Vous êtes sur la page 1sur 2

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE RONDNIA

Exame de Seleo para Estagirios de Nvel Superior rea: PEDAGOGIA - Edital n 009/2010 - SG
DATA: 21/11/2010. CONHECIMENTOS ESPECFICOS: questes 1 a 8 (1,0 ponto cada questo) 4. A didtica tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem na relao educacional, ou seja; e uma atividade que se unifica na prxis de quem ensina. Considerada disciplina eminentemente pedaggica, a didtica tem como objetivo principal: a) construir as metodologias de ensino. b) efetuar a articulao com outras cincias da educao. c) favorecer o desenvolvimento pleno do educando. d) promover a relao teoria e prtica. e) oferecer ao professor o domnio das tcnicas de ensino. 5. Segundo a LDBEN n 9.394/96, os sistemas municipais de ensino compreendem, EXCETO: a) as instituies de educao infantil mantidas pelo poder pblico municipal. b) as instituies de ensino fundamental e educao infantil mantidas pelo poder pblico municipal. c) as instituies de educao infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada. d) os rgos municipais de educao. e) as instituies de educao infantil mantidas pelo Estado. 6. So caractersticas democrtico, EXCETO: de um trabalho escolar

1. A gesto democrtica enfatizada pela Constituio Federal e consolidada na Lei 9.394/96 (LDB), tornando o Princpio da Autonomia no uma recomendao, mas determinao legal, a qual, alis, deve ser uma prtica construda no cotidiano escolar. Fazer da escola pblica uma instituio autnoma justifica-se principalmente por: a) ser pressuposto tico da tarefa educativa, visando formao de sujeitos independentes e garantia da equidade no processo de aprendizagem. b) evitar a cultura do desperdcio de recursos e promover a melhor utilizao dos elementos disponveis com vistas ao fortalecimento do poder de deciso dos gestores. c) consolidar as prerrogativas legais, visando a que a escola seja gerida segundo a idia de autogoverno, com independncia diante de rgos governamentais. d) promover a melhoria do sistema quanto racionalidade administrativa nos recursos humanos, evitando a duplicao de fins. e) proporcionar um espao democrtico de discusso para favorecer interesses corporativos que naturalmente fazem parte da prtica docente. 2. Ao planejar as atividades escolares preciso ter sempre em mente que a aprendizagem s acontecer quando: a) a motivao estiver presente. b) a afetividade for amadurecida. c) a cognio puder estruturar-se. d) a memria trabalhar os dados. e) a socializao se completar. 3. De acordo com o artigo 205 da Constituio Federal, as trs finalidades da educao so: o pleno desenvolvimento da pessoa, o seu preparo para o exerccio da cidadania e a sua: a) liberdade de aprender, ensinar e pesquisar. b) formao intelectual, fsica e religiosa. c) qualificao para o trabalho. d) garantia ao direito e padres de qualidade. e) promoo fsica e intelectual.

a) descentralizao das atividades. b) flexibilidade nas aes educativas. c) elaborao do Projeto Poltico Pedaggico em parceria com os alunos, pais e comunidade. d) autonomia dos profissionais. e) centralizao de decises, de organizao do trabalho educativo. 7. O diretor de uma escola contratou um consultor, especialista na redao de regimentos e projetos pedaggicos, para a elaborao do projeto de sua escola. Esta prtica no condiz com a LDB 9.394/96 porque: a) a legislao probe a elaborao de documentos da escola por assessores sem vnculos profissionais com a mesma. b) a redao do projeto uma atividade de cunho burocrtico que s adquire sentido quando sai do papel para a prtica.

MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE RONDNIA


Exame de Seleo para Estagirios de Nvel Superior rea: PEDAGOGIA - Edital n 009/2010 - SG
DATA: 21/11/2010. c) a iniciativa contradiz a gesto democrtica, a autonomia institucional, a participao dos profissionais da escola e dos membros da comunidade. d) o projeto pedaggico deve ser construdo a partir de uma base comum nacional, onde esto previstas as diretrizes gerais de uma educao para todos. e) a elaborao do projeto pedaggico atribuio exclusiva dos docentes que atuam na unidade escolar, que so incentivados a participar. 8. De acordo com a Lei n 9.394/ 96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional correto afirmar que em relao aos nveis escolares a educao brasileira compe-se de: a) educao infantil e ensino superior. b) educao bsica e educao superior. c) ensino infantil, educao fundamental, ensino mdio e ensino superior. d) educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio. e) nenhuma das alternativas anteriores. 9. Nos versos: Mas a poesia deste momento / inunda minha vida inteira., a locuo em destaque corresponde, sintaticamente, a: a) ncleo do sujeito. b) adjunto adverbial. c) predicado. d) adjunto adnominal. e) orao subordinada. 10. Nos versos: No entanto ele est c dentro/ inquieto, vivo., o pronome em destaque refere-se: a) Ao tempo que gastou pensando. b) Ao verso que a pena no quer escrever. c) pena que no quer escrever o verso. d) Ao eu lrico. e) Ao poeta. 11. Indique a alternativa correta quanto ao uso da crase: a) Ele ficou vontade em minha casa. b) Um dia voltarei ver voc. c) Entregou o bilhete ele. d) Vou Pernambuco. e) Ele fez tudo seu modo. 12. Indique a alternativa que pontua corretamente o perodo abaixo: Observe o texto abaixo e responda s questes 9 e 10. Foram ao parque ___ na semana passada ___ trs casais___ papai e mame ___ Joo e Maria ___ Paula e Pedro ___ a)vrgula; vrgula; ponto e vrgula; vrgula; vrgula; ponto de interrogao. b)ponto e vrgula; dois pontos; vrgula; vrgula; vrgula; aspas. c)vrgula; vrgula; dois pontos; vrgula; vrgula; ponto. d)vrgula; vrgula; aspas; vrgula; vrgula; aspas. e)vrgula; vrgula; vrgula; vrgula; vrgula; reticncias.

CONHECIMENTOS DA LNGUA PORTUGUESA E INTERPRETAO DE TEXTO: Questes 9 a 12 (0,5 ponto cada questo)

POESIA

Gastei uma hora pensando um verso que a pena no quer escrever. No entanto ele est c dentro inquieto, vivo. Ele est c dentro e no quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia.)

Vous aimerez peut-être aussi