Vous êtes sur la page 1sur 7

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC

Introduo
A Declarao de Bolonha foi o nome dado a um conjunto de alteraes no ensino superior (pblico e privado), com vista uniformizao do mesmo, no pas e no espao europeu. Como qualquer reforma que atinja o sector pblico, reuniu opinies a favor e contra. No entanto, podemos dizer, sem exagero, que este foi um processo controverso. Naturalmente, tendo-se tornado um assunto de discusso acesa, a informao sobre o mesmo foi bastante. Quase toda a gente com alguma ligao ao ensino superior e/ou ao espao europeu acabou por escrever sobre a Declarao de Bolonha. Ao escolher este tema pretendi acima de tudo ter uma nova viso do que afinal a Declarao de Bolonha, pois para mim foi de difcil compreenso esta nova realidade da educao em Portugal. Este trabalho tem como objectivo analisar trs documentos sobre isso mesmo a implementao da Declarao de Bolonha em Portugal. Tendo como ponto de partida o texto Quem tem medo da Declarao de Bolonha? de Fernando dos Santos Neves, presente no livro Introduo ao Pensamento Contemporneo, escolhi o texto A Reforma de Bolonha: Novas Perspectivas para o Ensino das Lnguas e da Traduo, de Rita Ciotta Neves, publicado no jornal Semanrio, a 5 de Maio de 2006, e o texto A Declarao de Bolonha, de Pedro Lourtie, publicado na Revista de Humanidades e Tecnologias e apresentado ao Senado da Universidade Tcnica de Lisboa, em 9 de Outubro de 2000.

A anlise destes foi realizada numa perspectiva meramente contemplativa, sendo que qualquer opinio ou considerao sobre o meu ponto de vista sobre os contedos apresentados ou sobre o assunto em si, apenas ter lugar na concluso do trabalho.

Pgina 1

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC

TEXTO 1 Quem tem medo da Declarao de Bolonha Fernando dos Santos Neves

Escolha do texto: No caso especifico deste texto, no houve qualquer escolha, uma vez que a escolha do tema foi feita atravs do livro Introduo ao Pensamento Contemporneo, da autoria de Fernando dos Santos Neves et alii, de2007. Ao escolher o tema, estava automaticamente escolhido o texto, intitulado Quem tem medo da Declarao de Bolonha?. Anlise do texto: O texto comea por referir o surgimento de notcias que fariam acreditar que a implementao da Declarao de Bolonha em Portugal se daria no ano lectivo de 2005/06. Desde logo, estabelece que o principal objectivo da Declarao de Bolonha seria criar um comum espao europeu de ensino superior, que deveria tornar-se um dos pilares mais nobres e mais decisivos da Europa do futuro. O propsito final seria evitar que a Europa se tornasse apenas em comum espao econmico e em comum espao poltico, esquecendo o especificamente humano espao cultural. Na opinio do autor, ou a DB triunfaria ou nunca haveria espao europeu econmico e poltico que valesse a pena. O autor reala ainda que esse seria o sentido dos grandes fundadores da UE ao dizer que a mesma deveria ter comeado pela Cultura e no pela economia e pela poltica. Fernando dos Santos Neves defende que Portugal no deveria ficar de fora desta carta constitucional do ensino superior europeu aquando a discusso sobre Bolonha, referindo-se a muitas opinies foram contraditrias o autor indica as universidades e os seus respectivos interesses como um possvel obstculo implementao da declarao. O autor apresenta exemplos das mudanas a realizar, mas acima de tudo salienta o "provincianismo" portugus que impede o pas de avanar para um ensino superior europeu, explicando que, em ltima anlise, o desenvolvimento de um povo ditado pelos resultados efectivos do investimento na educao e no pelo investimento por si s. A norma mais democrtica e revolucionria e mais desenvolvimentista do ocidente a da educao universal, obrigatria e gratuita. Da mesma forma, o analfabetismo situado de um pas que mostra a medida do seu atraso e subdesenvolvimento. Fernando dos Santos Neves apresenta, no texto, o conceito de analfabetismo situado, explicando que analfabetismo j no se refere apenas ao saber ler e escrever. Da mesma forma que se fala de info excludos ou analfabetos informticos, o analfabetismo referese a um mnimo de escolaridade mnima obrigatria ditada pela sociedade pelas necessidades culturais e econmicas do mundo (as econmicas porque necessrio corresponder ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente). Assim, da mesma forma

