Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIEURO CENTRO UNIVERSITRIO

SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS

AUGUSTO MELO GOULART

BRASLIA OUTUBRO/2011

AUGUSTO MELO GOULART

SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS

BRASLIA OUTUBRO/2011

RESUMO

Este trabalho aborda a importncia de sistemas de informaes contbeis para a profisso contbil como um todo.

Palavras-chaves: sistemas de informaes contbeis; SPED; Auditoria

SUMRIO

1- INTRODUO...............................................................................................................5 2-SISTEMAS CONTBEIS................................................................................................5 3-SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS E SEU PAPEL NAS ORGANIZAES ........................................................................................................................................6 4-IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAO PARA OS CONTADORES....................................................................................................................6 5-RELAO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAO E AS DIVERSAS REAS DA CONTABILIDADE................................................................................................................6 5.1-CONSULTORIA DE SISTEMAS....................................................................................7 5.2-AUDITORIA E SEGURANA DE SISTEMAS DE INFORMAES.............................7 6-IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAO PARA OS CONTADORES.......8 7-RELAO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAO E AS DIVERSAS REAS DA CONTABILIDADE: CONTABILIDADE TRIBUTRIA E GERENCIAL................................9 7.1-CONTABILIDADE TRIBUTRIA...................................................................................9 7.2-CONTABILIDADE GERENCIAL....................................................................................9 8-ADOO DO SPED PELA RECEITA FEDERAL...........................................................10 9-CONSIDERAES FINAIS............................................................................................10

1-INTRODUO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importncia da tecnologia da informao para a Contabilidade e seus diversos ramos.

2- SISTEMAS CONTBEIS

Padoveze define sistema da seguinte forma:


sistema um conjunto de elementos interdependentes,ou um todo organizado,ou partes que interagem formando um todo unitrio e complexo.Como uma resultante do enfoque sistmico, o todo deve ser mais que a soma das partes. Fundamentalmente, o funcionamento de um sistema configura-se como um processamento de recursos (entradas do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as sadas ou produtos do sistema (entradas, processamento, sada). (PADOVEZE,2002,p.28)

Sistemas Contbeis desta forma , se caracterizam como um conjunto de elementos interdependentes que interagem formando um todo cuja funo a contbil,ou seja,registrar ,organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificaes do patrimnio em virtude da atividade econmica ou social que a empresa exerce no contexto econmico. 3-CONTABILIDADE NA ERA DA INFORMAO

Estamos em uma poca onde quem detm a informao detm o poder. A informao bem produzida e bem utilizada um grande diferencial no mundo moderno. A Contabilidade como instrumento de gerao de informaes para a tomada de decises em uma empresa, no fica fora desse processo.

Na era da informao,as empresas esto percebendo que o sucesso ou fracasso depende cada vez mais de como gerenciam e usam as informaes.Uma caracterstica da era da informao o emprego da maior parte da fora de trabalho como trabalhadores do conhecimento.Esses trabalhadores esto produzindo e usando informaes e conhecimentos.Os contadores,assim como as pessoas que trabalham com sistemas de informao e os consultores, so trabalhadores do conhecimento. (MOSCOVE;SIMKIN;BAGRANOFF,2002,p.22)

As mudanas nesta era da informao so muito dinmicas , acontecem do dia pra noite. Neste contexto imprescindvel que no s contadores, mas todos aquele que trabalham no processo de gerao e manipulao da informao, fiquem atualizados com o que h de mais moderno em relao informtica e como esta influencia e impacta nosso meio. 4-SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS E SEU PAPEL NAS ORGANIZAES

Para STRASSBURG (2004,61,apud FONSECA et al.) os conceitos de sistema de informao esto fundamentados em trs elementos bsicos e fundamentais para a obteno do resultado esperado, que so: entrada de dados, o processamento destes dados e a sada dos dados transformados. O Sistema de Informaes Contbeis , segundo PADOVEZE (2002,p.126) so os meios que o contador geral, o contador gerencial ou o controller utilizaro para efetivar a contabilidade e a informao contbil dentro da organizao, para que a contabilidade seja utilizada em toda sua plenitude. O Sistema de Informaes Contbeis , segundo FONSECA et al.(2005,p.6) ser o encarregado do registro de todas as ocorrncias realizadas pela empresa, organizando-as de acordo com as necessidades dos interessados nas informaes elaboradas atravs dele. Apresento ainda outra definio de Sistema de Informaes Contbeis:

