.

P g i n a | 26

Compartimentos -so as divises internas de uma embarcao. Anteparas -so divisrias verticais, que formam os compartimentos da embarcao. A bordo no h paredes, mas sim ..anteparas, Convses -so os pavimentos de uma embarcao

Um convs corrido quando no sofre interrupo de proa a popa, sendo o mais elevado chamado de convs principal. H vrios outros conveses superiores no corridos, sobretudo nas embarcaes de passageiros. Neste caso, passam a ser numerados (convs 01, 02, 03 e assim por diante) e se situam na superestrutura da embarcao.

Superestruturas -so as elevaes construdas sobre o convs principal. Existem vrios tipos de superestrutura, como castelo e tombadilho, sendo a principal denominada central. Em navios mercantes nela ficam situados diversos compartimentos como: a cmara do comandante, os camarotes, o refeitrio, o escritrio, a cozinha e o camarim de navegao. Castelo e o tombadilho so pequenos conveses situados na proa e na popa, respectivamente, usados nas manobras de atracao, desatracao e reboque. Os conveses se comunicam com o interior do casco e com a parte externa da embarcao por meio de aberturas, que sero vistas no subitem 1.8.

Castelo ou castelo de proa - uma espcie de plataforma na proa, onde ficam situados os escovns (aberturas onde fica gurnida a ncora de vante ou ferro de vante), as espias (cabos de amarrao da embarcao), as buzinas (aberturas por onde passam as espias para terra) e todo o material das fainas de atracao e fundeio. Tombadilho - a superestrutura situada na popa, destinada tambm s manobras de atracao, desatracao e reboque. o casco protegido total ou parcialmente por uma espcie de cerca que pode ser toda metlica ou de madeira, denominada borda. Em outras embarcaes a proteo feita com balaustradas formadas por balastres e correntes nelas passadas.

P g i n a | 27

1.6 Sistemas de propulso e governo

Motor de propulso -so as mquinas que fornecem energia mecnica propulso. As pequenas embarcaes em geral so movidas por motores diesel, que transmitem um movimento de rotao a um eixo que possui um hlice em sua extremidade.

Eixo propulsor Eixo propulsor so peas metlicas cilndricas que servem para transmitir o movimento rotativo do motor ao hlice da embarcao. O eixo apia do em mancais que suportam seu peso e o mantm alinhado. Um mancal muito importante o da bucha telescpica do eixo que se localiza na abertura do casco por onde o eixo passa para fora da embarcao.

Bucha telescpica

Hlice

Hlice - o propulsor da embarcao instalado na extremidade do eixo propulsor. A tradio marinheira considera hlice como palavra masculina. Assim, ao referirmo-nos a essa pea, dizemos: o hlice, em vez de a hlice. H navios que possuem mais de um hlice, embora a maioria possua apenas um e este situa-se a r, envolto por uma pea robusta situada no extremo da quilha, denominada cadaste.

Roda do leme ou Timo - uma roda de madeira ou metal cujo giro,

para um bordo ou para o outro,


ocasiona a movimentao do leme para o mesmo bordo de seu giro. Malaguetas -so punhos fixados ao contorno exterior do timo por meio dos quais o timoneiro imprime a ele o movimento de rotao.

Malaguetas

Leme - o principal aparelho de governo da embarcao e serve para dar a direo em que ela navega.

P g i n a | 28

1.7 Acessrios de convs Abaixo voc ver ilustraes de acessrios e equipamentos situados no convs, destinados manobra da embarcao.
Cabrestante - um aparelho constitudo por um tambor de eixo vertical, normalmente acionado por motor eltrico ou manualmente, destinado a iar amarras (ver 1.11) e a puxar espias durante a atracao e a desatracao. Serve tambm para efetuar outras manobras

de peso.
Espias - so cabos que servem para amarrar o navio ao cais ou a outro navio. Boas -so cabos destinados a amarrar embarcaes midas. Cabea - uma coluna de ao montada no convs ou no cais, podendo ser singelo ou duplo.

Cabea singelo -Serve para fixao da ala de uma espia da embarcao, ou da boa de uma embarcao mida

Cabeo duplo -Serve para as mesmas funes do cabea singelo, sendo que a espia no precisa ter ala, pois a fixao pode ser feita com voltas falidas.

Buzina - uma pea de ao robusta colocada na borda para servir de guia aos cabos de amarrao dos navios.

P g i n a | 29

1.3 Distribuio longitudinal e transversal de pesos


Centro de gravidade (G) - o ponto onde o peso total da embarcao atua verticalmente para baixo.

Toda embarcao ao ser colocada na gua desloca um determinado volume deste lquido (deslocamento) recebendo uma fora denominada empuxo que a empurra de baixo para cima e a faz flutuar.