Pgina 2

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC

que, em tempos, o analfabetismo era enquadrado na ausncia do ensino primrio, hoje, a ausncia do ensino superior nomeadamente os 3 anos correspondentes ao primeiro ciclo do ensino superior que dita o atraso e subdesenvolvimento do nosso pas. O referido primeiro ciclo de ensino superior indicado, pelo autor, como a escolaridade mnima obrigatria dos pases europeus desenvolvidos do nosso tempo. Ainda relativamente ao atraso cultural e educacional do nosso pas, Fernando dos Santos Neves revela alguma contestao pelo facto de existirem grupos "elitistas" contrrios implantao de Bolonha. O autor afirma que, dessa forma, apenas se mantm a sociedade portuguesa como uma sociedade culturalmente atrasada e economicamente pobre. As Universidades de Espanha e de Portugal, graas Inquisio que as tiraniza, esto muito menos avanadas (do que as restantes Universidades Europeias); nelas a filosofia est ainda no mesmo estado em que entre ns esteve do sculo XII at ao sculo XVII; os professores chegam a jurar que jamais ensinaro outra: a isto chama-se tomar todas as precaues possveis contra a luz Num dos jornais do ano de 1752, na seco de Novidades Literrias, no sem espanto nem aflio que se pode ler o anncio de um livro ultimamente impresso em Lisboa (em pleno sculo XVIII): Systema aristotelicum de formis substantialibus, etc., cum dissertatione de accidentibus absolutis (Ulissipone, 1750). Quase de crer que se trata de uma gralha tipogrfica e que em 1550 (e no 1750) que devemos ler. On serait tent de croire que cest une faute dimpression et quil faut lire 1550
(Encyclopdie ou dictionnaire raisonn des sciences des arts et des metiers, 1751-1772, entrada: cole philosophie de l; td. pt. em: A Enciclopdia, textos escolhidos, Editorial Estampa, 1974, p.59).

O referido anteriormente condensado nesta citao. Basicamente, a citao indica que temos andado sempre atrasados em relao restante Europa, sempre presos a preciosismos e provincianismos que nos isolam. Fernando dos Santos Neves termina o seu texto com uma reflexo sobre o significado que a implementao da DB poderia ter em Portugal: A Declarao de Bolonha poderia constituir uma oportunidade histrica para que as Universidades Portuguesas redescubram o seu lugar e papel imprescindveis na modernizao de Portugal no contexto da Unio Europeia, do Espao Lusfono e do globalizado Mundo Contemporneo.

Pgina 3

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC Texto 2 A Declarao de Bolonha Pedro Lourtie

Escolha do texto: A escolha do texto prendeu-se essencialmente por ser um documento explicativo daquele que seria o processo de implementao da Declarao de Bolonha. Ao analisar este texto, foqueime essencialmente no caso portugus, explanado no captulo VIII.

Anlise do texto: Este no um texto opinativo, ou tipicamente de autor. Este um documento de enquadramento do que a Declarao de Bolonha, de como conduzido o processo da sua implementao, quais so os seus objectivos e que necessrio fazer para os atingir.