Sistema de Informaes Contbeis(SIC) o subsistema de informaes dentro de uma organizao que acumula informaes de vrios subsistemas da entidade e comunica-as ao subsistema de processamento de informaes. O subsistema de processamento de informaes pode ser um departamento separado na entidade organizacional, responsvel pelo equipamento e pelos programas de computao. (MOSCOVE;SIMKIN;BAGRANOFF,2002,p.24)

5-CARREIRAS EM SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS

Para o profissional

que alia conhecimento contbil ao conhecimento em

sistemas de informao , com certeza no faltaram oportunidades de empregos por se tratarem de conhecimentos bastantes desejados pelo mercado. Dentre as carreiras na rea de Sistemas de Informaes Contbeis, podemos destacar duas: Consultoria de Sistemas e Auditoria e segurana de sistemas de informao.

5.1-CONSULTORIA DE SISTEMAS

Consultor aquele profissional que detm vasto conhecimento prtico e terico em determinada rea.

Os consultores de sistemas do ajuda em assuntos referentes a sistemas de informaes. Eles podem ajudar uma organizao a criar um sistema de informaes , escolher equipamento e programas de computador ou fazer a reengenharia dos processos de operao para que a organizao passe a operar mais eficientemente.(MOSCOVE;SIMKIN;BAGRANOFF,2002,p.24)

5.2-AUDITORIA E SEGURANA DE SISTEMAS DE INFORMAES

J foi citado anteriormente o valor da informao nos dias de hoje, mas para que uma informao se j considerada valiosa ela ,sem dvida, tem que ser ,antes, considerada confivel. Segundo ARAJO (2005, apud SANTOS ,et al.) para garantir a segurana da informao de qualquer empresa necessrio que haja normas e procedimentos claros que devero ser seguidos por todos os usurios da empresa. A maior

dificuldade das grandes empresas garantir que todos os usurios conheam e sigam as normas e procedimentos da mesma e entendam sua importncia.

Neste contexto, o auditor de segurana de sistemas de informaes atua para garantir que essa informao fidedigna garantindo um menor tempo na execuo da auditoria financeira quando esta se deparar com controles internos eficientes.

[...]Os auditores que se propem a analisar os riscos associados com sistemas de informaes computadorizados so auditores de sistemas de informaes. Um auditor de sistemas de informaes pode trabalhar em conjunto com auditores financeiros para oferecer uma avaliao dos riscos associados com o processamento de informaes financeiras por um computador. Auditores financeiros podem utilizar uma avaliao de

risco de sistemas de informaes para decidir quanto tempo devotara anlise das transaes de uma empresa. Essa avaliao pode levar concluso de que os controles internos do sistema de informaes de uma companhia so to confiveis que se pode gastar menos tempo na auditoria[...](MOSCOVE;SIMKIN;BAGRANOFF,2002,p.24)

6-IMPORTNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAO PARA CONTADORES

A tecnologia da informao se apresenta ,hoje , como indispensvel para todos os setores e ramos de atividades da sociedade moderna. Tarefas das mais simples s mais complexas tornaram-se , se no impossveis, no mnimo impraticveis sem o uso da tecnologia da informao. E para contadores no poderia ser diferente. Hoje em dia inconcebvel falar em Contabilidade sem o auxlio da informtica. invivel o manejo da quantidade absurda de informao que uma empresa produz , sem o uso do computador.

Para FONSECA et al. (2005,p4) em um cenrio globalizado, onde a concorrncia est cada vez mais acirrada, percebe-se que a informao tornou-se o centro das atenes nos mais diversos processos , pois, atravs dela, que se conhece os custos de produo, preo de venda margem de lucro e outros fatores indispensveis ao conhecimento da gesto e o bom desempenho dos negcios.