Centro de carena (C) - o ponto onde se concentra a fora de empuxo de baixo para cima.

Brao de endireitamento - a distncia entre as verticais em que atuam as foras de gravidade e de empuxo. Ele proporciona o momento de endireitamento da embarcao quando esta se inclina para um dos bordos.

Quanto maior a distncia entre as verticais, maior ser a estabilidade da embarcao. Existe um limite para a inclinao de uma embarcao que, se ultrapassado, produzir seu emborcamento. Observe de que maneira a distribuio de pesos a bordo afeta os calados e as condies de estabilidade da embarcao. Distribuio longitudinal A movimentao, o embarque e desembarque de pesos ao longo do comprimento do navio alteram os calados.

P g i n a | 30

Embarque de pesos a vante


Distribuio transversal O embarque de pesos fora da linha de centro provoca uma banda permanente que reduz as condies de estabilidade da embarcao. Efeitos de pesos altos Uma embarcao com centro de gravidade elevado, ao se inclinar por um motivo qualquer (balano ou m distribuio de pesos) produzir uma inclinao maior, pela atuao da fora da gravidade, transformando o brao de endireitamento em um brao de emborcamento. ATENO: EVITE PESOS ALTOS.

P g i n a | 31

Efeito de superfcie livre

Quando uma embarcao sofre uma inclinao por motivos externos e tem um tanque parcialmente cheio, seu contedo se movimenta e o peso do lquido nele contido se desloca como se fosse um peso inserido lateralmente, concorrendo para acentuar a inclinao da embarcao.

Este efeito no ocorre se o tanque estiver totalmente cheio ou absolutamente vazio.

P g i n a | 32

FUNDAMENTOS DA SEGURANA NO MAR

A SEGURAN A NO MAR, s alcan ada quando seguimos fielmente seus fundamentos. Tais fundamentos podem ser assim resumidos:

Saiba e cumpra as Regras de Governo e Navega o as Saiba e cumpra as Regras para evitar Abalroamento no Mar. Saiba e obede a ao Balizamento Cego e Luminoso. Tenha a bordo uma Carta 12.000, ela lhe d o significado dos Smbolos e Abreviaturas existentes nas cartas nuticas brasileiras. salvaTenha a bordo um colete salva-vidas para cada pessoa e fa a com que o vistam em, condi es adversas. Tenha a bordo sempre em condi es de funcionamento uma lanterna, uma pistola de sinaliza o ou pirotcnicos, para casos de emergncia. sempre, Verifique sempre, antes de sair, a carga de seus extintores de incndio. salvaTenha a bordo pelo menos uma bia salva-vidas circular presa a 25 metros de cabo. .Instrua no mnimo uma pessoa de sua guarni o sobre os rudimentos de manobra de sua embarca o, para o caso de voc se acidentar ou por qualquer comandmotivo, ficar , impossibilitado de comand-la. Verifique se todos a bordo, sabem o que fazer em caso de emergncia e onde est o equipamento de seguran a. Avisos Verifique sempre, antes de sair, a previso do tempo e os Avisos aos Navegantes" relativos a rea onde pretende navegar. Verifique sempre, antes de sair, o sistema de combustvel, inclusive os tanques, filtros ar e de leo, correias de motor, velas, etc. Tenha certeza que o combustvel existente suficiente para o trajeto para pretendido. Verifique antes de sair seu sistema eltrico (bateria, luzes e fusveis e equipamentos por ele alimentados. No esque a a caixa de primeiros socorros, na qual no devem faltar gua queimaduras, oxigenada, mertiolate, pasta contra queimaduras, plulas contra enjo, esparadrapo, gaze, comprimidos, analgsicos, etc. Quanto maior for sua viagem, maiores devero ser seus recursos. Tenha sua agulha compensada por um tcnico. e evite colocar objetos de ferro proximidades. ou aparelhos eltricos nas proximidades. Tenha sempre a bordo cones de madeira, trapos e um martelo que lhe sero teis em, caso de uma eventual avaria no casco. Tenha a bordo alguns sobressalentes e ferramentas. A maioria dos defeitos so fazde simples reparo desde que tenhamos o necessrio para faz-lo. Mantenha a velocidade reduzida enquanto estiver nas proximidades de reas de atraca o ou de fundeio. Reduza a velocidade noite ou em condi es adversas de visibilidade e mantenha uma vigilncia adequada durante todo o tempo. esque No esque a de levar agasalhos suficientes para todos a bordo. Mantenha sua embarca o corretamente trimada. No se aventure em guas perigosas ou restritas sua embarca o. No se aproxime nunca de praias frequentadas por banhistas a menos de 200 m. Nao navegue nunca nas proximidades de mergulhadores. AcostumeAcostume-se a usar um arinque em sua ncora.

P g i n a | 33

Vous aimerez peut-être aussi