Pgina 4

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC

Texto 3 A Reforma de Bolonha: Novas Perspectivas para o Ensino das Lnguas e da Traduo Rita Ciotta Neves Escolha do texto: O que me levou escolha deste texto foi o facto de este abordar de uma forma mais prtica (e mais recente, em comparao com o texto 2). Debrucei-me apenas sobre o ponto 2 do texto total, intitulado A Reforma de Bolonha. Anlise do texto: A declarao de Bolonha foi assinada a 19 de Junho de 1999. Para se perceber esta reforma temos de a situar no contexto da competitividade que existe entre a Europa e certos blocos do planeta. Isto no nada de novo, pois existe e sempre existiu uma fortssima concorrncia por parte dos Estados Unidos quer a nvel econmico, quer na rea da educao, este fenmeno verifica-se quando grande parte dos nossos melhore crebros para as universidades americanas, mas agora o problema agravou-se com a concorrncia por parte dos pases asiticos. Segundo um estudo da OCDE a Europa est em risco de perder a batalha da educao e da qualificao dos seus recursos humanos. A Reforma de Bolonha dever ser aplicada totalmente at 2010,vem como uma tentativa de ultrapassar este momento de crise e abrir novas perspectivas futuras ao Ensino Superior europeu. Mas em que consiste a Reforma? Citando a muito clara sntese que o Prof. Joo Vasconcelos Costa faz no artigo Bolonha e a Educao Superior Privada (publicado em Quem tem medo da Declarao de Bolonha, Edies Universitrias Lusfonas, 2005), os princpios fundamentais da Reforma so os seguintes: Formaes diversificadas e facilmente interpenetrveis Coexistncia de formaes acadmicas e vocacionais Interdisciplinaridade e banda larga nfase na aquisio de competncias, mais do que na aquisio de informaes nfase na aprendizagem orientada Importncia da formao cultural e cvica Desvio significativo do papel tradicional do professor no ensino formal para o de facilitador da aprendizagem e tutor

Pgina 5

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC

Para conseguir estes objectivos, a Reforma pe em prtica um conjunto de medidas, que so: A adopo dum esquema comum de graus compreensveis e comparveis, a saber: Primeiro Ciclo (Licenciatura): 3 anos, 180 ECTS (Sistema Europeu de Transferncia de Crditos) Segundo Ciclo (Mestrado): 2 anos, 120 ECTS Terceiro Ciclo (Doutoramento): 3 anos, 180 ECTS Sistemas de crditos ECTS compatveis e abrangendo tambm as actividades de aprendizagem ao longo da vida Uma dimenso europeia na certificao da qualidade Mobilidade de estudantes e professores no Espao Europeu Como j foi mencionado, Portugal o nico pas europeu que ainda no aplicou a Reforma de Bolonha, mas muito provvel que esta aplicao se concretize, Finalmente, a partir do prximo ano lectivo 2006/07, quer no ensino pblico, quer no privado. Permitir-me-ia, neste momento, chamar a ateno de todos para a nova lei de acesso ao ensino superior dos maiores de 23 anos, parte integrante da Reforma de Bolonha, que pretende dinamizar a entrada no ensino superior dos adultos que esto na vida activa, e que, se bem entendida por parte da Sociedade e das Universidades, poderia significar uma verdadeira revoluo cultural e o verdadeiro advento da Universidade para todos. A Universidade Lusfona de Humanidades e Tecnologias tem sido reconhecidamente pioneira na preparao da Reforma de Bolonha e prope-se implement-la efectivamente em todos os seus cursos, incluindo, naturalmente, os seus cursos da rea das Lnguas, Culturas e Traduo.

Pgina 6

Quem tem medo da declarao de Bolonha IPC

Eu como estudante que era na altura em que foi aplicada esta reforma na educao portuguesa, fiquei com a ideia de que a referida reforma servia apenas para encarecer as propinas e pouco mais, ainda hoje, passados 4 anos desde que tenho conhecimento concreto desta realidade continuo com algumas interrogaes relativamente a Declarao de Bolonha, mas como se costuma dizer estou a dar o beneficio da dvida referida Declarao. Vamos todos esperar que as melhorias do ensino se comecem a tornais visveis aos olhos de todos.

Pgina 7

Vous aimerez peut-être aussi