Vous êtes sur la page 1sur 4

SBADO, 19 DE JUNHO DE 2010

Instalando o Servidor Samba no Linux


Postado por Cesar Augustus Silva s 18:27 Linux Servidor Tutorial Video

Hoje irei mostrar como instalar o Servidor Samba para compartilhar arquivos e impressoras nas redes Microsoft (Windows) no GNU/Linux.

Instalando o Samba
Debian/Ubuntu
root@cesar.augustus.nom.br's # apt-get install samba

Fedora/CentOS
root@cesar.augustus.nom.br's # yum install samba samba-client

Terminado a instalao, inicie o Samba e coloque para iniciar durante o boot:


root@cesar.augustus.nom.br's # # # # service smb start service nmb start chkconfig smb on chkconfig nmb on

Slackware Baixe o pacote do Samba, sua dependncia e instale: ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware(...)/n/samba-3.2.5-i486-1.tgz ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware(...)/l/libcap-2.14-i486-1.tgz


root@cesar.augustus.nom.br's # installpkg libcap-2.14-i486-1.tgz # installpkg samba-3.2.5-i486-1.tgz

Aps a instalao, coloque o Samba para iniciar durante o boot e inicie:


root@cesar.augustus.nom.br's # chmod +x /etc/rc.d/rc.samba # /etc/rc.d/rc.samba start

Configurando o Samba
As configuraes feitas para compartilhar os arquivos e impressoras na rede, so feitas tudo no arquivo "/etc/samba/smb.conf". Segue as configuraes necessrias:
[global] netbios name = SERVIDOR

workgroup = GRUPO server string = Samba %v dns proxy = no log file = /var/log/samba/log.%m max log size = 1000 syslog = 0 panic action = /usr/share/samba/panic-action %d

netbios name: Declara o nome NetBIOS do servidor Samba. workgroup: Determina o Grupo de Trabalho ou Domnio do servidor Samba. server string: uma identificao que o servidor Samba envia aos demais computadores da rede. dns proxy: Especifica se deve tratar o nome NetBIOS como um nome de DNS. log file: Determina o caminho do arquivo de log do servidor Samba. max log size: Especifica o tamanho mximo que o arquivo de log deve crescer. syslog: Define o limite de envio de mensagens para o syslog. panic action: Permite chamar um sistema de comando quando ocorre um problema. Para compartilhar as impressoras que esto configuradas no servidor:
[printers] comment = All Printers path = /var/spool/samba browseable = no printable = yes guest ok = yes create mask = 0700 [print$] comment = Printer Drivers path = /var/lib/samba/printers guest ok = yes

Para compartilhar os diretrios Home de cada usurio do servidor:


[homes] comment = Home Directories browseable = no read only = no

Para que o usurio possa acessar o seu diretrio home pelo Samba, deve cadastrar a sua senha no Samba:
root@cesar.augustus.nom.br's # smbpasswd -a usuario

Para compartilhar um outro diretrio qualquer, por exemplo, crie um novo diretrio na raiz com o nome files e compartilhe no Samba:
root@cesar.augustus.nom.br's # mkdir /files [files] comment = Share Files

path = /files read only = no guest ok = yes create mask = 0664 directory mask = 0775

comment: Adiciona um comentrio para o compartilhamento. path: Especifica o caminho do diretrio a ser compartilhado. browseable: Informa se o compartilhamento ser visvel ou no. (Default: browseable = yes) read only: Determina se ter apenas permisso de leitura. (Default: read only = yes) guest ok: Permite acessar sem autenticao tendo os privilgios do usurio guest. (Default: guest ok = no) printable: Permite enviar arquivos no diretrio de spool especificado para o servio. (Default: printable = no) create mask: Define as permisses a ser atribuda quando um arquivo for criado. (Default: create mask = 0744) directory mask: Define as permisses a ser atribuda quando um diretrio for criado. (Default: directory mask = 0775) Fedora/CentOS Se estiver habilitado o SELinux, sempre que for compartilhar um diretrio, execute o seguinte comando:
root@cesar.augustus.nom.br's # chcon -R -t samba_share_t /diretorio/compartilhado

Lixeira
No Samba tambm existe a Lixeira para que possa adicionar em diversos compartilhamento e que sempre for excluir um arquivo ou remov-lo, seja enviado uma cpia do arquivo para a lixeira antes que seja perdido de vez o arquivo. Para inserir a Lixeira em um compartilhamento, aqui vai um exemplo de o que adicionar numa seo para funcionar:
vfs object = recycle recycle:maxsize = 0 recycle:repository = .recycle recycle:keeptree = yes recycle:touch = yes recycle:versions = yes recycle:noversions = .doc|.xls|.ppt recycle:exclude = *.obj *.tmp *.temp *.o ~$* recycle:exclude_dir = /tmp /cache

recycle:maxsize: Especifica o tamanho mximo que o arquivo possa ter para ser colocado na lixeira. recycle:repository: Especifica o caminho do diretrio da lixeira. recycle:keeptree: Determina se a estrutura do diretrio deve ser mantida. recycle:touch: Determina se a data de acesso do arquivo deve ser modificado quando movido para a lixeira.

recycle:versions: Determina se dois arquivos com o mesmo nome for excludo ambos sero mantidos no repositrio. recycle:noversions: Especifica uma lista de caminhos para os quais verses no deve ser usada. S til quando versions est habilitado. recycle:exclude: Especifica uma lista de arquivos que no deve ser colocado na lixeira. recycle:exclude_dir: Especifica uma lista de diretrios, cujos arquivos no deve ser colocado na lixeira. Quando terminar, salve as alteraes e reinicie o servidor Samba: Debian/Ubuntu
root@cesar.augustus.nom.br's # /etc/init.d/samba restart

Fedora/CentOS
root@cesar.augustus.nom.br's # service smb restart

Slackware
root@cesar.augustus.nom.br's # /etc/rc.d/rc.samba restart

Pronto.

A obra Instalando o Servidor Samba no Linux de Cesar Augustus Silva foi licenciada com uma Licena Creative Commons - Atribuio - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No Adaptada. Permisses adicionais ao mbito desta licena podem estar disponveis em http://creativecommons.org/.

http://blog.cesar.augustus.nom.br/instalando-o-servidor-samba-no-linux.html

Vous aimerez peut-être aussi