Vous êtes sur la page 1sur 1

B8

SOROCABA DOMINGO 28 DE SETEMBRO DE 2008

O bruxo de Cosme Velho


Academia Sorocabana de Letras faz programao especial pelo centenrio de morte de Machado de Assis
Machado de Assis aos 25 anos Daniela Jacinto

Mscara morturia do escritor

iziam que o escritor Machado de Assis colocava um caldeiro no jardim de sua casa, em Cosme Velho, no Rio de Janeiro, e queimava todos os escritos e documentos acumulados. Por isso, ficou conhecido como o bruxo de Cosme Velho. Como homenagem ao mestre, o poeta Carlos Drummond Andrade chegou at mesmo a dedicar-lhe um poema: A um Bruxo, com Amor. Considerado um dos mais estudados, discutidos e respeitados escritores da lngua portuguesa, Machado de Assis ser homenageado amanh pela Academia Sorocabana de Letras, data em que completam-se exatamente cem anos de sua morte. A 1 Jornada de Estudos Machadianos, que conta com o tema Do Jornalismo ao Romance. A trajetria de Machado de Assis, tem incio s 15h e ser realizada at as 19h, na sede da entidade. Participam do encontro os acadmicos Benedito Walter Marinho Martins, Geraldo Bonadio, Myrna Ely Atalla Senise da Silva e Jos Rubens Incao. Na oportunidade, sero abordadas vrias facetas do escritor, como sua vida, seus textos jornalsticos, os romances e os contos. Benedito Walter Marinho Martins, que ocupa a cadeira nmero 13, de Machado de Assis, na Academia Sorocabana, falar um pouco sobre o contedo do livro que publicou em 1990, Esse Machado de Assis..., sobre a vida e obra do escritor. Durante a palestra, o pblico poder conhecer algumas particularidades do mestre da lngua portuguesa e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, entidade que ajudou a fundar juntamente com outros escritores. Ele era orgulhoso, queria esconder a pobreza e tinha mania de grandeza. Por isso, escondia coisas dos amigos, como sua origem, e tambm a doena que tinha. Ele sofria de epilepsia, mas nunca pronunciou o nome dessa doena. Teve um cncer na lngua que o levou morte, mas no falava sobre isso. Ele dizia que tinha uma afta, conta. Para Benedito, Machado de Assis era assim um pouco por timidez tambm. Ele era reservado, no gostava de expor sua vida particular. Era gago, no conseguia falar em pblico, e avesso badalaes. Outra curiosidade sobre ele que amava tanto a esposa que quando morreu no quis deixar os livros nem para a Academia. Ele no queria que os livros que Carolina tinha manuseado cassem nas mos de mais ningum. Foi um capricho dele, vamos dizer assim. A prxima palestra tem incio s 16h, com Geraldo Bonadio, sob o tema O texto jornalstico de Machado de Assis. Conforme Geraldo, a idia conversar com as pessoas um pouco sobre sobre a poca em que o escritor viveu e construiu

Ele amava tanto a esposa que quando morreu no quis deixar os livros nem para a Academia. Ele no queria que os livros que Carolina tinha manuseado cassem nas mos de mais ningum, explica Benedito Walter Marinho Martins
sua carreira literria. Antigamente, a literatura comeava necessariamente no jornalismo. Primeiro porque o jornalismo da poca era um tanto diferente. Havia uma proximidade entre o jornalismo e a literatura, sobretudo havia espao para um gnero que hoje no existe mais, que a crnica. E o Machado de Assis passou por todos os setores do jornalismo, fez poltica, abordava os assuntos do dia-a-dia... Inclusive vou apresentar um texto dele que fala de um sujeito que foi preso nas proximidades de Sorocaba. Geraldo Bonadio tambm pretende mostrar como Machado retratava alguns acontecimentos da poca, com a ironia que tinha. Ele foi um crtico muito severo da escravido e s vezes injustamente tem gente que fala que ele no tocava nesse assunto. Ainda de acordo com Bonadio, presidente da Academia Sorocabana de Letras, essa jornada literria sobre a obra de Machado de Assis tem como objetivo chamar um pouco da ateno do pblico para a obra do escritor, que continua muito atual. Eu, particularmente, gosto do mergulho que ele faz no comportamento humano. Machado trata de alguns temas que deveriam ser assustadores para a poca. Sob o mote da ironia, ele fala de coisas muito srias. Ler Machado uma grande experincia e as pessoas, s vezes, no se permitem, achando que o Machado um autor que trata de coisas superadas. Romances e contos Observador da vida, da sociedade e de si mesmo, Machado de Assis criou personagens magnficas e firmou as letras brasileiras no panorama da literatura mundial. H muito se busca entender a obra machadiana. Os estudos no param. As pesquisas persistem e ampliam-se. Grande em sua poca, esplndido hoje, inesquecvel sempre. Machado, sem medo de cometer exageros, um fenmeno das letras mundiais. E brasileiro, afirma a professora e acadmica Myrna Ely Atalla Senise da Silva, que comea sua palestra s 17h. Na ocasio, Myrna falar sobre Aprendizagem, maturidade e apogeu no romance de Machado de Assis. A professora acredita que criaram um estigma para Machado de Assis, como criaram para Dante, mas na verdade nenhum dos dois so complicados de ler. Para aqueles que pensam ser uma leitura no muito apropriada para os jovens, Myrna deixa o recado: Os jovens podem ler o que quiserem, depende do nvel que esto de leitura. Aqueles que tiverem um nvel bom, vo amar os romances. E qual a fase de ler Dom Casmurro seno a fase em que o jovem est apaixonado, que