Algumas razes da importncia da tecnologia da informao para contadores:

[...]Uma razo de sua importncia que ela precisa suportar e ser compatvel com outros de um SIC. Uma segunda razo que muitas vezes eles ajudam os clientes a comprar equipamentos e programas.Uma terceira razo que os auditores precisam avaliar sistemas computadorizados. Isso significa que os auditores precisam entender a automao e os controles automatizados e, portanto, serem capazes de identificar os pontos fortes e fracos de um sistema contbil. A ltima razo que ela provavelmente vai afetar a maneira dos contadores de trabalhar no futuro. Esses efeitos vo incluir novas maneiras de colher e registrar informaes , novos tipos de sistemas que os contadores vo usar, diferentes tipos de equipamentos, programas e redes de computadores para rodar esses sistemas e at novas maneiras de auditar esses sistemas. [...](MOSCOVE;SIMKIN;BAGRANOFF,2002,p.45)

7-RELAO ENTRE SISTEMAS DE INFORMAES E AS DIVERSAS REAS DA CONTABILIDADE

7.1-CONTABILIDADE TRIBUTRIA

Contabilidade Tributria o ramo da contabilidade que visa a correta aplicao dos princpios contbeis na apurao de direitos e deveres relativos aos tributos.

A tecnologia da informao vai auxiliar nessa correta apurao j que seria muito difcil ao contador, sem esse auxlio, um correto levantamento de todos os tributos a serem pagos bem como de todos os crditos tributrios gerados nas operaes da empresa j que o volume de dados a serem analisados muito grande.

7.2-CONTABILIDADE GERENCIAL

Segundo Srgio Iudcibus :

A contabilidade gerencial pode ser caracterizada,superficialmente, como um enfoque especial conferido a vrias tcnicas e procedimentos contbeis j conhecidos e tratados na contabilidade financeira , na contabilidade de custos , na anlise financeira e de balanos etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analtico ou numa forma de apresentao e classificao diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisrio.(IUDCIBUS,1987,apud PADOVEZE,2002,p118)

Para PADOVEZE(2002,120) A contabilidade gerencial relacionada com o fornecimento de informaes para os administradores - isto ,aqueles que so responsveis pela direo e controle de suas operaes.

10

Sendo a misso da contabilidade gerencial a de gerar informaes para os administradores da organizao, de suma importncia que a tecnologia seja uma aliada na formulao dessas informaes e que estas sejam alimentadas de forma precisa para, que aps seu processamento, sirvam para a correta tomada de decises por parte dos administradores.

8-ADOO DO SPED PELA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

SPED- Sistema Pblico de Escriturao Digital, de modo geral, consiste na modernizao da sistemtica atual do cumprimento das obrigaes acessrias, transmitidas pelos contribuintes s administraes tributrias e aos rgos fiscalizadores, utilizando-se da certificao digital para fins de assinatura dos documentos eletrnicos, garantindo assim a validade jurdica dos mesmos apenas na sua forma digital. O SPED um instrumento que unificar as atividades de recepo, validao, armazenamento e autenticao de livros e documentos que integram a escriturao comercial e fiscal dos empresrios e das sociedades empresrias, mediante fluxo nico e computadorizado de informaes. Segundo ADEMAR

[..]Busca eficincia na Administrao Tributria, padronizao e melhoria na qualidade das informaes, racionalizao no custo de pessoal para atendimento, aes coordenada e integradas, alm do intercmbio e cruzamento de informaes [..](ADEMAR,2011)

9-CONSIDERAES FINAIS

Considerando tudo o que foi dito neste trabalho fica claro que nos dias atuais, impossvel trabalhar com informao sem sistemas informatizados.

11

REFERNCIAS

STRASSBURG,Udo. Et al. A Importncia de Informao Contbil como Fonte de Informaes para Tomada de Decises.Cascavel:EDUNIOESTE,2005

MOSCOVE,S. SIMKIN,M.,BAGRANOFF,N.SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS.So Paulo: Atlas,2002

PADOVEZE, C. SISTEMAS DE INFORMAES CONTBEIS: Fundamentos e Anlises.3 Ed.So Paulo:Atlas,2002.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL:SPED. http://www1.receita.fazenda.gov.br/sobre-oprojeto/apresentacao.htm . Acesso em 28/10/2011 .

Vous aimerez peut-être aussi