j entende o que o cimes? uma leitura que incomoda o jovem, o aspecto doentio do ser humano chama a ateno, ento tudo isso atrai, afirma. Conforme ela, o professor precisa, nessa fase da juventude, estimular a leitura com contos de Machado. Neles esto as caractersticas de como se deve escrever, como no repetir, ser enxuto, sucinto. Ler Machado essencial para qualquer pessoa que queira adquirir o gosto pela leitura e a capacidade de escrever bem, porque ele ensina isso. Obra polmica e discutida muito at hoje, Dom Casmurro j foi objeto de diversas teses e pesquisas. Para Myrna, Bentinho no soube ser feliz. A chave do mistrio do livro est no prprio ttulo. Ele era um casmurro, Capitu que mostrou a ele que a vida existia, que ele precisava viver, porque Bentinho nasceu assim, e voltou a ser assim, no conseguiu ser feliz, conclui Myrna. A professora aproveita para revelar que possui um material raro sobre Machado de Assis, publicado em 1939 pelo Ministrio da Educao e Sade, em comemorao ao centenrio de nascimento do escritor, quando foram editados apenas cem exemplares. Questionada sobre os romances que indicaria para leitura, Myrna cita Memorial de Ayres, Quincas Borba e, claro, Dom Casmurro. Encerra a programao da jornada a palestra do acadmico Jos Rubens Incao, a partir das 17h45, sobre O mapeamento da alma humana nos contos de Machado de Assis. Jos Rubens afirma que o mais fantstico nos textos do escritor a descrio que faz da alma humana. Ela descrita sempre com um lance de pessimismo, de fatalidade. Todas as personagens que criou, por mais mrito que possam apresentar, toda ao, por mais positiva que aparente, sempre tem um interesse por trs. O grande mote das aes das personagens dele o egosmo, a vaidade, e tudo isso faz com que os personagens se combatam durante a vida, mas o resultado nenhum. Conforme Jos Rubens, os contos de Machado so verdadeiras jias, de fcil assimilao. Machado um mestre da Lngua Portuguesa. Escreve com maestria, com elegncia, com propriedade. E mostra pra gente todas as feridas, mas tambm no fala se certo ou errado. Deixa essa liberdade crtica ao leitor. Outra observao que o escritor faz em sua obra muitas citaes, de Shakespeare, Cervantes, e da prpria Bblia, o que obriga o leitor a fazer uma outra leitura. O que ele mostra muito o desconcerto das coisas, das pessoas, e que para analisar algum, o ideal observar a pessoa em diferentes momentos, diferentes circunstncias, diferentes olhares. Enfim, a obra de Machado aberta e permite infinitas discusses. Os livros de contos que indica so Esa e Jac, O Alienista e Missa do Galo. Vale lembrar que tambm o Gabinete de Leitura Sorocabano presta homenagem a Machado de Assis, dedicando ao escritor uma srie de atividades que seguem at o dia 30 como exposies, jogral, sarau, palestras e bate-papo com escritores.

DIVULGAO

Confira alguns trechos de livros de Machado de Assis:


A professora de Lngua Portuguesa e acadmica Myrna Ely Atalla Senise da Silva faz alguns comentrios sobre trechos importantes de livros de Machado de Assis. Acompanhe:
De Memorial de Aires, destaque para a ironia sobre polticos e reconciliaes bem atuais:

A reconciliao eterna entre dois adversrios eleitorais devia ser exatamente um castigo infinito. No conheo igual na Divina Comdia. Deus, quando quer ser Dante, maior que Dante.
Dedicatria ttrica, macabra de Memrias Pstumas de Brs Cubas:

Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadver, dedico como saudosa lembrana estas memrias pstumas.
Estrutura perfeita. Construo magnfica de frases. A dor contida no escape do mundo, mas no de si mesmo, em Dom Casmurro:

Escapei ao agregado, escapei a minha me no indo ao quarto dela, mas no escapei a mim mesmo. Corri ao meu quarto, e entrei atrs de mim. Eu falavame, eu perseguia-me, eu atirava-me cama, e rolava comigo, e chorava, e abafava os soluos com a ponta do lenol.
A ironia do poder, em Quincas Borba:

Ao vencedor as batatas! No a compreenderias antes do testamento; ao contrrio, vimos que a achou obscura e sem explicao. To certo que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote ter-lhe o cabo na mo.
Ironia do tempo ou do nada, em Esa e Jac:

SERVIO
1 Jornada de Estudos Machadianos. Amanh, das 15h s 19h, na Academia Sorocabana de Letras (rua Comendador Oeterer, 737). Entrada gratuita e aberta a todos os interessados. Outras informaes: (15) 9777-2432, com Myrna. As atividades no Gabinete de Leitura (praa Cel. Fernando Prestes, 21, Centro), podem ser conferidas na segunda e tera-feira, a partir das 14h. Outras informaes: (15) 3231-1683.

O salto grande, mas o tempo um tecido invisvel em que se pode bordar tudo, uma flor, um pssaro, uma dama, um castelo, um tmulo. Tambm se pode bordar nada. Nada em cima do invisvel a mais sutil obra deste mundo, e acaso do outro.
Em crnica de 1896, o peso da criao do mundo e da morte:

Qualquer um de ns teria organizado este mundo, melhor do que saiu. A morte, por exemplo, bem podia ser to somente a aposentadoria da vida, com prazo certo.

Vous aimerez peut-être aussi